sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Queda de satélite pode ser vista no céu do Ceará, segundo instituto

Satélite UARS, levado ao céu em 1991, foi desativado em 2005 pela Nasa. (Foto: Nasa / via AP Photo)

O Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) da cidade de Juazeiro do Norte, n

o Sul do Ceará, fará observação da queda do satélite americano UARS, que deve entrar na atmosfera terrestre entre esta sexta-feira (23) e sábado (24), de acordo com a Agência Espacial Norte Americana (Nasa). Segundo Núcleo, a passagem poderá ser vista a olho nu.
De acordo com o membro do Núcleo de Astronomia do IFCE, Valmir Morais, a queda poderá ser vista no céu de Fortaleza e de Juazeiro do Norte na madruga de sábado, segundo dados atualizados do pesquisador. Pelos cálculos anteriores, a previsão era de que a queda seria observada às 16h15. A previsão de Morais é feita com base em cálculo de programas de computadores, dados da Nasa e do Centro de Estudo de Detritos Orbitais, nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com Morais, a passagem do satélite em queda deve se parecer com uma pequena bola de fogo, e poderá ser vista mesmo de dia a olho nu. O Núcleo de Astronomia promove a observação do evento no campus do IFCE da cidade.
O satélite Uars foi levado à órbita da Terra em 1991 e desativado em 2005. O equipamento pesa 5.675 quilos e tem o tamanho aproximado de um ônibus. Cientistas da Nasa calculam que o satélite vai se despedaçar e algumas peças chegarão ao solo. Ainda segundo a Nasa, a probabilidade de uma parte do satélite atingir uma pessoa é de uma em 3.200.(André Teixeira g1-ce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário