terça-feira, 10 de julho de 2012

Juntinhos no escurinho do Planalto



Ontem à noite, num convite de ultima hora, fora de agenda, DIlma Rousseff convidou Eduardo Campos, presidente do PSB e Cid Gomes, cabeça coroada da executiva nacional do partido e presidente no Ceará, para um jantar no Palácio do Planalto. O leriado era o mal estar nacional, disseminado pelos Estados entre o PSB, partido deles e o PT, partido de Dilma, mas nem tanto. A zangas entre os partidos, com separações em Fortaleza, Belo Horizonte e Recife, desembocaram no garden party. Eles juram que continuam fiéis à coligação que dá sustentação ao Governo Dilma, mas as capitais aí citadas, não deu pra segurar. Aqui, sabe-se porque, no Recife ídem, já em BH foi uma coisa meio dúbia. Tem 2014 no caminho deles, porque neste 2012 não tem volta.

(blog do Macario)

Parceria para sustentabilidade

Antes da inauguração, o Sobral Shopping já está com
150 lojas alugadas, do total de 160 estabelecimentos






















Sobral A Zona Norte do Estado se prepara para receber o maior shopping center da região. Preocupada com o impacto que o projeto irá causar na região, a empresa IMalls Gestão de Shopping Centers busca agora parcerias para ações socioambientais na cidade.

O Sobral Shopping contará com 160 lojas, das quais mais de 150 já estão alugadas antes da inauguração, mesclando lojas locais com franquias internacionais. De acordo com a superintendente do empreendimento, Fabiana Paccini, o Sobral Shopping está sendo construído de modo a aproveitar a iluminação natural. "Por estarmos no Nordeste, podemos usar o recurso de vitrais para aumentar a iluminação. A praça de alimentação e a entrada principal são dois pontos onde se pode observar esse recurso", diz ela.

Fabiana também busca parcerias com entidades públicas para expor as vantagens que a obra irá trazer. Ela explica que a meta é estabelecer a "política da boa vizinhança". "Quando o shopping estiver prestes a inaugurar, eu irei pessoalmente às Prefeituras e outras entidades para mostrar os benefícios que o empreendimento traz para a região".

Conforme o assessor Everton Lima, ao instalar um grande empreendimento o impacto é causado nos comerciantes e consumidores, o que leva o grupo a realizar parcerias com a comunidade. "O Sobral Shopping deve ser visto como algo além do comercial, pois a IMalls tem um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade. Após a inauguração do shopping, realizaremos ações ambientais que envolvam a população", disse.
Segundo Everton, as ações buscam atingir 29 Municípios da região, influenciando no número de visitantes consumidores.
Dentre as lojas que virão, estão previstas duas megalojas, cinco salas de cinema, um boliche, e 14 lojas na praça de alimentação. O estacionamento será subterrâneo e contará com 915 vagas. A superintendente explica que o elevado número de vagas busca suprir a necessidade encontrada na cidade. "Hoje é uma das maiores reclamações que encontramos. Durante a pesquisa, ficamos sabendo que pessoas deixavam de comprar, pois não tinham onde estacionar".
A expectativa dos consumidores é alta, principalmente com a vinda de um cinema em 3D, o primeiro da região.
A universitária Ana Alice Marques mora em um Município vizinho e acredita que, após a inauguração do shopping, permanecerá mais alguns dias na cidade durante as férias. Ela diz que, normalmente, volta para a casa dos pais logo após a última avaliação, pagando um mês de aluguel sem usar o imóvel. "Com a chegada desse shopping, haverá mais opções de entretenimento. Nesse caso, é mais fácil minha família passar as férias aqui do que eu voltar para casa".
Além das opções, Alice destaca a importância de algumas ações do shopping. Como estudante de Biologia, ela aprova o aproveitamento dos recursos naturais da região.
"Meio ambiente hoje não é assunto exclusivo do profissional da área. Quando um grande empreendimento demonstra atitude socioambiental é importante divulgar para que outros empreendedores sigam o exemplo", considera ela

(Regional DN)

Diretoria garante que técnico fica

Com um empate, uma derrota e um saldo de apenas um ponto ganho, o clima esquentou nos bastidores do Guarany de Sobral. Após a derrota para o Paysandu por 2 a 1, no último domingo, pela Série C do Campeonato Brasileiro, cogitou-se a possibilidade da queda de Júlio Araújo do comando técnico da equipe.
A derrota para o Paysandu no último sábado deu espaço para especulações sobre a saída de Júlio Araújo do clube sobralense FOTO: NATINHO RODRIGUESNo entanto, ontem, a informação foi negada pela diretoria do clube sobralense. "Ninguém daqui falou que ele sairia. Foi uma notícia plantada fora do clube. Júlio Araújo permanece à frente da equipe", afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Bugre, Luiz Torquatto.

Oportunidade

Por ora mantido no comando da equipe para disputar a Terceirona, o técnico Júlio Araújo terá como próximo desafio o confronto diante do time do Salgueiro, em casa, no próximo sábado.
Mais uma chance para a equipe conquistar a primeira vitória e tranquilizar a torcida e a diretoria rubro-negra.
Pensando no bom desempenho do elenco, o comandante do Guarany deverá contar com mais um reforço para o próximo compromisso da equipe pela disputa da Série C. Trata-se do goleiro Fabiano, que chegou na semana passada à Sobral e deverá ter o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF ainda hoje. O arqueiro, que já jogou pelo Fortaleza, estava no América/RN. No entanto, como não estava sendo aproveitado, foi liberado.
(Diario do Nordeste)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Limitações legais para a campanha

Os candidatos só poderão distribuir material de
propaganda após a instalação do Comitê Financeiro

Todos os comitês e candidatos terão que apresentar o seu número no Cadastro de Pessoas Jurídicas para poder mandar fazer o material
Todos os candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal ainda estão na dependência da Justiça Eleitoral e da Receita Federal, para mandarem confeccionar o material de propaganda. A legislação eleitoral exige que todo e qualquer material de campanha tenha que constar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para efeito de acompanhamento dos gastos da campanha.
Liberado o CNPJ os candidatos ou o Comitê Financeiro terão que abrir uma conta específica na rede bancária para poder fazer os pagamentos dos gastos da campanha.
Embora a campanha eleitoral tenha sido iniciada, segundo o Calendário Eleitoral, desde a última sexta-feira, os candidatos estão indo às ruas sem material de propaganda deles. A maioria utiliza o material do seu próprio partido.
As gráficas contratadas para produzirem os impressas, segundo alguns dos comitês eleitorais, estão aguardando apenas a liberação do CNPJ e a expectativa é de até o fim da próxima semana, realmente, o fortalezense comece a receber as fotos e mensagens de todos eles.
Em razão do exame de toda a documentação apresentada pelos candidatos até o último dia 5 de julho, o juiz responsável pelos registros ainda não autorizou a publicação dos nomes para começar a correr o prazo de análise do Ministério Público estadual e de interessados em impugnar algum pedido de registro de candidatura, tanto para o cargo majoritário quanto para o proporcional, que é de cinco dias.
Enquanto isso, todos estão sentindo as limitações para fazer campanha o que tem feito os candidatos majoritários promoverem apenas reuniões com aliados, formalizarem a estrutura das campanhas e realizarem caminhadas pelas ruas da cidade, aguardando as decisões da Justiça Eleitoral, principalmente em relação aos registros das suas candidaturas.
Ficha Suja
O Ministério Público montou um banco de dados para subsidiar o trabalho de todos os promotores de Justiça, na Capital e no Interior do Estado, a fim de que eles possam ter elementos para impugnarem os pedidos de registro de todos os que figurarem nas listas dos tribunais de contas, da União, do Estado, e dos Municípios.
A análise dos processos de pedidos de registro de candidatos a vereador é o mais demorado em razão da quantidade de candidatos. Nas eleições deste ano, em relação ao pleito municipal passado, serão eleitos mais 412 vereadores nos 184 municípios cearenses. Em Fortaleza, a Câmara Municipal vai passar de 41 para 43 vereadores e em Sobral de 12 para 21 vereadores.
O número exato de candidatos ao Legislativo de Sobral, no pleito deste ano, ainda não é possível ser determinado exatamente em razão de os servidores da Justiça Eleitoral ainda estar trabalhando na análise dos processos de pedidos de registro, embora se possa estimar que o total possa superar os 200.

Aumento

O Ceará, segundo informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vai eleger em outubro próximo um total de 2.149 vereadores, 23,72% a mais que na eleição municipal de 2008. Esse aumento vai se dar em razão da aprovação, pelo Congresso Nacional, de uma Emenda à Constituição, no ano de 2009, permitindo a cada um dos mais de 5 mil municípios brasileiros aumentar a quantidade de vereadores nas suas respectivas câmaras, de acordo com o crescimento da população anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na propaganda impressa sempre terá que aparecer o CNPJ
para que a fiscalização possa acompanhar os gastos da eleição