quarta-feira, 23 de junho de 2010

Poço de Dúvidas

Deu na Folha de São Paulo

Mônica Bergamo

Fernando Henrique Cardoso confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial. "E olha que estou tentando ajudar", disse o ex-presidente, atualmente em tour pelo exterior -com retorno previsto para o dia 2.

Papa Bento XVI entrega Pálio a arcebispo Dom Fernando Saburido


O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, embarca na noite de hoje, 21, com cerca de 100 padres diocesanos para um retiro em Jerusalém. O grupo que o acompanha vai assistir, no dia 29, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, à entrega do pálio, símbolo do pastor que o papa Bento XVI repassará a arcebispos metropolitanos nomeados há menos de um ano. Dom Fernando e o arcebispo de Belém (Pará), dom Alberto Taveira, são os únicos em atuação no Brasil que receberão a espécie de manto ou gola de lã na ocasião.
"Achei muito bonita essa participação do clero. Será mais um momento para estarmos todos juntos", avaliou dom Fernando. Esse será o primeiro retiro do clero arquidiocesano com dom Fernando Saburido como arcebispo. No encontro estarão discutindo as questões do sacerdócio.
A comitiva parte às 18h, diretamente para Tel Aviv, capital de Israel. De lá irão a Jerusalém, para peregrinação e retiro espiritual. Essa parte do programa marca também a conclusão do ano sacerdotal. Depois da entrega do pálio, o grupo seguirá a Assis, terra de São Francisco, e retornará ao Recife no dia 2 de julho.
Enquanto estiverem em viagem, os párocos serão substituídos nas igrejas por religiosos como frades, monges e sacerdotes de outras congregações.
O pálio arquiepiscopal (insígnia do arcebispo) é sinal de comunhão com o sucessor de São Pedro. É uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda.

Fonte : CNBB

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dez mandamentos da Internet

1º mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”: clique em ferramentas, opções e comece colocando algum site católico como página inicial do seu browser.

2º mandamento: “Não tomar Seu Santo Nome em vão”: Se você não é autorizado pela Igreja, não fale como se possuísse a verdade eterna. Não poste em seu BLOG a SUA verdade como se fosse a verdade oficial da Igreja. Pode confundir os irmãos.

3º mandamento: “Guardar os domingos e festas”: Saia do quarto, da frente deste computador e vá na missa, no grupo de oração, na reunião de pastoral. A vida não se resume ao virtual. Viva a vida real.

4º mandamento: “Honrar pai e mãe”: Será que lá na sala não estão pessoas que esperam sua presença. Coragem: clique em iniciar, desligar o computador (não coloque apenas em modo de hibernação, pensando em voltar logo). Dê atenção aos seus pais, mesmo que eles não entendam nada de computador e não tenham a mínima noção do que é BLOG, CHAT ou TWITTER.

5º mandamento: “Não matar”: fuja dos joguinhos eletrônicos que fazem da morte e da violência um divertimento macabro.

6º mandamento: “Não pecar contra a castidade”: Nunca visite sites pornográficos nem mantenha conversas dúbias em chats. Se já fez isso, formate sua máquina e comece do zero. Por Hoje Não. Outra coisa: formate seu coração com uma boa confissão.

7º mandamento: “Não furtar”: não roube senhas, não fique bisbilhotando a vida dos outros, não seja um rato de computador que utiliza o conhecimento para o mal. Não procure comprar coisas sem pagar ou tirar vantagens virtuais.

8º mandamento: “Não levantar falso testemunho”: Não minta. A mentira virtual é tão pecaminosa quanto a mentira real. Não brinque de ser grande, loiro de olhos azuis se você é pequeno, e tem olhos e cabelos castanhos. Diga a verdade. Seja autêntico na NET. Vale a pena. Também não fique arquivando imagens e vídeos de outras pessoas para utilizar em proveito próprio com segundas intenções.

9º mandamento: “Não desejar a mulher do próximo”: Traição virtual é um dos grandes pecados de hoje. Fuja desta brincadeira. Muitas famílias estão sendo destruídas assim. Não é porque a pessoas está distante e é desconhecida que a coisa é menos grave. É pecado mortal, pois mata famílias. É adultério.

10º mandamento: “Não cobiçar as coisas alheias”: Vemos tantas coisas na Net. Nem sempre temos tudo aquilo. Cuidado com o consumismo: mais um pendrive, mais um HD, outro micro, outro monitor… e assim vai. Tenha um micro bom. Mas não entre no círculo vicioso de querer trocar de micro a cada seis meses.