sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Este filme eu já vi

Assim como aconteceu com a policia militar do ceara, o mesmo filme torna a ser visto defronte as delegacias de policias civil do Estado, espero que estas imagens não tornem tão constante e repetitiva nas demais instituições do nosso Ceara; O povo merece respeito...

Cid faz balanço da operação pós-greve dos policiais militares

Ele também faz um balanço sobre os efeitos da greve dos policias e
bombeiros militares, encerrada na madrugada dessa quarta-feira, 4
A reunião acontece no Palácio da Abolição (Divulgação)
O governador Cid Gomes está reunido nesse momento no Palácio da Abolição com o general Gomes de Matos avaliando os resultados da Operação Ceará Segurança. Ele também faz um balanço sobre os efeitos da greve dos policiais militares e bombeiros, encerrada na madrugada dessa quarta-feira, 4.
Na reunião, de portas fechadas, também estão o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra, e o chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Ivo Gomes.

Blog do Eliomar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lula recebe visita de Haddad em hospital em SP, diz assessoria

Ex-presidente passou pela sua segunda sessão de radioterapia.
Fase. para eliminação do tumor na laringe, deverá durar até seis semanas.



Lula com os médicos João Luis Fernandes e Samir Hanna do hospital Sírio-Libanês no Sírio-Libanês, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)
Lula com os médicos João Luis Fernandes e Samir Hanna do hospital Sírio-Libanês, em SP, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula

Segundo o presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, Haddad e Lula conversaram após o procedimento. Ele disse que o ex-presidente "passa bem" e não tem compromissos públicos agendados para o período do tratamento, exceto por uma provável aparição no desfile da escola de samba paulista Gaviões da Fiel, que o homenageará neste ano.
Lula chegou ao hospital por volta das 10h30 para nova sessão de radioterapia, na segunda fase do tratamento contra o câncer na laringe, e deixou o hospital às 12h50. Desta vez, foi submetido apenas a uma sessão de radiação, além de avaliação do tratamento com um fonoaudiólogo e um dentista.
Na última quarta-feira, ele passou por uma sessão de quimioterapia completamentar. Segundo médicos, o estado de saúde do ex-presidente é bom.
Boletim médico divulgado pelo hospital na última quarta-feira informa que o ex-presidente deverá se submeter à radiação diariamente, de segunda a sexta-feira. Essa nova fase, para eliminação do tumor, deverá durar até seis semanas. Desde o início do tratamento, os médicos descartaram a possibilidade de cirurgia.
A radioterapia é ainda combinada por uma quimioterapia complementar. O procedimento visa potencializar os efeitos da radioterapia e os medicamentos são diferentes dos aplicados no ex-presidente nos ciclos realizados no ano passado. Não são necessariamente mais fracos.
De acordo com Okamoto, Lula "está bem". Na última quarta-feira, ele não quis responder a perguntas sobre o peso do ex-presidente, que evitou fotógrafos e cinegrafistas ao deixar o hospital.
Segundo Okamoto, Lula come e conversa normalmente, mas deve receber acompanhamento por fonoaudiólogo e nutricionista nos próximos dias.

  1. Lula no hospital Sírio-Libanês, em SP, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)

Okamoto disse ainda que Lula recebeu, nesta quarta, a visita do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, encontro que não estava previsto. "O Kassab quis visitá-lo e foi possível. Falaram de futebol, da cidade de São Paulo, de enchentes", afirmou. Questionado se trataram da sucessão na Prefeitura de São Paulo, Okamoto disse que não acompanhou a visita o tempo todo.
No último dia 13 de dezembro, Lula realizou a última das três sessões de quimioterapia, primeira etapa do tratamento. Após os primeiros exames, a equipe médica informou que o tumor na laringe, diagnosticado em outubro, havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.

Juliana Cardilli
Do G1, em São Paulo

Policiais civis enviam proposta de acordo ao governador e greve pode encerrar em 24 horas



Uma proposta de um termo de compromisso será entregue pela Polícia Civil, ainda nesta quinta-feira, 5, às mãos do governador do Estado, Cid Gomes. Se assinada, fica acordado que, no prazo de 24 horas, a paralisação da categoria será encerrada.
O documento foi elaborado durante reunião na noite desta quinta-feira, 5, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpoci), para tratar das negociações entre a categoria e o Estado.
Participaram do encontro o advogado da entidade, Holanda Segundo; o representante da Anistia Internacional, Mário Albuquerque; o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o deputado federal Chico Lopes, representantes de entidades sindicais, o presidente da Força Sindical (CE), Raimundo e a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele.
Veja a proposta na íntegra:
"- Não punição ao policial civil que participou do movimento grevista desde julho de 2011
- Devolução do dinheiro dos 199 policiais civis que tiveram seus salários descontados no início do mês de dezembro de 2011
- Alteração do artigo 35, referente às promoções a policiais civis que tenham nível superior. A diretoria almeja a retirada desse artigo para que a lei possa beneficiar a todos os policiais civis, não somente aos que tenham nível superior. Bem como dos artigos 1º e 4º da mesma lei, que prejudicaram os operadores de telecomunicações policiais e técnicos de telecomunicações policiais.
- Hora-extra constitucional. Extinguir o serviço extraordinário, se no caso as horas trabalhadas excederem às 40 horas será analisado como hora-extra.
- Reajuste salarial. Salário do policial civil equivalente a 60% do subsídio de um delegado."

Redação O POVO Online

Um líder por acaso e forjado na falta de diálogo na PM

Ao centro, o capitão e hoje deputado estadual Wagner Sousa (PR). O parlamentar, que assumiu a vaga de Fernanda Pessoa, conseguiu votos dos insatisfeitos da PM e Corpo de Bombeiros (SARA MAIA)
Ao centro, o capitão e hoje deputado estadual Wagner Sousa (PR). O parlamentar, que assumiu a vaga de Fernanda Pessoa, conseguiu votos dos insatisfeitos da PM e Corpo de Bombeiros (SARA MAIA)
O capitão que impôs uma derrota ao governo Cid Gomes fazia bicos em horário de folga
Até ser aclamado “líder” pela tropa miúda e intermediária da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, a única experiência política que o capitão Wagner Sousa havia provado não passava de uma participação sem protagonismo no Grêmio Escolar do Colégio 4º de Outubro. É uma escola particular da periferia de Fortaleza, localizada no bairro João XXIII. Foi onde o capitão viveu boa parte de seus 32 anos de idade, até sair da casa dos pais e se mudar para o Henrique Jorge, com esposa Dayane Bittencourt, com que teve um casal de filhos.
A liderança repentina, confidenciava-me no terceiro dia de ocupação do quartel da 6ª Companhia do 5º Batalhão da PM, havia lhe caído ao colo meio que por acaso. Há bem pouco tempo, por falta de perspectivas como oficial, Wagner Sousa esteve para pedir para sair das fileiras da Corporação. Só não o fez porque foi reprovado no último concurso para agente da Polícia Federal (PF), em 2009.
E, apesar de ter tirado o primeiro lugar no Ceará para virar policial rodoviária federal (PRF), não trocou de farda porque uma fraude ocorrida no Rio de Janeiro suspendeu a chamada dos aprovados no resto do País.
A decisão de estudar para concursos e se desligar da PM, conta o capitão Wagner, ganhou força depois que o militar passou a ser transferido com mais frequência de um quartel para outro na Capital e Interior cearenses. “Punição”, no entender do oficial que passou 12 anos e dez meses na PM.
As remoções teriam começado a partir de 2009 e intensificadas no ano passado. O capitão afirma que “somente” em 2011 passou pela 6ª Companhia do 5º Batalhão, serviu em Russas, Quixeramobim, Senador Pompeu e, por último antes de assumir uma cadeira na Assembleia, estava lotado no Hospital Militar.
Um requerimento enviado ao comandante geral da PM, na época o coronel William Rocha, em 2009, teria sido o estopim das animosidades entre os oficiais superiores que comandavam a polícia e o capitão.
No documento, Wagner Sousa fazia vinte considerações sobre os problemas crônicos e cotidianos da Corporação. Gritas antigas como os baixos vencimentos, falta de diálogo e a insatisfação, desta vez, de oficiais subalternos (tenentes) e intermediários (capitães). O descontentamento das praças, de tão recorrente, não era novidade e pouco comovia o andar de cima da PM e Secretaria da Segurança.
Bicos

Enquanto estudava para sair da Polícia Militar, Wagner Sousa, assim como a maioria dos policiais brasileiros, fazia bico em horário de folga.
Bacharel em Segurança Pública, diploma conferido a todos que passam três anos estudando para ser oficial da Polícia Militar, o oficial dava aula em cursinhos preparatórios para concursos. Ensinava legislação de trânsito e de segurança para completar a renda de R$ 3.300,00 que ganhava como capitão.
Mas veio 2010, e segundo Wagner Sousa, a insistência de amigos de patente, sargentos, cabos e soldados para que disputasse uma vaga de deputado estadual. “De início achei loucura, estava estudando. Queria resolver minha vida longe dos problemas da PM, mas acabei me envolvido por amigos que diziam que eu podia ser eleito”. Garante que a campanha foi feita no gogó e com pequenas doações.
Em cima da insatisfação da tropa e num vácuo de lideranças na PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Wagner Sousa conseguiu os surpreendentes 28.818 votos pelo Partido da República. Número que o colocou na suplência e, meses depois, o empurrou para assumir o lugar de Fernanda Pessoa, de atuação apagada e filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, um dos principais opositores do governador Cid Gomes (PSB).
O deputado capitão Wagner se sente ainda pouco prestigiado no partido. Ele reclama de não ter recebido apoio logístico da cúpula do PR, que não fez nenhum discurso de apoio à invasão do quartel da 6ª Companhia do 5º BPM. O militar, hoje na reserva, é apontado como liderança em consolidação. O risco é se perder pelo caminho e fazer como vários policiais militares e civis que surfaram na onda da insatisfação das corporações, mas não tiveram fôlego para escapar das manobras políticas e encantos do poder.

PMDB veta Ciro Gomes para vaga de Aloízio Mercadante


Gerson Camarotti e Isabel Braga, O Globo


A movimentação do grupo do PSB cearense para emplacar o ex-ministro Ciro Gomes no primeiro escalão do governo Dilma Rousseff já provocou a primeira reação: o PMDB veta a volta de Ciro para um cargo de visibilidade.
O nome dele vem sendo citado nos últimos dias para o Ministério de Ciência e Tecnologia, no lugar do ministro Aloizio Mercadante, que será deslocado para a Educação. O PT também disputa o cargo.
Para a cúpula peemedebista, se Dilma decidir pelo retorno de Ciro será uma demonstração clara de desconsideração com o partido e, principalmente, com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).
Ao GLOBO, interlocutores de Temer ressaltaram que ter Ciro na Esplanada dos Ministérios causaria desconforto ao partido depois das críticas que ele fez ao vice-presidente.
O PMDB ainda não digeriu as acusações feitas por Ciro Gomes no período da campanha presidencial. O ex-ministro chegara a afirmar que o partido era um "ajuntamento de assaltantes" e que "Michel Temer era chefe dessa turma".
Ciro também dissera, na ocasião, que "quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo: nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada!".

Dilma antecipa fim das férias e retorna a Brasília na quinta


Depois de dez dias de descanso na Base de Aratu (BA), a presidente Dilma Rousseff retorna nesta quinta-feira (5) a Brasília.
Segundo assessores, a volta não foi antecipada por conta das enchentes que atingem diversos estados do país, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Dilma, no entanto, deve voltar a ter compromissos oficiais apenas no início da próxima semana.

Mais um cotado para assumir Tecnologia

Foto
Ag. Senado
SENADORA MARTA SUPLICY
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) é mais uma candidata a substituir Aloizio Mercadante no Ministério da Ciência e Tecnologia. O titular deixará a pasta para assumir o lugar de Fernando Haddad no Ministério da Educação (MEC), já que ele vai disputar a prefeitura de São Paulo pelo PT. Outro citado para a pasta de Mercadante é o deputado Newton Lima (PT-SP), que tenta marcar uma reunião com Mercadante para estabelecer um cronograma de audiências públicas sobre a Lei de Responsabilidade Educacional. O projeto, que tramita na Câmara, prevê maiores punições por desvios e má gestão das verbas destinadas à área. Informações do jornal Folha de São Paulo Informações da Folha de SP.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Câmara de Sobral



A Câmara Municipal de Sobral logo mais a partir das 10hs, se reúnem na manhã desta quarta-feira (4), no Plenário 5 de Julho,para formação da Comissão de Ética,a convocação foi deliberada pela mesa diretora com finalidade de formar a comissão e apurar denuncias de vendas de cadeiras no legislativo Sobralense.
A reunião, aberta ao público, lembrando que dos 12 vereadores que compõe a câmara 05 não poderão fazer parte da comissão, Claudio Gil, Adaldécio, Luciano Feijão por serem citados nas denuncias, João Alberto, presidente, Paulo Vasconcelos 1º secretário pelo regimento não permitir. Vamos AGUARDAR...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Polícia Civil do Ceará pede reajuste e decide paralisar atividades

Categoria pede reajuste salarial e reunião de negociação com o governo.

Polícia Militar do Ceará também está paralisada desde 29 de dezembro.
Do G1 CE

A Polícia Civil do Ceará decidiu paralisar a categoria na noite desta terça-feira (3). A paralisação ocorre durante a manifestação da Polícia Militar, que também se encontra parcialmente paralisada no Ceará.
De acordo com o Sindicato da Polícia Civil, a ordem é que os servidores deixem as delegacias e se dirijam à Superintendência da Polícia Civil. Os policiais civis, em greve há cinco meses e meio, alegam que estão com a movimento grevista decretado ilegal pela Justiça e que por isso decidiram fazer uma paralisação integral.
A categoria reivindica reajuste salarial de 100% e reunião com o Governo do Estado. O Sindicato da Polícia Civil diz também que faz paralisação em apoio ao movimento grevista da Polícia Militar, paralisada desde 29 de dezembro.
Ainda conforme o sindicato, os policiais vão acampar na sede da Superintência com barracas e comida. "A Polícia Militar conseguiu aumento salarial e nós, paramos cinco meses, fizemos tudo conforme a lei e não conseguimos nada. Vamos parar tudo é greve geral", diz o sindicato da Polícia Civil.
O Siponci informa que está indo em direção às delegacias plantonistas para convocar os demais servidores a entregarem as chaves das delegacias aos delegados e apoiar o movimento grevista.

Por conta da greve!!!


As escolas da rede pública do Estado irão adotar um calendário diferenciado para matrícula e ano letivo em 2012, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Como consequência da greve dos professores da rede estadual, no ano passado - paralisação que durou 64 dias - algumas instituições da capital deverão retomar as atividades apenas em maio, com mais de três meses de atraso em relação ao período regular de aulas.
Na Capital, a Seduc organizou as 166 escolas em quatro grupos, de acordo com o tempo de aderência dessas instituições na greve. Para os colégios onde não houve paralisações, como as escolas militares e o Colégio Justiniano de Serpa, a matrícula dos estudantes veteranos teve início ontem e se estende até o dia 12 de janeiro. Os novatos dessas três escolas deverão ser matriculados até 27 de janeiro, com o início das aulas previsto já para o dia 30 de janeiro.
Para os demais grupos, a Seduc informa que o processo de matrícula começa no dia 23 de janeiro e segue até 4 de maio. O ano letivo terá início no dia 5 de março para o segundo grupo, composto pelos 25 colégios atingidos em menor grau pela greve, e no dia 2 de abril para o terceiro grupo, de 18 escolas. No quarto grupo, formado pelos 120 colégios onde as paralisações foram mais intensas, as aulas começam apenas no dia 7 de maio.
Para saber em qual dos grupos a escola do seu filho está incluída, a Seduc informa que os responsáveis podem acessar a portaria de matrícula do site www.seduc.ce.gov.br.
Também tiveram início ontem as matrículas para as escolas do interior, seguindo até o final do mês para os alunos veteranos, provenientes de escolas municipais e dos novatos oriundos da rede particular ou de outro Estado. Com exceção de algumas unidades de ensino das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Russas e Juazeiro do Norte, o ano letivo de 2012 começa nessas unidades já no próximo dia 30 de janeiro.
Na ocasião da matrícula dos alunos ingressantes pela primeira vez na rede pública, os responsáveis devem levar cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade do estudante, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. (Diario do Nordeste)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano eleitoral se inicia com restrições a propagandas eleitorais

No primeiro dia de 2012 se inicia o monitoramento
de propagandas e programas eleitorais.

Por: Renata Paiva

O primeiro dia de 2012 é marcado como início de ano eleitoral e com ele o começo do monitoramento a candidatos a reeleição e políticos que já ocupam cargos eletivos. Os candidatos devem ficar atentos as regras para publicidade institucional, que já está em vigor desde o primeiro dia do ano. A propaganda institucional é liberada até o dia 7 de julho.
As regras consistem na proibição da distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos e também a continuidade de programas sociais oferecidos por entidades vinculadas a um eventual candidato nas eleições deste ano, exceto, para casos de calamidade pública ou emergência e de programas sociais em andamento, autorizados por lei e que tenham aparecido no orçamento do ano anterior.
Uma novidade para as eleições deste ano é que a Justiça Eleitoral vai inaugurar um sistema de acompanhamento dos registros de pesquisas pelos sites dos tribunais regionais de todo o Brasil. Poderão ser consultadas informações como quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos empregados no trabalho, nome de quem pagou, metodologia, período de realização da pesquisa e margem de erro.

Greve da PM pode cancelar viagem de Cid Gomes para os EUA


“O governador Cid Gomes (PSB) só viaja para os EUA, como está marcado para quarta-feira, depois de resolver o caso da greve de setores da Polícia Militar. Informa para esta Vertical o chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Ivo Gomes. Ele diz que Cid acompanha toda a negociação lamentando tal situação, mas esperando o bom senso da parte das lideranças do movimento.
Quanto à agenda de Cid nos EUA, no caso da viagem, constará dos seguintes compromissos: reunião com o Banco Mundial, em Washington, para a entrega de balanço sobre o andamento de projetos tocados no Ceará com apoio financeiro da Instituição, e visita a Gran Junction, no Colorado, onde opera ICM Reynolds, a maior fábrica de aquários do mundo.
Essa empresa é responsável pelo fornecimento dos equipamentos para o futuro aquário cearense. Há, também, visita ao aquário de San Francisco, o maior do mundo.”

(Coluna Vertical, do O POVO)

REJEIÇÃO.



O ex-deputado Ciro Gomes, depois de várias reuniões com deputados da bancada federal do Ceará, externou o seu mais completo desinteresse em relação à manutenção da aliança com o PT, para a eleição municipal de Fortaleza.
• Pronto, falou!. Ciro, ao seu estilo, diz que, nem mesmo a indicação do secretário das Cidades, Camilo Santana, do PT, “atenderia os anseios de Cid e dos socialistas da Capital. (Fernando Maia)

2.449 homens fazem policiamento de Fortaleza nesta segunda, diz Exército

Contingente pode variar de acordo com a necessidade, diz comando
PMs parados têm duas reivindicações: reajuste e anistia.

Diana Vasconcelos

Do G1 CE

Um contingente de 2.449 homens do Exército, Força Nacional e de órgãos da segurança pública fazem a policiamento da Região Metropolitana de Fortaleza nesta segunda-feira (2) por conta da paralisação da Polícia Militar (PM-CE), de acordo com nota da 10ª Região. Segundo o comando do exército responsável pela chamada "Operação Ceará'', os soldados vão fazer o policiamento durante o tempo necessário e o contigente pode variar de acordo com a necessidade.
O contingente do exército se divide em 630 soldados do Exército Brasileiro; 169 homens da Força Nacional de Segurança Pública e 1.650 pessoas de órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, segundo nota do Exército. De acordo com o comando da operação, apesar das ações estarem concentradas na capital no momento, o Exército pode vir a atuar em qualquer localidade do Ceará.
Ainda segundo informações do comando da operação, o contingente está distribuído de acordo com a necessidade de cada área. Podendo cada local receber mais ou menos homens, ao longo do dia, conforme revelar o estudo de análise das ocorrências. Para isso, o comando solicita a população continue a utilizar o número 190 para as situações de emergência. Além disso, estão sendo executadas medidas administrativas a fim de aumentar a quantidade de carros para o patrulhamento ostensivo.
Segundo o comando, não há novidades com relação à reintegração de posse da 6ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, o assunto ainda está sendo analisado.

Paralisação

Iniciada no início da noite da última quinta-feira (29), a paralisação dos policiais militares e bombeiros do Ceará completou na manhã desta segunda-feira (2) mais de 84 horas. O presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), cabo Flávio Sabino, afirmou que a paralisação termina a partir do momento que o governo do estado atender a nova proposta da categoria: reajuste salarial de 80% até o fim de 2015 e a anistia dos policiais. Inicialmente, a categoria reivindicava, além do reajuste e a anistia, escala de 40 horas semanais e promoções.

Ano novo, velhas contas

IPVA, IPTU e material escolar são sempre as primeiras
despesas do ano. Saiba como se programar para elas


A compra de livros e material escolar é uma das despesas que aguardam os consumidores, logo no primeiro mês do ano (DEIVYSON TEIXEIRA)
Depois das festas de fim de ano é hora da ressaca. Uma ressaca que nem sempre é de bebida ou comida. Se você é do tipo que não controla os gastos, extrapola no cartão de crédito ou no cheque especial e não costuma planejar seu orçamento, o início do novo ano pode trazer grandes dores-de-cabeça. Além das faturas do cartão e do limite estourado no banco, que não se pagam sozinhos, há ainda uma série de gastos com impostos e outras obrigações que, todos os anos, assombram os mais incautos.
Logo em janeiro, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é o primeiro a nos lembrar que aquele nosso carrinho na garagem não precisa apenas de combustível e um carinho do mecânico de vez em quando. Há ainda a matrícula do filhão, que passou de ano (menos mal), e a longa lista de livros e material escolar, cuja peregrinação pelas livrarias vai fazer você entender o real significado da frase: “reze para entrar, pague para sair” (ou é o contrário?). No mês seguinte, é a vez do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
“As contas de janeiro são previsíveis, podem ser programadas. O ideal é se planejar e fazer tudo dentro do orçamento”, orienta a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shandra Aguiar.
O economista Ricardo Coimbra é realista. “A primeira coisa que tem que fazer é uma análise do que comprometeu no final de ano. Ver se sobrou alguma coisa para pagar essas contas”. Ele lembra, no entanto, que o ideal é ter uma reserva para essas contas ou usar o 13º salário para resolver essas pendências.
A empresária Mônica Melo, de 40 anos, é uma dessas pessoas que mantêm as finanças na ponta do lápis. Com duas filhas adolescentes estudando no Antares, ela compra todo o material escolar no colégio, porque não tem tempo de ficar pesquisando. Por outro lado, ela diz não ser pega de surpresa com o montante dos gastos. “A parte do IPVA, normalmente, pago à vista, para aproveitar o desconto”.
Para Shandra Aguiar, a raiz do problema está na falta de planejamento do orçamento familiar, que significa ter sob rédea curta todos os gastos e previsões de despesas. Traduzindo: gastar menos do que ganha e guardar o que sobra para os gastos previstos e imprevistos.(o povo)

Educar os jovens para construir a paz (Papa)



CIDADE DO VATICANO, Santa Sé, 1 Jan 2012 (AFP) - O Papa Bento XVI insistiu, neste domingo, durante a mensagem de Ano Novo, sobre a necessidade de inculcar valores morais nas crianças e nos jovens, para que possam "construir a paz".
Lamentou que as crianças sejam, agora, criadas numa "realidade social que pode levá-las a se tornarem intolerantes e violentas", e pediu que seja transmitido a elas, ao contrário, "um profundo senso de justiça e de respeito ao próximo".
Fez um apelo aos líderes religiosos e educadores através do mundo a combater "a cultura do relativismo", e a transmitir aos jovens os valores da paz e da justiça.
"A cultura do relativismo apresenta uma questão radical: é ainda necessário educar? E educar para que?", questionou o soberano pontífice.
"Ante as sombras que obscurecem o horizonte do mundo de hoje, a responsabilidade de educar os jovens para ensinar a eles a verdade, os valores e as virtudes, é olhar o futuro com esperança", acrescentou.

79 militares do Exército desembarcam na Base Aérea de Fortaleza nesta tarde


 O efetivo junta-se ao corpo de cerca de 5 mil soldados da
 Operação Ceará (Edimar Soares/ O POVO Online

O efetivo junta-se ao corpo de cerca de 5 mil soldados da Operação Ceará (Edimar Soares/ O POVO Online)
Um grupamento de 79 militares do Exército vindos de Recife desembarcou na tarde deste domingo (1º), na Base Aérea de Fortaleza, por volta das 14h35.
O efetivo, que veio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), junta-se ao corpo de cerca de 5 mil soldados da Operação Ceará, que reúne policiais da Força de Segurança Nacional, Exército e Marinha. Durante o Réveillon no aterro da Praia de Iracema, foram utilizados cerca de 500 homens.
Segundo o Tenente Coronel Charles Moura, chefe de comunicação social da 10ª Região Militar, o efetivo de Recife está à disposição, podendo atuar em operações de polícia, enquanto houver a paralisação.
Além do grupamento de Recife, 100 militares do Batalhão de Teresina e 40 do Batalhão de Crateús já se encontram em Fortaleza.
Redação O POVO Online