sábado, 24 de dezembro de 2011

Casa com decoração natalina vira ponto turístico em Sobral, no CE

Tradição mantida pela família de Arcanjo foi aberta a público.
Decoração grandiosa é feita com ajuda de familiares e amigos.
Elias Bruno

Do G1 CE, em Sobral
Casa da família Arcanjo é decorada há 25 anos, mas foi aberta para visitação apenas em 2010. (Foto: Rubens Nasal/ Arquivo Pessoal)
A decoração de Natal da casa da família do empresário Valderi Arcanjo há 25 anos virou ponto turístico no município no município de Sobral, Norte do Ceará. Desde 2010, em novembro, a residência ganha símbolos natalinos sugeridos por familiares e amigos e recebe visitas do público local e de turistas. “Sempre batiam na porta pedindo para ver a decoração. Então, decidimos partilhar o que antes ficava só para nós e o mais gratificante tem sido ver a emoção das pessoas de todas as idades”, afirma. Veja vídeo com imagens da casa com decoração natalina que chamou atenção em Sobral.
“Sou de uma família muito tradicional. Meu pai e minha mãe sempre cultivavam essas tradições colocando fitas coloridas na sala e deixando o presente embaixo da rede”, lembra. Décadas depois, a simples decoração virou coisa de filme. São renas brilhosas em cima do telhado, casa do papai noel montada para ser vista por quem passa na rua, carro conversível enfeitado com luzes, mesa decorada para a de ceia, além de presépios, brinquedos que se mexem e música ambiente.
Arcanjo tem a ajuda dos filhos e de amigos eletricistas, todos fazendo um trabalho voluntário. A mulher dele, Edite Arcanjo, foi uma das primeiras a abraçar a ideia e ainda teve a preocupação de inovar na decoração a cada Natal. Neste ano, por exemplo, ela priorizou a mensagem religiosa. “O presépio fica bem na entrada para mostrar que o Natal não é só o papai noel e que o mais importante é a história do nascimento do menino Jesus”, explica. Para ela, o retorno é obtido cada vez que os visitantes vêm agradecê-la pelo momento proporcionado. “Já presenciei três pessoas emocionadas que choraram”, afirma.

Mesa decorada com minituras é uma das atrações da casa (Foto: Elias Bruno/ G1)
Participação de toda a família


A montagem dura cerca de um mês e todos os três filhos e a filha de Arcanjo e Edite participam. “Em novembro, a mãe já começa a recuperar a decoração do ano anterior. Mas todo dia podemos colocar algo novo na decoração. Cada visita pode ser uma surpresa”, explica o filho Valderi Arcanjo Jr. Além de encantar todas as idades, o processo de montagem também é acompanhado pelo mais velho e até pelo mais novo da família. “Meu neto de quatro anos sempre fica olhando se os bombons que colocamos na mesa do papai noel acabou e vem me pedir para colocar mais”, conta a avó Edite.
Na noite em que o G1 visitou a casa da família Arcanjo, Maria do Livramento, que mora nas proximidades do famoso local, foi uma das primeiras a chegar com o filho de um ano e seis meses para visitação. Ela ainda esperou um pouco do lado de fora, mas depois que entrou, teve de correr atrás do pequeno Renan visivelmente encantado com tudo o que via. “Achei lindo e é uma gentileza deles abrirem para visitas. Se eu pudesse, faria o mesmo em casa”, afirma Maria.
A noite de Natal é o único momento em que as portas da casa são fechadas apenas para a família de Arcanjo aproveitar. Depois, o material é recolhido e embalado para ser reaproveitado no ano seguinte. Os filhos, orientados para continuar a tradição enquanto forem vivos, já pensam no que vão preparar para 2012. “Continuaremos a abrir para visitação. Sempre dormimos depois quando estamos e vemos pessoas nesse ambiente de paz e amor”, afirma Arcanjo.
Edite fez questão de colocar o presépio na entrada da casa para passar um mensagem religiosa: "Natal não é só papai noel" (Foto: Elias Bruno/ G1)

FELIZ NATAL


Neste novo tempo, em vez de permitirmos que o Menino Deus nasça numa manjedoura fria, que possamos testemunhar a alegria de acolher em nosso coração Aquele que pode preencher a nossa alma e nos propor um novo caminho em direção à almejada felicidade.



(Paulo Vasconcelos & Família)

Jogo das Estrelas terá Zico, Neymar e Ronaldo e outros



O Jogo das Estrelas, promovido por Zico, contará com a presença ilustre do melhor jogador do Brasil na atualidade: Neymar. Com o fim de ano agitado, a Joia garantiu presença em mais uma partida beneficente. Além dele, estarão em campo o próprio Zico, Ronaldo Fenômeno, o são-paulino Lucas, o ex-jogador Raí, Dedé, do Vasco, Felipe e Deivid, do Flamengo, Vitor e Gabriel, do Grêmio, Ibson, do Santos, Denílson, Amoroso, Djalminha, entre outros. Partida será no dia 28 de dezembro, às 20h, no Morumbi.
- Esta será a primeira vez que faremos o Jogo das Estrelas em São Paulo e estamos conseguindo reunir grandes craques do presente e do passado que o público vai adorar ver jogando juntos. Ficamos imensamente felizes em poder contar com o talento do Neymar. Ele é hoje um dos grandes nomes do futebol mundial e vai abrilhantar ainda mais a nossa festa. Será uma experiência interessante jogar pela primeira vez ao lado de jovens feras como ele e o Lucas. O Jogo das Estrelas é um evento beneficente para ajudar a tornar o fim de ano de algumas pessoas mais felizes e, mais uma vez, será um grande show reunindo várias gerações de craques do futebol brasileiro - disse Zico, que preparou uma grande homenagem ao amigo e ex-jogador Sócrates, que morreu recentemente.
Os corintianos podem ficar tranquilos que a partida contará com várias gerações de jogadores do Timão, como Marcelinho Carioca, Biro-Biro, Fabio Luciano, Dinei, Wladimir, Vampeta etc.
Os ingressos para o Jogo das Estrelas já estão à venda através do site www.futebolcard.com e estarão à disposição nas bilheterias do Estádio do Morumbi a partir de segunda-feira (26/12). Nos dias 26 e 27 as vendas acontecerão de 12h às 20h. Já no dia do jogo, 28, os ingressos poderão ser adquiridos das 13h até o segundo tempo do jogo principal (que começa às 20h).

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Combate à dengue


Oito cidades zeram infestação do Aedes aegypti
Palheta é retirada da armadilha que captura o mosquito, para exame posterior
Municípios como Sobral têm estratégias para o combate ao mosquito transmissor, como adoção de armadilhas
Sobral Oito cidades cearenses conseguiram zerar o índice de infestação pelo mosquito da dengue este ano. Os Municípios que alcançaram esta meta são Sobral, Alcântaras, Meruoca, Pacujá, Cruz, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro e Granjeiro. Autoridades locais destacam a participação dos moradores no combate ao Aedes Aegypti. Em Sobral, por exemplo, o apoio foi fundamental. "Isso aconteceu graças à compreensão dos moradores que estão, há três anos, sem registro óbito. São os sobralenses, os principais responsáveis pelo índice zero", afirma o secretário de Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton.
"Aumentamos de 300 para mais de 400 armadilhas para pegar o mosquito em fase gestacional, mas de nada adiantaria todos os esforços para combater o mosquito se a população não participasse. É dela todos os méritos dessa vitória de infestação zero", elogia o secretário. Mas ele alerta: "não podemos dormir nos loiros da batalha vencida. A guerra contra a dengue é diária com os cuidados para não darmos vez à reprodução do mosquito, que data do Egito Antigo, daí o nome Aedes aegypti, ou seja, o Egito disse não ao mosquito".
Além das armadilhas artesanais (baldinhos atrativos das fêmeas em câmara escura), todas caixas d´água de Sobral foram teladas. O secretário diz que, no começo, as pessoas estavam tirando as telas para pescar. "Mas depois conscientizamos e hoje todas as caixas estão com as telas protetoras", assegura.
Agentes de endemias da Prefeitura Sobral estão autorizados, por meio de decisão da Justiça, a entrar em todos imóveis e terrenos abandonados para a inspeção contra a dengue. "Claro que, se for preciso, entramos no espaço que esteja trancado. Vamos arrancar o cadeado, fazer a inspeção e mandar a conta para o dono do imóvel", adverte o secretário de Saúde.
Sobral registrou este ano 89 casos de dengue clássica, mas foram todos importados de outras cidades da Zona Norte. "Teve um surto em Massapê e em Itapipoca e acabamos importando estes casos este ano. Porém, desde 2008, não registramos óbito aqui e estamos sempre alerta para evitar que a epidemia volte", diz Carlos Hilton.
Como médico, o secretário municipal tem uma opinião clara sobre a dengue. "Ela só será erradicada de vez se soubermos dar atenção à prevenção. A dengue tipo um, dois, três e quatro estão aí. O vírus é mutante. Portanto, todo cuidado é pouco. O Poder Público faz a parte dele, mas tem que ter a colaboração efetiva das pessoas. Coisa que, graças aos sobralenses, está acontecendo aqui".
(Lauriberto Braga)DN

Cid bom administrador, até Heitor reconhece

Critico ferrenho do Governo Cid Gomes, o deputado estadual Heitor Férrer reconhecem que o Governo não só fez a reposição salarial do servidor público como deu um aumento além da inflação. - Poderia ser maior, diz Heitor, mas foi mais que a inflação do país, dando 7%. O aumento vale para os servidores da Assemmbleia do Estado.
Heitor disse mais: - Se todos os governos fizessem o mesmo, ao longo dos anos, o servidor público estaria bem melhor vida.
 
(Macario Batista)

Confusão na ROTATÓRIA




É só o começo de uma série de acidentes que poderão acontecer naquele ponto da rotatória, ponto este que já era bastante perigoso, agora com a construção da estação do metrô ficou bem pior.
Quando os governos não constroem ou não mantêm em boas condições as infra-estruturas, os cidadãos geralmente se queixam, mas não podem fazer muita coisa.
Eles pressionam os funcionários públicos e protestam contra os projetos que não julgam adequados, mas a participação dos cidadãos na construção da cidade geralmente está muito longe de seu potencial. É reativa, não pró-ativa.
O difícil acesso e segurança na rotatória atualmente tem incomodado muita gente, estudantes, pedestre, motorista, trabalhadores como se não bastasse vem esta obra acontecer em um ponto tão critico da nossa cidade; precisamos urgentemente de um estudo técnico no trânsito de Sobral, não somos mas uma cidadezinha do interior, e sim um grande pólo da educação, saúde e agora mecânico.

Proibido caminhões no centro de Sobral.






A restrição a veículos pesados na área central de Sobral em trechos do Centro já esta valendo,sem qualquer campanha educativa ou divulgação por parte da CTTU, afim de dar ciência a população.Agentes de fiscalização de trânsito não fizeram distribuição de material de orientação aos motoristas causando o maior transtorno e desinformação a comunidade Sobralense.

A medida tem como objetivo reduzir o trânsito na área central, que possui vias estreitas, e que recebe um fluxo de muitos veículos por dia.A secretaria estima que esses veículos sejam caminhões de grande porte que paralisam e atrapalha muito o transito no nosso centro,trazendo perca principalmente para o comercio local. Outra intenção é a redução de emissão de poluentes.
Pelas novas regras, caminhões com mais de 14 metros de comprimento estão impedidos de circular das 6h às 20h dentro de um cinturão formado pelas algumas ruas que contornam o centro.
A medida vigora desde a semana passada, quando algumas placas indicativas começaram a ser instaladas na cidade e nas ruas de acesso. Isso porque parte dos motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Sobral vem de outras cidades.
As autuações, entretanto,já devem estar sendo aplicadas. Uma equipe de muitos agentes da mobilidade urbana já podem serem vistos no centro de Sobral,eles estão encarregados de fiscalizarem vias que dão acesso à parte interna do Centro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presente de Natal

Chegando o Natal cria-se em todos a expectativa de recebermos presentes ou sermos lembrados pelos mais próximos, assim a Prefeitura de Sobral tem muito que comemorar com a ultima liberação do Governo Federal, algo em torno de R$ 1.700.00,00 (um milhão e setecentos mil reais), conforme mensagem do Portal da Transparência abaixo:


Os convênios do município de SOBRAL/CE que receberam seu último repasse no período de 13/12/2011 a 19/12/2011 estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 594187
Objeto: AMPLIACAO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO
Órgão Superior: MINISTERIO DAS CIDADES
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL
Valor Total: R$9.659.183,97
Data da Última Liberação: 14/12/2011
Valor da Última Liberação: R$1.700.530,13
--------------------------------------------------------------------------------

A CÂMARA SOBRE O CASO GIL


A câmara Municipal de Sobral,diante de irregularidades mostradas no blog Sobral de prima,resolve se manifestar convocando os senhores vereadores para o dia 04 de janeiro,para formação de comissão de ética e decoro parlamentar para acompanhar e analisar os fatos e noticias que hoje circulam na mídia para uma maior satisfação aos Sobralenses.

Justiça suspende vendas da operadora de celular TIM no Ceará

Decisão que suspende venda é do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Operadora deve às demandas reprimidas dos consumidores no Ceará
Do G1 CE

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Cavalcanti, decidiu que a operadora TIM Celular S/A suspenda as vendas de novas assinaturas ou linhas no Ceará nem realize a portabilidade de linhas de outras operadoras.
De acordo com a decisão publicada na segunda-feira (19), a proibição continuará até que a operadora comprove a instalação e funcionamento dos equipamentos necessários para atender às demandas dos consumidores do Ceará. Esta é a segunda vez neste ano que a TIM é proibida de vender no Ceará por conta da falta de qualidade do serviço.
A TIM respondeu em nota que observará a determinação judicial. A empresa diz também que já vem fazendo "investimentos consistentes" para o desenvolvimento da sua rede no Ceará, estando prestes a encerrar o ano de 2011 com a instalação de mais de 2,8 mil novos equipamentos de transmissão, aumentando em 40% sua planta instalada na região. A operado acrescenta que estão previstos para o triênio 2011-2013 o investimento de R$ 233 milhões em infraestrutura no Ceará




quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novo CRAS no Bairro Dom José



O Prefeito Veveu e a presidente da Fundação de Ação Social, Jeovânia Aragão inaugurão nesta sexta-feira, 23 de dezembro, às 16h, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Dom José. O novo CRAS receberá o nome do Padre João Batista Frota, em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido pelo sacerdote, particularmente no combate à pobreza.
O CRAS é uma unidade pública e porta de entrada dos usuários da rede socioassistencial de Proteção Básica. Os programas, projetos, serviços e benefícios do Programa destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social, decorrente de privação ou fragilização de vínculos.
O objetivo geral dos Centros de Referência de Assistência Social é promover o acompanhamento socioassistencial da família por território, além de ofertar os serviços e ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que conta com recursos federais.

Missa de 30º dia

A família de Bianca Vasconcelos Moraes, agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica a missa de um mês. Por mais este ato de fé, religião, amizade e caridade cristã, antecipa seus sinceros agradecimentos.

Local: Igreja Rosário

Data da missa: 21/12/2011 (quarta)  
Horário: 18:30 hs

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Risco



Proposta de risco do presidente Acrísio Sena, da CMF: mobilizar a sociedade e a Casa contra a poluição sonora e visual dos carros de som, e de muros pintados nas campanhas eleitorais. Problemão: muitos vereadores elegeram-se por esses meios.(Fernando Maia)

INSEGURANÇA-CIDADE FICA SEM POLÍCIA




Moradores e comerciantes do centro de Sobral  protestam todos os dias pela falta de policiamento na região. Eles querem que militares lotados no 3º BPM E NO PROGAMA RONDA DO QUARTEIRÃO  sejam remanejados para as ruas.
De acordo com as pessoas que sempre protestam nas emissoras de radio,blogs e jornais, um levantamento feito com as próprias comunidades do centro aponta que a falta de  policiais, divididos em escala, facilitam as ações dos bandidos na região.
A falta de efetivo nas ruas, ainda de acordo com os lojistas e empresários do centro comercial de Sobral, tem aumentado os assaltos na região;Trazendo medo e pânico não só aos comerciários mas também aos cidadãos de bem de nossa cidade.Nós queremos esse policiais no policiamento ostensivo. O comércio não agüenta mais ser arrombado e assaltado. Estamos sempre à mercê da marginalidade, mas não podemos cobrar que a polícia tire água de pedra. 
Um empresário local,que  foi assaltado há pouco tempo e diz que a região está abandonada. "Eu fui assaltado há um mês quando dois bandidos chegaram de bicicleta em minha loja e anunciaram o assalto,o cara colocou a arma na minha cabeça e falou é um assalto. Arrancou o relógio do meu pulso e levou meu celular e alguns dinheiro que tinha no caixa; Nós não temos policiamento aqui. Só quem tem são os órgãos públicos. Aqui podemos ser assaltado  a qualquer momento".
Empresários e lojistas de Sobral procurarão o CDL e ACIS para juntos com os poderes constituídos,Legislativo e Executivo discutirem com órgãos públicos responsáveis pela segurança local (O QUE?) fazer para diminuir os assaltos e arrombamentos no centro de Sobral.
A união dessas pessoas é o único ponto positivo para uma solução urgente de tudo isso que passa a nossa cidade.
Com todo o seu currículo de atrocidades temos uma certeza: hoje toda a humanidade é um grande alvo, que a qualquer momento poderá ser atingida pelo medo, pela intolerância, pela tirania, pela falta de compromisso...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REFIS vai até 30 de dezembro



A proposta de Lei da Prefeitura de Sobral, aprovada pela Câmara Municipal, possibilita a liquidação de dívidas tributárias dos contribuintes com o Município. O Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), com vigência no período de 10 de novembro a 30 de dezembro de 2011, faculta ao contribuinte opções para a liquidação de débitos tributários municipais, com dispensa integral de multa e juros de mora.
A Lei nº 1106, aprovada em 9 de novembro, define os critérios de pagamento nas seguintes formas: à vista, com desconto de 100% da multa, dos juros e da correção monetária, ou em até 48 parcelas mensais, sucessivas e reajustáveis, mensalmente, com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) do período, desde que a parcela não seja inferior a R$ 100, até à data da adesão ao Programa.
Com o REFIS a expectativa da Prefeitura é de que um maior número de contribuintes tenha a oportunidade de regularizar seus débitos com o município, voltando a participar de processos envolvendo negócios e serviços. Os interessados devem se dirigir à Casa do Contribuinte, no centro de Sobral, ao lado da Igreja do Rosário, para verificar os seus débitos e fazer simulações de pagamento.
Saiba mais: os telefones da Casa do Contribuinte de Sobral são: 3611-1972 ou 3611.4011.
(Sobral on-line)

Policiais e Bombeiros farão protesto na Assembleia Legislativa


Os policiais e bombeiros militares realizam um novo protesto nesta terça-feira (20), a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa. Após a confusão, entre a categoria e o govrnador Cid Gomes, que marcou a manifestação da categoria no último sábado (17), o deputado estadual Capitão Wagner (PR) afirmou que o movimento será pacífico.
Segundo a Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), os policiais e bombeiros pedem reajuste salarial, promoções, realização de novo concurso público e a concessão de vales-refeição no valor de R$ 10.
ConfusãoNa manhã do último sábado (17), a categoria realizou uma caminhada que partiu da Praça do Ferreira e seguiu para a obra da estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde o governador Cid Gomes estava fazendo uma visita oficial com um grupo de deputados estaduais. Houve um princípio de tumulto, o batalhão de choque da PM foi acionado para ajudar o governador a deixar o local.
A caminhada dos militares estava programada para terminar na praça do 5° Batalhão da Polícia mas, com a informação de que Cid Gomes estava no centro da cidade, o percurso foi modificado. Os manifestantes seguiram em passeata até a estação São Benedito, na avenida Tristão Gonçalves, para encontrar o governador. Cid Gomes só conseguiu permanecer no local por 15 minutos e, diante do protesto, teve que interromper a visita.(política com k)

Baixando a crista

Fortaleza ganhará Circuito de Turismo Religioso


Na próxima quarta-feira, às 19 horas, com show do padre Antônio Maria, no Conjunto Polar, será lançado o “Circuito de Turismo Religioso”.
O objetivo é dar ao cearense e ao turista, principalmente, opção para conhecer monumentos e templos religiosos da cidade. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura e Arquidiocese, que darão detalhes quando do lançamento.

DO BLOG- Que bom que Sobral pegasse essa idéia...Nós teriamos bem mais PAZ em nossa PRINCESA.

Maria e Francisco são os nomes mais usados no Ceará

Nomes com origem ou ligação religiosas são os mais usados para registrar as pessoas no Ceará. A afirmação é baseada em uma pesquisa que fez um levantamento em aproximadamente 165 milhões de CPFs em todo o Brasil e apurou os 50 nomes mais utilizados no País. No nosso Estado "Maria " lidera o ranking, com mais de 1 milhão de registros. Em seguida vêm Francisco , com 500 mil, e José com quase 420 mil.
A pesquisa foi baseada em 3.582,872 registros de CPFs no Estado, de um total populacional de quase nove milhões de habitantes. O trabalho foi feito pela proScore, Bureau de Informação e Análise de Crédito.
Especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste Online indicam que os nomes usados pelos pais para registrar os filhos variam de acordo com a época vivida e com a devoção aos santos do catolicismo, por exemplo. No Ceará, com a forte devoção a São Francisco de Assis em Canindé e ao padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte, os nomes também acabam se propagando pelos cartórios.
.
Não consegue visualizar? Atualize seu Adobe Flash Player!

Acessando do celular? Veja as imagens Imagem 1, Imagem 2, target="_blank">Imagem 3, Imagem 4, Imagem 5, Imagem 6, Imagem 7 , Imagem 8
Arte: Felipe Berlamino
"Escolha depende da época", diz professora
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, Maria Neyára de Oliveira Araújo, a escolha dos nomes depende muito da época vivida. "É comum ver nas pessoas idosas nomes bíblicos. Já nos adultos, que nasceram na década de 1980 e 1990, nomes tidos da 'moda'. E, nas crianças de até 10 anos, por exemplo, notamos a reutilização dos nomes religiosos", informa.

Segundo Neyára, com o crescimento dos meios de comunicação e o acesso mais fácil da população as informações, os nomes de artistas e celebridades podem ser notados em boa parte dos jovens entre 18 a 24 anos, período que ingressam nas faculdades. "Nomes como Michael e Raísa são bastante comuns na lista de presença", diz.

"Igreja Católica exerce forte influência", afirma o professor Pinheiro
Para o doutor em História e secretário de Cultura do Ceará, professor Francisco José Pinheiro, há uma forte influência da Igreja Católica para a escolha dos nomes das pessoas no Ceará. "Dependendo da Região, nomes como Franscico e Cícero são muitos usados, devido a devoção do povo aos santos São Francisco de Assis e Padre Cícero", explica.

Com o advento das mídias, a partir dos anos 1980, ocorre um novo fenômeno para a escolha dos nomes baseado na moda, ou seja, as celebridades da televisão são tidas como referência para a escolha. "A televisão, com sua forte influência, dita o que é legal, até mesmo não sendo", comenta Pinheiro.

Do modo geral, na visão do professor, os pais se espalhem em três fatores para a escolha dos nomes de seus filhos: religiosidade, mídia e amor aos ídolos. "Quem é fã do Roberto Carlos, por exemplo, é provável homenageá-lo colocando o seu nome em seu filho", diz. (Diario do Nordeste)

Eleição 2012: Sem som nem muro pintado


O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), já definiu uma prioridade da Casa para 2012. Como o ano será de eleições, vai realizar seminários com todos os vereadores e dirigentes partidários para acertar um pacto contra a poluição sonora e visual da cidade. “Percebemos que sempre o TRE procura agir contra esses abusos, mas, às vezes, falta o engajamento. Queremos diferente: realizar encontros com os segmentos que atuam na área eleitoral, envolver todos contra o uso do carro de som e das pinturas em muros”, diz. Baseado em pesquisas, Acrísio afirma que esse tipo de propaganda não empolga e se transforma em instrumento de perturbação ou propaganda contra o candidato. “A ordem é deixar Fortaleza livre da poluição eleitoral e investirmos nas redes sociais”. Em janeiro, será formatada essa estratégia.

(Coluna Vertical- O Povo)

Fraude na Caixa Econômica

 A suspeita de fraude de R$ 1 bilhão na Caixa Econômica Federal, revelada ontem, 18, pela Folha, intensificou a disputa entre PT e PMDB pelo controle do banco estatal. O caso foi considerado grave no Palácio do Planalto, que teme as consequências da rixa dos dois principais partidos que apoiam a presidente Dilma Rousseff no Congresso.
Na sexta-feira, Dilma recebeu o presidente da Caixa, Jorge Hereda, que narrou a ela sua versão do episódio. Para acalmar os ânimos, interlocutores de Dilma procuraram o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para dizer que não há interesse do Planalto no acirramento da crise e pediram para que ele atue junto ao seu partido.
Graças a uma omissão no sistema de informações da Caixa, uma corretora vendeu papéis da dívida pública de baixo ou nenhum valor por preços acima do mercado. A omissão ocorreu em departamento vinculado à vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, há anos ocupada pelo PMDB. Na época das transações, o posto era comandada por Moreira Franco (PMDB), atual ministro de Assuntos Estratégicos e um dos braços direitos de Temer.
Seu substituto foi Flávio Cleto, apadrinhado do PMDB, que está no posto até hoje, mas que tem a recondução ao Conselho Curador do FGTS ameaçada por pressão do PT. O conselho é um órgão poderoso, que define a destinação de verbas como os R$ 24 bilhões que o fundo tem para investimentos. Ele é desafeto político do petista Hereda, a quem os peemedebistas já apontam nos bastidores como corresponsável pelos problemas detectados nas transações.

(Folha de S. Paulo)

domingo, 18 de dezembro de 2011

Amado jumento

Foto
Vilarejo de Forquilha, no sertão do Ceará, aonde o jumento faz parte do dia-a-dia nos serviços pesados e também é parte afetuosa das famílias. Todo mês de setembro é realizada s Festa do Jegue, no município de Itabi, em Sergipe. Um dos temas a sempre abordado é o fim de uma tradição, com a substituição dos jumentos pelas motocicletas.

Como foi – Esta foto é simplesinha, mas demonstra a importância do animal para as famílias do interior no Nordeste. A fiz para uma matéria no Ceará. O jumento é considerado no Nordeste brasileiro, muito mais que força motriz e meio de transporte. É animal de estimação. Resultado do cruzamento de burro com égua, o jegue é o “motor” ideal para os serviços do cotidiano. Carrega pessoas e cargas. Mas, além disso, sempre teve lugar reservado no lado sentimental da família de seus donos. Não é à toa que mereceu de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, uma canção em sua homenagem, “O Jumento é Nosso Irmão”. Que os burricos sejam úteis por serem trabalhadores é de se compreender. Mas ser querido, talvez advenha do lado religioso, pelo que me disse a esposa de seu Raimundo, esse aí no primeiro plano da foto: - Aqui no Ceará, quem não tiver pelo menos um jegue está cometendo uma grande ingratidão. Porque foi no lombo de um jumento que a família sagrada fugiu do Egito para salvar a vida do menino Jesus. 
Orlando Brito
(blog do Macario)

Cid Gomes reage indignado a manifestação de PMs em sua visita ao metrô


 
 
O governador classificou a manifestação como ilegal e anunciou que,em
breve, dará início à uma rodada de negociações sobre questões salariais.
Por: Roberta Farias

Sonho do tri santista é esmagado pelo 'futebol extraterrestre' do Barça




Time catalão coloca o Santos na roda, vence com facilidade e é campeão

mundial de clubes. Bem marcado, Neymar só assiste ao show de Messi

Por Adilson Barros
Yokohama, Japão

Barcelona goleia o Santos por 
4 a 0 e conquista o título mundial (Reuters)neymar santos mascherano fontas busquets barcelona (Foto: Agência Reuters)

Foi bom enquanto durou. Não há time que se iguale ao Barcelona neste mundo. Vai ver é por isso que já se tornou clichê dizer que a equipe de Messi é de outro planeta. O Santos sonhava, mas não foi páreo para o Barça. Mesmo escalando três zagueiros para tentar brecar a equipe catalã, o Peixe foi encurralado. Respeitou demais o Barcelona. Perdeu por 4 a 0, sem ver a cor da bola, e volta ao Brasil sem a terceira estrela.
O time espanhol, enfim, consegue derrotar uma equipe brasileira em final de Mundial. Havia perdido em 1992, para o São Paulo, e em 2006, para o Internacional. Agora, acabou com a escrita e em grande estilo: jogando um futebol exuberante. Resta aos alvinegros aplaudirem e até saírem de campo orgulhosos. Por que não? O Barça está vários degraus acima de todos os outros. Mostra isso há anos na Europa. E mostrou no Japão, diante de um campeão da Libertadores que conta com os jogadores brasileiros mais badalados nos últimos tempos - Neymar e Ganso.
Um Neymar diferente deixou o gramado do estádio de Yokohama após a derrota do Santos por 4 a 0 para o Barcelona no Mundial de Clubes da Fifa, neste domingo.
Nitidamente emocionado após a goleada sofrida, o atacante, sempre sorridente, era o retrato da lamentação. Com os olhos marejados, o craque admitiu não só a superioridade rival, mas teve humildade para reconhecer que houve uma aula de futebol. Segundo Neymar, o Santos tem de aprender com os catalães para poder voltar ao Japão em 2012.
- Eu não sei se o time deles é imbatível, mas hoje é a melhor equipe do mundo. Aprendemos a jogar futebol. Eles possuem jogadores fantásticos. O que vivemos aqui vai servir de lição para levar de volta ao Brasil. O Barcelona ensinou como se joga futebol - reconheceu o santista, que teve uma atuação discreta na partida disputada em Yokohama.
Apesar da decepção, Neymar também deu aula, mas de maturidade. Eleito o terceiro melhor jogador do torneio, ele disse que não é momento de baixar a cabeça e achar que tudo está errado. A meta é aprender com os erros e buscar uma nova chance de voltar ao Japão em 2012.

PMDB quer ter candidato próprio para prefeitura de Fortaleza


O senador Eunício Oliveira garantiu que o PMDB quer concorrer a prefeitura de Fortaleza nas eleições do próximo ano. A afirmação foi proferida no encontro estadual do partido, que acontece durante este sábado (17) em Fortaleza. O possível candidato do PCdsB, e também senador Inácio Arruda, prestigiou o evento.
Eunício Oliveira falou como presidente do partido no Ceará e foi categórico ao dizer que é o desejo da sigla ter candidato próprio ao executivo da capital cearense, “assim como em todos os 184 municípios do estado”. De acordo com o senador, a candidatura não depende exclusivamente da vontade do candidato, mas de uma série de acordos.

Sumaré comemora 115 anos


O bairro do Sumaré, um dos mais tradicionais e conhecidos de Sobral, completa 115 anos de criação. A programação de aniversário tem como destaque a realização da IX FENESUM Feira de Negócios do Sumaré, que reúne empreendedores nas áreas do artesanato, confecção e comércio de variedades, além de espaços oferecendo comidas típicas de nossa região, dentre outros negócios.
A programação, organizada pelo líder comunitário Zezinho do Sumaré, acontece nos dias 17 e 18 de dezembro (sábado e domingo) e terá shows com apresentações das bandas Sthatus, Forró Misturado, Doré do Acordeon e Swing Sedução, além de apresentações de balé e grupos de Hip Hop, Swing Maneiro, Garotas Angel, Step Eletrônicos e Hetor.
O evento contará com a presença do Prefeito Veveu, do chefe de Gabinete do Governador, Ivo Gomes e do Secretário da Tecnologia e do Desenvolvimento Econômico, Pedro Aurélio Ferreira Aragão.
(Sobral on-line)

Apostador do PR leva sozinho prêmio de R$ 24 milhões da Mega-Sena

Aposta de Curitiba foi a única a acertar as seis dezenas sorteadas.
Concurso 1.346 aconteceu neste sábado (17) em Itapetinga (BA).

Do G1,
em São Paulo


Um apostador de Curitiba (PR) acertou sozinho as seis dezenas sorteadas no concurso 1.346 da Mega-Sena neste sábado (17). Os números sorteados foram 12 - 32 - 40 - 47 - 48 - 59.
Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), ele deve receber um prêmio de R$ 24.409.476,19.
A CEF afirmou que o próximo concurso será realizado na quarta-feira (20) e terá prêmio estimado em R$ 2 milhões.
Além do apostador paranaense, 57 pessoas fizeram a quina e ganharão R$ 45.369,34, cada um. Segundo a caixa, 5.205 ganharam a quadra e receberão R$ 709,77, cada uma.