sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Os brasileiros se tornaram perfeitos idiotas", diz Carlos Nascimento sobre BBB e Luiza

Reprodução

“Ou todos os problemas do Brasil foram resolvidos ou nos tornamos perfeitos idiotas. Como pode dois assuntos tão fúteis terem tanta importância?” Essa foi a frase dita ao vivo por Carlos Nascimento na abertura do jornal do “Jornal do SBT”, na última quinta-feira (19).
O jornalista se referiu ao suposto caso de estupro do “Big Brother Brasil 12″ discutido na mídia na última semana, e também a célebre frase: “Menos Luíza, que está no Canadá”, estopim da Internet. Veja abaixo o vídeo.
Na última semana, Neila Medeiros, âncora do jornal “SBT Brasília”, também manifestou sua opinião no ar depois de uma declaração dada pelo Secretário de Obras de Luiziânia, que criticou a imprensa.
do UOL, em São Paulo

Prefeitura lança concurso

Sobral. A Prefeitura deste Município lançou novo concurso público para contratação de 160 professores. As inscrições começam dia 23 de janeiro e vão até 10 de fevereiro. O concurso será realizado pela Coordenação Técnico-Administrativa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os aprovados vão trabalhar nas escolas da sede e dos distritos sobralenses.
São pré-requisitos para a inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado maior de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e quite com as obrigações militares e preencher as demais condições legais exigidas para o cargo que pleiteia. A documentação exigida no ato da inscrição consiste em uma foto 3x4, cópia da Carteira de Identidade, do certificado do curso superior, do comprovante de quitação eleitoral e do comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00junto à Caixa Econômica Federal.
A nomeação dos concursados habilitados será feita obedecendo a ordem de classificação. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. As inscrições serão realizadas na Secretaria da Educação de Sobral, no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.(DN)

MAIS GREVE

Técnicos em necropsia do Ceará iniciam greve no sábado


Os técnicos em necropsia do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Ceará decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira (20), iniciar greve por tempo indeterminado, já a partir deste sábado (21).
Eles reivindicam, entre outras demandas: isonomia salarial com o servidores equivalentes do Pefoce (Perícia Forense do Ceará); nomeação de mais nove técnicos a partir do último concurso ou realização de novo concursos; aumento da gratificação por insalubridade de 20% para 40% e da gratificação de desempenho de 50% para 70%.
De acordo com fonte (que preferiu não se identificar) ligada ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-Se), durante o período em que estiver vigorando a greve será reduzido o número de servidores em plantão de três para um por dia, o que atenderia ao percentual mínimo legal de 30% da categoria em trabalho.
A categoria, composta ao todo por oito profissionais, fará reunião às 10h da manhã da próxima segunda-feira (23) com a promotora de Saúde Pública do Estado do Ceará, Isabel Porto, a fim de buscar uma intermediação das reivindicações do movimento junto ao Governo do Estado.(DN)

Rinaldo é o novo reforço do Guarany de Sobral




 O atacante Rinaldo, ídolo da torcida do Fortaleza, onde tem mais de 100 gols marcados, é o novo reforço do Guarany de Sobral. Aos 36 anos, ele esteve próximo de ser confirmado como reforço do Ferroviário, mas a saída de Bechara da diretoria coral inviabilizou o acerto.
Rinaldo é mais um atleta experiente que chega para o Cacique do Vale, que já tem nomes como o goleiro Marcelo Silva e o meia Juninho Cearense, também ex-Fortaleza.

Ficha técnica
Rinaldo
Nome completo: Rinaldo Santana dos Santos
Altura: 1,69m
Nascimento: 24/08/1975
Peso: 58 kg
Local de nascimento: Rio Piracicaba/MG

Carreira:
2011 - América/SP
2010 - Fortaleza
2009 - América RN
2008 - 2010 Fortaleza
2007 - 2009 Goiás
2005 - 2008 Fortaleza
2005 - 2006 Sport Recife
2004 - 2005 Fortaleza
2003 - 2004 Guarani/SP
2002 - 2003 América Mineiro
2002 - 2003 São Caetano
2001 - 2002 Paraná Clube
2001 - 2002 Atlético Mineiro
1996 - 2001 América Mineiro

Dados: Sambafoot

TAXI 02- Vereadores irão conhecer estudo sobre frota de táxis


Alterações na legislação vigente sobre as frotas de táxis e moto táxis de Fortaleza deverão ser realizadas, neste ano, após um estudo que será apresentado, em março, aos vereadores da Capital. A decisão foi tomada, ontem, durante reunião que ocorreu na Câmara Municipal, entre o presidente da Casa, Acrísio Sena, o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Vicente de Paula Oliveira.
Como divulgado pelo Diário do Nordeste em dezembro, o baixo número de vagas e de novos pontos seriam o principal motivo para a pouca oferta de serviços. Conforme dados da Etufor, Fortaleza possui 4.392 táxis, ou seja, se encontra em defasagem, uma vez que a Lei Orgânica do Município determina um veículo para cada 500 habitantes.
Segundo Acrísio, antes que a Câmara delibere sobre uma mudança na Legislação, que data de 1973, é preciso que haja um debate com maior profundidade. "A Lei em vigor é ultrapassada e não condiz com a atual demanda do Município", disse.

Licitação

Ademar Gondim ressaltou a padronização da frota e a licitação de mais 320 vagas, capacitação de taxistas e a inclusão de 40 vagas para pessoas com necessidades especiais. Ele informou que no estudo a ser realizado trará o cálculo da quantidade de vagas necessária.
Para Vicente de Paula Oliveira, presidente do Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos do Ceará (Sinditáxi), o problema não estaria somente na falta de pontos para que os táxis funcionem, mas também na má distribuição dessas vagas. (Diario do Nordeste)

TAXI 01= Taxímetro



É lei, mas os táxis de Sobral não usam taxímetros. O presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula Oliveira quer fazer valer a Lei 12.468, de 26 de agosto de 2011, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, que ao regulamentar a profissão de taxista no Brasil, obriga a utilização de taxímetro em cidades com mais de 50 mil habitantes.
“Não podemos aceitar que Sobral, a terra do governador Cid Gomes, descumpra esta lei”, assevera Vicente de Paula Oliveira. Sobral tem cerca de 200 mil habitantes.
O prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda diz que está aberto para o diálogo com a categoria de taxistas para resolver a questão. “Com diálogo resolvemos isso. Se a categoria quer o taxímetro ou não, fica a critério dela”, afirma o prefeito.
Mas não é bem assim que pensa Vicente de Paula. “Não se trata se a categoria quer ou não. É uma lei e tem que ser cumprida para o bem dos usuários sobralenses”, salienta Vicente de Paula.
Para levar esta reivindicação do Sinditaxi, Vicente de Paula segue ainda este mês com uma comissão da entidade e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) para conversar com o prefeito Veveu Arruda, com a Procuradoria Geral do Município e a com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Hoje, Sobral tem cerca de 300 táxis, que cobram as corridas de acordo com deslocamento. Vai de R$ 5,00 até 40,00 na sede. O uso do taxímetro na visão de Vicente de Paula disciplina essa questão e o usuário saberá porque está pagando o marcado pela máquina.
O radialista Verissimo Barroso é a favor do taxímetro. “Espero que em breve seja instalado. Será uma benção”, destaca. O jornalista Daniel Rios também cobra o uso do aparelho nostáxis sobralenses. “Isso é bom, pois em Sobral os taxistas costumam explorar”, diz Daniel Rios.
A presidente Dilma Roussef ao reconhecer a profissão de taxista no Brasil determinou na lei em seu artigo oito a obrigatoriedade do uso do taxímetro em cidades com população acima de 50 mil habitantes. Diz o artigo oito da Lei do Taxista número 12.468/2011: “Em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro, anualmente auferido pelo órgão metrológico competente, conforme legislação em vigor”.
Além do Departamento Jurídico do Sinditaxi conversarão com a Prefeitura de Sobral, técnicos do IPEM para fazer valer a lei. “Não podemos é deixar de cumprir a Lei em Sobral”, reforça Vicente de Paula.
Ele vem a Sobral também para organizar a classe. “Hoje ela está dispersa em Sobral com táxis sem padrão, não há cadastramento seguro e tem uma divisão em duas tentativas de associações. Queremos unificar e para tanto vamos fazer um recadastramento”, promete Vicente de Paula.
Os táxis em Sobral são de todas as cores e estão distribuídos em pontos estratégicos. Os principais são na Rodoviária, Centro, Junco, Chicão 2000, Mercado Público, Praças e Bouvelards.(Regional DN)

SOBRAL DE LUTO: MORRE FERREIRA NETO



Faleceu na Santa Casa de Sobral. Francisco Ferreira Lobo - O Ferreira Neto -O corpo do radialista Ferreira Neto será velado a partir das 17:30, desta quinta (19) no Jardim Eterno.  A família informa que a Missa de corpo presente será às 09hs, de sexta, 20 de janeiro, com o sepultamento no local.  Nossos sentimentos a família neste momento de perca e dor pela partida prematura do amigo Ferreira Neto

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Anvisa proíbe venda de marca de açúcar cristal e de canela em pó por irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, por 90 dias, da canela em pó da marca Junita, com data de fabricação de 4 de julho de 2011, produzido pela Comercial JT de Alimentos Ltda, em Poços de Caldas (MG). A Anvisa considerou que o produto representa risco à saúde do consumidor por conter pelo de roedor.
A Anvisa também proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o país, do Lote 12 do açúcar cristal especial da marca Estrela, com data de fabricação de 13 de maio de 2011 e validade até 13 de maio de 2013, produzido pela empresa LDC Bioenergia S.A., na filial Usina Passa Tempo, em Mato Grosso do Sul. Segundo laudo, o produto continha fragmentos metálicos de diversos tamanhos.

 Agência Brasil

Projeto fixa piso salarial de profissionais de enfermagem


O Projeto de Lei 2573/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), em análise na Câmara, fixa o piso salarial de enfermeiro (R$ 5.450), de técnico de enfermagem (R$ 2.725), de auxiliar de enfermagem (R$ 2.180) e de parteira (R$ 2.180). A proposta altera a Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem, mas não trata de salários.
Pelo projeto, esses valores passam a vigorar segundo o seguinte cronograma: no primeiro ano, 1/3 do acréscimo, em relação ao salário praticado no exercício de 2011; no segundo ano, 2/3 do acréscimo, em relação ao praticado no exercício de 2011; e o valor integral do piso a partir do terceiro ano.
Reivindicação histórica
O deputado cita que esse piso salarial é uma reivindicação histórica desses trabalhadores e é fundamental para valorizar os profissionais da saúde. “A realidade da saúde nos indica que esses profissionais têm sido os mais sacrificados de todo o sistema, pelo seu esforço na realização de inúmeras atividades pesadas, tanto do ponto de vista físico quanto emocional, por serem os que mais diretamente lidam com uma população extremamente carente e muitas vezes desesperada”, afirma Romero Rodrigues.
Ele argumenta que os baixos salários e as condições de trabalho aviltantes são uma rotina para esses profissionais, o que constitui “meio de cultura altamente favorável à degradação da qualidade dos serviços de saúde”.

Isolda Cela convidada para compor Ministério de Dilma

 
Cearense convidada pra compor Governo Dilma na educação


Esta semana, enquanto repassava estudos de seu mestrado nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, a Secretária de Educação do Estado do Ceará, professora ISOLDA CELA, desconcentrou-se por insistentes chamadas em seu celular. Só reconhecia o prefixo, 061. O restante do número, nada. "061 ..." , concluiu, "...a ligação vem do DF ". Depois da terceira chamada, veio o 'alô' ! Era Aloisio Mercandante, ainda ministro da C&T, mas já autorizado pela presidenta a montar seu time para chefiar o MEC. O que ele queria...saber se Tia Isolda topava comandar a SECRETARIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, a quem cabe zelar pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.  A sobrinha-neta do famoso pintor camocinense Raimundo Cela, ficou de dar a resposta até sexta que vem... Negócio é que certamente ela quer dar uma ajuda na campanha de reeleição de VEVEU ARRUDA, seu marido e prefeito de Sobral. 
 
(Macário Batista)

Com duas mortes e 80 casos, Ipu (CE) alega surto de catapora e pede vacinas ao Ministério da Saúde

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió



Os moradores do município de Ipu (CE), a 324 km de Fortaleza, estão assustados com a grande quantidade de pessoas adoeceram de catapora em 2012. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80 pessoas foram infectadas e duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença.
Técnicos da secretaria municipal e uma equipe de epidemiologistas da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Ceará) estão catalogando, desde esta segunda-feira (16), os casos suspeitos para confirmar oficialmente os doentes. O trabalho está contabilizando registros da doença por equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e agentes de saúde. A previsão é que até o final da semana o trabalho seja concluído e o número exato de pessoas que manifestaram a doença seja repassado para o Ministério da Saúde.
Segundo a secretaria municipal de saúde, a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde que sejam enviadas doses da vacina contra catapora o mais rápido para imunizar uma parte da população que está mais vulnerável para contrair a doença.
A secretária de Saúde de Ipu, Efigênia Mororó, disse ao UOL que emergencialmente pessoas do grupo de risco – com imunidade baixa e gestantes que tiveram contato com doentes de catapora – estão tomando doses de imunoglobulina para aumentar a imunidade do organismo.
Na semana passada, as crianças Maria Eduarda Alves Linhares, 11, e Ryan Peres Tavares, 9, morreram depois de contraírem a doença e terem complicações na assepsia das bolhas, causando infecção generalizada.
A menina ainda foi levada para o hospital, mas, segundo a SMS, o quadro evoluiu rapidamente. “Em menos de 48 horas a criança veio a falecer. Estamos aguardando os resultados dos exames que vão apontar quais bactérias infectaram as duas crianças, mas provavelmente foi a estafilococos”, disse a secretária de Saúde de Ipu, Efigênia Mororó.
Efigênia afirmou que a prefeitura está preocupada com o grande número registrado da doença e “já caracterizou como surto”. “Nesta época do ano é comum surgirem surtos de catapora em várias cidades brasileiras, mas estamos em alerta, pois foram duas mortes decorrentes da doença aqui em localidades distintas”, disse ela, ressaltando que a demora em procurar socorro médico facilitou a infestação de bactérias nas bolhas geradas pela catapora no corpo das duas crianças.
“O problema é que as pessoas querem se tratar em casa, mas é preciso ir ao médico para obter o tratamento correto. A catapora em si não mata, o que leva a óbito são as bactérias que encontram porta de entrada pelas bolhas e infestam o corpo. Em um dos casos, a criança sequer tomou banho no período em que estava doente e a assepsia é imprescindível para combater as bactérias”, informou a secretária, que acrescentou que as duas crianças tinham a imunidade baixa e uma delas fazia tratamento de saúde contra uma alergia rara, no Rio de Janeiro.
Segundo ela, moradores estão usando máscaras para saírem às ruas com medo de contrair o vírus, pois a vacina contra a catapora não faz parte do calendário básico de vacinação da rede pública. Quem tem condições financeiras em custear uma dose da vacina contra varicela disponível na rede particular já se imunizou. Mesmo com preços salgados, que variaram entre R$ 150 a R$ 200, os estoques da vacina em clínicas particulares da região de Ipu acabaram.
Estado nega surto

Apesar da Secretaria de Ipu afirmar que o município está vivendo um surto de catapora, a Sesa nega que o número de casos seja caracterizado surto. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, disse ao UOL que a população deve ficar tranquila, já que “apenas cinco casos, com duas mortes, foram registrados pelo Estado.”
“Não há motivo para pânico, nem para solicitação de vacinas contra varicela ao Ministério da Saúde, pois foram casos isolados e essas pessoas já tinha histórico de outras doenças”, destacou Fonseca.
Ele afirmou que o Estado enviou 200 doses da vacina, mas que nenhuma foi utilizada. “Ainda estamos trabalhando com os números oficiais que chegaram ao Estado, e não com os que município está falando. Nossa equipe de epidemiologista está esta semana em Ipu tentando ver com as equipes médicas do PSF, postos de saúde, hospitais e agentes de saúde quem apresentou sintomas da doença para analisar se foi mesmo catapora”, afirmou.
Para ele, as mortes das crianças ocorridas na semana passada foram resultados de assepsias mau feitas e “após coçar as bolhas com as mãos sujas, com a pele aberta para entrada de bactérias, as crianças tiveram complicação que as levaram a óbito.” “Foram casos isolados e excepcionais”, apontou.
A reportagem do UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), mas até a publicação do texto não recebeu resposta sobre a ajuda ao município.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É DEMAIS

]

Gasto das famílias com saúde foi maior do que o do governo

O gasto per capita da administração pública, que inclui as esferas de governo federal, estadual e municipal, em bens e serviços de saúde foi de R$ 645,27 em 2009, segundo o levantamento Conta-Satélite de Saúde 2007-2009, um detalhamento das contas nacionais, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já a despesa per capita das famílias com saúde no mesmo período foi 29,5% maior, cerca de R$ 835,65. Embora as despesas com saúde aumentem ano a ano, a diferença permanece considerável entre os gastos privados e os gastos públicos.
Em 2008, o gasto per capita com saúde do setor público foi de R$ 566,43, enquanto o gasto privado por pessoa foi de R$ 758,21. Em 2007, a administração pública despendeu com saúde R$ 502,36 por pessoa, enquanto as famílias gastaram R$ 698,98.
De acordo com o IBGE, o aumento dos gastos públicos e privados em saúde está diretamente ligado ao envelhecimento da população. 'A população vai ficando mais velha, usa mais serviços de saúde, porque as pessoas vivem mais', explicou Ricardo Montes Moraes, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.
Foi a primeira vez que o IBGE calculou a despesa per capita com saúde no País. A publicação teve uma edição anterior, referente ao período de 2005 a 2007, mas não continha esse tipo de comparação.
O estudo mostrou ainda que as famílias são responsáveis por 56,4% das despesas totais com saúde e o setor público por 43,6%. A distância era ainda maior em 2007, 58,2% a 41,8%, respectivamente, mas continua muito longe da proporção de países como Alemanha, França e Bélgica, onde o setor público responde por mais de 70% dos gastos em saúde.
De cada R$ 100 gastos pelas famílias com saúde, R$ 38,40 vão para remédios e outros bens, como aparelhos e instrumentos médicos; R$ 52,7 vão para serviços e R$ 8,90 para planos de saúde. Em 2009, os brasileiros gastaram R$ 60,2 bilhões em medicamentos e outros bens, R$ 82,8 bilhões no pagamento de serviços e R$ 13,9 bilhões em planos de saúde. Os dados mostram o aumento expressivo dos gastos com remédios, que passaram de R$ 48,8 bilhões em 2008 para R$ 56,1 bilhões em 2009. Os gastos com hospitais ficaram estagnados, enquanto houve grande crescimento dos pagamentos por serviços não hospitalares (consultórios, clínicas, laboratórios, exames), que passaram de R$ 49,8 bilhões para R$ 57 bilhões.
Já o setor público gastou R$ 6,3 bilhões (5%) em medicamentos distribuídos gratuitamente para a população, o que não inclui remédios aplicados em pacientes de hospitais e postos de saúde. O maior peso dos gastos públicos, de R$ 102,2 bilhões em 2009 (82,7%), foi aplicado em saúde pública (serviços de atenção à saúde, vacinação, postos de saúde, vigilância sanitária). Despesas com hospitais públicos e com pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a hospitais privados somaram R$ 14,9 bilhões (12,1%).


( estadao)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A juventude católica lotou o marco zero

A chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora no Recife // Foto: Bote Fé Recife/Facebook Oficial
A juventude católica recifense compareceu em peso ao Bote Fé Recife, que aconteceu durante todo o dia de ontem. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu a missa que deu início ao grande evento que acolheu a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em 2013 no Rio de Janeiro. A celebração foi realizada no Santuário de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega e de lá, a multidão de jovens fiéis seguiu pelas ruas em procissão até a Igreja Madre de Deus, no Recife Antigo e depois para o Marco Zero.
A chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora no Recife // Foto: Bote Fé Recife/Facebook Oficial

Durante todo o trajeto, os jovens se revezavam para carregar os símbolos, que foram recebidos com bastante fogos de artifícios no céu do Recife. Mesmo sendo um dia de segunda-feira, o local ficou lotado e foi muito bonito de se ver a quantidade de jovens e adolescentes que compareceram, demonstrando sua fé. Várias comunidades e grupos jovens espalhados pela região metropolitana estiveram presentes em grande número.



O evento ficou marcado para a Arquidiocese de Olinda e Recife e principalmente, para a juventude católica local. Os símbolos, que ficam em Pernambuco até o próximo dia 1 de fevereiro, agora seguem para Itamaracá, Olinda e Paulista, antes de irem para o estado da Paraíba.


 O evento bote fé Sobral,acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro no polo-esportivo,aguardem a progamação...

Terreno Novos em Festa


A Paróquia São Paulo Apóstolo está celebrando a festa de Seu padroeiro cujo tema central é “São Paulo nos ensina a viver a missão a partir de redes em comunidades”. O período da festa é um momento importante para a vida espiritual e engajamento pastoral da comunidade paroquial. Tornando-se ainda um espaço de animação e de fraternidade na vida da Igreja.
A festa acontece de 12 a 22 de janeiro de 2012, na Igreja Matriz de São Paulo, no bairro Terrenos Novos, com as novenas às 18h30min.

Dia do Ceará

 

 17 de janeiro, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado. A data comemorativa é referente ao dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco em 1799, tornando-o administrativamente independente. O valor simbólico do Dia do Ceará será comemorado pelo Governo do Estado com diversas manifestações culturais na cidade de Aquiraz , primeira capital do Estado, e em Fortaleza.
A Praça das Flores (Aquiraz) abrigará a salvaguarda dos valores cívicos da população com a solenidade de execução de hinos e hasteamento da bandeira do Estado. Já o Museu Sacro de São José de Ribamar, primeiro Museu de Arte Sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, abre suas portas à visitas guiadas e à exposição de artes plásticas “No Ceará é Assim” de diversos artistas cearenses com a curadoria de Carlos Macedo.
Para o secretário da Cultura, prof. Francisco Pinheiro, "o dia 17 de janeiro marca o surgimento do Ceará como entidade política autônoma, representando uma guinada política importante nas relações socioculturais e econômicas locais, além de possuir um valor simbólico para a identidade cearense".
Os equipamentos culturais vinculados à Secretaria da Cultura do Estado também contam com uma programação especial voltada ao Dia do Ceará . Em Fortaleza, o TJA, Museu do Ceará, Sobrado, Museu da Imagem do Som celebram a data com atividades artísticas culturais gratuitas.
Sobre o Dia do Ceará
O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Projeto altera regra sobre mensalidade escolar em caso de transferência



A Câmara analisa o Projeto de Lei 2521/11, do Senado, que normatiza o pagamento de mensalidades escolares para alunos que pedem transferência. A proposta prevê que só poderá ser exigido o pagamento das parcelas já vencidas até o dia em que for formalizado o pedido.

Autor da proposta, o ex-senador Expedito Júnior observa que o objetivo é evitar o duplo pagamento de mensalidade. “São várias as reclamações de alunos que, ao solicitarem transferência, são obrigados a pagarem tanto a mensalidade da instituição de onde saem, para terem direito à liberação do documento, quanto a da nova escola ou faculdade, para iniciarem os estudos”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Educação e Cultura; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Prefeita com 90% de reprovação

Com 90% de reprovação, a prefeita de Natal, Micarla Souza, do PV, é a campeã de impopularidade no Brasil.
Diz o Instituto Consult, que acaba de publicar pesquisa a respeito.
No Rio Grande do Norte, o mesmo instituto apurou que a presidente Dilma tem 63% de aprovação.
E que a governadora Rosalba Cialdini tem 59,3% de reprovação.

(Egídio Serpa)

Ingressos para 1ª rodada do Cearense custarão de R$ 5 a R$ 60

Divulgadas as escalas de arbitragem e os valores dos ingressos para todos os jogos



Os valores dos ingressos e a escala de arbitragem para a primeira rodada do Campeonato Cearense, que começa nesta quarta-feira (18), foram divulgados na tarde desta segunda, pela Federação Cearense de Futebol (FCF). O ingresso mais barato custa R$ 5 e está disponível apenas para mulheres que forem assistir Horizonte e Ferroviário, nesta quarta, no Domingão. O valor mais alto é R$ 60, referente ao setor especial do PV no jogo entre Ceará e Trairiense, na mesma data.
Escala de arbitragem e ingressos
A partida entre Ceará e Trairiense, na quarta (18) às 20h20, no PV, será comandada pelo árbitro Paulo Marcelo, auxiliado por Thiago Brígido e Carolina Romanholi. Os ingressos custarão R$ 60 para o setor especial e R$ 30 a arquibancada, com meia custando R$ 30 e R$ 15, respectivamente.
Também na quarta, Guarani/J e Crateús se enfrentam às 20h20 no Romeirão, em Juazeiro do Norte. Antônio Sócrates comanda a partida, com Mardonio Ribeiro e Arnaldo Lima como auxiliares. Os ingressos (arquibancada) custarão R$ 15 (meia R$ 7,50).
Na mesma data, Horizonte e Ferroviário medem forças no estádio Domingão, também às 20h20. Anderson Lima apita a partida, auxiliado por Arnaldo Souza e Samuel Oliveira. Ingressos para as arquibancadas custarão R$ 20 (Meia R$ 10, e Mulheres R$ 5).

Jogos de quinta
Na quinta-feira (19), o Fortaleza estreia fora de casa, diante do Crato, no Mirandão, às 20h, com transmissão da TV Diário. Almeida Filho será o árbitro do jogo, com Marcos Brígido e Josivaldo Pereira como auxiliares. Os ingressos para arquibancada custarão R$ 20 (R$ 10 a meia) e R$ 10 a geral (meia R$ 5).
No PV, o Tiradentes estreia diante do Guarany/S, às 20h20. Avelar Rodrigues comanda o jogo, auxiliado por Ricardo Dantas e Alden Crhistian. Os ingressos terão preços único de R$ 20, com meia a R$ 10.
(o povo)

Previsões de inverno bom, mas com chuvas tardias


Reunidos no XVI Encontro de Profetas da Chuva, eles contam como observam os sinais da natureza para fazer previsões. A maioria deles aposta que o inverno será bom, mas demora um pouco para chegar

Falta capacitação para mototaxistas



Enquanto o Contran não credencia instituições para dar treinamento, os profissionais atuam sem qualificação
Apesar da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) que institui curso especializado obrigatório para mototaxistas e motoboys, no Ceará, esses profissionais não estão sendo capacitados. É o que informa o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Fortaleza (Sindimotofor), Valteclar Vieira. Segundo ele, existem cerca de 25 mil mototaxistas no Estado. Destes, quase 2.500 estão na Capital.
A resolução do Contran, de 14 de junho de 2010, determina que o curso deve ser ministrado pelo órgão executivo de trânsito de cada Estado ou por órgãos, entidades e instituições autorizadas. A capacitação tem carga horária de 30 horas-aula, distribuídas em três módulos.
O objetivo do treinamento é garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e, consequentemente, atitudes de segurança no trânsito.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), uma portaria autorizando os Centros de Formação de Condutores (CFCs) a se cadastrarem para ministrar os cursos já foi emitida. Mas, das quase 120 autoescolas do Ceará, apenas 12 de Fortaleza se inscreveram. Destas, seis podem ter estrutura para a capacitação e estão sendo analisadas pelo Contran.
A únicas entidades cearenses que, recentemente, conseguiram se credenciar junto ao Contran foram o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com matriz no município de Sobral, na região Norte do Estado.
Conforme explica o presidente do Sindicato dos Mototaxistas Autônomos e Empregados de Sobral (Sindimoto), José Oliveira Vitorino, as aulas ainda não começaram. A categoria aguarda da Prefeitura um abatimento no valor do curso, que custa R$ 150,00. "O Município nos prometeu um desconto de 50%, afirma, entendendo que a capacitação é necessária e será benéfica para os 634 mototaxistas de Sobral e para os quase 2.500 da Região Norte.
Contudo, para os profissionais que moram em municípios distantes e que estão com a habilitação vencida, a situação é incômoda. Para continuar exercendo suas atividades, eles precisam ir ao Detran todos os meses para receber uma autorização. "Os mototaxistas levam mais de dois dias para conseguir essa ressalva, o que gera prejuízos, pois, ao invés de estarem trabalhando e ganhando dinheiro, estão perdendo tempo", pontua Valteclar Vieira.
Na opinião dele, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) tem condições de formar os mototaxistas e motoboys. "Eu até já conversei com representantes da PRE e eles informaram que precisam de autorização", acrescenta.
Em Fortaleza, existe uma sede do Sest/Senat, mas a  instituição não está autorizada a promover o curso. A expectativa do Detran é de que o Contran possa credenciar outras instituições no Ceará ou emitir uma nova resolução, o que seria menos provável.(Diario do Nordeste)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lei iguala e-mail profissional em casa a hora extra



Em tempos de popularização dos smartphones, uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final de 2011, já gera polêmica entre empregados e empregadores.
A legislação, que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.
De acordo com advogados especializados, a mudança abre espaço para que funcionários que usam o celular para trabalhar após o horário de expediente, por exemplo, recebam horas extras por isso.
Até agora, a legislação trabalhista colocava no mesmo patamar o trabalho no escritório e o feito de casa, mas não mencionava o uso de tecnologias que permitem que o funcionário possa produzir onde quer que esteja.
“A CLT foi promulgada em 1943, quando não havia os meios de comunicação atuais”, diz a advogada trabalhista Aparecida Hashimoto, do Granadeiro Guimarães Advogados. “Mesmo que o funcionário atenda uma ligação por cinco minutos, ele está trabalhando. Deveria ter direito a receber.”

(Folha de S. Paulo)

Líder quer mais apoio da base aliada na CAMARA MUNICIPAL

Considerando "tenso" o ano passado, ele afirma que governistas
pouco defenderam a gestão de Luizianne na Câmara




O líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT), afirma que, embora o último período legislativo tenha sido "tenso", os vereadores aliados pouco contribuíram para defender a administração municipal. O parlamentar reclama que esse papel tenha ficado concentrado na liderança do executivo, sem a participação frequente dos demais vereadores aliados nos embates que ocorreram na Casa.
"Temos uma boa base de apoio, mas o problema é que ela faz pouco. Eles bem que poderiam debater mais, diante do apoio que têm da prefeita. O povo fica calado, e eu vou e falo. Em suas bases, eles reclamam do Governo, mas na hora da votação eles apoiam a Prefeitura", reclama Ronivaldo.

Críticas

Por outro lado, a atuação do líder foi alvo de críticas dos próprios aliados durante o ano passado. As reclamações indicavam falta de diálogo e de reuniões com os parlamentares para discutir estratégias de atuação. Em entrevista, Ronivaldo admitiu a necessidade desses encontros, que, segundo ele, deverão ser iniciados logo após o recesso

."Muitos falam mal da prefeita nos bairros, mas na Câmara só dizem amém para ela. Falta liderança dos presidentes dos partidos de exigir que eles sejam de oposição", dispara o vereador.
(POLITICA DIARIO DO NORDESTE)

Reunião hoje define o futuro de Ronaldinho

DE SÃO PAULO


Por mais que a direção do Flamengo tente esconder, há um impasse entre o clube e Ronaldinho. Neste domingo, no intervalo do amistoso com o Corinthians, o meia-atacante avisou: "Por enquanto está tudo ótimo, tudo tranquilo, mas amanhã [hoje] é que será decidida toda essa questão".
Ronaldinho Gaúcho em ação no amistoso ante o Corinthians, que terminou empatado
Há cinco meses o jogador não recebe a maior parte do seu salário, que deve ser paga pela Traffic, empresa de marketing que fez parceria com o clube para contratá-lo.
A dívida já chega a R$ 3,75 milhões. Roberto Assis, irmão e procurador do atleta, diz que ele pode não viajar para a Bolívia --onde o Flamengo estreia na Libertadores-- caso a dívida não seja paga logo.
Uma reunião hoje vai definir se o clube conseguirá reter seu principal jogador. No final de semana, o Flamengo perdeu Thiago Neves para o Fluminense. A troca se deu porque o Flamengo não pagou o valor pedido pelo Al-Hilal, dono do contrato do meia.
Também neste domingo, já nos vestiários, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, jogou mais combustível na crise vivida pelo clube.
"Eu não vejo comprometimento no meu grupo, está muito difícil trabalhar assim", disse.
Luxemburgo foi mais específico ao tratar do caso de Ronaldinho.
Assis, irmão e empresário do jogador, ameaçou o clube de tirá-lo da viagem para a Bolívia (onde o clube joga pela Libertadores) caso o valor não seja pago.
Luxemburgo respondeu: "Tem outros jogadores que estão sem receber e nem por isso estão ameaçando não viajar".

Sem habilitação, deputado se recusa a fazer teste do bafômetro no Rio

LUIZA SOUTO

DO RIO


O deputado estadual Pedro Augusto (PMDB-RJ) se recusou a fazer o teste do bafômetro durante uma blitz realizada pela Operação Lei Seca, na madrugada de sexta-feira (13), em Botafogo, zona sul do Rio.
De acordo com a assessoria do Governo do Estado, Pedro Augusto estava sem habilitação, mas foi liberado por apresentar um condutor habilitado. Ele levou uma multa de R$ 957,70, além de ter a CNH suspensa por cinco dias.

OUTROS CASOS

Em julho passado, o deputado federal e ex-jogador Romário (PSB-RJ) também se recusou a fazer o teste do bafômetro ao ser parado numa blitz na avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca (zona oeste). Ele teve a carteira de habilitação apreendida.
Pelo Twitter, o ex-jogador defendeu a Lei Seca, mas afirmou que tinha o direito de se recusar a fazer o teste.
"Não é novidade que vocês sabem que eu não bebo. E também não é novidade que já fui parado outras vezes. Como qualquer cidadão tenho direito de recusar", escreveu. "Sou 100% a favor da Lei Seca, os números, pesquisas e estatísticas já comprovaram que diminuiu e muito o número de acidentes", completou.


Estudo liga exercícios físicos regulares a salários maiores

As pessoas que praticam exercícios regulares ganham salários entre 6% e 9% maiores do que aqueles que não praticam exercícios, segundo uma pesquisa recém-publicada.



O autor do estudo, o economista Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, analisou questionários de 12 mil pessoas com perguntas sobre salários e sobre a quantidade de exercícios que elas praticavam.
Segundo ele, a análise dos dados indicou que aqueles que se envolvem em atividades físicas como correr, nadar ou mesmo levantar pesos ao menos três vezes por semana tinham salários até 9% maiores do que os sedentários.
Mesmo para aqueles que se exercitavam com menos frequencia, entre uma e três vezes ao mês, a pesquisa indicou uma diferença de 5% na média dos salários.

Produtividade e bem-estar

O estudo, publicado na revista científica Journal of Labor Research, avalia que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem-estar do empregado.
"É amplamente sabido que o exercício regular tem um impacto positivo no bem-estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia", observa Kosteas no estudo.
"Todos esses três traços podem ser traduzidos em maiores ganhos ao aumentar a produtividade. Além do efeito direto, o exercício pode ter um impacto sobre o mercado de trabalho ao servir de sinal a potenciais empregadores de que o indivíduo é dedicado e disciplinado", complementa.
Em sua conclusão, o economista comenta que muitos estudos já foram feitos sobre as causas e efeitos econômicos da obesidade ou da prática de exercícios, mas pouco se estudou os efeitos dos exercícios sobre o mercado de trabalho.
"Estabelecer se essa ligação existe é uma parte importante na compreensão dos efeitos mais amplos da atividade física regular", conclui.(bol noticias)

domingo, 15 de janeiro de 2012

Pioneirismo



Em Sobral, dia 23, será inaugurada a “Escola Deputado Ciro Gomes”, em convênio com o BID, a primeira do gênero de tempo integral, da Zona Norte.

Vitor Belfort finaliza Johnson no co-evento principal do UFC 142

Brasileiro tem luta dura, mas consegue bater americano, após conseguir
uma montada no primeiro round. Público cantou 'o campeão voltou'

Por SporTV.com

Rio de Janeiro

No co-evento principal do UFC 142, Vitor Belfort finalizou Anthony Johnson aos 4m49s do primeiro round. O carioca não vencia uma luta por finalização desde 2001. Foi a 21ª vitória da carreira de Vitor, que soma também nove derrotas. O público vibrou muito com o triunfo, cantando "o campeão voltou".
Demonstrando tensão ao entrar no octógono, Belfort tentou um chute alto e Johnson aproveitou para derrubá-lo. O brasileiro então tentou uma chave de braço, mas o americano se levantou. Na sequência, Johnson voou para cima do carioca com uma cotovelada violentíssima. Foi a senha para o carioca acordar na luta.
Johnson acertou um bom jab, mas abaixou a cabeça na hora de derrubar, deixando o brasileiro chegar à montada. Belfort então trabalhou o groud and pound para abrir uma brecha para finalizar. Segundo depois, o brasileiro conseguiu o mata-leão. Vitória para o Brasi.
- Dedico essa vitória à minha esposa e as meus filhos. É um momento importante do MMA, pois estamos com transmissão ao vivo da TV Globo. Não podemos controlar o nosso resultado diante da luta, mas podemos controlar a nossa atitude. Pensem nisso - afirmou Belfort ainda no octógono.

Aposta de Santa Catarina leva prêmio de R$ 2,8 milhões da Mega-Sena

Bilhete de Indaial acertou as seis dezenas do concurso 1.354.
Outros 71 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 21.530 cada uma.

Do G1 em São Paulo



Uma aposta feita em Indaial (SC) acertou as seis dezenas do concurso 1.354 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (14) pela Caixa Econômica Federal em Paraíba do Sul (RJ). O prêmio foi de R$ 2.815.977,40, segundo o banco.
As dezenas sorteadas foram: 02 - 08 - 38 - 42 - 48 - 49.
De acordo com a Caixa, 71 bilhetes acertaram a quina e cada apostador levará R$ 21.530,61. Outros 4.842 acertaram quatro dezenas e faturaram R$ 451,01.
O próximo sorteio da Mega-Sena deve ocorrer na quarta-feira (18) e o prêmio estimado é de R$ 6.994.201,26.





R10 e o déjà vu rubro-negro

O torcedor rubro-negro não esquece da surpresa que foi ver Ronaldo Fenômeno acertar com o Corinthians, em 2008. Então que ninguém se assuste se Ronaldinho Gaúcho acabar, de uma hora para a outra, no Parque São Jorge. Assis tem uma proposta do clube paulista para o irmão disputar a Libertadores. Em um primeiro momento, o empresário não era favorável à transferência. Considerava que seria muito ruim para a imagem de R10 uma mudança assim.
Mas diante do atual quadro – em que Traffic e Flamengo não assinam o contrato e a dívida de R$ 3,75 milhões continua – o Timão passou a ser uma saída. Principalmente porque Ronaldinho está feliz no Brasil e não teria vontade de voltar a jogar e morar na Europa (Assis diz ter propostas de clubes italianos e espanhóis também). E o caso esquentou. Vale lembrar que o Corinthians é o principal clube patrocinado pela Nike no país. Ronaldinho Gaúcho é uma das principais estrelas da empresa. E o Flamengo atualmente tem a Olympikus como fornecedora de material esportivo.
Assis deu um prazo ao Flamengo para resolver o impasse com a Traffic e voltar a pagar os salários de Ronaldinho Gaúcho: a estreia na Taça Libertadores, dia 25, contra o Real Potosi. E agora já ameaça deixar o meia no Brasil e diz que ele pode não seguir na próxima segunda-feira com o grupo rubro-negro para a Bolívia.
O impasse para a assinatura do contrato entre a Traffic e o Flamengo está no acerto do programa sócio-torcedor. A Traffic quer assumir e desenvolver o “Cidadão Rubro-Negro”. Mas o clube carioca tem um contrato com a empresa Golden Goal, que não aceita rescindir sem receber a alta multa prevista. O acordo foi assinado em 2009 e vai até julho de 2014. Há um clima de déjà vu no ar…
No entanto, procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o vice adjunto de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, negou que o clube paulista tenha feito proposta por Ronaldinho(Thiago Lavinas)

Estado de Chico Anysio é grave, diz boletim divulgado neste sábado

Humorista está internado em CTI de hospital, no Rio, desde
dezembro.Chico Anysio voltou a respirar com a ajuda de aparelhos.

Da Agência Estado

chico anysio (Foto: Alexandre Durão/G1)
É grave o estado de saúde de Chico Anysio, de acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado (14) pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde o humorista permanece internado desde o dia 22 de dezembro, quando foi diagnosticado com pneumonia.
Chico Anysio é tratado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital e segundo seu médico, Luiz Alfredo Lamy, seu quadro é grave e inspira cuidados. O comediante respira com a ajuda de aparelhos e sua pressão arterial é mantida com medicamentos. Anysio também faz uso de antibióticos.
O processo para retirada dos aparelhos para respirar foi suspenso na véspera, quando o quadro de saúde de Chico Anysio piorou. Ele já estava respirando sozinho em alguns momentos do dia, após uma traqueostomia (cirurgia na traqueia) para ajudar em sua reabilitação respiratória.
Desde dezembro, o estado clínico de Chico Anysio tem sofrido diversas alterações, entre um agravamento causado por uma hemorragia no sistema digestivo, controlado após alguns dias.
No ano passado, Chico Anysio, que tem 80 anos, chegou a passar três meses internado com problemas cardiorrespiratórios.