terça-feira, 7 de agosto de 2012

Presos serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas

A seleção dos detentos que irão participar do sistema será feita
pela Justiça. Além disto, a adesão ao sistema é voluntária.

Presos irão utilizar de tornozeleiras eletrônicas para que sejam monitorados, por decisão judicial, ao deixarem unidades do Sistema Prisional do Estado. A decisão será assinada nesta terça-feira, 6, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, e a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lôbo. Uma central de vigilância virtual dos monitorados está instalada na Sejus e vai estar integrada à Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Ciops). 
A seleção dos detentos que irão participar do sistema é feita pela Justiça, através das Varas de Execuções Penais. Além disto, a adesão ao sistema é voluntária. A distribuição dos equipamentos seguirá critérios estabelecidos pela Justiça. Cada uma das três Varas de Execuções Penais recebeu 30 aparelhos desde o dia 1º de julho. Até agora, cerca de 50 presos integram o monitoramento.

O sistema
De acordo com o Governo do Estado, a interligação da Central de Monitoramento à Ciops vai facilitar o acionamento da Polícia, caso algum detento quebre as regras estabelecidas para o uso do equipamento, como se distanciar de sua residência em caso de cumprimento de prisão domiciliar. Imediatamente, o alarme será acionado e, caso não haja resposta, a Polícia entrará em ação.
Em seguida, a Central de Monitoramento da Sejus comunicará a ocorrência à Ciops, que irá recapturar o preso a partir de sua ultima localização no mapa. Inicialmente, serão monitorados 50 presos que já possuem decisão judicial para o uso do equipamento. Este número poderá chegar a 200 ainda em 2012.
Cada tornozeleira possui um código específico de segurança e é acompanhada de um aparelho semelhante a um telefone celular, com visor. O código constante em cada equipamento identifica o usuário e permite que a central faça o seu acompanhamento. Mediante a tentativa de quebrar o objeto, retirá-lo, ou de o preso passar além de oito metros da distância delimitada, imediatamente é emitido um sinal vibratório. Em seguida, um alarme ou mensagem de texto é enviada. Na etapa seguinte, a tornozeleira começa a vibrar.
Redação O POVO Online

Quem mente menos tem saúde melhor, indica estudo

Cientistas pediram para voluntários não mentirem por 10 semanas.
Resultado mostrou relacionamentos melhores e saúde mais forte.

Do G1,
em São Paulo

Mentir faz mal para a saúde não apenas mental, mas física, indica um estudo feito nos Estados Unidos e apresentado nesta semana na reunião anual da Associação Americana de Psicologia. Segundo os pesquisadores, o hábito de mentir pode estar ligado a casos de dores de cabeça e de garganta.
Parece roteiro de filme de comédia, mas os cientistas da Universidade de Notre Dame pediram para 55 pessoas não contarem mentiras, nem grandes nem pequenas, durante 10 semanas. No período, elas passaram por check-ups completos de saúde semanalmente. Outras 55 pessoas também foram avaliadas, mas não receberam nenhum pedido sobre não mentir.
Segundo os resultados, o grupo que parou de mentir apresentou menos reclamações sobre seu bem estar. Eles estavam menos estressados e melancólicos e tinham dores de cabeça e garganta menos frequentes.
O elo entre os dois comportamentos permaneceu ao longo do estudo. Por exemplo, se em uma determinada semana uma pessoa afirmava ter contado menos mentiras que na semana anterior, ela também dizia se sentir melhor fisicamente.
Segundo os cientistas responsáveis, o bem estar é causado não pela falta de mentiras, mas pela melhoria nos relacionamentos pessoas que ela causa.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Parabéns aos nossos sacerdotes

Quero aqui homenagear a todos os sacerdotes pelo DIA DO PADRE. O Padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai (padre) à semelhança de Cristo que amou e deu sua vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.
É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Nao deixemos de ajudar e orar por nossos sacerdotes.