sábado, 7 de maio de 2011

Tentativa de SUBORNO do cartel dos combustíveis.

O deputado distrital Olair Francisco (PTdoB-DF), que denunciou na última terça (3) uma tentativa de suborno de representante do cartel dos postos de combustíveis no Distrito Federal, ao ser  procurado por um homem que se apresentou como "representante da Associação Comercial do DF"  sugerindo que ele fizesse gestões para retirar de pauta, na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de autoria do deputado Chico Vigilante (PT-DF) que autoriza a implantação de postos de gasolina em estacionamentos de shoppings, supermercados e hipermercados, reafirmou ontem (5) sua denúncia, e acrescentou que seu assessor foi omisso. "Ele deveria ter dado voz de prisão imediatamente ao cidadão”. A ACDF, por sua vez, afirmou que não medirá esforços para esclarecer os fatos, que recai sobre a Associação.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Audiência em Aracatiaçu : Segurança - Conquista da mobilização e integração de todos















O gabinete do Vereador Paulo Vasconcelos atendendo o apelo da comunidade de Aracatiaçu, promoveu audiência publica para tratar da temática “Segurança – conquista da mobilização e integração de todos”. Estiveram presentes a convite da organização os senhores:
Dr. José Clodoveu de Arruda Coelho Neto,PREFEITO MUNICIPAL DE SOBRAL, Representado pelo ,Inspetor Jorge Vasconcelos Trindade, SECRETÁRIO DA CIDADANIA E SEGURANÇA DO MUNICÍPIO, Raimundo Edson CONSELHO TUTELAR, Dr. Herbert Pontes e Silva,DELEGADO REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL, Gerardo Albuquerque,JUIZADO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, Tenente Cel. Antônio Gilvandro Oliveira de Sousa, COMANDANTE DO 3º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ, Sra. Augusta , Assistente Social(PROJOVEM) FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO, Dr. João Alberto Adeodato Júnior, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL , EMIDIO SILVA, DIRETOR DA ESCOLA ISRAEL LEOCADIO DE VASCONCELOS, Francisco Júlio de Araújo, DELEGADO SINDICAL,Antonio Carlos da Silva, PRESIDENTE DA ASSOC. DOS MORADORES DO DISTRITO DE ARACATIAÇU, Roberto S. V. Mendes, PRESIDENTE DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE, Rev. Padre Manoelito Quinto. Ivanildo Crispin, Agente Local, e uma grande representação da população local com destaque para os moradores das localidades que ficam em torno da sede do distrito, tais como: Riacho Gabriel, EMASA, São Domingos, João Pereira, lagoa da Cruz.
Depois de formada a mesa, sob a presidência do vereador Paulo Vasconcelos deu-se inicio aos trabalhos, sendo em primeiro momento facultada a palavra aos moradores do distrito. Muitos manifestaram-se, sempre tocando na Tonica da insegurança e falta de cobertura de todas as localidades pelo destacamento do distrito. Um fato que chamou a atenção foi o depoimento de um morador de uma fazenda que foi vitima de assalto e teve seu veiculo roubado. Entrando em contato com a policia do distrito e da cidade de Sobral sendo que a o destacamento de Sobral chegou a sua residência primeiro que o destacamento do distrito. Também foi muito comentado a vulnerabilidade dos jovens e a presença de alguns destes  infringindo as leis.
Foram apresentadas também várias sugestões e algumas foram imediatamente acolhidas e serão postas em pratica brevemente. Dentre os pedidos registramos um que solicita a presença de policiamento motorizado, pois o deslocamento fica facilitado até as localidades mais distantes; ponto que o Comandante do 3º BPM, Cel. Gilvandro comprometeu-se em resolver.
Passado o momento da amostragem da realidade local pela população, passou-se a palavra para as autoridades. O 1º a fazer o uso da palavra foi o Cel. Gilvandro através da qual elogiou a iniciativa do vereador Paulo Vasconcelos pela realização da audiência e a presença da população. Falou dos avanços obtidos com o investimento do Governo do Estado em segurança e  diante da realidade especifica comprometeu-se em:
Aumentar o efetivo de policiais no destacamento de Aracatiaçu;
Envio de uma moto Falcom para patrulhamento;
Envio de uma viatura nova (HILUX) para o distrito;
Apresentou o novo responsável pelo distrito e diante de todos traçou alguns pontos a serem executados especialmente na abordagem.
Falou em nome do poder executivo municipal do secretario da cidadania e segurança, inspetor Jorge, apresentando alguns dados que mostram o avanço do investimento em segurança e da parceria entre os diversos setores de segurança do município que tem obtidos resultados positivos.
Também fez uso da fala o conselheiro Edson do Conselho Tutelar, que expôs a limitação do órgão em estar presente junto à comunidade, no momento só podem atender as denuncias, mas é desejo uma maior aproximação com o distrito. Sendo este também o ponto do representante do Juizado da infância e da adolescência falando que está disposição da localidade, mas eles não podem estar presentes por iniciativa própria eles precisam ser chamados e colocaram-se a inteira disposição.
Também se manifestou o Presidente da Câmara Municipal que viu nesta iniciativa um caminho de aproximação da população e seus representantes e responsáveis pela segurança.
Ainda fizeram uso da palavra o SR. Julio Marciano, o Sr. Roberto, Dr. Herbet, Sr. Carlos Silva e PE. Manoelito, todos dando sua contribuição.
Houve consideravelmente um avanço, especialmente junto aos populares que perceberam que seu anseio e necessidade é objeto de trabalho dos poderes constituídos e que estão comprometidos na busca de solução.
Ao final o Vereador Paulo Vasconcelos Agradeceu as autoridades, a mobilização dos moradores e reafirmou seu compromisso como vereador de Sobral em estar lutando junto com a sociedade por dias melhores e mais seguros.

35 pessoas morreram de dengue no Ceará só em 2011

De acordo com informações do boletim da dengue divulgado nesta sexta (06), foram confirmados 14.883 casos da doença em 156 municípios. O número de óbitos também aumentou. 35 pessoas morreram vítimas da dengue no Ceará. No interior do estado foram registradas 22 mortes. Em Fortaleza, 13 pessoas morreram.

(Informações TV Diário)

Reforma: Prefeitos e vereadores podem ter mandato de 6 anos a partir de 2012

O Senador Almeida Lima (SE) apresentará uma proposta a Marco Maia e aos líderes partidários: acelerar a votação de três pontos da reforma política para que essas propostas possam valer já nas eleições de 2012.

Um dos projetos permitiria a mudança de partido seis meses antes de cada eleição, o que flexibilizaria a regra que impõe a fidelidade partidária. Outro acabaria com as coligações nas disputas proporcionais.

Por fim, seria colocada em votação uma proposta de emenda constitucional para estabelecer a coincidência das eleições nacionais, estaduais e municipais.

Para viabilizar a mudança em 2018, seria criada uma disposição transitória alargando o mandato dos próximos prefeitos e vereadores eleitos para seis anos.

Almeida Lima diz não ter localizado oposição alguma a essas propostas, e pondera que a Comissão da Reforma Política continuaria depois a trabalhar em outras propostas visando as eleições de 2014.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobral Shopping "CONVIDA"

você está convidado para o evento que apresentará um mundo de grandes possibilidades para sobral.
DATA: 06 de maio de 2011, às 20h
LOCAL: Palace Buffet
ENDEREÇO: Rua José Lopes Pontes, 120, dom Expedito, Sobral/ CE

O Convite solicita aos interessados à confirmação através do fone (085) 3433.7685

Casas Populares de Aracatiaçu e Bomfim "PEDEM SOCORRO"



Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) rasga texto de medida provisória

Foto
Foto : Orlando Brito
OPOSIÇÃO QUER AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA MP
Diversos assuntos tratados na Medida Provisória 513/10 provocaram polêmica no Plenário do Senado nesta quarta (4). Parlamentares da oposição abandonaram a sessão em protesto à votação contra o "rolo compressor" governista. Para eles, a Medida Provisória é um "guarda-chuva", e seria inconstitucional por tratar de temas totalmente desconexos como Parcerias Público-Privadas, Sistema Habitacional, financiamento a Estados em situação de emergência, rodovias, portos e ajuda ao Haiti. Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que chegou a rasgar o texto, a medida provisória é "um acinte" ao Senado e ao Congresso. “Tratam de temas que são tão díspares que não deveriam sequer merecer a leitura na Casa. Não preenche pressupostos constitucionais”. Ele afirmou ainda que o DEM vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo contra a referida MP. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), relator da MP, afirmou que todos os assuntos tratados na proposta estavam relacionados a questões financeiras e tributárias. Mas concordou que é preciso mudar a forma como as Medidas Provisórias tramitam no Senado atualmente.

(Claudio Humberto)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Presidência da CNBB declara aberta oficialmente a 49ª Assembleia Geral da CNBB

 

Em seu pronunciamento de abertura, dom Geraldo Lyrio agradeceu à Companhia de Jesus por ter recebido a CNBB, em Itaici, desde a 14ª Assembleia Geral, em 1974, até a 47ª, em 2009. “No casarão da Vila Kostka, os Jesuítas sempre nos acolheram com espírito eclesial e nos serviram com dedicação e amor”. Além disso, dom Geraldo destacou como “acertada” a decisão de mudar para Aparecida. “Acertada foi a decisão de virmos nos reunir aos pés da Padroeira do Brasil. Acolhidos sob seu manto materno, experimentaremos o fervor dos romeiros que acorrem ao Santuário Nacional, e aqui poderemos vivenciar experiência semelhante à dos Apóstolos que, com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos no cenáculo de Jerusalém aguardando a vinda do Paráclito”.
Dom Geraldo, ao final, invocou a Santíssima Trindade e “implorando a intercessão da Mãe Aparecida”, declarou aberta a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Após as palavras do presidente da CNBB, o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, saudou a todos presentes, em nome de todos os cidadãos de Aparecida, e afirmou que a cidade está “honrada e feliz com a presença dos bispos do Brasil”.
O reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padre Darci José Nicioli, fez uma apresentação das futuras instalações para as próximas Assembleias da CNBB. Segundo o padre, uma área de 180 mil metros quadrados, chamada de “Cidade dos Romeiro”, foi adquirida e estão sendo construídas as novas instalações para as futuras assembleias. “Para esta assembleia (2011) foram feitas algumas modificações no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida. Já para 2012 os senhores terão acomodações mais específicas e mais confortáveis”. Segundo o padre Nicioli, a “Cidade dos Romeiros” está definitivamente pronta no ano de 2017.
O cardeal e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, em nome da arquidiocese e do Santuário Nacional agradeceu a presença dos bispos e de todos os colaboradores, e disse se lembrar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que aconteceu em Aparecida, em 2007, que contou com a presença do papa Bento XVI. “Eu sinto o clima aqui favorável, como senti com 5ª Conferência. Sei que teremos uma assembleia memorável”, disse.
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, encerrou a cerimônia de abertura. Ele agradeceu o convite feito pela Presidência da CNBB em participar da Assembleia, e em sua fala, o núncio apostólico agradeceu ao “anfitrião” dom Damasceno por toda hospitalidade e acolhida. Além disso, dom Lorenzo invocou a proteção de Nossa Senhora Aparecida “para que os trabalhos que visam o bem da Igreja corram bem para os próximos quatro anos”, fazendo uma lembrança desta assembleia que é eletiva.

UVA inicia comemorações pelos 50 anos de criação do Curso de Letras


O evento acontecerá de 4 a 6 de maio de 2011, no campus da Betânia, e terá como objetivos principais promover um debate sobre a importância do Curso de Letras, relembrando a sua trajetória ao longo de cinco décadas, e discutir os problemas e conquistas do Curso, além dos seus projetos para o futuro. Palestras, lançamento de livro, homenagem e apresentações artísticas são algumas atividades que farão parte da abertura das comemorações dos 50 anos de criação do Curso de Letras da UVA.

A programação comemorativa terá início com o lançamento do livro O Senhor Irineu, de autoria de Daniel Coutinho, estudante de Letras da UVA e vencedor do Prêmio Literário para Autores Cearenses 2010, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT).
Os “Problemas, conquistas e desafios do Curso de Letras” serão o tema da mesa-redonda, no dia 5, com a participação dos professores Marton Tamas, Elisalene Alves e Geane Albuquerque, e dos estudantes Waldemar Ferreira e José Inácio Pereira.

Ainda na abertura das comemorações haverá apresentação musical do Quinteto de Chorinho, da Banda de Música de Sobral.
O Curso de Letras obteve autorização para o seu funcionamento por meio do Decreto Federal nº 49.878, de 11 de janeiro de 1961, quando ainda pertencia à Faculdade de Filosofia Dom José, mantida, à época, pela Diocese de Sobral.

Presidente do PT rejeita escolha de Terra Lima para comandar BNB

 

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, comunicou ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, o veto do partido a escolha do servidor do Banco do Brasil, Miguel Cícero Terra Lima, para ser o novo presidente do Banco do Nordeste(BNB). Para o cargo hoje ocupado pelo economista Roberto Smith, o PT quer um nome sintonizado com o partido e com as causas nordestinas.
O governador Cid Gomes e o deputado federal José Guimarães estiveram reunidos no Palácio Abolição na segunda-feira,03, à tarde quando discutiram o futuro do BNB. A bancada federal do Nordeste já avisou ao Palácio do Planalto sobre a necessidade da escolha de um presidente do BNB sintonizado com a região.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, insiste na escolha do servidor Terra Lima. O impasse está estabelecido, e caberá a presidente Dilma a palavra final sobre os rumos do BNB. Uma das propostas apresentadas é a manutenção do atual presidente Roberto Smith no cargo. Outra solução é a escolha de um nome técnico dentre os quadros da própria instituição nordestina.


( Donizete Arruda)

Lula, o Homem de meio milhão de dólares



 O ex-presidente Lula disse a aliados que aceitou uma oferta de US$ 500 mil (cerca de R$ 790 mil) para fazer palestra na Coreia do Sul, a convite da multinacional LG.
Se confirmar a presença, ele ultrapassará o primeiro milhão de dólares em quatro meses fora do governo, segundo cálculos de petistas.
Os convites de bancos e grandes empresas têm impulsionado a agenda internacional do ex-presidente.
Recordista de viagens internacionais no governo, ele visitou quatro países entre janeiro e abril de 2003, primeiro ano de sua gestão. Neste ano, esteve em dez países no período -aumento de 150%.
O ex-ministro Luiz Dulci confirmou o convite da LG, mas não comentou o cachê de R$ 500 mil.

(Folha de S. Paulo)

PM rodoviária recusa documento do Detran

 

Empresas cearenses de transporte – impossibilitadas de transitar pela BR-222, que é uma buraqueira só – estão obtendo, via site do Detran, a Autorização Especial de Trânsito para que seus caminhões trafeguem pela Rodovia Estruturante, estadual, que em boas condições liga Caucaia a Pecém e Itapipoca.
Mas a Polícia Rodoviária Estadual, um setor da Polícia Militar, tem, estranhamente, recusado o documento.
Esta notícia, em tom de denúncia, vem dos transportadores.

(Egidio Serpa)

Índice de pobreza no Brasil cai 50% em oito anos




A pobreza no Brasil caiu 50,64% entre dezembro de 2002 e dezembro de 2010, período em que Luiz Inácio Lula da Silva esteve à frente da presidência da República. O dado consta da pesquisa divulgada nesta terça-feira, 3, pelo professor do Centro de Politica Social da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcelo Neri. O critério da FGV para definir pobreza é uma renda per capita abaixo de R$ 151. A desigualdade dos brasileiros, segundo ele, atingiu o "piso histórico" desde que começou a ser calculada na década de 60. Segundo o estudo, a queda da pobreza nos mandatos de Lula superou a registrada durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, incluindo o período de implementação do Plano Real. Nesse período, a pobreza caiu 31,9%. "Acho que essa década (anos 2000) pode ser chamada de década da redução da desigualdade; assim como os anos 90 foram chamados de década da estabilização", afirmou Neri.

Esquema frauda idade de jogadores de futebol

 
A Polícia Federal deflagrou, em Juazeiro do Norte a Operação Peter Pan Cariri para investigar um esquema de falsificação de documentos para reduzir a idade de jogadores de futebol.
O objetivo era valorizar o passe dos atletas em transações no Brasil e no exterior. O esquema foi descoberto a partir de passaportes emitidos com documentos falsos.
Até agora há a confirmação do envolvimento de três jogadores. Os nomes não foram divulgados. Nos documentos de identidade falsos, a idade dos atletas era diminuída em dois ou três anos e os nomes, alterados. Apenas a filiação e as fotos eram mantidas. 

( O Globo)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Localização do Terreno doado pelo Estado ao Município de Sobral

Depois de aprovada a Mensagem do Governo Estadual que doa terreno ao Município de Sobral publicamos a sua localização.
Anexo I
MEMORIAL DESCRITIVO DO TERRENO PERTENCENTE AO ESTADO DO CEARÁ, SOLICITADO PELO MUNICÍPIO DE SOBRAL
Um terreno de formato irregular pertencente ao Estado do Ceará, com área de um milhão, quinhentos e oitenta e um mil, quatrocentos e quarenta e três metros e setenta centimetros quadrados (1.581.443,70 m²). Localizado no Bairro Cidade Jose Euclídes Ferreira Gomes, registrado no Cartório de Imóveis do 6º Ofício – Comarca de Sobral – Ceará, na Matrícula nº 156, de 16 de junho de 1999.
Anexo II
M E M O R I A L D E S C R I T I V O
ÁREA TOTAL (m²): 1.260,00
L I M I T E S E C O N F R O N T A Ç Õ E S
Um imóvel de forma irregular, localizado na Rua 1º de Janeiro, no Bairro Vila União na sede deste município, possuindo uma área total de 1.260,00 m², estremando-se: ao Norte com o imóvel pertencente ao Estado do Ceará, medindo 28,00 metros; ao Sul com imóvel pertencente ao Estado do Ceará, medindo 28,00 metros; ao Leste com Rua 1º de Janeiro, medindo 45,00 metros e a Oeste com imóvel pertencente ao Estado do Ceará, medindo 45,00 metros.

Acidente com cantor Marrone

 


O helicóptero Esquilo PT-HMU, modelo AS50, --que é de Marrone-- tinha saído de Curitiba (PR), seguia para São Paulo e parou na cidade para reabastecer quando caiu na tarde de hoje. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a situação da aeronave é regular.



Marrone sendo socorrido por bombeiros logo após o acidente; cantor passa bem, outras 2 pessoas estavam no helicóptero

Boletim médico divulgado pelo Hospital de Base de São José de Rio Preto (438 km de São Paulo) no início da noite desta segunda-feira diz que o cantor Marrone está internado, em observação, na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Segundo a assessoria do hospital, os médicos decidiram internar Marrone na UTI devido à gravidade do acidente. No entanto, de acordo com o boletim, o cantor teve ferimentos leves, não corre risco de morte e seu estado é estável.

O capitão da PM Marcos Vinícius Baracho, comandante da base do Águia na cidade, --que atendeu a ocorrência--, afirma que o motor do helicóptero perdeu potência logo após decolar do aeroporto, bateu em uma árvore e caiu no recinto de exposições do município, a cerca de 1 km do aeroporto.

O helicóptero, que ficou destruído após a queda, está em situação regular de acordo com o site da Anac
Além de Marrone, estavam na aeronave Jardel, primo e secretário do cantor, e o piloto Almir Carlos Bezerra. O cantor Bruno não estava no voo. A dupla fez show no domingo (1º) em Curitiba e, segundo a assessoria, Marrone visitaria sua filha em São Paulo.

Bezerra teve o pé esquerdo decepado e passa por uma cirurgia para reconstrução na Santa Casa. Segundo o hospital, ele não corre risco de morrer. Até as 19h46 o piloto continuava na sala de cirurgia.

O estado de saúde de Jardel não foi divulgado a pedido da família.

A assessoria dos cantores informou que Bruno --que está em Uberlândia (MG)-- enviou uma pessoa da família para o local do acidente que o mantém informado sobre o caso.
 
(Macario Batista)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CIA diz esperar vingança a Bin Laden

A CIA afirmou nesta segunda (2), que ataques aos Estados Unidos são esperados, como forma de vingança pelo assassinato do líder terrorista, Osama Bin Laden, na noite do ultimo domingo (1). O diretor da agência, Leon Panetta, disse que os EUA permanecerão atentos, já que a morte de Bin Laden não significa a morte da Al Qaeda. Já o porta-voz do Talibã, Ehsanullah Ehsan confirmou as previsões americanas, "se ele [Bin Laden] foi martirizado, nós vamos vingar sua morte e lançar ataques contra os governos americano e paquistanês e suas forças de segurança", disse ele.

Ressaca de uma Parada







Protesto por restaurantes Universitários







 
Os Estudantes sempre cumpriram papel de vanguarda nas lutas por um Brasil livre e soberano. Em nossa IES não fugimos há regra, lutando por uma educação superior de qualidade, saímos as ruas reivindicando melhorias para nossa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. É neste momento de grande ebulição do movimento estudantil que os estudantes vivem uma imensa inquietação em relação a inversão de prioridades com os investimentos a serem gastos em nossa universidade em beneficio dos próprios estudantes.
Considerando a conjuntura atual nós do Diretório Central dos Estudantes queremos antes de tudo falar que é importante que uma universidade tenha em sua estrutura boas condições para receber adequadamente todos o estudantes. Por isso compreendemos que as reformas tanto do NTI como da DIMAP e a construção do estacionamento são melhorias necessárias a universidade.
Porém nós entendemos que para esse momento as prioridades para os estudantes da UVA são outras. A luta pela a construção dos RUS é histórica em nossa IES e entendemos que passou da hora para que nossas reivindicações sejam atendidas pela Reitoria e o Governo do Estado, investindo em Restaurante e Residencia Universitária sem deixar de lado a luta por mais concurso pra professor efetivo, técnico administrativo, sede própria para UVA, transporte entre os campi e uma democracia real onde os estudantes possam escolher democraticamente quem irá dirigir a universidade.
É através desse movimento que os estudantes despertam para luta política, e travam inúmeras batalhas por um projeto de Universidade Pública e de Qualidade para todos.
Por isso convocamos todos os estudantes e professores para no dia 02/05/2011 ás 08:00 e 18:30 EM FRENTE O PORTÃO DA BETÂNIA.
Em protesto a falta de prioridade em nossa universidade.

Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos, informou a rede de televisão CNN no fim da noite do domingo. De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

O maior atentado planejado por Bin Laden foi o ataque contra as Torres Gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. Na ocasião, dois aviões foram lançados contra os dois edifícios mais altos dos EUA, provocando a morte de cerca de 3.000 pessoas. O atentado fez com que os EUA, então liderados pelo presidente George W. Bush, lançassem uma ofensiva contra o Afeganistão, país que abrigava Bin Laden vários integrantes de sua rede terrorista, a Al Qaeda.

As forças armadas norte-americanas tinham há anos a prioridade de capturar vivo ou morto o terrorista saudita. Até então, Bin Laden sempre havia conseguido se escapar das forças americanas, alternando esconderijos nas áreas de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Robô acha e resgata caixa-preta do voo 447 da Air France

 

Imagem feita pelo robô Remora 6000 da caixa-preta do voo 447- Foto:Divulgação/BEA

O robô Remora 6000, que na semana passada começou a missão de mergulho nos destroços do avião Air France , localizou na manhã deste domingo uma das caixas-pretas do voo 447, que caiu em 2009 com 228 pessoas a bordo.
As informações são do Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês). A memória guarda os dados e gravações de voz que podem ajudar a determinar as causas do acidente há quase dois anos.
Na semana passada, o robô encontrou o chassi da caixa-preta. O chassi foi encontrado perto de outros destroços do avião. A localização da caixa-preta era uma prioridade desta quinta fase de buscas. As coordenadas geográficas precisas dos destroços foram obtidas através da análise das fotos tiradas por outros robôs submarinos que localizaram a fuselagem no início de abril. 

(O Globo)