sábado, 29 de outubro de 2011

Waack é informante dos EUA


E olha só; o jornalista da Globo, William Waack, é apontado como informante do governo americano. E quem revelou isso foi o Jornal do Brasil, baseado em documentos sigilosos trazidos a público pelo site Wikileaks citam três vezes o jornalista como informante da Casa Branca.

Em um dos arquivos do Wikileaks, a embaixada americana classificou a visita de porta-aviões dos Estados Unidos, em maio de 2008, como positiva. O texto americano cita Waack diretamente por ter ajudado a mostrar o lado positivo das relações do Brasil com os Estados Unidos em reportagens para o jornal "O Globo".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outro documento de fevereiro de 2010 - considerado ‘confidencial’ - mostra que o jornalista informou aos americanos suas impressões sobre os possíveis candidatos à presidência, durante um fórum econômico em São Paulo: Ciro Gomes era o mais preparado, Serra era "claramente competente" e Dilma era... incoerente.

Waack também manteve contatos com funcionários americanos em agosto de 2009. Ele apontou que Serra e Aécio Neves já haviam selado a paz para uma candidatura a presidente e vice, respectivamente, no ano seguinte. Porém a informação era falsa, já que Aécio acabou tentando o Senado por Minas Gerais.

(Com informação de O POVO)

Reforma Política: urgente e inadiável

Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
BRASÍLIA, sexta-feira, 28 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – Apresentamos, a seguir, a nota divulgada nesta quinta-feira pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulada “Reforma Política: urgente e inadiável”.
* * *
Reforma Política: urgente e inadiável!

A Reforma Política é uma urgência inadiável em nosso país. Se feita de forma a ultrapassar os limites de uma simples reforma eleitoral, ela se torna um caminho seguro para coibir a corrupção e sua abominável impunidade, que corroem instituições do Estado brasileiro e a vida do povo.
A expectativa de sua efetiva realização, assegurada pela Presidente Dilma Rousseff, em seu discurso de posse, e pelas imediatas iniciativas da Câmara e do Senado de constituírem comissões para esse fim, está se exaurindo diante da lentidão e falta de vontade política com que o Congresso Nacional tem discutido o tema. Por isso, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília, de 25 a 27 de outubro, manifesta perplexidade e indignação, em sintonia com o clamor que vem das recentes marchas contra a corrupção, e conclama a todos a exigirem dos parlamentares efetivo empenho na aprovação de uma reforma política ampla e com participação popular.
A sociedade brasileira não pode ser frustrada neste seu direito. Projetos de leis de iniciativa popular exitosos, como as leis 9.840/1999, contra a corrupção eleitoral, e 135/2010, denominada Ficha Limpa, são a prova do quanto nosso povo quer pôr fim à chaga da corrupção no Brasil. Confiamos que o Supremo Tribunal Federal decidirá pela constitucionalidade desta última a fim de que seja aplicada já nas próximas eleições.
Neste contexto, a CNBB reitera o que disse em seu documento Por uma reforma do Estado com participação popular: “A reforma política de que o país necessita com urgência, não pode se limitar a regras eleitorais, e dentro delas ao funcionamento dos partidos. Ela precisa atingir o âmago da estrutura do poder e a forma de exercê-lo, tendo como critério básico inspirador, a participação popular. Trata-se de reaproximar o poder e colocá-lo ao alcance da influência viável e eficaz da cidadania” (Doc. 91, n. 101).
O momento exige, portanto, a retomada do diálogo entre os atores da sociedade civil e os legisladores, na perspectiva de incorporação de propostas concretas já construídas. Do contrário, o Congresso se omitirá, outorgando ao Judiciário a responsabilidade de decidir sobre questões que cabem, primordialmente, ao Legislativo.
O fortalecimento da democracia direta passa pela regulamentação do artigo 14 da Constituição Federal, que trata dos plebiscitos, referendos e leis de iniciativa popular. Além disso, a reforma política não pode adiar medidas que moralizem o financiamento das campanhas eleitorais, assegurem candidaturas de “Fichas Limpas”, criem mecanismos para revogação de mandatos e garantam a fidelidade partidária.
A CNBB considera indispensável, também, dar novos passos que ampliem a aplicação da Ficha Limpa, de modo a atingir cargos comissionados do Parlamento e outros Poderes da Federação. O Executivo e o Judiciário são corresponsáveis por um Poder Serviço dignamente cidadão.
Movidos pela busca do bem comum e pela fé cristã, que nos faz “esperar contra toda esperança” (Rm 4,18), confiamos que estes apelos sejam ouvidos pelos Parlamentares.
Nossa Senhora Aparecida, Mãe dos brasileiros, inspire nossos dirigentes e nos alcance de seu Filho a vitória que almejamos.


Brasília, 27 de outubro de 2011.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão-MA
Vice-Presidente da CNBB


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário Geral da CNBB

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Servidor Municipal


A homenagem ao funcionário público foi instituída em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, em reconhecimento aos serviços prestados ao País desde 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa, quando a máquina administrativa estatal deu seus primeiros passos no Brasil, e eles marcaram presença em todos os períodos, da Colônia à República.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social
Para todos os funcionários públicos ofereço uma música bem brasileira, a música aquarela do Brasil cantada por Antônio Carlos Jobim.
Para todos os funcionários públicos - http://www.youtube.com/watch?v=q2d-GtJUO_w&feature=fvsr
Isso porque um bom funcionário público tem que ser nacionalista.
Minhas lembranças e felicitações a voçê como profissional pela comemoração do seu dia,
Parabéns e Sucesso!

Paróquia do Coração de Jesus


A Diocese de Sobral ganha a partir do próximo sábado (29) a sua 38ª paróquia. É a de Coração de Jesus, em Sobral, que deixa de ser capela da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. A festa de instalação da nova paróquia será, às 19 horas, com a leitura do decreto diocesano através do bispo dom Odelir José Magri. Na oportunidade será empossado como primeiro pároco da Coração de Jesus, padre Francisco Alves Magalhães.
Com a ida de Francisco Alves Magalhães para a Paróquia do Coração de Jesus, a Diocese começa a fazer o rodízio de padres. O vigário geral da Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, revela que padre Magalhães deixa a Paróquia do Patrocínio pela Coração de Jesus.
Outras quatro mudanças foram anunciadas pelo chanceler da Diocese, padre Nonato Bastos. Padre José Fábio Mota deixou a Paróquia de São Paulo Apóstolo e deve ser transferido para uma outra paróquia ainda não definida. Em seu lugar assumiu, na São Paulo Apóstolo, padre Zenóbio Gomes Silveira.
Padre Marcos Neves de Oliveira fica na paróquia de Massapê até o próximo domingo (30), quando às 19 horas haverá uma missa de despedida. No dia seis de novembro próximo, pare Marcos assume a paróquia de Freicheirinha. Padre Nicodemos de Sousa sai dia 30 de Freicheirinha e vai para Massapê e depois se aposenta em Aranaú (Acaraú).
Estarei completando um ano, na Diocese, em doze de dezembro próximo. E agora me sinto mais a vontade. Mais em casa. Conheci a realidade da Diocese e começamos a fazer mudanças de alguns padres de paróquias”, revela dom Odelir.
O município de Sobral passará a contar com nove paróquias, sendo seis na sede e três nos distritos. As paróquias da sede são a nova Coração de Jesus, da Sé, Nossa Senhora do Patrocínio, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima e Ressurreição. As três outras paróquias estão localizadas nos distritos de Aracatiaçu (paróquia de Santo Antônio), Jaibaras (paróquia ee Santa Terezinha do Menino Jesus) e Taperuaba (paróquia de Nossa Senhora do Carmo).
A Diocese de Sobral, que vai completar em dez de novembro próximo, 96 anos, foi criada pelo papa Bento XV através da bula Catholicae Relligioni Bonun, que desmembrando Sobral da então Diocese de Fortaleza. A Diocese Sobralense tem uma abragência em 28 cidades da Zona Norte do Ceará com 38 paróquias.
12 paróquias novas
Nos últimos cinco anos foram criadas pela Diocese de Sobral 12 novas paróquias. Antes da Coração de Jesus foram criadas as de Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, em Alcântaras (2006); de São Paulo Apóstolo, em Sobral (2007); de Nossa Senhora Sant’Anna, em Varjota (2008); de Santa Maria Madalena, em Catunda (2008); de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Jaibaras-Sobral (2008); de Nossa Senhora do Livramento, em Uruoca (2008); de São João, em Araraú-Acaraú (2008); de Nossa Senhora do Carmo, em Taperuaba-Sobral (2009); de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pires Ferreira (2009); de Nossa Senhora da Conceição, em Moraújo (2009); e de São João Batista, em Pacujá (2009).
Tem paróquias ainda em Forquilha, Santa Quitéria, Ipu, Hidrolândia, Groaíras, Martinópole, Marco, Bela Cruz, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacora, Morrinhos, Mucambo, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Massapê, Cariré, Reriutaba, Senador Sá e Frecheirinha.
A nova paróquia sobralense já nasce grande. A Coração de Jesus tem abrangências 11 bairros: Coração de Jesus, Expectativa, Parque Silvana I, Parque Silvana II, Alto da Brasília, Vila Recanto I, Vila Recanto II, Betânia, Conjunto Nova Meruoca, Paraíso das Flores e Alto Grande. A capela Coração de Jesus agora transformada em paróquia tem 65 anos de fundação.
A Catedral da Sé de Sobral (Nossa Senhora da Conceição), que data de 30 de agosto de 1757, vai ser restaurada. Dom Odelir conseguiu junto ao prefeito Veveu Arruda, que buscou recursos no Ministério da Cultura para recuperar a Sé que vai ganhar também a urbanização de seu entorno.(Lauriberto Braga)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vem aí nova campanha contra febre aftosa no Ceará



Alô, pecuaristas cearenses!
Terça-feira, 1 de novembro, começará a nova campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A meta é repetir a campanha anterior, quando foram vacinados 94% dos 2,3 milhões de bois e búfalos do Ceará.
Se isso ac
ontecer, o Estado ganhará o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, meta sonhada pelo Governo do Estado

TSE cassa propaganda partidária do PSDB

Sessão extraordinária do TSE. Brasilia-DF 26/10/2011
Foto: Sessão extraordinária do TSE
 
Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) à perda do próximo programa nacional da legenda e de 12,3 minutos de inserções ao longo da programação das emissoras de televisão, porque entendeu que a propaganda veiculada pela sigla no primeiro semestre de 2010 foi utilizada indevidamente para promoção da candidatura de José Serra à Presidência da República. Além disso, o Tribunal aplicou multas que somam R$ 50 mil para o PSDB e R$ 20 mil para José Serra.
Foram cassados o programa nacional em bloco do PSDB, que seria veiculado no primeiro semestre de 2012, além dos 12,3 minutos de inserções nacionais do partido, ainda neste ano ou no primeiro semestre de 2012.
Relatora de quatro representações apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra o PSDB e José Serra, a ministra Nancy Andrighi afirmou em todas elas que houve o desvirtuamento da finalidade da propaganda partidária e a clara promoção da imagem do então pré-candidato ao cargo de presidente, o que caracteriza a propaganda antecipada proibida pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

Crianças de Sobral (CE) participam de oficina de paleontologia

Alunos aprendem sobre a vida dos dinossauros e como identificar fósseis.
Durante a oficina, alunos também simulam escavação paleontológica.

Do G1 CE, com informações
da TV Verdes Mares


Estudantes da cidade de Sobral, interior do Ceará, recebem nesta semana oficinas de paleontologia. As crianças recebem aulas sobre a vida do homem na época das cavernas, os dinossauros e como eles foram extintos, há 65 milhões de anos.
A paleontóloga Somália Viana, diz que o assunto atrai a atenção das crianças. “Principalmente a vida dos dinossauros. Eles querem saber se os dinossauros viviam em cavernas, se eram grandes, o que comiam”, diz Somália.
Durante a oficina, os estudantes assistiram a uma peça de teatro que explica a importância dos fósseis. “Os fósseis são patrimônio da humanidade e devem ser preservados e guardados”, diz um ator na peça.
saiba mais
O momento mais aguardado da oficina, de acordo com a paleontóloga Somália Viana, é quando os alunos simulam uma escavação na busca de fósseis. As crianças usam capacetes, lanternas e pincéis semelhantes aos usados por paleontólogos profissionais. “Aqui a gente vê mesmo os fósseis, é muito divertido. Na escola a gente só vê as imagens”, diz o estudante Arisson Ferreira.
Ao fim da oficina, os alunos visitam o museu São José, com exposição permanente de fósseis escavados em estados do Nordeste do Brasil. “A maioria deles nunca tinha ido a um museu, e o que foi visto hoje eles só veem nos livros e televisão. Isso está sendo de grande importância para eles”, avalia a professora Ana Cláudia, que levou sua turma à oficina.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Universidade seleciona professor para Fortaleza, Sobral e Cariri

Vagas são para professor substituto da Universidade Federal do Ceará.
Psicologia e Odontologia estão entre cursos com vagas abertas para ensino.

Do G1 CE


A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza de 25 de outubro até 23 de novembro inscrições para concurso público para uma vaga de professor substituto no setor de estudo Design, Métodos e Processos, no campus do Cariri, e de uma vaga para o setor de estudo Fundamentos Teórico-Metodológicos em Psicologia, no campus de Sobral.

Ainda em Sobral, até o dia 27 de outubro, estão abertas inscrições para vaga de professor substituto para o Curso de Odontologia, no setor de estudo Métodos de Diagnóstico/ Estomatologia/ Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
Fortaleza
Nos dias 26, 27 e 31 de outubro estarão abertas as inscrições para seleção de professor substituto para o Magistério Superior da UFC em Fortaleza. Também são oferecidas duas no Departamento de Psicologia, do Centro de Humanidades: uma no setor de Estudo Estudos Básicos e outra no setor de estudo Saúde Coletiva. Todas as vagas têm regime de 40 horas semanais de trabalho.
Informações sobre as seleções e os editais para o concurso estão disponíveis no site da Superintência de Recursos Humanos da UFC.

Frase do Dia

  
            Levei um R$ 1 milhão em notas de R$ 50, R$ 100. Parei do lado, desci, abri o porta-mala do carro, peguei o dinheiro. O motorista abriu o porta-mala do carro oficial. Fui eu quem botou com a ajuda do motorista.
Célio Soares, o motorista que diz ter entregado ao ministro Orlando Silva, do Esporte, dinheiro desviado de Ongs

MELISSA agora é na Roupa & Cia AMANHÃ....

Museu Madi de Sobral terá estrutura elevada


Clique para Ampliar
 O novo Museu Madi Sobral será espacial. A informação com exclusividade para o Diário do Nordeste é dada pelo secretário de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Campelo Costa. A nova concepção do Madi é restabelecer o local, que foi anteriormente inundado pelas águas do Rio Acaraú, em 2009. "Só que agora, em vez do térreo, vamos colocar plataforma superior, cobrindo a anterior", diz Costa.
Ele, que é arquiteto, garante a viabilidade do novo projeto. "Vai ter sobre essa plataforma uma estrutura espacial, de caráter simbólico, monumental, para marcar o lugar, como deve ser". Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, o novo Madi será um marco na intenção da Prefeitura, de voltar-se para a margem esquerda do Acaraú. "Foi onde a cidade nasceu, dando a importância que ela tem", explica.
Campelo Costa aposta que o local vai consolidar o verdadeiro centro cultural de Sobral. "Este Centro Cultural tem uma importância enorme com a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, com a Escola de Comunicação, Artes e Ofícios e o Museu Madi", adianta.
O secretário detalha o Novo Madi. "O Museu, na parte de cima, vai funcionar com sua galeria, a sala de exposição. No térreo, funcionará a parte educativa, no sentido que ficará aberto, podendo haver, naturalmente, exposições temporárias, sem problemas de grande risco, de segurança, onde a gente possa trazer crianças para começar a aprender a questão da perspectiva das atividades cultural e educativa. Já o Museu, aquilo que a gente chama de ´intestinos´, ou seja, a parte logística, de reparo, de guardar o acervo, este funcionará numa área dentro da Escola de Comunicação, Artes e Ofícios", diz.
O secretário acrescenta que a obra terá na nova galeria a possibilidade mais concreta de interagir. "Estão previstos sanitários, que não tinha anteriormente. Além disso, terá toda parte de infraestrutura com ar condicionado, casa de máquina, e outros equipamentos".
Energia solar
A energia para o Novo Madi deve ser gerada a partir do sol. O secretário disse que o prefeito Veveu Arruda quer transformar a fonte da eletricidade pela de energia solar. "Essa é uma das muitas qualidades que a gente quer para o Museu". Campelo Costa destaca que, com essa iniciativa, o prefeito estabelece patamar inicial de readequar a beira do Acaraú, complementada pelo outro lado do rio, como o lugar de passeio, cooper, realização de grandes espetáculos, como os shows recentes com Lenine e Zeca Baleiro na cidade.
Na concepção do secretário, o museu vai compor a Praça Cívica de Sobral. "Esta praça foi pensada para ser o palco das grandes manifestações de massa, comícios, shows, espetáculos e que se transforme num sucesso".
Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral. Avenida Dom José, 881, Centro Telefone: (88) 3611.2712
LAURIBERTO BRAGA
Repórter

PF vai apurar suposto vazamento de prova do Enem

 O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos de uma escola particular de Fortaleza (CE).
A notícia do vazamento veio à tona após um aluno do Colégio Christus publicar em uma rede social cópias de fotos de apostilas com questões semelhantes às do exame, aplicado no último final de semana. Embora o material não possua qualquer identificação do estabelecimento de ensino, o próprio ministério, por meio de sua assessoria, afirma que os estudantes do colégio tiveram acesso ao conteúdo há algumas semanas. A PF vai investigar como isso ocorreu.
Se a prova for cancelada, os 639 alunos do colégio Christus terão que refazê-la no final de novembro, quando o exame será aplicado à população carcerária.
Criado em 1998, o exame ganhou importância nos últimos anos ao se tornar pré-requisito para os interessados em bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ganhou ainda mais peso em 2009, quando passou a substituir o vestibular de boa parte das instituições públicas de ensino superior. Este ano, cerca de 4 milhões de candidatos fizeram o Enem no último fim de semana em 14 mil locais de provas de 1,6 mil cidades.

( Agência Brasil)

Prefeito de Sobral já trabalha reeleição




O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), anuncia que vai postular reeleiçao em 2012. Ele, que assumiu com a renúncia de Leõnidas Crisitno, hoje secretário nacional dos Portos, diz ter esse objetivo e, dentro dessa meta, a ordem agora é reforçar a gestão.

(Eliomar de Lima)

Paulo Vasconcelos vai a tribuna e fala do Dia do Servidor Público


O vereador do PRB, Paulo Vasconcelos, esteve na tribuna do Plenário 5 de Julho, na sessão de terça-feira (25) e durante o seu pronunciamento enalteceu o dia do funcionário, a ser comemorado no dia 28 de outubro, instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Durante o seu pronunciamento Paulo Vasconcelos enalteceu o trabalho de servidor público de Sobral, destacando que a presença deles tem se tornado melhor a vida do sobralense. "São pessoas comprometida com suas funções, e com o sucesso de suas administrações. Sabemos que não são méritos somente dos administradores, mas que depende também do esforço de cada servidor público", disse Paulo Vasconcelos.

Paulo Vasconcelos também falou sobre a Lei de sua autoria, que cria o Departamento de Assistência Ocupacional e Segurança do Servidor Público do Município de Sobral. A lei aprovada recentemente, tem como meta principal: assessorar, elaborar e divulgar tudo aquilo que passa na vida do servidor público.

Mais um exemplar da "VEJA" é rasgado


“O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) rasgou um exemplar da revista Veja, ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará, em protesto contra as denúncias de corrupção que atingem o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Enquanto rasgava a revista, na tribuna da Assembleia, o deputado fazia depoimento indignado em defesa do ministro e em repúdio à publicação.
Segundo ele, o policial militar João Dias Farias não possui provas contra o ministro. Com base nisso, Lula criticou a revista por ter dado espaço às acusações de “um bandido sem provas” contra um “ministro”.
O parlamentar destacou, ainda, que o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, existe em todas as prefeituras brasileiras, sendo que o PCdoB não é o partido que comanda a maioria dos convênios.”
Em balanço, ele disse que o PT, por exemplo, comada 38 convênios e o PMDB, 32, sendo o PCdoB o responsável por apenas 15 convênios. Lula destacou ainda que o Ministério trabalha para extinguir os contratos com ONGs em 2012. Heitor Férrer (PDT), Antônio Carlos (PT) e Augustinho Moreira (PV) apoiaram a fala de Lula.”

(O POVO)

Termina greve do BNB

“Cerca de 200 bancários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), reunidos em assembleia nesta terça-feira, 25, decidiram em maioria pelo fim da greve, após 29 dias de paralisação.
Mobilizados desde o último dia 27 de setembro, os bancários conseguiram do Banco uma nova proposta nesta terça-feira, inclusive com uma promoção especial, a partir de janeiro de 2012, referente aos três primeiros níveis do PCR.
A proposta contém ainda reajuste linear de 10% na tabela de cargos do PCR e no VCP; reajuste de 9% para todas as demais verbas e benefícios, PLR social de 3% do lucro líquido do Banco, de forma linear, além da PLR seguindo a regra da Fenaban, limitado a 9% do lucro líquido do Banco.”


(POVO Online)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pontos Turisticos

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETINHOS

A atual Igreja do Rosário foi construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sobral, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Senhora do Rosário. Era comemorado no período da festa de N. Sra do Rosário, a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que, em Sobral, se realizou esta festa foi em janeiro de 1889, após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo.
 A Igreja do Rosário, a mais antiga de Sobral, sofreu algumas modificações por iniciativa do então vigário geral Pe. José Tupinambá da Frota, tais como as ampliações laterais em 1914 . Em 1926, já como bispo, Dom José mudou o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos e mandou retirar as tribunas laterais típicas do século XVIII. Entre 1941 e 1942 foi reformado o altar mor conforme projeto do italiano Agostinho Balmes Odisio.

TJ poderá decretar prisão de prefeito de Massapê, João Pontes

Responsabilizado pela morte de duas crianças, o político se nega a pagar a indenização e teve pedida sua prisão no TribunalOnze anos depois de um trágico acidente que causou a morte de duas crianças, a família das vítimas ainda luta por justiça. O fato ocorreu na tarde do dia 1º de dezembro de 1999, no Conjunto São Pedro, localizado no Morro de Santa Terezinha, no Grande Mucuripe, quando um trator atropelou e matou os irmãos Nayara e Pedro Iago Cordeiro de Freitas, de sete e nove anos de idade, respectivamente. Daquela data até hoje, os familiares lutam na Justiça para que o acusado do crime seja devidamente punido.

Já transitou em julgado, isto é, não há mais possibilidade de recurso judicial, o processo que tramitou na área Cível, condenando o atual prefeito de Massapê (a 272Km de Fortaleza), João Pontes Mota, ao pagamento de indenização à família das crianças mortas no acidente. O político é o dono da empresa ´Exponencial Engenharia´´ para o qual o trator estava a serviço. Mota também era o engenheiro responsável pela obra, um serviço de terraplenagem para a construção de obras públicas.

Dois processos foram abertos na Justiça para a apuração do caso. Na área Cível, o prefeito e engenheiro foi condenado a pagar uma indenização à família das vítimas. Hoje, o valor da reparação já ultrapassa R$ 600 mil. Mesmo o processo já tendo sido encerrado e transitado em julgado, o prefeito, segundo a família das crianças, se recusa a cumprir a ordem da Justiça. O processo apurou que o motorista, inabilitado para dirigir trator de esteira, aplanava o terreno para a construção de um conjunto habitacional.

As vítimas foram atropeladas pelo trator quando voltavam da escola. Sem prestar socorro às crianças, o motorista fugiu do local. O Tribunal de Justiça, através de decisão do desembargador Abelardo Benevides Moraes, condenou o dono da empresa ao pagamento da indenização e este se recusa a cumprir a ordem. Por conta disso, foi protocolado junto ao TJ, através dos advogados dos pais, um pedido de prisão contra o prefeito, por desobediência.

(Macario Batista)

Cid estagiário de Leônidas


Estagiário
Leônidas Cristino, o Ministro dos Portos foi ao Cariri para inauguração da rodovia Juazeiro-Caririaçu-Quitaiús. Ele, alguns políticos e o Governador do Estado.
Revelação
Cristino,explicou a visita com saudade: Fui o engenheiro-chefe do trecho Juazeiro-Caririaçu,quando estava no Governo do Ceará,em 86. Sabe quem era meu engenheiro estagiário? Cid Gomes.

(Macario Batista)

“Civita avisou ao PT que derrubará Dilma”


No último domingo, o ator José de Abreu, esse simpaticíssimo sessentão paulista de Santa Rita do Passa Quatro, soltou uma nota no Twitter que, desde então, vem sendo objeto de curiosidade e de intensos debates na internet devido ao teor explosivo que encerra. Abaixo, a reprodução da nota do ator. Foi capturada em seu perfil naquela rede social.
Diante da enormidade que é haver dado concreto sobre uma premissa que todos os que se interessam por política já intuíam diante do comportamento da revista Veja nos últimos tempos, sobretudo após o caso escabroso em que um repórter desse veículo tentou invadir o apartamento do ex-ministro José Dirceu em um hotel de Brasília, decidi entrevistar o autor de tão interessante informação.
Conversei com Abreu por telefone durante cerca de 40 minutos. Foi mais um bate-papo informal. Girou, basicamente, em torno da informação que o ator obteve, mas enveredou por sua visão sobre como e por que um empresário do setor de comunicação ousa mandar ao governo do país um recado dessa magnitude, em termos de arrogância.
Segundo Abreu, a informação lhe foi passada por um petista graúdo que procurou a direção da Veja logo após a tentativa de invasão do apartamento de Dirceu. O emissário não teria procurado a revista em nome do governo, mas, sim, em nome do PT. Ainda segundo o entrevistado, essas conversas de petistas e até do governo com a mídia ocorrem institucionalmente e com freqüência.
A tal “raposa felpuda” do PT teria ponderado com a direção da Veja que precisaria haver limites, que a revista estaria passando da conta. Enfim, teria sido a tentativa de um pacto de convivência mínimo. Aliás, informação relevante do entrevistado foi a de que esse pacto até já existe e é por isso que Dilma vem sendo poupada pela mídia, apesar dos ataques ao seu governo.
A resposta veio de cima, do próprio Roberto Civita, e foi a de que não haveria acordo: a Veja pretende derrubar o governo Dilma. As razões para isso não foram explicadas, apesar de que o interlocutor de Abreu diz que o dono da Veja está enfurecido com os sucessivos governos do PT que, nos últimos 9 anos, tiraram da grande mídia montanhas de dinheiro público.
Sempre segundo o entrevistado, apesar de muitos acharem que o governo “dá dinheiro” à mídia (via publicidade oficial) apesar de ser fustigado por ela, nos últimos 9 anos a publicidade do governo federal, a compra de livros didáticos da Abril, enfim, tudo que o governo gasta com comunicação passou a pingar nos cofres midiáticos em proporção infinitamente menor do que jorrava até 2002.
De fato, de 2003 para cá esse bilhão de reais que o governo gasta oficialmente em comunicação, que até aquele ano era dividido entre 500 veículos, hoje irriga cerca de oito mil veículos, muitos deles com linha editorial totalmente inversa à dos grandes meios de comunicação que até o advento da eleição de Lula, em 2002, mamavam tranquilamente. E sozinhos.
Abreu também diz que essa coexistência de bastidores entre adversários políticos (imprensa tucana, de um lado, e PT e governos petistas de outro) se deve a um fato inegável: os políticos precisam da mídia e isso fica claro quando a gente se surpreende ao ver petistas, os mais alvejados por esses veículos, concedendo cordiais entrevistas aos seus algozes.
Particularmente, este blog não se surpreendeu com as revelações de José de Abreu. As marchas contra a corrupção, o objetivo claro de impedir o funcionamento do governo lançando matérias incessantes só contra o governo federal enquanto escândalos enormes como o das emendas dos deputados estaduais paulistas recebem espaço quase zero, mostram que a mídia pretende inviabilizar o governo Dilma Rousseff.
Mais uma vez, digo a quem não acredita: se o cavalo do golpe passar selado, a mídia monta sem pensar. E, agora, tenho até evidências concretas para fundamentar meu ponto de vista. Será, então, que o PT e o governo Dilma vão ficar sentados esperando o golpe? Querem a minha opinião? Acho que vão. Eles ainda acreditam que podem se entender com a imprensa golpista.
Na Argentina, expulsaram os Civita do país

 ( Paulo Henrique Amorim -Conversa Afiada)
 

Dia do Dentista



Só você me faz sorrir....


Felicitações pelo seu dia!!

Prefeitura de Crato (CE) abre inscrições para 360 vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade.
Os salários vão de R$ 545 a R$ 1.445,77.

Do G1, em São Paulo



A Prefeitura de Crato (CE) abre nesta terça-feira (25) as inscrições do concurso para 360 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545 a R$ 1.445,77.
Os cargos de nível superior são de analista ambiental – agrônomo, analista ambiental – geólogo, analista ambiental – biólogo, analista ambiental - engenheiro civil, médico clínico geral, médico dermatologista, médico pediatra, médico ginecologista/obstetra, médico legista, médico psiquiatra, topógrafo, turismólogo, professor, professor de códigos e linguagens, professor de ciências naturais e matemática, professor de sociedade e cultura e professor de habilidade inclusiva.
Os cargos de nível médio são de agente administrativo, agente de endemias, agente de trânsito, agente social, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem, auxiliar de farmácia,
auxiliar de consultório dentário, cuidador social, fiscal de tributos, fiscal ambiental, guarda municipal, secretário escolar e técnico em segurança do trabalho.
Os cargos de nível fundamental são de auxiliar de cuidador social, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços gerais - bombeiro hidráulico, auxiliar de serviços gerais – mecânico, auxiliar de serviços gerais – merendeira, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, músico e telefonista.

As inscrições vão estar abertas a partir de 25 de outubro e deverão ser feitas no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, na Rua José de Alencar, próximo ao calçadão, Centro da cidade, até 8 de novembro, das 9h às 13h. O valor da taxa varia de R$ 40 a R$ 100.
A data da prova será divulgada até o 20º dia após o encerramento das inscrições na sede da prefeitura, no Largo Julio Saraiva, s/n, Centro, e nos sites www.serctam.com.br e http://www.crato.ce.gov.br/

MP debate internação compulsória para crianças e adolescentes que usam drogas

Ministério-Público-do-Ceará.
O Ministério Público do Ceará realiza na próxima segunda-feira (24) o “Seminário de Sensibilização sobre Internação Compulsória e Involuntária de Crianças e Adolescentes: Intervenções Possíveis”, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça do Estado, em Fortaleza.
O evento traz à tona uma série de discussões sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, principalmente nas regiões mais pobres do país, por conta do vício em drogas.
Dados da Secretaria Nacional Antidrogas de 2003 apontavam que cerca de 25% dos jovens brasileiros já tinha experimentado algum tipo de droga (lícita ou ilícita).
De acordo com um relatório produzido pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODOC), de 2008, o Brasil tem mais de 870 mil usuários de drogas. O país só fica atrás dos Estados Unidos no ranking de número de consumidores.
Projeto de lei pede internação sem autorizaçãoTramita no Congresso um projeto de lei de autoria do deputado Orlando Bolçone (PSB-SP) que regulamenta a internação de crianças e adolescentes usuários de drogas para tratamento independente da autorização dos pais.
Segundo o texto, caberia às autoridades a reclusão de jovens que fossem encontrados sob o efeito de drogas nas ruas. A proposta ainda causa divergências entre os juristas e será um dos principais pontos do debate na Procuradoria Geral de Justiça do Ceará.

Descaso com Aracatiaçu

Criticas de um Morador INCONFORMADO...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto Novos Ares implanta fiação subterrânea em Sobral

Clique para Ampliar
Sobral O Sítio Histórico de Sobral é o primeiro de cidades interioranas do Brasil a ganhar o projeto Novos Ares. Trata-se da internalização de toda fiação das redes elétricas, telefônicas e dados-lógica (Internet). A obra, uma parceria do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral tem orçamento total de R$ 12,5 milhões e deve ser concluída em 18 meses, a contar a partir de hoje.
O governador Cid Gomes, a superintendente regional do Iphan, Juçara Peixoto, e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, assinaram, ontem à noite, na Margem Esquerda do Rio Acaraú, a ordem de serviço para o início das obras. A festa de lançamento do "Novos Ares" foi encerrada com um show do cantor Zeca Baleiro e contou com as presenças do ministro especial da Portos, Leônidas Cristino (prefeito de Sobral de 2005 a 2010), do chefe de gabinete do governador, Ivo Gomes, do secretário adjunto de Infraestrutura do Ceará, Otacílio Borges, e de milhares de pessoas. "A riqueza arquitetônica do Centro Histórico de Sobral, formado por prédios, que contam a formação do nosso Município e da região, ficará mais visível com essa rede subterrânea", comemora Cid Gomes, que foi prefeito de Sobral (1997-2004). Veveu Arruda destaca que "este projeto é estratégico para a Prefeitura qualificar o Centro Histórico e torná-lo um ambiente socialmente agradável e economicamente preparado para desenvolver a cidade". Juçara lembra que depois da fiação subterrânea o Iphan vai "revitalizar os imóveis históricos de Sobral. Vamos fazer uma limpeza visual neles, dando um novo aspecto e que este Centro Histórico, após isso, se sustente por si só". A Tecnocon Tecnologia em Construções, vencedora da licitação, realizará as obras civis de internalização (dutos e caixas subterrâneas, além dos postes ornamentais) da rede elétrica por R$ 3.569,767,34, valor R$ 1,3 milhão abaixo do inicialmente previsto no edital de licitação. As obras serão concluídas até o fim de agosto de 2012. A Coelce, em parceira com o Governo, realizará a implantação de todos os cabos elétricos.
Além da rede elétrica, serão realizadas outras licitações para a internalização das redes telefônica (Oi) e de dados (Internet-Embratel), com investimentos estimados em R$ 12,5 milhões, sendo a metade (R$ 6,250 milhões) capitaneados pelo Instituto. Na última sexta-feira (21), cinco empresas apresentaram propostas para internalização das redes telefônica e lógica do Sítio Histórico de Sobral. As ações para tornar mais belo o sítio histórico compreendem o polígono entre as ruas Coronel Monte Alverne, Maestro José Pedro, Jornalista Deolindo Barreto, João do Monte, Domingos Olímpio, Ernesto Deocleciano, Carlos Luzimar Coelho, Joaquim Ribeiro, Tabelião Afonso Cavalcante, Coronel José Sabóia, Menino Deus, Frederico Ozanan, Carlito Pompeu, SDO 007 e Cordeiro de Andrade.
Área beneficiada
A área pública beneficiada é de 27 hectares tombados pelo Iphan. Nela estão instalados diversos prédios que contam a história da Zona Norte, como igrejas, casarões, praças, o Museu Dom José e Museu do Eclipse.
Os lojistas de Sobral tiveram a garantia do prefeito de que as obras do Projeto Novos Ares não vão prejudicar as vendas de fim de ano na cidade. "Vamos montar um quiosque, no Centro, para informar tudo sobre a obra, mas garanto a vocês que não vai atrapalhar as vendas de fim de ano, uma vez que vamos começar pela área não comercial", assegura Veveu. O prefeito disse para o bispo diocesano de Sobral, dom Odelir Magri, que as igrejas do Centro Histórico também serão avisadas quando a obra vai passar pelos patamares delas.
Lauriberto BragaRepórter

UFC seleciona professor para Fortaleza, Sobral e Cariri

Serão abertas amanhã (25) e se prolongam até 23 de novembro as inscrições para concurso público para preenchimento de uma vaga de professor substituto no setor de estudo Design, Métodos e Processos, no campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri, e de uma vaga para o setor de estudo Fundamentos Teórico-Metodológicos em Psicologia, no campus da UFC em Sobral. As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por procuração, na secretaria do Campus do Cariri, na Rua Tenente Raimundo Rocha s/n, Bairro Universitário, em Juazeiro do Norte e no campus de Sobral , na Av. Lúcia Sabóia, 215, Centro.

Primeira página do Jornal O Estado


Blog do Macario

I Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima-Aracatiaçu- Sobral-CE

Dentro das atividades em preparação ao centenário da Diocese de Sobral e em virtude do ano Mariano aconteceu no dia 22 de outubro em Aracatiaçu a I Romaria diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.


Foto : Pe. Manoelito

Foto : Pe. Manoelito

Foto : Pe. Manoelito

Foto : Pe. Manoelito

Foto : Pe. Manoelito

‘Esporteduto’ do PCdoB controla verba do governo e beneficia aliados do Ceará

Durante passagem por Fortaleza, o ministro Orlando Silva confraterniza com os secretários Evaldo Lima (sec. esporte de Fortaleza), Ferrúcio Feitosa (sec. especial da Copa) e o senador Inácio Arruda (PCdoB). Foto: Site do senador Inácio Arruda.
Nos últimos dois anos, prefeituras e secretarias municipais de Esporte controladas pelo partido estiveram entre as maiores beneficiadas por recursos do Segundo Tempo, criado para promover atividades físicas entre estudantes. A informação é do Jornal O Estado de S. Paulo com levantamento do site Contas Abertas
Sobral
Entre as prefeituras, de janeiro a outubro de 2011, a que recebeu o maior repasse per capita do Segundo Tempo foi a de Sobral (CE), cidade em que o coordenador do programa é um ex-candidato a vereador e dirigente municipal do PC do B. Foi quase R$ 1,5 milhão para uma população de cerca de 188 mil moradores, segundo levantamento do Contas Abertas, entidade especializada na análise de contas públicas.
Nada Casual
Segundo a reportagem, a presença de comunistas nas duas pontas do “esporteduto” não é casual: mesmo antes de fincar bandeira na Esplanada dos Ministérios, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o partido havia estabelecido como estratégia concentrar no setor esportivo praticamente todas as reivindicações de cargos nas esferas federal, estadual e municipal.
Com informações do Congresso em Foco.