quarta-feira, 31 de março de 2010

Semana Santa

Estamos em um período no qual somos chamados a refletir sobre o amor de Deus. Desejamos a todos uma santa vivência destes dias.

CNBB abre concurso para o cartaz da Campanha da Fraternidade 2011.


Estão abertas as inscrições para o concurso do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”. A Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB está responsável pelo concurso e receberá o material até o dia 31 de maio de 2010.
De acordo com a Comissão, deve conter no cartaz, além das figuras ilustrativas, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2011”, “Fraternidade e a vida no planeta” e “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todo o país.
Os interessados podem enviar material para o seguinte endereço (caso o material seja impresso): Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Comunicação Social; SE/Sul – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF; CEP 70200-014. Já os trabalhos digitalizados podem ser encaminhados para o e-mail comsocial@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com cópia para cf@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal católico A12 entra no ar dia 1º de abril .

No próximo dia 1º de abril os internautas poderão contar com mais uma ferramenta de interatividade do universo católico. Trata-se do portal A12.com que irá reunir informações do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Editora Santuário e Rádio e Tv Aparecida.

O grande objetivo do projeto, que promete oferecer informação, cultura, entretenimento e oração em um só lugar, é evangelizar, formar e informar através das novas ferramentas do mundo virtual.
Todo o universo de informação tem Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil como elemento chave desta união.
Para compor o portal, todos os sites das instituições acima foram repaginados e reestruturados e agora estarão integrados em um único endereço.
No site do Santuário Nacional, por exemplo, os internautas contarão com um ambiente oracional chamado Capela Virtual onde, através da web poderão rezar o terço junto com o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, fazer a via-sacra virtual, acender sua vela virtual entre outros. Será possível ainda ao internauta, fazer uma visita virtual ao interior do Santuário através de uma imagem tridimensional.
Outra grande novidade são as redes sociais: orkut, facebook, twitter, youtube e blogs que oferecerão informação sobre os bastidores do dia-a-dia no Santuário Nacional.

O endereço é www.a12.com.

CNBB participa da comissão geral sobre legalização dos bingos e dos caça-níqueis.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi convidada para participar da comissão geral realizada pela Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira, 30. O evento discutiu a proposta de liberação dos bingos, videobingos e caça-níqueis no Brasil. Os jogos eletrônicos e outros jogos de azar estão proibidos no país desde 2004.
Representou a CNBB durante o ato, o membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência dos Bispos, Dr. Carlos Moura. Durante a comissão geral, Moura leu um pronunciamento a respeito do Projeto de Lei 270/2003. “A Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da CNBB preocupada com a preservação dos valores éticos em nosso País, sem os quais não apenas as famílias, mas o próprio Estado se fragiliza, manifesta sua apreensão caso venha a ser aprovada na Câmara Federal, a legalização dos bingos eletrônicos e outros jogos de azar, o que possibilitará o retorno de um mal já superado, colocando em risco a segurança e o bem estar das famílias, submetendo à exploração tantas pessoas, tornando-as dependentes”, disse.
A proposta de liberação consta de um substitutivo do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) a oito projetos de lei [270/03, 1986/03, 2999/04, 3492/04, 2429/07, 2944/04, 3489/08 e 2254/07].
Além da CNBB, participaram como convidados da comissão geral:
O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior;
o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues;
Max Pantoja da Costa, consultor da presidência da Caixa Econômica Federal (CEF);
o presidente da Associação Brasileira de Bingos (Abrabin), Olavo Sales da Silveira;
o procurador da República e diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República, Leonardo Cardoso de Freitas;
a procuradora da República do DF Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento; e
a presidente do Grupo Jurídico da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, Salise Monteiro Sanchotene.

Fonte : CNBB

Pronunciamento em solidariedade ao papa Bento XVI


Na noite de hoje, 31, às 19h, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, fará um pronunciamento em todas as TVs Católica do país, em solidariedade ao papa Bento XVI.
O Pontífice vem sofrendo acusações da mídia internacional de ter acobertado religiosos em casos de pedofilia.

Seis Secretárias do Ceará com novos secretarios.

A partir desta quinta-feira (1º), seis Secretarias de Estado ganham novos titulares. Na Chefia do Gabinete, assume Almircy Pinto, no lugar de Ivo Gomes; na Secretaria da Fazenda, João Marcos Maia ocupará a vaga deixada por Mauro Filho; na Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana deixa a função e assume o cargo Antônio Amorim. Na Secretaria da Justiça e Cidadania, Antonio Luiz Abreu Dantas ocupará a vaga de Marcos Cals; na Secretaria da Saúde, João Ananias cederá lugar para Arruda Bastos, e, na Secretaria das Cidades, Jurandir Santiago assume a vaga de Joaquim Cartaxo.
Os novos titulares ocupavam o cargo de secretário-adjunto, com exceção de Arruda Bastos que era secretário executivo. O afastamento dos antigos titulares, que estavam no exercício do cargo desde o início do governo em janeiro de 2007, foi motivado pela Lei Eleitoral que exige a desincompatibilização da função pública para pleitear candidaturas nas eleições do próximo mês de outubro. Além dos secretários, pediram desincompatilização das funcões o titular da Ematerce, José Maria Pimenta, e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann. Os nomes dos novos titulares da Ematerce e Adece serão divulgados até segunda-feira (5).

Fonte : Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado.

Mudança no governo de Cid Gomes.

Nesta quarta-feira, o clima é de mudança de cadeiras no Palácio Iracema. Por conta da desincompatibilização, alguns secretários deram adeus ao cargo para disputar mandato. Dentre eles,Ivo Gomes deixou a Chefia de Gabinete para disputar reeleição pelo PSB à Assembleia Legislativa.

Programa Saúde da Família chega à metade das casas brasileiras.


Mais da metade dos brasileiros, cerca de 96 milhões de pessoas, está cadastrada no Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com pesquisa divulgada hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos 27,5 milhões de residências cadastradas no programa – do total de 57,6 milhões - vivem 50,9% da população.
Os dados do Panorama da Saúde no Brasil, publicação elaborada com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com referência no ano de 2008, mostram que o Saúde da Família é mais abrangente que os planos de saúde. O serviço particular atende a 25,9% da população, ou seja, cerca de 49,2 milhões de pessoas.
A maior parte das famílias atendidas vive na Região Nordeste, que concentra 35,4% dos domicílios cadastrados ou 9,7 milhões de famílias. Em seguida estão o Sudeste, com 9,1 milhões de atendidos e o Sul, onde as equipes de saúde visitam 4,5 milhões de casas. A Região Norte tem a menor cobertura: 2 milhões de domicílios ou 7,4% do total no país.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, questiona os dados e chama a atenção para o fato de, historicamente, municípios do Nordeste terem se apropriado do programa, que conta com repasses do governo federal, em vez de investirem na rede básica de saúde.
"O PSF [Programa Saúde da Família] passou a ser a opção prioritária das prefeituras de menor e até de médio porte, particularmente no Nordeste. Em função disso e da falta de serviços básicos, o programa passou a ser a porta prioritária no sistema".
Proporcionalmente, três unidades têm menos de um terço de domicílios no programa: Amapá com 20,2% de domicílios atendidos, Rio de Janeiro, que oferece o serviço para 17,4% das residências no estado e Distrito Federal, com 11,2% - a menor cobertura no país.
Os profissionais do Saúde da Família visitam as casas mais pobres onde vivem pessoas com baixo nível de instrução. Dos cadastrados, 61,9% tinham renda de até um salário mínimo e 36,1% ganhavam mais que dois salários. Dentre os 8,5 milhões de residências onde a a pessoa de referência tinha menos de um ano de estudo, o atendimento chegava a 63,8%.

Fonte : Agência Brasil

Ciro Gomes lança novo portal.


Com um layout moderno e de fácil navegação, o novo site do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) já está no ar, no endereço www.cirogomes.com.br. O espaço divulga o mandato parlamentar e disponibiliza informações sobre os 30 anos de carreira política e vida pública de Ciro Gomes, mostrando a trajetória de um político experiente e de ficha limpa. Ali também há links para todas as páginas do deputado nas redes sociais, incluindo Twitter, Facebook e Orkut.
Descontraído e sorridente na homepage, Ciro Gomes dá as boas-vindas aos internautas: "Quero fazer desse espaço um espaço de amor ao Brasil e politizar o debate eleitoral, discutir valores, ideias e propostas que podem fazer a diferença para a vida do futuro do país. Daí vem a minha vontade de participar dessa discussão, por meio desse site, que é do deputado, mas também como um brasileiro democrata e militante político".

Programação das apresentações teatrais da Paixão de Cristo em Sobral


01 de abril – quinta-feira


* 16h - Paixão de Cristo da Amizade

Local: Parque Municipal Mucambinho

* 17h30 - Revivendo a Esperança

Local: Em frente a Escola Maria José Ferreira Gomes

* 17h30 - Galera Arteação ( infantil)

Local: Rua Airton Senna em frente a Escola Yêdda Frota – Terrenos Novos

02 de abril – sexta-feira

* Cia Teatro Pequenos seguidores de Cristo

Local: Padre Palhano na Praça

* Ministério do Teatro (MIR)

Local: Igreja Coração de Jesus à Igreja Santa Terezinha – Jaibaras

* 18h - Vila União

Local: Em frente a Escola Gerardo Rodrigues

* 18h - Pedrinhas em Cena

Local: Praça das Pedrinhas

* 17h - Renovart

Local: Em frente a Igreja da Ressurreição, próximo a Igreja da Mãe Rainha

* 17h - JUC ( Jovens Unidos a Cristo)

Local: Santuário de Nossa Senhora de Fatima – Aracatiaçu

* Amigos da Paixão

Local: Rua Luís Santo Aquino, ao lado da Paroquia São Paulo – Terrenos Novos, 18h20m

03 de abril – Sábado

* 17h30 - Amigos da Paixão

Local: Na Praça – Caracará

* 16h - Deus é Luz

Local: Rua São Domingos, Próximo a praça – Padre Palhano

* 17h - Amadores da Paixão

Local: Na Associação Benedito Tonho – Terrenos Novos

* 17h - Renovart

Local: Pau Darco, depois do Aprazível

04 de abril – Domingo

* 17h - Renovart

Local: Aprazível, do lado da igreja

* 16h30 - Buscando a Paixão

Local: Vila Recanto 2

10 de abril – Sábado

* 17h - Cia Teatro Pequenos seguidores de Cristo

Local: Jaibaras

A Diocese de Sobral e a Paróquia de Acaraú de Luto.


Faleceu supostamente vítima de um infarto fulminante na ultima segunda-Feira, 29 de março, monsenhor José Edson Magalhães, o mesmo fazia sua caminhada matinal, quando sentiu fortes dores no peito, foi socorrido e levado às presas para o hospital da cidade, onde já chegou praticamente sem vida.
Responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú e Líder de grande abrangência no município, monsenhor Edson Magalhães era querido e admirado pelo povo de todo o vale Acaraú, e Igreja do Ceará, principalmente pela atuação na área social e religiosa.
A diocese de Sobral e Acaraú perderam uma grande liderança, que dificilmente será encontrada novamente.

Caso Irmã Dorothy

Declarações de dois condenados pela morte da missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang em 2005 indicam que a principal prova a favor do acusado de ser o mandante do assassinato --o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida-- foi feita sob ameaça de violência e ao custo de R$ 300 mil.

Hoje, Bida volta ao júri, em Belém (PA), para ser julgado pela suspeita de ser o mandante do crime. Em seu segundo julgamento, em maio de 2008, ele foi absolvido, o que chocou grupos de defesa dos direitos humanos e ambientalistas.
À época, o fato decisivo para que ele fosse considerado inocente foi a exibição de um vídeo no qual Amair Feijoli da Cunha, o Tato, já condenado pelo crime, dizia que o fazendeiro nada teve a ver com o assassinato de Stang, em 2005, com seis tiros, em Anapu (PA).
Para tentar desmontar a tese sustentada na gravação, que contradizia o que Tato havia dito até então e pode de novo ser um ponto central da defesa, a Promotoria deve usar hoje apenas uma das declarações, as quais a Folha teve acesso.
Ela é uma carta, escrita à mão por Tato em junho de 2007 --oito meses após a produção do vídeo. Foi enviada ao Ministério Público Estadual.
Nela, ele afirma que vinha recebendo "muita pressão" do fazendeiro e que, se não corroborasse a versão da defesa, não iria ficar "vivo na cadeia".
Diz também que, "para ajudar" o fazendeiro, participou de "uma fita gravada com um repórter [...] que veio aqui. Eu fiz isso porque eu fiquei com medo". "A verdade é que ele [Bida] mandou o Rayfran [das Neves, outro condenado] matar a irmã Dorothy", escreveu.
A outra declaração é o depoimento de abril do ano passado dado por Clodoaldo Carlos Batista, que estava com Rayfran no momento em que este atirou em Stang. Clodoaldo cumpre 17 anos de prisão por participação na morte.
Segundo disse, a gravação que absolveu Bida "custou R$ 300 mil, sendo uma terra no valor de R$ 150 mil [no sul do Pará], dois carros [um deles no valor de R$ 30 mil] e mais uma quantia R$ 12 mil".
De acordo com Clodoaldo, todos os bens foram entregues à mulher de Tato por um funcionário de Bida. Clodoaldo afirmou também que os valores e a negociação foram relatados a ele pelo próprio Tato.
O depoimento, dado a representantes do Ministério Público, do governo do Pará e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), não será usado no julgamento de hoje, porque não foi anexado como prova a tempo.
Ao ser informado pela reportagem sobre os dois documentos, o advogado de Bida, Eduardo Imbiriba, disse que irá demonstrar, ao longo do júri, "a farsa sobre a carta", mas não detalhou em que consiste a suposta farsa.
Sobre o depoimento, disse que não o conhece e que prefere não comentar seu conteúdo.

Fonte : Folha Online

terça-feira, 30 de março de 2010

Concessionárias de serviços de água e energia deverão oferecer medidores gratuitamente.



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou no dia 24 de março, o Projeto de Lei (PL) 6834/06, que obriga concessionários de serviços públicos, como fornecimento de água e energia elétrica, a oferecer e instalar medidores de consumo gratuitamente. Hoje, leis municipais e estaduais já prevêem a instalação, embora nem sempre gratuita.
Como tramitava em caráter conclusivo, o texto aprovado será agora encaminhado ao Senado Federal (SF), exceto se houver recursos para sua análise pelo plenário da Câmara dos Deputados (CD).
A CCJC analisou apenas a adequação constitucional, jurídica e de técnica legislativa, onde foi recomendada a aprovação da proposta.
A proposta vai corrigir lacuna da Lei 8.987/95, que não define de quem é a obrigação pela instalação de equipamentos de medição de serviços prestados por concessionárias de serviço público.

Proposta sobre a interrupção no fornecimento de água e luz.


Foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) proposta que obriga as concessionárias de água e luz a manter o fornecimento de uma cota mínima para os consumidores de baixa renda, mesmo no caso de corte por inadimplência. Pelo texto, o Executivo deverá regulamentar a lei para definir a cota, o perfil dos usuários beneficiados e a forma como as concessionárias serão compensadas pela União.
Além de prever a cota mínima, o texto proíbe o corte do fornecimento sem determinação judicial prévia. A legislação atual (Lei 11.445/07) autoriza a interrupção por inadimplência após notificação da concessionária.
O substitutivo é uma proposta possível, que oferece duas soluções para o fornecimento de água e luz nos casos de inadimplência. A primeira é a cota subsidiada para os consumidores de baixa renda. A segunda, um espaço de tempo maior para o corte no fornecimento dos consumidores que se vejam impedidos de cumprir com suas obrigações.
O Projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 29 de março de 2010

PRECE DA SERENIDADE

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária
para aceitar as coisas que não posso modificar,
coragem para modificar aquelas que posso
e sabedoria para distinguir uma da outra
vivendo um dia de cada vez,
desfrutando um momento de cada vez,
aceitando as dificuldades
como um caminho para alcançar a paz,
considerando o mundo como ele é
e não como eu gostaria que ele fosse
confiando em Deus para endireitar todas as coisas
para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida
e sumamente feliz contigo na eternidade.


Reinhold Niebuhr – teólogo americano (1892-1971)

Chove em mais de 150 municípios do Ceará


Choveu em 152 municípios cearenses nas últimas horas, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Tauá (Região dos Inhamuns), com 72 milímetros. Ainda choveu bem na seguintes localidades:


Ipueiras – 60 mm

Tejuçuoca – 58 mm

Campos Sales – 57 mm

Jucás – 51 mm

Potengi – 47 mm

São Benedito – 46 mm

Cedro – 46 mm

Viçosa do Ceará – 45 mm

Altaneria – 44 mm

Hidrolândia – 42 m




BLOG do Eliomar