sábado, 18 de junho de 2011

Igreja declara que a pessoa humana tem mais dignidade do que a ONU reconhece.

Sendo a organização responsável por mais de um quarto da atenção mundial oferecida aos portadores de AIDS e aos afetados pela doença, a Igreja fala do assunto com muita experiência.
E o que a Igreja diz – e disse mais uma vez na sede das Nações Unidas na semana passada – é que a pessoa humana tem mais dignidade do que a ONU reconhece atualmente.
Por isso, quando, na última sexta-feira, na sede de Nova Iorque, se aceitou por unanimidade uma declaração política da ONU sobre o HIV/AIDS, a delegação do Vaticano levantou também aspectos sobre os quais não estava de acordo.
Dom Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé na ONU em Genebra, também havia apresentado objeções alguns dias antes, em uma reunião na Europa, recordando o papel da Igreja Católica na luta contra a AIDS.
Para combater esta infecção – desde que apareceu pela primeira vez há 30 anos e depois de mais de 30 milhões de mortes –, Jane Adolphe, professora associada de Direito no Ave Maria School of Law, falou na reunião de alto nível de Nova Iorque, em nome do arcebispo Francis Chullikatt, e propôs um ponto de partida: “o reconhecimento de que a pessoa humana pode e deve mudar um comportamento irresponsável e perigoso, ao invés de simplesmente aceitar esse comportamento como se fosse inevitável e imutável”.
A delegação da Santa Sé nas Nações Unidas quis recordar que a AIDS é algo mais que estatísticas ou planos imbuídos ideologicamente para lutar contra ela.
“As políticas, programas e declarações políticas não têm sentido se não reconhecermos a dimensão humana desta doença nos homens, mulheres e crianças que vivem com ou são afetados pelo HIV”, afirmou.
A Santa Sé voltou a propor “o único meio universalmente efetivo, seguro e acessível para deter a propagação deste mal: abstinência antes do casamento e fidelidade mútua durante ele, evitando correr riscos e condutas irresponsáveis e promovendo o acesso universal aos medicamentos que previnem o contágio do HIV de mãe a filho”.
E criticou aqueles que ignoram os resultados positivos dos programas baseados na abstinência e na fidelidade, “guiados pela ideologia e pelo próprio interesse econômico, que cresceu como resultado da AIDS”.
No mesmo sentido, declarou que o acesso ao financiamento não deve se limitar a “noções preconcebidas ideologicamente”, mas deve basear-se na “capacidade das organizações de proporcionar uma atenção segura, acessível e eficaz àqueles que dela precisam”.
Pleno respeito
Por isso, após a aceitação da Declaração, a delegação da Santa Sé pediu que se incluísse uma “declaração interpretativa”, na qual mostra suas reservas e precisões com relação a vários pontos do documento.
A declaração vaticana reiterou a posição da Igreja sobre os termos “saúde sexual e reprodutiva” e “serviços”, bem como “de gênero”.
Afirmou uma compreensão do termo “jovens” que significa que os Estados devem respeitar os direitos dos pais de família, e que reconhece que a família tradicional é indispensável na luta contra a AIDS.
A Santa Sé rejeitou as referências a termos como “população de alto risco”, dizendo que supõe “tratar as pessoas como objetos, o que pode dar a falsa impressão de que certos tipos de comportamento irresponsável são, de certa forma, moralmente aceitáveis”.
Recordou que não apoia o uso de preservativos para os programas de prevenção ou aulas de educação sexual.
Tampouco aceita os esforços de “redução de dano” relacionados ao consumo de drogas, já que estes “não respeitam a dignidade das pessoas que sofrem de adição às drogas, pois não tratam nem curam o doente, mas sugerem falsamente que não podem libertar-se do ciclo da adição”.
E rejeitou a caracterização das pessoas que exercem a prostituição como “profissionais do sexo”, “já que isso pode dar a falsa impressão de que a prostituição, de alguma maneira, poderia ser uma forma legítima de trabalho”.
“Faz-se necessário – concluiu o comunicado – um enfoque baseado nos valores para lutar contra a doença da AIDS, um enfoque que proporcione os cuidados necessários e o apoio moral às pessoas infectadas e que promova uma vida em conformidade com as normas da ordem moral natural, um enfoque que respeite plenamente a dignidade inerente ao ser humano.”

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmara aprova obrigatoriedade do ensino de Libras e Braile

 
Efraim Filho
 
 
Efraim Filho foi favorável à proposta.
A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus alunos com necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema Braile.
A proposta, que foi aprovada em caráter conclusivo e segue para o Senado, estabelece que “os sistemas de ensino deverão assegurar aos alunos com necessidades especiais métodos pedagógicos de comunicação, entre eles: Língua Brasileira de Sinais (Libras), tradução e interpretação de Libras, ensino de Língua Portuguesa para surdos, sistema Braille; recursos áudios e digitais, orientação e mobilidade; tecnologias assistivas e ajudas técnicas; interpretação da Libras digital, tadoma e outras alternativas de comunicação”.

Deputado morre em acidente de carro

 

DEP. LUCIANO MOREIRA

O deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA) morreu pelas 20h30 da quinta-feira (16) em decorrência de um acidente de carro no Povoado Jaburu, em Morros (MA), quando voltava de uma palestra em evento do Ministério Público em Barreirinhas. A informação é do Blog do Décio, de São Luís. Um búfalo invadiu a pista e, na tentativa de desvio, a caminhonete do deputado acabou capotando. Seu motorista Kleber, o assessor Mariano e a secretária Célia Sidreira ficaram feridos. O deputado Luciano Moreira foi atirado para fora do veículo porque estaria sem o cinto de segurança. Quebrou o pescoço e fraturou no crânio. Ele já chegou ao hospital de Morros sem vida.

Coleta de apoio ao PSD será investigada


O Ministério Público Eleitoral de São Paulo abriu ontem uma investigação sobre a suspeita de irregularidade na coleta de assinaturas de apoio à criação do PSD, partido liderado pelo prefeito Gilberto Kassab. Hoje mais dois pedidos de apuração devem ser oficializados. Diante do cenário, até aliados de Kassab já admitem que esse imbróglio jurídico poderá impedir o novo partido de participar das eleições no ano que vem.

A coleta também é investigada pela Ministério Público de Santa Catarina, onde cinco eleitores mortos foram relacionados nas fichas. Ontem, a Folha mostrou que a estrutura da Prefeitura de São Paulo é usada no recolhimento de assinaturas de apoio à fundação do PSD - exigência legal para a criação de uma nova legenda.

Um repórter preencheu a ficha de apoio à sigla do dentro da Subprefeitura da Freguesia do Ó, no gabinete do subprefeito Valdir Suzano. O chefe de gabinete do subprefeito, que entregou ao jornalista a lista de apoio, foi exonerado. O caso gerou reação de adversários de Kassab. "Um prédio público foi usado para promover o PSD. Está configurado o uso da máquina administrativa", disse o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto. Kassab, que deixou o DEM para fundar o PSD, tentou minimizar o episódio. "O que aconteceu foi um erro. Ele [o chefe de gabinete] errou, tanto que pediu exoneração", disse, após evento no Palácio dos Bandeirantes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças




Campanha contra pólio e sarampo será lançada nesta sexta-feira (17) PDF
Qui, 16 de Junho de 2011 10:08
18 de junho é o dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e também contra sarampo. No entanto, já nesta sexta-feira (17), às 8h30min, a Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, fará o lançamento da campanha, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertualino Sales, 544, Vila União). Contra a paralisia infantil, a meta é vacinar, no Estado, 656.647 crianças com menos de 5 anos. Com sucessivas campanhas de vacinação, desde 1999 o Ceará não registra nenhum caso de paralisia.


O Ceará é um dos oito estados brasileiros em que o Zé Gotinha vai proteger crianças do sarampo durante a primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil. Contra o sarampo serão imunizadas crianças de 1 ano a menores de 7 anos, num total esperado de 791.360 crianças, uma meta de cobertura vacinal de 95%. No Dia D da campanha, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 30 mil pessoas em 1.769 postos fixos e 20 mil postos volantes de vacinação. “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças” é a convocação da campanha.

18 de junho é o dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e também contra sarampo. Contra a paralisia infantil, a meta é vacinar, no Estado, 656.647 crianças com menos de 5 anos. Com sucessivas campanhas de vacinação, desde 1999 o Ceará não registra nenhum caso de paralisia.

O Ceará é um dos oito estados brasileiros em que o Zé Gotinha vai proteger crianças do sarampo durante a primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil. Contra o sarampo serão imunizadas crianças de 1 ano a menores de 7 anos, num total esperado de 791.360 crianças, uma meta de cobertura vacinal de 95%. No Dia D da campanha, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 30 mil pessoas em 1.769 postos fixos e 20 mil postos volantes de vacinação. “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças” é a convocação da campanha.

Servidores protestam em Brasília

                                    Servidores de universidades federais de todo o país realizaram uma marcha nesta quinta (16), na Esplanada dos Ministérios. Cerca de cinco mil pessoas se reuniram em frente à Catedral de Brasília e seguiram rumo ao Ministério do Planejamento. Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras, o movimento reivindicava o aumento do piso salarial da categoria para três salários mínimos.

Ex-Bispo auxiliar de Fortaleza é nomeado Arcebispo de Brasilia

O novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, foi nomeado nesta quarta pelo Papa Bento XVI
Ao receber a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha disse que espera conhecer melhor a realidade da capital federal em conjunto com o clero ali presente para tomar as melhores decisões.

A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 15, pelo Papa Bento XVI e era esperada desde abril. Os fiéis da arquidiocese de Brasília já rezavam coletivamente pela nomeação, assim, o novo arcebispo anseia continuar contando com a tal dedicação nesta nova missão pastoral.

“Quero que a Igreja de Brasília possa testemunhar a comunhão que se fundamenta na fé e que está enraizada no amor que se expressa, depois, nas diversas iniciativas pastorais”, destacou Dom Sérgio em entrevista ao noticias.cancaonova.com.


Dom Sérgio esteve, desde 2007, na Arquidiocese de Teresina, primeiro como Arcebispo Coadjutor e em 2008 assumiu o Arcebispado. Durante seus quatro anos de episcopado em Teresina dinamizou a pastoral e incentivou os serviços existentes.

“No nordeste temos a graça de contar com um público muito acolhedor e com uma fé profunda e simples, mas perseverante que traz resistência diante das situações adversas”, conta o arcebispo.

Esta é a segunda vez que um arcebispo de Teresina é transferido para Brasília. O primeiro foi o Cardeal Dom José Freire Falcão que assumiu em 1984 e atualmente é Arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília.

“Como no nordeste, em Brasília será necessário dar atenção aos mais pobres e sofredores, mas é preciso dar atenção também às novas situações e ambientes, tanto no mundo da política, como no mundo da cultura”, ressalta o novo arcebispo.

Dom Sérgio destaca que a Igreja deve evangelizar nas diversas situações e nos diversos ambientes na sociedade, especialmente nas faculdades, utilizando os diversos meios de comunicação.

“Eu não tenho uma receita pronta, tenho os critérios que são oferecidos pela Igreja e pelo Evangelho. Por isso, quero trabalhar em comunhão, primeiramente com o Santo Padre, com a Igreja que está no Brasil através da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos no Brasil], cuja sede está em Brasília, com a Nunciatura Apostólica, com a Igreja de todo Brasil e com aqueles que fazem o dia-a-dia da Igreja em Brasília, assumindo a missão da Igreja: a evangelização”, salienta.

CCJ do Senado aprova regulamentação da profissão de taxista

 


Projeto de lei da Câmara que regulamenta a profissão de taxista foi aprovado nesta quarta-feira, 15, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou voto favorável ao texto, que segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a qual cabe a decisão terminativa.
Ao apresentar seu voto favorável ao projeto (PLC 27/2011), Eunício Oliveira manifestou estranheza pelo fato de a profissão de taxista ainda não ter sido regulamentada no Brasil. O senador disse ser autor de projeto semelhante, já aprovado pelo Senado, mas decidiu acolher o texto da Câmara, sem modificações, com o objetivo de que siga rapidamente para a CAS, e para que possa ser sancionado e entrar em vigor no menor tempo possível.
Regras
O texto considera atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, com capacidade de, no máximo, sete passageiros.
Determina ainda que a profissão será exercida por profissional que atenda, entre outras, às seguintes condições: ter habilitação para conduzir veículo em uma das categorias B, C, D ou E; ter curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovido por entidade reconhecida; e ter certificação específica para exercer a profissão, emitida por órgão competente.
O texto classifica os taxistas como:
- Autônomo: motorista que detém autorização para prestar, por conta própria, serviço de transporte público individual remunerado de passageiros;
- Empregado: motorista que trabalha em veículo de propriedade de empresa autorizada a prestar serviço de transporte público individual remunerado de passageiros;
- Auxiliar de condutor autônomo: motorista que possui certificação para exercer a atividade profissional, conforme previsto na Lei 6.094/1974;
- Locatário: motorista que aluga veículo de propriedade de pessoa jurídica titular de autorização, regido por contrato de locação.
Para taxista empregado, o projeto prevê piso ajustado entre os sindicatos da categoria; direitos trabalhistas; e direitos previstos no Regime Geral da Previdência Social. Para municípios com mais de 50 mil habitantes, será obrigatório o uso de taxímetro, auferido anualmente.
A votação na CCJ foi acompanhada por dirigentes de entidades que representam os taxistas. Na discussão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou a iniciativa do autor do texto, o então deputado e hoje governador de Rondônia Confúcio Moura. Também Alvaro Dias (PSDB-PR), José Pimentel (PT-CE), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG), Marta Suplicy (PT-SP) e Pedro Taques (PDT-MT) saudaram a aprovação da proposta.

(Iara Guimarães Altafin / Agência Senado)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Abertas inscrições para Agente Postal


A Prefeitura de Sobral depois de criar 16 vagas para Agente Postal, agora abre inscriçoes para seleção pública.
O Agente Postal tem como função executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferencia, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos e outros produtos e serviços previstos no porte-folio da ECT.
Depois de muita polemica com relação aos serviços dos correios nos distritos de Sobral, finalmente os moradores destas localidades serão beneficiadas com o serviço postal.
Aos interessados veja abaixo as informações sobre a Seleção Pública simplificada:


Período : 13/06/2011 a 17/06/2011
Horario : 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas
Local: Prefeitura Municipal de sobral
Taxa de Inscrição : Gratuíta

Maiores informações : (88) 3677-1100 das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas

Cartel tenta barrar projeto que prevê postos de combustíveis em shoppings

Foi mais uma vez adiada a votação do projeto do deputado Chico Vigilante (PT), na Câmara Legislativa, que autoriza a instalação de postos de abastecimentos nos estacionamentos dos supermercados, hipermercados, shopping centers e similares, no Distrito Federal. O projeto anula lei anterior, aprovada mediante suborno de parlamentares pelo cartel que controla o comércio de combustíveis no Distrito Federal. O adiamento da votação – o terceiro – surpreendeu, porque havia um acordo de 16 deputados para ser votado nesta terça-feira. Desta vez foi adiado para o próximo dia útil, em principio, nesta quarta-feira, 15. Entidades de defesa do consumidor tmem que mais uma vez o cartel dos postos de combustíveis estejam tentando novamente impor seus interesses na Câmara, mediante métodos escusos. “O lobby é forte, mas a sociedade que apoia e a que espera pela aprovação do projeto de lei é mais forte que ele”, ressaltou Chico Vigilante.

Super poderosas




A mudança de comando na Casa Civil e na Secretaria de Relações Institucionais já está produzindo resultados práticos. No Diário Oficial da União, desde a última sexta-feira, começaram a surgir as primeiras nomeações para cargos de segundo e terceiro escalões.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Falta respeito com os pedestres


Direito de ir e vim é garantido pela constituição, e o passeio publico é definido pelo poder municipal que também tem poder de fiscalizar e garantir o livre trânsito aos pedestres nas calçadas. Porém em sobral observamos alguns flagrantes de desrespeito e o que chama atenção é que não conseguimos ver o poder fiscalizador do orgão municipal para que o infrator ajuste sua conduta. Vejam o que nosso blog registrou na Av. Dom José, a calçada de um hospital é transformada em estacionamento privado. Aguardamos a manifestação das autoridades competentes.

Três pessoas são mantidas reféns

11:18 atualizado às 13:15 Em Brasília, dois assaltantes estão neste momento com reféns, em uma casa no bloco K, da 711 Sul, no Plano Piloto, região central da cidade. Segundo a Polícia Militar, que foi chamada por volta das 10h, uma das vítimas era uma mulher grávida, que já foi liberada. Cerca de 80 homens da polícia estão no local tenanto uma negociação. Segundo o  major Márcio Gomes, os criminosos não fizeram nenhuma exigência. Eles pretendiam cometer um assalto e foram surpreendidos pela viatura da polícia. Gomes afirma ainda ques estão aguardando os bandidos eles se renderem.

VENDAS DE INGRESSOS DO CHITÃO NAS LOJAS ROUPA & CIA

No próximo dia 02 de julho, acontece no Derby Club Sobralense, mais uma edição do Chitão Só U Filé.- Ingressos a vendas nas lojas Roupa &Cia em Sobral;
- Valor R$ 20 reais + 2 kg de alimentos.

ESTADO DO CEARÁ REALIZARÁ A 1ª CONFERENCIA ESTADUAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.


CONSIDERANDO o Decreto Federal de 08 de dezembro de 2010, publicado no Diário Oficial da União de 09.12.2010, que convoca a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social –CONSOCIAL, Através do Decreto Nº 30.576, de 10 de junho de 2011, o GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, Cid Gomes, convoca a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, a realizar-se no período de 24 e 25 de fevereiro de 2012, na cidade de Fortaleza, Ceará, com o tema: “A sociedade no acompanhamento da gestão pública”.

A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social terá como objetivos:
I – debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil na gestão pública e de fortalecimento e interação entre a
sociedade e governo;
II - promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre participação social
no acompanhamento da gestão pública;
III – estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de transparência e acesso da sociedade à informação pública;
IV – debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação e acompanhamento da gestão
pública;
V – discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento da gestão pública, que utilizem
inclusive ferramentas e tecnologias de informação; e
VI – desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública.






PL orienta a compra de Uniformes das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública, das guardas municipais e das empresas de segurança privada.

 

FotoSENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do senado pode votar na próxima quarta (15) Projeto de Lei que restringe a compra de uniformes das forças armadas e órgãos de segurança. A matéria é de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e visa tornar mais segura a venda de uniformes das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública, das guardas municipais e das empresas de segurança privada. Segundo o parlamentar, a iniciativa evitará que criminosos possam ter fácil acesso aos uniformes e cometam delitos travestidos de autoridades militares ou policiais. O texto estabelece que para adquirir o fardamento, os agentes públicos ou privados, devem ser credenciados pela respectiva instituição ou órgão, apresentando identidade e o credenciamento no ato da aquisição.O projeto também prevê o cadastro nacional de empresas fabricantes e revendedores de uniformes.

(Claudio Humberto)

Senador diz que renuncia se passar lei anti-homofobia

 

 ( Folha)
O senador Magno Malta (PR-ES) disse que abandonará o Legislativo se for aprovada a proposta que criminaliza a homofobia.
"Se o projeto de lei 122, que excita a criação de um terceiro sexo, for aprovado, com dignidade de cristão, renuncio do mandato de senador", disse.
Presidente da 'Frente Parlamentar em Defesa da Família Brasileira', Malta pendurou a promessa de renúncia em sua página na internet.
A proposta que desgosta Malta foi apresentada na legislatura passada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO). Sem apoio, desceu ao arquivo.
Ao chegar no Senado, Marta Suplicy (PT-SP) reapresentou o projeto, para desassossego de Malta e de toda a bancada evangélica e católica.
Deve-se a valentia do senador à certeza nutrida por ele de que a iniciativa de Marta é natimorta: “A proposta já voltou morta e sepultada”, diz.
Antes da promessa de renúncia de Magno Malta havia muitas razões para os congressistas aprovarem o tal projeto. Agora, há mais um motivo.

(Josias de Souza)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Magazine Luiza compra lojas do Baú da Felicidade

“O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou nesta segunda-feira (13) acordo para aquisição das lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Sílvio Santos, por R$ 83 milhões, em uma operação que envolve 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de 3 milhões de clientes que serão adicionados à base de cartões da rede de varejo.
O valor da operação considera “que as lojas não terão nenhuma dívida ou caixa a serem pagos integralmente na data de fechamento da transação”, prevista para 31 de julho, afirma o Magazine Luiza em comunicado.
“Esta aquisição vem ao encontro dos objetivos estratégicos da companhia, reforçando sua presença nos mercados em que já atua… As lojas do Baú estão localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza”, afirma a varejista na nota.”
(Portal Uol)

Do blog o missionario sobral. "Aplausos para o edil"

O vereador Paulo Vasconcelos (foto), é digno de aplausos. O nobre edil, tem trabalhado em defesa dos moradores do recanto 1, 2 e do residencial Meruoca. O residencial por seu intermédio recebeu benesses e a comunidade lhe agradeceu. Mas, antes do ex-prefeito Dr. Leônidas Cristino deixar o assento de mandatário deste município, ele autorizou a instalação dos postes e de iluminárias que dão acesso ao residencial. A Coelce, está iluminando aquela artéria que vai da Grendene 06 até o residencial.

Homenagem ao Pe. Jairo


A Academia Sobralense de Estudos e Letras fará Sessão de Saudade (in memoriam) do Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte, ocupante da Cadeira de n° 10, falecido no dia 20 de fevereiro último. A Solenidade se dará no dia 14 de junho próximo, às 19h30min, na atual sede da Academia Sobralense (Av. Dr. Guarany, 535, Sobral). A Sessão de Saudade faz parte da tradição acadêmica. É o momento em que, antes de declarar vaga a cadeira ocupada pelo acadêmico que faleceu, a Diretoria e os demais acadêmicos homenageiam e reverenciam a memória do ocupante da cadeira, ele que passa a integrar a história da instituição. Para essa Sessão são convidados familiares, amigos, pessoas que gostavam e que conviveram com o acadêmico que nos deixou. Por essa razão a solenidade é aberta a toda a comunidade, aos familiares, aos amigos, ao Clero Sobralense e aos ex-paroquianos do saudoso Acadêmico Padre Jairo Linhares Ponte.
Dia : 14 de junho
Horário: 19h30min.
Local : Sede da Academia, Av. Dr. Guarany, 535


(Correio da Semana)

Projeto reduz limite de idade para bombeiros e policiais se aposentarem

Tramita na Câmara Proposta de Emenda à Constituição do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que reduz em dez anos os requisitos de idade e de tempo de contribuição para a aposentadoria voluntária de bombeiros e policiais federais, militares e civis que comprovarem efetivo exercício nas atividades de segurança pública. O projeto reduz os requisitos previstos na Constituição, que permite aposentadoria integral aos 60 anos de idade e 35 de contribuição para homens e 55 anos de idade e 30 de contribuição para mulheres. Essa regra vale para o servidor que tenha pelo menos dez anos de efetivo exercício no serviço e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria. O deputado Ribamar Alves lembra que a atividade policial traz risco à vida e pode gerar confusão psicológica. “Nada mais natural do que permitir aos policiais e bombeiros que se aposentem mais cedo pelas graves consequências que podem advir para a própria função que exercem”.