sexta-feira, 22 de abril de 2011

Leônidas é agraciado com Medalha Itamaraty

Dilma cumprimenta Leônidas Cristino.
O Secretário Nacional dos Portos, ministro Leônidas Cristino, foi agraciado nesta semana com a Medalha Itamaraty,na categoria grã-cruz, pelo Conselho da Ordem de Rio Branco. O ato ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.
Leônidas Cristino, que não tem nem dois meses no cargo, recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente.
A medalha Grã-Cruz da Ordem, instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, concedida a personalidades, tem como objetivo o reconhecimento de serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. Participaram da solenidade vários ministros, diplomatas e lideranças políticas.

(Eliomar de Lima)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

programa do Cão-Guia é inaugurado.

Começou nesta semana, o Programa do Cão-Guia e a construção do primeiro Centro de Referência para o Cão-Guia no País, em um prédio sustentável, na Universidade de São Paulo, com capacidade para até 92 animais. Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o programa definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento. Os filhotes dos cães que farão parte do treinamento serão entregues, em um primeiro momento, a uma família adotiva, selecionada pelo programa, e que cuidará do cão durante um ano, com vacinas e alimentação fornecidas pelo governo. Após o primeiro ano com a família, o cão é encaminhado ao centro de treinamento, por onde passará por um adestramento intensivo, específico para guia de cegos, com duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal. Após o treinamento, os cães serão encaminhados gratuitamente às pessoas com deficiência visual, que também serão previamente selecionadas e treinadas no Centro de Referência.

DIA DE TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal), batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PF prende promotora Deborah Guerer

A Polícia Federal acaba de prender a promotora Deborah Guerner e seu marido no aeroporto de Brasília, e os conduziu ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito antes de levá-los à carceragem. Guerner está afastada das funções e responde a acusação de receber propina de Durval Barbosa, o delator do mensalão do DEM, para mantê-lo informado sobre os inúmeros processos criminais a que ele responde na Justiça. Deborah Guerner também é acusada, junto ao seu ex-chefe no Ministério Público do DF, Leonardo Bandarra, de chantagear políticos como o ex-governador José Roberto Arruda.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ministério Público quer que bullying seja crime.

“Promotores da Infância e Juventude de São Paulo querem que o bullying seja considerado crime. Um anteprojeto de lei elaborado pelo grupo prevê pena mínima de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Se a prática for violenta, grave, reiterada e cometida por adolescente, o autor poderá ser internado na Fundação Casa, a antiga Febem.
A proposta prevê que poderá ser penalizada a pessoa que expuser alguém, de forma voluntária e mais de uma vez, a constrangimento público, escárnio ou qualquer forma de degradação física ou moral, sem motivação evidente estabelecendo relação desigual de poder. Estão previstos casos em que a pena pode ser ampliada, como quando é utilizado meio eletrônico ou qualquer mídia (cyberbullying). “Hoje, como não há tipificação legal específica, os casos que chegam são enquadrados geralmente como injúria ou lesão corporal”, explica promotor Mario Augusto Bruno Neto, secretário executivo da promotoria.
Como o bullying e o cyberbullying são praticados na imensa maioria dos casos por crianças e adolescentes, os promotores vão precisar adaptar a tipificação penal dessas práticas ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O anteprojeto será submetido, no dia 6 de maio, a aprovação na promotoria e, depois, encaminhado ao procurador-geral do Ministério Público (MP), Fernando Grella Vieira, que deverá enviar o texto a um deputado para que o documento seja encaminhado ao Congresso. Antes disso, porém, a proposta será divulgada no site do MP para consulta pública. “Queremos que a população envie sugestões para que possamos aperfeiçoá-la”, explica o promotor Bruno Neto.
A educadora Madalena Guasco Peixoto, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), considera a proposta exagerada. “Essa questão não se resolve criminalizando, e para casos graves já existe o crime de lesão corporal”, opina. “As escolas precisam assumir a responsabilidade e, se tiver de haver punição, que seja aplicada pelos estabelecimentos de ensino”, defende. “O problema é que as escolas estão sendo omissas”, rebate o promotor Thales Cezar de Oliveira, que também assina o anteprojeto de lei.”
(Jornal da Tarde)

DAE com novo Superintendente



O Senhor FRANCISCO QUINTINO VIEIRA NETO foi nomeado no inicio do mês de abril como Superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia-DAE. Dr. Quintino vem do DER e já passou por nossa cidade quando  Cid era prefeito.

Uma Luz para a Vida – Acenda os faróis



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou nesta segunda-feira (18), em todos os Estados, a campanha “Uma Luz para a Vida – Acenda os faróis”. A iniciativa vem a poucos dias do feriadão da Semana Santa, quando milhares de motoristas tomam as estradas para visitar parentes no interior ou descansar em praias. A ideia é simples: acender os faróis para aumentar a visibilidade do outro condutor, mesmo durante o dia.
A precária situação da malha asfáltica e animais soltos aumentam os riscos de acidentes. Para completar o quadro de preocupação, continua chovendo no Ceará. “(A chuva) camufla o buraco, deixa a pista escorregadia, diminui a visibilidade. Isso é um fator adverso que o motorista deve estar atento e diminuir a velocidade no deslocamento”, afirma o inspetor Danilo Lima, do Núcleo de Comunicação da PRF.
Entre as rodovias mais temidas, as BR’s 116 e 222 estão no topo da lista. “Apresentam uma série de problemas estruturais, muitos buracos e o principal problema são aqueles locais que possuem buracos espaçados, onde o motorista imprime uma velocidade e se depara com um buraco. Na tentativa de desviar, perde o controle do veículo e acaba se envolvendo em acidente”, explica Lima.

ASSESSOR QUE TAMBÉM É BLOGUEIRO É AGREDIDO POR VEREADOR

O presidente da Câmara Municipal de São Mamede (PB), Luiz Carlos (DEM), agrediu o assessor do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), Robson Medeiros. Revoltado com duas denúncias feitas por Robson em blog que administra, que o vereador acredita serem dirigidas a seu irmão, ele admitiu ter batido no assessor de Luiz Couto. Ele, porém, diz que antes, Robson cuspiu na sua cara. Em pronunciamento na Câmara, o deputado Luiz Couto afirmou que não é a primeira vez que o vereador usa de violência contra pessoas na cidade. "Há tempos que esse cidadão desfila pelo Código Penal Brasileiro. Nas campanhas eleitorais no município, ele banca o terror, insultando e agredindo as pessoas que não acompanham o seu agrupamento político", contou ele, na tribuna, na tarde de segunda-feira (18). Medeiros disse à reportagem que Luiz Carlos ficou chateado com duas notícias publicadas em seu site pessoal, o blog São Mamede Net. Uma postagem continha a frase “tem irmão de vereador cursando faculdade às custas do dinheiro público”. A outra informava acima de uma charge retirada do site Humortadela: “O blog do Robson Medeiros alerta: cresce o número de falsos médicos no Brasil”.

PF realiza operação contra jogos de azar

A Polícia Federal realiza a Operação Bancarrota, que cumpre 15 mandatos de prisão contra uma quadrilha de caça-níqueis que atua em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, e Rio de Janeiro, na manhã desta terça (19). Estão sendo cumpridos ainda 38 mandados de busca apreensão. As investigações começaram após denúncia no início do ano de 2008, e apontaram a possível participação de policiais na atuação da quadrilha. As máquinas caça-níqueis eram montadas em Feira e distribuídas em pontos naquela cidade, assim como para outros municípios do interior do Estado e para Alagoas. A organização criminosa desenvolveu um esquema de controle das máquinas através de “selos”, que eram identificados pelos policiais corruptos, com objetivo de evitar que fossem apreendidas. Os “selos” eram renovados mensalmente e o valor recolhido como pagamento de tais etiquetas era repassado ao chefe da organização criminosa, que garantia a operação das máquinas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sete veradores deixam o PSDB

Ao menos sete, dos 13 vereadores da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, deixam o partido para, ao que tudo indica, se filiarem ao Partido Social Democrático, de Gilberto Kassab. A legenda perdeu o presidente da Câmara, José Police Neto, e os vereadores Juscelino Gadelha, Ricardo Teixeira, Dalton Silvano, Adolfo Quintas, Souza Santos e Gilberto Natalini. "Queremos comunicar nosso desligamento do partido neste momento", disse Natalini, em entrevista realizada no Auditório Tiradentes da Câmara de São Paulo nesta segunda (18). O PSD foi lançado na última quarta (13), em solenidade da Câmara dos Deputados. Segundo os integrantes do novo partido, a legenda poderá contar com cerca de 40 parlamentares, oriundos tanto de partidos da oposição quanto da base do governo.

Estudo mostra que brasileiro está fumando menos

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e a coordenadora da Vigitel Brasil 2010, Déborah Malta, divulgam a pesquisa
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira, 18, pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os dados, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.
O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, admite que a queda na prevalência de fumantes no país é “lenta”. Segundo ele, a preocupação maior está no fato de que pessoas com menor escolaridade (até oito anos) fumam mais – 18,6% em relação às mais escolarizadas (12 anos ou mais).
“Grande parte do êxito brasileiro se deve à propaganda, mas cremos que podemos ir mais além”, disse, ao se referir às imagens de uso obrigatório em maços de cigarro que alertam para os problemas associados ao tabaco.

(Canção Nova)

Nossos Parabéns!

Hoje é dia de abraçar e parabenizar o Bispo Diocesano de Sobral, Dom Odelir Magri, o médico Gerardo Cristino Filho, o vereador José Crisóstomo - Zezão, o empresário Valmir Andrade Lima e o radialista Hernane Linhares.

                                                             

Aprovação prévia das Contas do Município de Sobral ano 2008

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, com fundamento no art.6º, da Lei nº12.160, de 04 de agosto de 1993 e nos termos da nova redação alterada pela Lei nº13.016, de 22 de maio de 2000, por maioria, com abstenção do senhor Conselheiro Ernesto Saboia de Figueiredo Júnior, emite Parecer Prévio Favorável à aprovação da Prestação de Contas de Governo do Município de Sobral, relativa ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade do senhor José Leônidas de Menezes Cristino, submetendo-o ao julgamento político a cargo da Câmara Municipal. Absteve-se de votar o senhor Conselheiro Ernesto Saboia de Figueiredo Junior, que declarou sua suspeição de parcialidade, com base no parágrafo único do art.60 do Regimento Interno c/c parágrafo único do art.135 do Código de Processo Civil.

Grendene compra fábrica na Índia

 Maior fabricante de calçados do Brasil, a Vulcabrás, do empresário Pedro Grendene, tomou uma decisão arrojada: comprou uma fábrica na Índia e está transferindo para o país asiático a parte mais intensiva em mão de obra de sua produção de tênis. A decisão foi motivada pela redução de competitividade no Brasil provocada pelo real forte e pela concorrência dos importados.
A empresa fechou na sexta-feira a aquisição de uma fábrica de calçados sediada em Chennai, uma das cinco maiores cidades da Índia. Uma “due diligence” ocorrerá nos próximos 40 dias e o negócio será assinado no início de junho. O valor da aquisição não foi divulgado, mas, incluindo os investimentos que serão feitos nos primeiros dois anos, a Vulcabrás vai aplicar US$ 50 milhões em sua operação indiana.
A unidade de Chennai emprega hoje mil pessoas e a Vulcabrás pretende aumentar esse número para 5 mil em um ano e meio. Como vai trabalhar também com empresas terceirizadas locais, a empresa brasileira vai gerar 8 mil empregos diretos e indiretos no país asiático. Hoje, a Vulcabrás conta com 40 mil pessoas no Brasil e 4 mil na Argentina.
A empresa não é a única a internacionalizar parte da produção. Companhias como Natura e Vicunha Têxtil estão fazendo o mesmo em busca de maior competitividade.

(Egídio Serpa)

E agora?

Projeto de lei apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), pede o fim da terceirização das atividades de natureza permanente da administração pública direta e indireta. Pinheiro defende que a terceirização criou um gigantesco contingente de trabalhadores de segunda classe - os terceirizados - que não dispõem de qualquer proteção social. Na prática, a proposta proíbe a administração pública de recrutar trabalhadores por meio de empresas interpostas ou cooperativa de trabalho. As exceções seriam obras, serviços de natureza eventual e coleta e processamento de lixo reciclável, unicamente no caso de existência de cooperativa formada em benefício dos trabalhadores

Lider do PT na contramão

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), acha que a política de "cerco" das autoridades às drogas é "perversa" e chegou a defender a liberação do plantio de maconha e a criação de cooperativas formadas por usuários. Ele lidera na Câmara dos Deptados o partido da presidenta Dilma, que em sua campanha prometeu combater "sem tréguas" ao crime organizado e as drogas. Em janeiro, demitiu Pedro Abramovay para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas depois que ele sugeriu numa entrevista a adoção de penas alternativas para “pequenos traficantes”. O líder do PT também acha que a prisão de pequenos traficantes contribui para engrossar as fileiras das organizações criminosas. "São mães de família que sozinhas têm que criar os filhos e passam a vender", disse. Ele falou sobre o assunto num debate promovido pelos grupos "Matilha Cultural" e "Desentorpecendo a Razão" em 24 de fevereiro. Um vídeo da exposição está no site Hempadão (união das palavras "hemp", maconha em inglês, e "empadão"), onde o deputado é personagem frequente