sábado, 5 de fevereiro de 2011

Queremos Deus 2011


"O Queremos Deus chega ao seu vigésimo quinto ano de existência com vinte e duas edições. Acontecerá dia 13 de fevereiro no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 14h.

O evento é uma realização da família carismática de Fortaleza que envolve grupos de oração, Renovação Carismática, Novas Comunidades e diversos outros movimentos da Igreja Católica sob a coordenação de Afonso Ibiapina, idealizador da iniciativa.

Neste ano, o Queremos Deus faz uma justa homenagem a pessoas que fizeram história no evento. Será entregue uma medalha abençoada pelo papa Bento XVI a Mons. Jonas Abib, na pessoa do Missionário Dunga; a Ibiapina, fundador do Queremos Deus e outra, in memoriam, a D. Aloísio Lorscheider na pessoa de D. Edmilson Cruz, o bispo que recusou a comenda do Congresso nacional.

A programação do evento conta com oração do terço da misericórdia feita por Ir. Kelly Patrícia e Pe. Antonio Furtado, apresentações de Dunga, da Comunidade Canção Nova, Ítalo e Reno e outras atrações católicas. A missa será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, D. José Antônio. A organização do evento espera um público de quarenta mil pessoas no CEU.

A partir deste ano o evento tem como endereço o CEU com o objetivo de ajudar na construção do centro de eventos católicos da cidade. Será cobrada uma pequena taxa de R$ 1,00 para auxiliar nos custos do evento e será arrecadado doações em alimentos ou roupa para as vítimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro. Todos os donativos serão entregues à Cáritas Diocesana, posteriormente repassados às famílias carentes.

SERVIÇO:
XXII Queremos Deus
Dia: 13 de fevereiro
Horas: 14h
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (AV. Alberto Craveiro,2222, Dias Macedo)
Colabore: Alimentos ou roupas para as vítimas das enchentes da Região serrana do Rio de Janeiro
Mais informações: 85 8893.6744 / 8852.8952 / 3308.7451"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bois e Reisados de Sobral

Estivemos hoje (04) pela manhã com o nosso amigo Iranildo, que é o responsável pelo Boi Sobral, ele nos relatava da gratidão ao ex-prefeito Leônidas pelo apoio a cultura sobralense e ao mesmo tempo nos solicitava para divulgamos a apresentação dos bois e reisados que acontecerá hoje em Sobral.
Em tempo : O Boi Sobral é formado por populares do bairro Terrenos Novos e fará sua apresentação hoje a partir das 19h no Pareque da cidade.
Eis o CONVITE.
Um ótimo evento cultural

JOGANDO VERDE


O PV do Ceará terá
candidato a prefeito
na maioria das cidades
 e Fortaleza está incluída.
Avisa o presidente estadual
 Marcelo Silva, já posando para essa missão.

Em tempo :
Será que Sobral
está incluída
 entre as cidades
que o PV
terá candidato a prefeito?

Diocese de Sobral tem novo Vigário Geral


Após o retorno  do nosso bispo Dom Odelir a nossa cidade no dia 29 de janeiro muitas reuniões e decisões sobre a estrutura diocesana e mudanças paroquiais. Uma das primeiras a ser a anunciada é que o nosso querido Padre Gonçalo de Pinho Gomes foi escolhido para ser o novo Vigário Geral.
Pe. Gonçalo por muitos anos é um nome de referencia entre o clero, sempre solicitado para os momentos decisivos. O novo bispo mostra com essa decisão que deseja manter a Igreja em missão.

Apagão

Foto:Armando Costa

Vários estados do Nordeste sofreram um apagão de grandes proporções, das 23 horas desta quinta-feira até 1 hora desta sexta-feira. Atingiu boa parte do Ceará e estados do Nordeste como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Sergipe, segundo relatos via twitter.

Aqui em Sobral também presenciamos este momento, a cidade ficou totalmente as escuras.

As primeiras informações oficiais, veiculadas ainda durante a madrugada desta sexta-feira, dão conta de que o problema pode ter ocorrido na geração de energia elétrica de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Remédios de hipertensão e diabetes distribuídos gratuitamente

 












O programa Aqui Tem Farmácia Popular vai oferecer medicamentos contra hipertensão e diabetes de graça. Atualmente, o governo paga 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de arcar com o restante. Com a medida anunciada hoje (2) pelo governo, os remédios passam a ser distribuídos gratuitamente.
As 15 mil farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa têm até o dia 14 de fevereiro para se adaptar à medida. Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a oferta gratuita desses remédios só foi possível graças a um acordo negociado entre o governo e o setor farmacêutico.

( Agência Brasil)

Ceará e Pernambuco disputam fábrica da Kimberly

Dona das marcas Kleenex (lenços de papel), Intimus e Scott, a multinacional Kimberly-Clark analisa os incentivos fiscais dos governos do Ceará e de Pernambuco para decidir em qual deles instalará sua fábrica nordestina de produtos de higiene e bem estar.
Será um investimento de US$ 250 milhões.
Ivan Bezerra, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, mantém seu otimismo
Em tempo : Faz tempo que nós sobralenses não temos noticias de instalação de novas fábricas em nossa cidade, é preciso ter um olhar focado no futuro, pois as fábricas que aqui estão, amanhã pode ser que não estejam mais.

Novos dos titulares da Administração Indireta e Org. Social

O Gabinete do Governador divulgou no início da noite desta quarta-feira (02), os nomes dos novos dirigente da Administração Indireta do Estado e das Organizações Sociais vinculadas ao Governo. Nesta quinta-feira (3), mais nomes serão anunciados Confira abaixo os nomes dos novos titulares.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
João de Aguiar Pupo, 35
É natural de Fortaleza. Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza, ocupou o cargo de Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e foi reconduzido ao cargo.

Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE)
Francisco Quintino Vieira Neto, 52 anos
Natural de Tauá-CE. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi
secretário da Infraestrutura de Sobral, Diretor de Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do
Ceará (Detran-CE) e Superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Centro de Gestão de Desenvolvimento Tecnológico (CGDT)
Francisco Carlos Soriano Moraes, 43
É natural de Chiclayo, Peru. Graduado em Administração com especialização em Gerência de Projeto ocupou o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Governador.

Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc)
Augusto César Ponte Benevides, 59
É natural de Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) tem ainda graduação em Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas e foi diretor de emissoras de televisão em Fortaleza. Ocupou o cargo de Superintendente da TV Ceará e foi reconduzido ao cargo.

Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT)
Francisco Diassis Diniz, 36
Filiação Partidária: PT
É natural de Cedro. Formado em História e Direito, com especialização em Economia do Trabalho, ocupou o cargo de Presidente do IDT e foi reconduzido ao cargo.

Escola de Saúde Pública (ESP)
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, 46
É natural de João Pessoa. Doutora em Medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo, ocupa o cargo de Coordenadora Adjunta do Mestrado de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH )
Henrique Jorge Javi de Sousa, 38
Natural de Morada Nova. Formado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi reconduzido ao cargo.

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Jurandir Santiago, 44 anos
Filiação Partidária: PT
Natural de Russas. Graduado em Direito pela Unifor, e em Geografia, pela Uece. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal. Atuou como secretário-adjunto da Secretaria das Cidades de 2007 a janeiro de 2011.

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice)
Fernando Antônio de Carvalho Gomes, 49
Natural de Fortaleza. Engenheiro Eletricista pela UFC. PHD em Informática pela Universidade de Ottawa, no Canadá. Professor do Departamento de Computação da UFC. Foi reconduzido ao cargo.

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
Flávio Ataliba
Doutor em economia pela EPGE/FGV no Rio de Janeiro e Pós-Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Kennedy School, Universidade Harvard. Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza do Caen.

Instituto de Saúde dos servidores do Estado do Ceará (Issec)
Lúcia Rocha Lima Montenegro, 53.
Natural de Iguatu. Formada em Medicina pela UFC, com especialidade em Pediatria. Foi coordenadora de saúde do Issec.

Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Geórgia Aguiar Almeida, 38
É natural de Fortaleza. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) ocupava o cargo de diretora de Extensão Tecnológica, responsável pelos CVTs.

Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
Lindberg Lima Gonçalves
É graduado em Engenharia Civil pela UFC com mestrado em Física pela PUC- RJ. Doutorado em Física pela Universidade de Oxford e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford. É professor titular da UFC.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri)
Francisco Augusto de Souza Júnior, 40 anos
Natural de Recife. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós graduado em zootecnia pela UFC. Foi coordenador do CVT de Tauá, supervisor do núcleo de ovinocaprinocultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e coordenador de pecuária da SDA.

Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)
Ricardo Durval Eduardo de Lima, 51 anos
Natural de Limoeiro do Norte-CE. Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador de Técnica e Operação do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)

Instituto Agropólos
Francisco Celso Crisóstomo Secundino, 43
Filiação Partidária: PT
Natural de Canindé. É formado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) com especialização em Gestão. Ocupou o cargo de secretário da Saúde em Icapuí e da Educação em Canindé.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce)
José Maria Pimenta Lima, 61
Filiação Partidária: PSB
Natural de Quixeramobim. Engenheiro Agrônomo pela UFC. Secretário de Agricultura de Quixeramobim. Gerente de escritório da Emater-MG por 20 anos. Foi deputado estadual. Foi reconduzido ao cargo.

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, 44
Natural de Juazeiro do Norte. Engenheiro Civil pela UFC. Mestre em Recursos Hídricos pela UFRGS. Doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Cornell em Nova York, nos Estados Unidos. Professor da UFC. Foi reconduzido ao cargo.

Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa)
Antônio Reginaldo Costa Moreira, 46
Filiação Partidária: PMN
Natural de Pacajus. Geógrafo pela Uece e Bacharel em Direito pela Faece. Foi reconduzido ao cargo.

Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC)
Isabel Cristina Fernandes, 46 anos
Natural de Minas Gerais. Formada em Administração. Ocupou o cargo de Diretora de Ação Cultural do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec)
Ricardo Luiz Andrade Lopes, 47
Natural de Sobral. Bacharel em Direito pela Unifor e especialista em Direito Empresarial pela UVA. Foi reconduzido ao cargo.


( Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)

Nova direção para Escola de Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública do Estado terá Ivana Barreto como superintendente. Ela assumirá o cargo às 15 horas desta sexta-feira, durante solenidade no auditório do órgão.
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto é médica, doutora em Medicina na área de Pediatria pela USP, com estágio pós-doctor no Departamento de Ciências da Educação na Universidade de Montreal no Canadá. Professora adjunta da UFC (Campus de Sobral), é membro também do quadro permanente de docentes do Mestrado em Saúde Pública dessa universidade. Já passou pela Saúde de Sobral quando Dr. Odorico, seu esposo, era secretário de saúde.


Sobral no ar


A Easy Táxi Aéreo que acerta parceria com a Voar, empresa da Gol, para criar uma rota a partir de Sobral (Zona Norte) para alguns trechos do País. Disraeli Ponte, o dono, acerta detalhes.

(coluna vertical)


Valor de imóveis do "Minha Casa" é elevado



Atendendo a uma reivindicação das construtoras, o governo aumentou os valores dos imóveis construídos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida e financiados com recursos do FGTS. Com isso, nas regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, as casas e apartamentos podem chegar a R$ 170 mil. Até agora, o valor máximo era de R$ 130 mil. Nas demais capitais e cidades com mais de 1 milhão de habitantes, o valor passou de R$ 130 mil para R$ 150 mil. Nos municípios que têm entre 250 mil e 1 milhão de habitantes, passou de R$ 100 mil para R$ 130 mil, e, naqueles com população entre 50 mil e 250 mil habitantes, de R$ 80 mil para R$ 100 mil. Nos restantes, o valor foi mantido em R$ 80 mil. A correção desse teto, aprovada ontem em uma reunião extraordinária do Conselho Curador do FGTS, no entanto, não foi acompanhada de um reajuste nos subsídios bancados com dinheiro do fundo e também não houve aumento da renda das famílias que podem ser beneficiadas pelo programa.

(Folha de S. Paulo)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Programa para declaração do IR 2011 estará disponível em 1º de março

- O programa para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 estará disponível na internet para os contribuintes no dia 1º de março, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.
A Instrução Normativa 1.126, publicada hoje (2) no Diário Oficial da União, informa além da data de liberação do programa que os computadores dos contribuintes deverão contar com a máquina virtual Java, versão 1.6 ou superior instalada.
Vão ser disponibilizadas três versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS X. Outras duas versões estarão disponíveis para outros sistemas que rodem a máquina virtual Java exigida pela Receita.
A Receita irá disponibilizar ainda dois pacotes de instalação específicos do sistema operacional Linux compatíveis com distribuições Debian e RedHat.
O programa Receitanet, que irá transmitir os dados para os computadores da Receita, será mantido em versão Java para que o contribuinte também possa usá-lo com a maioria dos sistemas operacionais.
A versão teste do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 foi liberada no site da Receita Federal no início de dezembro de 2010. Era uma versão utilizada para testes já retirada do site. Quem fez o download não poderá usá-la para o preenchimento final da declaração.
 A Receita Federal tem usado a máquina virtual Java porque o aplicativo funciona como se fosse outra máquina, que aceita os programas da Receita rodando no computador do usuário, seja ele de que tipo for ou que adote a maioria dos sistemas operacionais.
Em 2010, segundo o Fisco, foram entregues 23,8 milhões de declarações do Imposto de Renda pela internet até o prazo final.
A Receita Federal do Brasil, em razão da proximidade do início do prazo para apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011, advertiu que não envia aos contribuintes e-mails e nem intimações para regularização de dados cadastrais.

(Agência Brasil)

França diz não ao “matrimônio” homossexual


 O Conselho Constitucional francês decidiu que a proibição do matrimônio entre duas pessoas do mesmo sexo não viola a Constituição do país, e só o Parlamento pode decidir uma mudança na legislação, segundo a resolução publicada em sua página Web.
Os nove “Sábios” que o compõem recordaram que segundo os artigos 75 e 144 do Código Civil, “o matrimônio é a união de um homem e uma mulher”. Além disso, o órgão francês indicou que o legislador, “no exercício de sua competência, estimou que a diferença de situação entre os casais do mesmo sexo e os casais compostos por um homem e uma mulher poderia justificar uma diferença de trato quanto às regras de direito da família“.
“Não corresponde ao Conselho Constitucional substituir sua apreciação (do legislador) na hora de ter em conta esta diferença de situação”, explicou o Conselho referindo-se ao Parlamento.
A resolução vem pelo recurso de inconstitucionalidade interposto por um casal de fato de lésbicas contra esses dois artigos pela falta de segurança jurídica de seus quatro filhos.
Corinne Cestino e Sophie Hasslauer, que vivem juntas há 14 anos, acreditam que o matrimônio “é a única solução para proteger seus filhos, poder compartilhar a autoridade parental, regular os problemas de herança e custódia ante o eventual falecimento de uma das duas”, segundo o jornal Le Figaro.
Segundo uma sondagem publicada pelo Canal +, 58 por cento dos franceses se mostram favoráveis ao matrimônio homossexual, diante de 45 por cento registrado em 2006. A adoção decrianças  por parte de um casal homossexual conseguiu a aceitação de 49 por cento contra 30 por cento contrários em 2001.
O matrimônio homossexual está permitido na Europa na Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia e Espanha. No resto do mundo, este pode ser feito legalmente na África do Sul, Argentina, Canadá e alguns estados dos Estados Unidos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um voto nulo e dois em branco no Senado

Algo interessante aconteceu na eleição para presidência do Senado é que na contagem de votos apareceu um voto nulo e dois em branco, mas em que este fato é interessante, justamente por conta dos Senhores senadores serem eleitos pelo voto direto dos eleitores, e no período eleitoral visitam todos os recantos do Estado de origem levando como melhor opção o seu nome e conscientizando da importância do voto. Mas será que o voto nulo e os dois em branco é de um suplente que não precisou de nenhum voto para assumir uma cadeira de senador. Esta é uma das polêmicas que a reforma politica quer resolver, a figura do suplente de senador.

Mas vamos a noticia da reeleição do senador José Sarney (PMDB-AP), ele exercerá o seu quarto mandato à frente da Casa. Com 70 votos, foi reeleito, nesta terça-feira (1º), presidente do Senado Federal pelos próximos dois anos. Aos 80 anos, ele disputou o cargo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), de apenas 38 anos, que exerce seu primeiro mandato e obteve oito votos.
Houve ainda dois votos em branco e um nulo. A eleição, presidida pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI), ocorreu cerca de uma hora após a cerimônia de posse dos novos senadores eleitos em 2010.

População é Incentivada a Denunciar

Assim como nas demais cidades, Sobral busca cumprir a exigência dos 15 minutos para filas em bancos


Sobral. Uma Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, em 2002, garante a cada cliente da rede bancária atendimento em intervalo máximo de 15 minutos. Alterada em maio de 2006, pelo vereador Paulo Vasconcelos, a lei estabelece ainda aos estabelecimentos bancários fixarem em local visível os tópicos principais da legislação: número da lei, tempo de permanência na fila, órgão fiscalizador com o respectivo número telefônico para denúncias.


O não cumprimento das disposições deveria caracterizar infração passível de multa, até a suspensão do alvará municipal de funcionamento em caso de reincidência. O vereador Paulo Vasconcelos explica que, como nunca houve denúncia de forma devidamente comprovada, o Decon de Sobral não pode atuar. "O Decon em Sobral só pode atuar se o usuário fizer uma reclamação pelo mau atendimento. Isso não acontecendo jamais a agência bancária, será notificada", disse ele.

O Decon em Sobral funciona no prédio do Fórum Doutor José Saboia. Conta com uma promotora de Justiça, um serventuário concursado e dois estagiários. Segundo funcionários do órgão, o Decon em Sobral atua como conciliador.



Encaminhamento:


As denúncias são encaminhadas à Promotoria que por sua vez notifica o estabelecimento. Caso não chegue a um consenso, a reclamação é enviada à Justiça Especial, onde será aberto um processo criminal.

Para tentar explicar melhor como funciona a lei, a Câmara de Vereadores já realizou audiências públicas para tratar do tema. "Muita coisa melhorou, como a colocação de cadeiras, a distribuição de senhas que consta o horário em que o usuário chegou à agência, e a instalação de banheiros para os clientes. Mas ainda há demora no atendimento ultrapassando o tempo permitido por lei", esclarece Paulo Vasconcelos.

Para ele, o que aconteceu com duas agências na cidade de Salvador (BA), deveria servir de exemplo para as instituições. "Tomamos conhecimento que duas agências bancárias foram multadas em R$ 5 mil, por conta de uma lei municipal naquela cidade, que estabelece o tempo de atendimento também de 15 minutos. Uma delas privada e outra pública", informou Paulo Vasconcelos.

Fonte: Diario do Nordeste

Os bilhões dos bancos


Segundo a consultoria Economatica analisando os dados apresentados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aponta que o maior lucro da história dos bancos brasileiros é o do Banco de Brasil no ano de 2009 - com R$ 10,148 bilhões; seguido pelo Itaú Unibanco, com R$ 10,067 bilhões no mesmo ano. O Bradesco fechou 2010 com o terceiro maior lucro da história dos bancos de capital aberto brasileiros, de acordo com a consultoria. No ano passado, o Bradesco teve um ganho de R$ 10,021 bilhões , 25% maior que o obtido em 2009, e prevê forte expansão do crédito para 2011.
Até o momento, o Bradesco tem quatro dos dez maiores lucros da historia dos bancos. Itaú Unibanco e BB têm três, cada.
Veja o ranking:

1 - Banco do Brasil - R$ 10,14 bi - 2009
2 - Itaú Unibanco - R$ 10,06 bi - 2009
3 - Bradesco - R$ 10,02 bi - 2010
4 - Banco do Brasil - R$ 8,80 bi - 2008
5 - Itaú - R$ 8,47 - 2007
6 - Bradesco - R$ 8,01 bi - 2009
7 - Bradesco - R$ 8,01 bi - 2007
8 - Itaú - R$ 7,80 bi - 2008
9 - Bradesco - R$ 7,62 bi - 2008
10 - Banco do Brasil - R$ 6,04 bi – 2006

Em tempo : Aqui em Sobral as filas continuam e os investimentos para resolver esta situação não conseguimos perceber, e tome chá de espera.

Primeiro Período Legislativo de 2011


O inicio dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Sobral é sempre muito aguardado pois a defesa do direito da população passa por esta importante esfera do Poder, bem como, o que se tem de mais atual na vida politica de nossa cidade. Segundo o Artigo 29 do regimento interno “A Câmara Municipal reunir-se-á anualmente em dois períodos legislativos, estendendo-se o primeiro de 1º de fevereiro a 30 de junho.”. E neste primeiro período de 2011 os trabalhos estão acelerados, a pauta da primeira sessão já está completa e logo após a abertura do setor legislativo às 08h a inscrição para uso da tribuna foi preenchido em menos de 10 minutos pelos Vereadores João Alberto, José Vital, e Marco Prado.
Convidamos a todos para logo mais, às 17h, participarem da abertura do ano legislativo no Plenário 5 de julho.
Esta Sessão Promete...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Combatendo a dengue


Ponto de parada de ônibus Rua Menino Deus, em frente ao anexo da Câmara
A Secretária de Saúde de Sobral tem conclamado a população para o engajamento no combate a Dengue e um dos principais meio de combate é evitar água parada. Estamos levando ao conhecimento das autoridades o perigo que representa para a população de Sobral a coberta das paradas de Ônibus, pois a estrutura acumula água o que torna-se criadouro do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, seria bom uma visita a estes locais.

Copa de 2014 no Ceará


Ferrúcio Feitosa, Secretario da Copa 2014, mandou para a Fifa a lista dos hotéis cearenses que receberão as seleções.
Ei-los: o Villa Galé do Cumbuco, o Marina Park, o D. Pedro Laguna, o Coliseu , o Oásis e Parque das Fontes (de Beberibe) e os três do complexo Beach Park. Os hotéis construirão campos de treino drenados, vestiários e sala de imprensa

Trevo no "Globo"

“Com uma ideia simples, de baixo custo e que recebeu o sugestivo nome de Trevo de Quatro Folhas, o município de Sobral, no Ceará, mudou a sorte de milhares de crianças e mães na última década.
Desde a implantação do projeto em 2001, que consiste num acompanhamento cuidadoso com assistência social e alimentar para grávidas e crianças de até 2 anos, a taxa de mortalidade infantil caiu de 29 para 13,6 a cada mil nascidos vivos em 2010; há dois, não há registro de morte materna no município.
No Trevo, o papel de protagonista fica com as mães sociais. São mulheres treinadas por uma equipe formada por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais que vão de casa em casa dando orientação às gestantes sobre aleitamento materno, cuidados de higiene; e também estimulam os pais a dividirem com as mulheres o cuidado com os filhos.
O sucesso do projeto ganhou reconhecimento internacional. O Trevo tirou o primeiro lugar na categoria Inovação Social, numa das edições do prêmio concedido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal), organismo da ONU, e pela Fundação Kellogg dentro do projeto Experiências em Inovação Social.”
(Globo)