sábado, 3 de dezembro de 2011

Novos cidadãos sobralenses e Educadores Notáveis

A Câmara Municipal de Sobral realizou nesta sexta-feira(2) a sua festa de glamour. O Plenário 5 de Julho ficou pequeno para receber tantos convidados. Um telão foi montado no andar térreo da Casa legislativa. E a festa de  entrega de Títulos de Cidadania Sobralense e do Título Educador Notável Maria Regina da Justa Feijão, foi um verdadeiro sucesso.  O blog apresenta os nomes dos agraciados com essas honrarias.
Novos  Cidadãos Sobralenses

Antonio Jadilson Lima Pereira – Coordenador do Ronda do Quarteirão
Antonio Luiz Saboia Alcanfor – Funcionário da Caixa Econômica
Audísio de Almeida Aguiar – Empresário
Domingos de Barros Melo Neto – Médico
Eliane Maria Ribeiro Alves Leite – Coordenadora da SPLAM
Francisco Firmino Filho – Radialista
José Fabio da Mota – Padre
Luiz Gonzaga Siqueira Matos – Radialista
Madre Hermenhilde – Religiosa
Raimundo Paixão Albuquerque
Rosaldo Costa Freire – Educador Físico
Simone Lucena de Vasconcelos Rocha – Empresária e Professora Universitária.

Educadores Notáveis


Ana Emilia Dias Pinheiro – Diretora do Colégio Estadual Dom José
Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro Guedes – Coordenadora da 6ª CREDE
Izolda Cela de Arruda Coelho – Sec. da Educação do Estado e Primeira Dama de Sobral.

Silvana Maria Candido de Sousa– Professora da Faculdade Luciano Feijão.
Fotos: Bené Fernandes.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL


A Câmara Municipal de Sobral realiza nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 19hs, no Plenário 5 de Julho, a entrega de Títulos de Cidadania Sobralense e Título Educador Notável Maria Regina da Justa Feijão, a pessoas que de alguma forma contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. O blog apresenta os nomes dos agraciados com essas honrarias.
Títulos de Cidadania Sobralense.
Antonio Jadilson Lima Pereira – Coordenador do Ronda do Quarteirão
Antonio Luiz Saboia Alcanfor – Funcionário da Caixa Econômica
Audísio de Almeida Aguiar – Empresário
Domingos de Barros Melo Neto – Médico
Eliane Maria Ribeiro Alves Leite – Coordenadora da SPLAM
Francisco Firmino Filho – Radialista
José Fabio da Mota – Padre
Luiz Gonzaga Siqueira Matos – Radialista
Madre Hermenhilde – Religiosa
Raimundo Paixão Albuquerque
Rosaldo Costa Freire – Educador Físico
Simone Lucena de Vasconcelos Rocha – Empresária e Professora Universitária
Título Educador Notável Maria Regina da Justa Feijão.

Ana Emilia Dias Pinheiro – Diretora do Colégio Estadual Dom José
Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro Guedes – Coordenadora da 6ª CREDE
Izolda Cela de Arruda Coelho – Sec. da Educação do Estado e Primeira Dama de Sobral.
Silvana Maria Candido de Sousa– Professora da Faculdade Luciano Feijão

Roupa & Cia espaço feminino com super promoção

TV. Querem anular concessões das católicas

O Ministério Público Federal pediu a anulação das concessões das TVs Canção Nova e Aparecida, realizadas em 1997 e 2001. Segundo a Procuradoria, as concessões do Ministério das Comunicações foram feitas sem licitação.

A Justiça Federal em Guaratinguetá (SP) já aceitou os pedidos de abertura dos processos.

O ministério alega que até 2011 um decreto do governo garantia a concessão sem licitação de emissoras educativas. A Cancão Nova afirma que o processo de concessão foi legal. A TV Aparecida não respondeu.

(Folha de SP)

Nota da CNBB sobre novo CÓDIGO FLORESTAL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, uma Nota sobre o Código Florestal na qual expressa sua preocupação pela possível aprovação do projeto com a falta de algumas “correções necessárias”.
“O projeto, ao manter ocupações em áreas ilegalmente desmatadas (Artigos 68 e 69) e permitir a recuperação de apenas metade do mínimo necessário para proteger os rios e a biodiversidade (Artigos 61 e 62), condena regiões inteiras do país a conviver com rios agonizantes, nascentes sepultadas e espécies em extinção”, destaca a CNBB em um trecho da Nota.
Ainda no texto, a Conferência sublinha que o projeto “não representa equilíbrio entre conservação e produção, mas uma clara opção por um modelo de desenvolvimento que desrespeita limites da ação humana”.

(Padre Joãozinho, scj )
Leia, abaixo, a Nota na íntegra
Nota da CNBB sobre o Código Florestal
O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos bispos do Brasil – CNBB, reunido nos dias 29 e 30 de novembro de 2011, vem manifestar sua preocupação com a possível aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto de reforma do Código Florestal brasileiro. Já aprovado nas devidas Comissões do Senado Federal, o novo Código Florestal, tão necessário ao Brasil, embora tenha obtido avanços pontuais na Comissão do Meio Ambiente, como um capítulo específico para a agricultura familiar, ainda carece de correções.
O projeto, ao manter ocupações em áreas ilegalmente desmatadas (Artigos 68 e 69) e permitir a recuperação de apenas metade do mínimo necessário para proteger os rios e a biodiversidade (Artigos 61 e 62), condena regiões inteiras do país a conviver com rios agonizantes, nascentes sepultadas e espécies em extinção. Sob o pretexto de defender os interesses dos pequenos agricultores, esta proposta define regras que estenderão a anistia a quase todos os proprietários do país que desmataram ilegalmente.
O projeto fragiliza a proteção das florestas hoje conservadas, permitindo o aumento do desmatamento. Os manguezais estarão abertos à criação de camarão em larga escala, prejudicando os pescadores artesanais e os pequenos extrativistas. Os morros perderão sua proteção, sujeitados a novas ocupações agropecuárias que já se mostraram equivocadas. A floresta amazônica terá sua proteção diminuída, com suas imensas várzeas abertas a qualquer tipo de ocupação, prejudicando quem hoje as utiliza de forma sustentável. Permanecendo assim, privilegiará interesses de grupos específicos contrários ao bem comum.
Diferentemente do que vem sendo divulgado, este projeto não representa equilíbrio entre conservação e produção, mas uma clara opção por um modelo de desenvolvimento que desrespeita limites da ação humana.
A tão necessária proteção e a diferenciação mediante incentivos econômicos, que seriam direcionados a quem efetivamente protegeu as florestas, sobretudo aos agricultores familiares, entraram no texto como promessas vagas, sem indicativo concreto de que serão eficazes.
Insistimos que, no novo Código Florestal, haja equilíbrio entre justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e de defender os grupos que sabem produzir em interação e respeito com a natureza. O cuidado com a natureza significa o cuidado com o ser humano. É a atenção e o respeito com tudo aquilo que Deus fez e viu que era muito bom (cf. Gn 1,30).
O novo Código Florestal, para ser ético, deve garantir o cuidado com os biomas e a sobrevivência dos diferentes povos, além de preservar o bom uso da água e permitir o futuro saudável à humanidade e ao ecossistema.
Que o Senhor da vida nos ilumine para que as decisões a serem tomadas se voltem ao bem comum.
Brasília-DF, 30 de novembro de 2011.

Exemplo a ser seguido

França obriga todos os carros e casas noturnas a terem bafômetro


Foto: AFP

A partir de 2012, a França obrigará todos os carros e casas noturnas a terem um bafômetro. A iniciativa faz parte de uma série de medidas que o governo Nicolas Sarkozy vem tomando para conter o número crescente de acidentes de trânsito.
Os bafômetros não impedirão que os motoristas dirijam mesmo tendo bebido, mas permitirá que todos saibam se ingeriram mais álcool do que a lei permite. A multa para quem não obedecer a lei será de 11 euros.

(Noblat)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Se a moda pega..."Táxis de Fortaleza circulam na Bandeira 2 durante este mês"

Já está valendo, a partir desta quinta-feira, lei municipal permitindo que táxis circulem com bandeira 2 durante todo este mês.
O objetivo, segundo o presidente da Etufor, é garantir uma espécie de 13ª sálário para a categoria.
Circulam na Capital cearense 4.392 táxis.  
Ademar Gondim lembra que os motoristas deverão estampar no vidro da porta teraseira esquerda um adesivo com a tabela de preços.

(Eliomar de Lima)

Criação da Região Metropolitana de Sobral

 

Três projetos de lei e três de indicação começaram a tramitar na sessão plenária desta quinta-feira (01/12). O projeto de lei 318/11 de autoria dos deputados Professor Teodoro (PSD) e Antonio Carlos (PT) propõe a criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS).

De acordo com o texto do projeto, a Região Metropolitana de Sobral será composta pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. “A Região de Sobral apresenta um grau de desenvolvimento econômico suficiente para transformá-la em Região Metropolitana, trazendo com isto o fortalecimento da economia nas cidades abrangentes”, argumentam os parlamentares.

Código Florestal no cafezinho



Os deputados ruralistas Paulo Piau (PMDB-MG), cotado para relatar o Código Florestal na Câmara, e Abelardo Lupion (DEM-PR) conversavam, quando chegou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Entusiasmada, disse: “Conseguimos tudo o que a gente queria. Dilmão concordou com tudo.” E, empolgada, acrescentou: “Um dos nossos (ruralistas) tem que ser o relator lá (na segunda votação na Câmara). O Aldo Rebelo (relator na primeira votação na Câmara) é socialista. O Jorge Viana (relator no Senado) é um verdinho. O Luiz Henrique (relator na CCJ do Senado) não é mais nosso. A relatoria agora é nosso direito.” Fecha o pano.

( O Globo)

Sobral inicia Campanha Natal de Luz da CDL

Neste primeiro de dezembro será inaugurada a Árvore de Natal 2011 de Sobral da Campanha Natal de Luz das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e TV Verdes Mares de Sobral, com apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.
A Árvore de Natal será inaugurada às oito e meia da noite, no Boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima. Este ano a árvore ganha decoração especial e muito artesanal. Os galhos da árvore foram feitos com redes, dezenas delas enfeitam e dão um ar mais rústico a nossa árvore de natal. Parabens pela idéia, com certeza, isso valoriza nosso artesão.
Por: Elenilton Roratto

Cuidado com a programação das TV's STF vota contra punição de programas em horário impróprio



Quatro dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram na quarta-feira contra a punição a emissoras de rádio e televisão que exibirem programas em horário diferente do autorizado pelo Ministério da Justiça.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a emissora que descumprir a classificação indicativa está sujeita ao pagamento de multa e, em caso de reincidência, a programação pode ser retirada do ar por até dois dias. Foi o início do julgamento de uma ação que pede o fim da norma. Um pedido de vista adiou a discussão, que não tem previsão de ser retomada.
O relator do processo, ministro José Antonio Toffoli, foi o primeiro a votar e defendeu o fim da regra. - O dispositivo ora questionado, ao estabelecer punição às emissoras de radiodifusão por exibir programa em horário diverso do autorizado, incorre em abuso constitucional. Não há horário autorizado, mas horário recomendado - disse o ministro.

( O Globo)

DENUNCIA NA TRIBUNA DA CÂMARA FAZ SAAE CONVOCAR FUNCINÁRIO

Depois de participar de tribuna popular na Câmara de Vereadores de Sobral, na sessão da segunda-feira, 28, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral, solicitou a recondução do servidor Carlos Sá as suas funções na Autarquia Municipal. Conforme ofício circular enviando ao Sindágua e direcionado ao servidor, o motivo da sua convocação é a falta de mão-de-obra qualificada. O documento assinado pelo diretor presidente do órgão Edson Sousa e Silva, determina que o funcionário tem um prazo de 30 dias, para que o disposto seja cumprido.
"Senhor Diretor, considerando o déficit de mão de obra qualificada, nesta autarquia Municipal, solicito o retorno às atividades funcionais do servidor Antônio Carlos de Sá Brandão, cedido ao Sindágua, por ato de acordos coletivos anteriores", diz o documento, em fax-smille.
 Para ampliar basta clicar na imagem.
Por: Wilson Gomes

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Sobral sintonizada com os Problemas da população

Após a realização da 74ª Sessão Ordinária nesta terça feira(29), a Câmara de Vereadores de Sobral, realiza uma audiência pública para discutir a atuação da Empresa Guanabara e a situação do IML de Sobral.
Com ausência apenas do Vereador Adauto Arruda(PP), o presidente João Alberto comandou a Audiência pública que contou com a presença dos seguintes convidados:
. Dr. João Pupo - Superintendente do DETRAN-CE
. Deputado Estadual Ferreira Aragão - PDT
. Paulo Tinoco - Gerente da Guanabara
. Raul Girão - Gerente Técnico da Guanabara
. Carlos Magalhães - Diretor de operações da Guarnabara
. Rodrigues Mont'Alverne - Gerente de markting
O DEBATE - A empresa Guanabara mostrou no telão da Câmara, um demonstrativo do seu atendimento, bem como os horários de viagens da empresa e preços das passagens.
O presidente João Alberto e os Vereadores Paulo Vasconcelos e Adaldécio Linhares receberam várias denúncias contra a empresa, principalmente a majoração de preços em algumas viagens onde o passageiro se obriga a pagar um valor maior para ter direito ao seu destino. A discussão foi muito acirrada, com várias pessoas vaiando a empresa Guanabara.
O Dr. João Pupo, disse que o Estado do Ceará fez uma licitação muito séria e que somente a empresa Guanabara teve condições de concorrer. As empresas que operavam nas linhas que existiam, nenhuma concorreu nesta licitação. Mas as responsabilidades sobre o que ocorre nas linhas pertencem ao Governo do Estado, e o DETRAN é que detém o direito de agir sobre o que ocorre na manutenção das linhas.
Foi denunciado que a TAXA DE EMBARGUE não serve prá NADA. O passageiro não tem direito a usar um banheiro, porque paga por esse serviço. E o Diretor de Operações Carlos Magalhães, disse que o preço da TAXA é determinada pela Prefeitura de Sobral. O presidente João Alberto lamentou "a Câmara não saber desse fato".
 Do Blog BENÉ FERNANDES- Lamentar o tempo da audiência, foi pouco demais. Mas parabenizar pela audiência, uma das melhores já realizada pela Casa do POVO.

Prêmio Nacional reconhece Testemunho cristão de Padre João Batista

Padre João Batista Frota estará recebendo no próximo dia 9, em Brasília, o Prêmio de “Direitos Humanos”, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – edição 2011 – 17ª Edição.
O Edital, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Foram sugeridas, para o agraciamento, pessoas físicas e jurídicas que desenvolveram ações na área dos Direitos Humanos.
Os vencedores serão conhecidos em 09, ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 21 categorias são postas em concorrência, Padre João Batista concorreu na categoria Enfrentamento à Pobreza, compreendendo a atuação relacionada à garantia dos direitos econômicos e sociais consignados por pactos internacionais, bem como ações na área de combate à fome e segurança alimentar.
As Práticas que levaram Padre João a ser agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos foram: Projeto Cabra Nossa de Cada Dia; e ONG Construtores da Paz.
A edição de 2011 do Prêmio teve três novas categorias incluídas: Centros de Referência em Direitos Humanos, Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua e Diversidade Religiosa.
Ao longo de 17 anos de existência... Do prêmio, já foram agraciados: Herbert de Souza, o Betinho, o Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, a novelista Glória Perez, o Padre Júlio Lancelotti, ex-ministro da Justiça, José Gregori, Milton Santos, Central Única de Favelas, Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Comissão Pastoral da Terra, Aldeias Infantis
SOS Brasil – Amazonas, Grupo Cultural AfroReggae, Articulação no Semi-árido Brasileiro, dentre outros.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MP altera taxas aeroportuárias para viabilizar privatização de aeroportos

A Câmara analisa a Medida Provisória 551/11, que altera a distribuição das tarifas de embarque e cria a tarifa de conexão de voos para aumentar a viabilidade dos aeroportos a serem concedidos à iniciativa privada.
A MP reduz o adicional recolhido sobre as tarifas aeroportuárias, chamado de Ataero, de 50% (Lei 7.920/89) para 35,9%. Na prática, o valor passa de R$ 6,89 para R$ 5,86 por embarque nacional.
O Ataero serve para financiar obras de infraestrutura nos aeroportos. A Lei 9.825/99 destinava o valor arrecadado com essa taxa para o Tesouro Nacional, mas a MP passa a destiná-lo ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).
Em contrapartida à redução do Ataero, a parcela que cabe às empresas que administram os terminais subiu de R$ 13,77 para R$ 15,20 também nos embarques nacionais.
As novas regras não afetarão o passageiro, que continuará a pagar as tarifas atuais, R$ 20,66 nos embarques nacionais e R$ 68,34 para os voos internacionais. Apenas as parcelas destinadas aos administradores dos aeroportos e ao Fnac foram alteradas.

Prefeito anuncia plano de segurança



Sobral. Concurso para 53 novos guardas municipais, novo pelotão de bicicleta da Guarda Municipal e compra de 10 câmeras digitais de videomonitoramento. Este é o pacote de segurança a ser anunciado pelo prefeito de Sobral, Clodoveu (Veveu) Arruda, no próximo dia 7 de dezembro. Ao lançar, na noite de anteontem, o projeto de reforma da Praça do Patrocínio durante a missa na Igreja do Patrocínio, Veveu Arruda foi cobrado pela comunidade por mais segurança.

Foi com base no apelo dos presentes na missa, que ele anunciou que está montando um arrojado plano de segurança para cidade. "Temos dez câmaras de videomonitoramento analógicas, que já têm dez anos de funcionamento e algumas com problemas de funcionamento. Então, vamos recuperar estas dez e comprar mais dez digitais para colocarmos em pontos estratégicos, como praças e avenidas, para darmos mais segurança para a população", informou o prefeito.

Previsão
O Plano de Segurança tem a previsão de concurso público para contratação de 53 guardas municipais. "Este concurso vai proporcionar aumento em nosso quadro de guardas, que hoje é de 166 homens e mulheres", disse Veveu. Ele quer ainda com os novos guardas municipais dar mais atribuições a eles. Os novos contratados não ficarão restritos à preservação do Patrimônio Municipal. Serão também agentes de trânsito. "Queremos dar este status de agente de trânsito para os guardas municipais, onde sairemos dos atuais 20 agentes para, pelo menos, dobrarmos este número com parte da guarda também orientando o trânsito". A ação, segundo a Constituição Municipal, é possível, mas os guardas municipais não poderão multar.(Regional DN)

Educação 10


A abertura do encontro com a leitura(culminância do progama jornada ampliada-escola viva),acontece no dia 12|12|2011 as 08:00hs na Escola de Comunicação,Oficios e Artes-ECOA.
O encontro com a leitura é uma mostra das atividades artistico-culturais produzidas nas escolas municipais durante todo ano de 2011,que envolve dança,teatro,contação de história,música,capoeira e artes visuais.
Para o encerramento do encontro teremos no dia 13|12,às 19hs,o espetáculo "Esse boi é meu triunfo" encenado pelos professores do progama jornada ampliada-Escola Viva.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Apostas na Mega Sena da virada começam hoje


As apostas na Mega da Virada 2011 - edição especial da Mega Sena - iniciam nesta segunda-feira (28), em todas as 11 mil lotéricas do país. A previsão inicial da Caixa Econômica Federal é que o prêmio ultrapasse os R$ 170 milhões, tornando-se um dos maiores da história das loterias no Brasil.
Mais de R$ 56 milhões já estão acumulados até o momento. O valor é relativo a 5% do total destinado a prêmios de todos os concursos da Mega-Sena de 2011, que ficam automaticamente guardados para o sorteio especial de fim de ano. O montante se acumula até o último concurso, antes do sorteio da Mega da Virada, quando então esse valor é somado às vendas paralelas da edição de fim de ano, feita por meio de volante especial.
O sorteio será realizado na noite do dia 31 de dezembro e não vai acumular. Se não houver ganhadores na faixa principal, seis números, o prêmio será rateado entre os acertadores da quina e assim por diante.
As apostas na Mega da Virada ficarão abertas até o dia do sorteio e custam o mesmo que as apostas na Mega Sena. Apesar de as lotéricas começarem a registrar apostas para o sorteio da Mega da Virada, no dia 28 de novembro, os sorteios regulares da Mega Sena continuam a ser realizados normalmente.
NÚMEROS
Em 2010, a Mega da Virada pagou o maior prêmio da história das loterias na América Latina. Na ocasião foram sorteados R$ 194,3 milhões. Quatro apostadores acertaram os seis números e dividiram a premiação. Cada um levou pra casa mais de R$ 48,5 milhões.
As Loterias CAIXA cresceram 8% no acumulado até outubro, em comparação com o mesmo período de 2010. Até o fechamento do mês passado, a arrecadação bateu os R$ 7,63 bilhões, contra R$ 7,05 bilhões do ano anterior.

Fortaleza apresenta 14 pré-candidatos para eleições do próximo ano.

A disputa para prefeitos no ano que vem será teste para aliança da presidente Dilma Roussef



O PT da prefeita Luizianne Lins tem cinco possíveis nomes


 O ano não terminou, mas o cenário político para 2012 já está armado. Segundo levantamento do Blog de Fernando Rodrigues, da UOL, sobre possíveis candidatos a prefeituras das capitais brasileiras em 2012, PT e PSDB querem nomes disputando 20 e 19 cidades, respectivamente. O PMDB, maior aliado de Dilma Roussef, pode concorrer em 22 capitais. O PSB, outra sigla governista, em 15.
Quando consideradas apenas os dez maiores centros, em número de eleitores, a situação é a seguinte: Partido dos Trabalhadores (9), PMDB (8), PSDB e DEM (7) e o PSB (6). Pela ordem, essa lista é formada por São Paulo (8,5 milhões de eleitores), Rio de Janeiro (4,6 milhões), Salvador e Belo Horizonte (1,8 milhão), Fortaleza (1,6 milhão), Curitiba (1,3 milhão), Recife, Manaus, Porto Alegre e Belém (1 milhão).
Ainda de acordo com o Blog, o fato de o PT estar com nomes próprios de pré-candidatos em quase todas as capitais significa que a presidente Dilma Rousseff terá que se esforçar para manter unida a base de apoio em Brasília. Todos os anos em que ocorrem eleições municipais é comum que disputas locais transbordem para o Congresso, pois muitos deputados e senadores são candidatos a prefeito ou têm algum cabo eleitoral que vai concorrer.
Haverá grande pressão sobre a legenda para que ceda o lugar na disputa de prefeitos em grandes centros. O assunto deverá ser tratado entre a presidente, a cúpula petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2012, 13 prefeitos de capitais poderão disputar a reeleição. Os outros 13 já estão no segundo mandato e não podem concorrer. A pesquisa identificou a pretensão de outros partidos: DEM (pré-candidatos em 14 capitais), PDT e PC do B (11), PSOL (9), PPS (8), PR e PTB (7), PSD, PP, PV e PSTU (6); PSC (5); PRB (2) e PT do B (1).
FORTALEZA
Ainda segundo o Blog, o cenário de disputa para a capital cearense no ano que vem envolve 14 nomes, sendo cinco somente do PT, sigla da atual prefeita Luizianne Lins.

O concorrente apoiado pela chefe do Executivo municipal é Waldemir Catanho (secretario), mas surgiu o vereador Guilherme Sampaio. Na mesma legenda aparecem Camilo Santana (secretário estadual), José Pimentel (senador) e Artur Bruno (deputado federal).
Outros partidos têm seus candidatos, como PSB (Edson Silva – deputado federal), PCdoB (Inácio Arruda – senador – e Chico Lopes – deputado federal), PDT (Patrícia Saboya e Heitor Ferrer – deputados estaduais), PMDB (Vitor Valim – vereador - e Danilo Forte – deputado federal), DEM (Moroni Torgan – ex-deputado federal) e PSDB (Pedro Fiúza - derrotado ao cargo de vice-governador em 2010 – e Marcos Cals – candidato derrotado a governador no ano passado).
O levantamento sobre outras capitais pode ser acessado por meio do endereço:



TSE julga 11 governadores. Na fila, Cid Gomes


“Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral deve  julgar ação contra a posse do governador de Roraima, José Anchieta Junior (PSDB).
São 11 os governadores eleitos em 2010 cujos mandatos estão sendo contestados no TSE sob acusação de uso da máquina ou abuso de poder econômico.
Em sua maioria, ou eram candidatos à reeleição, ou tinham o apoio do governo anterior.
Além de Anchieta, estão na fila do Tribunal: André Puccinelli (PMDB-MS), Antônio Anastasia (PSDB-MG), Cid Gomes (PSB-CE), Omar Aziz (PMN-AM), Roseana Sarney (PMDB-MA), Sérgio Cabral, Siqueira Campos (PSDB-TO), (PMDB-RJ),  Teotônio Vilela (PSDB-AL), Tião Viana (PT-AC) e Wilson Martins (PSB-PI).”
(Poder Online/Foto – Paulo  MOska)

Igreja Católica: 34 mil novos membros a cada dia

eclesia
Todos os dias, 34 mil pessoas passam a fazer parte da Igreja Católica no mundo. Os dados são de um estudo revelado pelo relatório anual da ‘Situação da missão global’, realizado este ano. De acordo com o estudo, atualmente o catolicismo reúne um bilhão e 160 milhões de fiéis.
A notícia foi divulgada pela Agência Analisis Digital, depois retomada pela Agência Zenit, que destacaram,  com base nos dados, que no mundo há dois bilhões de pessoas, de um total de 7 bilhões, aos quais nunca chegou a mensagem do Evangelho.
Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes falar de Cristo, ou o conhecem vagamente, porém não são cristãos. “Apesar do fato de Jesus Cristo ter fundado uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que “todos fossem um”, hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1.600 no início do século XX, e são já 42 mil em 2011”, afirma o estudo.
Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes “clássicos” são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia. As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia.
Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia.
Aqueles que o estudo define “cristãos marginais” (Testemunhas de Jeová, Mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.
“A forma mais comum de crescimento é ter muitos filhos e fazê-los aderir à sua tradição religiosa. A conversão é mais rara, no entanto, acontece para milhões de pessoas todos os anos, e o mais comum é a de um cônjuge para a fé do outro”.
Em 2011, os cristãos de todas as denominações terão feito circular 71 milhões de Bíblias a mais no mundo (há hoje 1 bilhão e 741 milhões, algumas de forma clandestina).
A cada ano 409 mil cristãos partem para evangelizar um país que não é o seu de origem, distribuídos em 4.800 organizações missionárias diversas.
Fonte: CNBB.

2 mil pessoas estiveram na ´aparição´ de N. Senhora

De acordo com a beata Maria Alice, a próxima aparição deve acontecer no dia 25 de dezembro, dia de Natal
Clique para Ampliar

Ipu.Cerca de duas mil pessoas juram que viram a imagem de Nossa Senhora de Fátima, ontem, por volta das 16 horas, no Sítio Estivado, localizado nesta cidade. A romaria para a "aparição", comandada pelo beata angolana naturalizada portuguesa, Maria Alice, teve muitos momentos de fé, mas a esperada aparição se resumiu a um sol forte no céu. A beata, entretanto, disse que "Nossa Senhora aparece diariamente em nossas casas para nos dar proteção".

E foi essa proteção que dona Maria Alves da Silva, de 77 anos, foi ao Sítio Estivado. Ela, moradora de Ipu, disse que acredita nas aparições de Nossa Senhora ali. No entanto, ela não chegou a olhar para o sol, onde a possível aparição teria acontecido. Sentada numa cadeira perto do altar montado para a santa, Maria Alves revelou que estava ali pela terceira vez para pedir paz para sua família.

Oração
A "aparição" teve muita oração com "Ave Maria" e "Pai Nosso". A beata Maria Alice, de posse de um microfone, conduziu os fiéis e pediu muita força para o papa Bento XVI e para o bispo diocesano de Sobral, dom Odelir Magri, "para conduzir o rebanho de católicos". Ela disse que a Europa estava crise e fez uma previsão de "muita desgraça para os países europeus".

Ela ontem levou a família para o Estivado. Estavam lá um irmão, filho, sobrinhos e cunhada. Destacou que a "aparição" de ontem era uma homenagem a mãe dela, que se viva estivesse estaria completando ontem aniversário. "Minha mãe era muito fervorosa por Nossa Senhora de Fátima e ela apareceu para minha mãe", disse a beata para os fiéis que estavam presentes.

No final da "aparição", ela orientou os devotos a pegarem areia do sítio. "Essa areia é milagrosa. Cura muitas doenças, mas levem pouco para não fazer buraco aqui", afirmou.

Terceira aparição
Maria Alice marcou a terceira "aparição" de Nossa Senhora de Fátima no Estivado para o dia de Natal, 25 de dezembro, às quatro da tarde. "Neste Natal tragam rosas naturais para oferecer à Nossa Senhora", apelou o beata, deixando o Sítio Estivado cercada de jovens e idosas que foram relatar graças alcançadas.

Os fiéis que ontem foram ao Estivado vieram de diversas cidades da Zona Norte do Estado. Além de Sobral, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, São Benedito, Tianguá, além de Fortaleza e Brasília.

Desde cedo da tarde os carros de passeios e paus de araras começaram a chegar. Às 15s horas, quando começou a pregação, a pequena estrada carroçável já estava engarrafada. No sítio, já tem um espaço para venda de camisas, velas e casa de oração.

No entanto, as "aparições" são vistas de um terreno debaixo de frondosas árvores, onde foi colocado um altar e um banner com "Nossa Senhora, por fim o meu Imaculado Coração Triunfará".

Lauriberto BragaRepórter

Grendene de Sobral compra cesta básica fora do Estado





Mensalmente, a Grendene dá uma cesta básica de alimentos aos cerca de 25 mil funcionários de sua fábrica de Sobral, na região Norte do Ceará.
Todas essas cestas são, porém, fornecidas por uma empresa de outro Estado.
Tributariamente incentivada pelo Governo do Ceará, a Grendene poderia, ao menos, comprar cesta básica de fornecedor cearense, recolhendo em Sobral o devido ICMS.
E abrindo mais empregos.


(Egidio Serpa)

domingo, 27 de novembro de 2011

Advento 2011

advento4
A palavra “advento” significa literalmente “vinda, chegada”. O período do Advento abrange os quatro últimos domingos antes do Natal, que dão início ao ano litúrgico.
É um tempo de: alegria, espera e preparação pela celebração do Nascimento do Senhor, mas também pela sua vinda gloriosa!
O tempo da alegria antecipada
“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. s” (Is 9.2-3).
“Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração” (Sl 32.11)
O tempo da espera
“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. (Fl 3,20)
“Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2,13)
“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pe 3,13).
O tempo da preparação
“Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá” (Lc 12.37).
cancaonova.com

Mega-Sena acumula e prêmio deve ir a R$ 20 milhões

Sorteio foi realizado em Wenceslau Braz (PR), informou a Caixa Econômica.
71 apostas acertaram a quina e receberão R$ 29.502,90.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.340 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (26) em Wenceslau Braz (PR). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no dia 30, é de R$ 20 milhões.
Confira os números: 13 - 21 - 30 - 36 - 59 - 60
A Quina vai premiar 71 apostas, com R$ 29.502,90. A Quadra registrou 6.148 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 486,73.