sábado, 28 de maio de 2011

Apresentado o Encontro Mundial das Famílias 2012

 
 Começou a contagem regressiva para o evento que transformará Milão na capital mundial da família entre 29 de maio e 3 de junho de 2012.
Ali acontecerá o Encontro Mundial das Famílias, um acontecimento desejado por João Paulo II em 1994, e que nesta edição tem como tema: “A família: o trabalho e a festa”.
A um ano do acontecimento, a Sala de Imprensa vaticana acolheu nessa terça-feira uma conferência de apresentação do documento publicado pela Libreria Editrice Vaticana que recolhe o tema do encontro e oferece as trilhas de reflexão para sua preparação.
O documento foi publicado em italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, português e polonês. Reúne dez catequeses bíblicas, modeladas sobre a forma da lectio divina, acompanhadas por textos do magistério. O material encerra com perguntas para os casais e para os grupos familiares e as comunidades.
Tudo isso junto a obras artísticas que ilustram os principais conteúdos: da Sagrada Família de Rembrandt ao Grupo Familiar de Henry Moore, ou as Bodas de Caná de Paolo Veronese.
Os textos das catequeses, realizados pela diocese de Milão e pelo Conselho Pontifício para a Família, articulam-se em três grupos: família, trabalho e festa. 
Durante a coletiva de imprensa, o cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo de Milão, afirmou que este subsídio articula “o caminho de tantas dioceses no mundo e quer ser um instrumento útil não só para as iniciativas da pastoral familiar e do trabalho”.
“A questão – explicou é que o trabalho e a festa são dimensões antropológicas de todo lugar e de todo tempo e incidem sobretudo na estruturação da família. Nosso ser católicos converte-se assim em um modo singular e original – segundo a verdade do Espírito do Senhor Jesus – de viver desafios que são extamente os de cada família”.
Dom Franco Giulio Brambilla, bispo auxiliar de Milão e coordenador do grupo para a redação das catequeses preparatórias, explicou que as palavras “família, trabalho e festa formam um trinômio que parte da família para abri-la ao mundo: o trabalho e a festa são formas como a família vive o ‘espaço’ social e o ‘tempo’ humano”.
“As catequeses – explicou o bispo – tentam desfazer o nó do tema da tensão entre família e sociedade. A família tende a viver seu próprio mundo na esfera privada e a sociedade pensa-se e projeta-se como um conjunto de indivíduos”.
“À vida civil – destacou – custa levar em conta os vínculos sociais que a precedem, e empurra a família para seu regime de segregação, enquanto que a experiência familiar vive a fragilidade e é particularmente vulnerável aos processos sociais, em particular os que incidem na vida cotidiana, como o trabalho e o tempo livre. Portanto, as catequeses partem da vida cotidiana para abri-la ao mundo”.
“Assim – prosseguiu o bispo auxiliar de Milão – as atuais relações familiares, por um lado, devem-se colocar de forma realista nas formas atuais com as que o trabalho e o tempo livre influenciam na vida de casal e a educação dos filhos.”
“Por outro lado, poderão se converter em ocasião para transformar o mundo mediante o trabalho e para humanizar o tempo mediante o sentido cristão da festa, em particular do domingo.”
Por sua parte, o cardeal Ennio Antonelli, presidente do Conselho Pontifício para a Família,  destacou que no Encontro Mundial se dará um espaço especial para as crianças, de modo que passa acontecer “quase um congresso paralelo para elas”.
Ele disse que os dois últimos dias do evento contarão com a presença de Bento XVI, que presidirá às celebrações culminantes.
--- --- ---
Na internet: http://www.family2012.com/

Papa: católicos devem participar da vida pública

 O Papa rezou na tarde desta quinta-feira o Rosário com os bispos italianos, na Basílica de Santa Maria Maior, no contexto das celebrações dos 150 anos de unidade da Itália.
Bento XVI fez um apelo a que os prelados alentem os católicos a participar da vida pública.
“A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”, disse.
“Em cada época histórica, o encontro com a palavra sempre nova do Evangelho foi manancial de civilização, construiu pontes entre os povos e enriqueceu o tecido de nossas cidades, expressando-se na cultura, nas artes e, não em último lugar, nas mil formas da caridade.”
O Papa pediu aos bispos que estimulem os fiéis leigos a “vencer todo espírito de fechamento, distração e indiferença, e a participar em primeira pessoa na vida pública”, para construir uma sociedade que respeite plenamente a dignidade humana.
Bento XVI insistiu na importância das “iniciativas de formação inspiradas na doutrina social da Igreja, para que quem esteja chamado a responsabilidades políticas e administrativas não seja vítima da tentação de explorar sua posição por interesses pessoais ou por sede de poder”.
É muito importante também – sublinhou – “apoiar a vasta rede de agregações e associações que promovem obras de caráter cultural, social e caritativo”.
Ao falar sobre a Itália, o Papa destacou que o país deve se orgulhar da presença e da ação da Igreja. Esta não persegue privilégios nem pretende substituir as responsabilidades das instituições políticas; respeitosa da legítima laicidade do Estado, está atenta em apoiar os direito fundamentais do homem”.
“A Igreja – forte por uma reflexão colegial e pela experiência direta sobre o terreno – continua oferecendo sua contribuição para a construção do bem comum, recordando a cada um seu dever de promover e tutelar a vida humana em todas as suas fases e de sustentar com os fatos a família; esta continua sendo, de fato, a primeira realidade onde podem crescer pessoas livres e responsáveis, formadas nesses valores profundos que abrem à fraternidade e que permitem enfrentar também as adversidades da vida.”

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Audiência discutirá contratações sem concurso na UVA


O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizarão amanhã, às 9h30, na sede do MPT em Sobral (Rua Anahid Andrade, 524 – Centro), audiência conjunta com a direção da Universidade Vale do Acaraú (UVA). O encontro tem por objetivo discutir proposta de solução para a contratação de professores e servidores, sem a realização de concurso público, pela UVA.
O Sindicato dos Professores denuncia que mais de 50% dos professores e servidores daquela Universidade Estadual foram contratados em descumprimento à exigência constitucional de realização de concurso público partiu.
Segundo a procuradora do Trabalho em Sobral Ana Valéria Targino de Vasconcelos, que representará o MPT na audiência, e o promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionizio Júnior (do MPE), a intenção é propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual a Universidade se comprometa a cumprir cronograma para realização de concurso e afastamento gradativo dos servidores contratados irregularmente, de modo a não prejudicar o funcionamento da Instituição.

(Macario Batista)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Publicada lei que proíbe venda de tinta spray para menores de 18 anos

O Diário Oficial da União publica hoje (26) a lei que proíbe a venda de tintas em embalagem aerossol para menores de 18 anos. A lei também descriminaliza a grafitagem.
De acordo com a nova lei, o spray só poderá ser vendido para maiores de idade, mediante a apresentação de um documento de identidade e com nota fiscal emitida em nome do comprador.
A nova lei diferencia pichação de grafitagem e estabelece que as latas de tinta em aerossol terão de trazer inscritas as expressões: "Pichação é Crime" e "Proibida a Venda para Menores de 18 Anos". O comerciante que infringir a lei será punido com multa e suspensão parcial ou total das atividades.
A grafitagem não será considerada crime se for "realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística, com consentimento de seus proprietários". Pela lei atual, tanto pichar quanto grafitar são crimes, com pena de detenção de três meses a um ano.
Os fabricantes, importadores ou distribuidores dos produtos terão um prazo de 180 dias, após a regulamentação da lei, para fazer as alterações nas embalagens.

Câmara aprova reajuste em bolsa de médico residente

Depois da exclusão do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que havia sido incluída sob forma de emenda na Medida Provisória 521/2010, o Plenário da Câmara aprovou o reajuste do valor da bolsa para médicos-residentes de R$ 1.916,45 para R$ 2.338,06, a partir de 1º de janeiro de 2011, segundo o texto da MP. Aprovada com alterações ao texto original e relatada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a medida segue para apreciação do Senado. Graças ao acordo de exclusão da RDC, os governistas reduziram o risco de que a matéria perca vigência. O prazo para conclusão do trâmite no Congresso é 1º de junho.

A medida também confere direitos como licenças maternidade (120 dias) e paternidade (5 dias), ambas prorrogáveis por 60 dias. A MP também estabelece que a instituição de saúde tem de fornecer alimentação e condições adequadas para repouso e higiene pessoal durante plantões médicos.

(Agência Brasil)

Collor diz que Reforma Política não valerá para 2012

O ex-presidente da República e senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que não há tempo hábil para que a Reforma Política passe a vigorar já nas eleições do próximo ano. A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (25), em Brasília, durante o encontro dos vereadores nordestinos que debate a Reforma Política.
“De política, essa Reforma não tem nada. Na realidade, é uma reforma na legislação eleitoral e partidária”, resumiu o senador, que afirmou ainda que há vários pontos de divergência no Senado e na Câmara Federal. “Não há um senso comum nas discussões”, criticou.
Deputados federais rebateram o senador do PTB e garantiram que alguns pontos da Reforma Política podem valer em 2012, como a questão do financiamento de campanhas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Politica de Sobral em 10 fotos










Dilma acaba com o 'kit gay' do MEC

 

A presidenta Dilma Rousseff decidiu acabar com o programa do Ministério da Educação que a oposição denominou de “Kit gay”. A decisão foi anunciada há instantes por ela própria a um grupo de vinte deputados que recebeu no Palácio do Planalto, integrantes da  “Frente da Família”. A presidenta garantiu que o material não será distribuído às escolas. A informação é do jornalista Leandro Mazzini, do Informe JB. O kit gay, que alguns parlamentares interpretam como verdadeira pregação do homossexualismo, é composto por três filmetes e cartilhas, material custeado pelo MEC. Nos vídeos há imagens de meninos de 12 anos se beijando na boca.

(Claudio Humberto)

Deputados pressionam contra Haddad

Reunida ontem, a bancada de evangélicos e de católicos da Câmara defendeu a renúncia ou a demissão do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Eles estão revoltados e acusam Haddad de ter descumprido a palavra a respeito da discussão sobre o material de combate à homofobia nas escolas.
Na semana passada, Haddad reuniu-se com a bancada e afirmou desconhecer o material, mas aceitou debater o assunto. No fim de semana, porém, disse discordar dos problemas apontados.
O líder do PR, Lincoln Portela (MG), apresentou a proposta da demissão, aplaudido pelos 35 parlamentares do grupo.
O deputado Garotinho (PSB-RJ) defendeu a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para atingir Haddad:
— Estamos dando fôlego a este governo. Nossa decisão precisa ser política. Se eles querem salvar o Palocci, nós queremos salvar a família brasileira. Vamos trazer o ministro e ir a Dilma e exigir que demita o Haddad.

(O Globo)

Sobral com novo Prefeito e Câmara com novo presidente


O presidente da Câmara Municipal de Sobral, Dr. João Alberto Adeodato Júnior-PSB, assumi a prefeitura municipal, em virtude da viagem do gestor Clodoveu de Arruda-PT, para os Estados Unidos. Essa solicitação chegou ao legislativo, dando ciência aos vereadores da Casa do Povo, e foi devidamente aprovado a viagem de Veveu.
  O vereador João Alberto assume pela 3ª vez a prefeitura de Sobral em seus mais de 20 anos de mandato,  antes passou o cargo para o seu vice na Câmara,ficando na presidência o edil Marco Prado, que tocará os destinos da Câmara Municipal nos próximos dias.

Mil Motos vence Prêmio Automotivo 2011


A bordo de uma moto Kasinski,
 o diretor da concessionária aposta
 no crescimento das vendas
"De grão em grão a galinha enche o papo". Esse parece ser o lema que a revenda da Kasinski vive no momento atualA revenda começou em Sobral. Depois, expandiu-se pelo interior até fundar, recentemente, uma na capital cearense, Fortaleza. Desconhecida até então, levou ano passado o troféu na 3°edição do Prêmio Automotivo, na categoria "Melhor Concessionária de Moto". Este ano, a história se repete.

Para Daniel Menezes, diretor da empresa Mil Motos, o prêmio serve como termômetro para saber se a empresa está no caminho certo ou não. "O troféu Automotivo 2010 foi de muita importância para nossa Mil Motos. O desse ano, melhor ainda, pois confirma a nossa credibilidade e o reconhecimento do público diante de nosso serviços oferecidos",enfatiza.

Para o executivo, o segredo da continuidade deste sucesso está em alguns diferenciais. Um deles são os produtos da Kasinski. Da parte da revendedora, são a qualidade no atendimento e pós-venda, "um marketing agressivo e principalmente uma equipe de colaboradores compromissados com os clientes", reforça.


Daniel Menezes, da Mil Motos,
louva a criação e continuação do Prêmio



Segredo às claras
Daniel ressalta que o que faz uma empresa ganhar a confiança do público é pelo trabalho sério e transparente, dia a dia. "Ser sincero com os clientes, ter produtos de alta qualidade e tecnologia e manter uma equipe coesa também conta e muito", pondera.

Projetos
Segundo ele, a expansão faz parte de 2012. "Vamos abrir mais duas revendas. Mais uma em Fortaleza e a outra é em Santa Quitéria". A revendedora atua em Itapipoca, Sobral, Camocim e Acaraú. Para finalizar, Daniel parabeniza a iniciativa do Diário. "Setor importantíssimo, pois movimenta o segmento, além de geração de emprego e renda", finaliza.


(Diário do Nordeste)

terça-feira, 24 de maio de 2011

MINISTRO EMPOSSA SECRETÁRIO EXECUTIVO



Tomou posse esta semana, o Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mário Lima Júnior. O novo Secretário Executivo da Secretaria de Portos (SEP), foi o idealizador de inúmeros projetos na área portuária, especialmente para os Portos do Nordeste. Com trabalhos desenvolvidos também nos portos de Hamburgo e Roterdam, Mário Lima já exerceu cargos no Governo do Estado do Ceará. _ Assessoria de Imprensa.
Pós-graduado em Segurança do Trabalho, especialista em aparelhamento portuário e titular do Prêmio Inovação Portobrás, Mário Lima era o Diretor Infraestura e Desenvolvimento Operacional da Cearáportos, empresa que administra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Sobral fora da relação dos municípios que terão chamadas de telefones fixos com custo de ligação local com outros municípios


 A partir de 28 de maio, usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas a custo de ligação local para municípios que apresentem continuidade geográfica e mesmo código de área nacional ("DDD"). A medida beneficiará, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de Áreas com Continuidade Urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente. As revisões de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões metropolitanas ou de Rides ocorrerão junto com as revisões quinquenais dos Contratos de Concessão. Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.
Ceará

No Ceará, 4,2 milhões de moradores das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e Cariri serão beneficiados. A região de Fortaleza é composta por 15 municípios e terá 3,7 milhões de beneficiados. A região do Cariri, com nove municípios, terá 560,3 mil beneficiados. O Ceará tem 783 mil acessos fixos; 50,3 mil telefones públicos; e 8 milhões de acessos móveis. Veja aqui a relação de localidades beneficiadas.

Sobral entre os 20 municípios do Proares II que foram contemplados com capacitação para os gestores.




O Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza a primeira ação do convênio de cooperação técnica firmado com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já nesta terça-feira (24): a capacitação para gestores de 20 municípios da terceira rodada do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) e instituições parceiras.
O objetivo do curso, que vai até o dia 27, é qualificar os gestores sobre as políticas de aquisição do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prestação de contas e controle interno, desenvolvendo, desse modo, temas de interesse da administração pública municipal. A capacitação será ministrada pelo BID.
Serão disponibilizadas 100 vagas para os participantes dos seguintes municípios: Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Campos Sales, Capistrano, Caridade, Cariús, Coreaú, Iguatu, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Mauriti, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Pedra Branca, Pires Ferreira, Santana do Acaraú e Sobral.

Proares II
O Proares financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente.
O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Para escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.
“O Proares tem o objetivo de melhorar serviços que devem ser prestados com qualidade a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no interior do Estado. Esses benefícios chegam por meio de novos espaços de convivência social, cultural, esportiva e de lazer”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.
Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartida Estadual e Municipal.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Teixeira admite que Fifa recebe propina

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, voltou a entrar na mira da emissora pública britânica BBC, uma das mais respeitadas do mundo. Segundo reportagem do jornalista Jamil Chade, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, a BBC leva ao ar nesta segunda-feira uma reportagem em que revela que Teixeira teria admitido, em audiências a juízes suíços, a existência de pagamento de propina na Fifa.
A investigação foi feita pelo jornalista britânico Andrew Jennings, que foi o entrevistado do programa Bola da Vez, na ESPN Brasil, no ano passado, e tem uma série de livros publicados sobre os nebulosos bastidores da Fifa.
Na reportagem da BBC, o cartola ainda teria dito que fechou acordo para barrar a publicação dessas informações pelo tribunal da cidade de Zug, na Suíça, no caso ISL. O programa também mostra que o acordo passou pelo ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, diante de procuradores que investigavam suspeitas de pagamento de US$ 100 milhões em propinas na entidade máxima do futebol mundial.
O acordo, diz a BBC, teria sido fechado por Teixeira e Havelange com o atual presidente da Fifa, o suíço Josep Blatter, candidato a mais uma reeleição este ano. O conteúdo da atração que a emissora britânica exibirá foi divulgado no domingo pela imprensa norueguesa.
Segundo o Estadão, nem Teixeira nem Havelange teriam aceitado responder à BBC diante das informações obtidas pela emissora.

Participação Popular

Foto: Paulo Vasconcelo

A participação da comunidade no combate a Dengue e também levando ao conhecimento das autoridades as melhorias necessárias pois os olhos da população conseguem ir em todos os recantos, foi desta forma que há alguns dias o nosso blog postou fotos de água acumulada em uma parada de ônibus chamamos a atenção das pessoas competentes para que tomassem providencia e hoje flagramos servidores fazendo serviço de limpeza, neste local.

Inscrições para o Enem 2011 começam hoje e podem chegar a 6 milhões

A partir das 10h de hoje (23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.


(Agência Brasil)