sábado, 16 de maio de 2009

Essa é pra quem gosta de futebol


Futebol é mesmo cachaça. Onde tiver um campinho qualquer, a molecada arranja um jeito de improvisar dois times - ainda que seja apenas de meia, a bola. O gosto pelo futebol é tanto que há gente capaz de fazer rolar a bola num gramado como esse da foto que eu encontrei no blog do Aldea Productiva.
Fonte: Gente de Mídia

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lula chama tucanada de irresponsável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o PSDB por ter viabilizado a criação da CPI da Petrobras. Ele classificou o partido “irresponsável” e disse que não acredita que isso seja de interesse dos governadores do PSDB e de candidatos do partido.
“Não acredito que isso seja de interesse dos governadores e de possíveis candidatos. Possivelmente é coisa de uma pessoa que está a um ano e meio de mandato e não tem certeza se vai voltar”, afirmou Lula, na Base Aérea de Brasília, pouco antes de embarcar para a Arábia Saudita.
Lula disse que não vai pedir para que aliados retirem suas assinaturas do requerimento e garantiu que não haverá retaliações para quem continuar com o requerimento. Um pouco antes, porém, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse, ao deixar reunião com o presidente, no Palácio da Alvorada, que trabalhará o dia todo para retirar as assinaturas necessárias e esvaziar a CPI. Senadores que assinaram o requerimento têm até meia-noite para retirar assinaturas."
Fonte: Agência Estado

Corrida Presidêncial

Em reunião com organizações ambientais do Piauí no Palácio do Karnak, na tarde desta quinta-feira, secretário geral do PSB e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Renato Casagrande (PSB), disse que seu partido dá apoio à candidatura do ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (CE) à Presidência da República.

Medalha Dom José Tupinambá da Frota

O Lions Club Caiçara reúne a sociedade sobralense na noite desta sexta-feira (15), às 20h, no Buffet D. Flor, para a entrega da Medalha Dom José Tupinambá da Frota – Sobralense de Destaque ano 2008/9, aos cidadãos: José Leônidas de Menezes Cristino – Prefeito Municipal; Defensor Público Pedro Aurélio Ferreira Aragão e ao Farmacêutico Bioquímico e musicista Francisco Amauri Carneiro de Paula Pessoa. Para este evento, a diretoria do Lions Caiçara solicita, que cada um dos convidados, leve 3 quilos de alimento para doações aos desabrigados das enchentes.

Apae:Nota nos ajuda

A Apae Sobral em parceria com a empresa local está realizando a campanha doe uma nota e concorra a um Computador. Você ajuda as crianças da Apae, e no final quem ganha é você. Os postos de troca estão no Colégio Ethos, Luciano Feijão, Escola Jarbas Passarinho, Arco iris, Pinheiro Super Mercado, Prefeitura Municipal, SAAE, Computer Store e na própria APAE.

Lançamento do Livro DEUS É SEMPRE FIEL




Dia 13 de maio, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, em Sobral, aconteceu no Centro de Convenções o lançamento do Livro DEUS É SEMPRE FIEL, de Edna Maria Chaves, coordenadora diocesana da Renovação Carismática Católica em Sobral e co-fundadora da Comunidade Católica Coração e Maria.
Estiveram presentes no evento, o Sr. Bispo Diocesano, Dom Fernando Saburido, bem como Pe. Gonçalo, Pe. Antônio José, Pe. Bosco (Senador Sá), Pe. Ribeiro (Forquilha), Pe. Berg (Pacujá), D. Lilly Cristino (1ª Dama do Município), Vereador Paulo Vasconcelos, Robério Cavalcante (Coordenador Estadual da RCC), coordenadores da RCC local e das demais comunidades sobralenses e amigos e familiares de Edna Chaves.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aluno Monitor em Sobral

No dia 22 de maio será lançado em Sobral o Projeto Aluno Monitor. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Microsoft. O objetivo é capacitar os estudantes da rede pública municipal nos recursos de informática com foco na formação profissional.
O Programa Aluno Monitor visa promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. O programa é desenvolvido por meio de capacitações presenciais e pelo curso exclusivo.Foi produzido a partir da experiência presencial do Centro de pesquisas do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA) da Unesp de Bauru.O lançamento do projeto ocorrerá na Escola Raimundo Pimentel Gomes, às 17h, e contará com a presença das Professoras da PUC Miriam Lerner e Lucia Chibante, além do coordenador do projeto na UFC, Professor Herbert Lima e do Secretário de Educação, Júlio César Alexandre.

Aumento da carga horária no Ensino Médio

O Ministério da Educação divulgou que tem planos de aumentar a carga horária do ensino médio em 25%. Com isso, passaria das atuais 2.400 horas para 3 mil.
O aluno poderá usar 20% das horas extras para disciplinas de livre escolha, que podem ir desde aulas de matemática ou português a mais a teatro, música, artes ou esportes.
A proposta foi encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento poderá ser usado como subsídio para Estados que desejam alterar o atual modelo de ensino médio, considerado ultrapassado pelo ministério e por educadores

Transporte público em Sobral

No começo desta semana fomos recebidos pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Sobral,Juarci Neves,que nos informava da parceria com a Procurador Geral do Município,Dr. Clito Carneiro, em promover nesta quinta-feira (14), às 13h30, audiência pública para apresentação do Projeto de Lei a ser encaminhado a Câmara Municipal, que regulamenta o serviço de táxi em todo o território do município de Sobral.
Em tempo:Solicitamos ainda junto a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Sobral, um olhar especial também sobre os transporte público de sobralense.Esses dias um ônibus desgovernou-se próximo ao Palmeiras Country Club, ainda bem que sem causar vítimas fatais.

Continuemos a colaborar

Matimentos checando na Defesa Civil em Sobral
A população sobralense ainda pode (e deve) contribuir com as cerca de 5 mil pessoas que encontram-se desabrigadas, desalojadas e ilhadas em nosso município e que estão abrigadas nos 23 abrigos mantidos pela Prefeitura, além de casas de parentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jorge Trindade, ainda há uma grande demanda por Leite em pó e alimentos não perecíveis.As doações devem ser encaminhadas para a Defesa Civil Municipal, localizada ao lado do Corpo de Bombeiros a do Aeroporto Virgilio Távora.Maiores informações: 0800.280.0193 ou 3613.2185.

Pleno do TRE muda de Juiz

O juiz Jorge Luís Girão Barreto tomará posse, nesta sexta-feira, às 17 horas, como juiz titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na categoria de juiz federal. A cerimônia de posse ocorrerá na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), em sessão solene a ser presidida pela desembargadora Gizela Nunes da Costa, presidente do TRE do Ceará, além de várias autoridades convidadas para a solenidade.O juiz federal da Seção Judiciária do Ceará, Jorge Luís Girão Barreto, é titular da 2ª Vara, desde junho de 1999. Ele já vinha exercendo função de membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na vaga de juiz federal, desde 2006. Agora passa a ser efetivado no lugar do juiz Danilo Fontenele Sampaio Cunha, que encerrou o biênio como juiz titular, no último dia 23.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Deputados cearenses, levantando a voz em prol da BR 222

A tragédia causada pelas chuvas no Ceará reuniu padre e comunista. Os deputados federais Chico Lopes (PCdob) e padre Zé Linhares (PP) apresentam hoje requerimento conjunto pedindo informações sobre os recursos para as obras da BR-222, no trecho entre Fortaleza e Sobral.
“Estamos compartilhando da indignação de todos os cearenses com a atual situação dessa rodovia, que foi reformada há pouco tempo e, com as chuvas, já se encontra em estado precário, colocando em risco a vida das pessoas e prejudicando o trânsito e o comércio entre duas das principais cidades do Estado”, reforçou Lopes.
O requerimento pede informações sobre as empresas que realizaram as obras de manutenção. “Queremos saber as empresas responsáveis e por que a qualidade do serviço não foi a que se esperava”, disse Lopes.
Lopes, aliás, integra a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, que se reúne hoje, às 19h30min, com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para discutir o socorro às vítimas das enchentes em estados como Ceará, Piauí, Maranhão e Sergipe.
Em tempo:Nos associamos aos reclames, e muito já se foi falado na câmara de Sobral, sobre essa problemática, esperamos que o DNIT tome uma providência o quanto antes,ou seja,uma solução definitiva para o problema.

13 de Maio

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia.A mensagem de Fátima é para o mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.Expressão do Coração Imaculado de Maria que no fim irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!"Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
Em tempo:Nos espelhemos no belo exemplo de vida de nossa Virgem Maria.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Racíocinio será fundamental no vestibular unificado

Até o fim de maio, o Ministério da Educação anunciará quais as universidades federais que adotarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio como critério para ingresso de estudantes.
Nesta próxima quarta-feira, 13 de maio, pró-reitores de graduação e comissões de vestibular das universidades se reunirão no MEC. Na ocasião, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentará aos presentes a matriz de referência da prova do Novo Enem. Os dirigentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) também conhecerão o Sistema de Seleção Unificada, que será utilizado para o gerenciamento das informações do processo.
Implementação do sistema deverá levar três anos
O prazo de três anos foi estipulado pelo Comitê de Governança do Novo Enem para que seja consolidado o processo de seleção unificada. O período deverá ser utilizado pelas universidades para compatibilizar o novo formato de seleção com as políticas afirmativas e com outras modalidades de seleção já adotadas. As instituições deverão levar em consideração que parte das vagas será destinada a programas de avaliação seriada, e ainda prever casos em que seja necessária a aplicação de provas específicas.
As informações são do próprio MEC, através de sua assessoria de imprensa.

Centro de Saúde da Família em Aracatiaçú

Contrução do CSF de Aracatiaçú
A comunidade de Aracatiaçú, e região vizinha ganhará ainda esse ano, a ampliação do Centro de Saúde da Famíla - Leda Prado, uma reivindicação que ha muito vinhamos batalhando na Câmara Municipal junto ao prefeito Leonidas Cristino.

Em tempo:Estivemos no distrito de Aracatiaçú, acompanhando o andamento da obra que continuar em pleno vapor.

Dia do Enfermeiro

A enfermagem é uma profissão de origem milenar, considerando-se uma prática da humanidade o cuidado a pessoas convalescentes. Atualmente a profissão ampliou seu campo de atuação constituindo uma história de atuação na assistência, pesquisa e ensino em diversos campos do conhecimento.
Esta data constitui-se numa referência ao nascimento em 12 de maio de 1820, da enfermeira inglesa Florence Nightingale, que contribuiu de forma significativa para a diminuição da mortalidade, com seu trabalho na Guerra da Criméia. Assim Florence, marcou o início da enfermagem moderna no mundo.No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Em tempo:Nossa saudação a todos os enfermeiros, em especial os que promovem boa saúde da população sobralense.

Dados atualizados de donativos doados em Sobral

Atualização de dados da Defesa Civil Municipal Donativos entregues
Cestas básicas = 1910
unidadesLeite em pó = 609kg
Leite(liquido)= 902 litros
Filtros = 198 unidades
Kit Limpeza= 504 caixas
Cobertor= 387unidades
Água= 9161litros
Lençol= 136

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Células-tronco embrionárias geram tumores em criança

O uso de células-tronco, para qual se sacrificam embriões, causou sinistro efeito numa criança, informou a revista médica "PloS Medicine".Um hospital de Moscou injetou, no cérebro e no fluido da espinha dorsal da criança, células-tronco estraídas de diversos embriões.
Quatro anos depois, médicos do Centro Médico Sheba, em Tel Aviv, constataram na criança múltiplos tumores, tendo retirado dois nos mesmos locais onde foram injetadas as células embrionárias. O DNA dos tumores pertencia a pelo menos duas pessoas diferentes.
Merece ser ressaltado que, logo depois dessa lamentável experiência, o presidente Obama liberou verbas federais para essa perigosa e amoral tecnologia, sendo por isso muito aplaudido pela imprensa esquerdista de todo o mundo.

Bem empregado

Os trabalhadores do setor privado estão perdendo a corrida para os funcionários públicos em termos de rendimentos. De dezembro de 2002 a fevereiro de 2009, o crescimento dos salários do setor privado, com e sem carteira, foi de apenas 8,7% em termos reais, isto é, descontada a inflação de 43,3% no período.
O aumento real da remuneração média dos servidores na ativa do Executivo Federal, no mesmo período, foi 8,5 vezes maior do que a do setor privado, atingindo 74,2%. O aumento real da remuneração na ativa do Legislativo chegou a 28,5%, e o do Judiciário foi de 79,3%.
Com isso, a diferença entre o rendimento médio do setor privado e do público, que já era grande, cresceu ainda mais. Em dezembro de 2002, a remuneração média do servidor federal na ativa do Executivo, de R$ 2.680 (valor da época), era 3,6 vezes maior do que o rendimento médio de R$ 740,90 do setor privado. Em fevereiro de 2009, a ganho mensal médio no Executivo federal pulou para R$ 6.691, ou 5,8 vezes maior do que o rendimento médio do setor privado, de R$ 1.154.
No mesmo período, no caso do Legislativo, que teve remuneração mensal média de R$ 12,5 mil em fevereiro de 2009, o rendimento saltou de 9,2 para 10,9 vezes o do setor privado. Já no Judiciário, com remuneração média mensal de R$ 16,8 mil em fevereiro, o salto foi de 8,8 para 14,6 vezes. Fonte:Estado de São Paulo