quinta-feira, 4 de março de 2010

Vacinação contra Influenza A


Nesta quinta-feira, 4 de março, profissionais da Sesa estarão em Sobral com chefes de imunização dos municípios da região Norte. A reunião será na Escola de Formação e Saúde da Família Visconde de Sabóia, na Jonh Sanford, 1320, bairro do Junco. Para atualizar e tirar ainda possíveis dúvidas sobre a vacina.
O Ceará tem 8 milhões 547 mil e 809 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Quase a metade da população será vacinada contra a Influenza A (H1N1). São exatamente 4.045.583 pessoas, que representam 47,32% do total, informou o secretário da saúde do Estado, João Ananias, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 3. As 4.045.583 pessoas estão incluídas nos grupos prioritários para vacinação, com início na próxima segunda-feira, 8 de março, e final no dia 21 de maio de 2010. Nem na campanha contra a rubéola, realizada no ano passado, foi imunizada essa quantidade de pessoas, destacou João Ananias. Só para fazer um comparativo e atentar para o tamanho da campanha de vacinação contra o H1N1, ele lembrou que, no Ceará, 2.626.249 pessoas ficaram imunizadas contra a rubéola em 2009.
A estrutura da campanha é mega para atingir a meta mínima de vacinar 80% de cada grupo. Haverá 1.692 postos fixos no Estado e 30 mil trabalhadores envolvidos na campanha, com 4 milhões e 300 mil doses. Os grupos prioritários são: trabalhadores de saúde, população indígena, gestante, população com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, jovens de 20 a 29 anos, idosos com mais de 60 anos e adultos de 30 a 39 anos. A recente decisão do Ministério da Saúde de incluir esse grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica levou em conta que a faixa etária dos 30 aos 39 responde pelo maior número de internações hospitalares e mortes depois dos grupos já definidos anteriormente.
No Ceará, dos sete óbitos confirmados desde o início da pandemia, em abril de 2009, dois estão nessa faixa dos 30 aos 39 anos (1 com 36 anos e 1 com 36 anos, que estava grávida). Dos cinco óbitos restantes, dois eram crianças (1 com 10 meses e 1 com 4 anos), duas gestantes (a que tinha 36 anos e 1 com 24 anos), 1 adulto com 29 anos e 1 idoso (62 anos). As datas de vacinação variam de acordo com cada grupo.
Como qualquer outro medicamento, a vacina não está livre de risco. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado lançou nota técnica chamando a atenção para os efeitos que as pessoas podem apresentar após a vacinação. Embora bastante restritas, a população precisa conhecer as contraindicações da vacina. Quem não pode ser vacinado contra a nova gripe: quem tem reação aos componentes da vacina da gripe comum, pessoas que estão com infecções graves e quem tem alergia à proteína do ovo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aécio Neves descarta, mais uma vez, ser vice de Serra

“Pressionado pelos partidos de oposição a assumir a chapa puro-sangue do PSDB para a disputa à sucessão presidencial, o governador Aécio Neves (Minas Gerais) voltou a reafirmar, nesta quarta-feira, que “não cogita essa possibilidade”. Pré-candidato do PSDB para a disputa, o governador José Serra (São Paulo) também repetiu suas últimas declarações públicas sobre a campanha evitando assumir sua candidatura. Serra disse que ainda está preocupado em comandar São Paulo.
Aécio e Serra participam hoje de uma homenagem ao centenário do nascimento do ex-presidente Tancredo Neves. Serra chegou ao evento avisando que não falaria de eleições. “Não vim falar de política eleitoral. Continuo concentrado no meu trabalho de governador de São Paulo”, disse. Questionado sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Serra, Aécio negou que avalie essa composição, repetindo três vezes a frase: “Eu não cogito essa possibilidade”.
A movimentação em torno de Aécio para convencê-lo a disputar a vice-presidência da República na chapa de Serra ganhou novo fôlego depois do crescimento da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de votos. Pesquisa Datafolha revela que a diferença entre Serra e Dilma caiu de 14 para 4 pontos desde dezembro.
Na avaliação de correligionários, Aécio seria capaz de dar uma nova sustentação a Serra na disputa. Além do DEM, o PPS se mobiliza para aprovar manifesto em favor da chapa Serra-Aécio nas eleições de outubro. No manifesto, o PPS afirma que vem defendendo Serra para presidente e Aécio para vice desde o início das articulações para a disputa presidencial.”

FONTE: (Portal Uol)

OAB quer vetar juízes suspeitos por corrupção na advocacia


“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer barrar o ingresso na advocacia de magistrados suspeitos de corrupção. A entidade estuda medidas para impedir que juízes afastados das funções por improbidade ou “delito grave” possam receber registro na OAB para exercer papel de advogado. “Se não serve para ser juiz não servirá para ser advogado”, declarou Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB.
Ophir submeterá a proposta ao Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB que vai se reunir domingo na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O veto aos juízes sob suspeita ganhou força a partir do julgamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que decretou aposentadoria compulsória para três desembargadores e sete juízes do Mato Grosso envolvidos em suposto desvio de R$ 1,4 milhão do Tribunal de Justiça estadual. O dinheiro teria sido destinado para uma loja maçônica da qual era grão-mestre um ex-presidente do TJ.
“Vamos construir uma barreira para impedir que o cidadão corra o risco de ser prejudicado em sua vida por inescrupulosos que deveriam dar exemplo de ética e retidão e foram expulsos da magistratura e podem futuramente bater às portas da Ordem”, disse o presidente da OAB. “Espero que encontrem fechadas essas portas.”
Para Ophir, “se esses magistrados não têm mais condições morais e éticas para julgar, não terão também para defender na Justiça o cidadão que precisa buscar seus direitos”.
O ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça, se disse estarrecido com a trama na corte do Mato Grosso. “Foram atos conectados, concertados. Estarrece pelos aspectos da coligação, do compartilhamento de atividades irregulares. Não foram atos isolados, mas atos para atingir um fim ilícito.”



FONTE:(Agência Esado)

terça-feira, 2 de março de 2010

PARABENS AOS AMIGOS DA IMPRENSA


Hoje dia 02 de março ( terça-feira), é dia de abraçar duplamente os comunicadores Araújo Pachelle e Wilson Gomes pela passagem do natalício de ambos.
Parabens e muitas felicidades.

PROGRAMA DA REDE GLOBO RECEBE JOVENS EMBAIXADORES

O Caldeirão do Huck apresentou no último sábado (27) um grupo de embaixadores de diferentes estados brasileiros. São 35 jovens da rede pública, que vieram dos 4 cantos do país e, juntos representam suas famílias, cidades e, principalmente, representam o Brasil através do programa Jovens Embaixadores - criado pela embaixada dos Estados Unidos aqui no país.
Foram 4 mil jovens inscritos, mas apenas 35 foram selecionados para serem jovens embaixadores e participarem de um intercâmbio nos Estados Unidos por 3 semanas no mês de janeiro.
Esteve presente também no programa global o jovem sobralense, Nazareno Sousa Araújo, estudante da escola Deputado Cesário Barreto Lima (escola regular) - Taperuaba e aluno Inglês no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras- Sobral.

Reflexão

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ciro posa de presidenciável em João Pessoa


O presidenciável do PSB e deputado federal Ciro Gomes encontra-se, nesta segunda-feira, em João Pessoa (PB), onde faz palestra duante o chamado “Encontrão das Oposições” político coodenado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Do evento, participam também o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM).O encontro também conta com a presença do ex-senador Ney Suassuna, que após um hiato na política paraibana reaparece nesta reunião. Ciro ali está na condição de presidenciável que tenta abrir espaços para seu nome nesse Estado.
Ele prossegue assim seu roteiro de contatos pelo País, devendo estar em Brasília só nessa terça-feira. Ciro não viaja em avião de carreira.

Defensoria Pública do Ceará ganhará nova sede

A defensora-pública-geral do Estado, Francilene Gomes, anuncia: em abril, o órgão ganhará nova sede, que está prontinha na avenida Nelson Studart, no bairro Água Fria. “São cinco mil metros quadrados, com três mil metros de área consruída”, adianta Francilene, observando que o novo prédio dará condições de trabalho para os defensores.

Por conta dessa nova sede, ela adianta estar abrindo licitação para a contrataçaõ de pessoal terceirizado. Não precisou quantos vão ser contratados, mas disse ser necessario.


FONTE: blog do eliomar

Começa nesta 2ª feira prazo para declaração do Imposto de Renda

“O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) começa nesta segunda-feira dia 1º. O programa gerador da declaração será liberado na página da Receita Federal na internet também a partir desta segunda-feira. A Receita já disponibilizou, no mesmo endereço, outro programa, o Receitanet, responsável apenas pela transmissão das informações, de acordo com a Agência Brasil.

Além da internet, a declaração pode ser apresentada em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente de cada instituição, ou em formulário de papel, nas agências e nas lojas franqueadas dos Correios, também durante o horário de expediente, ao custo de R$ 5,00 para o contribuinte.
A declaração do Imposto de Renda de 2010 será a última entregue em formulário de papel. Dentre 25 milhões de declarações recebidos no ano passado, apenas 127 mil foram em formulário de papel.
As novas regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 foram publicadas no Diário Oficial da União no início do mês. Entre as pessoas que estão obrigadas a declarar estão os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 no ano passado.
No caso dos contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, ficam obrigados a declarar se esse valor ultrapassar R$ 40.000,00. Se o contribuinte optar pelo desconto simplificado na declaração, o valor limite para usar o modelo ficou em R$ 12.743,63.
A obrigatoriedade da entrega da declaração do Imposto de Renda para quem tinha patrimônio em dezembro de 2009 acima R$ R$ 300 mil é uma das mudanças este ano divulgadas pela Receita Federal. Antes, o valor inicial era de R$ 80 mil. Outra mudança é que os contribuintes que entregavam a declaração apenas por ser sócio de empresa estão livres da declaração, caso não se enquadrem nas demais regras de obrigatoriedade. O prazo para entrega das declarações vai até 30 de abril.”



(Agência Estado)