sexta-feira, 9 de março de 2012

TÁ FALTANDO



A ameaça de muita gente não poder se candidatar, inclusive no CE, este ano, é grande. Segundo o STF, mais de três mil candidatos nem prestaram conta das despesas de campanha

(Fernando Maia)

PT deve apresentar candidato até o fim de maio, diz Luizianne

PT deve apresentar candidato até o fim de maio, diz Luizianne

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta, 9, no Paço Municipal, a prefeita Luizianne Lins (PT), disse que o Partido dos Trabalhadores deve ter uma definição do candidato que disputará a prefeitura de Fortaleza em 2012 até, no máximo, o final de maio.
Já a decisão sobre se a sigla vai realizar prévias entre os pré-candidatos petistas ou não deve ser tomada, segundo a petista, até o fim de abril.
Enquanto vários partidos já deixaram claro quais as candidaturas que vão oferecer ao julgamento do eleitor, o PT segue a linha da indefinição.
Essa não é a primeira vez que um prazo para a escolha do candidato petista é estabelecido. A primeira data-limite divulgada pela própria Luizianne era o dia 15 de janeiro.
A prefeita disse ainda que aguarda contato do governador Cid Gomes para conversar sobre a continuidade da aliança com os socialistas.
Redação O POVO Online
Com informações de Lucynthia Gomes

Embate: Ecad x blogs



Ecad considera blogs retransmissores do material postado no Youtube: portal de vídeos já paga à instituição
Entidade é alvo de críticas após cobrar blog por veicular conteúdo musical hospedado no Youtube
A saga de cobranças inusitadas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ganhou mais um capítulo na semana passada. Os rapazes do blog Caligraffiti receberam na última terça-feira um e-mail da entidade arrecadadora avisando que teriam de pagar direitos autorais pelos vídeos dos sites YouTube e do Vimeo que apareciam no site. Surpreso, Uno de Oliveira, um dos responsáveis pelo blog, ligou para o escritório do Ecad em São Paulo, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de cobrança.

"Eles disseram que o YouTube paga, pois é um transmissor, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar", conta o designer. "O Ecad está dentro da lei, não estão cobrando indevidamente. Mas a lei é totalmente defasada. Eles se baseiam na lei para achar alguma brecha e ganhar mais dinheiro", critica o blogueiro.

Conselho de Políticas Sobre Drogas criará selo de qualidade para comunidades terapêuticas



O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cepod), ligado a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reúne nesta sexta-feira (09.03), às 08 horas, no auditório do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda), comunidades terapêuticas que trabalham na recuperação de dependentes de drogas no Estado. O objetivo é conhecer e aliar os trabalhos entre a Coordenadoria e as Comunidades. No encontro será realizado um cadastramento desses grupos.
Em um segundo momento, membros do Cepod visitarão as instalações dessas comunidades. Em seguida, os profissionais que militam na recuperação de pessoas com algum tipo de dependência serão capacitados de acordo com a legislação vigente. O último passo será a criação de um selo de qualidade para as comunidades que estiverem em consonância com o diz o arcabouço legal vigente sobre a matéria.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Clientes de café no Ceará usam 'óculos comunitários' para ler jornais

Dono do Café Jaibaras fixa recortes de jornais em um mural.
Estabelecimento fica no Becco do Cotovelo, rua comercial de Sobral.

Elias Bruno
Do G1 CE

Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1)
Óculos ficam presos a uma corrente no mural de jornais
 do café, no centro de Sobral. (Foto: Elias Bruno/G1)

Moradores da cidade de Sobral, no Norte do Ceará, podem fazer mais do que compras quando vão à rua comercial mais famosa da cidade, o Becco do Cotovelo. No Café Jaibaras, um par de óculos ''comunitário” garante a leitura de jornais aos clientes que esqueceram as lentes ou têm dificuldade em enxergar os textos dos recortes, expostos pelo dono em mural do estabelecimento. A seleção das notícias que vão para o mural segue a preferência dos leitores. “Recorto notícias interessantes, como a do aeroporto em Sobral, mas as matérias policiais ou esportivas são as mais lidas”, afirma o proprietário do café, Expedito Vasconcelos, ex-farmacêutico de 65 anos.
O comerciante Francisco Linhares Pontes, 60 anos, conhecido como “Chico Joia” diz frequentar o Café Jaibaras duas vezes por dia. “Vou lá para saber de todos os fatos que estão acontecendo na cidade e no mundo”, afirma. Na visita da manhã, o comerciante lê os jornais do mural e conta que já teve de usar os óculos comunitários “Para quem está com problema na vista, os óculos são um ótimo quebra-galho”, diz. Quando vai ao ponto de encontro à tarde, Chico Joia toma um cafezinho e discute assuntos variados, principalmente sobre política. “É de muita a importância a existência desse espaço em nosso município”, diz.
  “Um médico já veio verificar os óculos e disse que não há problema com o grau das lentes. Todo mundo pode usar”, diz Vasconcelos, conhecido como “prefeito” do Becco. “Estou aqui há 32 anos e, como radialista e colunista, trabalho servindo à população. Tenho essa sede de informação e quero levar isso para todos”, afirma.
O ''prefeito do Becco'' começou a ser chamado assim desde a criação da Associação dos Amigos do Becco, há cerca de 15 anos. O café guarda também outras peculiaridades como o boneco de gesso “Zé Bocão”, que leva culpa por todas as fofocas comentadas pelos moradores. “Todos os boatos e rumores inventados pelas pessoas são atribuídos ao 'Zé Bocão', já que ele não tem como se defender”, diz Vasconcelos.
Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1)
Dono do café, Expedito Vasconcelos recebeu
título informal de ''prefeito do Becco''
(Foto: Elias Bruno/G1)
Café jaibaras (Foto: Elias Bruno/G1)
Placa indica em o nome do corredor
comercial em inglês (Foto: Elias Bruno/G1





 
 
 
 
 
 




Para livrar um pouco a fama do boneco, o ''prefeito'' inventou outro objeto curioso: uma placa com os dizeres 'Conheça o maior fofoqueiro do beco', mas, ao retirar a placa, a pessoa se vê em um espelho. “Na primeira vez em que uma pessoa passa por isso, é uma risada só”, afirma.
Na parede do Café Jaibaras está a placa que se aproveita da fama de “americanizada” que a cidade tem e traduz o nome do corredor para 'Elbow Street'. “Da primeira vez, hesitei em colocar a placa para não lembrarmos ainda mais os Estados Unidos, mas depois, decidi seguir a linha democrática do local. Aqui pode tudo', afirma.
Outro investimento do Café é a venda de livros assinados por sobralenses e que contam a história da cidade. Ainda de acordo com Vasconcelos, o Becco do Cotovelo existe oficialmente desde 1842, após a criação de uma lei municipal.
Precaução

O oftalmologista Davi Lucena alerta que os "óculos comunitários" podem causar um desconforto momentâneo de acordo a diferença do grau de quem utiliza. "Não há nenhum prejuízo irreversível. Esses óculos podem ser mais usados por aqueles clientes com a 'visão cansada'. Neles, a leitura realmente pode melhorar", explica. De acordo com o médico, a 'visão cansada' surge após os 40 anos de idade e é comum em pessoas que nunca precisaram usar óculos.
Apesar de não causar sérios problemas, o oftalmologista afirma que os "óculos comunitários" podem ser transmissores de infecção. "A pessoa pode usar os óculos, estar com um vírus e não desenvolver a doença porque tem resistência. Se outra pessoa usar os mesmos óculos com uma baixa resistência pode ficar doente. O mais comum é a conjuntivite", diz.
O médico orienta que, sempre forem utilizados, os óculos, tanto lentes quanto armações, sejam limpos com álcool para evitar a transmissão de infecções. "Quem precisou usar os 'óculos comunitários', também não pode deixar de ir a um médico oftalmologista para realizar exames mais detalhados dos olhos", lembra.

CARTA DO BEATO JOÃO PAULO II ÀS MULHERES  


A vós, mulheres do mundo inteiro,
a minha mais cordial saudação!

 










 

 
1. A cada uma de vós dirijo esta Carta, sob o signo da solidariedade e da gratidão ( ...)
A Igreja — escrevia na Carta apostólica Mulieris dignitatem« deseja render graças à Santíssima Trindade pelo "mistério da mulher" — por toda a mulher — e por aquilo que constitui a eterna medida da sua dignidade feminina, pelas "grandes obras de Deus" que, na história das gerações humanas, nela e por seu meio se realizaram » (n. 31).
2. O obrigado ao Senhor pelo seu desígnio sobre a vocação e a missão da mulher no mundo, torna-se também um concreto e direto obrigado às mulheres, a cada mulher, por aquilo que ela representa na vida da humanidade.
Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.
Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.
Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade.
Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta « esponsal », que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.
Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas. (Carta às mulheres| João Paulo II).


Acredite!



A lei, que proíbe celulares em agências bancárias, sancionada há oito meses, 
e já publicada no do Estado, não é aplicada por não estar regulamentada!...

Número de divorciados aumenta 100,5% no Ceará em 10 anos, diz Ipece

Número de casados diminuiu 4,62%, entre 2000 e 2010, afirma Ipece.
União estável também aumentou, diz estudo divulgado nesta quarta-feira (7).


Do G1 CE


Em 10 anos, o estado do Ceará apresentou um aumento de 100,57% de pessoas divorciadas, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Instituto de Pesquisa Estratégica e Econômica do Ceará (Ipece). O levantamento leva em conta as pessoas com 10 anos ou mais de idade que se divorciaram, noo perído entre 2000 e 2010. O índice do Ceará representa, em média, maiores proporções do que o Brasil (83.07%) e menores que o Nordeste (105.37%).
O percentual de viúvos no Ceará também aumentou, mas em menor proporção: 16%. Assim como foi registrado um pequeno aumento entre os desquitados/separados (0,82%) e solteiros 0,232% no Ceará nos últimos 10 anos. Já o número de pessoas casadas no Ceará diminuiu 4,62%, entre 2000 e 2010. A média nacional foi um pouco maior, de 6,05%.
Solteirice em alta
Segundo o levantamento do Ipece, em 2010, mais da metade das pessoas com 10 anos ou mais de idade no Brasil, Nordeste e Ceará se declararam solteiros. O Nordeste apresentou a maior proporção de pessoas que se declararam solteiras, representando 61,75%. No Ceará, 59,31% das pessoas de 10 anos ou mais de idade se consideravam solteiras, enquanto 33,21% dos cearenses declararam estar casados, 4,41% viúvos, 1,7% estavam divorciados e 1,37% estavam desquitados/separados.

De acordo com o estudo, o decrescimento no número de pessoas casadas e o aumento do número de solteiros e divorciados caracteriza uma mudança no comportamento da formação familiar que pode estar associada ao ingresso mais tardio das pessoas no casamento e  praticamente a inexistência de casamentos por conveniência e arranjos, como também mudanças de prioridade e de interesses dos indivíduos, inserção no mercado de trabalho, entre outros fatores.
Casamento civil e religioso
Outro ponto analisado pelo estudo do Ipece quanto à nupcialidade é a união conjugal, dividida entre casamento civil e religioso,  apenas casamento civil, apenas casamento religioso e união consensual. No Ceará, o número de pessoas que optaram pela união consensual aumentou 41.89% entre os anos de 2000 e 2010. Além disso, o número de pessoas que se declararam casadas apenas no civil apresentou um leve aumento de 3,42%.

Já o número de pessoas que casaram no civil e no religioso diminuiu 19,63% nos últimos dez anos. A quantidade de pessoas que decidiu  casar apenas no religioso também apresentou queda de 18.43%.
Em 2010, 37,15% das pessoas residentes no Ceará com 10 anos ou mais de idade declararam que eram casadas no civil e religioso, vindo em seguida os que viviam em união consensual (35,62%), pessoas que tinham casado somente no civil (18,19%) e por último os que haviam casado somente no religioso (9,04%). No Brasil e no Nordeste foram apresentados na mesma ordem.
Tanto para o Ceará quanto para o Nordeste e Brasil verifica-se uma redução no percentual de pessoas que se casavam no civil e religioso e das que se casavam somente no religioso. Já o aumento do número de pessoas que se declararam em união consensual aumentou em todo o país.

Homenagem da Roupa & Cia a todas as Mulheres


Mulher

Simbolo de amor, perseverança e desprendimento. 
Guerreira,amiga,companheira, emotiva, carinhosa, dedicada milhares de adjetivos te descrevem e acima de tudo és Mulher.     

             Feliz Dia da Mulher 

Pipoca ou o Piruá?

Você conhece alguém assim, eu conheço acorda Sobral

 


Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

                                                                                                     Rubem Alves
        



Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano.
Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março, dia internacional da mulher é uma data para refletirmos sobre valores e igualdade entre homens e mulheres.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Programe-se

Família

Homenagens para o Dia da Mulher

Clique para Ampliar

Sobral O Dia Internacional da Mulher, amanhã, será comemorado com ampla programação em diversos Municípios cearenses. Na Zona Norte do Ceará, a comemoração está certa em Sobral. Haverá atividades durante toda a quinta-feira em homenagem às mulheres. Destaque para palestras de defesa dos direitos femininos e aulões demonstrando a importância do esporte para as mulheres.

O Corpo de Bombeiros de Sobral realiza logo a partir das 6 horas de amanhã, no boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima, uma programação chamada "Mulher com Saúde 2012". O evento reunirá os sete núcleos sobralenses do projeto Bombeiros Saúde e Sociedade.
O evento terá aulão de Educação Física e dinâmicas em grupos, ministrado pelo professor de Educação Física, subtenente Araújo, e auxiliado por todos os monitores de núcleos locais. Logo em seguida, será servido um café da manhã animado pela banda de música do Corpo de Bombeiros. A programação termina com a distribuição de rosas para as participantes.
Durante a solenidade, que pretende reunir mais de 200 mulheres, haverá profissionais de saúde verificando a pressão arterial e distribuindo panfletos contendo dicas de saúde para a terceira idade.

A prefeitura de Sobral, organiza um dia de palestras nas escolas para mostrar o valor da mulher na sociedade contemporânea. A programação ainda terá shows musicais e atos públicos em defesa dos direitos das mulheres.


(Regional DN)

Prefeitura de Sobral (CE) abre 46 vagas para guarda municipal

A Prefeitura de Sobral (CE) abriu concurso público para 46 vagas de 

guarda municipal. O cargo é de nível médio. O salário é de R$ 1.134,20.



Para participar da seleção, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos e possuir estatura mínima de 1,62m para o sexo masculino e R$ 1,55m para o sexo feminino.

Durante a realização do curso de formação profissional de guarda municipal, o candidato matriculado na condição de aluno guarda receberá, a título de bolsa de estudo, o equivalente ao vencimento base (R$ 567,10).

Entre as atividades do guarda civil municipal estão: providenciar a defesa e a preservação dos bens públicos do município, executar serviços de vigilância diurna e noturna nos logradouros públicos, apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa para fazer cessar as atividades que violarem as normas de saúde, sossego, higiene, funcionalidade, estética, moralidade e outras de interesse da coletividade, prestar serviço de fiscalização de trânsito e tráfego urbano, manter a segurança pessoal do prefeito, auxiliar os órgãos de defesa civil do município e desenvolver com os órgãos municipais, estaduais e federais campanhas de relevante interesse para os munícipes.

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de março na comissão executiva do processo seletivo da UVA, localizada na Avenida Doutor Guarany, 317 (Derby), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h ás 17h. A taxa é de R$ 40.

A prova objetiva será no dia 1º de abril, das 8h às 11h. Os candidatos também vão passar por avaliação física, inspeção de saúde, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.


G1,CEARA

Prefeitura de Tianguá (CE) abre concurso para 302 vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade.
Os salários variam de R$ 594 a R$ 5.800.




Os cargos de nível superior são de assistente social, auditor fiscal, bibliotecário, biólogo, bioquímico, enfermeiro PSF, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico PSF, nutricionista, odontólogo psf, pedagogo, professor ensino fundamental (6º ao 9º ano) de matemática, português, inglês, ciências, história, geografia e educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e veterinário.
Os cargos de nível médio são de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente de trânsito, agente social/educador, auxiliar de consultório dentário PSF, fiscal de obras, fiscal de tributos, fiscal de vigilância sanitária, guarda municipal, professor educação infantil (creche, pré-escola), professor ensino fundamental (1º ao 5º ano), professor de informática, secretario escolar, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico em edificações, técnico em saneamento ambiental, técnico agrícola, técnico ambiental, técnico em turismo e motorista categoria B e D.
Os cargos de nível fundamental são de auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, cozinheiro, eletricista, pedreiro e vigia.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutocidades.org.br até as 23h59 do dia 18 de março. A taxa varia de R$ 40 a R$ 120.
As provas objetivas estão previstas para 22 de abril.
G1,CEARA

Lei que proíbe o uso do celular ainda não foi regulamentada

Segundo a Procuradoria Geral do Estado, a lei que proíbe o uso de celular nas agências bancárias, sancionada em julho de 2011não foi regulamentada pelo Governo. Com isso, o Decon-CEfica impedido de punir os infratoresUso do celular já está proibido nas agências, mas Decon está impossibilitado de aplicar penalidades
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) está de “mãos atadas”, com relação à fiscalização da Lei 14.961/11, que proíbe a utilização de aparelhos de comunicação dentro de agências bancárias do Ceará. Isto porque a lei, sancionada há oito meses, ainda não foi regulamentada. O Decon, portanto, está impossibilitado de aplicar penalidades aos estabelecimentos infratores.Publicada no Diário Oficial do Estado em julho de 2011, a lei de autoria do deputado licenciado Tin Gomes (PHS) foi elaborada com o propósito de dar mais segurança às operações bancárias realizadas no interior das agências, evitando a realização da chamada “saidinha” bancária, como a que ocorreu no último dia 1º de março, no Itaú da avenida 13 de maio, em Fortaleza.
Naquele dia, o engenheiro civil Kelbson Nogueira Diógenes, 29, foi morto com um tiro no peito ao reagir à abordagem de um assaltante, no estacionamento do banco. Segundo a Polícia Militar, um dos comparsas utilizou o celular dentro da agência para passar informações aos demais criminosos.
Segundo a secretária executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante, é papel do órgão educar, fiscalizar e punir os infratores, mas “somente quando é possível”. “Existe um artigo na lei estadual que diz que ela necessita de regulamentação, embora eu não considere que seja o caso. Na prática, a regulamentação seria como uma diretriz da fiscalização. Sem ela não há como punir ninguém”, afirmou.
A secretária compartilha do entendimento do procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira. Ele também considera que a lei não deveria exigir regulamentação. “A lei já existe. É eficaz. Portanto, os bancos já têm condições de realizarem as aplicações da lei, como a instalação de biombos, e a proibição do uso de celulares”, afirmou.
Contudo, por meio da assessoria da PGE, o procurador afirmou que, para fins de aplicação de penalidade, se faz necessária a regulamentação. A PGE informou ainda que não há previsão para que isso ocorra. Para tanto, é necessário que a procuradoria seja provocada pelos órgãos de fiscalização.Na última segunda-feira, o Decon-CE promoveu uma campanha educativa contra o uso de celulares em pelo menos uma agência de cada banco, em Fortaleza. Segundo Aurineide Castelo Branco, chefe do setor de fiscalização do órgão, a ação deve ser estendida hoje à Região Metropolitana de Fortaleza e, em seguida, ao interior do Estado.“Durante a ação, nós apresentamos a cópia da lei aos clientes, conversamos com os gerentes para saber se o banco está se adequando, o que está sendo feito. Cobramos as divisórias. Já na ação fiscalizadora”, afirmou Aurineide.
(O POVO)

Laudo diz que homem abordado por PM chegou morto a hospital do Ceará

Laudo contraria afirmação de major da Polícia Militar do Ceará.
Família diz que homem morreu após abordagem violenta da PM.


Do G1 CE
Laudo diz que jovem que teve abordagem policial chegou morto ao hospital, ao contrário do que diz major da PM. (Foto: Reprodução)

O laudo médico da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sobral, interior do Ceará, diz que o usuário de drogas abordado pela Polícia Militar na segunda-feira (5) chegou morto ao hospital. De acordo com o laudo, a vítima apresentava hematomas na coxa e marcas de queimadura. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, segundo documento da Santa Casa deSobral. O IML deve identificar a causa da morte.
Na segunda-feira, dia do óbito, o supervisor do Ronda do Quarteirão em Sobral, major Valberto Melo, havia afirmado ao G1 que o homem foi levado ao hospital com vida. Valberto Melo também afirmou que a abordagem à vítima foi “normal” e sem violência excessiva.
Nesta terça-feira, o major revelou que encaminhou o caso para a Corregedoria para avaliar se houve abordagem violenta. "Se houve algum tipo de excesso, ele vai responder por isso. O estado só permite agir dentro da lei", diz o major.
Também na segunda-feira moradores de Sobral realizaram uma manifestação em protesto pelo suposta abordagem violenta da Polícia Militar. O protesto acabou em tiroteio. Um policial militar foi flagrado atirando em direção à população.
Nesta terça-feira (6), o major Valberto Melo, afirmou que a ação de policiais militares está sendo analisada. “O risco foi iminente. O policial não procedeu de forma correta de acordo com doutrina do curso Controle de Distúrbios Civis”, diz.

terça-feira, 6 de março de 2012

Homem se acorrenta em árvore para impedir que ela seja cortada

 
 
A árvore, uma Paineira Rosa (Chorisia speciosa), tem mais de 60 anos. É parte da história da rua João Havro, bairro Boa Vista em Curitiba. Entretanto, por causa das folhas que caem nas calçadas e das raízes sobressalentes, alguns moradores pediram que fosse cortada.
O trabalhado da prefeitura começou na última sexta-feira e nesta segunda-feia (5) foi impedido porque o empresário Carlos Eduardo Andersen, 37 anos, se acorrentou no tronco da árvore. “Não oferece nenhum risco a ninguém e é praticamente um monumento da rua. Acho que as justificativas usadas para o corte são fúteis. Temos que impedir o desmatamento, começando pelo quintal de casa”, disse à Banda B.
Ele, juntamente com outros vizinhos que não querem o corte da árvore, contratou um advogado para impedir o corte da árvore. “Ele está tentando conseguir um documento oficial que garanta a segurança da árvore, enquanto isso não acontecer, não sairei daqui”, afirmou Andersen.
Os funcionários da prefeitura ameaçaram chamar a polícia para conseguir terminar o trabalho, mas Andersen permaneceu no local. “Se eles querem cortar, terão que apresentar um bom motivo, antes disso, só saio com um mandado de segurança de que a árvore não será cortada”, garantiu o empresário.

do blog
- Pois é Andersen, se você morasse em Sobral, teria bastante trabalho ...
(Banda B-Fotos: Antonio Nascimento)

segunda-feira, 5 de março de 2012

ficha limpa

 " Me parece que a Lei da Ficha Limpa vai causar vítimas em todos os partidos. É uma roleta russa com todas as balas no revólver, feita pelos partidos.

Gilmar Mendes,
ministro do STF
O mesmo que votou pelo fim do diploma para o exercício da função de jornalista também votou “Não” na sessão que analisou a constitucionalidade da Lei da Ficha limpa. Esse é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que, em entrevista ao Estado, disse que a Lei pode causar prejuízos. “Me parece que a Lei da Ficha Limpa vai causar vítimas em todos os partidos com essa amplitude. É uma roleta russa com todas as balas no revólver, feita pelos partidos. Ainda vamos ouvir falar muitas vezes da Lei da Ficha Limpa. Vamos ter muitas peripécias. Acredito que o Congresso, passado o momento eleitoral, terá que rever essa lei, porque são muitas as perplexidades”, disse o ex-presidente do STF. (Estadão)

Anjos demais


Que curioso! Veveu, prefeito de Sobral, assegura: naquela Prefeitura todos têm a “ficha limpa”. Mas isso, sem investigar se há alguma “ficha suja”. Então, tá...

(Fernando Maia)

Justiça começa a ouvir réus sobre escândalo dos 'dólares na cueca'


O Tribunal de Justiça Federal (TJF) no Ceará começará a ouvir nesta segunda-feira (5) os réus envolvidos no crime de improbidade administrativa, conhecido como escândalo dos “dólares na cueca”. As audiências devem durar toda semana, sempre às 9 horas da manhã.
Segundo informações publicadas no Portal IG, nesta segunda-feira (05), o primeiro a ser ouvido deve ser o réu José Adalberto Vieira da Silva preso em 2005, no Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, com U$$ 100 mil escondidos na cueca, e mais R$ 200 mil em uma maleta.
Na época, Adalberto era assessor parlamentar do então deputado estadual, hoje deputado federal José Nobre Guimarães (PT). O ex-assessor prestará depoimento através de carta precatória, no município de Aracati, no Ceará, onde reside.
Ainda conforme o Portal IG, a ação corre em segredo de justiça. Isso significa que as audiências serão restritas às partes envolvidas no caso e que os autos do processo não serão divulgados, embora as decisões e sentenças sejam de cunho público. Esse procedimento está sendo adotado porque o processo envolve quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico dos suspeitos.



*Com IG

Ficha Limpa 2

O bom exemplo que vem de Minas Gerais e Sobral

No caso mineiro, é preciso assinar declaração de "ficha limpa". Temendo constrangimento,
alguns gestores pediram demissão. Já no município cearense, ninguém deixou o emprego

Na pilha de papéis e exames médicos que cada novo funcionário do Governo de Minas Gerais tem de apresentar para tomar posse do cargo, um documento, em especial, chama a atenção: uma declaração de “bom passado”, na qual o recém-admitido assegura não ter condenações na Justiça. A exigência é feita desde maio de 2011, quando, em iniciativa pioneira no Brasil, o Executivo baixou decreto exigindo “Ficha Limpa” para cargos comissionados. Por experiência própria, o Estado agora sugere: vale a pena.
Conforme explicou ao O POVO o subsecretário da Casa Civil do governo Antônio Anastasia (PSDB), Eurico Bitencourt, “não foi uma decisão simples. Algumas pessoas não ficaram satisfeitas”. Entretanto, a medida teria repercutido bem entre a população. “Há uma segurança maior da sociedade em relação aos padrões de escolha dos cargos públicos. Hoje, isso já tem respaldo também no meio político”, atestou Bitencourt.
A “logística” do controle funciona como a fiscalização do nepotismo. Ao ser indicado para assumir posto comissionado no Governo, o indivíduo precisa declarar que não possui qualquer condenação judicial por órgão colegiado. A princípio, o Governo acredita no funcionário e não parte para a checagem dos dados. Apenas em caso de questionamento ou denúncia – que pode surgir de qualquer cidadão, por meio das ouvidorias – a Casa Civil investiga a vida pregressa do sujeito. Se confirmada a ficha suja, o funcionário é exonerado.

Ética Pública
Quem discordar da decisão pode recorrer ao Conselho de Ética Pública, vinculado ao gabinete do governador. Segundo Bitencourt, logo que o decreto foi instituído, alguns decidiram pedir demissão por conta própria, para “evitar o constrangimento” – ele não soube precisar a quantidade. Em outros casos, o Governo “convidou” o funcionário a se retirar.
 O Ceará também tem uma experiência de Ficha Limpa no serviço público. No município de Sobral, o prefeito Clodoveu Arruda (PT) sancionou lei de autoria do vereador Marco Prado (PSDB), aprovada pela Câmara Municipal. Ao contrário do que ocorreu em Minas, ninguém foi demitido.
Segundo o prefeito, nenhum dos comissionados enquadrou-se na Lei. Entretanto, ao ser questionado, ele afirmou que o Município não fez nenhum tipo de investigação para verificar se havia “fichas sujas” na Prefeitura. “As pessoas já foram convidadas com os critérios estabelecidos em atenção a esses valores”, justificou. (Hébely Rebouças)

Brasil........

TSE deixa brecha ao barrar candidatos com contas rejeitadas
TSE vai ter de julgar caso a caso campanhas de 2008 para trás


BRASÍLIA - A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de condicionar o registro de candidatura à aprovação das contas da campanha imediatamente anterior do político pode causar alvoroço e uma nova guerra de interpretações e liminares - como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa em 2010 -, nas eleições municipais deste ano. Os ministros deixaram claro que serão barradas candidaturas de quem teve as contas de 2010 rejeitadas. No entanto, ficou uma lacuna no que se refere às contas de anos anteriores.Durante o julgamento, cogitou-se estender a proibição a quem teve as contas rejeitadas em 2008. Entretanto, diante da polêmica, os ministros resolveram deixar para analisar caso a caso.

Ainda não se sabe quantos serão atingidos

Com isso, quem teve a contabilidade de uma campanha anterior a 2010 reprovada só vai saber se pode ou não se candidatar no momento de pedir o registro na Justiça Eleitoral. Eventuais negativas de registro podem tumultuar ainda mais os tribunais com recursos e pedidos de liminar.
Segundo o advogado Admar Gonzaga, especialista em Direito Eleitoral, a indefinição das regras deve durar apenas até o TSE analisar os primeiros casos de registro polêmicos. Isso porque os entendimentos deverão servir para outros casos análogos. O advogado ficou satisfeito com a decisão. Ele argumentou, entretanto, que, muitas vezes, a contabilidade de um candidato é reprovada por irregularidades formais, como a falta de um documento menos importante, e não por uma ilegalidade de relevância:
- Na hora em que o TSE começar a julgar as questões caso a caso, vai estabelecer um parâmetro que vai servir para todo mundo - opinou Gonzaga.
Para ele, a decisão do tribunal é positiva por moralizar ainda mais o processo eleitoral:
- A Justiça Eleitoral tem que avaliar o comportamento dos candidatos.
O registro de candidaturas começará no dia 7 de julho. Até lá, o posicionamento do tribunal poderá mudar. O julgamento de quinta-feira foi apertado e acabou em quatro votos a três. Neste primeiro semestre, termina o mandato do ministro Marcelo Ribeiro, que votou contra a maioria, e do ministro Ricardo Lewadowski, que votou com a maioria. Ribeiro será substituído por outro representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Lewandowski, pelo ministro Dias Toffoli, também do STF. Não se sabe a opinião dos novos integrantes do TSE sobre o assunto.
Ainda é uma incógnita o número de candidatos impedidos de concorrer neste ano. Isso porque cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais julgar as contas dos candidatos. O TSE analisa apenas a contabilidade de candidatos a presidente da República. No dia do julgamento, a ministra Nancy Andrighi mencionou que 21 mil políticos já tiveram contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral. Mas não informou a que ano as contas se referiam, nem os nomes dos políticos.

Contas de Serra de 2010 ainda não foram julgadas

O tucano José Serra, pré-candidato à prefeitura de São Paulo este ano, concorreu ao Palácio do Planalto em 2010, mas ainda não teve suas contas analisadas pelo tribunal. Se a situação permanecer como está até o dia de registro da candidatura, Serra poderá concorrer. No julgamento de quinta-feira, os ministros decidiram que não poderiam punir um político devido a uma falha da Justiça Eleitoral de não julgar as contas em tempo hábil.
Na eleição de 2010, a obtenção do registro de candidatura era vinculada à apresentação das contas da campanha anterior, sem a necessidade de aprovação. A mudança fixada este ano também vigorou nas últimas eleições municipais, ocorridas em 2008. Para os ministros do TSE, o mero ato de apresentação da contabilidade não comprova a idoneidade do político para ocupar um cargo público.
Já a Lei da Ficha Limpa, proposta por iniciativa popular e aprovada no Congresso, será aplicada este ano, com aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF).

(Bol Noticias)



RIFA DO BURRO



Certa vez três meninos, Amador, Edir e Gilmar foram ao campo e, por 100 reais, compraram o burro de um velho camponês.
O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte.
Mas quando eles voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse:
- Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia. O burro morreu.
- Então devolva-nos o dinheiro!
- Não posso, já o gastei todo.
- Então, de qualquer forma, queremos o burro.
- E para que o querem? O que vão fazer com ele?
- Nós vamos rifá-lo.
- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?
- Obviamente não vamos dizer a ninguém que ele está morto.
Um mês depois, o camponês se encontrou novamente com os três garotos e lhes perguntou:
- E então, o que aconteceu com o burro?
- Como lhe dissemos, o rifamos.
Vendemos 500 números a 2 reais cada um e arrecadamos 1.000 reais.
- E ninguém se queixou?
- Só o ganhador. Porém lhe devolvemos os 2 reais e ficou tudo resolvido.
- Os meninos cresceram e fundaram um banco, uma Igreja e o último tornou-se

Presidente

P.S.: Todos brasileiros.


Recebido por email

ESSE TIME NÃO PERDE...

Bancos do Ceará ainda não obedecem à lei

Norma que entrou em vigor em julho de 2011 determina
a instalação de câmeras e proíbe celular nas agências


No Ceará, os bancos são obrigadas a instalar divisórias individuais entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento, proporcionando privacidade e segurança às operações financeiras. Pelo menos é o que diz a Lei 14961/ 11, que também dispõe sobre a proibição do uso de celular, instalação de câmeras e contratação de empresa especializada para as agências.
No entanto, mesmo em vigor desde o dia 20 de julho de 2011, os bancos, que tiveram 90 dias para se adaptar, não a colocam em prática, fato que facilita as ações de assaltantes e, consequentemente, contribui para que vidas de cidadãos cearenses sejam ceifadas.
Como a do engenheiro e empresário Kelbson Nogueira Diógenes, 28, morto na última quinta-feira após reagir a assalto no estacionamento da agência do Banco Itaú, na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima. A vítima havia sacado R$ 21 mil para fazer o pagamento dos funcionários. Os assaltantes levaram R$ 19 mil.
Naquela agência, de acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), Carlos Eduardo Bezerra, não há divisórias que garantam a privacidade do cliente.
"Os bancos procuram reduzir custos em detrimento da vida das pessoas", destaca o presidente, informando que nenhuma das 477 agencias bancárias do Estado está em conformidade com a Lei 14961/ 11. "No estacionamento do banco onde o engenheiro foi morto, por exemplo, tem câmeras de segurança e porta giratória com detector de metais, mas não existem divisórias", explica.
Na opinião de Bezerra, o Estado deveria fechar as portas das agências que não oferecem total segurança aos clientes. Ele afirma que, neste ano, já foram 15 assaltos a bancos. Em 2011, em igual período, foram dois. Fora os registros de "saidinhas", "chegadinhas" e "furadinhas", como aconteceu com Kelbson Nogueira Diógenes. Os assaltantes secaram o pneu traseiro do veículo dele para agir.

Desculpas e promessas

Conforme o deputado Tin Gomes (PHS), autor do projeto que resultou na Lei 14961/ 11, uma reunião entre ele e a Associação de Bancos do Estado do Ceará (Abance) ocorreu no dia 20 de dezembro de 2011.
"Os bancários alegaram que ainda não se adaptaram por conta da greve, mas prometeram que, em maio deste ano, vão disponibilizar o sistema de segurança. Caso contrário, vamos abrir processo no Ministério Público", garante o deputado.
A reportagem tentou ouvir a Abance, mas ninguém atendeu aos telefonemas.

Privacidade e sigilo devem ser garantidos

A finalidade da Lei é obrigar as agências, enquanto fornecedoras de serviços, a instalar divisórias entre os caixas e o espaço reservado às pessoas que aguardam atendimento. Elas devem garantir o sigilo das operações de seus clientes e impedir a visualização pelo assaltante "olheiro" das operações efetuadas por clientes em atendimento, independentemente de ser saque, pagamento ou uma simples consulta ao atendente. Além disso, proibe o uso de celulares nas agências a prevê a instalação de câmeras e seguranças de especializados.

Insegurança

15 assaltos já foram registrados, neste ano, em bancos do Estado, de acordo com Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará

RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE
 
Para o Sindicato dos Bancários, nenhuma agência do Estado segue a legislação

Comércio de Fortaleza não abre no Dia de São José

O Sindicato dos Lojistas de Fortaleza, informa tratando sobre o
feriado do Dia de São José. O comércio não abrirá na data. Confira:

Informamos que, orientados pelo presidente da entidade, Cid Alves, o acordo que viabilizou a abertura do comércio lojista (representado pelo SINDILOJAS) em feriados NÃO foi renovado em 2012, motivo pelo qual, no próximo dia 19 DE MARÇO – FERIADO MUNICIPAL DEDICADO AO PADROEIRO DO ESTADO DO CEARÁ, SÃO JOSÉ, o comércio lojista da capital cearense não funcionará.
Sem mais,
Fortaleza, 2 de Março de 2012.