sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Santa Terezinha, Exemplo de Fé




































É tempo de Missão!
Mais do que em qualquer outro tempo da história, muitas coisas tem concorrido para que a pessoa humana caia no engano e se afaste de Jesus Cristo e do Evangelho, trazendo para dentro de si, de suas famílias e da sociedade, um profundo vazio existencial, que podemos contemplar através dos índices de miséria, de violência e de uma cultura de desrespeito á vida! Precisamos ajudar nossos irmãos a reencontrar o sentido e alegria de uma vida baseada no valores evangélicos, do amor, da justiça e da partilha . . . Santa Terezinha, na simplicidade de sua  vida, nos aponta o Caminho: Jesus e o seguimento dos seus passos!  Por isso, celebramos o Mistério Pascal de Jesus, na vida daquela que a Igreja proclamou PADROEIRA MUNDIAL DAS MISSÕES!
I L M A M
Instituto de Leigos Missionários da Santa Cruz e do Amor Misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus

TEMAS PARA REFLEXÕES DIÁRIAS
1º. Dia – 22 Outubro 2012
Tema: “A Fé, grande tesouro da vida”.
1ª. Leitura: Ef. 2, 1 – 10 /  Sl. 99 (100)
Evangelho: Lc 12, 13 – 21
Presidente: Pe. Tomé da Silva – Paróquia de Santana.
2º. Dia – 23 Outubro 2012
Tema: “Manter-se vigilante, exigência de uma fé amadurecida e centralizada em Jesus Cristo e no seu projeto.”
1ª. Leitura: Ef. 2, 12 - 2   /  Sl. 84 (85)
Evangelho: Lc 12, 35 – 38
Presidente: Pe. Fábio Soares Duarte
3º. Dia – 24 Outubro 2012
Tema: “A fé cristã é uma exigente vivência cotidiana.”
1ª. Leitura: Ef. 3, 2 - 12  /  Is. 12
Evangelho: Lc 12, 39 – 48
Presidente: Pe. Rdo. Ítalo Arcanjo de Sousa – Reitor do Seminário São José – Sobral/CE
4º. Dia – 25 Outubro 2012
Tema: “Abraçar a fé cristã e defrontar-se com os conflitos de mundo secularizado”.

1ª. Leitura: Ef. 3, 14 - 22  /  Sl. 32 (33)
Evangelho: Lc 12, 49 – 53
Presidente: Pe. Antônio José Viana Monte – Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Sobral.
5º. Dia – 26 Outubro 2012
Tema: “Fé cristã e justiça social.”
1ª. Leitura: Ef. 4, 1 - 6  /  Sl. 23 (24)
Evangelho: Lc 12, 54 – 59
Presidente: Pe. João Batista Frota
6º. Dia – 27 Outubro 2012
Tema: “A Fé cristã é sempre alimentada pelo encontro pessoal com o Cristo Misericordioso.”
1ª. Leitura: Jer. 31, 7 - 9  /   Sl. 125 (126)
2ª. Leitura: Hb. 5, 1 - 6
Evangelho: Mc.  10, 46 – 52
Presidente: Pe. João Batista Rodrigues Vasconcelos – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição / Sé – Sobral.
7º. Dia – 28 Outubro 2012
Tema:  “Santa Terezinha do Menino Jesus, exemplo de fé, confiança e abandono.”
1ª. Leitura: Jer. 31, 7 - 9  /   Sl. 125 (126)
2ª. Leitura: Hb. 5, 1 - 6
Evangelho: Mc.  10, 46 – 52
Presidente: Pe. Gonçalo Pinho Gomes – Vigário Geral da Diocese de Sobral.
P R O G R A M A Ç Ã O
Dia 22 Outubro 2012 – Às 18 horas Alvorada festiva, com o Hasteamento da Bandeira.
NOVENA e CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, todos os dias às 19 horas.
Noites culturais – 26 e 27 de outubro, após a  celebração, com a  realização de um bingo, para a manutenção da Casa da Misericórdia e das atividades do Instituto.
TODOS OS DIAS DE 15 às 16 horas, ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, com a RECITAÇÃO DO TERÇO DA MISERICÓRDIA. – Capela da CASA DA MISERICÓRDIA.
PROCISSÃO DE SANTA TEREZINHA – Domingo, dia 28 às 17 horas, seguida da Celebração Eucarística de encerramento.
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Venha fazer uma experiência de fé e missão conosco!
Reuniões aos domingos, às 16 horas, CASA DA MISERICÓRDIA, Bairro Dom Expedito – Sobral/CE

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vestibular UVA 2013.1




Estarão abertas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012 as inscrições para o processo seletivo 2013.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). As inscrições serão recebidas exclusivamente via Internet. Os candidatos poderão acessar o endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00, paga através de boleto bancário que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.

O Vestibular destina-se ao preenchimento de 890 vagas nos Cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.
           
O presidente da  Comissão Executiva do Processo Seletivo (CEPS), professor José Ferreira Portella Netto, chama a atenção dos candidatos de que a inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário. O desconto ou isenção da taxa poderão ser solicitados no período de 22 a 26 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na CEPS, no campus CIDAO, em Sobral. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento, adquirido no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br e acompanhado da documentação comprobatória.

Luto na radiofonia sobralense


Por volta das 11h, desta quinta-feira (18), faleceu na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o veterano radialista e intelectual Francisco Marques dos Santos, 84 anos, popularmente conhecido como MARCOS DA CRUZ ou CHICO MARQUES.
Nascido em Sobral (CE), em 28.01.1928, Marcos da Cruz era aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde exerceu vários cargos de relevância. Extremamente dedicado à história e às coisas de sua terra, sempre procurava resgatar fatos importantes e documentá-los para a posterioridade.
Além de ter sido um dos fundadores da radiofonia em Sobral, ao lado de José Maria Soares (falecido), Marcos da Cruz foi responsável por colocar várias emissoras no ar nesta cidade. 

O corpo será velado a partir das 16h30 na Funerária São Francisco, na Rua Domingos Olimpio, no centro. A missa de corpo presente será às 8hs da manhã desta sexta-feira (19) na Igreja São Francisco. Em seguida, o enterro no Cemitério São José.

(Artemísio da Costa)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sobral e o Dia Nacional da Valorização da Vida: 21 de outubro


 (ZENIT.org) - A partir desse ano, no Brasil, o Dia 21 de Outubro será o Dia Nacional da Valorização da Família. Essa comemoração foi instituída pela Lei nº 12.647, publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de maio de 2012. 
O Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner e o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF) da CNBB, Dom João Carlos Petrini, pediram, em carta enviada a todos os bispos do Brasil, que se valorize esse dia nas próprias dioceses.
A carta explica que o dia 21 de outubro pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família, 10) no exercício da família cidadã. 
A carta também sugere que, pela proximidade da data, valorizemos este dia através de instrumentos publicitários de propaganda, com as insígnias católicas da Diocese e/ou Pastoral Familiar e/ou da CNBB (placa de outdoor, faixas, cartazes, ou algo semelhante), bem como, Celebrações e atividades evangelizadoras em prol da família e, ainda, propõe que seja divulgado este dia na perspectiva católica através dos meios de comunicação.
Segundo Pe. Wladimir Porreca, assessor nacional, para este ano será disponibilizada e enviada uma oração de pedido a Deus pela família, com forma de unidade evangelizadora e motivação pastoral.
Para ler a carta completa, obter frases sugestivas do Papa para o dia e sugestão de cartaz da CNBB, acesse: http://www.cnpf.org.br/ .
Em Sobral o gabinete do Vereador Paulo Vasconcelos juntamente com membros das pastorais ligados ao Setor  Família estão organizando um momento de reflexão sobre o valor da família e os obstáculos enfrentados na caminhada familiar, com uma sessão especial a ser realizada no dia 30 de outubro no Plenário 05 de julho na câmara municipal de Sobral.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Hoje é dia da mestra da Oração



Santa Teresa de Jesus, uma carmelita espanhola do século XVI, marcou época por seus talentos pessoais, mas sobretudo por sua vida de oração. Santa Teresa é reconhecida como a mestra insuperável da oração. Seus escritos são de uma simplicidade narrativa, cheios de vida e graça. Sua linguagem é direta e convoca aqueles que a lêem a iniciarem-se no caminho da oração cristã. Se pedíssemos a Santa Teresa de Jesus uma síntese de sua vida, ela diria: "Sou filha da Igreja e eternamente cantarei as misericórdias do Senhor!"

Aos professores