quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Indulgência da Porciúncula - Perdão de Assis


São Francisco de Assis, em 1216 teve uma visão:
O próprio Jesus lhe apareceu, acompanhado de sua Santa Mãe e lhe pedia: Francisco, vai até o meu representante, o Papa e peça a ele esta graça: que todos os que visitarem a capela da Porciúncula ( capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos), estando em dia com os sacramentos da Confissão e Eucaristia, e professando a Fé dos Apóstolos, possam receber o perdão completo de todas as penas dos pecados até então cometidos.
O papa achou inusitado o pedido de Francisco, mas conhecendo a sua santidade, concedeu este favor, que depois foi estendido a toda as igrejas franciscanas e agora para todas as matrizes paroquiais.
Esta indulgência é concedida a todos os fiéis que comparecem nessas igrejas, recebendo o perdão da Confissão e a Eucaristia, rezando a Profissão de Fé e as orações do Pai Nosso - Ave Maria e Glória, nas intenções do Santo Padre.
A Indulgência da Porciúncula somente era concedida a quem visitasse a Igreja de Santa Maria dos Anjos, entre à tarde do dia 1 agosto e o pôr-do-sol do dia 2 agosto.
Em 9 de julho de 1910, o Papa Pio X concedeu autorização aos bispos de todo o mundo, só naquele ano de 1910, para que designassem qualquer Igreja Pública de suas Dioceses, a fim de que também nelas, as pessoas recebessem a Indulgência da Porciúncula. (Acta Apostolicae Sedis, II, 1910, 443 sq.; Acta Ord. Frat. Min., XXIX, 1910, 226).
Por último, este privilégio foi renovado por um tempo indefinido por decreto da Sagrada Congregação de Indulgências, em 26 março de 1911 (Acta Apostolicae Sedis, III, 1911, 233-4).
Significa dizer, que atualmente, qualquer Igreja Católica de qualquer país, tem o benefício da Indulgência que São Francisco conseguiu de Jesus para toda humanidade.
Assim ganharão a Indulgência, todas as pessoas que estando em "estado de graça", visitarem uma Igreja nos dias mencionados, rezarem um Credo, um Pai-Nosso e um Glória, suplicando ao Criador o benefício da indulgência, e rezando também, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre o Papa Bento XVI.
Poderão utilizar a Indulgência em seu próprio benefício, ou em favor de pessoas falecidas ou daquelas que necessitam de serem ajudadas na conversão do coração.
Por outro lado, a Indulgência é "toties quoties", quer dizer, pode ser recebida tantas vezes quanto à pessoa desejar (em cada ano, fazendo visitas a diversas Igrejas das 12 horas do dia 1º de Agosto até o entardecer do dia 2 de Agosto ).
Sem dúvida, foi um precioso presente que São Francisco intercedeu junto ao Senhor, em favor de todos os corações de boa vontade que amam a Deus e almejam, com o benefício da indulgência, poderem cumprir dignamente a sua missão existencial em direção ao Criador.
Ao invés de sermos juizes dos outros, assumamos a atitude de Cristo, sejamos uns para com os outros SINAIS VIVOS DA MISERICÓRIDIA. Saibamos perdoar a quem nos feriu. Não é um toque de mágica este acontecimento, isso se dá por meio da vida de Oração Diária e pela escuta da Palavra de Deus que é a VERDADE que nos LIBERTA de todo mal.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Bom dia a todos!

Meditando a Liturgia de Hoje


Nosso Senhor foi um modelo incomparável de paciência. Suportou um traidor entre Seus discípulos até à Sua Paixão e disse: “Deixai um e outro crescer juntamente, até à ceifa; não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo”. Para figurar a Igreja, previu que a rede trouxesse, sempre para a margem, todo o tipo de peixes: bons e maus. É o Reino comparado à grande rede lançada ao mar que, para nós, é o mundo.
Cristo nos fez conhecer, de muitas maneiras – abertamente ou em parábolas -, que vivemos num mundo, no qual há uma mistura de bons e maus. Contudo, declara que é necessário velar pela disciplina na Igreja quando afirma: “Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganhado o teu irmão”. Mas de que maneira? Com misericórdia. Fazendo-o conhecer que “Deus governará a Terra com justiça, e os povos na Sua fidelidade” (Sl 95,13).
No final dos tempos, Jesus juntará, ao seu redor, os eleitos e separará os outros, colocando aqueles à Sua direita e estes à Sua esquerda. Haverá coisa mais justa, mais fiel do que essa? Aqueles que não tiverem exercido a misericórdia – antes da chegada do Justo Juiz – não poderão esperar d’Ele misericórdia.
Aqueles que tiverem exercido a misericórdia serão julgados com misericórdia, porque Ele dirá àqueles que tiver colocado à Sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo”. E atribui-lhes obras de misericórdia: “Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber”, e por aí afora.
Por que você é injusto, não haverá o Juiz de ser justo? Por que lhe acontece de mentir, não haverá de a Verdade ser autêntica? Se quer encontrar um Juiz misericordioso, seja misericordioso antes que Ele chegue. Perdoe a quem lhe tiver ofendido, dê dos seus bens se os possui em abundância.
Dê o que d’Ele você recebeu: “Que tens tu, que não hajas recebido?” Eis os sacrifícios que são muito agradáveis a Deus: a misericórdia, a humildade, o reconhecimento, a paz, a caridade. Se a tudo isso levarmos em conta, esperaremos, com segurança, o advento do Justo Juiz que governará a Terra com justiça e os povos na Sua fidelidade.
Padre Bantu Mendonça
fonte: cancaonova.com

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Atenção Católicos!

Os últimos Papas têm convocado os fiéis católicos para participar da política ativamente. Sabemos que a política correta é um meio forte de viver a caridade, pois visa ao bem comum, especialmente dos mais desamparados, doentes, pobres, desabrigados, sem escolas, entre outros. Na comemoração dos 150 anos de unidade da Itália o Papa Bento XVI fez um apelo para que os bispos incentivem os católicos a participar da vida pública. Disse: “A fé, de fato, não é alienação: são outras as experiências que contaminam a dignidade do homem e a qualidade da convivência social”. 
fonte: cancaonova.com

Princípios Biblicos

Os princípios bíblicos de igualdade e justiça (2 Sm 8.15; Rm 2.11; 2Co 8.14; Cl 4.1; 1Pe 1.17), de amor e caridade (Rm 13.10; 1Co 13.4-7) não são observados na nossa política. 

Fique conectado com a Palavra de Deus

Evangelho (Mateus 13,44-46)
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Professores da UFC e da Unilab continuam greve no CE


Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) decidiram nesta segunda-feira continuar a greve iniciada por eles há 45 dias. Em assembleia geral resolveram rejeitar a proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC ofereceu reajuste salarial de 25% a partir de março de 2013. Os grevistas mantém a reivindicação de 40%.
 A ideia inicial do Sindicato dos Professores da UFC e da Unilab era fazer um plebiscito para decidir sobre a proposta do MEC, mas na assembleia a tese da consulta foi derrubada. A secretária geral do Sindicato, professora Marília Brandão, disse que a decisão dos professores cearenses será levada na quarta-feira para mesa de negociação com o MEC, em Brasília.
 O Sindicato dos Professores da UFC e Unilab através de nota sinalizava com o final da greve, mas foi voto vencido. Os servidores da UFC, parados há dois meses, fazem nesta terça-feira pela manhã uma passeata pelos ruas centrais de Fortaleza.

Abaixo-assinado Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública


Projeto de Lei de Iniciativa Popular

(A saúde do Brasil está em nossas mãos)

"O presente abaixo assinado de projeto de lei de iniciativa popular tem por objetivo assegurar o repasse EFETIVO E INTEGRAL DE 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS DA UNIÃO para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar número 141, de 13 de janeiro de 2012.

Entendendo a necessidade de definitiva priorização da saúde pelos governo, o MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA, exige, juntamente com o controle social e toda a sociedade, transparência e correta aplicação destes recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro.

Sendo assim, este documento será encaminhado á Câmara dos Deputado, nos termos do artigo 61, parágrafo segundo da Constituição Federal Brasileira." 

Os signatários


Fonte: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=saude12
Agora você pode me seguir pelo meu TWITTER.
Paulo Vasconcelos: https://twitter.com/PauloVa45197338

domingo, 29 de julho de 2012

Compromisso POLÍTICO
Nosso desafio não é pequeno.Queremos continuar trabalhando para ir ao encontro das necessidades mais sentidas do nosso povo, sonhamos e temos esperança de um novo horizonte político. Nesse caminho queremos perceber mais ainda as condições necessárias para mudar a realidade triste do desemprego, da falta de moradia, precisamos valorizar mais as famílias, os jovens precisam de novas oportunidades para não viverem ociosos e sujeitos ao mundo dos vícios que vêm destruimos a muitos.Acreditamos na força da juventude, nos talentos que cada um desenvolve para que sirvam a população, levando a todos o amor, a paz, a dignidade. Cremos numa boa POLÍTICA.
VOTE CERTO! VOTE PAULO VASCONCELOS
VOTE 10123