sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aeroporto de Sobral terá sua pista restaurada

Está  publicado no Diario oficial do Estado termo de hologação e adjudicação da tomada de preço para a restauração da pista do aeroporto de Sobral,  cujo teor  é:

Homologo e Adjudico a Licitação na Modalidade de TOMADA DE PREÇOS Nº010/2009-DER, cujo objeto é a EXECUÇÃO DAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DAS PISTAS DE POUSO/TÁXI E DO PÁTIO DE ESTACIONAMENTO DO AEROPORTO DE SOBRAL/CE, que teve como vencedora a Empresa COPA ENGENHARIA LTDA, no valor global de R$1.440.605,73 (hum milhão, quatrocentos e quarenta mil, seiscentos e cinco reais e setenta e três centavos). DATA: 25.01.2010. DEPARTAMENTO DE EDIFICAÇÕES E RODOVIAS - DER, em Fortaleza, 25 de janeiro de 2010.

Francisco Quintino Vieira Neto

SUPERINTENDENTE

Governo Estado desapropia imóvel pra implantar uma clínica de psicologia comunitária em Sobral

Segundo o DECRETO Nº30.082, de 27 de janeiro de 2010, publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO, SÉRIE 3 ANO II Nº019, de 28 DE JANEIRO DE 2010, o Governo do Ceará declara de utilidade publica para fins de desapropriação dois imoveis, para implantação de uma Clínica de Psicologia Comunitária, no município de Sobral, Ceará. Estes imóveis são dois casarões antigos situados ambos na Avenida Lúcia Sabóia, um deles foi por muito tempo a residência do Saudoso padre Fernando Frota. Com esta iniciativa quem ganha é o povo de Sobral.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Entrevista com Viktor Frankl

Caros leitores sugiro uma entrevista com o grande psicólogo judeu Viktor Frankl, A descoberta de um sentido no sofrimento, vai revolucionar sua maneira de pensar  a vida.
Vale a pena.
parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=5cd2KANOJuU;
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=mBxVZTbi6q4;
parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=TXB85tjjJg8

Lei que torna a cidade de São Bento do Sapucaí a 1ª cidade pró-vida do país entra em vigor em abril


A cidade de São Bento do Sapucaí tornou-se a primeira cidade Pró-vida do Brasil. O município no interior de São Paulo é pioneiro na promoção da vida e da família garantindo esse direito em suas leis.

O Programa Nacional de Direitos Humanos assinado pelo Governo Federal em 21 de dezembro do ano passado, trouxe propostas polêmicas. Entre elas a defesa da descriminalização do aborto. Mas uma cidade do interior paulista saiu na frente em defesa da vida.
A pequena São Bento do Sapucaí, com cerca de 11 mil habitantes será a primeira cidade Pró-vida no Brasil. Em quatro de abril, vai entrar em vigor alterações nas leis do munícipio que deixam explícitas uma afirmação não muito clara na Constituição Federal.
As mudanças são fruto do trabalho de vereadores favoráveis à vida. A iniciativa tem o apoio e incentivo do prefeito e moradores.
Na prática, a Câmara deve trabalhar para estabelecer e implementar políticas públicas que promovam, valorizem e protejam a vida e a família.
E a luta a favor da vida em São Bento do Sapucaí não é solitária. Em 2005, a Diocese de Taubaté também no interior de São Paulo deu início ao Movimento Legislação e Vida que tem como objetivo sugerir leis que promovam a família e a vida humana.

Dificuldades no uso do celular


Operadoras de celular ampliaram o número de usuários mas cidades do Centro-Sul não têm estrutura técnica




Iguatu. Há mais de quatro meses, nos municípios da região Centro-Sul, usuários de telefonia móvel enfrentam transtornos em face à dificuldade de completar uma simples ligação. Nesta cidade, a queixa é geral. Ao tentar fazer uma chamada há, repetidas vezes, sinal de rede ocupada, informação de número inexistente, a ligação cai após ser completada ou é feita para número diverso do digitado em outra região do Estado.
O problema ocorre com maior frequência a partir das 17 horas. "É uma dificuldade que persiste e que parece não ter solução", queixa-se o gerente de uma emissora de rádio local, Kenedy Vieira. "À noite, é quase impossível conseguir uma chamada". A dificuldade verifica-se em maior incidência com a TIM, embora haja também transtornos com outras operadoras.
Alguns usuários e até técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acreditam que o lançamento de planos promocionais ampliaram a demanda e que, por falta de estrutura técnica na maioria das cidades, o sistema não consegue atender ao número excessivo de ligações. Essa dificuldade não é exclusiva da cidade de Iguatu.
Em Icó, segunda maior cidade da região Centro-Sul, os usuários enfrentam diariamente os mesmos transtornos. "Este é um problema que vem desde o ano passado", disse o comerciante Luís Farias. Na cidade de Acopiara, o professor da rede pública de ensino, Francisco Lima, assegura que a reclamação é constante e que a dificuldade por uma ligação no período da noite verifica-se desde o segundo semestre de 2009. O representante comercial Carlos Queiroz, que trabalha viajando por várias regiões do Ceará, disse que o congestionamento de linha da TIM verifica-se em diversos municípios cearenses. "Na semana passada, estive na Serra da Ibiapaba e lá existe esse mesmo problema", conta.
Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Iguatu realizou audiência pública com o objetivo de discutir os transtornos enfrentados pelos usuários de telefonia móvel celular. Entre os participantes, o representante da Anatel, engenheiro Tales Esmeraldo. "Acredito que esse problema é decorrente de promoções, que congestionam as linhas", disse, à época, Esmeraldo. Ontem, ele informou que a Anatel realizou uma fiscalização na região de Iguatu e constatou as reclamações que foram apresentadas pelos usuários. "Comprovamos de fato que existe congestionamento e a empresa TIM já foi notificada a apresentar a defesa e um plano de solução para o problema", explicou. "O processo vai seguir o rito previsto em lei e a empresa está sujeita a sofrer multa".
Segundo Esmeraldo, não há um prazo legal para solução do problema, mas se o congestionamento persistir haverá a caracterização de infração continuada e a empresa deverá sofrer novas sanções. O presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse esperar que as empresas de telefonia adotem medidas concretas para solucionar esse transtorno que afeta milhares de usuários.
A Assessoria de Comunicação da operadora TIM em Recife (PE) informou que iria analisar as reclamações dos usuários e a notificação da Anatel com a sede no Rio de Janeiro e, posteriormente, poderia prestar esclarecimentos sobre o assunto.

FONTE: diario do nordeste

Programa de Direitos Humanos contém diretrizes inconstitucionais, afirma jurista


Ives Gandra Martins

O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) contém uma série de diretrizes inconstitucionais que pode desestabilizar o equilíbrio de Poderes no Brasil.

O alerta é lançado pelo jurista Ives Gandra Martins, doutor em Direito com reconhecimento internacional e mais de 40 livros publicados e traduzidos em mais de dez línguas em 17 países. "É um programa de direitos desumanos, o que menos tem é dignidade humana", salienta.
Entre as propostas polêmicas contidas no Programa, ações que pretendem descriminalizar o aborto, reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo, garantir o direito de adoção por casais homoafetivos, impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União, desestabilizar o direito à propriedade privada (com a criação de câmaras de conciliação dos conflitos, sejama grários ou urbanos), bem como a regulamentação profissional da prostituição.
Ives é taxativo: "Eu lembraria o que disse Agripino Grieco [crítico literário] quando lhe deram um livro de um mau poeta. Ele leu e disse: 'Eu aconselho a queimar a edição e, em caso de reincidência, a queimar o autor'. Eu não sou tão cáustico à reincidência de queimar o autor, mas que vale a pena queimar a edição desse programa, vale".

Papa Bento 16 aos padres: “Por Deus, tenham um BLOG”


VATICANO - Por Deus, tenham um blog!, disse o papa Bento XVI aos padres católicos neste sábado, afirmando que eles devem aprender a usar novas formas de comunicação para disseminar as mensagens do evangelho.

Em sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial da Comunicação, o papa, de 82 anos e conhecido por não amar computadores ou a internet, reconheceu que os padres devem aproveitar ao máximo o “rico menu de opções” oferecido pelas novas tecnologias.
“Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais – imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites – que, juntamente com os meios tradicionais, podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização”, disse ele.
Os padres, disse ele, precisam responder aos desafios das “mudanças culturais de hoje” se quiserem chegar aos mais jovens.
Mas Bento XVI alertou os padres de que não tentem se tornar estrelas da nova mídia. “Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos”, disse ele.
No ano passado, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi lançado, oferecendo um novo aplicativo chamado “O Papa se encontra com você no Facebook” e outro permitindo acesso aos discursos e mensagens do papa nos iPhones ou iPods dos fiéis.
Bento XVI também escreve a maior parte de seus discursos à mão, em alemão, e seus ajudantes mais jovens ficam encarregados de colocá-los em conteúdo digital.

Fonte: Reuters

Ambulâncias do Samu vão receber aparelho de eletrocardiograma até o fim do ano


Até o fim do ano, todas as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberão um aparelho digital de eletrocardiograma e um software de telecomunicação que vai permitir o envio de informações cardíacas dos pacientes nos primeiros minutos do atendimento a uma equipe no hospital.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explicou que as informações serão passadas via celular ainda da casa do paciente. A equipe do hospital vai analisar se o caso é de infarto e indicar o tratamento necessário. Esse procedimento, segundo Temporão, demora cerca de cinco minutos.
“Nos casos de infarto agudo do miocárdio, 50% dos óbitos ocorrem nas duas primeiras horas. Com essa estratégia, poderemos reduzir em 20% esse número”, disse.
O treinamento da equipe que vai usar os aparelhos será feito pelo Hospital do Coração de São Paulo. A unidade está investindo cerca de R$ 6 milhões nessa primeira etapa. A parceria faz parte da política dos hospitais de excelência de receberem renúncia fiscal de filantropia ao investirem em educação e treinamento de hospitais, informou o ministro.

VEM LOUVAR 2010


TECNOCON TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO Empresa vencedora para CONSTRUÇÃO DA REGIONAL DO DETRAN, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL


DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO, DE 27 DE JANEIRO DE 2010, DIVULGA RESULTADO DA CONCORRÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DA REGIONAL DO DETRAN, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL

AVISO DE RESULTADO DA FASE DE PROPOSTAS COMERCIAIS ORIGEM DETRAN
CONCORRÊNCIA PÚBLICA NACIONAL Nº20090006
OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO, PARA CONSTRUÇÃO DA REGIONAL DO DETRAN, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. A Comissão Central de Concorrências, em cumprimento
ao §1º do artigo 109 da Lei 8.666/93, comunica aos licitantes e demais interessados na referida Concorrência que após análise das Propostas Comerciais, a Comissão declarou o seguinte resultado: Empresavencedora: TECNOCON TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO LTDA - VALOR GLOBAL-R$1.387.822,23 - 2º LUGAR: SOUZA & FREITAS EDIFICAÇÕES LTDA. -VALOR GLOBAL-R$1.391.815,01 - 3º LUGAR: L.A. EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA. - VALOR GLOBAL-R$1.524.494,04. Foram feitas correções de soma e multiplicação como também correções de preços unitários diferentes para os mesmos serviços das propostas das empresas CONSTRUTORA KONNEN LTDA., NOVA ENGENHARIA LTDA., RMS ENGENHARIA LTDA. e SOUZA & FREITAS EDIFICAÇÕES LTDA., de acordo com os subitens 8.9 e 8.10 do edital. Foram feitas correções dos preços unitários diferentes para os mesmos serviços nas propostas das empresas CG CONSTRUÇÕES LTDA., CONSTRUTORA CETRO LTDA., CONSTRUTORA CHC LTDA., DOIS PONTOS EMPREENDIMENTOS LTDA., FORTEKS ENGENHARIA E SERVIÇOS ESPECIAIS LTDA., IGC EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA., L.A. EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA., PROJECON PROJETOS E CONSTRUÇÕES LTDA., STRUCTURA PROJETOS CONSULTORIA E OBRAS DE ENGENHARIA LTDA., TECNOCON TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO LTDA., VECOL VETOR ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA. e ZIGMA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA., de acordo com o subitem 8.10 do edital. As propostas comerciais  das demais empresas habilitadas foram classificadas por ordem de menor  preço ofertado, por terem cumprido com as disposições do edital. A empresa CONSTRUTORA SOUZA & FREITAS EDIFICAÇÕES LTDA exerceu o direito de preferência previsto na Lei Complementar nº123/2006, apresentando nova proposta comercial, que será analisada pela Comissão, com o valor global ofertado de R$1.384.227,30. Fica aberto o prazo recursal conforme legislação vigente. PROCURADORIA
GERAL DO ESTADO, em Fortaleza, 22 de janeiro de 2010.

Maria Betânia Saboia Costa
VICE-PRESIDENTE DA CCC NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA

Profissionais da Saúde de Sobral participam de Oficina de preparação para o atendimento aos casos de gripe A

Nestas quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, profissionais de saúde que trabalham em hospitais, vigilância epidemiológica dos 10 municípios cearenses com mais de 100 mil habitantes e das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres/ Sesa) ficarão mais atualizados e preparados para o atendimento aos casos de Influenza A (H1N1). Participarão da “Oficina Estadual de Preparação para o enfrentamento da Influenza (H1N1)” em 2010, que a Secretaria da Saúde do Estado realizará no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, a partir das 14 horas desta quinta-feira. Os municípios com mais de 100 mil habitantes são: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Quixadá e Sobral.
A oficina começa com uma apresentação sobre a situação da gripe A no Ceará, no Brasil e no mundo. Logo em seguida, às 15 horas do dia 28, o tema em discussão será a “Vigilância laboratorial, coleta de material e biossegurança”. Na parte da tarde, destaque para a palestra “Estratégias de imunização para a Influenza A (H1N1)” - veja abaixo a programação, na íntegra. “Queremos discutir tudo que está relacionado a doença para o Ceará enfrentar da melhor forma possível o vírus H1N1 agora, no período de chuva”, afirma Manoel Fonseca, coordenador da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa e do Comitê Cearense de Prevenção e Controle da Influenza A ( H1N1).
Neste ano há dois casos confirmados da doença no Estado e há 34 sendo investigados. Desde abril de 2009, quando a gripe A foi declarada uma emergência de saúde pública mundial, foram confirmados três óbitos no Ceará. As mulheres ficaram doentes no final de dezembro de 2009. A confirmação de mortes causadas pelo vírus H1N1 foi no inicio deste ano.

PROGRAMAÇÃO

28.01.2010
(quinta-feira)
14h - Situação epidemiologica da Influenza A(H1N1) no mundo, no Brasil e no Ceará
Palestrante: Dina Cortez Feitosa Vilar
14h50min - Discussões
15h - Vigilância laboratorial, coleta de material e biossegurança
Palestrante: Iracema Patricio
15h30min - Discussões
15h40min - Intervalo
16h - Atenção à saúde para Influenza A(H1N1) – Atribuições dos níveis de atenção
Palestrante: Vera Maria Câmara Coelho
16h30min - Discussões
16h40min - Estratégias de imunização para Influenza A(H1N1)
Palestrante: Mércia Marques Jucá
17h20min - Discussões

29.01.2010
(sexta-feira)
08h - Sindrome Respiratória Aguda Grave
Palestrante: Dione Bezerra Rolim
08h50min - Discussões
09h - Metodologia do trabalho
Palestrante: Madalena Isabel Coelho Barroso
09h15min - Intervalo
09h40min - Atividades em grupos
12h - Intervalo para almoço
14h - Atividades em grupos (continuação)
16h - Apresentação dos trabalhos em grupos
17h30min - Discussões


Fonte : Assessoria de Imprensa da Sesa

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Após discussão, presidente interino da Câmara do DF remarca eleição



O presidente interino da Câmara Legislativa do DF, Cabo Patrício (PT), suspendeu nesta quarta-feira (27) a sessão que ia eleger o novo presidente e remarcou a eleição para o dia 2 de fevereiro. A atitude foi tomada após a leitura de uma notícia, divulgada em um blog, de que deputados da base aliada teriam recebido oferta de R$ 4 milhões para livrar o governador José Roberto Arruda (sem partido) do processo de impeachment. A a notícia não diz quem teria feito a suposta oferta.
A leitura da notícia provocou polêmica entre os mais de 20 deputados presentes –entre eles, os suplentes, que foram convocados nesta quarta. O deputado Geraldo Naves (DEM) chegou a falar que a sessão não servia para a leitura de blogs e, que se o presidente o quisesse fazer, deveria ler outros também.
O encerramento da sessão foi justificado pelo presidente interino pelo fato de a eleição estar em suspeição após a divulgação da notícia e os 24 titulares não estarem presentes. Patrício afirmou que a eleição dos membros da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial e a posse dos suplentes serão feitas também na terça.
O deputado Paulo Tadeu (PT), logo depois, defendeu que a eleição para a escolha do novo presidente fosse adiada até que se esclarecesse a notícia da suposta propina aos parlamentares. Os deputados começaram a discutir até que Patrício, irritado, encerrou a sessão.

FONTE: G1