sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Congresso da Familia Face de Cristo


Maiores informações : http://www.facedecristo.com.br/

Análise de Conjuntura - CNBB



CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Conselho Episcopal de Pastoral – 17ª Reunião
Brasília - DF, 22 a 24 de setembro de 2009


Análise de Conjuntura
Setembro de 2009
Não é documento oficial da CNBB


Tanto as Assembléias Gerais da CNBB como as reuniões do Conselho Permanente e do CONSEP têm o costume de fazer, no início dos trabalhos, uma análise da conjuntura. Trata-se de uma busca de partir da realidade, auscultando aí os “sinais dos tempos” como interpelação de Deus para a ação evangelizadora.


Políticas Sociais: O SUS – Sistema Único de Saúde


O Sistema Único de Saúde é a maior política pública inclusiva no Brasil e é uma política que nasceu das entranhas da sociedade. O SUS foi construído “de baixo pra cima”. À época da constituinte representou um dos maiores avanços consagrados na Constituição Federal de 1988. Marcou o auge da realização do movimento pela reforma sanitária.
Todavia, o fato de se ter garantido na CF o direito a saúde e, junto com esse, o dever do Estado foi como se o trabalho estivesse concluído e era “só aguardar que o resto viria por acréscimo”. Ledo engano, o mercado não se conformou e investe muito forte para que o Sistema Único de Saúde não funcione.
O fato de a Saúde possuir o segundo maior orçamento da União (só perde pra Previdência), faz com seja um setor muito disputado por diferentes interesses. Ele tem também o maior mercado emergente do mundo em bens e serviços. Para muitos saúde é uma questão de “negócio”.
Pode ser até contraditório, mas o carro chefe do SUS é a saúde e não a doença. A promoção e proteção da saúde é o grande sustento dessa política, visto que prevenir é muito mais barato que curar. Todavia, o modelo “hospitalocentro” não se conforma com essa premissa do SUS e investe muito para que a atenção básica não funcione e, com isso, a população busque os setores de média e alta complexidade, cujo o custo é bem maior. Há muita sutileza neste enfrentamento, visto que a desconstrução do Sistema passa pelo sucateamento da rede pública, para justificar as terceirizações e a contratação da iniciativa privada. O que no princípio seria complementar, hoje se converteu, em muitos lugares, na sustentação do atendimento realizado pelo SUS.
Muitos problemas resultam desse quadro: recursos desviados; precarização das relações de trabalho; mão-de-obra sem remuneração justa e desqualificada; pessoas mal atendidas ou que não são atendidas. E se não houver uma retomada do controle social, com ampla participação da sociedade civil nos Conselhos de Saúde, nos vários níveis, se estará perdendo, para a ganância do mercado, a maior política pública de inclusão que foi construída pela sociedade.

Show : Viver de Fé




Neste sábado, 17/out, em Sobral teremos a presença da Ir. Kelly Patricia, cantando sobre a vivencia da Fé. Será uma ótima opção para o final de semana, momento de reflexão e encontro com Deus.


Imperdível.


Local : Quadra da Escola São Francisco


Dia : 17 de outubro


Horário : 20h

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ministério Fé e Politica da RCC estuda conjuntura para eleições de 2010

O Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil se reuniu entre os dias 08 e 12 de outubro em Fortaleza, no Ceará. Participaram da reunião coordenadores de 25 estados, Dom Alberto Taveira, assessor espiritual do Movimento e, também, para assessorar o Conselho, coordenadores de comissões. Foram cinco dias de muito trabalho, com momentos de oração, partilha e escuta ao Senhor.
Além da escolha dos temas para o próximo ano, os conselheiros refletiram e tomaram muitas outras decisões importantes referentes à vida do Movimento. O Planejamento estratégico para os próximos anos foi apresentado (de 2010 a 2017, quando a RCC completa 50 anos de existência no mundo).
O vereador Márcio Pacheco, do Rio de Janeiro, fez uma visita aos conselheiros para apresentar seu projeto de candidatura ao Senado Federal. Na última reunião do Conselho (em julho deste ano), o candidato pelo estado de Minas Gerais, Miguel Martini, também apresentou as suas propostas.
O Ministério de Fé e Política está fazendo um trabalho bastante importante a respeito das próximas eleições. Estão sendo formuladas resoluções, contendo orientações a respeito do pleito de 2010. O coordenador do Ministério, Sérgio Carlos Zavaris, esteve presente na reunião e apresentou algumas dessas orientações para serem analisadas pelo Conselho. Em breve, tais resoluções serão repassadas às lideranças do Movimento.

Um milhão de assinatura em defesa da vida


Amigos e amigas,


Vamos assinar a Petição da ONU em favor do Nascituro e pela Família.Vários grupos pró-vida vão apresentar a lista de subscreventes às Nações Unidas em Dezembro. O objetivo é reunir 1 milhão de nomes.

República Dominicana blinda a vida contra o aborto e a eutanásia

SANTO DOMINGO- Com uma votação de 128 votos a favor e 32 em contra, a Assembléia Nacional Revisora da República Dominicana ratificou ontem de noite o artigo 30 da Constituição nacional, aprovado em primeira leitura, no qual se estabelece o direito à vida e sua inviolabilidade desde a concepção até a morte.
Segundo , o jornal "Listín Diario"o novo texto assinala que "o direito à vida é inviolável desde a concepção até a morte. Não poderá estabelecer-se, pronunciar-se, em nenhum caso a pena de morte".
Este triunfo pró-vida, assinala a nota editorial de hoje do mencionado jornal, arrebatou-lhe "uma ressonante vitória às forças que incansavelmente queriam desnaturalizá-lo ou desconhecê-lo", entre as que se encontra a organização Anistia Internacional que junto com grupos feministas expressaram seu rechaço à nova norma.
A nota de Listín Diário adiciona que "uma maciça votação em apoio a este princípio demonstrou a essencial convicção do legislador dominicano quanto à defesa não só da criatura humana, mas também de toda pessoa, em qualquer etapa de sua existência, frente às tendências que tentam relativizar a vida".
Seguidamente afirma que "em muitas sociedades 'civilizadas' é válido matar a criatura no ventre, por simples capricho ou porque a grávida não o deseje. Parte-se do suposto falso de que às 14 semanas o que está dentro ainda não é uma pessoa. Queriam, sutilmente, implantar aqui essa modalidade organizações e grupos pagos desde fora".
"Um de seus maiores esforços, truncados ontem à noite, era o de suprimir, no direito à vida, o preciso fundamento 'desde sua concepção até a morte', para deixar uma porta aberta ao aborto e à eutanásia ou a outras formas de interrupção da vida", acrescenta.
Do mesmo modo, prossegue o editorial, "surgiram vozes para promover, como um suposto 'direito' da mulher, o abortar livremente, assim como a solicitude para a legalização dessa prática porque se considera estendida".
"Se nos fiarmos desse argumento, teremos que legalizar também o consumo de drogas e reconhecer ao dependente o 'direito' a usar quantas substâncias degradantes e alucinógenas tenha vontade", adverte o Listín Diário.
Finalmente, conclui o editorial, "impôs-se a decisão mais sensata e correta, quer dizer, a que deve respeito ao intuito do nosso Criador, Deus, que nos dá a vida gratuitamente e que reprova toda ação ou manipulação que atente contra ela".

INDUSTRIA DE MULTAS


Pelo menos 15 multas por mês. Uma gravação feita numa reunião entre o diretor-superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Quixadá, Antônio Almeida Viana, e agentes do órgão, está causando polêmica na cidade. No encontro, o titular do DMT estabeleceu o cumprimento da meta individual de autuações. Segundo os agentes, quem não cumpre corre o risco de perder a gratificação de desempenho. Um deles já foi penalizado. R$ 180,00 foram descontados no contracheque do agente Raimundo Francidário Martins Feitosa Júnior.
Indignados com a postura adotada pelo chefe do DMT, a qual consideram absurda, eles resolveram tornar pública a medida. Fizeram denúncia ao vereador Welington Queiroz (Ci), da bancada de oposição. No último dia 8, foi realizada uma audiência na Câmara. Esperavam o imediato afastamento de Almeida Viana e apuração da denúncia. Nada conseguiram. O diretor negou a exigência da cota de multas. Frustrados, resolveram protestar na manhã seguinte em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
FONTE:Diário do Nordeste

Professor


A Câmara Municipal de Sobral realizará, logo mais, homenagem aos PROFESSORES. Que nossos leitores possam também manifestar sua Gratidão.

Mensagem Dia dos Professores


Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Feliz dia dos Professores!

"Bem-Vindos à casa da Mãe de Deus!"


Já estão muito adiantado os contatos e preparativos para a realização da Festa de Nossa Senhora de Fátima em Aracatiaçu. o Padre Manoelito juntamente com seus colaboradores nestes dias tem corrido a todo vapor para organizar e definir os últimos detalhes.

Como tem acontecido em anos anteriores será uma grande Festa.

Podem contar conosco.

Homenagem aos doadores do Mesa Brasil


É com grande alegria que recebemos o convite do SESC - Serviço Social do Comércio para participarmos da homenagem aos doadores permanentes do Mesa Brasil, pelos resultados obtidos em 2009.

Somos conhecedor de quanto tem sido importante para diversas instituições de nossa região o projeto Mesa Brasil, pois essa parceria tem levado à muitos irmãos carentes uma oportunidade de alimentação digna.

Parabéns ao SESC pela iniciativa e aos Doadores pela Adesão.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Emprego, Ceará melhor desempenho do Nordeste em 12 meses


O Ceará obteve o melhor resultado da Região Nordeste, em termos absolutos e relativos, no acumulado dos últimos 12 meses. Neste período houve crescimento de 5,3% no nível de emprego, com a geração de 44.238 postos de trabalho. No mês de setembro foram gerados 12.966 empregos celetistas, elevação de 1,5% em relação ao mês anterior. O resultado foi o melhor de toda a série histórica do Caged para o período.
O setor que obteve melhor desempenho foi a Indústria da Transformação, com a criação de 5.300 postos de trabalho. Também se destacaram Serviços (2.532), Comércio (1.983), Construção Civil (1.774), Agropecuária (1.225) e Outros Produtos de Lavoura Temporária (1.007).
Desde janeiro houve acréscimo de 41.452 postos, aumento de 4,97% em comparação com o ano anterior. Este resultado foi o melhor de toda a série histórica do Caged em termos absolutos e relativos, e o segundo maior saldo da Região Nordeste, superado pela Bahia que criou 54.740 empregos.
A Região Metropolitana de Fortaleza registrou geração de 7.998 empregos formais, melhor desempenho da série histórica do Caged para o período.
No ranking dos municípios com mais de 30 mil habitantes, Fortaleza ficou em primeiro lugar com saldo de 5.814 empregos formais; seguido por Maracanaú (911) e Sobral (809).
A Região Nordeste obteve a maior geração de emprego dentre todas as regiões geográficas superando a região Sudeste. Alcançou um saldo de 100.442 postos de trabalho gerados devido principalmente à sazonalidade das usinas de açúcar.
Assessoria de Imprensa do MTE

Regulamentação de taxista em todo o território nacional


Foto:Armando Costa


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou a regulamentação da atividade profissional de taxista em todo o território nacional.


O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Edgar Moury (PMDB-PE), que aproveitou sugestões dos projetos de lei 3232/04, do ex-deputado Confúcio Moura (PMDB-RO); 3272/04, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO); 3953/04, da ex-deputada Selma Schons (PT-PR); e 5509/09, do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP).


A proposta estabelece os direitos e deveres dos taxistas. O texto define ainda os requisitos para esses profissionais poderem trabalhar, como possuir carteira de habilitação nas categorias B, C, D ou E; curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos, promovido por entidade reconhecida pelo respectivo órgão permissionário; e permissão específica para a profissão, emitida pelo órgão competente da cidade onde o taxista for trabalhar.

Comitiva de Lula reunirá Ciro e Dilma no Nordeste


O presidente inicia hoje viagem de três dias às obras de transposição do rio São Francisco. A comitiva presidencial percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visita, a partir de hoje, as obras de transposição do rio São Francisco, poderá reunir três pré- candidatos à Presidência. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já tem presença confirmada. O governador mineiro Aécio Neves - um dos pré-candidatos do PSDB - participará da porção da viagem em seu Estado. E o deputado Ciro Gomes (PSB) foi convidado para integrar a comitiva. Na época em que foi ministro da Integração Nacional (2003-2006), Ciro foi responsável por comandar a elaboração do projeto de transposição que hoje está sendo posto em prática. Também acompanharão Lula os ministros Geddel Vieira Lima (Integração nacional), Franklin Martins (Comunicação Social) e Carlos Minc (Meio Ambiente). A expedição presidencial, que sobrevoará mais de 700 km, reunirá ainda governadores dos estados envolvidos no projeto. O cearense Cid Gomes está entre os convidados, mas, segundo a assessoria do Palácio Iracema não há definição de qual o dia em que Cid irá se integrar à comitiva. A viagem está programada para durar três dias e percorrerá três estados. Começará por Minas Gerais, onde está a nascente do São Francisco. Hoje de manhã, Lula visitará Pirapora e Buritizeiro, onde irá conferir o trabalho de saneamento às margens do rio. À tarde, segue para Barra, na Bahia, Município do bispo dom Luiz Flávio Cappio, que fez greves de fome contra a transposição. O religioso decidiu evitar o encontro e já saiu da cidade. Ele foi para Barreiras, a 350 km de distância, onde, até sexta, participa de encontro dos padres das dioceses vizinhas. Antes de partir, dom Cappio deixou com sua equipe o recado de que não faria nenhum comentário sobre a visita do presidente. Em 2007, o bispo fez greve de fome de 11 dias e só parou o movimento depois de ouvir do próprio Lula, em Brasília, a promessa de que haveria também a revitalização do rio. Ao concluir que não estavam sendo feitas obras de revitalização, o bispo fez nova greve de fome, em outubro de 2007, desta vez de 24 dias. No local, Lula confere obras de dragagem e de correção de erosões. Depois, irão para Arcoverde, Sertânia e Custódia, no Sertão de Pernambuco. Lula dormirá num alojamento de madeira, utilizado por trabalhadores. Amanhã, a comitiva presidencial seguirá para Itaparica e Floresta, também em Pernambuco. Lá, o grupo visitará uma estação de bombeamento das águas e um acampamento do Exército. De quinta para sexta, Lula e sua equipe dormem em Cabrobró, também no Sertão pernambucano. Eles passarão toda a sexta ainda em visita às obras e retornam a Brasília à noite. (com agências do notícias)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIAS DAS CRIANÇAS


Que não seja apenas dia simbólico, e sim dia de reflexões para darmos dias melhores para nossas crianças que no futuro bem proximo serao nosso país.
PARABENS A TODAS AS CRIANÇAS!