sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cagece realizará concurso público

 


O Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, autorizou na tarde desta quarta-feira (25), a realização de concurso público para a Cagece. O certame prevê 315 vagas, mais 630 para cadastro de reserva. A autorização foi dada durante reunião no Palácio da Abolição, onde estiveram presentes além do Governador, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e diretores da Cagece.
Na ocasião, Camilo Santana defendeu a realização do concurso como forma de garantir o capital intelectual da Companhia e a qualidade nos serviços prestados pela empresa. Além disso, Gotardo Gurgel, presidente da Cagece, pontuou a necessidade de contratação de novos funcionários para suprir a carência de quadro deixada por desligamentos e aposentadorias. O concurso irá disponibilizar vagas para nível médio e superior em várias áreas.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais



Nicole Melhado / CN
A Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos
No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.

Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que “ilumine e ajude” as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente.
As eleições municipais têm uma característica  própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.

“Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, destaca a nota.

Desde modo, a Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos.

“Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitores, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, reforça a CNBB.

Dom Damasceno espera que os políticos cumpram seu cargo recebido através de um gesto de confiança de seus eleitores, com responsabilidade e a serviço da comunidade.

A política é uma das forças mais sublimes do exercício da caridade, do amor. O político verdadeiro é aquele que se coloca 24 horas por dia a serviço do bem do país, não aquele que faz da política um meio de se enriquecer, de apenas atender o interesse de seus grupos, exercendo uma política fisiológica e corporativista, mas aquele que pensa no bem da sociedade, especialmente dos mais pobres e necessitados”, reforça Dom Damasceno.

O episcopado brasileiro recordou ainda o importante instrumento contra a corrupção que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa, um passo importante para “colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país”.

“Há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas todos aqueles que vão ocupar um cargo. O bom prefeito, bom vereador deve escolher também colaboradores competentes, honestos, capazes de ajudá-lo no exercício de sua função”, esclarece ainda Dom Damasceno.

Nicole Melhado
Enviada especial a Aparecida

Canção Nova

Cid vai passar aniversário em Recife



Podem falar do estilo Cid Gomes, mas a verdade é que ele exerce o governo como deve. Sexta-feira é seu aniversário de 49 anos. Cancelou parte da programação e homenagens que receberia e vai passar o dia em Recife, na reunião da SUDENE.

(Roberto Moreira)

Saúde de Sobral tem nova secretária adjunta



O Prefeito Veveu nomeou Mônica Sousa Lima, Secretária Adjunta da Saúde e Ação Social do Município. O Ato de nomeação foi assinado na tarde desta quarta-feira, 25 de abril, no Paço Municipal.

Mônica Lima responde atualmente pela Coordenação do Controle de Avaliação da Secretaria da Saúde de Sobral.

No ultimo dia 13 de abril a Dra. Mônica esteve na Câmara municipal recebendo o título de cidadania sobralense e tive a honra de usar a tribuna em nome do poder legislativo transcrevo um trecho do discurso proferido naquela ocasião : "Nos reunimos nesta ocasião para reconhecermos a importância de nossa cidade por ser uma terra acolhedora, prodigiosa.... estamos entre as cidades de médio porte escolhida para se viver.
Assim entre os cidadãos do mundo que escolhem morar aqui reconhecemos que alguns se destacam.
Sobral cresce se desenvolve pela união e esforço de todos.
Queremos parabenizar a Sra : Dra. Mônica de Souza Lima desde cedo aprendeu com a vida que diante dos desafios o que é fundamental são os princípios éticos e os valores humanos.
Podemos perceber que Dra. Mônica com sua formação acadêmica não se distanciou da realidade do povo. E ao ser convidada para integrar a gestão de saúde de Sobral percebeu a oportunidade de contribuir com a saúde publica do município.
Função que tem desempenhado com eficiência e possibilitando que todos tenham acesso a saúde. Colaborando ainda para o SUS de sobral continue sendo modelo e referência para o Brasil."

DATA DA INAUGURAÇÃO DA ESCOLA LYSIA PIMENTEL É CONFIRMADA POR IVO VIA FACEBOOK





Com a presença aguardada do ministro da educação Aloizio Mercadante, foi divulgado pelo chefe de gabinete do governador  o Dep. Ivo Gomes para o dia 11 de maio a inauguração da Escola de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales em Sobral, o comunicado foi via Facebook.
Desculpa se eu estiver sendo repetitivo e/ou chato, mas, continuando a contagem, hj é dia. 85a Escola Profissional inaugurada. Educação em tempo integral para os jovens de todo o Ceará.



    • Jacyra Sales E a de Sobral, será qdo?
      há 12 minutos · 

    • Ivo F. Gomes Os sucessivos adiamentos da inauguração da de Sobral se deve ao fato do Ministro Mercadante fazer questão de comoarecer. Hoje tivemos a confirmaçao de que ele poderá vir no dia 11 de maio. Pronto. já temos data, Jacyra Sales. Bj
      há 5 minutos · 

UM NOVO PRB




Partido Republicano Brasileiro, por dados qualitativos e quantitativos, é, indiscutivelmente, a sigla que mais cresce em todo o País, tendo, atualmente, ampliado as suas perspectivas de ascensão como vivo retorno ao trabalho inovador e de maior proximidade com os diretórios estaduais e municipais, uma das propostas fielmente cumpridas pelo Presidente Nacional do Partido, o advogado Marcos Pereira.
No Ceará, os sinais de projeção desse fortalecimento e firme presença da sigla na Capital e municípios do interior, também se concretizam pela nova composição da Comissão Executiva Estadual, que tendo à frente o Suplente de Senador, Miguel Dias, já tem designada uma agenda de expansão, inovação e integração do partido em todo o Estado.
Nesse sentido, o Presidente Miguel Dias, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Oman Carneiro em Sobral e cidades da Zona Norte, ao unificar e estruturar bases sólidas e de significativa importância para o crescimento do Partido nessa área; por agregar ainda a referência de uma expressiva e surpreendente votação em sua campanha para deputado federal nas eleições de 2010, incluiu nessa agenda o nome de Oman Carneiro, que assume agora a 2ª Vice-Presidência do PRB no Ceará, no compromisso de ampliar essa visibilidade do Partido nas demais regiões do Estado, nomeado também para fazer parte da Comissão que analisará a posição do PRB nas Eleições de 2012.

BNB: Sobral, sozinha, capta mais que Alagoas


Anote: o volume de captação de recursos da Superintendência do BNB no Ceará é, só em Sobral, maior do que o de suas homólogas de Alagoas e Sergipe.

Foi o que revelou o superintendente do BNB no Ceará, Rivônio Morais, a empresários do agronegócio, com os quais se reuniu.

(Egídio Serpa)

Sinal amarelo para as fábricas de calçado


By by Brasil
Depois de demitir mais de cinco mil de seus oito mil funcionários (e ainda pode demitir mais), a idéia da Vulcabras/Azaléia é deslocar para a China grande parte de sua produção.

Barbas de molho
A empresa poderia passar a importar cerca de 40% do volume comercializado no Brasil. No ano passado, fechou sete fabricas, uma no Rio Grande do Norte e o resto na Bahia.


Em nossa cidade temos como maior empregadora a Grendene. É necessario ficarmos de olho no movimento das peças do xadrez que estão acontecendo com a industria de calçados no Brasil.

(Macario Batista)


Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral



A Prefeitura de Sobral realizará, nesta quinta feira,  dia 26 de abril, das 8 às 17h, no Centro de Convenções, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral. O tema do Encontro será“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: novas perspectivas e desafios”. 
O objetivo é discutir a implementação das diretrizes da Convenção da ONU, que se tornou referência da política nacional para as pessoas com deficiência. 
A Conferência Municipal elegerá as entidades não-governamentais que irão compor o Conselho de Sobral na gestão de 2012-2014. Também serão elaboradas 10 propostas que serão levadas por 08 delegados eleitos na Conferência Municipal para a Conferência Estadual, que acontecerá em Fortaleza de 28 a 31 de agosto de 2012. 
Saiba mais: (88) 3611-4539       (88) 3614-8190      
Fábio de Melo Magalhães | CE 01806 JP - Assessor de Comunicação 

Do blog : Vale lembrar que Sobral conta hoje com um selo de acessibilidade, que teve origem em discussões no Conselho municipal e foi criado através de Projeto de Lei de nossa autoria.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Marcha Municipalista do Ceará




A II Marcha Municipalista do Ceará, que acontece de 23 a 25 de abril, tem como tema este ano a Sustentabilidade dos Municípios Cearenses. Além de apresentar as demandas e reivindicações dos municípios à sociedade cearense, governo estadual e federal, pretende também estabelecer um amplo espaço de exposição de painéis de boas práticas executadas nos municípios, de intercâmbio de experiências e de grandes oportunidades para a realização de parcerias ou negócios que apontem na perspectiva da promoção do desenvolvimento das municipalidades.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o ex-ministro Ciro Gomes; os secretários da Fazenda, Mauro Filho e do Desenvolvimento Agrário;  NelsonMartins; os deputados federais Danilo Forte e José Airton; os deputados estaduais Lula Moraes, Carlomano Marques, Júlio César Filho e Paulo Facó; o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio; a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro e demais prefeitos do Estado.


IMG_0152    IMG_0201


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Eleição municipal

Órgãos preparam fiscalização no CE
Procurador Márcio Torres pretende sensibilizar os dirigentes partidários para que não solicitem registro de candidatura de fichas sujas
Procurador Márcio Torres pretende sensibilizar os dirigentes partidários para que não solicitem registro de candidatura de fichas sujas

Um calendário foi elaborado por Caopel e Procuradoria Regional Eleitoral para dar mais consistência ao trabalhoA Procuradoria Regional Eleitoral e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais (Caopel), órgão da estrutura administrativa da Procuradoria Geral da Justiça do Ceará, elaboraram um calendário de ações conjuntas para o mês de maio para tornar o trabalho de fiscalização das eleições mais consistente.
As principais ações a serem desenvolvidas dizem respeito a uma reunião com os dirigentes de partidos políticos; reunião com o procurador geral do Estado, Fernando Antônio Costa de Oliveira, e promotores que atuam nas varas da fazenda pública e; ainda, uma reunião com o superintendentes da Polícias Federal, Polícia Civil e comandante da Polícia Militar.
O encontro com os partidos políticos está marcado para o dia 16 de maio, a partir das 14 horas, no auditório da Procuradoria da República no Ceará. Neste encontro, informa o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, serão fornecidas algumas orientações e recomendações, especialmente quanto a realização de eleições limpas.

Ficha Limpa

Além de aspectos referentes à propaganda eleitoral, confessa o procurador que pretende sensibilizar os dirigentes partidários quanto a escolha de candidatos, não requerendo registro para quem se enquadra nos impedimentos estabelecidos pela Lei Complementar 135, conhecida como Lei Ficha Limpa.
O procurador Márcio Torres reconhece que existem aspectos nessa lei que podem suscitar dúvidas, mas a estes não se refere e o que espera é que os partidos façam uma filtragem.
As outras duas reuniões estão com data agendada, mas ainda dependem de confirmação. Para o dia 2 de maio, está previsto um encontro com os superintendentes da Polícia Federal, Sandro Caron, e da Polícia Civil, Luiz Carlos de Araújo Dantas, além do comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Pontes Matias. Este encontro será para tratar da questão da segurança durante todo o processo eleitoral e traçar as diretrizes de um trabalho conjunto, inclusive delimitando as atribuições de cada polícia e esclarecendo de que forma podem contribuir com o Ministério Público Eleitoral no trabalho de fiscalização no período da campanha.

Decisões

A reunião com o procurador geral do Estado, Fernando Antônio Costa de Oliveira, e promotores de justiça que atuam nas varas da fazenda pública foi programada para o dia 9 de maio. Neste encontro, Márcio Torres vai propor a criação de uma força de trabalho que ficará atenta às decisões dos juízes da fazenda pública suspendendo os efeitos de julgamentos proferidos pelos Tribunais de Contas.
Ele faz questão de lembrar que, nas eleições de 2010, vários obtiveram o registro de candidatura porque conseguiram liminar suspendendo os efeitos do julgamento do TCM. Agora, a ideia é identificar esses casos para recorrer das liminares, a não ser que venham para reparar situações amparadas em lei.
Além desses encontros, alguns procedimentos também foram definidos, semana passada, durante reunião do procurador Márcio Torres com o promotor Raimundo Filho, coordenador do Caopel. Tais procedimentos dizem respeito a uma série de ofícios a serem expedidos aos Tribunais de Contas sobre a relação de gestores com suas contas desaprovadas por irregularidades insanáveis; aos presidentes de conselhos profissionais e ofício circular a todos os promotores eleitorais do Estado.

(Diario do Nordeste)

Cid não descarta ruptura com o PT na sucessão municipal


O governador Cid Gomes (PSB) afirmou, em coletiva na noite de ontem, que pretende manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), desde que isto represente mais abertura às propostas dos seus correligionários. Ele afirmou ainda que é importante manter a união partidária, tendo em vista que ela tem dado bons frutos em nível federal.
Por outro lado, o presidente estadual do PSB manifestou abertura caso o partido decida sair com um candidato próprio: “Se o candidato for nosso, ele será comprometido com nossas propostas, se ele for de outro partido, vamos cobrar para que se assuma compromisso com as nossas demandas.” Sobre a participação da presidente Dilma e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no pleito,
Cid sinalizou: “Já conversei rapidamente com a presidente Dilma sobre a sucessão municipal e para mim ficou um indicativo de que ela ficará mais preocupada em governar o País, do que com o processo eleitoral. Para mim, o presidente Lula deverá ter um protagonismo eleitoral maior e eu já manifestei que desejo conversar com ele.” E conclui: “O PT Nacional também já me procurou e eu estou à disposição para o diálogo”.
Sobre a atual gestão de Luizianne Lins (PT), Cid evitou a crítica direta, mas deixou claro que “Temos que procurar satisfazer os anseios do Povo, para saber o que se espera de um prefeito para a cidade de Fortaleza. Nós temos até junho para decidir sobre o que é mais importante”.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Humilhação Pública


Com o título “Assim será o de vocês”, eis artigo da professora e jornalista Adísia Sá. Ela avalia que a preferência declarada da prefeita Luizianne Lins por Elmano Freitas como seu candidato a prefeito virou humilhação pública para outros pré-candidatos. Para Adísia, Luizianne quebrou o discurso petista da democracia interna. Confira:  
O PT dizia que suas decisões eram fruto de debates, seminários, convenções. Dizia, não diz mais. Antes mesmo de cumprido qualquer ritual, foi lançado o nome de Elmano de Freitas à Prefeitura e pela própria Luizianne – guardiã das regras. Fomos testemunhas de uma humilhação pública: outros possíveis candidatos recolheram as armas, debandaram – não sem antes jurar fidelidade à prefeita, deixando o campo aberto ao ungido do Palácio do Bispo. Triste quebra de palavra…
Fico a lamentar quão fugazes são as palavras e passageiros os propósitos. Louvadas são as virtudes do ungido da prefeita pelos arautos de sua candidatura. Virtudes não nos devem interessar, mas realidade concreta, palpável. “O homem é secretário de Educação de Fortaleza.” Ah é e daí? É aquele que ia entregar mil notebooks aos professores…
Pelo que tenho lido, o secretário esteve presente a toda e qualquer recepção e sob o peso sedutor das palmas. Francamente. Não é por aí que se apresenta um candidato. Eu sei que o peso eleitoral de Luizianne é indiscutível, que ela tem condições – ela mesma teria dito isto – de eleger até um poste prefeito de Fortaleza. Mas não deveria chegar a esse ponto, pondo de escanteio companheiros também aspirantes ao cargo. E tem mais: sem ironia: Elmano é o poste apregoado por Luizianne?
Escreve Érico Firmo na sua coluna deste jornal (12 do corrente): Numa interpretação estrita da lei, tudo pode até estar correndo. Mas é muito feita a superexposição dada pela administração municipal a Elmano de Freitas. Por subterfúgios que buscam esticar ao máximo o limite que separa a legalidade do crime eleitoral, a Prefeitura de Fortaleza dá a maior visibilidade possível ao seu pouco conhecido pré-candidato.” Ponto alto do comentário: “Parece homem sério (Elmano), de boa formação. Não precisava do constrangimento de ser favorecido por esperteza dessa natureza.”
Última hora: Elmano mandou, em seu lugar, um exemplar do notebook a ser mostrado aos professores, por emissário de sua confiança: “assim será o de vocês, um dia” E nada mais foi dito. Nem precisava.
Adísia Sá
adisiasa@gmail.com
Jornalista

Sete deputados e um senador cearenses deixaram de assinar a CPI do Cachoeira

Foram 468 assinaturas favoráveis à investigação. Oito
cearenses, todos governistas, não assinaram o requerimento
Foram 468 assinaturas favoráveis à investigação. Oito cearenses, todos governistas, não assinaram o requerimento
Em toda a história do Parlamento, a CPI do Cachoeira está entre as comissões que mais reuniram assinaturas de adesão para a sua abertura. Foram ao todo 468 parlamentares que apoiaram o requerimento de instalação da CPI, segundo a Secretaria Geral da Mesa do Senado, o que significa cerca de 80% do Congresso.
Nem todos os deputados e senadores mostraram-se simpáticos a aderir a um movimento que é imprevisível, sobretudo em um ano eleitoral. Dentre os cearenses, foram oito baixas contabilizadas, todas de parlamentares governistas.
Confira quem não assinou a CPI do Cachoeira:SENADOREunício Oliveira (PMDB-CE)
DEPUTADOS
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Arnon Bezerra (PTB-CE)
Eudes Xavier (PT-CE)
José Linhares (PP-CE)Manoel Salviano (PSD-CE)
Mauro Benevides (PMDB-CE)
Vicente Arruda (PR-CE)

Redação O POVO Online

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SAAE - CONCURSO PÚBLICO 2012


Já se encontra na Câmara Municipal de Sobral  a regulamentação dos cargos já existentes e concurso, para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE),  onde são oferecidas 177 vagas de emprego efetivas. Poderão concorrer as oportunidade quem possui nível fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior.
Os valores dos salários oferecidos vão de R$ 622,00 a pouco mais de R$ 3.000,00.
As vagas disponibilizadas através do Concurso Público SAAE 2012 são para os seguintes cargos:

(01) vaga Assessor Jurídico 40 hs semanais

(01) vaga Assessor Técnico 40 hs semanais

(01) vaga Assistente Social 40 hs semanais

(01) vaga Engenheiro Eletricista 40 hs semanais

(01) vaga Engenheiro Civil 40 hs semanais

(01) vaga Engenheiro Químico 40 hs semanais

(04) vagas Técnico em Análises química 40 hs semanais

(01) vaga Técnica em Segurança do trabalho 40 hs semanais

(93) vagas Assistente de Operações 40 hs semanais

(73) vagas Auxiliar de Serviços Gerais 40 hs semanais

Veja a tabela com os salários dos cargos do SAAE

CARGOS EM COMISSÃO


CARGO
SALARIO -BASE
REPRESENTAÇÃO
QUANTIDADE
Diretor Presidente
R$ 622,00
R$ 2.595,53
01
Diretor Administrativo
R$ 622,00
R$ 1.656,50
01
Diretor Operacional
R$ 622,00
R$ 1.656,50
01
Assessor Executivo
R$ 622,00
R$ 1.191,79
03
Assessor Técnico
R$ 622,00
R$1.191,79
01
Assessor Juridico
R$ 622,00
R$ 1.656,50
01
Gerente

R$ 1.501,60
07
Chefe de Serviço

R$ 547,09
03
Encarregado de sistema Independente
R$ 622,00
R$ 206,31
39