sábado, 6 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES DA IGREJA SOBRE AS ELEIÇÕES

Neste domingo, dia 07 de outubro iremos, uma vez mais, às urnas escolher nossos governantes municipais. É uma eleição muito importante, porque iremos eleger o Prefeito e os cidadãos e cidadãs que irã
o compor a Câmara Municipal.
Fiéis à tradição da Igreja e ao Magistério Pontifício indicamos princípios norteadores, pelos quais os católicos devem pautar para a escolha de seus candidatos a Prefeito e a Vereador.
No final da Semana Nacional da Vida e às vésperas do Dia do Nascituro, é bom refletir que o primeiro e mais importante direito humano é a própria vida. Por isso, o primeiro e mais importante compromisso de um homem público é com a defesa da vida em todas as suas fases, desde a concepção até o seu termo natural, passando pelos direitos a saúde, trabalho, educação, habitação, lazer, locomoção para as crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência. Nós vivemos, infelizmente, em um ambiente em que a vida humana não está sendo valorizada. Muitas vezes a luta pela natureza vegetal e pelos animais supera a luta pela dignidade humana. A todo momento, deparamo-nos com o desejo de se instituir em nosso país o aborto e também a eutanásia. Nem sempre estas propostas emergem com a devida clareza para que possamos com elas dialogar, mostrando o valor da vida em todas as suas instâncias. Devemos, portanto, ter bastante clareza diante de propostas que, alegando defender a pessoa, na verdade pregam a rejeição à vida. Em nome todas as vidas inocentes ameaçadas de morte, não podemos aceitar tais propostas. Não podemos apoiar quem não é favorável à vida humana. A vida, direito natural primário, deve ser tutelada desde a concepção até o seu termo natural, e para isso não se faz concessões em hipótese alguma.

Outra questão é sobre a biografia do candidato. Devemos conhecer o que pensa, quais são suas propostas e qual é a sua vida. O futuro da humanidade passa pela família! Que valores o candidato acredita e defende? Quais são as suas concepções de família, estado, liberdade, meio ambiente, desenvolvimento e da missão que pretende exercer? Ele acredita na democracia representativa a que está se candidatando? Também tem importância a vida profissional do candidato. Não podemos votar em políticos que buscam o cargo para resolverem seu problema profissional ou financeiro, ou, como se costuma dizer, “gente que quer viver de ser político”. Infelizmente sabemos que a corrupção, que não é exclusividade dos políticos, tem sido quase que uma “cultura” paralela em nosso país.

A Igreja do Brasil trabalhou muito em busca de assinaturas para que se pudesse votar e implantar a lei da assim chamada “ficha limpa”. Essa tem sido muito elogiada pelos que querem bem o nosso país. Portanto, temos que ver também o compromisso do candidato com a moralidade e a ética. Não podemos votar em candidato “ficha suja”, candidato que esteja condenado, com trânsito em julgado. A juventude não pode desacreditar do poder político devido aos maus exemplos. O homem público veio para servir à causa pública e não se servir da coisa pública. A cada eleição iremos definindo o futuro da nação pelas opções que fazemos. Essa é a grande responsabilidade que pesa sobre nós ao darmos o nosso voto a um candidato que irá nos representar na câmara ou coordenar os caminhos de nossa cidade.

É necessário que se tenha bem claro a missão que se pretende assumir: executivo ou legislativo. É necessário ter clara qual a responsabilidade de cada um. É importante saber o papel do vereador, que é de legislar, de propor e discutir leis que sejam de fato importantes e decisivas para o futuro da cidade. O Vereador legisla e fiscaliza o cumprimento da missão do Executivo. Devemos fazer com que a Câmara Municipal seja o foro apropriado para a discussão das leis necessárias para o crescimento e o desenvolvimento da cidade que queremos para todos nós. É importante também saber quais são as obrigações que ele tem para com o programa do seu partido e o que esse partido propõe como orientação política. A fidelidade partidária obriga o candidato a muitos posicionamentos que nem sempre correspondem ao que esperamos do mesmo.

Que possamos ver nos eleitos pessoas comprometidas com a pessoa humana, com a dignidade, com a construção da paz em nossa cidade (e aqui temos uma grande missão!), com a superação das barreiras da segregação e com a inclusão de políticas que sejam para todos. O sonho de uma cidade onde todos vivam em paz e sem violência, tendo seus direitos respeitados, deve estar no pano de fundo de nossa opção nas eleições.

Que não votemos por conveniências ou apenas em busca de favores lembrando que o “voto não tem preço, tem consequências”. Lembremo-nos da lei 9840 que foi um grande avanço para a melhoria das eleições em nosso país. Que tenhamos a convicção de que o nosso voto será responsável pela escolha do que queremos para os próximos quatro anos para a cidade que amamos, na qual vivemos e que queremos que seja sempre a cidade de todos!

VaticanoCELAMCNBBPUC-Rio
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Rua Benjamin Constant 23, 6º andar Glória - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 20241-150
Telefone: +55 (21) 2292-3132

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Oração do Cristão na Política

Deus da vida e Senhor da história, Pai de todos e todas  nós, em vosso Filho Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo, pela força do Espírito Santo, já vencestes o pecado, a escravidão e a morte.
Queremos fazer da política, direito e dever da cidadania, um serviço à vida e à libertação integral de todos e todas. Concedei-nos construir um Brasil novo, na convivência fraterna, no respeito ás diferenças, sem exclusão e sem privilégios, onde se abracem a justiça e a paz. Que os valores do vosso reino orientem sempre mais as decisões e a ação política em nosso País!
Ajude-nos a intercessão de Maria, nossa Mãe Aparecida, das santas e santos companheiros da caminhada. Vosso Filho Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, nos ilumine na construção de uma sociedade justa e solidária. Amém.

Faltam 2 Dias para VOTARMOS 10123



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reta final da campanha

Este periodo nos faz recordar muitos momentos bons, novos amigos alcançados, novo olhar sobre a Política. Bendigo a Deus por este tempo vivido com intensidade e por todos os que vêm ao meu lado a fim de que possamos chegar a vitoria e mais uma vez trabalharmos com Ética e Fé e termos uma Sobral Melhor. Vamos nessa, faltam apenas 3 DIAS para você, caro eleitor, decidir VOTAR CERTO, PENSANDO NO BEM DA SOCIEDADE, NO RESPEITO AOS VALORES DA FAMILIA, NA ÉTICA E NA FÉ.
VOTE 10123 - PAULO VASCONCELOS.
CONTO COM VOCÊ.