sábado, 8 de janeiro de 2011

LEÔNIDAS CONHECE AS AÇÕES DA SEP


Durante todo o dia da quarta-feira (05/01), foram apresentados ao novo Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, todos as ações e obras de competência da Secretaria de Portos. Os Secretários de Portos e de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fernando Victor e Fabrizio Pierdomenico, explanaram sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, as ações que a SEP vem adotando para a agilidade e desembaraço de mercadorias como o Projeto Porto Sem Papel e o Projeto de Incentivo a Cobotagem (PIC).

Restauração da Rodovia CE 362, no trecho Sobral-Massapê


A Comissão Central de Concorrência do DER comunica aos interessados, que em razão de falhas nas publicações a data de entrega e recebimento de documentação e proposta marcada inicialmente para o dia 28 de janeiro de 2011, às 09:30h (nove horas e trinta minutos), fica ADIADA para o dia 08 de fevereiro de 2011 às 09:30 (nove horas e trinta minutos) na Central de Licitações do Estado do Ceará- Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150, Edson Queiroz. Maiores informações no site www.seplag.ce.gov.br.

Quem é pobre no Ceará ?


De acordo com a LEI Nº14.859, 28 de dezembro de 2010, de Autoria do Deputado Domingos Filho é considerado pobre, para a inscrição em programas sociais, e para a obtenção de benefícios do Estado, toda pessoa que apresente privação acentuada dos elementos básicos para a sobrevivência digna, tais como: alimentação, habitação e vestuário.

Sendo documentos idôneos para comprovação do estado de pobreza:

I - fatura de energia elétrica que demonstre o consumo de até 80 kwh mensais;

II - fatura de água que demonstre o consumo de até 10 (dez) metros cúbicos mensais;

III - comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;

IV - comprovante de obtenção de rendimento mensal inferior a meio salário mínimo por membro do núcleo familiar.

Agora é Lei


Com a publicação da LEI Nº14.858, 28 de dezembro de 2010. De Autoria: Deputado Francisco Caminha todos os estabelecimentos voltados à comercialização do acesso à internet, em funcionamento no Estado o Ceará, ficam obrigados a  fazer o cadastro completo de todos os usuários, além de manter  pelo prazo mínimo de 2 anos os dados dos usuários.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Site da Prefeitura de Sobral offline


Sempre temos acompanhado os trabalhos da prefeitura de Sobral através do site mas para nossa surpresa hoje não conseguimos o acesso, deve está acontecendo algum problema técnico. Esperamos que seja resolvido o mais rápido possível pois tem se tornado um importante meio de informação.

Em cartaz


Em Cartaz no cine Renato Aragão no Pinheiro Supermercado
Sala 01
 HORÁRIO: 18:00E 21:00H
 DURAÇÃO: 1 HORA E 30 MINUTOS
Conta a história de Marcos (Murilo Rosa), um empresário agnóstico muito rico que vive brigando com o filho Lucas (Jonatas Faro) por ele ter escolhido a carreira artística. Depois de um grave acidente sofrido pelo rapaz , Marcos começa a rever seus valores e busca na devoção à santa a solução para seus problemas.





PROTEJO em Sobral


Uma boa noticia para Sobral, no final do ano de 2010 foi liberado o Valor de R$ 355.015,98, do Ministério da Justiça por conta do convênio com a Prefeitura Municipal que visa implantar o projeto PROTEJE.
O que é Projeto PROTEJE?
O Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável - PROTEJO é destinado à formação e inclusão social de jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana, nas áreas geográficas abrangidas pelo PRONASCI.
O trabalho desenvolvido pelo PROTEJO terá duração de um ano, podendo ser prorrogável por igual período, e tem como foco a formação cidadã dos jovens e adolescentes a partir de práticas esportivas, culturais e educacionais que visem a resgatar a auto-estima, a convivência pacífica e o incentivo à reestruturação do seu percurso sócio formativo para sua inclusão em uma vida saudável. A implementação do PROTEJO dar-se-á por meio da identificação dos jovens e adolescentes participantes, sua inclusão em práticas esportivas, culturais e educacionais e formação sócio jurídica realizada por meio de cursos de capacitação legal com foco em direitos humanos, combate à violência e à criminalidade, temática juvenil, bem como em atividades de emancipação e socialização que possibilitem a sua reinserção nas comunidade em que vivem.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aumentou o consumo cearense de água em 2010

O consumo de água tratada aumentou mais de 14 milhões de metros cúbicos de 2009 para 2010. O calor foi um dos motivos para essa alta.
O cearense consumiu cerca de 6% a mais de água em 2010 em relação ao ano anterior. Foram mais de 14 milhões de metros cúbicos (m³) a mais. Entre os motivos para o aumento no consumo estão o fraco inverno registrado no ano passado e a expansão da rede de distribuição de água. O ano de 2010 foi também o de maior consumo de água dos últimos cinco anos. Em média, cada residência consumiu 156 m³ durante o ano de 2010. Em 2006, o consumo médio anual era de 153m³.
De janeiro a dezembro de 2010, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) distribuiu 246.518.319 m³ de água potável nos 149 municípios que atende no Estado.No mesmo período do ano anterior, o cearense havia consumido 232.445.381 m³ de água tratada. Uma diferença de 14.072.938 m³.

Somente a Capital precisou de 7,2 milhões de metros cúbicos de água a mais em 2010,na comparação com o consumido em 2009. Naquele ano, o fortalezense consumiu 140.542.400 m³. No mesmo período de 2010, foram 147.802.663 m³, o equivalente a 5,16% a mais.

"Ainda bem que por aqui não existe esse tipo de cartel, não é mesmo?" (Eliomar de Lima)

“A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou processo administrativo contra doze proprietários de postos de combustíveis e suas respectivas redes na cidade de Caxias do Sul (RS). O grupo é acusado de formação de cartel. O processo foi instaurado a partir de interceptações telefônicas, autorizadas pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul a pedido do Ministério Público. As conversas interceptadas revelaram que os proprietários dos postos combinavam preços entre si e induziam os postos que vendiam mais barato a aumentarem seus preços com o objetivo de fortalecer o cartel.
Tal conduta pode ter causado prejuízos de milhões de reais aos consumidores gaúchos, pois, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os cartéis são responsáveis por um sobrepreço de 10% a 20% em média no valor final do produto comercializado.
Os representados no processo administrativo serão intimados a apresentar defesa. Ao final da instrução, a SDE emitirá um parecer conclusivo e encaminhará o caso ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Se condenados pelo CADE, os postos podem pagar multas que variam de 1% a 30% de seu faturamento e os proprietários multas de 10% a 50% do valor aplicado para os postos.”
(Site da SDE)
"VAMOS NÓS – Ainda bem que por aqui não existe esse tipo de cartel, não é mesmo?"
Blog Eliomar de Lima

Concurso Banco do Brasil

O BANCO DO BRASIL S.A. torna pública a realização de Seleção Externa regional para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário, em dependências situadas nos Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná, conforme Anexo I deste Edital, a qual reger-se-á de acordo com as Instruções Especiais estabelecidas no Edital.
Será admitida a inscrição, exclusivamente pela Internet, no período entre 10h do dia 04/01 às 14h do dia 10/01/2011 (horário de Brasília).
Maiores informações :  http://www.concursosfcc.com.br/

Câmara Municipal de Sobral escolhe membros das Comissões Permanentes

Aconteceu ontem, 04, no Plenário da Câmara Municipal de Sobral, uma sessão estraordinária para realização da eleição dos integrantes das Comissões Técnicas da Câmara.


Comissão de Finanças , Justiça e Redação:
Presidente: Vicente de Paulo Albuquerque ( PV )
Relator: Jose´Crisóstomo Barroso Ibiapina ( PP )
Membro : José Vytal Arruda Linhares ( PSB )

Comissão de Serviços Públicos e Atividades Afins
José Itamar Ribeiro da Silva ( PSB )
Francisco Adaldécio Linhares ( PSB )
José Oswaldo Soares Balreira Jr, ( PMDB )

Comissão dos Direitos do Consumidor
Presidente. Adauto Izidoro Arruda ( PP )
Relator: Vicente de Paulo Albuquerque ( PV )
Membro: Francisco Luciano feijão ( PSB )

Comissão dos direitos da Criança e do adolescente
Presidente: Marco Antonio Barroso Prado ( PSDB )
Relator: Adauto Izidoro Arruda ( PP )
Membro : José Vytal Arruda Linhares ( PSB )

Paróquia da Sé em Festa


Em Poranga, pelas Mãos de Dom João José da Mota e Albuquerque, há exatos 48 anos atrás recebia o Sacramento da Ordem  Gonçalo de Pinho Gomes.



Hoje nos congratulamos com toda população sobralense que é beneficiada com o sacerdócio e dedicação deste homem de Deus.
Parabenizamos e Agradecemos a Deus  pelo Dom da Vocação de Pe.Gonçalo.
Aproveitamos para convidarmos  todos para missa em ação de Graças que acontecerá, hoje, dia 06 de Janeiro, às 19h na Igreja Catedral - Sé.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Busca de dados sobre saúde online é popular, mas causa riscos

O número de pessoas que procuram orientação sobre saúde na internet deve subir muito à medida que os trabalhadores voltam das festas de fim de ano, mas poucos irão checar a origem da informação, segundo uma pesquisa internacional divulgada nesta terça-feira ,4.
Um estudo de pesquisadores da London School of Economics (LSE) encomendado pela empresa Bupa, do setor privado de saúde, mostrou que com os notebooks e smartphones, prestes a superar os computadores em 2012, mais informação sobre saúde está disponível online e há mais meios de acessá-las do que antes.
A pesquisa da Bupa Health Pulse ouviu mais de 12 mil pessoas na Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Índia, Itália, México, Rússia, Espanha e Estados Unidos e descobriu que 81% das que têm acesso à internet usam a rede para obter orientações sobre saúde, remédios ou condições que requerem cuidados médicos.
Os russos são os que mais buscam orientação na internet, seguidos pelos chineses, indianos, mexicanos e brasileiros. Os franceses são os que menos recorrem às informações online sobre saúde, de acordo com o levantamento.
O estudo também constatou que 68% dos que têm acesso à internet a utilizam para buscar orientação sobre determinados remédios e 4 em cada 10 procuram informações a respeito de experiências de outros pacientes sobre um problema de saúde.
"As novas tecnologias estão ajudando mais pessoas em todo o mundo a saber mais sobre sua saúde e tomar decisões mais bem fundamentadas. No entanto, as pessoas precisam se certificar de que a informação que encontram as ajudará a melhorar, e não a piorar", disse o pesquisador sênior David McDaid, da LSE.
Na Grã-Bretanha, onde a Bupa prevê que haverá 40 milhões de acessos a websites de saúde esta semana, já que as pessoas tentam cumprir as resoluções de ano-novo, os especialistas alertam que muita informação sobre saúde encontrada na internet não é checada e os usuários terão dificuldade em saber no que confiar.
Segundo a pesquisa, dos 73% dos britânicos que dizem utilizar a internet para obter orientação sobre saúde, mais de 6 entre 10 procuram dados sobre remédios e mais da metade (ou 58%) usam essa informação para se diagnosticar. Mas somente um quarto das pessoas dizem checar a origem da orientação online.
"Confiar em informação enganosa pode facilmente levar as pessoas a assumir riscos com tratamentos e exames inadequados, desperdiçar dinheiro e ter problemas desnecessários", afirmou Annabel Bentley, diretora médica da Bupa.
"Além disso, as pessoas podem fazer uma checagem online e desconsiderar sintomas graves, em vez de buscar orientação com um médico", complementa.


(noticias.cancaonova.com)

Arcebispo de Brasília é nomeado pelo Papa Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O até então Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dom Aviz sucede o cardeal francês Franc Rodé, 76 anos, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o Código de Direito Canônico.
O Arcebispo permanece como Administrador Apostólico até fevereiro, quando o Santo Padre o chamará a Roma, informa o twitter oficial da Arquidiocese. A despedida oficial será em uma missa, com data ainda a ser definida. Ainda não foi nomeado o sucessor de Dom João na função.
"Nestes quase 7 anos na Arquidiocese, experimentei a graça de servir a uma Igreja Unida, Fiel e Generosa! Confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar", disse o Arcebispo durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 4, na Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, para falar sobre a nomeação.

Governo aumenta estimativa de investimento por aluno

O valor mínimo previsto pelo governo para ser investido em cada aluno durante 2011 será cerca de R$ 300 a mais que o de 2010. A quantia passa de R$ 1.414,85 para R$ 1.722,05, de acordo com uma portaria ministerial da Educação e da Fazenda, publicada no Diário Oficial da União.
Os recursos provém do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deve ter uma receita de R$ 94,48 bilhões em 2011 – aumento de 13,7% em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões).
A contribuição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve atingir R$ 86,68 bilhões. A complementação da União ao Fundeb corresponde a 10% desse montante, ou seja, R$ 8,66 bilhões.
Desse total, R$ 7,80 bilhões serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a nove estados que não devem atingir o valor mínimo anual por aluno com sua própria arrecadação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
Outros R$ 866 milhões estão reservados para complementar o pagamento do piso salarial de professores e financiar programas de melhoria da qualidade da educação.

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas


A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, padronizam a partir de amanhã (5) certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil. Os documentos serão confeccionados em papel especial com marca d'água, microletras, e a impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro que aumenta a segurança contra falsificações.
Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.
“Os elementos que passam a existir nas certidões são importantes para garantir a cidadania das pessoas e são as mais seguras do mundo, por motivo de incorporar cédulas que evitam a falsificação”, ressaltou Luís Felipe Denucci, presidente da Casa da Moeda do Brasil.
O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.

(Agência Brasil)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PRB em festa


Hoje é dia de festa para o PRB sobralense, pois é dia de parabenizar o amigo Oman Carneiro pelo transcurso de seu aniversário, aproveitamos para pedir a Deus a benção sobre ele e nos associamos aos muitos amigos e admiradores que desejam felicidades e sucesso.