sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Definido novo Presidente para Assembléia do Ceará

Dep. Roberto Cláudio na solenidade de entrega do título de cidadão sobralense
O governadofr Cid Gomes (PSB) confirmou, durante coletiva nesta sexta-feira, na Residência Oficial, que Roberto Cláudio (PSB) será o futuro presidente da Assembleia Legislativa. O pleito ocorrerá no dia 1º de fevereiro. Roberto era vice-líder do Governo e cumprirá seu segundo mandato. Foi eleito pelo PHS e no fim do mandato ingressou no PSB.
Com Roberto Cláudio, estará como primeiro vice-presidente mais um membro do PSB, no caso José Sarto. Na segunda vice-presidência, o primeiro do governador, Tin Gomes, que deverá ser indicado por seu partido, o PHS.
O deputado Zezinho Albuquerque (PSB) continuará como primeiro secretário da Casa, tendo como segundo secretário um membro do PMDB, que poderá ser Carlomano Marques. A terceira e a quarta secretarias serão ocupadas por parlamentares do PSDB.
DETALHE - Sérgio Aguiar (PSB) será o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da AL, a mais importante, enquanto Sineval Roque (PSB), do chamado “baixo clero” da Casa será o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle.
DETALHE 2 – Welington Landim (PSB), que postulava a presidência da AL, continuará como líder do bloco governista,
DETALHE 3 – O PT ficou sem vaga na mesa. Terá a liderança do Governo, tem três deputdos como secretários de Estado (Cidades, Desenvolvimento Agrário e Cultura) e deverá ter o controle da Comissãode de Educação, por meio de Raquel Marques.

Fonte : Eliomar de Lima

Iniciativa a ser seguida


Instituição Filantrópica
A CAGECE decidiu criar a categoria "Instituição filantrópica", que engloba instituições de Caráter Social, Beneficente ou Filantropico mantidas por doações, sem fonte de renda própria. Com isso, a Companhia poderá oferecer uma tarifa diferenciada, que pode ultrapassar 50% da tarifa normal, como forma de apoiar essas instituições. Para Fazer parte dessas categorias, as instituições deverão entrar em contato com a CAGECE.
Do Blog : Alguns distritos de Sobral são abastecidos pela CAGECE as instituições filantrópicas que atuam nestes distritos já podem procurar a CAGECE.

Dengue nós combatemos

Com a chegada das chuvas, o município de Sobral, bem como as demais cidades do Ceará, fica vulnerável ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue. Para evitar a doença na cidade, o secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton, vem orientando a população para que mantenha as ações de combate ao mosquito. “Sobral já está entrando no quarto ano sem epidemia de Dengue e por isso precisamos manter uma força social para que o nosso município fique livre de uma doença que a cada dia tem se revelado ser mais complexa em sua prevenção e em sua assistência. O cuidado social é a única alternativa para livrar a cidade da Dengue e, graça Deus, aqui em Sobral temos conseguido a colaboração da população. Através do encontro das forças do poder público e da sociedade estamos conseguindo, pelo terceiro ano consecutivo, manter um índice de infestação predial praticamente zero”, destaca Carlos Hilton.
De acordo com o secretário, a preocupação agora é com a realidade da doença nas cidades circunvizinhas a Sobral, aonde a presença do mosquito Aedes aegypti vem sendo notificada. “Em reunião com o prefeito Clodoveu Arruda, o assunto Dengue foi pauta de discussão, e, especificamente, o centro comercial de Sobral para onde converge um grande número de pessoas vindos de outros municípios, que apresentam índices preocupantes de infestação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, brevemente, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, estaremos reunindo todos os que estão envolvidos nas atividades comerciais no centro da cidade para que possamos manter Sobral livre de uma epidemia da doença, haja vista que o centro da cidade sempre foi uma área prioritária para o controle do mosquito da Dengue”, diz o secretário.
Cuidados
Evitar água parada, não jogar lixo em terrenos baldios, manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, são medidas preventivas para evitar os focos do mosquito transmissor da Dengue e estes cuidados devem ser redobrados com a  chegada das chuvas. A dona de casa Luiza Martins, moradora do bairro do Junco, destaca a importância da orientação transmitida pelo secretário Carlos Hilton. “A Secretaria da Saúde está fazendo a parte dela, informando à população sobre o perigo da Dengue, mandando seus agentes sanitários para visitar as casas e eliminando os focos do mosquito. Essa atitude merece nosso apoio, mas todos precisam colaborar cuidados das suas residências para que essa doença não apareça mais aqui em Sobral”, diz Luiza Martins. Para fortalecer as ações de combate ao mosquito, a Prefeitura disponibiliza um canal de comunicação direto com o sobralense através do Disque Dengue: 0800-2804646. (Vanderley Moreira).

Fonte : Sobral online

Ceará será sede do 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar


A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e a Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) realizam, nesta sexta-feira, dia 14, o sorteio das chaves do 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar que ocorrerá de 10 a 18 de abril deste ano, em Fortaleza. O evento acontece às 10 horas no auditório Blanchard Girão, localizado no estádio Castelão.
 Organizado pela ISF e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o Campeonato contará com 36 equipes (12 do sexo feminino e 24 do masculino) de 23 países filiados ao ISF. São eles: Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, Brasil, Chile, China, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Itália, Irã, Luxemburgo, Peru, República Checa, Suécia e Turquia.
 Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a competição iniciada em 1972. Sendo Fortaleza a cidade-sede, o País será representado por duas equipes: uma cearense e outra vencedora da seletiva nacional que acontecerá em março. No momento do sorteio, o Brasil terá suas equipes intituladas por A e B, cujos nomes serão conhecidos quando terminar a seletiva. Os demais países já têm definidas as seleções que participarão do Campeonato.
 Além de promover o a prática desportiva, a Sesporte e a CBDE buscarão uma parceira com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para firmarem o compromisso de facilitar o intercâmbio educacional e cultural entre os países. De acordo com o presidente da CBDE, Sérgio Rufino, há a intenção de levar representantes das nações participantes a escolas públicas de Fortaleza para que os estudantes conheçam a cultura de outros locais.
 Estarão presentes no sorteio das chaves, os secretários do Esporte do Estado, Gony Arruda; de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, além de representante da Seduc; o presidente da CBDE, Sérgio Rufino; o secretário geral da CBDE, Robson Aguiar; o presidente da comissão técnica de futebol da ISF, Hasan Ceylan, o delegado da ISF, Héctor Cabrera, e entidades esportivas do Ceará.
 Do Campeonato
 Cerca de 1000 atletas participarão da competição. As equipes masculinas vão ser divididas em seis grupos com quatro times. Já as equipes femininas vão se dividir em dois grupos de seis times. Os jogos acontecerão na Universidade de Fortaleza (Unifor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten) e no Centro de Treinamento Uniclinic.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Parabéns pra você!

Hoje é dia de abraçar e parabenizar o amigo Carlos Hilton Soares, secretário da Saúde e Ação Social de Sobral. Exemplo de homem público que se dedica dia-a-dia na melhoria da qualidade de vida dos sobralenses de menor sorte.

Parabéns!

Leônidas é só trabalho


Reunião do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino com a Diretoria Codesp
Leônidas recebeu a Diretoria da Codesp para aprofundar seu conhecimento nos projetos que estão sendo realizados no maior porto da América Latina.
Com relação às últimas realizações da Codesp, Leônidas se mostrou satisfeito com a liberação de mais um trecho da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, que ocorreu nos últimos dias. Atento às explanações e fotos das obras que estão sendo executadas, o Ministro enfatizou que os portos brasileiros são estratégicos e requerem dedicação absoluta. A diretoria da Codesp, por sua vez, classificou a obra da Perimetral como a obra viária mais importante dos últimos 30 anos, e a dragagem como vital para o desenvolvimento do porto.
Pretendendo dar continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior, Leônidas admite que o momento é de muito trabalho. Às vésperas de assinar a ordem de serviço para a mobilização da draga que irá realizar os trabalhos de derrocamento, Leônidas Cristino já sinaliza uma ida ao cais santista.

Dicas para dias de chuva

Foto : Sobral de Prima
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Sobral informa sobre alguns cuidados essenciais que devem ser tomados pela população por ocasião da ocorrência de chuvas.
EM CASA:
- Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite contato com objetos com estrutura metálica;
- Evite ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;
- Quando possível, desconecte das tomadas aparelhos elétricos.
FORA DE CASA:
- Evite contato com objetos metálicos;
- Evite ficar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e veículos em geral;
- Evite estar próximo a locais como campo aberto, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
NO TRÂNSITO:
- Não dirija acima da velocidade permitida;
- Evite passar por poças, que podem esconder buracos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dom Murilo Krieger é o novo Primaz do Brasil


O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 12, o arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, novo arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil [título ao arcebispo de Salvador – por ser esta a primeira diocese criada no Brasil]. Ele sucede o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, 77, que teve sua renúncia aceita pelo pontífice por limite de idade (75 anos), conforme o Código de Direito Canônico, cânon 401.
Dom Murilo Krieger nasceu em Brusque (SC) em 19 de setembro de 1943. Foi ordenado presbítero em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985. Ele é arcebispo de Florianópolis desde fevereiro de 2002.
Nos estudos, o novo arcebispo de Salvador fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP); especialização em espiritualidade em Roma [Itália] e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP).
Como bispo, dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis (1985 – 1991); bispo de Ponta Grossa (PR) (1991 – 1997); presidente do Regional Sul 2 (Paraná) em (1995 – 1999); e (1999 – 2002); arcebispo de Maringá (PR) (1997 – 2002); presidente do Regional Sul 4 (Santa Catariana) de (2007 – 2011).
Dez livros já foram publicados por dom Murilo, entre eles, Deixa meu povo ir (Paulus); O primeiro, o último, o único Natal ( Loyola); Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas).
Seu lema episcopal é “Deus é amor”.
A posse de dom Murilo está marcada para o dia 25 de março.

Médico com autonomia para definir prazo de retorno à consulta


Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que é prerrogativa do médico fixar prazos para o retorno do paciente a uma consulta. A norma determina que cabe ao profissional de saúde indicar livremente os prazos de retorno e que o tempo necessário para avaliação do paciente e de seus exames segue critérios técnicos e médicos, e não administrativos.
Instituições de assistência hospitalar ou ambulatorial, empresas que atuam na saúde suplementar e operadoras de planos de saúde não poderão, portanto, interferir na autonomia do médico e na relação dele com o paciente, nem estabelecer prazo de intervalo entre consultas.
De acordo com a Resolução 1.958, quando houver necessidade de o paciente se submeter a exames, o ato médico terá continuidade em um segundo encontro, que deverá ocorrer dentro do prazo fixado pelo profissional de saúde. A resolução determina ainda que, nestes casos, não deve haver cobrança de novos honorários.
Entretanto, havendo alterações de sinais ou sintomas que requeiram novos procedimentos médicos como entrevista sobre o histórico do paciente, exame físico, formulação de hipóteses ou conclusões diagnósticas e prescrição terapêutica, o atendimento será considerado uma nova consulta e deverá ser remunerado.
Segundo o CFM, em casos de doenças que exigem tratamento prolongado, com reavaliações e modificações terapêuticas, as consultas poderão ser cobradas a critério do médico.

Fonte :  Agência Brasil

Redução de impostos para banda larga só com preço menor para o consumidor

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a desoneração de impostos para o acesso à internet banda larga só será feita se as operadoras garantirem redução nos preços do serviço. Ele disse que já conversou com o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Carlos Santana, para que uma possível redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) só seja feita se houver garantia de benefícios aos consumidores.
“Se tirar o ICMS e as empresas não baixarem o preço, o consumidor não ganha nada, não adianta fazer desse jeito. Vamos fazer em conjunto, se tiver que tirar imposto federal, estadual, conseguir crédito, melhores condições para as empresas, nós vamos ajudar. Mas queremos que os consumidores sejam beneficiados por isso”, disse o ministro.

Inmetro e Ibama lançam etiqueta "NOTA VERDE"

              Os carros fabricados a partir do próximo ano sairão da fábrica com uma etiqueta conjunta do Inmetro e do Ibama contendo informações sobre a eficiência energética e as emissões de poluentes. Os presidentes do Inmetro, João Jornada, e do Ibama, Abelardo Bayma, assinaram portaria a unificando o Nota Verde, do órgão ambiental, que classifica os veículos leves de acordo com as emissões de poluentes e a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do instituto de metrologia, relativa à eficiência energética (consumo de combustível).
             Ao instituir uma classificação única proveniente da união dos indicadores ambientais do Inmetro e do Ibama, o governo se preocupa com a necessidade de aperfeiçoar e harmonizar os instrumentos de informação ao consumidor, visando a orientar uma decisão de compra ambientalmente correta, e quem ganha com isso é o consumidor.

Assembléia Legislativa do Ceará investe na autoestima de seus profissionais


Elevar a autoestima e promover o autoconhecimento para o sucesso na vida e nas atividades profissionais. Com estes objetivos a Assembleia Legislativa realizará dois seminários, um no próximo dia 17 e o outro no dia 20 de janeiro, de 8h30min às 13h, no Plenário 13 de Maio, para tratar do tema “Inteligência Emocional”.
De acordo com o presidente da Casa, deputado Francisco Caminha (PHS), idealizador do evento, o primeiro encontro tem como foco a Inteligência Emocional na vida e nas atividades legislativas e é direcionado a todos os servidores da AL. O objetivo é elevar a autoestima e o autoconhecimento de cada um deles promovendo o amadurecimento profissional.
“É importante que as pessoas tenham a chance de conhecerem a si mesmas para desenvolver seus talentos. Queremos dar essa oportunidade a todos os servidores da Casa para que cresçam emocionalmente”, disse o parlamentar. Segundo Caminha, os palestrantes serão Paulo Vieira, PhD em Business Administration, e Munguba Júnior, mestre em Psicologia Clínica.
Já o segundo seminário, no dia 20, de acordo com informações do presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), professor Antônio Nóbrega, terá como foco a Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas de Organizações Não Governamentais e como público-alvo os funcionários destas entidades.
Segundo Nóbrega, Paulo Vieira também será palestrante neste segundo encontro junto com a professora doutora Rosa Munguba Bezerra, PhD em Gestão de Pessoas no Terceiro Setor. Munguba Júnior será o mediador do debate.
Os seminários estão sendo organizados pela presidência da AL, Inesp e com o Departamento de Recursos Humanos da Casa. Os participantes receberão certificados e poderão fazer suas inscrições no dia do seminário.

DIREITO DE ARENA

Sistema Verdes Mares de Comunicação, via TV Verdes Mares, fechou contrato com a Federação Cearense de Futebol para a transmissão dos jogos do campeonato cearense deste ano. A Federação é a dona do torneio. Aí, a Federação foi dizer para os clubes afiliados como seria a ponta de cada um. O Ceará pulou fora. Não permitirá a transmissão de seus jogos. O Ferroviário foi atrás. Dizem que teria cinquenta mil reais e pediu R$350 mil. Aí é Ferrim meu filho!
Pois muito bem. Perde a torcida, perdem os clubes, perde o Estado porque sem TV muita coisa pode acontecer, inclusive proliferação da violência nos estádios. A Verdes Mares não tem nada com isso. Fez o papel dela e acertou a conta com a dona da coisa. Se os clubes não toparam, aí são os quinhentos réis. Se tem direito de arena, como chamam, que se entendam com a Federação e não botem a Verdes Mares do meio. Se a TV, a Verdinhas e as outras, deixarem de noticiar o campeonato, ninguém irá aos estádios. Bastaria uma semana só de notícias amadoristicas e eles, os clubes, morreriam de fome, e sede.

Fonte : Blog Macario

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) recebe computadores doados pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá doar 300 computadores às três universidades estaduais – Uece, Urca e UVA, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), que encaminhará os equipamentos para as instituições de ensino superior. A solenidade de entrega dos computadores será nesta terça-feira (11/01), às 19h, na sala de reuniões do gabinete do governador, no Palácio Iracema.
 Os 300 computadores são seminovos e ajudarão a melhorar a infraestrutura das universidades. Estarão presentes na solenidade o ministro do TCU Ubiratan Aguiar e o secretário da Secitece, René Barreira. Foram convidados também os reitores da Urca, Uece e UVA, além dos pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas.

UVA divulga calendário de matrículas do semestre 2011.1

Veteranos
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) realizará a matrícula dos alunos veteranos no período de 24 a 28 de janeiro de 2011. As matrículas são feitas pela Internet, por meio do Sistema Acadêmico, quando cada aluno utiliza sua senha individual de acesso.
Novatos
A matrícula dos candidatos aprovados no Vestibular 2011.1 será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro e os estudantes deverão comparecer à PROGRAD, no campus da Betânia. No dia 20 de janeiro será divulgada a lista de vagas por curso para os classificáveis no Vestibular e, no mesmo dia, a matrícula.
Processo Seletivo Especial
A matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Especial da UVA (graduados, transferências, mudança de curso, mudança de campus e readmissão) será realizada no dia 18 de janeiro, na PROGRAD, no campus da Betânia. No dia 19 de janeiro será divulgada a lista dos classificáveis no Processo Seletivo Especial e, no mesmo dia, a matrícula.
O Semestre Letivo 2011.1 terá início no dia 31 de janeiro.

Gestores da Educação de Sobral Coordenam Educação do Estado


O Governador Cid Gomes quando Prefeito de Sobral conseguiu desenvolver um projeto para educação do Município que tornou-se destaque Nacional, neste empreendimento contou com a colaboração de seus secretários municipais de educação, Izolda Cela e Maurício Holanda, fato que se repete no âmbito estadual, pois depois de nomear Izolda Cela como Secretária de Educação o Governador nomeou como Secretário Adjunto da Educação professor Maurício Holanda. Verificamos assim o compromisso com a qualidade do ensino em nosso Estado.

Combate às drogas: Ceará tem 07 projetos aprovados por órgãos federais


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde aprovaram projetos de sete comunidades terapêuticas do Estado que atuam em ações de apoio a usuário do crack e outras drogas. O Ceará foi o quinto colocado no número de projetos aprovados. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, o Ceará contará com mais 123 leitos, para tratar dos usuários de drogas.
Em todo País foram aprovados 78 projetos provenientes de 12 Estados e do Distrito Federal (DF). Eles serão beneficiados com o apoio financeiro do Governo Federal para utilização de 985 leitos de acolhimento aos usuários de drogas em comunidades terapêuticas de 76 municípios.
O Governo Federal destinou R$ 410 milhões para as ações imediatas previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que serão utilizados na execução dos projetos aprovados. O Plano foi instituído pelo Presidente da República, através do Decreto nº 7.179 de 20 de maio de 2010, para tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuário de drogas lícitas e ilícitas. A ideia é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas para dependentes químicos, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes.

Aprovados em todo País – 78
Estados beneficiados – 13
Total de leitos – 985

NO CEARÁ
Aprovados – 7
Total de Leitos – 123

Comunidades Beneficiadas no Estado
Associação Ágape – 20 leitos
Projeto o Martelo de Jesus – 20 leitos
Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança – 20 leitos
Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – 20 leitos
Centro de Recuperação Nova Vida – 20 leitos
Fazenda Esperança – 20 leitos
Crema – 3 leitos

Fonte :  SSPDS e MJ

A matemática de Zezão

Desde a idade antiga que muitas soluções de conflitos se davam por questões que envolviam números, sejam tesouros, territórios ou outro material qualquer.
Então resolvemos apelar para a matemática, para saber a quais partidos interessam Sobral ter 17, 19 ou 21 Vereadores.
Inicialmente vamos pegar os números da última eleição ( 2008 ).
Se tivermos 17 a legenda seria 5.587, com 19 ela iria para 4.999 e 21 4.523
Na atual Legislatura 5 coligações conseguiram eleger Vereadores. Numa 1ª avaliação se formos para 17 ou 19 continuam as mesmas 5 coligações . No entanto com 21, a coligação PPS PSL, elegeria 01 em função dos mais de 1000 votos de legenda a eles atribuídos. ( isso acontece quando se tem candidato a Prefeito ).
Após recalcular as legendas chegamos ao seguinte quadro:

Partido                      votação 2008           Nº de Vereadores 
                                                              17........19......... 21
PSB / PSDB / DEM...   .43.886....     ........8.........10..........11
PP / PHS …………...… 15.925....     ........3...  .... 3............3
PMDB / PT …….......… 11.478 ....       .....2.. ...... 2........... 2
PDT / PV .....................10.546 .......       ..2......... 2.... .......2
PRB / PC do B ...............8.261 ........      ..2......... 2............2
PPS / PSL..................... 4.579 ........      ..0...... ...0............1
PSOL............................... 315 .........   ....0.........0............ 0
Total............................. 94.990

Inicialmente pedimos desculpas pelo gráfico. Não somos muito bom em diagramação e estamos em Fortaleza sem assessores.
Análises a serem feitas em relação a hoje na Câmara de Sobral.
Com 17 o PSB-PSDB que tem 07 Vereadores passariam para 08, o PP passaria de 02 para 03, o PMDB de 01 para 02, o PDT ganharia 01, o PRB passaria de 01 para 02. o PV continuaria com 01. Em tese os 4 vereadores que aumentariam seriam do PSB, PP, PRB e PMDB.
Com 19 o único beneficiário seria o PSB. que passaria de 08 para 10. Todos os demais partidos ficariam com a mesma quantidade como se fossem 17.
Com 21 o único beneficiário também seria o PSB que aumentaria mais 01 e iria para 11. Todos os demais partidos tambem ficariam com a mesma quantidade como se fossem 17. A única diferença , como dissemos no início , é que com 21 a legenda seria 4.523 votos e beneficiaria o PPS que atingiria o quociente eleitoral e elegeria 01.
Para os demais partidos: PP, PV, PMDB, PSDB, PRB, tanto faz 17 como 19 ou 21 . O número de vereadores que eles elegeriam com base na votação da eleição de 2008 seria a mesma.
CONCLUSÃO;
Se a Câmara aprovar 21 , o único beneficiário seria o partido que fizesse a maior coligação nas próximas eleições. As coligações intermediárias não teriam benefício nenhum.

Fonte : Blog José Crisóstomo B. Ibiapina (Zezão)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MME publica portarias para substituição de lâmpadas incandescentes


O Ministério de Minas e Energia (MME) disponibiliza e detalha o conteúdo das Portarias de n° 1007 e 1008, publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.), nesta quinta-feira (8/01), que estipulam índices mínimos de eficiência para lâmpadas incandescentes comuns, além de divulgar o Programa de Metas das Lâmpadas Fluorescentes Compactas.
Seguindo a tendência mundial em termos de energia sustentável, a regulamentação tem como objetivo incentivar a exploração de outras tecnologias que proporcionem um horizonte mais favorável e seguro aos recursos energéticos utilizados em território nacional, para fins de iluminação em geral. Aos consumidores será assegurado que os produtos comercializados atendam aos requisitos mínimos de eficiência energética, e qualidade.
Segundo dados da Secretaria de Planejamento Energético do MME, ainda se comercializam cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes no Brasil, por ano. Este montante deverá ser, paulatinamente, substituído por lâmpadas mais eficientes, como LFC (lâmpada fluorescente compacta), fluorescente tubular, halógena, ou mesmo LED (diodos emissores de luz) que, ao ganharem escala, deverão ter seus preços reduzidos para o consumidor final.
Caso não haja nenhuma mudança na tecnologia hoje empregada nas lâmpadas incandescentes, a Portaria de nº 1007 pode representar o fim deste produto a partir de 2016, quando somente alguns modelos utilizados em finalidades específicas poderão ser fabricados e comercializados no Brasil, dentre os quais estão:
a) Incandescentes com bulbo inferior a 45 milímetros de diâmetro e com potências iguais ou inferiores a 40W;
b) Incandescentes específicas para estufas, estufas de secagem, estufas de pintura, equipamentos hospitalares e outros;
c) Incandescentes refletoras/defletoras ou espelhadas, caracterizadas por direcionar os fachos luminosos;
d) Incandescentes para uso em sinalização de trânsito e semáforos;
e) Incandescentes halógenas;
f) Infravermelhas utilizadas para aquecimento específico por meio de emissão de radiação infravermelha; e
g) para uso automotivo.

Estima-se que, com a edição das Portarias n° 1007 e 1008, esta última que trata do Programa de Metas das Lâmpadas Fluorescentes Compactas, o país será capaz de economizar, de forma escalonada até 2030, cerca de 10 TWh/ano.

Brasil é membro fundador da Academia Internacional Anticorrupção


O Brasil assinou, em Viena, o acordo de criação da Academia Internacional Anticorrupção, tornado-se membro fundador. A partir de 2011 a organização capacitará especialistas que trabalham na luta contra a corrupção.
O ministro-chefe interino da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, conta que a entidade vai oferecer cursos para formar profissionais capacitados em combater a corrupção, além de manter uma plataforma para o diálogo entre os representantes dos países que a compõem.
"É uma iniciativa muito importante, que foi discutida em várias oportunidades. Já tem uma sede, que fica nos arredores de Viena, e vai funcionar com professores peritos no combate e prevenção à corrupção. Também haverá treinamento para diversos públicos em técnicas avançadas na área", disse Navarro.
A ideia é que os países-membros criem sedes regionais da academia. "O Brasil pleiteia uma dessas sedes regionais, mas a academia foi recém-criada. Por isso, deve demorar um pouco." A organização também conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e é reconhecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A academia poderá complementar a assistência técnica fornecida pelo UNODC para a implementação da Convenção da ONU contra a corrupção. Por ter assinado o acordo antes do final deste ano, o Brasil participará da Assembleia de Partes, órgão máximo de direção da organização.

FONTE: CONJUR