sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dengue nós combatemos

Com a chegada das chuvas, o município de Sobral, bem como as demais cidades do Ceará, fica vulnerável ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue. Para evitar a doença na cidade, o secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton, vem orientando a população para que mantenha as ações de combate ao mosquito. “Sobral já está entrando no quarto ano sem epidemia de Dengue e por isso precisamos manter uma força social para que o nosso município fique livre de uma doença que a cada dia tem se revelado ser mais complexa em sua prevenção e em sua assistência. O cuidado social é a única alternativa para livrar a cidade da Dengue e, graça Deus, aqui em Sobral temos conseguido a colaboração da população. Através do encontro das forças do poder público e da sociedade estamos conseguindo, pelo terceiro ano consecutivo, manter um índice de infestação predial praticamente zero”, destaca Carlos Hilton.
De acordo com o secretário, a preocupação agora é com a realidade da doença nas cidades circunvizinhas a Sobral, aonde a presença do mosquito Aedes aegypti vem sendo notificada. “Em reunião com o prefeito Clodoveu Arruda, o assunto Dengue foi pauta de discussão, e, especificamente, o centro comercial de Sobral para onde converge um grande número de pessoas vindos de outros municípios, que apresentam índices preocupantes de infestação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, brevemente, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, estaremos reunindo todos os que estão envolvidos nas atividades comerciais no centro da cidade para que possamos manter Sobral livre de uma epidemia da doença, haja vista que o centro da cidade sempre foi uma área prioritária para o controle do mosquito da Dengue”, diz o secretário.
Cuidados
Evitar água parada, não jogar lixo em terrenos baldios, manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, são medidas preventivas para evitar os focos do mosquito transmissor da Dengue e estes cuidados devem ser redobrados com a  chegada das chuvas. A dona de casa Luiza Martins, moradora do bairro do Junco, destaca a importância da orientação transmitida pelo secretário Carlos Hilton. “A Secretaria da Saúde está fazendo a parte dela, informando à população sobre o perigo da Dengue, mandando seus agentes sanitários para visitar as casas e eliminando os focos do mosquito. Essa atitude merece nosso apoio, mas todos precisam colaborar cuidados das suas residências para que essa doença não apareça mais aqui em Sobral”, diz Luiza Martins. Para fortalecer as ações de combate ao mosquito, a Prefeitura disponibiliza um canal de comunicação direto com o sobralense através do Disque Dengue: 0800-2804646. (Vanderley Moreira).

Fonte : Sobral online

Nenhum comentário:

Postar um comentário