sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fim da aliança PT/PSB em Fortaleza repercutirá no Interior?

cidluuu

Essa pergunta é do “Só lembrando” da Coluna Vertical, do O POVO desta sexta-feira:

“E aí, o rompimento da aliança PT/PSB vale também para o Interior?”
(Foto – Arquivo)

por Eliomar de Lima

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Missa da Esperança



A família de Adriana Claudia Silveira Vasconcelos convida para Missa da Esperança (7º Dia)  que será no DIA 15 de Junho (SEXTA-FEIRA), ÀS 19H, NA IGREJA DA SÉ. . Antecipadamente agradece por mais este ato de fé, amizade e caridade cristã.

PRB DEFINE ELEIÇÃO EM SOBRAL


O presidente do PRB de Sobral, Oman Carneiro, reuniu, em seu Rancho Flash, na noite de ontem (13) todos os pré-candidatos a vereadores, na eleição de outubro próximo, que devem ter seus nomes homologados, em convenção partidária, no final desse mês. Após a reunião ficou evidenciado que o PRB deve ser a sigla partidária com mais nomes na disputa eleitoral desse ano – sendo confirmados na reunião, dezoito (18) pré-candidatos.
Oman (PRB) ratificou aliança majoritária que formalizará, nas convenções, com o prefeito Veveu Arruda (PT) e abriu a reunião para manifestação de todos os pretensos candidatos para se posicionarem quanto à coligação proporcional que deve o PRB participar.
Todos com direito a palavra e voto em relação as coligações, eis que surgiu dois cenários aceitáveis.
Com uma enorme maioria prevaleceu a ideia de que o PRB não coligue com nenhum partido na proporcional – marchando só para vereador. Já a segunda tese é de que se tiver de coligar, os pré-candidatos aceitam coligar na proporcional com o Partido dos Trabalhadores.
Segundo o presidente Oman (PRB) na conversa em que terá com o prefeito Veveu (PT) nos próximos dias, somente as duas alternativas serão apresentadas. “ Uma outra alternativa que não seja essas duas, só será aceita se for por todos os filiados do PRB, em uma possível reunião futura, antes das Convenções”, afirma Oman.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CONVOCAÇÃO



Convidamos os filiados do PRB(Partido Republicano Brasileiro) para uma reunião que acontecera hoje 13 de junho(Quarta-feira), às 19hs no Rancho Flash, com objetivo de tratarmos a postura do PRB S obral nas Eleições Municipais deste ano. 

Festival junino de Sobral, CE, traz 16 quadrilhas e show de Forró Real

Programação inclui shows de Simone e Simaria e Forró Real.
Apresentações são gratuitas e vão até sábado próximo ao Rio Acaraú.


Do G1 CE
Festival traz 16 bandas, oito disputando o título municipal e oito da mostra infanto-juvenil (Foto: Prefeitura de Sobral / Divulgação)

A 16ª edição do Festival de Quadrilhas de Sobral, município do Norte do Ceará, começa nesta quarta-feira (13) com apresentações de 16 grupos juninos e shows de quatro bandas. Segundo a produção do festival, as apresentações têm início às 19h com as quadrilhas da mostra infanto-juvenil, seguidas dos grupos que participam da competição e dos shows.
A mostra competitiva deve ser disputada por oito quadrilhas juninas de distritos e da sede do município. O evento é gratuito e a estrutura inclui uma cidade cenográfica que fica montada até o próximo sábado (16) na margem esquerda do Rio Acaraú, próximo à biblioteca municipal.

Confira a programação completa do festival:

13 de junho (quarta-feira)
18h30 - Show Thesco Oliveira e Forró Pra Valer
19h - Quadrilha Arraiá Renascer
19h40 - Quadrilha Arraiá São Francisco
20h30 - Quadrilha Botando Quente
21h20 - Quadrilha Pegada Quente
22h - Forró Misturado

14 de junho (quinta-feira)
18h30 - Show Rosinha do Acordeom
19h - Quadrilha Estrela do Luar
19h40 - Quadrilha Arraiá Projovem Junino
20h20 - Quadrilha Jordão Junino
21h10 - Quadrilha Luar do sertão
22h - Quadrilha Estrela do Luar
22h40min - As Coleguinhas e Forró Misturado

15 de junho (sexta-feira)
18h30 - Betinho do Acordeom e Forró Pesado
19h - Quadrilha Paixão Junina
19h40 - Quadrilha Alegria Jovem
20h20 - Quadrilha Sobral Junino
21h10 - Quadrilha Pisa na Fulô
22h - Quadrilha Sol Nascente
22h40 - Forró Sacode e Forró Misturado

16 de junho
18h30 - Betinho do Acordeom e Forró Pesado
19h - Quadrilha Beija-Flor
19h40 - Quadrilha Botando o Projovem Pra Dançar
Final da Competição de Quadrilhas Juninas
22h40 - Forró Real e Forró Misturado

Sobral discute meio ambiente

MP realiza audiência em Sobral sobre consumo de sacolas plásticas


No próximo dia 15 de junho, sexta-feira, o Ministério Público do Ceará vai realizar em Sobral, na região Norte do Estado, uma audiência pública para discutir a redução do uso de sacolas plásticas na cidade. Várias instituições e estabelecimentos foram notificados para comparecer, entre eles os supermercados Rainha, Lagoa, Alana Supermercantil, Pinheiro Supermercados, Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Planejamento Urbano de Sobral (SPLAN), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Decon e Câmara Municipal de Sobral. A reunião acontece às 9 horas, na sede do Núcleo Regional de Tutela Coletiva de Sobral, na Rua Vila Soares, 1064, Campo dos Zélios.
De acordo com o promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionízio Júnior, que vai representar o MP na audiência, serão discutidas na ocasião medidas que incentivem a diminuição do uso de sacolas plásticas em troca de benefícios para o consumidor. Entre os pontos a serem abordados, estão descontos que podem ser concedidos pelos estabelecimentos nas compras, doação de sacolas permanentes, brindes, etc.

(Macario Batista)

13 de junho é Dia de Santo Antônio



Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Santo Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.
Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.
Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como “os responsos”, o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Carteiros iniciam greve nesta quarta-feira



Os carteiros cearenses decidiram que irão paralisar as atividades nesta quarta-feira, 13, em protesto contra "precárias condições de trabalho, sucateamento, falta de funcionários e assédio moral", segundo informou comunicado do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará. Em outubro de 2011, os carteiros paralisaram as atividades por cerca de três semanas.

O aviso de paralisação foi feito nesta terça-feira, 12, sem informar prazos para retorno ao trabalho. De acordo com informações do Sindicato, a falta de estrutura é a principal responsável pelo atraso na entrega de encomendas no Ceará.

Segundo informações da assessoria de comunicação dos Correios, existem 1.374 carteiros concursados no Ceará. A empresa mantém, ao todo, no estado, cerca de 2.900 trabalhadores e movimenta cerca de 800 mil objetos por dia.

Em caso paralisação, a empresa recomenda que os clientes que tenham encomendas a receber não procurem as unidades de distribuição. "Não fazemos entregas diretas nas unidades", alerta. Se os profissionais cruzarem os braços nesta quarta-feira, a assessoria informa que profissionais serão deslocados de suas atividades corriqueiras para a distribuição de encomendas urgentes.

Estrutura
Os Correios rebatem que há problemas com número de profissionais e com a estrutura da empresa. "Este ano estamos realizando mudanças em quatro centros de distribuição, que estão sendo adaptados e modernizados. O centro de distribuição da Aldeota, localizado na avenida Pontes Veira já foi adaptado", informa. Outras unidades estariam passando por reformas. São as unidades dos bairros Papicu e Antônio Bezerra, em Fortaleza, e uma na cidade de Juazeiro do Norte, 498 km da capital.

Sobre o efetivo de pessoal, a empresa informa que realizou concurso e convocou, nos últimos 12 meses, 341 novos servidores. Além disso, solicitou ao Ministério do Planejamento a convocação de outros 200 aprovados.
Redação O POVO Online

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Redes sociais dinamizam o debate sobre eleições

Em ano de eleição, Facebook e Twitter passaram a
ser ferramentas de debates políticos entre eleitores














Já faz algum tempo que a Internet virou um fenômeno em comunicação, mas, em todo o País, as próximas eleições municipais serão as primeiras com total participação das redes sociais que mais crescem no meio: Twitter e Facebook. No Interior do Ceará, seja com oito ou 80 mil habitantes, praticamente todas as cidades já criaram fóruns de discussão nesse meio. A ´politização´ vai desde o nível da baixaria entre eleitores à criação de ideias que podem servir concretamente para o melhor planejamento da cidade. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não proibir o uso dessas mídias nas eleições municipais, crescem também os palanques virtuais
A Justiça Eleitoral esclarece que de acordo como a informação é feita nas redes sociais, pode estar sujeita à qualificação de crime eleitoral
A Justiça Eleitoral esclarece que não é a propaganda política, mas a forma como ela é feita nas redes sociais que deve ser observada, por estar sujeita à qualificação de crime eleitoral. A lei 9.504/97 trata da proibição de propaganda eleitoral antecipada nas redes sociais na Internet. Quando a campanha iniciar, oficialmente em 6 de julho, a propaganda eleitoral propriamente dita correrá larga especialmente no Facebook, a rede social virtual de mais comum uso no Interior do Ceará.