sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eleições: “Todos são chamados ao bom senso’, diz presidente da CNBB


“Todos estamos sendo chamados neste momento ao bom senso: candidatos, eleitores, partidos, lideranças, setores da Igreja; todos devemos ser chamados para as discussões nos níveis que elas devem ser levadas e não baixar o nível da discussão porque isso não vai ser construtivo. Uma discussão colocada assim de maneira séria, serena e profunda, só vai contribuir para fortalecer a democracia em nosso país. Outra coisa não vai fortalecer”.
A afirmação é do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, ao falar sobre os rumos que a campanha eleitoral deve tomar na reta final do segundo turno das eleições. Dom Geraldo atendeu à imprensa na tarde desta quinta-feira, 21, juntamente com o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, por ocasião da reunião do Conselho Permanente da entidade.
Sobre o tema “aborto” ter se destacado no debate da campanha eleitoral, dom Geraldo disse que fez bem à democracia por se tratar de um tema relevante para a nação.
“A questão dos valores deve ser amplamente discutida porque uma sociedade não se constrói solidamente sem valores. Não devemos nos perder nos desvios, devemos nos manter no foco central. E a questão do aborto é um tema relevante para a sociedade brasileira”, sublinhou o presidente da CNBB.
Dom Geraldo disse, ainda, que a posição da Igreja sobre o aborto “é inegociável”. Ele reafirmou a posição da Igreja sobre a defesa da vida. “A Igreja é a favor da vida. Ela tem o respeito à vida desde o momento da fecundação até o seu término natural. A Igreja é veemente na questão do aborto como também o é sobre a eutanásia. Seja no início como em suas várias etapas e no seu término natural, a vida é o maior dom de Deus.”, acentuou.
O presidente da CNBB destacou que a Igreja defende a vida em todas as suas dimensões. “No mês passado nós nos manifestamos com a necessária veemência sobre o extermínio dos índios Guarani kaiowá. Com a mesma veemência que se defende a vida em relação ao aborto, se defende a vida em todas as suas fases nas suas várias dimensões, seja a vida ameaçada, seja a dos povos indígenas ou a vida de idosos. Sobre isso não há discordância no episcopado. Os bispos estão unânimes nessa posição de defesa e respeito à vida”.

Fonte : CNBB

1/5 do Congresso Nacional será composto de ex-prefeitos

Todos os anos, os prefeitos realizam uma marcha a Brasília, na qual discutem seus problemas e apresentam suas reivindicações. Embora jamais sejam ignorados, nem sempre os prefeitos conseguem, porém, tudo o que pedem. A partir do ano que vem, a força dessas reivindicações junto ao Congresso Nacional deverá ser reforçada. Na próxima legislatura, o Congresso Nacional terá 113 parlamentares que já foram prefeitos de seus municípios. O número corresponde a 1/5 de todos os parlamentares (19%). Na Câmara dos Deputados, 88 eleitos já estiveram à frente de prefeituras de pequenas, médias e grandes cidades. Destes, 46 assumem seu primeiro mandato na Casa. Se unida, a bancada dos prefeitos seria igual à maior de todas na Câmara. O PT, partido que terá a maior bancada, elegeu 88 deputados.
Também no Senado a bancada de ex-prefeitos será a maior. São 15 novos ex-prefeitos, que se juntarão aos nove que prosseguirão no mandato por mais quatro anos. Esses 24 senadores somados superam os 21 parlamentares que formarão a bancada do PMDB, a maior no Senado. No Senado, a bancada dos ex-administradores municipais corresponderá a 25% do total.
O levantamento sobre os ex-prefeitos eleitos para a Câmara e o Senado foi feito pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). De acordo com o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Coser, o número demonstra que a força dos municípios se faz presente no Congresso a cada novo mandato. “Desde que a Constituição de 88 foi promulgada, lutamos para que o municipalismo se fortaleça. A prova de que isso tem acontecido é a eleição desses gestores. A pauta de interesse dos municípios deve ser defendida no Congresso Nacional. Nada melhor que representantes com experiência nos problemas das prefeituras para lutar por isso”, acredita.



Fonte : Congresso em foco

Votar, por Rachel de Queiroz!

Vejam que belo texto para reflexão . Leitura indispensável.

O texto abaixo, intitulado "Votar", de autoria da escritora Raquel de Queiroz, foi publicado na revista "O Cruzeiro", no ano de 1947, com o objetivo de alertar os eleitores de então, quanto a importância do voto. É impressionante como, mais de 60 anos após a publicação, o conteúdo permaneça absolutamente atual, mostrando que, apesar de muita conversa mole, nada mudou no Brasil, nem mesmo a infeliz prática da compra de votos.

VOTAR
Não sei se vocês têm meditado como devem no funcionamento do complexo maquinismo político que se chama governo democrático, ou governo do povo. Em política a gente se desabitua de tomar as palavras no seu sentido imediato.

No entanto, talvez não exista, mais do que esta, expressão nenhuma nas línguas vivas que deva ser tomada no seu sentido mais literal: governo do povo. Porque, numa democracia, o ato de votar representa o ato de FAZER O GOVERNO.

Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o indivíduo ou grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo.

Escolhem-se pelo voto aqueles que vão modificar as leis velhas e fazer leis novas - e quão profundamente nos interessa essa manufatura de leis! A lei nos pode dar e nos pode tirar tudo, até o ar que se respira e a luz que nos alumia, até os sete palmos de terra da derradeira moradia.

Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses impostos. Vejam como é grave a escolha desses "cobradores". Uma vez lá em cima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso.

E, por falar em dinheiro, pelo voto escolhem-se não só aqueles que vão receber, guardar e gerir a fazenda pública, mas também se escolhem aqueles que vão "fabricar" o dinheiro. Esta é uma das missões mais delicadas que os votantes confiam aos seus escolhidos.

Pois, se a função emissora cai em mãos desonestas, é o mesmo que ficar o país entregue a uma quadrilha de falsários. Eles desandam a emitir sem conta nem limite, o dinheiro se multiplica tanto que vira papel sujo, e o que ontem valia mil, hoje não vale mais zero.

Não preciso explicar muito este capítulo, já que nós ainda nadamos em plena inflação e sabemos à custa da nossa fome o que é ter moedeiros falsos no poder.

Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático. E, circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as forças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias.

E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio - lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado.

Vão lhes entregar um poder enorme e temeroso, vão fazê-los reis; vão lhes dar soldados para eles comandarem - e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo. Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar, como se nós próprios fossem.

Entregamos a esses homens tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra - e a flor da nossa mocidade, a eles presa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o monstro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador.

Votem, irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva.

Porque, afinal, a mulher quando é ruim, dá-se uma surra, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é que nos dá a surra, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz aprodecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo.

E agora um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto.

Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que DENTRO DA CABINE INDEVASSÁVEL VOCÊ É UM HOMEM LIVRE. Falte com a palavra dada à força, e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o fim".

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Diário Oficial publica portaria com lista que amplia remédios oferecidos da Farmácia Popular

O Diário Oficial da União publicou no dia 20 de outubro portaria do Ministério da Saúde que amplia a lista de medicamentos oferecidos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.
A portaria assinada no dia 19 de outubro pelo ministro José Gomes Temporão prevê o acesso da população a fraldas geriátricas e a nove medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de mais um tipo de anti-hipertensivo.
A medida vai beneficiar quase um milhão de pessoas que poderão adquirir os produtos com desconto de 90%. Os 13.152 estabelecimentos conveniados ao Aqui Tem Farmácia Popular, em 2.336 municípios, já ofereciam medicamentos para o tratamento de hipertensão, diabetes, colesterol e gripe, além de anticoncepcionais. Todos distribuídos gratuitamente nas chamadas farmácias populares, conveniadas ao Sistema Único de Saúde para quem se consulta pelo SUS.
Para ter acesso aos medicamentos e produtos oferecidos nas unidades conveniadas ao programa é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.
O investimento do ministério na ampliação da lista de medicamentos e produtos oferecidos chegam a R$ 267 milhões. Os recursos já estavam previstos no orçamento do ministério. Os novos produtos foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições na rede de saúde (pública e privada).


Fonte : Agência Brasil



Defensoria do Ceará faz parceria com Igreja em busca dos povos das ruas

Defensores-gerais públicos de todo o País estão fechando parceria com a Igreja Católica, com aval do Ministério da Justiça, para tocar projeto de inclusão dos moradores de rua em programas de cidadania.
Francilene Gomes, a defensora-geral pública do Estado, integra essa articulação. Ontem, ela participou desse encontro e disse que, a partir do mês que vem, o órgão no Estado colocará em prática tal estratégia.
“Nós vamos apoiar esse pessoal numa parceria com a Pastoral dos Povos das Ruas, da Arquidiocese. Vamos trabalhar para que tirem documentos e sejam incluidos na sociedade. O trabalho não será fácil, até porque tem gente que não quer sair das ruas, mas teremos também o apoio de psicólogos. Enfim, a campanha será multidisciplinar”, explicou Francilene.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dom Raymundo Damasceno é nomeado Cardeal



O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 20, a nomeação de 24 novos cardeais entre os quais o brasileiro, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Com sua nomeação, o Brasil passa a ter oito cardeais, dos quais cinco são eméritos.
Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.
Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003).
Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília (DF). Nomeado bispo auxiliar de Brasília em 1986, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano e adotou como lema “Na alegria do Senhor”. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.

Antibiótico só com receita médica

 Para coibir o uso indiscriminado de antibióticos, que colabora para a resistência de bactérias, o governo quer regulamentar a venda desse tipo de medicamento, tornando obrigatória a apresentação de receita médica. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após a cerimônia de criação da Secretaria Nacional da Saúde Indígena. “O autoconsumo, o consumo irresponsável e a má prescrição é que levam a situação como essa”, disse o ministro, falando da mutação da superbactéria KPC, que atacou pelo menos 135 pessoas no Distrito Federal e matou 15. Mas ele também reconheceu que a infecção pode ter se disseminado por causa de “falhas no processo de controle de infecção hospitalar”. Pela nova regra, as receitas teriam de ficar retidas nas farmácias, para evitar a compra do medicamento sem nova indicação médica.

Publicação na internet dos manuscritos do Mar Morto



O departamento israelense de Antiguidades e o gigante americano da internet Google anunciaram nesta terça-feira, 19, o lançamento de um projeto para divulgar, na internet, os manuscritos do Mar Morto, que contêm alguns dos mais antigos textos bíblicos.
Este plano, com um custo de 3,5 milhões de dólares (2,5 milhões de euros), tem por objetivo disponibilizar gratuitamente esses documentos, que possuem cerca de 2 mil anos.
"É a descoberta mais importante do século XX e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século XXI", afirmou a responsável pelo projeto do departamento israelense de Antiguidades, Pnina Shor, em uma coletiva de imprensa em Jerusalém.
A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia multiespectral desenvolvida pela NASA, a agência espacial americana.
As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados e traduções dos textos colocadas à disposição.
"Todos os que possuem uma conexão à internet poderão acessar algumas das obras mais importantes da humanidade", disse o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento do Google em Israel, Yossi Mattias.
Shor afirmou que as primeiras imagens estarão disponíveis nos próximos meses e o projeto terminará em cinco anos.

Fonte : O Povo online

Sessão da Câmara Municipal de Sobral

Na 62ª Sessão  Ordinária da Câmara  Municipal de Sobral apresentamos Moção de Congratulações ao Movimento Mãe Rainha de Sobral pela bela festa em homenagem a Mãe de Deus. Também fizemos um aparte na tribuna realizada pelo vereador Júnior Balreira, onde apresentamos nossa preocupação com o trânsito de nossa cidade. Há muito já se discute e precisamos pensar numa politica, numa estratégia que possa ordenar o livre tráfego em Sobral, e ainda, não olhar somente o momento presente, mas pensar o trânsito para os próximos 15 ou 20 anos. Se não o fizermos agora estaremos entrando num processo de colapso.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ceará em Mapas Interativos é apresentado hoje


A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), dentro do ciclo de palestras de 2010, recebe nesta terça-feira (19/10), às 10 horas, a Diretora do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Eveline Barbosa. Ela fará a apresentação do projeto “Ceará em Mapas Interativos”, o qual é objeto de termo de cooperação técnica a se firmar entre Arce e Ipece.
O Ceará em mapas Interativos é um Sistema de Informações Georreferenciadas para internet (SIG-WEB), gerado a partir de software livre, capaz de realizar consultas e análises, “utilizando dados georreferenciados e cartográficos, com imagens de satélite, fotos aéreas, mapas de indicadores socioeconômicos, vias de acesso, rios, localidades e equipamentos”. Utilizando o sistema, o usuário pode fazer consultas aos dados e informações georreferenciadas, modificar os mapas gerados e salvar em diversos formatos de arquivo. A palestra acontecerá no auditório da ARCE e é destinada aos servidores e demais colaboradores da Agência.

Vaticano apresentou no dia 12 de outubro o novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

O Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, mostrou no ultimo dia 12 de outubro no Escritório de Imprensa da Santa Sé o conteúdo da Carta Apostólica Motu proprio "Ubicumque et semper", escrita em latim e datada em 21 de setembro de 2010, com a que o Papa Bento XVI institui este novo dicastério. No documento o Santo Padre recorda que a Igreja tem o dever de anunciar sempre e em todo lugar o Evangelho.
No Motu Proprio o Papa assinala que a missão de anunciar o Evangelho "assumiu na história formas e modalidades sempre novas segundo os lugares, as situações e os momentos históricos. Em nossa época, um dos traços característicos foi a confrontação com o fenômeno do abandono da fé, que se manifestou progressivamente em sociedades e culturas que desde há séculos estavam impregnadas do Evangelho".
"As transformações sociais às que assistimos nos últimos tempos têm causas complexas que aprofundam suas raízes no tempo e modificaram profundamente a percepção de nosso mundo. E se por uma parte a humanidade conheceu os benefícios inegáveis dessas transformações e a Igreja recebeu ulteriores estímulos para dar razão da esperança que leva, por outro lado se verificou uma preocupante perda de sentido do sagrado leva a pôr em questão fundamentos que pareciam indiscutíveis, como a fé em um Deus criador e providente, a revelação de Jesus Cristo, único salvador e a compreensão comum das experiências fundamentais do ser humano como o nascimento, a morte, a vida em uma família e a referência à lei moral natural".
Seguidamente Bento XVI indica que "já o Concílio Ecumênico Vaticano II assumiu entre as questões fundamentais a da relação entre a Igreja e o mundo contemporâneo. Seguindo os ensinos conciliares, meus predecessores refletiram ulteriormente sobre a necessidade de encontrar formas adequadas para que nossos contemporâneos escutem ainda a Palavra viva e eterna do Senhor".
"O venerável Servo de Deus João Paulo II fez desta conscienciosa tarefa um dos fundamentos de seu vasto magistério, sintetizando o conceito de ‘nova evangelização’, que aprofundou sistematicamente em numerosas intervenções, a tarefa que espera hoje a Igreja, em particular nas regiões de antiga cristianização".
"Portanto, me encarregando-me das preocupações de meus venerados predecessores, acredito oportuno oferecer as respostas adequadas para que toda a Igreja, deixando-se regenerar pela força do Espírito Santo, se apresente ao mundo contemporâneo com um impulso missionário capaz de promover uma nova evangelização", assinala o Papa.
"Nas Igrejas de antiga tradição, apesar da progressão do fenômeno da secularização, a prática cristã manifesta ainda uma boa vitalidade e um profundo enraizamento no ânimo de inteiras populações. Conhecemos também, infelizmente, que há zonas quase completamente descristianizadas onde a luz da fé se confia a pequenas comunidades: estas terras, que necessitariam um primeiro anúncio renovado do Evangelho, mostram-se particularmente refratárias a muitos aspectos da mensagem cristã".
Bento XVI diz logo que "na raiz de toda evangelização não há um projeto de expansão humana, mas o desejo de compartilhar o dom inestimável que Deus nos deu, fazendo-nos partícipes de sua vida".
Responder às novas exigências
Na apresentação do Motu Proprio, o Arcebispo Fisichella assinalou que "o tema da nova evangelização foi objeto de uma cuidadosa reflexão pelo Magistério da Igreja nas últimas décadas. O objetivo se apresenta como um grande desafio para toda a Igreja, que deve encontrar as formas apropriadas para renovar seu anúncio a tantos batizados que já não entendem o sentido de pertença à comunidade cristã e são vítimas do subjetivismo de nosso tempo fechado em um individualismo carente de responsabilidade pública e social".
O Motu proprio, disse, "mais diretamente, individua as Igrejas de antiga tradição que necessitam um espírito missionário renovado para responder às novas exigências que requer a situação histórica contemporânea".
Entre as tarefas deste novo dicastério, explicou o Prelado, está a de promover o uso do Catecismo da Igreja Universal. "O Catecismo, de fato, é um dos frutos mais amadurecidos das indicações conciliares, já que recolhe de forma orgânica a totalidade do patrimônio da evolução do dogma e é a ferramenta mais completa para transmitir a fé de sempre ante as constantes mudanças e os interrogantes que o mundo expõe aos fiéis", assinalou.
Para isso, o novo dicastério utilizará "todas as formas que os progressos da ciência da comunicação converteram em instrumentos positivos ao serviço da nova evangelização", concluiu Dom Fisichella.


Fonte: CNBB

Faleceu o co-fundador dos sacerdotes Missionários da Caridade


O Padre Joseph Michael Langford M.C., quem fundou junto à Madre Teresa de Calcutá a rama sacerdotal dos Missionários da Caridade, faleceu na madrugada da sexta-feira, na Arquidiocese de Tijuana, onde residiu em seus últimos anos.
O sacerdote nasceu em 25 de junho de 1951 em Ohio, Estados Unidos. Foi o filho maior de Martha e Gerald Langford. Teve três irmãos.
Cresceu em San Diego, Califórnia, e após descobrir sua vocação religiosa estudou filosofia e teologia no Angelicum de Roma. Nesta cidade foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1978.
Em 1963 a Madre Teresa de Calcutá inaugurou o ramo masculino dos Irmãos Missionários da Caridade, e entre 1976 e 1979 fundou outros ramos de religiosos contemplativos. O então seminarista Joseph Langford, trabalhava como voluntário em um albergue das Missionárias da Caridade para indigentes perto do Coliseu romano.
Em 1983, compartilhou com a Madre Teresa seu desejo de que existisse um rama sacerdotal dos Missionários da Caridade. Logo tinham 30 sacerdotes na congregação desempenhando seu ministério nas ruas, nos albergues, e nos subúrbios das grandes cidades.
O Padre Langford chegou a Tijuana pela primeira vez em 1988. Entre 1996 e 1998 foi o Superior Geral dos Padres Missionários da Caridade, e de 1998 a 1999 foi Vigário Pastoral nesta Arquidiocese.
Em 15 de setembro de 2009 publicou o livro sobre a Beata Teresa de Calcutá “O fogo secreto da Madre Teresa”.
Desde 1999 foi Superior local em Roma e três anos depois Vigário Pastoral em Tijuana. Seu funeral será celebrado entre a terça-feira 19 de outubro e a quarta-feira 20 na Capela Nossa Senhora da Confiança de Tijuana.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DETRAN-CE prorroga até 26 de novembro uso do assento de elevação


Em função da falta, no mercado, do assento de elevação, cujo uso é obrigatório para crianças entre 4 anos e 7 anos e meio, o DETRAN-CE prorrogou até o dia 26 de novembro o prazo para a vigência da aplicação de multas, no caso de desobediência a essa determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Mas nesse período, as crianças de 4 anos a 7 anos e meio têm, obrigatoriamente, de usar o cinto de segurança no banco traseiro do veículo.
As outras modalidades " bebê conforto (até um ano de idade) e cadeirinha (de 1 a 4 anos de idade) " já tem uso obrigatório em vigor nas rodovias estaduais e nas vias públicas do perímetro urbano do Ceará, com aplicação de multa gravíssima (valor de R$ 191,54, com 7 pontos na CNH) desde o dia 26 de setembro último.
A resolução 277, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito em junho de 2008, para entrar em vigor no dia 1º de junho de 2010. O prazo de vigência foi prorrogado para 1º de setembro de 2010. O DETRAN-CE estabeleceu a vigência para o dia 26 de setembro, em função da Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), que sempre tem caráter educativo e orientativo. O tema da campanha deste ano foi "Cinto de segurança e cadeirinha".

Pe. Adelir, novo Bispo de Sobral, carta aberta ao povo de Deus

Como muita alegria ainda vivemos a emoção da nomeação do nosso novo Pastor, eis que achamos oportuno editar alguns techo da Carta aberta enviada ao povo de Deus, bem como postar algumas fotos que n chegaram até nós.


“Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”
Agradeço a Deus por ter escolhido aquele que conduzirá o “seu” povo nestas terras.
Seja bem-vindo. Abraços.

Foram estas as primeiras palavras que recebi do Pe. Raimundo Nonato Timbó, administrador Diocesano, com o qual tive a alegria de falar pela primeira vez na quinta-feira dia 07 de outubro, após ter recebido sinal verde de Sua Excelência Mons. Lorenzo Baldisseri, núncio Apostólico do Brasil.

Sinto-me emocionado e ao mesmo tempo meio desorientado por estar escrevendo a alguém que ainda não conheço pessoalmente. Mas sei que é apenas questão de tempo. “Bendito aquele que acolhe em nome do Senhor”.
Na verdade, não vejo a hora de poder pisar o solo desta abençoada terra e encontrar-me com vocês, Povo de Deus da diocese de Sobral, um presente do céu para mim.  

A verdade é que não nos conhecemos e eu não tive ainda a alegria e a sorte de pisar o solo desta abençoada terra, também chamada “Princesa do Norte”.
Por isso quando fui convocado na Santa Sé pelo Cardeal Ouellet para receber a notícia que o Santo Padre me havia nomeado bispo da diocese de Sobral, a minha primeira reação foi de perguntar: Mas Excelência, por que eu? Porque um missionário Comboniano, um catarinense da diocese de Chapecó, com experiência missionária de alguns anos de África e com uma limitada experiencia pastoral no Brasil? Sim, é verdade que trabalhei alguns anos na periferia de São Paulo e outros em Contagem, Minas Gerais. Desde 2003 estou na equipe de coordenação do nosso Instituto e nunca pisei sequer o solo daquela diocese.
Na medida que o cardeal me explicava as motivações e razões da minha escolha, dentro de mim as interrogações aumentavam: Senhor, por que não escolheste alguém que conhece a realidade do Ceará, o seu povo e suas lutas? Alguém que conhece esta Igreja particular, sua caminhada e sua historia? Por que não chamaste alguém que poderia iniciar o seu serviço de Pastor nesta diocese com maior facilidade e com maior eficiência? 
Confesso e não escondo, estas são algumas das perguntas que ressoam dentro de mim. Neste momento não pretendo respostas, mas quero simplesmente partilhá-las com vocês para que juntos possamos acolher esta recíproca surpresa da minha escolha como um dom Deus e um ato de fé.

E foi assim que as palavras de boas-vindas do Pe. Nonato penetraram fundo no meu coração e foram um início de resposta às minhas perguntas: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
Portanto, aceitei o convite do Santo Padre tendo consciência de ser um ilustre desconhecedor da realidade da diocese que me foi confiada. Mas venho no meio de vós com uma certeza, não fui eu que escolhi Sobral, mas Alguém que me enviou e eu venho em nome deste Alguém. E neste sentido não posso não recordar as palavras de Jesus aos seus discípulos “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e designei para irdes produzir frutos e para que o vosso fruto permaneça…” (Jo 15,16).


 
Vivo neste momento a ansiedade de poder chegar em Sobral para um nosso primeiro encontro e conhecimento recíproco. Parece estranho, mas mesmo sem nunca ter estado antes com vocês, confesso que já estou sentindo saudades de Sobral. Até breve.

Nossa Senhora Imaculada Conceição – Rogai por nós!

Fraternalmente,

Dom Odelir José Magri, mccj


Gabriel Chalita é membro da Academia Brasileira de Educação

O vereador de São Paulo e deputado eleito, em 03 de outubro,  Gabriel Chalita, tomou posse, no  dia 15 de junho, como membro da Academia Brasileira de Educação (ABE), no Rio de Janeiro, passando a ocupar a cadeira de número 34, cujo patrono é Olavo Bilac, "príncipe dos poetas brasileiros". A cerimônia aconteceu no auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e estavam presentes autoridades civis e políticas, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a vice-prefeita, Alda Marco Antônio, além de educadores, escritores e familiares e amigos do imortal.
Após ser recepcionado pelas acadêmicas e acadêmicos presentes, Gabriel Chalita foi saudado pelo Presidente da ABE, professor Carlos Alberto Serpa, que destacou a trajetória de Chalita e suas realizações na área da educação. Entre elas, ressaltou o Programa Escola da Família, que previa a abertura das escolas paulistas nos finais de semana.
Em seu discurso, Chalita homenageou os antecessores da cadeira 34, o ministro Pedro Calmon e a minitra Esther de Figueiredo Ferraz. O professor tratou da liberdade como uma condição a ser alcançada por meio do conhecimento, citando os ensinamentos do educador Paulo Freire. Falou ainda sobre os valores da educação na formação do homem livre: “A educação é o estandarte da liberdade. Ela faz transmutar a perspectiva de vida. É por isso que os pais devem se preocupar em deixar esse legado aos seus filhos”, ressaltou Chalita.
Ao conluir, renovou seu compromisso com a educação e a cerimônia foi encerrada com a participação do padre Fábio de Melo, que cantou a música de sua autoria, "Contrários".

Lousa digital e lápis líquido são novidades de feira em SP

Uma infinidade de cores e formatos chamam a atenção dos visitantes que vão à feira em busca de inovações para suas lojas.

Neste ano de novidades, uma caneta invisível faz sucesso. O lápis líquido é outra atração, sem grafite e sem precisar apontar, ele dura o equivalente a três lápis normais.
A sustentabilidade também está em alta nessa feira, os cadernos são de papéis reciclados e capas que incentivam o cuidado com o planeta. Os potes de margarina são transformados em porta objetos e as garafas peti em decoração.
As empresas também estão preocupadas com a vida do professor tudo é pensado para facilitar e tornar a aula mais interativa.
No valor R$ 3.300 reais é possível adquirir uma nova lousa. Com uma pequena caneta eletrônica, o professor pode escrever, controlar imagens e interagir com seus alunos sem necessariamente estar perto do quadro.

Sobe para 135 número de casos da superbactéria no Distrito Federal

O número de casos suspeitos de contaminação pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) no Distrito Federal subiu de 108 para 135. Desse total, 48 pacientes permanecem internados em 16 hospitais, dos quais nove são públicos e sete, privados. A informação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A bactéria KPC é um organismo resistente a antibióticos.
A Gerência de Investigação e Prevenção das Infecções da secretaria, responsável pelo levantamento da situação nos hospitais, confirmou 15 mortes relacionadas à infecção. Havia a suspeita de que 18 óbitos de pacientes hospitalizados tivessem sido provocados pela bactéria, mas a secretaria informou que três foram descartados.
No Hospital de Base de Brasília (HBB) há 23 casos de pacientes com a bactéria. As pessoas que desenvolveram a infecção são doentes graves da terapia intensiva, da neurocirurgia ou politraumatizados.
Segundo o diretor do HBB, Carlos Schmin, foi preciso fazer um remanejamento no hospital para dar maior segurança dos pacientes. “Estamos fazendo um esforço para controlar o contágio pela bactéria. Dividimos o hospital em quatro alas, uma para pessoas que tiveram contato com pacientes com a bactéria, outra para os pacientes com o quadro infeccioso, outra para os portadores e uma para as pessoas que chegam ao hospital”, disse.
Segundo o diretor, a superbactéria, que surgiu em 2000 nos Estados Unidos, é hoje uma preocupação mundial. De acordo com ele, o micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados brasileiros. “O Pronto-Socorro do Hospital de Base recebe diariamente de 6 mil a 7 mil pessoas, o que aumenta o risco. Temos reforçado o cuidado com a higienização e impedido o contato com pacientes suspeitos para evitar novos contágios”, afirmou.


Fonte : Canção Nova

domingo, 17 de outubro de 2010

Guarany garante o acesso a Série C

O Guarany de Sobral garantiu o acesso a Série C ao vencer o Vila Aurora por 2 a 1, neste domingo, em Sobral, no estádio Junco. A equipe podia até perder por um gol de diferença, que ainda assim garantia o acesso
O Cacique do Vale saiu perdendo, mas virou na segunda etapa, com gols de Danilo Pitbull e Diones. Diney marcou para o time visitante.
Agora, nas semifinais, o time cearense enfrenta o Araguaína/TO.