segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pe. Adelir, novo Bispo de Sobral, carta aberta ao povo de Deus

Como muita alegria ainda vivemos a emoção da nomeação do nosso novo Pastor, eis que achamos oportuno editar alguns techo da Carta aberta enviada ao povo de Deus, bem como postar algumas fotos que n chegaram até nós.


“Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”
Agradeço a Deus por ter escolhido aquele que conduzirá o “seu” povo nestas terras.
Seja bem-vindo. Abraços.

Foram estas as primeiras palavras que recebi do Pe. Raimundo Nonato Timbó, administrador Diocesano, com o qual tive a alegria de falar pela primeira vez na quinta-feira dia 07 de outubro, após ter recebido sinal verde de Sua Excelência Mons. Lorenzo Baldisseri, núncio Apostólico do Brasil.

Sinto-me emocionado e ao mesmo tempo meio desorientado por estar escrevendo a alguém que ainda não conheço pessoalmente. Mas sei que é apenas questão de tempo. “Bendito aquele que acolhe em nome do Senhor”.
Na verdade, não vejo a hora de poder pisar o solo desta abençoada terra e encontrar-me com vocês, Povo de Deus da diocese de Sobral, um presente do céu para mim.  

A verdade é que não nos conhecemos e eu não tive ainda a alegria e a sorte de pisar o solo desta abençoada terra, também chamada “Princesa do Norte”.
Por isso quando fui convocado na Santa Sé pelo Cardeal Ouellet para receber a notícia que o Santo Padre me havia nomeado bispo da diocese de Sobral, a minha primeira reação foi de perguntar: Mas Excelência, por que eu? Porque um missionário Comboniano, um catarinense da diocese de Chapecó, com experiência missionária de alguns anos de África e com uma limitada experiencia pastoral no Brasil? Sim, é verdade que trabalhei alguns anos na periferia de São Paulo e outros em Contagem, Minas Gerais. Desde 2003 estou na equipe de coordenação do nosso Instituto e nunca pisei sequer o solo daquela diocese.
Na medida que o cardeal me explicava as motivações e razões da minha escolha, dentro de mim as interrogações aumentavam: Senhor, por que não escolheste alguém que conhece a realidade do Ceará, o seu povo e suas lutas? Alguém que conhece esta Igreja particular, sua caminhada e sua historia? Por que não chamaste alguém que poderia iniciar o seu serviço de Pastor nesta diocese com maior facilidade e com maior eficiência? 
Confesso e não escondo, estas são algumas das perguntas que ressoam dentro de mim. Neste momento não pretendo respostas, mas quero simplesmente partilhá-las com vocês para que juntos possamos acolher esta recíproca surpresa da minha escolha como um dom Deus e um ato de fé.

E foi assim que as palavras de boas-vindas do Pe. Nonato penetraram fundo no meu coração e foram um início de resposta às minhas perguntas: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
Portanto, aceitei o convite do Santo Padre tendo consciência de ser um ilustre desconhecedor da realidade da diocese que me foi confiada. Mas venho no meio de vós com uma certeza, não fui eu que escolhi Sobral, mas Alguém que me enviou e eu venho em nome deste Alguém. E neste sentido não posso não recordar as palavras de Jesus aos seus discípulos “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e designei para irdes produzir frutos e para que o vosso fruto permaneça…” (Jo 15,16).


 
Vivo neste momento a ansiedade de poder chegar em Sobral para um nosso primeiro encontro e conhecimento recíproco. Parece estranho, mas mesmo sem nunca ter estado antes com vocês, confesso que já estou sentindo saudades de Sobral. Até breve.

Nossa Senhora Imaculada Conceição – Rogai por nós!

Fraternalmente,

Dom Odelir José Magri, mccj


Nenhum comentário:

Postar um comentário