sexta-feira, 11 de maio de 2012

Show MAGNIFICAT





Vivenciando o Ano Mariano proposto por Dom Odelir José Magri, Bispo Diocesano, na preparação dos 100 anos de criação da Diocese de Sobral, e com o objetivo de celebrar de maneira cristã o Dia das Mães e de Coroar Maria Santíssima como Rainha e Mãe dos católicos sobralenses, e, de modo muito especial, dos que residem no bairro Dom Expedito, o ILMAM - Instituto de Leigos Missionários da Santa Cruz e do Amor Misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus, promove no próximo dia 13, domingo, o Show MAGNIFICAT.
                  O evento terá início às 18 horas e 30 minutos, em frente à Capela de São Pedro, com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gonçalo de Pinho Gomes, Vigário Geral da Diocese, e em seguida, acontecerá a apresentação dos Ministérios de Música das Comunidades Católicas SHALOM, NOVA JERUSALÉM e da Capela Jesus, O Bom Pastor, da comunidade do Parque Silvana II. Também estarão se aparesentando, Valdenísio Rocha da Comunidade São Francisco e Edmilson Moreira do ILMAM. Todos são convidados a participarem deste momento de louvor ao Pai, pela Imaculada Mãe de Deus e nossa, sempre nossa intercessora.

"Quiero vivir ", Marcha contra o aborto



 (ZENIT.org) - "A associação ‘Quiero Vivir’ participará da Marcha pela vida em Roma neste domingo, 13 de maio, junto com a ‘Família Mañana’ e muitas outras associações provida, na convicção de que corresponde aos leigos sustentar publicamente a mensagem contra o aborto do Papa Bento XVI”. Com estas palavras, Julio Loredo, porta-voz da associação Luces sobre el este, da qual “Quiero Vivir” forma parte, reivindica o direito dos leigos católicos a introduzir o tema da vida no debate público, também através de manifestações e passeatas.
“O aborto – explica Loredo – é do ponto de vista moral, religioso e teológico um “crime abominável”, como lembrou muitas vezes também o Papa João Paulo II. Esta posição porém deve ser sustentada com convicção também no âmbito político e público. Deste modo os leigos que no domingo 13 se manifestarão em Roma, testemunharão sua fé e sua rejeição de todas as instâncias contrárias à vida, da contracepção ao aborto e à eutanásia. A Manifestação pela vida deve converter-se em um compromisso fixo, a ser repetido todos os anos”.
Os participantes, provenientes de aproximadamente 40 cidades italianas, partirão do Coliseu as 8h30 para chegar às 11h30 ao Castel Sant'Angelo, passando pelos Foros Imperiais, Praça Venezia e Largo Argentina. "A escolha do dia da Manifestação – acrescenta o Porta-voz de “Luces sobre el Este”- não é casual. No dia 13 de maio a liturgia lembra a aparição de Nossa Senhora, em Fátima em 1917. Nas suas mensagens aos três partorzinhos a Virgem Maria denunciou a situação de deterioração moral da sociedade, da qual o aborto e outras práticas contrárias à vida são fruto. A manifestação do 13 de maio cai no âmbito de um movimento mundial contrário a todas essas práticas”.
A primeira Manifestação pela vida, organizada pelos Cavaleiros da Imaculada, com a participação da associação “Quiero vivir”, aconteceu em Palermo em fevereiro de 2011. Em maio do mesmo ano, “Quiero vivir” participou na segunda edição em Desenzano del Garda (BS). Em fevereiro passado em Palermo, quase duas mil pessoas participaram na Marcha pela Vida, promovida por uma coordenação de associações da que forma parte “Quiero Vivir”

Cheque-caução para emergência passará a ser crime


A exigência de cheque-caução como condição para atendimento médico-hospitalar de urgência se tornará crime. Vai à sanção da presidente da República o Projeto de Lei de Câmara que pune com detenção de três meses a um ano mais multa quem exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer outro tipo de garantia do paciente de emergência.

A pena estabelecida pelo projeto ainda poderá ser dobrada se a recusa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave e triplicada se levar à morte do paciente.
“O projeto trata, portanto, de priorizar a vida em vez da tendência observada de subordinar tudo ao lucro e ao ganho”, ressaltou o relator, senador Humberto Costa (PT-PE).
Os senadores aprovaram em Plenário, nesta quarta-feira (9), o texto que fora aprovado, de manhã, em regime de urgência, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto, de autoria do Executivo, cria um novo tipo de crime específico relacionado à omissão de socorro (artigo 135 do Código Penal). Atualmente, não há referência expressa na lei quanto ao não atendimento urgente de saúde.
Casos de pacientes que necessitavam de atendimento de emergência e foram recusados em hospitais privados por não contarem com plano de saúde ou cheque-caução, terminando por falecer, têm provocado indignação na opinião pública.
Sem assistênciaEm janeiro deste ano, o então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, de 56 anos, sofreu um enfarto agudo do miocárdio e teve o atendimento recusado em dois hospitais da rede privada de Brasília por não ter em mãos um talão de cheques - seu plano de saúde não cobria o atendimento nos dois hospitais. Duvanier morreu na emergência do terceiro hospital que procurou em busca de atendimento. Seu quadro piorou e os médicos não conseguiram reanimá-lo.
O relator do texto na CCJ, Humberto Costa, lembrou que propostas similares, uma de sua autoria e outra do senador Ciro Nogueira (PP-PI), já haviam sido aprovadas pela comissão.
Quem condicionar atendimento médico-hospitalar de emergência à exigência de cheque-caução ou qualquer outro tipo de garantia poderá ser punido com detenção de três meses a um ano, mais multa. É o que prevê projeto de lei da Câmara (PLC 34/12) aprovado ontem em Plenário, horas depois de ter passado pela Comissão de Constituição e Justiça. A pena poderá ser dobrada se a recusa de atendimento resultar em lesão corporal grave e triplicada se levar à morte.

( OB ESTADO)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

CNBB e OAB fecham parceria para fazer valer a Lei da Ficha Limpa nas eleições


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil fecharam parceria, nesta semana, em Brasília, com o objetivo de difundir a importância da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições.
O ex-presidente da OAB nacional, Ernando Uchao Lima, que participou do ato em que essa parceria foi fechada.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ciro diz que PSB terá candidato a prefeito

Clique para Ampliar
Ciro Gomes é taxativo ao afirmar que o seu partido está preparando
um candidato para disputar as eleições deste ano em Fortaleza
FOTO: KELLY FREITAS

Para ontem, estava marcado um encontro com dirigentes do PSB de Fortaleza para discutirem a pesquisa
A pesquisa encomendada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no fim do mês de abril, revelou que 60% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar nas eleições de outubro próximo. A informação foi dada pelo ex-ministro Ciro Gomes, durante palestra que proferiu, ontem, para os jovens da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ciro afirmou que o PSB terá nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza, "independente de quem seja o candidato do PT". Ele voltou a fazer críticas à administração municipal e enfatizando que nenhum nome da lista do PT agrada a sua agremiação.

A pesquisa, conforme informou, revelou que a sociedade ainda não está interessada na sucessão municipal, e isso é retratado, principalmente, quando ao entrevistado era indagado sobre quem, em sua opinião, seria o melhor nome para assumir a Prefeitura da Capital. De acordo com Ciro, o candidato que teve mais votos, com cinco e sete pontos, sequer é um nome com força para vencer as eleições.

O questionário avalia ainda que mais de 60% dos pesquisados, não tem candidato quando a pergunta é feita, e depois de induzido, vem à memória aqueles que concorreram nas eleições passadas.

A pesquisa encomendada ao Ibope já pode ser publicada e trás questionamentos, como a importância do apoio do governador Cid Gomes ao candidato à Prefeitura, classificação da administração Luizianne Lins e do Governo do Estado, perguntas sobre o retrocesso ou desenvolvimento da cidade nos últimos sete anos e até o desempenho da presidente Dilma Rousseff.
Descrente
"Eu acho que (a pesquisa) é uma página em branco a ser escrita com muita responsabilidade e respeito ao povo. A população está muito descrente, e com o pé atras com esta administração. Não está a fim de conversa fiada, com escoteiro que vai estalar o chicote e botar tudo em ordem. Quer tudo com o pé no chão e nós temos tudo o que ela quer. Temos parcerias com Governo Federal, o Governo Estadual. Temos quadros de gente treinada, e também o apoio da inteligência de fortaleza que foi abandonada por esta gestão", salientou Ciro Gomes.

Questionado sobre a vitória, no último domingo, da chapa petista que apoia Elmano de Freitas à sucessão Municipal, Ciro Gomes foi categórico em dizer que o nome do secretário de Educação de Fortaleza, não agrada a aliança formada por PMDB, PSB e até PCdoB. Em tom de ironia, questionou ainda que tipo de discurso o gestor da pasta da Educação municipal iria utilizar durante os debates, uma vez que a situação da área de atuação de sua secretaria se encontra em condições precárias.
Nomes
"Eu estou rindo para não chorar. Como alguém, que é secretário de Educação, explica em um debate, por melhor pessoa que seja, que ele é secretário da pior educação do Estado do Ceará". Ciro garante que o PSB, está se preparando para uma "luta", com "pinturas de guerra", na intenção de lançar o seu candidato, por isso, alguns nomes já estariam sendo apresentados para a disputa, pelo menos, no primeiro turno das eleições.

"Independente de quem seja o candidato do PT, a gente deve apresentar uma outra proposta para podermos resolver os problemas de Fortaleza. Se o povo nos der oportunidade, iremos para o segundo turno e temos que buscar parcerias, até com o PT, que é nosso parceiro no Brasil", ressaltou Ciro Gomes.

Segundo ele, é preciso que o direito de voto do eleitor seja respeitado e que as propostas de todos os partidos sejam apresentadas, para dar ao cidadão um arco maior de sugestões para sua decisão no dia das eleições.

Ciro Gomes voltou a criticar a saúde e a educação municipais que se constituem em um " verdadeiro crime contra a população" e eu "acho que é obrigação do PSB apresentar uma solução para tudo isso. O planejamento tem que ser pensado para anteontem. E é isso que estamos fazendo, mastigando as propostas para apresentar ao povo de Fortaleza", afirmou.
Números
Ontem, Ciro tinha um encontro com os dirigentes municipais do PSB para expor os números da pesquisa já avaliada pelo núcleo do Governo e a direção estadual, no curso do último fim de semana. Poucos foram os que a ela tiveram acesso, cuidado tomado para evitar especulações e dentro e fora do partido, em razão de algumas das respostas registradas no documento.

(Diario do Nordeste)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Curso Processos Eleitorais será aberto por Heraldo Pereira




José Maria Melo, Heraldo Pereira e Moacir Maia – receptivo de amizade.
O jornalista Heraldo Pereira, comentarista de Política da Rede Globo, é o convidado da Assembleia Legislativa para proferir a palestra inaugural do “Curso de Processo Eleitoral: Fundamentos, Legislatição e Marketing”. O curso é uma promoção da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) e ele abordará o tema “Cenário Político e as Eleições Municipais 2012″.
A palestra ocorrerá nesta terça-feira, às 9 horas, no Cine Teatro João Frederico Ferreira Gomes, no Centro Cultural do Parlamento Cearense, Anexo II da Assembleia Legisaltiva.
O curso ”Processo Eleitoral” tem por objetivo capacitar para atuação nas campanhas eleitorais os pré-candidatos, dirigentes de partidos, coordenadores de campanha, profissionais de marketing, jornalistas, advogados e profissionais envolvidos nas Eleições de 2012 e ocorrerá de 8 deste mês a 28 de junho. A carga horária é de 60 horas.
(Foto – Paulo MOska)

Em tempo : A Câmara municipal de Sobral em parceria com a Assembléia Legislativa também apresentará o curso através de vídeo conferência no plenário 05 de julho. Aqui em sobral são mais de 90 inscritos todos com o desejo de atualizarem seus conhecimentos eleitorais; 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Família, núcleo da célula social
















É o tema da nova campanha da FM Assembleia que vai ao ar nos meses de maio e junho. A ideia é ampliar os debates a respeito das iniciativas públicas em prol da família. Serão abordadas questões como a família na mídia; família e escola; como as instituições de ensino contribuem para o fortalecimento do educando na família e os laços escola e família. 

O especial contará com a participação de parlamentares, que irão falar sobre as iniciativas do Legislativo em defesa da família; de secretários estaduais e municipais; de professores, pedagogos e profissionais da comunicação.

 O prazo para a regularização de pendências vai até quarta-feira.


O prazo também é válido para os eleitores que querem alterar o local de votação e para os deficientes e idosos que desejam se transferir para uma seção especial, com melhor acesso. Para fazer qualquer procedimento relativo ao título, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo e não necessariamente o cartório onde o título foi emitido.
Cidadãos interessados em tirar o título pela primeira vez, devem apresentar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência.Carteira de habilitação e passaporte não serão aceitos como documento de identificação. Quanto à transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

Sobral, no Ceará, vai sediar evento internacional de cinema

I Nossas Américas - Nossos Cinemas ocorre de 23 a 26 de maio em Sobral.
Evento vai reunir jovens cineastas da América Latina e Caribe
.


Evento internacional de cinema ocorre em Sobral neste mês (Divulgação)

A cidade de Sobral, Região Norte do Ceará, vai receber entre 23 e 26 de maio o evento de cinema e mídias audiovisuais I Nossas Américas - Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina e do Caribe. O evento vai reunir realizadores de artes audiovisuais e durante os quatro dias haverá debate em mesas temáticas, palestras e mostras de filmes.
Segundo Barbara Cariry, diretora do evento, a escolha de Sobral como sede deve-se à produção audiovisual "emergente" na cidade por conta dos trabalhos realizados pela Escola de Ofícios e Artes (ECOA) e pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). “Esta produção precisa ser incentivada e vista, por isto estamos levando também para Sobral oficinas de formação e mostras de cinema de jovens realizadores de vários países, além de uma mostra com a produção local", afirma a diretora.
Os jovens realizadores convidados foram indicados por universidades, associações de cineastas e órgãos nacionais e internacionais ligados ao cinema e à cultura, dentro de vários perfis culturais, sociais e étnicos. “Além dos 100 jovens realizadores de todo o país que se farão presentes no encontro, cerca de 60 convidados nacionais e internacionais realizarão palestras, debates e mesas redondas sobre o cinema latino americano e caribenho. O 'I Nossas Américas – Nossos Cinemas' é um encontro sincrético, original, mestiço, plural e singular”, afirma Barbara Cariry.

Do G1 CE

domingo, 6 de maio de 2012

Prefeitura de Sobral abre inscrições para concurso de fiscal de tributos

Inscrições devem ser feitas até dia 20 de maio pela internet.
Cargo tem salário base R$ 2.061,61 e gratificação de R$ 721,56.


Do G1 CE

A Prefeitura de Sobral realiza concurso público para o preenchimento de dez vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de fiscal superior de tributos. A função tem jornada de 40 horas semanais e salário base de R$ 2.061,61 e gratificação de R$ 721,56. As inscrições devem ser feitas de 3 a 20 de maio pela internet.
Os candidatos devem ter concluído um curso superior em qualquer área e apresentar diploma emitido por instituição de ensino e registro no Conselho da categoria. O fiscal superior de tributos vai ter o papel de coordenar e realizar atividades de tributação, arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do Município.
De acordo com o edital do concurso, a prova será aplicada no dia 10 de junho nas cidades de Sobral e Fortaleza e será elaborada pela Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (Acep). Os candidatos vão fazer duas provas, uma das 8h às 11h30 e outra das 14h às 18h.
Cada avaliação terá 100 questões de múltipla divididas por disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocino Lógico, Informática, Direito Civil e Penal, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Tributário, Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária Específica.
As inscrições devem ser feitas até 23h59min do dia 20 de maio no site da Acep. O valor da inscrição é de R$ 100.