sexta-feira, 12 de junho de 2009

SANTO ANTONIO EM ARACATIAÇÚ

Festejos de Santo Antonio em Aracatiaçú, distrito de Sobral, celebrações finais.


Nesse dia 12(sexta-feira) Novena e Celebração Eucarística
Noitários:Esc. Israel Leocádio de Vasconcelos e Espaço Cultural
Parte Social:Esc. Israel Leocádio de Vasconcelos e Espaço Cultural e Kallifon
Tema:A família lugar privilegiado de cultivo da Paz
Pres. da Celebração:Pe. Marcos Antonio Ribeiro da Silva
Visitantes:Riacho Gabriel
Amanhã dia 13 (sábado) Ultima Novena e mais Celebração Eucarística
Tema:"A solidariedade restabelece a Justiça e nos ajuda a construir um Sociedade de Paz"
Pres. da Celebração:Pe. Manoelito Quinto Vieira
Noitários:Kallifon, Taperuaba e visitantes
Parte Social:Leilão
Visitantes:Bilheiras, Taperuaba, Vassouras e Lisieux
Dia 14 (domingo) Batizados às 8:ooh
Liturgia:ECC e Conselho Paroquial
Procissão às 18:00h e Missa Solene 19:30h
Amanhã dia 13 de junho é o dia consagrado a Santo Antonio, o santo casamenteiro e poderoso para todas as graças.

Por falta de Senadores PEC dos vereadores fica pra depois

Ficou para a próxima terça-feira (16) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08), conhecida como PEC dos Vereadores, que limita os gastos dos municípios com as Câmaras Municipais. A proposta deveria ser apreciada na sessão deliberativa da última quarta-feira (10), mas, em virtude de haver apenas 45 senadores (o quorum para aprovação de PEC é de 49), os parlamentares decidiram adiar a votação para semana que vem.
Vários senadores revezaram-se na tribuna para defender a aprovação da proposta, que já é um consenso entre os líderes partidários. Eles chegaram a formalizar um acordo na defesa da aprovação da proposta. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que antes se posicionou contrário, disse que mudou de ideia, depois que houve alterações no teor original da PEC, entre elas a que reduz os gastos com as respectivas câmaras municipais.
Ressalte-se que esta é a segunda parte da Pec dos Vereadores, que trata da redução dos repasses às Câmaras e deverá entrar em vigor a partir do próximo ano. Pela proposta a Câmara de Sobral terá uma redução dos atuais 7% para 6% da receita municipal.
A primeira parte , que tratou do aumento do número de Vereadores nas Câmaras, já foi aprovado e está aguardando esta segunda parte para promulgação.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mente sadia

Embora haja evidências de que genes ou doenças possam aumentar o risco de perda de memória, ainda há muitas formas de evitar que o cérebro envelheça. Foi o que descobriram pesquisadores norte-americanos. Eles afirmam que os exercícios são fundamentais, e dão destaque para atividades mentais e vida social.
De acordo com os pesquisadores, quanto mais tempo as pessoas estudam, menores são as chances de elas desenvolverem problemas mentais. Além disto, aqueles que não fumam também têm menos chances de desenvolverem problemas deste tipo.
Sabe-se que 53% das pessoas apresentam um pequeno declínio mental nas faixas dos 70 e dos 80 anos, e cerca de 16% desenvolvem problemas mais graves relacionados à memória e outras funções mentais à medida que envelhecem.

Dia de Festa


Hoje 10 de junho, é um dia muito especial para a Diocese de Sobral e todos os seus diocesanos, comemoramos mais um aniversario de nosso Pastor, Dom Antonio Fernando Saburido, natural do Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, nascido em 10 de junho de 1947, sendo filho do Sr. Pedro Antonio Saburido e da Sra. Severina de Lira Saburido, sobralense por força de um Projeto de Decreto Legislativo de nossa autoria. Manifestamos nossas congratulações ao passo que desejamos muitas realizações, a benção de Nossa Senhora e a proteção de São Bento.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Coibindo o abuso do som

Em resposta ao requerimento 708/09 de nossa autoria, de 26 de maio, A Secretaria de Planejamento - SEPLAM - Prefeitura de Sobral, vem colocando fiscais no Centro da cidade, portando aparelhos para medir a altura do som, com o objetivo de orientar e multar os veiculos portadores de Som que transitam com altura fora do permitido, principalmente aqueles que trabalham com divulgação publicitária, bem como os som instalados em lojas do centro da cidade.
Foto:Bené Fernandes

50 anos de fundação da Rádio Educadora do Nordeste

MOÇÃO: 029/09
Ementa: Apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES à Rádio Educadora do Nordeste pelos seus 50 anos de fundação, a ser comemorado no dia 21 de junho de 2009. Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB), subscrita pelos edis: José Oswaldo Soares Balreira Júnior “Júnior Balreira”, João Alberto Adeodato Júnior e José Crisóstomo Barroso Ibiapina “Zezão”.Destino: Sr. Bispo Diocesano, Superintendente da Rádio Educadora, ao Diretor Comercial Sr. Carlos Gomes extensivo a todos os colaboradores (locutores, controlistas, auxiliares...)

PAUTA DA 33ª SESSÃO ORDINÁRIA - DE Segunda-feira, 08 de junho de 2009.

NOSSOS REQUERIMENTOS
0730/09 – Ementa: Solicita a instalação de um semáforo de pedestre na Avenida Jonh Sanford, em frente ao Pinheiro Supermercado, nesta cidade.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).Destino: Prefeito Municipal de Sobral e ao Coordenador de Trânsito do Município.
0731/09 – Ementa: Solicita a instalação de um semáforo de pedestre na Avenida Sen. José Hermínio de Moraes, em frente ao PSF COELCE, nesta cidade.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).Destino: Prefeito Municipal de Sobral e ao Coordenador de Trânsito do Município.
0732/09 – Ementa: Solicita a instalação de um semáforo de pedestre na Avenida Sen. Fernandes Távora, em frente à LASSA, no Bairro Sinhá Sabóia.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).Destino: Prefeito Municipal de Sobral e ao Coordenador de Trânsito do Município.
0733/09 – Ementa: Solicita a realização de BLITZ educativa para os ciclistas, com noções básicas de trânsito e uso da ciclovia, nesta cidade.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).Destino: Prefeito Municipal de Sobral, Secretaria do Planejamento Urbano e Meio Ambiente do Município e Secretaria da Cidadania e Segurança do Município.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Voo 447 - São 16 e não 17 corpos resgatados

A Força Aérea Brasileira e a Marinha informaram nesta terça-feira que apenas 16 corpos de vítimas do voo 447 da Air France foram resgatados até agora. No domingo, a informação era de que 17 cádavares haviam sido recolhidos. Segundo o assessor de imprensa da Marinha do Brasil Gilcemar Tabosa, a fragata francesa resgatou sete e não oito corpos.
- A partir de agora vamos divulgar apenas os corpos que foram resgatados por navios brasileiros, assim como o sexo - acrescentou o tenente-coronel Henry Munhoz, da assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Comando da Aeronáutica.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, foi divulgada pela primeira vez a foto de um pedaço do Airbus da companhia francesa Air France. A peça, segundo os militares, já está em navios brasileiros, mas não foi identificada qual a parte do avião a qual pertence. A peça leva as cores da companhia francesa - azul, branco e vermelho.
Fonte:Noblat

Segurança Alimentar e Nutricional em Sobral

A Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, SESC e SEBRAE, promove nesta terça-feira (dia 09), às 16h, no auditório do SESC-centro, uma palestra sobre "SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL" ministrada pela Drª Regina Barros Miranda, gerente do Programa Saúde SESC Regional.
A palestra é gratuita e voltada para todos os proprietários e manipuladores de estabelecimentos que trabalham com alimentos, além de vendedores ambulantes e feirantes.

Dnocs entra com mais de 800 desapropriação para viabilizar Transposição do São Francisco

"Do início de abril até hoje, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) já entrou, na Justiça Federal em Pernambuco, com 797 ações de desapropriação. Todos os processos estão relacionados com as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
O Dnocs alega que diversos imóveis, situados nas áreas necessárias para as obras de transposição do São Francisco, foram declarados de utilidade pública. As ações de desapropriação foram impetradas por não ter havido acordos com os responsáveis pelos imóveis por meio da via administrativa.
Dos processos que chegaram à Justiça, 343 foram distribuídos para a 20ª Vara Federal, na Subseção Judiciária de Salgueiro, e 454 para a 18ª Vara, em Serra Talhada.”
Fonte:Site da Justiça Federal do Estado de Pernambuco

Ceará festeja Santo Antonio

Ainda dá tempo de conferir os festejos de Santo Antônio pelo Interior. No Ceará, 11 cidades homenageiam o santo casamenteiro, também consagrado como padroeiro dos pobres. O momento de folia e oração é distribuído nos quatro cantos do Estado e prossegue até o próximo sábado, 13, com procissão e missa de encerramento. Barraquinhas com comidas típicas, shows musicais, bingos e leilões são atrações em cada festejo. Mas vai muito além disso.

PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS DE SANTO ANTÔNIO ANTONINA DO NORTE

Entorno da Praça da Matriz Atrações: Missas diárias às 19 horas na igreja matriz; quermesse toda noite (bingos, parque de diversões, serestas e barracas de comidas típicas); festa dançante na noite do dia 12; missa de encerramento às 9horas no dia 13.

ARARIPE Local: Praça da Matriz Atrações: Missas diárias às 19horas; arraial e quermesse toda noite (seresta, barraca de comida típica, shows musicais e bingo); leilão no dia 12; procissão e missa de encerramento no dia 13.

BARBALHA Local: Praça da Matriz Atrações: Missas diárias às 19horas; quermesse toda noite (seresta, barraca de comida típica, bingo, leilão e parque de diversões); missa de Corpus Christi às 18h30min do dia 11, na igreja matriz; dia 12 tem a Festa dos Namorados no Parque de Eventos de Barbalha, com as atrações Edu & Maraial, Os Pholhas, Parangolé, Forró di Taipa e Dalton e Daniel; encerramento com procissão e missa às 16horas no dia 13 BARRO Local: Entorno da Praça da Matriz Atrações: Missas diárias às 19h na matriz; visitas da imagem de Santo Antônio aos bairros da cidade; quermesse toda noite (leilões, serestas e barracas de comidas típicas); Jantar dos Namorados no dia 12; dia 13 tem procissão às 16horas, seguida de missa de encerramento da festa.

CARIDADE Local: Ao lado da igreja praça matriz Atrações: Missas diárias às 19h; quermesse toda noite (seresta, barraca de comida típica, bingo, leilão e parque de diversões); procissão às 18horas e missa de encerramento às 19horas no dia 13.

CARIRÉ Local: Catedral e Quadra Poliesportiva de Cariré Atrações: Missas diárias às 19horas; arraial e quermesse toda noite (barraca de comida típica, shows musicais e apresentações artísticas); Seresta dos casais no dia 8; Seresta dos Namorados no dia 9; Festival Municipal de Quadrilhas nos dias 10 e 11; leilão no dia 12; procissão e missa de encerramento no dia 13. CHAVAL Local: Em frente à Paróquia de Santo Antônio Atrações: Missas diárias às 19h na matriz; quermesse toda noite (leilão, bingos, parque de serestas e barracas de comidas típicas); casamento coletivo de 30 casais no dia 12; procissão e missa de encerramento a partir de 15h30min no dia 13.

ITAITINGA Local: Igreja Matriz Atrações: Missas diárias às 19h; quermesse toda noite (leilão, forró pé-de-serra e barracas de comidas típicas); procissão às 17horas e missa de encerramento às 18horas no dia 13.

OCARA Local: Ao lado da Igreja de Santo Antônio Atrações: Missas diárias às 19h na matriz; quermesse toda noite (leilão, bingos e barracas de comidas típicas); shows musicais nos dias 7, 9 e 11; mostra de talentos dia 8; II Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas dia 13; “Missa dos Antônios” na igreja matriz, às 19horas.

QUIXERAMOBIM Local: Praça da Matriz e Praça da Prefeitura Atrações: Toda noite, no Barracão de Santo Antônio, tem apresentação de peças teatrais, banda de música, comidas típicas, parque de diversões, leilão e serestas; missas diárias às 19horas; prestação de serviços gratuitos (atendimento na área jurídica, de saúde e lazer); dias 11 e 12 tem festa dançante; dia 13 tem missa de encerramento pela manhã e procissão às 15horas.

JARDIM Local: Centro Social Santo Antônio e matriz Atrações: Missas diárias às 19horas; arraial e quermesse toda noite (serestas, desfiles, barraca de comida típica, shows musicais e apresentações teatrais); apresentação da banda de música do município todo dia às 12horas; missa de encerramento e seresta no dia 13.

domingo, 7 de junho de 2009

Câmara de Sobral aprova aumento pros servidores municipais

O projeto de lei do poder executivo que aumenta a remuneração dos servidores municipais foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Sobral na semana passada. O projeto foi aprovado com uma novidade: os reajustes serão diferenciados e concedidos em duas parcelas. Confira: Para servidores com salário base superior ao salário mínimo, 2,92% retroativos a 1º de maio e 2,92% a partir do dia 1º de outubro. Guardas municipais e agentes de trânsito, 7,17% mais 3,23%; agentes de combate a endemias, 10,71% mais 1,29%; digitadores, 9,03% mais 1,29%. Para o magistério, majoração variando de 18,90% a 27,80%. Cargos comissionados, 4% em outubro.