sábado, 31 de outubro de 2009

Encontrados filmes que revelam ajuda de Pio XII às vítimas da guerra


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- A enorme atividade de ajuda que Pio XII desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial a favor de todas as vítimas, independentemente de sua religião, pode agora ser vista em filmes cinematográficos que foram redescobertos.
O achado mais surpreendente é a película “Guerra à guerra”, um filme realizado em 1948 por uma produtora italiana, “Orbis”, dirigido por Romolo Marcellini, que também dirigiu “Pastor Angelicus”, de 1942, e Giorgio Simonelli.
O filme foi descoberto na Cineteca Nacional Italiana, em um estado bastante deteriorado, e ao se constatar o caráter extraordinário das imagens, entrou-se em contato com a Filmoteca Vaticana.
A doutora Claudia Di Giovanni, delegada desta Filmoteca, confessou a emoção experimentada quando recebeu o convite da Cineteca para poder ver estas imagens das quais se desconhecia sua existência.
Seu testemunho foi exposto na assembleia plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que o Papa encerrará nesta quinta-feira.
No documentário, que em algumas passagens apresenta também uma história cinematográfica, podem-se ver “imagens extraordinárias da Segunda Guerra Mundial, particularmente duras, mas sumamente eficazes para sublinhar o drama do conflito”, explica Di Giovanni.
“Com o fundo da guerra, as palavras e obra de Pio XII, em ajuda de todas as vítimas, com as imagens dos refeitórios, criados pelo Papa, e a residência de Castel Gandolfo, aberta aos refugiados”.
O espectador pode ver como o Papa converteu as grandes salas do palácio apostólico em dormitórios para mulheres e crianças refugiados.
Em outro momento, se vêem as imagens da Praça de São Pedro e da Basílica de São João de Latrão, onde por indicação do Papa se criaram refeitórios para dar de comer à população que atravessava a penúria da guerra.
“O filme é particularmente importante pois representa a tentativa do catolicismo de comunicar através da arte cinematográfica seu ‘não’ à guerra. O filme praticamente não pôde ser distribuído no período pós-bélico, mas é um testemunho fundamental do compromisso do Papa Pio XII a favor da paz”, explica a delegada da Filmoteca Vaticana.
“A restauração do filme foi apresentada no festival de cinema de Veneza, em setembro passado, impressionando tanto a crítica como o público, com um estilo narrativo inspirado no neorrealismo, simples mas eficaz, que não oculta o horror, mas o representa em toda sua realidade mais que explícita, sobretudo se consideramos que se trata de um filme de 1948”, afirma a delegada.
A Filmoteca Vaticana colaborou com a Cineteca Nacional Italiana à restauração do filme, e agora conta com uma cópia para poder projetá-la em circunstâncias não comerciais.

Aeroporto de Jericoacoara


Na útima quarta-feira, 28, saiu do gabinete do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), engenheiro Quintino Vieira, para o do Procurador Geral do Estado do Ceará, advogado Fernando Antonio de Oliveira, o projeto de construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja pista terá dois mil metros. O projeto tomará agora o rumo da licitação. Pelo cronograma da burocracia estatal, estima-se que só daqui a cinco meses as obras do aeroporto de Jeri serão efetivamente iniciadas. Segundo Quintino Vieira, quando os serviços começarem, a Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC) homologará a construção e o projeto do aeródromo, que, como esta coluna antecipou no início deste ano, será construído exatamente nos limites geográficos dos municípios de Jijoca de Jericoacoara e de Cruz, o que abriu uma divergência política que ainda perdura. O Aeroporto Internacional de Jericoacoara integra o plano estratégico de turismo do Ceará, do qual fazem parte o aeroporto regional de Aracati, cuja inauguração, prevista originalmente para julho passado, foi atrasada por causa das pesadas chuvas do último inverno, e o Centro de Feiras e Eventos, com inauguração prevista para o fim do ano que vem. O governador Cid Gomes e o secretário de Turismo, Bismarck Maia, apostam: o aeroporto de Jeri será inaugurado em outubro de 2010.

A reconstrução de Dilma


O governo e os marqueteiros moldam o novo perfil de Dilma Rousseff a ser apresentado aos eleitores: mineira, simpática, afável, de discurso simples e antenada com temas ambientais.

A ministra se reúne uma vez por semana com o "estado-maior" de sua campanha, como é chamado o grupo do qual fazem parte os ministros Franklin Martins (Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o deputado Antonio Palocci, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o marqueteiro João Santana.
Nesses encontros são discutidos os temas que serão abordados pela candidata-ministra e como ela deve tratá-los em suas aparições. Também são definidos a agenda de viagens e pontos da estratégia política da campanha. Nos fins de semana, Dilma reserva um dia, às vezes o sábado, às vezes o domingo, para se dedicar integralmente ao treinamento e à preparação da "candidata ideal".
Ao lado de João Santana e de sua equipe de marqueteiros, a ministra é submetida a sessões de entrevistas, debates simulados e pronunciamento para programas de TV. A postura, o tom de voz, o modo de encarar as câmeras e até a melhor roupa para cada ocasião são experimentados à exaustão. "Esse treinamento é normal para todo candidato em campanha.

A estratégia da ministra também passa pelo mundo virtual. Na semana passada, o PT inaugurou seu novo site, orçado em 600 000 reais, que terá canais de áudio e vídeo para ajudar a alavancar a candidatura de Dilma. Pelo site, também será possível arrecadar recursos a partir do início oficial da campanha, em julho. Extraoficialmente, porém, a máquina petista tem um raio de ação muito mais abrangente.
Em abril passado, uma ficha criminal falsificada que relatava a participação da ministra em ações armadas contra o regime militar infestou a rede. O episódio levou os estrategistas de Dilma a importar o marqueteiro Ben Self, responsável pela parte digital da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Contratado por João Santana, Self esteve no Brasil duas vezes nos últimos cinco meses. Ele se reuniu com os coordenadores da campanha da ministra e sugeriu planos para reagir a esses tipos de ataque.
Bogueiros e internautas estão sendo arregimentados para inundar as chamadas redes sociais com mensagens de apoio a Dilma e com ataques aos adversários. O trabalho custa entre 50 000 e 120 000 reais por mês e é realizado por empresas especializadas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Beco do cotovelo

Para descontrair, deu no blog do Macario:
A última gozação




Agora de manhã o canelau espalhava no Beco do Cotovelo, em Sobral, que a Veja esqueceu de dizer que está em andamento o projeto que viabilizaria a canalização do ar frio da Meruoca para refrescar a cidade. Ar condicionado, natural, a 14 graus para o povo da cidade.

Fazenda da Esperança indicada como finalista do ‘Opus Prize’


A Fazenda da Esperança foi indicada como uma das três finalistas do prêmio ‘Opus Prize’ do valor de 1 milhão de dólares, concedidos em sinal de incentivo, reconhecimento e apoio. O segundo e terceiro colocados receberão 100 mil dólares.
O resultado será revelado no dia 4 de novembro de 2009 em Minneapolis, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

O Prêmio Opus Prize é um reconhecimento concedido anualmente a personalidades de qualquer tradição de fé, de todo o mundo, que se dedicam a resolver problemas sociais atuais. É a maior premiação do mundo baseada no compromisso de inovação social. Os indicados têm espírito empreendedor e fé inabalável para combater problemas como pobreza, analfabetismo, fome, doenças e injustiças.

A Fundação Opus Prize não tem fins lucrativos; foi criada em 1994 pelo presidente fundador do Opus Corporation. O Prêmio identifica instituições extraordinárias, desconhecidas e inovadoras, que oferecem uma vez aos desprivilegiados e oportunidades para os mais pobres num espírito de serviço.

A Fazenda da Esperança é uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja Católica que desenvolve seu trabalho em diversos campos sociais, principalmente na recuperação de jovens dependentes químicos em mais de 60 centros dentro e fora do Brasil.
Visite o site da obra: http://www.fazenda.org.br/preview/index.php

STF aprova cinco novas súmulas vinculantes sobre temas diversos


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quinta-feira (29) cinco novas súmulas vinculantes sobre temas diversos. Com esses verbetes, a Corte totaliza 21 súmulas com efeito vinculante, que vêm sendo editadas desde maio de 2007.
As súmulas vinculantes têm o objetivo de pacificar a discussão de questões examinadas nas instâncias inferiores do Judiciário. Após a aprovação, por no mínimo oito ministros, e da publicação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o verbete deve ser seguido pelo Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, de todas as esferas da Administração Pública.
Os verbetes desta tarde foram analisados e aprovados por meio de Propostas de Súmulas Vinculantes (PSVs), classe processual criada no Supremo em 2008.
PSV 32 - Juros de mora em precatório
Por maioria, o Supremo aprovou verbete que consolida jurisprudência firmada no sentido de que não cabe o pagamento de juros de mora sobre os precatórios (pagamentos devidos pela Fazenda Federal, estadual e municipal em virtude de sentença judicial), no período compreendido entre a sua expedição – inclusão no orçamento das entidades de direito público – e o seu pagamento, quando realizado até o final do exercício seguinte, ou seja, dentro do prazo constitucional de 18 meses. Somente o ministro Marco Aurélio foi contra a aprovação do verbete.
Verbete: “Durante o período previsto no parágrafo primeiro do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos”.
PSV 36 – Inelegibilidade de ex-cônjuges
Também por maioria, o Supremo aprovou verbete que impede ex-cônjuges de concorrer a cargos eletivos caso a separação judicial ocorra no curso do mandato de um deles. O ministro Marco Aurélio ficou vencido por acreditar que eventual vício na dissolução do casamento deve ser “objeto de prova”.
Verbete: “A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”.
PSV 40 – Taxa de coleta de lixo
Por unanimidade, o Supremo aprovou verbete que confirma a constitucionalidade da cobrança de taxas de coleta, remoção e destinação de lixo tendo por base de cálculo a metragem dos imóveis.
Verbete: “A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o art. 145, II, da CF.”
PSV 42 – GDATA
Por maioria, o Supremo aprovou súmula vinculante que reconhece o direito de servidores inativos de receberam a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa (GDATA). O ministro Marco Aurélio foi contra a aprovação do verbete. Para ele, a Constituição Federal permite tratamento diferenciado entre servidores da ativa e os inativos.
Já o ministro Dias Toffoli afirmou que a súmula vai acabar com processos múltiplos sobre o tema. Ele registrou inclusive que quando era advogado-geral da União editou súmula para impedir que a advocacia pública continuasse recorrendo de decisões que autorizavam o pagamento da gratificação, após decisão do Supremo que aprovou a legalidade da GDATA. Dias Toffoli exerceu o cargo de advogado-geral da União antes ser empossado ministro do Supremo, no último dia 23.
Verbete: “A Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa – GDATA, instituída pela Lei 10.404/2002, deve ser deferida aos inativos nos valores correspondentes a 37,5 (trinta e sete vírgula cinco) pontos no período de fevereiro a maio de 2002 e, nos termos do art. 5º, parágrafo único, da Lei 10.404/2002, no período de junho de 2002 até a conclusão dos efeitos do último ciclo de avaliação a que se refere o art. 1º da Medida Provisória 198/2004, a partir da qual para a ser de 60 (sessenta) pontos.”
PSV 21 – Depósito prévio
Por unanimidade, o Supremo aprovou súmula vinculante que impede a exigência de depósito prévio ou de arrolamento de bens como condição para apresentar recurso perante a Administração Pública.
Verbete: “É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo”.

Aécio mantém cobrança por decisão e descarta ser vice


Numa conversa na noite de quarta-feira, os governadores de Minas, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, voltaram a divergir sobre os prazos do processo de escolha do candidato do PSDB à sucessão presidencial, informa reportagem de Breno Costa e Catia Seabra, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, Aécio manteve a cobrança por uma decisão até o fim do ano e descartou a possibilidade de ser vice de Serra. Ele telefonou para Serra sob pretexto de discutir a produção do programa do partido, que vai ao ar no mês que vem.

Interlocutores do mineiro informaram que Aécio aproveitou para deixar claro que não tem a menor disposição de ser vice --cenário visto como ideal por aliados do governador de São Paulo. Em resposta, Serra teria alegado nunca ter defendido, publicamente, essa possibilidade.

A Folha informa que Aécio manteve a intenção de lançar sua candidatura ao Senado em dezembro, caso não haja definição pública de Serra e do PSDB dentro dos próximos dois meses. Já Serra manteve sua disposição de esticar a corda até março

Halloween não é uma festa cristã


Eu sei que pode parecer loucura tudo que vou falar aqui, mas é importante que você leia e assim fique um pouco por dentro do que siginifica a “festa” da noite das bruxas, ou halloween que a cada dia se torna mais popular.

Essa festa é muito antiga e teve origem no termo irlandês “All hallow’s eve”, que quer dizer “véspera do dia de Todos os Santos”, pois no dia 1º de novembro celebra-se essa festa. O problema é que esta data coincidia com uma comemoração dos povos celtas, onde viviam os druidas que acreditavam que na noite do dia 31de outubro que marcava o final do verão e a última colheita do ano, os mortos voltavam nas casas para pedir comida.*

O costume da festa foi trazida há muito tempo atrás para os EUA pelos Irlandeses, que fugiam de uma difícil situação que seu país enfrentava, só que o cinema Hollywoodiano passou a dar a essa festa uma outra conotação e transformou-a num verdadeiro “carnaval do terror”, onde desfilam fantasmas, esqueletos, vampiros, bruxas e monstros e isso fez com que se gerasse um enorme consumismo ao redor dessa data. Porém para nós que somos cristãos e moramos no Brasil, essa não é a melhor forma de se comemorar o dia dos santos, primeiro porque não faz parte da nossa cultura, mas é algo copiado dos Estados Unidos, nós temos nossa própria cultura que é linda e precisamos ser mais autênticos e não ficar aceitando tudo que vem de fora sem saber se isso é realmente bom para nós. Segundo porque o ocultismo e o satanismo estão por trás de cada uma dessas figuras assombrosas, das quais as pessoas se vestem. Nós, cristãos, acreditamos na ressurreição e não em mortos que voltam para aterrorizar os vivos. Terceiro: Jesus nos deu exemplo de bondade e amor, sendo assim, é facil perceber que não é legal exigir doces dos outros para não que não lhe causemos algum encômodo (travessuras), nós precisamos amar de graça e abandonar qualquer atitude má.
Maiores informações :
http://blog.cancaonova.com/bemdahora/2009/10/28/3029/

Projeto propõe auxílio financeiro para adoção de irmãos


A Câmara analisa o Projeto de Lei 5511/09, da deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), que institui auxílio financeiro para a adoção de crianças e adolescentes irmãos. Para receber o auxílio, o adotante deverá apresentar requerimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Pelo projeto, o auxílio será de um salário mínimo para adoção de dois irmãos; de dois salários mínimos para três irmãos; e de três salários mínimos para quatro irmãos. O benefício deverá perdurar até a maioridade (21 anos), podendo ser prorrogado até os 24 anos, se comprovadas matrícula e freqüência em curso de nível superior. As despesas decorrentes, pela proposta, correrão por conta do ministério.
Adaptação mais rápida
Para Solange Almeida, está comprovado que a capacidade de integração com a nova família é muito maior no caso das crianças serem irmãs. "Estar juntos lhes dá segurança para construir o seu lugar na dinâmica familiar; a chegada de um grupo de irmãos adotados em sua nova família não é a mesma de uma criança apenas, por vezes assustada com o novo mundo desconhecido", diz a deputada, acrescentando que a adoção conjunta de irmãos proporciona uma adaptação mais rápida e fácil.
O auxílio financeiro, prevê Solange Almeida, vai incentivar as pessoas a adotar irmãos, o que muitas vezes não fazem por dificuldades financeiras. "Vamos reduzir o número de crianças e adolescentes em internatos e orfanatos, onde as possibilidades de receber carinho e afeto são poucas", disse.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

Para a Câmara, sucessão presidencial está indefinida

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
70ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente
Brasília – DF, 20 a 22 de outubro de 2009
Análise de Conjuntura - Conselho Permanente da CNBB
Não é documento oficial da CNBB





Notícias do Congresso Nacional


Para a Câmara, sucessão presidencial está indefinida


Uma Pesquisa realizada entre os dias 29/09 e 01/10, com 314 deputados federais representando 19 partidos políticos, mostra que é ainda difícil apontar um favorito para a disputa presidencial de 2010. Perguntados sobre quem vai ganhar as eleições para presidente em 2010, 37,89% responderam que ainda é cedo para dizer. Apesar de liderar as pesquisas de intenção de voto, na Câmara, José Serra aparece atrás de Dilma Rousseff como o provável vencedor. Enquanto 22,60% dizem que Serra tem mais chances, 27,39% apostam na ministra, candidata do presidente Lula. Ciro Gomes teve 3,18%. Marina Silva e Aécio Neves foram citados por 2,22%, cada.
Os deputados dos partidos que não têm candidato à Presidência acham que o favorito para vencer as eleições de 2010 é o governador José Serra, escolhido por 22,82% dos parlamentares. Dilma passa a ter 12,50% e Aécio aparece com 2,17%. Ciro Gomes e Cristovam Buarque ficam com 0,54%, cada.
O PMDB, uma das legendas mais cobiçadas por PT e PSDB, está completamente dividido. Dos 51 deputados federais consultados, 19,60% responderam que Dilma deverá ser eleita. O mesmo número citou que Serra tem mais chance. Disseram que ainda é cedo ou não sabem, 49,01%. No PT, dos 62 deputados consultados, 61 citaram Dilma como favorita. No PSDB, dos 40 ouvidos, 27 apontaram Serra, seis responderam que não sabem, quatro disseram que ainda é cedo, dois citaram Aécio e um, Ciro Gomes.

PP retarda apoio a Dilma Rousseff


O Partido Progressista (PP) é uma das legendas que apóiam o governo Lula no Congresso, mas não anda muito feliz. Seu presidente, Francisco Dornelles (RJ), tem reclamado do tratamento dado por Lula aos Estados produtores de petróleo, como o Rio de Janeiro, na partilha dos royalties do pré-sal.

O encontro com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na noite de anteontem, foi considerado, pela cúpula da campanha da ministra à Presidência da República, como a recepção mais fria que ela recebeu das legendas aliadas ao governo.

O senador Francisco Dornelles
Em entrevista ao Portal IG, Dornelles avisa que o partido não decidirá tão cedo se apóia ou não Dilma, e que o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves, vem ganhando espaço.

iG - O senhor é primo do Aécio e muito amigo do governador de São Paulo, José Serra, com quem se entendeu muito bem quando ambos eram ministros de Fernando Henrique Cardoso. O PP vai apoiá-los?

Francisco Dornelles - Não se faz política por parentesco ou amizades. Partidos não têm parentes, têm aliados e adversários. O Serra nunca chamou o PP para conversar. Nem em São Paulo. Eu e ele, por exemplo, somos amigos, mas não nos falamos desde o governo FHC. Já o Aécio é diferente, convidou o PP a visitá-lo em Minas Gerais, teve um excelente encontro com o partido. Hoje, se formos fazer um levantamento, pode-se dizer que o Aécio já teria o apoio de uns oito diretórios, enquanto o Serra teria um só. Mas a ministra Dilma não está mal, tem uns 18 diretórios estaduais simpáticos à sua candidatura.


Fonte : PORTAL IG

Atenção jovens sobralenses




Jovens de todo o país já podem se inscrever, via internet, a partir de hoje (28), para participar de um curso de ensino a distância que dará oportunidade de atuar no mercado profissional de animação.

O projeto, intitulado AnimaEdu, é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual, Infraero e a produtora OTTO Desenhos Animados.

O programa foi lançado na quarta-feira, 28, quando é comemorado o Dia Internacional da Animação, com eventos em 400 cidades do Brasil e 30 países.

Para participar da iniciativa não precisa entender de animação. Basta ter idade mínima de 16 anos, computador com acesso à internet, scanner e noções de desenho.

As atividades, que abrangem 18 módulos, vão começar em novembro e serão concluídas em janeiro de 2010. Para ser incluído na primeira turma é preciso fazer a inscrição no site www.animaedu.com.br.

O curso é gratuito e tem duração de nove a 16 semanas, com aulas com duração de uma hora, acompanhadas por tutores, duas vezes por semana.

O material didático, contendo textos, exercícios e manuais, será disponibilizado no site do AnimaEdu e só poderá ser acessado por jovens matriculados no curso. Ao final, cada aluno ganhará um certificado de participação. A primeira turma será formada em caráter experimental, mas a idéia é que depois o projeto passe por ajustes para atender a um público mais diversificado.

Segundo os organizadores do projeto, os formandos poderão trabalhar na realização de curtas metragens para publicidade, material destinado à internet e a empresas da área de desenho animado.

Patrus reafirma que programas sociais do governo têm combatido assistencialismo


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, voltou a defender hoje (30) as políticas sociais adotadas no país durante o 4º Seminário sobre Desenvolvimento Econômico que termina hoje no Itamaraty, em Brasília.

Segundo ele, o governo tem combatido, assim, o assistencialismo ao primar pelo atendimento à população de baixar renda como um direito das pessoas com maior vulnerabilidade social.

“Em países como a Áustria, nos países escandinavos, quem ganha menos de um certo nível recebe uma complementação de renda”, afirmou, lembrando que não houve críticas a esses programas de proteção social, pois representam, segundo ele, a busca pela igualdade e pela inclusão.

Para Patrus Ananias, à medida que as pessoas e as famílias melhoram as condições de vida os programas sociais irão sendo aperfeiçoados e ampliados.

“Sempre com o objetivo de assegurar uma sociedade que garanta um patamar comum de direito e oportunidades iguais para todos. Não se trata apenas de reduzir a pobreza extrema, que no primeiro momento foi importante.”

O ministro defendeu ainda que uma criança desde o momento da concepção tenha toda a cobertura social, incluindo mãe e família, como alimento, educação, acompanhamento médico-hospitalar e creche. “O Brasil tem uma dívida social alta. A pobreza vem de longe com herança da escrivadão, da colonização, da brutal concentração de terra e de renda. O que nós estamos fazendo é buscar um equilíbrio que, a meu ver, deve ser muito mais avançado.”

Avião desaparecido fez pouso forçado em rio, diz Força Aérea



Brasília - O Comando da Aeronáutica informou que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) desaparecida desde ontem (29) e localizada hoje (30) fez um pouso forçado no Rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as aldeias Aurélio (da tribo dos matis) e Rio Novo (da tribo dos murgos). Ainda de acordo com a Aeronáutica, há indícios de que um dos ocupantes do avião tenha morrido.


A Aeronáutica confirmou a informação divulgada há pouco, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de que nove das 11 pessoas a bordo do avião sobreviveram e que um militar permanece desaparecido. Segundo o comando, os nove sobreviventes passam bem. A Funasa havia divulgado também que um dos técnicos da instituição está preso às ferragens do avião – não se sabe se vivo ou morto.


De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave C-105 Amazonas, que participava das operações de busca, localizou o avião desaparecido às 9h40 (horário local), 11h40, no horário de Brasília.


A aeronave Caravan C-98, que partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM), havia sido inicialmente localizada por índios da tribo dos matis e, em seguida, a FAB enviou aeronaves para o local.

Pesquisa sobralense é escolhida melhor do Brasil


No inicio do 2º semestre de 2009 ficamos felizes com a divulgação de que a pesquisa desenvolvida por nossa amiga Clara Mítia, da Comunidade Coração de Maria, tinha sido escolhida como melhor experiencia estadual, e concorreria a nível nacional, agora saiu o resultado nacional e o projeto “Desenvolvimento de sorvete probiótico de leite de cabras fermentado com Lactobacillus acidophilus adoçado com mel de abelhas”, realizado por ela que é aluna do curso Superior de Tecnologia em Alimentos, do Campus Sobral, foi reconhecido como melhor do Brasil.

Parabéns!!
É a competência sobralense ocupando o Cenário Nacional.
Hoje teremos palestra da Clara na Agrinorte e também na oportunidade será servido o sorvete desenvolvido por ela para degustação, será uma delicia.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Queda de 46,3% nas notificações de casos de dengue


As notificações de casos de dengue em todo o país subiram para 406.883 até agosto. Até julho, o total chegava a 387.158. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve queda de 46,3% no número de registros da doença em relação ao balanço do mesmo período de 2008, quando havia 758.051 casos.

Cinco estados brasileiros apresentaram um aumento significativo de casos: Acre (de 2.141 para 18.106), Bahia (de 33.541 para 101.676), Espírito Santo (de 33.403 para 50.482), Mato Grosso do Sul (de 4.065 para 12.441) e Mato Grosso (de 10.504 para 35.501).

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu que a pasta já tinha conhecimento do risco apresentado por cada um dos estados e afirmou que os governos estaduais têm a sua parcela de culpa. “Eles têm a responsabilidade de monitorar os municípios e de manter uma ação local. Não é uma questão de acusar alguém, mas de aprender com os erros e aperfeiçoar estratégias”, disse.

Abertas as Inscrições para Residência em Medicina de Família e Comunidade


Estão abertas as inscrições para a nova turma de residentes de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral. A residência está incluída no Sistema de Saúde-Escola do município, tem preceptores vinculados à UFC e é credenciada pela Comissão Nacional de Residências Médicas. São 12 vagas, o valor da bolsa é R$ 6.500,00 e suas atividades terão início em fevereiro de 2010. O edital de seleção se encontra no site :
http://www.sobral.ce.gov.br/sec/saude/index.html

Congresso aprova recursos extras para 600 agências do INSS


O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) aprovou nesta manhã,(29) um crédito suplementar (PLN 45/09) para os ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no valor global de R$ 919,8 milhões.

A maior parte dos recursos deve ser aplicada na ampliação da rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - R$ 526 milhões para instalação e R$ 50 milhões para reformas. Serão instaladas ou reformadas mais de 600 agências do órgão em cidades com mais de 20 mil habitantes.

Os recursos para o combate à fome devem ser aplicados em aquisição de alimentos, apoio à agricultura familiar e instalação de cozinhas populares, entre outras medidas.

A oposição aceitou votar a proposta após intervenção do próprio ministro da Previdência, José Pimentel, que contatou os deputados para explicar-lhes que as obras não poderiam sofrer atrasos.

Para o vice-líder do DEM, deputado Cláudio Cajado (BA), a medida foi importante, mas ele avisou que outros créditos suplementares sem justificativa terão oposição. "As críticas que fiz foram quanto às receitas, que são fictícias e não vão se confirmar. O governo precisa cortar gastos, mas não quer, e aumenta as despesas além do limite", criticou.
Cajado critivou o Governo por mais uma vez, querer aprovar receitas suplementares ao apagar das luzes.

Dos recursos aplicados, R$ 25 milhões serão transferidos entre programas dos próprios ministérios, mas R$ 896 milhões vêm de superávit da arrecadação de 2008, o que foi criticado pela oposição

Novas regras para o exame de validação dos diplomas de médicos formados no exterior


O governo deve publicar no início de 2010 o edital com as novas regras para o exame de validação dos diplomas de médicos formados no exterior. O prazo nunca foi estabelecido, mas, por causa do vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo passou a trabalhar com um período mais longo, uma vez que a responsabilidade pela elaboração de todas as provas é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Até o momento, 21 universidades públicas já aderiram ao chamado projeto piloto de revalidação dos diplomas médicos.

A principal diferença entre o projeto piloto e o processo atual é que os graduados passarão a fazer a mesma prova de validação, no mesmo dia e com o mesmo valor de taxa. Antes das novas regras, cada universidade aplicava uma prova específica. As determinações foram expressas na Portaria Interministerial 865/09.

O assunto foi tema de audiência pública realizada nesta quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Durante o evento, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, declarou que a quantidade de universidades dispostas a adotar as novas regras é um sinal de que o processo "foi bem sucedido" depois de enfrentar uma "resistência forte". Ela não identificou as fontes de pressão, mas o deputado Nilson Mourão (PT-AC), autor do requerimento para a realização da audiência, citou as universidades particulares e o Conselho Federal de Medicina.

Teste de habilidades
Segundo a diretora, a prova será dividida em duas etapas. A primeira, escrita, terá duas fases com intervalo de três horas e 50 questões, sendo 45 de múltipla escolha e cinco discursivas. Quem superar a nota mínima concorrerá posteriormente ao teste de avaliação de habilidades clínicas.

Nilson Mourão sugeriu que estudantes recém-formados pelas universidades brasileiras também façam a prova para efeito de comparação e para impedir que os estudantes formados no exterior sejam "penalizados" por uma prova muito mais difícil do que o conhecimento médio dos profissionais da área. A proposta, porém, não foi encampada pela diretora do Ministério da Saúde.

Linha Branca continua com o IPI reduzido


Conforme o Blog adiantou na semana passada, O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (29) que o governo vai prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da chamada linha branca, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar, por mais três meses. A medida valerá, no entanto, apenas para os produtos com baixo índice de consumo elétrico, aqueles identificados com o selo A ou B do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).


Veja como ficará o IPI para os produtos da linha branca na tabela que valerá de 1º de novembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010:

- geladeiras com selo A: 5% de IPI
- geladeiras com selo B: 10% de IPI
- geladeiras com selo C, D e E voltarão a pagar 15% de IPI

- máquinas de lavar com selo A: 10% de IPI
- máquinas de lavar com selo B: 15%
- máquinas de levar com selo C, D e E voltarão a pagar 20% de IPI

- fogões com selo A: 2% de IPI
- fogões com selo B: 3% de IPI
- fogões com demais selos: voltarão a pagar 4% de IPI

- tanquinhos com selo A: 0% de IPI
- tanquinhos com selo B: 5% de IPI
- demais tanquinhos voltarão a pagar 10% de IPI

Congresso vai promulgar mais verba para educação


O Senado aprovou por unanimidade a proposta de emenda à Constituição que reduz anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União (DRU) incidente sobre os recursos destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Pela PEC 96A/03, a alíquota, que era de 20%, cai para 12,5% no exercício de 2009 e para 5% em 2010. Em 2011, não haverá mais a incidência da DRU na educação. Com o fim da desvinculação para o setor, o Ministério da Educação passará a contar com cerca de R$ 9 bilhões a mais por ano em seu orçamento, segundo informações da instituição. Para 2009 e 2010, a PEC libera verbas extras de R$ 4 bilhões e R$ 7 bilhões, respectivamente.

A proposta é originária da PEC 96/03, cuja primeira subscritora é Ideli Salvatti (PT-SC). Aprovada pela Câmara com alterações, a PEC retornou ao Senado e foi relatada na CCJ por Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Hoje, pelo artigo 212 da Constituição, a União deve aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino anualmente nunca menos de 18%, e os estados, o Distrito Federal e os municípios, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos provenientes de transferências.

Uma das modificações feitas na Câmara exige educação básica obrigatória e gratuita dos 4 anos aos 17 anos de idade, assegurada, inclusive, sua oferta para todos os que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada. Essa medida deverá ser implementada progressivamente, até 2016, nos termos do Plano Nacional de Educação, com apoio técnico e financeiro da União. A PEC aprovada também alterou o percentual de desvinculação da DRU para o exercício de 2009, que era de 10% na proposta original. Para Lúcia Vânia, os aprimoramentos oferecidos pela Câmara são "oportunos e cruciais para o bom emprego dos recursos que serão restituídos à educação".

Venezuela no Mercosul.


A Venezuela está mais próxima do Mercosul. Por 12 votos a 5, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (29), o protocolo de adesão do novo sócio ao bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Para que o país se torne membro efetivo, ainda será necessária a aprovação do protocolo - já aceito pelos Parlamentos da Argentina e do Uruguai - pelo Plenário do Senado e pelo Congresso do Paraguai.

O voto contrário à adesão da Venezuela ao Mercosul, apresentado pelo relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDDB-CE), foi rejeitado por 11 votos a 6, com uma abstenção. Em seguida, foi apresentado um voto em separado - assim chamado o relatório contrário ao apresentado pelo relator original - elaborado pelo líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi aprovado.

O tema foi debatido por 19 senadores durante três horas e meia, antes do início da votação. Ao final do debate, Jereissati chegou a sugerir um acordo, por meio do qual se colocaria em votação, paralelamente ao protocolo, uma declaração em defesa da democracia e dos direitos humanos na Venezuela, segundo sugestão apresentada pelo senador Flávio Torres (PDT-CE). Mas Jucá preferiu manter a votação em andamento.

ADIADA SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE SOBRAL

A sessão especial que a Câmara de Sobral promoveria nesta sexta-feira, 30, para entrega do Título de Cidadania Sobralense ao humorista Tom Cavalcante, e a entrega da Comenda Cidadão Exemplar Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, ao Sr. Hugo Lopes Cavalcante, foi cancelada.O presidente da Casa, Hermenegildo Sousa Neto,informou na tarde desta quinta (29), no programa Canal Aberto (Rádio Tupinambá), que o homenageado Hugo Cavalcante, pai de Tom, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira, 29, em um hospital de Fortaleza com problemas cardíacos. Ainda segundo Hermenegildo, "seu" Hugo deverá ser submetído ainda no dia de hoje a uma procedimento cirurgico para implantação de um marca-passo. Uma nova data será agendada para breve.

Senado aprova a criação do Fundo Nacional do Idoso


O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei da Câmara do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que institui o Fundo Nacional do Idoso e autoriza a dedução, do Imposto de Renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas, das doações feitas aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso. A informação é da Agência Senado.
A dedução do total da contribuição somada à dedução relativa às doações para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente não poderá ultrapassar 1% do imposto devido.
Na justificação do projeto, Beto Albuquerque argumenta que, com a instituição do incentivo fiscal a favor dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, parcela das pessoas que altruisticamente doavam para instituições voltadas à assistência ao idoso passou a optar pela dedução fiscal.
O relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o projeto expressa "a atenção e o respeito que os idosos merecem, especialmente por aqueles que têm o poder de formular políticas públicas e de alocar alternativamente os escassos recursos públicos".

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro lança a campanha “Eu sou de Cristo”


Na última terça-feira, 27, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, lançou a campanha popular “Eu Sou de Cristo”. A cerimônia foi realizada no alto do morro do Corcovado onde, há 78 anos, está o monumento do Cristo Redentor. Angariar recursos para manutenção da imagem é o objetivo da campanha.
Dom Orani lançou um broche, numa réplica da imagem do Cristo Redentor, que será vendido nas 252 paróquias da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No feriado de 12 de outubro, o arcebispo anunciou a campanha e convocou os cariocas a participarem: “O broche é uma maneira de divulgar ainda mais o Cristo Redentor. Vamos carregar no peito a imagem do Cristo. Em um mundo que se paganiza e que não quer mais ver imagens de Cristo em lugar nenhum, vamos colocá-la no peito e espalhar para todo o Brasil esse sinal de nossa cidade, nosso país e de nossa fé”, afirmou dom Orani.
Transformado em Santuário em 2006, o Cristo Redentor está situado dentro do Parque Nacional da Tijuca e sofre com os desgastes do tempo, além dos fenômenos climáticos, como ventos, chuvas, raios e a incidência do sol. Em recente vistoria técnica realizada no monumento, constatou-se a necessidade urgente da realização de serviços de proteção interna da estrutura do corpo da Imagem e recolocação de parte do revestimento externo e tratamento.
Em 2007, o monumento do Cristo Redentor foi incluído na lista das sete maravilhas do mundo moderno, eleito por uma votação popular pela internet. Em 2009, a versão atualizada do Guiness World Records considerou o monumento como a maior estátua de Jesus Cristo no mundo.

Com Fé na Política: Exemplo de projeto a ser seguido




Criar fóruns permanentes de formação e debates para o acompanhamento dos trabalhos dos políticos eleitos nos 28 municípios que compõem a arquidiocese de Belo Horizonte, este é um dos objetivos do projeto "Com Fé na Política", que será lançado, hoje, 29, no teatro do campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
O encontro de lançamento contará com a participação do arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e dos bispos auxiliares, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da Universidade, e dom Aloísio Vitral, além de representantes dos poderes Legislativo e Executivo do estado.
A iniciativa da arquidiocese parte do princípio de que o poder político é um instrumento que deve servir para a realização do bem comum e do seu significado concreto: a ordem, a justiça, a liberdade, a responsabilidade, a garantia dos direitos e deveres, a estabilidade da paz. O projeto promoverá debates periódicos sobre as políticas públicas locais, propiciando uma maior interação entre a arquidiocese de Belo Horizonte e o poder público. Além disso, o evento possibilitará um rico momento de vivência da fé e da espiritualidade cristã.
O Com Fé na Política se constitui em um somatório de ações de setores vinculados às ações sociais e políticas da arquidiocese, como o Núcleo de Estudos Políticos (NesP), pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Veasp) e pelo Conselho Arquidiocesano Pró-Vida. Esse primeiro encontro terá como objetivo pactuar essas ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Consulta filiação partidária - Filiaweb



O FiliaWeb é uma aplicação e possibilita aos partidos a facilidade na digitação e na administração dos registros dos filiados, bem como na submissão das relações de filiados à Justiça Eleitoral. É extremamente importante entender que o processo de filiação partidária é um ciclo que nunca para, e diz respeito à troca de informações entre os partidos políticos e a Justiça Eleitoral, feita de forma eletrônica e segura por duas aplicações: FiliaWeb e Sistema ELO (sistema exclusivo da Justiça Eleitoral).
Todos os controles necessários à garantia da integridade dos dados são efetivados por esta aplicação, acessada pela Internet no sítio do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/).
A grande novidade é que a versão online do sistema (FiliaWeb) oferece, ainda, a qualquer cidadão-eleitor a possibilidade de consultar e emitir certidão de filiação partidária autenticada eletronicamente.

PT Investe R$ 600 mil em Portal por Candidatura de Dilma

Site terá TV e rádio online e usará redes sociais como twitter e Orkut.



A campanha eletrônica da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai ganhar musculatura. Com um investimento de R$ 600 mil, o PT vai pôr no ar, no próximo dia 5, um novo portal de notícias na internet (www.pt.org.br) que abrigará uma TV e uma rádio online. Além de ser uma importante ferramenta para promover Dilma, o portal - que usará recursos da web 2.0, como os sites de relacionamento twitter e Orkut - trará entrevistas com ministros e, a partir de 5 de julho de 2010, poderá arrecadar doações para a campanha.
fonte:www.r7.com




terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que são Centros de Ação Jovem (CAJ) e Projeto Espaço Jovem?


O Projeto Espaço Jovem desenvolve o protagonismo juvenil, as ações preventivas e a atenção à saúde dos adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos. Já foi implantado em 44 municípios cearenses em parcerias entre as prefeituras e as secretarias da Saúde e do Trabalho e Ação Social. Os Centros de Ação Jovem são espaços cedidos pelos municípios para o desenvolvimento de atividades com adolescentes e jovens.

No Ceará, 23% da população é formada de adolescentes e jovens entre 10 e 19 anos, que somam 1,6 milhão de pessoas. A organização dos serviços de saúde tem como objetivo principal garantir o acesso desse público a ações de promoção à saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças, bem como reabilitação, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por orientação do Ministério da Saúde, para a organização dos serviços devem ser levados em consideração a disponibilidade, a formação e a educação permanente dos recursos humanos, a estrutura física, os equipamentos, os insumos e o sistema de informação, adequando-os ao grau de complexidade da atenção a ser prestada.
O Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes.


A Secretaria da Saúde do Estado está reforçando a promoção e a participação juvenil no exercício da cidadania e nas ações de educação em saúde e prevenção de agravos. Com recursos do Tesouro do Estado foram adquiridos e serão entregues nesta quarta-feira, 28, 10 microcomputadores para implantação de Centros de Ação Jovem (CAJ) em 10 municípios com o Projeto Espaço Jovem já implantado. Receberão microcomputadores para a implantação do CAJ os municípios de Fortaleza, Horizonte, Aracati, Itaiçaba, Amontada, Viçosa do Ceará, Tauá, Novo Oriente, Quixeramobim e Camocim. A entrega será feita no Auditório Waldir Arcoverde, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, a partir das 8 horas.


Blog: Não tomamos conhecimento da ação da Secretaria de Saúde de Sobral com relação ao Projeto Espaço Jovem, precisamos destas parcerias, pois o que temos encontrado em nossas ruas são muitos jovens sem oportunidades, sendo adotados por traficantes e se prostituindo.

Teste de Segurança do Voto eletrônico - eleições 2010


As 26 fichas de inscrições entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por interessados para participar dos testes públicos de segurança do sistema eletrônico de votação das eleições de 2010 foram aceitas pela Comissão Disciplinadora, formada por técnicos da Corte que confirmaram o preenchimento correto e adequado de todos os planos de teste. “Isso nos traz uma expectativa de resultado muito produtivo para o aperfeiçoamento do processo automatizado eleitoral”, comemorou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE Giuseppe Janino.

As 26 fichas correspondem a dez testes – muitos investigadores vão trabalhar em grupo – que pretendem ou quebrar o sigilo do voto ou alterar os votos digitados – por meio de interações com o software, com o hardware da urna eletrônica ou ainda por meio dos procedimentos eleitorais. Os inscritos são profissionais de diversas áreas – ciência da computação, engenharia eletrônica, análise de sistemas e até profissionais em auditoria. A diversidade de abordagens e estratégias pode ser medida pelo prazo solicitado pelos investigadores, que varia de apenas uma hora até quatro dias de trabalho.


Fonte : Centro de divulgação da Justiça Eleitoral

Litro da gasolina cai para R$ 2,39

Foto: Kelly Freitas

O preço da gasolina comum volta a cair em Fortaleza, preconizando o acirramento de uma disputa entre os postos de combustíveis, que historicamente ocorre nos últimos meses do ano. Pelo menos dois estabelecimentos vizinhos, na Av. Virgílio Távora, no setor leste da cidade, comercializavam ontem, o litro do produto na bomba em torno de R$ 2,40, mais precisamente a R$2,398 e o outro a R$ 2,399.
Esta é uma materia do jornal Diário do Nordeste, quando será que, em Sobral, estaremos também divulgando queda no preço da gasolina?