sábado, 26 de setembro de 2009

Campanha nacional de doação de órgãos será lançada no Ceará

O Ceará é o Estado que teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Os dados são daAssociação Brasileira de Transplante de Órgãos. “O modelo do Ceará tem dado certo e deve ser seguido por outros Estados”, afirma o presidente da ABTO, Valter Duro Garcia. Outras boas notícias estão mobilizando gestores, profissionais e a população para aumentar cada vez a doação e ajudar a salvar vidas. O Ceará, que no ano passado inovou e passou a realizar transplantes de medula óssea, vai realizar também de pâncreas. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da redeestadual, recebeu há um mês o credenciamento do Ministério da Saúde. Nos dois últimos anos o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o salto foi maior: 739 transplantes. Esses números e as inovações motivam o lançamento da nova campanha nacional de doação no Ceará. A IX Campanha Nacional deDoação de Órgãos e Tecidos será lançada nesta segunda-feira, 21, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema.

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, afirma que a decisão da ABTO de lançar a campanha no Ceará é um reconhecimento às ações desenvolvidas na sensibilização dos doadores e preparação das equipes transplantadoras. “Temos como meta bater novo recorde detransplantes este ano. Já realizamos 501 até hoje, dia 18”. João Ananias lembra que outro fator que também está contribuindo para o aumento de doadores é a nova estrutura de pessoal da Central deTransplantes do Estado. Antes eram 2 médicos. Hoje são nove e mais cinco técnicos. Isso significa mais equipes envolvidas na captação de órgãos e na preparação de profissionais na capital e no interior. O Secretário comenta que a próxima inovação será a realização de transplantes de pulmão: "estamos batalhando para que o Hospital de Messejana seja credenciado pelo Ministério daSaúde".

A programação da campanha de doação vai até o dia 27 de setembro. Eliana Barbosa, coordenadora da central de Transplantes, destaca o “I curso de capacitação em retirada demúltiplos órgãos” como destaque na programação. A abertura do curso será na mesma solenidadedo lançamento, às 17 horas, de segunda-feira. O objetivo é preparar cirurgiões ainda não envolvidos com a captação de órgãos. As cirurgias experimentais serão feitas em animais. Outro destaque dasemana é a “Caminhada pela vida”, na Avenida Beira-Mar, do antigo hotel Esplanada até a Praça dos Estressados, no domingo, 27, às 8 horas. “Precisamos mobilizar, sem parar, a população para a importância da doação porque tem muita gente esperando essa solidariedade para continuar vivendo”, afirma Eliana Barbosa. Na fila de espera há 1.128 pessoas. Córneas: 657. Coração: 10. Fígado: 157. Rim: 275. Medula óssea: 29.

A programação

21.09.2009 | (segunda-feira)

Lançamento da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos/ Abertura do I Curso de Capacitação em Retirada de Múltiplos Órgãos
Local: Palácio Iracema Av. Dr. Martins Rodrigues, nº 150, Edson Queiroz
Horário: 17h

23.09.2009 (quarta-feira)

Informações a população sobre a Doação de Órgãos e Tecidos com mobilizações nos Terminaisde Ônibus de Papicu, Antônio Bezerra e no Papicu contaremos o Hemoce- doação de medula óssea, através de distribuição de folders.
Local: Terminais de Ônibus
Horário: 7h às 13h

24.09.2009 (quinta-feira)

Mobilizações
Local: Hospitais e Estação João Felipe (Projeto Doar e Prevenir e Hemoce - doação de medula óssea)
Horário: 8h às 16h

25.09.2009 (sexta-feira)

Projeto: Doar e Prevenir é a Continuidade da Vida e Hemoce – doação de sangue e medula óssea.
Local: Praça do Ferreira
Horário: 7h às 12h

27.09.09 (domingo)

Caminhada Pela Vida
Local: Av. Beira Mar (trajeto - Antigo Hotel Esplanada X Praça dos Estressados)
Horário: 8h

fonte: Assessoria de Imprensa da Saúde: Selma Oliveira

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gabriel Chalita pede desfiliação do PSDB e se filia ao PSB




O vereador Gabriel Chalita (SP) anunciou na noite de ontem o desligamento do PSDB e o ingresso no PSB. Chalita informou, em nota oficial, que encaminhou o pedido de desfiliação ao presidente do Diretório Municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo. A filiação ao PSB será em ato público na terça-feira, de acordo com o gabinete de Chalita, em local a ser definido pelo partido.
"A justificativa da minha atitude, que devo, principalmente, aos mais de cem mil eleitores paulistanos que me levaram à honrosa condição de vereador mais votado do Brasil, é de natureza essencialmente político-programática", afirmou ele, na nota. Chalita argumentou que muda de partido "em busca de espaço adequado", que diz não achar no PSDB, para lutar pelas propostas em que acredita.
São elas, segundo o comunicado: "Escola de tempo integral para as redes públicas, instrumento necessário à diminuição das desigualdades sociais; currículos que privilegiem habilidades cognitivas, sociais e emocionais que atendam à complexidade do ser humano; obrigatoriedade do ensino médio, como alavanca das potencialidades dos jovens; integração família-escola como elemento essencial à realização da verdadeira educação, aquela que promove a dignidade do homem".
O vereador de São Paulo, no entanto, não adiantou qual cargo disputará em 2010. "Questões relacionadas à nova vida partidária e a perspectivas eleitorais serão decididas e anunciadas no devido tempo", disse. De acordo com Chalita, sair da legenda que o lançou na vida pública "não foi uma decisão fácil". "Mas até por isso não a tomei sozinho. Amparei-me na irrestrita solidariedade de pessoas e grupos que sempre apoiaram e orientaram minha atuação como homem público", disse. ainda no Twitter Chalita diz: Depois de muita reflexão resolvi deixar o PSDB. Sonho com uma ação política que privilegie o ser humano. Sou educador e carrego esse tema...O PSB, partido de Eduardo Campos, Luiza Erundina,Ciro Gomes, Marcio Franca, Miguel Arraes, Antonio Houaiss etc me acolhe para realizar .
Na página que mantém no Twitter, rede social de microblogs, Chalita deixou mensagens de agradecimento. "Obrigado pelas mensagens de carinho e confiança. Amigos nos ajudam a continuar... Quebrar pedras e plantar flores, com Cora Coralina", declarou hoje. Referindo-se à ideologia socialista, o vereador afirmou acreditar no socialismo pregado na nova encíclica do papa Bento XVI, que fala da "socialização da fraternidade". "É nesse socialismo que acredito. Democrático. Humanista", garantiu. "Carrego comigo meus valores humanistas e alimento a esperança de contribuir para a construção de uma historia mais digna, ética e terna", explicou.

Caneta da Fé, Setembro mês da Bíblia


A mãe de Raquel, uma menina de sete anos, ficou surpresa ao ver a filha com seu novo livro de histórias bíblicas, circulando, com uma caneta, a palavra Deus toda vez que esta aparecia.
Reprimindo seu desejo de repreender a menina por estragar o livro novo, calmamente a mãe perguntou: “Por que você está fazendo isso?”
Raquel respondeu objetivamente: “Para que eu saiba onde achar Deus na hora que eu precisar dele.”
Apesar da ingenuidade da criança, ela teve a idéia certa.
Nas horas de grande aflição, precisamos saber onde achar, na Bíblia, a ajuda do Senhor.
Quantas vezes, ao enfrentar uma grande provação, ficamos desnorteados sem saber o que fazer e a quem buscar para aliviar a pressão que nos envolve e para nos orientar sobre que decisões tomar.
Como um manual de consolo e socorro espiritual, a Palavra de Deus nos traz as respostas que certamente darão paz e alegria aos nossos corações mesmo nas horas de grandes tormentas.
Quando estivermos enfrentando uma prova de enfermidade, apresentemos tudo ao Médico dos médicos que afirmou: “Eu Sou o Senhor que Te sara.”
Ao enfrentar o desemprego ou a falta de dinheiro para algo importante, apeguemos à palavra: “Deus suprirá todas as vossas necessidades.”
Se as forças nos faltam e tudo parece perdido, alegremo-nos e descansemos diante do Pai que nos diz: “Sou Teu Deus; Eu Te fortaleço, e Te ajudo, e Te sustento.”
Se nos sentimos abandonados por tudo e por todos, confiemos no que disse o Senhor Jesus: “Eis que Eu estou convosco todos os dias.”
Precisamos circular as promessas maravilhosas de Deus com a caneta de nossa fé e trazê-las coladas bem junto aos nossos olhos espirituais para que a elas recorramos todas as vezes que forem necessárias.
A sua caneta de fé está carregada? Você a tem usado? Abasteça sua caneta da fé.
Quantas vezes nós deixamos nossa caneta da Fé sem tinta, ou mesmo ela cheia de tinta nós preferimos nos entregar ao descaso, a falta de confiança, e meio que colocamos nosso Deus de lado, achando que somos capazes de resolver nossos problemas por menores que possam ser, sozinhos, sem a ajuda do pai celestial, não adianta ter a caneta da Fé, com ou sem tinta, se não, nos colocamos a disposição de usar, de praticar, e olhar a fé desta garota, circulando na bíblia, a palavra Deus para achar quando dele precisar, e você meu irmão, onde esta procurando a ajuda para resolver seus problemas, onde esta Deus para você????
Leia a bíblia! E use a sua caneta da fé!
Tenham todos um ótimo fim de semana !!!

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL QUER DELEGACIA DA POLICIA FEDERAL EM SOBRAL


O Ministério Público Federal (MPF), em Sobral, representado pelos procuradores da República, Ricardo Magalhães de Mendonça e Fernando Braga Damasceno, se reuniu esta semana com a Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza, para solicitar que sejam executadas as diligências necessárias para a apuração da materialidade e autoria de crimes investigados em nossa região.Aproveitando a visita, os procuradores discutiram com o superintendente da PF, Aldair da Rocha, a implantação de uma delegacia da Polícia Federal em Sobral.O posto policial do município conta apenas com um delegado federal, o que traz prejuízo às diligências realizadas pela unidade. De acordo com informações levantadas pelo MPF/CE em procedimento administrativo, houve uma redução de aproximadamente 50% no quadro de policiais à disposição da unidade, quando o ideal seria pelo menos três delegados, como também um número de policiais compatíveis com a demanda.
(com informações da assessoria de imprensa do MPF/CE)

Meu único adversário se chama Serra, diz Ciro Gomes

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) defendeu, em Florianópolis, a união da base governista em prol de dois candidatos à disputa pelo Palácio do Planalto em 2010. Falando como pré-candidato, Ciro afirmou que não se vê em antagonismo político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acrescentando que a base governista deve trabalhar fechada. "O meu único adversário neste momento se chama volta ao passado. E este passado se chama Serra (o governador tucano de São Paulo José Serra). Ele foi ministro do Fernando Henrique Cardoso e eles construíram uma agenda perversa para o País", declarou em entrevista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Sobre a última pesquisa CNI/Ibope em que aparece empatado em segundo lugar com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, pré-candidata petista, Ciro destacou que o indicativo envolve muita precariedade e que seu compromisso está em buscar na sociedade um reconhecimento daquilo que ele é a partir de um desenho novo que pretende defender para o Brasil. "Eu vejo estes números preliminares com gratidão, porém quase nada tem a ver com o que ainda vai acontecer", declarou.

fonte:www.opovo.com.br

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Homenagem ao Centro Cultural Dom José

O presidente da Câmara Municipal de Sobral, Francisco Hermenegildo Sousa Neto, tem a honra de convidar vossa exelência e digníssima família para a sessão especial de entrega da comenda DOM JOSE TUPINABÁ DA FROTA.
Agraciado: Centro Cultural Dom José Tupinabá da Frota
Data:24 de setembro 2009 (Hoje)
Local: Câmara Municipal de Sobral- Plenario 5 de julho
Praça Dom Jerônimo, s/n - centro
hora: 18:00

Um protesto a la tapa buraco

O deputado estadual Ferreira Aragão (PDT) apresentou, na Assembleia, um nota de repúdio ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. No conteúdo, a nota fala da “discriminação ” que “o ministro comete contra o povo do nosso Estado”.
Ferreira Aragão diz que ”foram construídas estradas na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão, enquanto nada foi feito no Ceará”. Para o pedetista, se o ministro tem algum problema com o governador Cid Gomes, não tem o direito de “descontar” no povo cearense.
“A solução é fechar as entradas do Ceará e ser repercussão nacional. Como se pode pensar em crescimento sem estrada? Estamos sendo tratados de forma diferente”, reclama o pedetista.
VAMOS NÓS – Foi preciso o governador Cid Gomes (PDT) reclamar da eterna buraqueira nas rodovias federais cearenses para que a turma da sua base política reagisse. Puxa vida!
fonte:blog.opovo.com.br

GREVE DOS BANCÁRIOS

Bancários entram em greve hoje por tempo indeterminado. Esta foi a decisão da assembléia reunida ontem à noite no Sindicato dos Bancários do Ceará. Até o momento, a adesão é de 641 grevistas no Estado. No Brasil, já deflagraram o movimento bases sindicais de todas as região do país. São Paulo, Rio, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Amazonas foram os primeiros a manifestaram os resultados das votações.Em Fortaleza, os bancários devem paralisar a 166 agências dos bancos públicos e privados, mas os 421 postos de atendimento funcionam.Do mesmo modo no Interior, onde os servidores dos 362 bancos entram em greve enquanto os 860 postos com caixas eletrônicos atendem a demanda de pagamentos de boletos, saques, depósitos e transferências.

fonte: sobral de prima

Cid mostra-se favorável ao imposto da saúde e a redução da jornada de trabalho

Cid mostra-se favorável ao imposto da saúde e a redução da jornada de trabalho
Postado em 23 de setembro de 2009 às 13:31 por Luiz Henrique Campos
O governador Cid Gomes falou hoje pela manhã durante quase duas horas no evento comemorativo aos 90 anos do Centro Industrial do Ceará (CIC). Apesar de ter sido informal a maior parte do tempo e arrancado vários risos da plateia, o governador mostrou-se contrário a dois pleitos da entidade ao ser questionado pelo presidente Robson de Castro.
Em um deles, a redução da jornada de trabalho, disse ser favorável a uma redução gradativa, não afastando, porém, essa possibilidade. Já em relação ao novo imposto para a saúde, Cid afirmou que é favorável, criticando os que defenderam a retirada da CPMF. Ele destacou que não há como gerir essa pasta sem dinheiro. Sobre o discurso de as verbas da CPMF não estavam sendo direcionadas a saúde, declarou que seria melhor criar mecanismos para que essa transferência acontecesse. “Mas não acabar com a verba”.

fonte:www.blog.opovo.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Atividade Marca a Semana da Árvore em Sobral


Como parte das comemorações da Semana da Árvore, a Embrapa Caprinos e Ovinos está realizando juntamente com algumas escolas municipais o plantio de mudas nativas na área do Parque Ecológico Lagoa da Fazenda. Alunos do 6º e 7º ano das escolas Raul Monte (Betânia) e Sen. Carlos Jereissati (Sinhá Sabóia) estão entre os convidados do projeto que tem como objetivo, estimular à população sobralense, o uso do espaço do parque para atividades como a promoção de oficinas ambientais

Vereadores trocam carro por bicicleta




Parlamentares de Fortaleza aderiram ao Dia Mundial Sem Carro e foram de bicicleta até a Câmara Municipal.




Para não deixar passar em branco o Dia Mundial Sem Carro, seis vereadores de Fortaleza decidiram abandonar, ontem, seus automóveis e ir trabalhar de bicicleta. Superando a certa falta de condicionamento físico, os parlamentares pedalaram do supermercado Pão de Açúcar & filial Antônio Sales - com destino à Câmara Municipal e não fizeram feio. Em menos de dez minutos, chegaram ao local de trabalho para mais uma sessão ordinária, depois de sentir na pele a dificuldade que é andar de bicicleta pelas ruas de Fortaleza. De calção e camisa de malha, um sétimo vereador chegou a ir ao ponto de partida, mas não seguiu com os seus colegas parlamentares. Tratava-se do líder da prefeita na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT). O petista argumentou que havia participado, anteontem, de uma reunião que varou a noite, não tendo, assim, tempo para ``arranjar`` uma bicicleta. Mesmo assim, o parlamentar não perdeu a oportunidade de aparecer na foto. Pediu emprestada a bicicleta de um assessor do vereador João Alfredo (Psol) e pedalou por alguns metros. Questionado sobre a atitude, justificou-se: ``Eu estou aqui só para dar um apoio``. Meio sem jeito, despediu-se e acabou indo de carro até a Câmara. Sem a companhia do petista, os vereadores Guilherme Sampaio (PT), João Alfredo, Joaquim Rocha (PV), Marcelo Mendes (PTC), além do presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), seguiram juntos pela avenida Washington Soares até a sede do Legislativo. Sem demonstrar muita intimidade com a sua bicicleta, o vereador Adelmo Martins (PR) não conseguiu acompanhar o grupo. O motivo: há 25 anos não andava de bicicleta. Para aumentar a dificuldade, postes na ciclovia localizada na avenida Rogaciano Leite - que dá acesso à Câmara - atrapalharam o percurso de Adelmo. ``Eu acho que esse é um momento importante para corrigir isso``, defendeu. Já no pátio da Câmara, vereadores da oposição que participaram da curta bicicleata - 3,7 km - reclamaram da falta de estrutura para o deslocamento de bicicleta. ``A cidade está totalmente despreparada para o transporte ecológico``, protestou João Alfredo.
fonte: jornal o povo

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hino Nacional agora é obrigatório nas escolas


“O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira (21) uma lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas públicas e privadas de todo o país. A regra vale para os alunos do ensino fundamental. A obrigatoriedade vale a partir desta terça-feira (22), quando a sanção será publicada no Diário Oficial.
O presidente assinou a lei em sua residência em São Paulo, de onde despacha para conciliar o trabalho e o tratamento contra o câncer. A lei sancionada por Alencar altera a lei 5.700 de 1971, que estabelece regras para uso dos símbolos nacionais. Segundo a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, Alencar deve retomar amanhã às sessões de quimioterapia. Contudo, não há horário definido para o tratamento.
Alencar foi internado na última quinta-feira (17) devido a um quadro de pancitopenia – quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue. Ele teve alta no sábado (19), por volta das 11h. Ao deixar o hospital, Alencar informou que se sentia bem e disse estar otimista com a retomada do tratamento tradicional.”
(Com Agências)