sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Selo comemora 20 anos do SUS




Os Correios, em parceria com o Sistema Único de Saúde – SUS, lançaram,dia 12 de agosto, selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos aos 20 anos do SUS, completados em 2008. O lançamento ocorrereu durante a 200ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde - CNS, às 10h, no Auditório do CNS (Esplanada dos Ministérios – anexo do Ministério da Saúde – 1º andar), em Brasília. estavam presença o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, e o presidente dos Correios, Carlos Henrique Almeida Custódio, entre outras autoridades.

O selo personalizado é composto por duas partes: a primeira traz, como pano de fundo, foto da bandeira brasileira tremulando ao vento e, à direita, em primeiro plano, o mapa do Brasil preenchido por ipês amarelos. A segunda parte da peça filatélica apresenta a logomarca comemorativa dos 20 anos do SUS, nas cores azul e branco.

A tiragem do selo é de 242.004 unidades, que serão distribuídas aos participantes do evento e também utilizadas nas correspondências enviadas pelo SUS.

Trem colide com ônibus do Forró Mala Mansa em Sobral


Integrantes da banda de forró Mala Mansa tomaram um susto por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira, na BR-222, em Sobral (Zona Norte). O ônibus que levava o grupo para um show naquela região do Estado colidiu com um trem que, segundo membros da banda, estaria com as luzes apagadas.

Não houve vítimas, mas apenas danos materiais em parte do ônibus, segundo a Polícai Rodoviára Federal. O grupo Mala Mansa encontra-se em Sobral aguardando a chegada de outro ônibus para dar continuidade ao roteiro de shows.

Convite especial


Tudo pronto para a posse de Dom Fernando


No próximo domingo, dia 16, tomará posse como novo pastor da Igreja particular de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, OSB. A celebração de posse acontecerá na Igreja da Madre de Deus, bairro do Recife, às 16h. Em seguida, haverá a celebração da Santa Missa, na Praça do Marco Zero, presidida por dom Fernando. A expectativa dos organizadores é que mais de 30 mil pessoas estejam presentes.

A solenidade da Posse Canônica marca a transferência do cargo de arcebispo de dom José Cardoso Sobrinho, O Carm, para dom Fernando. Na ocasião estarão presentes além de dom José e dom Fernando, o Núncio Apostólico, dom Lourenzo Baldisseri, o presidente da CNBB Regional NE 1 e arcebispo de Fortaleza - CE, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, o presidente da CNBB Regional NE 2 e arcebispo de Maceió - AL, dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O Carm, o Colégio de Consultores da Arquidiocese, e também, representantes do clero de Sobral - CE. Além das autoridades eclesiásticas, também estarão presentes algumas autoridades civis, como os governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Pernambuco, Eduardo Campos, membros das diversas comunidades de Sobral, também estaremos presente.

Devido ao tamanho da Igreja da Madre de Deus, o acesso ao templo será restrito às autoridades civis e eclesiásticas, e a imprensa. O padre Luciano Brito, um dos componentes da comissão responsável pela posse, garante que os leigos poderão participar de toda celebração, da Praça do Marco Zero. "Aos leigos pedimos que cheguem cedo e se dirijam diretamente ao Marco Zero, lá haverá a apresentação de um ministério de música, e na hora da Posse todos poderão assistir a celebração por meio de telões", orienta. Outra recomendação é com relação ao trânsito, as ruas próximas à Madre de Deus e ao Marco Zero estarão interditadas, das 14h às 23h do domingo.

Terminada a celebração da Posse, o clero e os seminaristas sairão em cortejo litúrgico da Madre de Deus em direção ao Marco Zero. Lá, dom Fernando celebrará sua primeira Missa como arcebispo.

Merenda escolar adequada para estudantes diabéticos, hipertensos e com anemia.


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou nesta terça-feira, 11, proposta que obriga as escolas públicas a disponibilizar merenda escolar adequada para estudantes diabéticos, hipertensos e com anemia, que precisam se submeter a dietas específicas.
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura (CEC) ao Projeto de Lei (PL) 6483/06, que previa o fornecimento de merenda diferenciada apenas para diabéticos.
Como a proposta tramita em caráter conclusivo, se não houver recurso, será encaminhada para análise do Senado Federal (SF).

Vacina contra a gripe A


O Brasil recebeu nesta terça-feira, 11, os primeiros lotes da matéria-prima para a produção de vacinas contra a gripe A, que deve começar em outubro.
Segundo o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, responsável pela produção, o processo de elaboração da vacina para gripe comum é o mesmo, e será apenas preciso adaptá-lo ao novo vírus. Ele avaliou que o Brasil será pressionado para atender os países vizinhos, pois não há outra fábrica de vacinas contra gripe na América Latina.
O Ministério da Saúde está negociando a importação de 17 milhões de doses da vacina, além do que poderá ser produzido no Butantan. Mas não podemos descuidar de nenhuma das gripes, ou teremos aumento da mortalidade com a gripe sazonal, e o problema não será este ano, mas nos próximos anos, disse Raw.
Temporão declarou que a saúde brasileira retardou ao máximo - por 80 dias - a entrada do vírus da gripe A no Brasil e que, neste segundo momento - com o vírus circulando em território nacional -, o atendimento médico-hospitalar tem recebido atenção do Ministério.
José Gomes Temporão lembrou ainda que 43% dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave, causada pelo vírus H1N1, apresentam pelo menos um fator de risco. Entre os pacientes com gripe comum, 39% apresentam pelo menos um fator de risco envolvido.
O ministro disse que, do total de mortes no Brasil, 28 foram de mulheres grávidas. Por outro lado, outras 107 gestantes foram curadas. Além disso, 30% das gestantes que morreram tinham pelo menos um fator de risco adicional, como hipertensão arterial, observou Temporão.

Adiada vacinação contra pólio por causa da nova gripe


O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite foi adiada do dia 22 de agosto para o dia 19 de setembro. Segundo o órgão, a medida pretende evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços básicos de saúde, que, no momento, estão voltados para o atendimento a pacientes com a nova gripe.
De acordo com o ministério, a alteração na data não vai comprometer o “efeito protetor” da vacina dada na primeira etapa, também não vai comprometer a saúde das crianças e tampouco vai aumentar o risco de contaminação pela doença.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cinturão Digital ?


O Governo do Ceará elegeu como um dos projetos estratégicos a criação de infra-estrutura própria de fibras ópticas, com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Interior, com cobertura inicial de 82% da população. O projeto Cinturão Digital será viabilizado com recursos do Governo do Estado e verba de emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento (LDO) da União de 2008. O projeto tem valor estimado de R$ 47 milhões.

Com o projeto a população terá acesso a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado.

Um anel de 3.000 Km de fibras ligará as cidades de Fortaleza, Milagres (Cariri), Tauá (sertão dos Inhamuns) e Sobral (região Norte). A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.

Nokia e Microsoft unem forças contra BlackBerry


Gigante do software pretende lançar mão de seu pacote Office para ganhar terreno no disputado mercado de tecnologia para smartphones.

Além do Office, os smartphones da Nokia passarão a ser equipados com ferramentas de colaboração da Microsoft, como o SharePoint. A parceria entre as duas empresas atende sobretudo ao interesse de ambas de disputar mercado com a Research in Motion, cujos aparelhos BlackBerry alcançaram grande sucesso entre os clientes corporativos devido ao seu serviço de e-mail.

Stephen Elop, presidente da divisão da Microsoft responsável pelo Office, diz que o foco dos clientes empresariais de smartphones deixará de ser somente no e-mail, evoluindo para demandas de produtividade, softwares de colaboração e serviços.

Sobral recebe equipamento para implantar telecardiologia

O Ceará está melhorando a prevenção e o controle das doenças do coração. Trinta dos 99 municípios integrados a rede de Telessaúde estão recebendo eletrocardiógrafos para realizar exames e implantar o serviço de telecardiologia. Com a telecardiologia, o diagnóstico dos eletrocardiogramas é feito via computador, através dos pontos do Telessaúde, evitando o deslocamento do médico ou do paciente para consulta com especialista. Os recursos para compra dos 30 eletrocardiógrafos, ao preço de R$ 2.333,00 cada um, são exclusivamente do Tesouro do Estado. Já estão em processo de aquisição outros 50 equipamentos, que serão distribuídos entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A meta da Secretaria da Saúde do Estado é equipar todos os 184 municípios do Estado com eletrocardiógrafos.

Os municípios que estão recebendo eletrocardiógrafos: Acaraú, Ararendá, Beberibe, Caucaia, Choro, Chorozinho, Crateús, Cruz, Eusébio, Fortim, Itarema, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itapajé, Maranguape, Marco, Mauriti, Novo Oriente, Pacatuba, Paraipaba, Pentecoste, Quixeré, Redenção, Sobral, Tamboril, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.



Assessoria de Imprensa da Sesa em 11/08/2009

Boa iniciativa


O projeto que prevê a criação do vale-cultura chega ao Congresso Nacional ainda nesta semana, de acordo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Segundo ele, a demora para que a matéria fosse enviada para votação se deve à ausência da assinatura do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estava viajando.

O vale-cultura vai funcionar por meio de um cartão magnético que permite aos trabalhadores comprar ingressos de cinema, teatro e shows, além de livros, CDs e DVDs.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Juca afirmou que o vale-cultura apresenta “efeitos colaterais positivos” uma vez que vai gerar um banco de dados sobre a demanda cultural da população. “E estimula a legalidade”, disse, ao se referir à compra de DVDs e CDs originais por meio do cartão magnético.

Lula e PSB 2010


Durou cerca de três horas e meia a reunião-jantar de Lula com as cúpulas do PSB e do PT. Deu-se na noite passada, no Palácio da Alvorada.
Começou por volta de 21h30. Terminou perto de 1h, já na madrugada desta sexta (13). Afora o anfitrião, participaram dez pessoas (veja lista lá no rodapé).
Além dos dirigentes partidários, foram ao Alvorada os presidenciáveis Ciro Gomes (PSB) e Dilma Rousseff (PT).
Lula conduziu os convidados à sala de jantar. Conversaram enquanto degustavam duas opções de prato: peixe e carne. Vai abaixo um resumo do que foi dito:
1. Vencida a fase da conversa mole, Lula foi ao ponto: 2010. Estava informado sobre a posição do PSB, divulgada à farta nos últimos dias.
2. Primeiro, disse o que os interlocutores queriam ouvir: se o PSB decidir que Ciro Gomes deve disputar a presidência, vai “respeitar”.
3. Depois, expôs a estratégia que considera ideal: uma disputa “plebiscitária” entre Dilma e o candidato do PSDB, provavelmente José Serra.
4. Para Lula, são “grandes” as chances de triunfo. Por quê? O governo terá muito a mostrar. As “realizações” ganharão mais visibilidade no ano que vem.
5. Soou otimista quanto à economia. Esboçou um cenário de superação da crise. Prevê um 2010 melhor do que o 2009. Não mencionou números.
6. De resto, acha que a oposição “não tem discurso”. Avalia que o tucanato levará ao palanque a plataforma da “ética”. Não vai colar, acredita.
7. Mencionou o fato de o PSDB ter ocupado a presidência por oito anos. Insinuou que, nesse período, também acumulou o seu contencioso ético.
8. Falou sobre a hipótese de Ciro concorrer ao governo de São Paulo. Uma alternativa que, no dizer de Lula, merece ser “muito bem avaliada”.
9. Nas pegadas de Lula, falou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB. Expôs um compromisso e várias inquietações.
10. O compromisso: a prioridade do PSB é preservar o projeto conduzido por Lula, um empreendimento ao qual o partido se associou desde o início, em 2003.
11: As inquietações: acha que, aos olhos de hoje, a tática da disputa presidencial plebiscitária é arriscada. Pode levar a uma derrota no primeiro turno.
12. Disse que a hipótese de mais de uma candidatura governista pode ser conveniente a Lula. Daí a conveniência de manter Ciro no páreo.
13. Defendeu a tese de que convém observar a evolução da conjuntura por um período mais alongado. Definições, só no início de 2010, até março.
14. Em reforço à sua tese, Eduardo Campos disse que a disputa plebiscitária depende de variáveis que fogem ao controle do governo.
15. Citou a novidade Marina Silva, prestes a mudar-se do PT para o PV, para virar, também ela, candidata à presidência da República.
16. A esse respeito, Lula disse que não lhe passa pela cabeça apelar a Marina para que não seja candidata.
17. Lula recorreu à própria história. Disse que, tendo disputado a presidência tantas vezes, não tem "o direito de pedir a alguém para não ser candidato”.
18. Ciro Gomes não excluiu a hipótese de disputar o governo paulista, como prefere Lula. Mas falou como presidenciável. Ecoou Eduardo quanto aos riscos da tática do plebiscito.
19. Os mandachuvas do PSB se comprometeram a avaliar a conveniência de mudança do domicílio eleitoral de Ciro do Ceará para São Paulo.
20. Uma avaliação que terá de ser feita até o final de setembro, prazo limite. Mas, mesmo que opte pela mudança, o partido continuará com os olhos voltados para o Planalto.
21. Ficou estabelecido que só no ano que vem Ciro decidirá se vai às urnas como candidato ao Palácio dos Bandeirantes ou ao Palácio do Planalto.
22. Combinou-se que, até lá, PSB e PT farão avaliações periódicas da conjuntura. Se possível, mensais. Quando der, com a presença de Lula.
23. Embora não tenha sido o prato de resistência do jantar, a crise do Senado foi mencionada à mesa.
24. Lula não revelou aos presentes o teor da reunião secreta que mantivera na noite da véspera com José Sarney, na Granja do Torto.
25. O presidente tampouco repisou as defesas enfáticas que costuma fazer da manutenção de Sarney no comando do Senado.
26. A alturas tantas, Lula pronunciou uma frase que denota preocupação com o dia seguinte: “O problema é que não tem um substituto natural para o Sarney”.
- Eis a lista dos presentes ao jantar do Alvorada- Pelo PT: Ricardo Berzoini, presidente; José Eduardo Cardoso, secretário-geral; Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula; e Dilma Rousseff. Pelo PSB: Eduardo Campos, presidente; Roberto Amaral, vice-presidente; Renato Casagrande, secretário-geral; Rodrigo Rollemberg, líder na Câmara; Beto Albuquerque, vice-líder; e Ciro Gomes.

“Segura Marina”


A direção nacional do PT pôs em ação uma forte operação “Segura Marina” para demover Marina Silva de disputar a presidência pelo PV. Motivo: um dos cenários da consulta Ipespe teria dado Marina e Dilma empatadas com 14%.
“O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva (PT-AC) na candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só anteontem foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois.

A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%).

A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.

A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho - há 20 dias, portanto - e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A “margem de erro máxima para os totais”, como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem “pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa”.

Famílias Modernas: Valores Tradicionais


Só a família pode garantir autêntica educação em valores, diz autoridade vaticana
Desde esta segunda-feira 10 até a quarta-feira 12 de agosto em Amsterdam, Holanda, realiza-se o V Congresso Mundial das Famílias, que nesta oportunidade leva como lema "Famílias Modernas: Valores Tradicionais". Em seu discurso inaugural, o Subsecretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Carlos Simón Vásquez, assinalou que só a família "pode garantir uma autêntica educação em valores".
Dom Vásquez, recordando logo algumas passagens da encíclica Caritas in veritate de Bento XVI, ressaltou que só a família "pode garantir uma educação autêntica em valores humanos, porque assegura o altruísmo e a continuidade temporária que são essenciais na educação".
"Somente a vocação à paternidade e a maternidade pode transmitir uma educação responsável na procriação responsável, que apóia a necessária união entre ética pessoal e social através de uma harmonia existencial que só a família pode oferecer. Por isso esta última, dom da humanidade por excelência, pode ser à sua vez dom que acolhe generosamente a vida", acrescenta, de acordo ao que indica o L'Osservatore Romano.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Papa diz que Deus jamais atua contra a liberdade do homem

O papa Bento XVI assegurou hoje que Deus "jamais atua contra a liberdade do ser humano" e que prova disso é que, quando decidiu se fazer homem em seu Filho, precisava do "sim" de Nossa Senhora "e esperou esse 'sim'". O pontífice deu tal declaração diante de quatro mil pessoas que assistiram no pátio da residência papal de Castelgandolfo, a 30 quilômetros de Roma, à audiência pública das quartas-feiras, na qual analisou a figura de Maria, diante da celebração da Assunção de Nossa Senhora no próximo dia 15.
Segundo o papa, "Maria é real e profundamente envolvida no mistério da Encarnação, de nossa salvação", e lembrou que o Concílio Vaticano II convida a ver Nossa Senhora como "modelo perfeito da própria existência".No dia 15, Bento XVI segue para a igreja paroquial de São Tomás de Vilanova, em Castelgandolfo, para celebrar a missa na festa da Assunção de Nossa Senhora.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Flagrado, Álvaro Dias quer mudar lei eleitoral


O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou ao Congresso em Foco que defende mudança na legislação para obrigar os candidatos a fornecerem informações sobre aplicações financeiras. Trata-se de uma reação do parlamentar a reportagem publicada esta semana pela revista Época.
De acordo com o semanário, o senador paranaense deixou de registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investimentos de cerca de seis milhões. “Não cometi irregularidade. A lei eleitoral não pede que você declare os direitos, como o valor nas contas bancárias”, disse Dias. "Mas acho que é preciso mudar, facilitar e simplificar a lei”. “A lei tem de dizer que o candidato deve sempre apresentar a declaração prestada à Receita Federal para a Justiça Eleitoral”, acrescentou.
Segundo a revista, o tucano informou à Justiça Eleitoral que tinha um patrimônio de R$ 1,9 milhão, dividido em 15 imóveis: apartamentos, fazendas e lotes em Brasília e no Paraná. Isso ocorreu em 2006, quando concorreu à reeleição ao Senado no Paraná. Entretanto, a Época diz que ele, no momento, tinha os R$ 6 milhões aplicados. “Eu sempre peço ao contador que faça minha declaração de bens à Justiça Eleitoral. O dinheiro não estava escondido, estava na minha declaração de imposto de renda”, disse.
Fonte : Congresso em foco