sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Procuradoria de São Paulo mantém símbolos religiosos em repartições públicas


Crucifixos e símbolos religiosos serão mantidos nas repartições públicas federais do estado de São Paulo. A defesa à permanência dos símbolos, foi apresentada à Justiça, pela procuradoria Regional da União da 3.ª Região (PRU3).

Na defesa, a PRU3 mencionou precedente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contra-argumentou que os símbolos já pertencem à cultura e à tradição brasileira. Sustentou, ainda, que a exposição desses crucifixos e objetos em prédios públicos não torna o Brasil um Estado clerical, devendo ser respeitada a religiosidade dos indivíduos.

O Juízo da 7.ª Vara Federal acolheu os argumentos e indeferiu a liminar, mantendo as imagens nas repartições públicas. De acordo com a decisão, a laicidade do Estado “não se pode expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos”. O Juíz observou, ainda, que “em um país que teve a formação histórico-cultural cristã é natural a presença de símbolos religiosos em espaços públicos, sem qualquer ofensa à liberdade de crença”.

O Ministério Público Federal, em São Paulo, havia entrado no início do mês com um pedido na Justiça para a retirada de todos os símbolos religiosos em locais de atendimento ao público, nas repartições públicas federais no Estado.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Padre Raimundo Nonato Timbó é o novo Administrador da Diocese de Sobral


Depois da posse de Dom Fernando como Arcebispo de Olinda e Recife, a diocese de Sobral Ficou vacante, esperando que o colegio de consultores fosse reunido e elegessem um novo administrador. A reunião aconteceu hoje (19), na Cúria diocesana, E foi Escolhido o nome do Padre Raimundo Nonato Timbó. Pe. Raimundo Nonato já exerceu o cargo de Administrador Diocesano de Sobral, função que desempenhou até a nomeação do 5º Bispo D. Fernando Saburido.


Padre Nonato, UMA VIDA A SERVIÇO DO REINO!

Dados da biografia
Nascido na Fazenda Boa Vista, Hidrolândia – CE, em 30 de Julho de 1956, Padre RAIMUNDO NONATO TIMBÓ DE PAIVA, é filho de Manoel Alves de Paiva e Belizaria Camelo Timbó. Os pais o batizaram em 09 de setembro de 1956 na Paróquia de Santa Quitéria. Sua formação intelectual teve inicio na Escola Priscila Maciel de França, onde cursou o “antigo primário”. Estudou também no Ginásio Comercial Professor Evaristo Linhares Lima, em Hidrolândia – CE, Ginásio Municipal de Belford Roxo – RJ, encerrando a sua formação no Instituto de Teologia e Pastoral do Ceará – ITEP – em 1989. Pela UECE/UVA, Pe. Nonato validou o curso de Filosofia em Licenciatura Plena na cidade de Sobral em 1995.
Ingressou no Seminário Regional Nordeste I no dia 08 de fevereiro 1984. Sendo seminarista da Diocese de Sobral, recebeu o Ministério de Leitor em 1988, o Ministério de Acólito em 1989, o Rito de Admissão ao Diaconato e ao Presbiterado em 1989. Foi ordenado diácono em 1990 e finalmente Presbítero, em 04 de janeiro de 1991, pelo então Bispo de Sobral, D. Walfrido Teixeira Vieira.
Sendo Padre, foi diretor do ISTEP de Sobral, Reitor do Seminário Diocesano São José de Sobral, foi Vigário Paroquial de Meruoca, Vigário Paroquial da Paróquia do Patrocínio, Vigário Paroquial de Frecheirinha, Administrador Paroquial das Paróquias de Martinópole e Senador Sá. Foi também Vigário Geral da Diocese de Sobral (1998 – 2000), vigário Episcopal da Região Episcopal do Araras (2000). No período em que o episcopado da Diocese de Sobral ficou vacante (2004 – 2005), Pe. Raimundo Nonato exerceu o cargo de Administrador Diocesano da Diocese de Sobral, função que desempenhou até a nomeação do 5º Bispo D. Fernando Saburido.
Atualmente Pe. Nonato Timbó é pároco de Ipu, cargo que ocupa desde 09 de dezembro de 1999. Seu paroquiato é marcado pela habilidade que o mesmo possui em conduzir o rebanho de Cristo, destacando-se a construção e reforma de inúmeras capelas, bem como a criação de várias pastorais e grupos na paróquia.
Parabéns Pe. Nonato, que o Senhor lhe conceda as Bênçãos necessárias para mais uma vez desempenhar esta nova missão.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Impasse na Organização da CONFECOM


O impasse sobre o percentual de participação de representantes do governo, de empresários e de movimentos sociais na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), prevista para dezembro, só deve ser resolvido na próxima semana. Em uma reunião realizada hoje (17), representantes dos três setores não chegaram a um consenso sobre o assunto.

Uma nova reunião está marcada para a próxima terça-feira (25) pela manhã, antes da reunião da comissão organizadora da Confecom. No encontro de hoje, participaram os ministros das Comunicações, Hélio Costa, da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, além de representantes dos movimentos sociais, da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) e da Associação Brasileira de Radiodifusão (Abra).

O governo defende que a participação dos delegados seja dividida da seguinte forma: 40% de representantes da sociedade civil, 40% de empresários e 20% do Poder Público. Mas algumas organizações sociais defendem que a sociedade tenha 80% dos delegados.

Segundo o representante da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCom), Paulo Miranda, a entidade aceita a proposta do governo, porque, segundo ele, é a “única possível”. Ele acredita que as outras entidades devem também concordar com essa posição. “Na hora ‘H’ ninguém vai ser louco de sair da conferência. A tendência vai ser todos acatarem”, afirmou.

Mais um ponto polêmico é o do quorum necessário para aprovar as questões consideradas sensíveis ou polêmicas durante a conferência. O governo defende que o número mínimo seja 60%, mas os empresários propõem 60% mais um, o que daria a eles o poder de veto.

Na reunião de hoje, o governo aceitou aumentar o número de delegados de mil para 1,2 mil. A proposta das organizações sociais era que o evento tivesse pelo menos 2 mil delegados.

Na última semana, por causa de divergências sobre o encaminhamento dessas questões, as entidades representantes de emissoras de rádio e televisão, televisão por assinatura e mídia impressa decidiram deixar a comissão preparatória da Confecom

O café nosso de cada dia, mais de 95% dos brasileiros consomem café diariamente


O consumo interno brasileiro de café continua crescendo. No período compreendido entre Novembro/2007 e Outubro/2008, a ABIC registrou o consumo de 17,66 milhões de sacas, isto representando um acréscimo de 3,21% em relação ao período anterior correspondente (Nov/06 a Out/07), que havia sido de 17,11 milhões de sacas. Isto significa que o País ampliou seu mercado interno de café em 550 mil sacas nos 12 meses considerados.

Já o consumo per capita foi de 5,64 kg de café em grão cru ou 4,51 kg de café torrado, quase 76 litros para cada brasileiro por ano, registrando uma evolução de 2,0% em relação ao período anterior, o que confirma a constatação da pesquisa "Tendências do Consumo do Café no Brasil em 2008", feita pela TNS InterScience, com recursos do FUNCAFÉ através de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA com contrapartida da ABIC, de que os consumidores estão consumindo mais xícaras de café por dia.

Esta pesquisa mostra que 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos consomem café diariamente, o que o faz ser a segunda bebida com maior penetração na população, atrás apenas da água e à frente dos refrigerantes e do leite. A penetração do café foi de 97% em 2008, contra 91% em 2001. Os consumidores pesquisados em todo o Brasil também responderam que pretendem continuar a consumir a mesma quantidade de café em 2009, o que a ABIC interpreta como sendo um sinal de que o consumo de café não diminuirá em função da crise atual. O segmento dos jovens de 15 a 29 anos também apresentou crescimento no consumo diário de café.

Este resultado iguala o consumo por habitante/ano do Brasil (5,64 kg/hab.ano) ao da Itália (5,63 kg/hab.ano), supera o da França (5,07 kg/hab.ano) ficando pouco abaixo da Alemanha (5,86 kg/hab.ano). Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os paises nórdicos - Finlândia, Noruega, Dinamarca - com um volume próximo dos 13 kg/por habitante/ano

Audiência pública na Câmara Municipal de Sobral


Na ultima semana fomos procurado pelo Sr. Eudes, Responsável pela Radio Cultura de Aracatiaçu, que nos repassou sobre a Conferência Nacional de Comunicação e da importância de uma audiência pública em Sobral pra tratar do assunto, nos colocou em contato com o Sr. Bael da FETRAF, que prontamente se colocou a disposição na articulação e dos contatos, e a partir de então entramos com o Requerimento 0810/09, Solicitando audiência pública no dia 25 de agosto do corrente ano, logo após a Sessão Ordinária, neste Poder Legislativo, para debater sobre a 1ª Conferência Nacional de Comunicação. Será um momento ímpar no debate sobre a comunicação em nosso município.

Estado discute políticas públicas sobre drogas


O avanço do consumo de drogas em Fortaleza e no Interior do Estado, principalmente do crack, tem provocado diferentes ações por parte da sociedade e órgãos públicos que se mostram preocupados. Nesse contexto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), realiza o I Encontro de Gestores Municipais para Discussão de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento acontece a partir das 9 horas desta terça-feira, dia 18, no auditório da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo. O objetivo é conscientizar os gestores sobre os prejuízos causados à juventude e às famílias pelo uso indevido de substâncias entorpecentes. O segundo ponto é prático: será o repasse de informações e incentivo para criação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad).

A partir da criação dos Conselhos, SSPDS e Aprece unidas desenvolverão ações preventivas que impeçam crianças e adolescentes de entrarem no mundo das drogas. O encontro será coordenado pelo secretário Roberto Monteiro e pela presidente da Aprece, Eliene Leite Araújo Brasileiro, prefeita de General Sampaio. Participarão, além de prefeitos, representantes das secretarias da Segurança Pública, da Cultura, da Educação, do Esporte, da Saúde e da Ouvidoria e Controladoria do Estado. Segundo o secretário-adjunto, delegado Nival Freire, “a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio e para se obter êxito é preciso conscientização”.

Já o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Herman Normando, adverte: “são necessárias ação, união e participação, além de campanhas educativas”. O secretário Roberto Monteiro faz uma associação de droga e criminalidade. Para ele, a maioria dos pequenos roubos parte dos usuários de crack devido ao rápido e elevado grau de dependência, o que impulsiona a ação dos usuários?. Monteiro enfatiza que a disponibilidade da Associação de Prefeitos pode ser traduzida como “muito importante”, porque demonstra atitude e interesse em colaborar com o trabalho da polícia.
É uma boa iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), mas em nosso município o que iremos fazer? E quem é o Coordenador Municipal da Juventude, já que temos a Secretaria de Esporte e Juventude?

Educação Infantil


O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, por intermédio da SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – SEDUC faz saber aos gestores municipais do Estado do Ceará que se encontram abertas as inscrições para participação no Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil, que tem por objetivo aprestação de cooperação técnica e financeira do Estado aos Municípios, para Construção de Centros de Educação Infantil – CEI.

O Edital define os prazos e apresenta as condições para candidatura dos municípios cearenses interessados em se beneficiar da cooperação técnica e financeira disponibilizada pela governo do Estado do Ceará no âmbito e nos termos do Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil, o qual tem por objetivo a construção e aquisição de equipamentos e mobiliários, incluindo parque infantil, de Centros de Educação Infantil com capacidade de atendimento de até 208 (duzentas e oito) crianças, cada, no valor unitário de até R$ 944.818,00 (novecentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e dezoito reais), observadas as condições e especificações constantes no Edital e em seus anexos.
Maiores informações : http://portal.seduc.ce.gov.br/images/editaljulho2009.pdf

Sobralense apaixonado por direção

Cid Gomes pousou de helicóptero em Solonópole. Sem Aviso. Foi inspecionar as obras da estrada Solonópole – Banabuiu.
O prefeito viu a aeronave. Foi ver quem era. Cid agradeceu. Tirou o motorista do prefeito da cabine e foi guiando o possante com o Prefeito ao lado na inspecção.
Expedito, o motorista oficial, ficou uma arara com a frustração de guiar pro chefe e o Governador.



Esta foto é de março do ano passado. Fortes chuvas levaram o então prefeito Raimundo Macedo a decretar estado de calamidade pública. Cid Gomes veio a Juazeiro e visitou com ele as áreasmais atingidas (Demontier Tenório)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Boa notícia para a Fazenda da Esperança


Conforme ficamos sabendo através do site do Governo de Estado do Ceará, já estão empenhados as doações prometidas pelo governador para a Fazenda da Esperança São Bento, em Sobral. Esperamos que a burocracia não venha a tardar este beneficio que ajudará na recuperação de muitas vidas. Veja os detalhes dos covênios:

Detalhes do Convênio
Secretaria: SESA
Nº do Sitema Integrado de Contabilidade: 357795
Contratado: FAZENDA ESPERANCA SAO BENTO- 48.555.775/0066-03
Objeto: Celebrar convênio com o objetivo de adquirir um veículo para a Fazenda da Esperança São Bento no município de SOBRAL.
Modalidade de Licitação: NÃO SE APLICA
Inicio: 21/7/2009
Termino: 21/1/2010
Publicação: 6/8/2009
Valor Original: 85.000,00
Valor Aditivo: 0,00
Valor Atualizado: 85.000,00
Valor Empenhado: 85.000,00
Valor Pago: 0,00
Integra: 2009723.357795.Convenio.pdf

Detalhes do Convênio
Secretaria: SESA
Nº do Sitema Integrado de Contabilidade: 367176
Contratado: FAZENDA ESPERANCA SAO BENTO- 48.555.775/0066-03
Objeto: Celebrar convênio para a construção de casa na Fazenda Esperança São Bento no distrito de Patriarca, em Sobral/CE
Modalidade de Licitação: NÃO SE APLICA
Inicio: 23/7/2009
Termino: 23/3/2010
Publicação: 6/8/2009
Valor Original: 321.945,00
Valor Aditivo: 0,00
Valor Atualizado: 321.945,00
Valor Empenhado: 160.972,50
Valor Pago: 0,00
Integra: 200983.367176.Convenio.pdf




Obs1:A responsabilidade pelo cadastro de Contratos e Convênios é de cada Secretaria Setorial.
Obs2: Os valores Empenhados e Pagos são extraídos do SIC/SEFAZ




A implantação dos primeiros trechos do Cinturão Digital ligará Morada Nova a Fortaleza e Fortaleza a Sobral.

Crédito: Antônio Carlos
O governador Cid Gomes acompanhou na manhã desta segunda-feira (17/08) os testes dos primeiros cabos de fibra ótica que formarão o Cinturão Digital do Ceará (CDC). No total, serão 2.205 quilômetros de cabos que ligarão todas as regiões do Estado, levando internet banda larga para 82% da população urbana cearense. Os trabalhos de instalação dos primeiros quilômetros de cabo começam na próxima segunda-feira (24/08) em Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe.
Com o objetivo de verificar se os cabos de fibra ótica que chegaram para o Cinturão Digital do Ceará estão de acordo com o especificado no edital, o governador foi vistoriar os primeiros testes. "Os cabos precisam estar corretos para que este projeto, que poderá revolucionar as comunicações e o acesso à banda larga em nosso Estado, seja bem sucedido", afirmou Cid. Os testes, feitos com equipamentos modernos que captam a qualidade dos cabos, foram satisfatórios. "Já podemos iniciar a instalação", afirmou o governador, acompanhado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.
Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infraestrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps. Nessa primeira fase de implantação do CDC, duas frentes de trabalho estão montadas com duas equipes cada. Na próxima segunda-feira (24/08), as ações de instalação começarão no trecho que liga Morada Nova a Fortaleza e, em seguida, se iniciará a instalação do trecho que liga a Capital a Sobral.

Coordenadoria de Imprensa do Governo/Casa Civil

Indicação


Quando o casal reza! é um guia de oração e espiritualidade para casais. A partir de fatos corriqueiros e detalhes do dia-a-dia de um casal, Ricardo e Eliana Sá refletem sobre as experiências de cura, descoberta e a importância de marido e mulher rezarem juntos sob quaisquer circunstâncias.
Amparado por citações bíblicas, cujo objetivo é iluminar as reflexões e enriquecê-las, o livro suscitará resultados surpreendentes na vida do casal, que aprenderá a rezar com um só coração.

Com toda certeza vale a pena adiquirir, é uma experiência fantástica.

Trabalho de Prospecção na Igreja da Sé


A partir do dia 24 de agosto a Igreja da Sé estará sendo fechada para que seja feito um trabalho de prospecção, ou seja um trabalho para tentar descobrir vestígios de originalidade da igreja.

O período para realização deste trabalho será, em um primeiro momento do dia 24 de agosto a 10 de setembro.

Logo em seguida a Igreja voltará com suas atividades normais até o final de dezembro quando deverá ser feita a restauração definitiva.