segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A implantação dos primeiros trechos do Cinturão Digital ligará Morada Nova a Fortaleza e Fortaleza a Sobral.

Crédito: Antônio Carlos
O governador Cid Gomes acompanhou na manhã desta segunda-feira (17/08) os testes dos primeiros cabos de fibra ótica que formarão o Cinturão Digital do Ceará (CDC). No total, serão 2.205 quilômetros de cabos que ligarão todas as regiões do Estado, levando internet banda larga para 82% da população urbana cearense. Os trabalhos de instalação dos primeiros quilômetros de cabo começam na próxima segunda-feira (24/08) em Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe.
Com o objetivo de verificar se os cabos de fibra ótica que chegaram para o Cinturão Digital do Ceará estão de acordo com o especificado no edital, o governador foi vistoriar os primeiros testes. "Os cabos precisam estar corretos para que este projeto, que poderá revolucionar as comunicações e o acesso à banda larga em nosso Estado, seja bem sucedido", afirmou Cid. Os testes, feitos com equipamentos modernos que captam a qualidade dos cabos, foram satisfatórios. "Já podemos iniciar a instalação", afirmou o governador, acompanhado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.
Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infraestrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps. Nessa primeira fase de implantação do CDC, duas frentes de trabalho estão montadas com duas equipes cada. Na próxima segunda-feira (24/08), as ações de instalação começarão no trecho que liga Morada Nova a Fortaleza e, em seguida, se iniciará a instalação do trecho que liga a Capital a Sobral.

Coordenadoria de Imprensa do Governo/Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário