terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estado discute políticas públicas sobre drogas


O avanço do consumo de drogas em Fortaleza e no Interior do Estado, principalmente do crack, tem provocado diferentes ações por parte da sociedade e órgãos públicos que se mostram preocupados. Nesse contexto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), realiza o I Encontro de Gestores Municipais para Discussão de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento acontece a partir das 9 horas desta terça-feira, dia 18, no auditório da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo. O objetivo é conscientizar os gestores sobre os prejuízos causados à juventude e às famílias pelo uso indevido de substâncias entorpecentes. O segundo ponto é prático: será o repasse de informações e incentivo para criação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad).

A partir da criação dos Conselhos, SSPDS e Aprece unidas desenvolverão ações preventivas que impeçam crianças e adolescentes de entrarem no mundo das drogas. O encontro será coordenado pelo secretário Roberto Monteiro e pela presidente da Aprece, Eliene Leite Araújo Brasileiro, prefeita de General Sampaio. Participarão, além de prefeitos, representantes das secretarias da Segurança Pública, da Cultura, da Educação, do Esporte, da Saúde e da Ouvidoria e Controladoria do Estado. Segundo o secretário-adjunto, delegado Nival Freire, “a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio e para se obter êxito é preciso conscientização”.

Já o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Herman Normando, adverte: “são necessárias ação, união e participação, além de campanhas educativas”. O secretário Roberto Monteiro faz uma associação de droga e criminalidade. Para ele, a maioria dos pequenos roubos parte dos usuários de crack devido ao rápido e elevado grau de dependência, o que impulsiona a ação dos usuários?. Monteiro enfatiza que a disponibilidade da Associação de Prefeitos pode ser traduzida como “muito importante”, porque demonstra atitude e interesse em colaborar com o trabalho da polícia.
É uma boa iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), mas em nosso município o que iremos fazer? E quem é o Coordenador Municipal da Juventude, já que temos a Secretaria de Esporte e Juventude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário