sexta-feira, 30 de abril de 2010

C O N V I T E

A escola católica deve ser uma escola revolucionária e livre.

VALÊNCIA, quinta-feira, 29 de abril de 2010 (ZENIT.org). – O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antonio Cañizares, reconheceu que a escola católica não soube apresentar um alternativa, e sublinhou a necessidade de se promover uma nova visão do homem e da mulher. A declaração foi feita na conferência de abertura do III Congresso Internacional de Educação Católica para o século XXI, promovido pela Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir.
“Devemos reconhecer que na escola católica não soubemos apresentar uma alternativa e é necessário faze-lo, pois a escola católica tem uma concepção nova de homem e mulher a oferecer, voltada para o futuro e para a esperança”, declarou.
A este propósito, o purpurado convidou a fazer “um exame de consciência” diante do fato de que 30% da sociedade espanhola foi educada na escola católica “e não se verifica sua incidência em tudo o que vem ocorrendo em nossa sociedade”.
Este percentual “deveria contribuir para que nossa cultura não fosse uma cultura de morte ou uma cultura relativista, mas sim uma cultura do amor e da verdade que nos torna livres”.
Em “tempos de indigência” e de “crise de sentido e de verdade”, a escola católica “não pode assumir um papel de neutralidade”, mas deve “remar contra a corrente”, observou.
Para o prefeito da Congregação vaticana, a escola católica deve ser “uma escola revolucionária e livre, porque o mundo necessita de uma mudança decisiva, sem a qual não haverá futuro”.
Segundo o cardeal Cañizares, o “pior dos males” em nossa sociedade atual é “não se saber mais o que é moralmente bom e moralmente válido”.
Dificuldades
Analisando o atual momento educacional, o cardeal sublinhou que dificuldade em se “educar em uma sociedade que admite o aborto”, com “leis contrárias à família” e “uma televisão como a que dispomos atualmente, pela qual se difunde uma visão de homem de todo contrária à dignidade da pessoa humana”.
O purpurado referiu-se ainda ao “injusto sistema social”, com “ricos sempre cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres”.
O sistemas educacionais atuais, acrescentou, falharam porque “não foram capazes de responder adequadamente à questão e às exigências da educação”.
No que diz respeito à Espanha, o cardeal Cañizares referiu-se à lei espanhola da educação “como uma das maiores falhas da sociedade espanhola, pelo predomínio da razão instrumental em detrimento do exercício da razão na busca pela verdade, que enterra as questões mais fundamentais a respeito do ser humano”.
Jesus Cristo no centro
A escola católica “deve contribuir para uma nova humanidade na síntese entre fé e razão”, prosseguiu, destacando que “ao centro da concepção cristã da escola católica está Jesus Cristo, e sua mensagem de salvação”.
Segundo o purpurado, nas escolas católicas não deve tão somente se processar “um ensinamento de valores”, mas também “da arte de viver, que está na base da evangelização”.
“Não há porque temer a liberdade, pois a escola católica tem a vocção de transformar a sociedade”, disse ainda.
Dirigindo-se as professores, o cardeal Cañizares enfatizou a importância da “coerência” no exercício de sua função.
“Não se trata apenas de ensinar, mas principalmente de testemunhar aquilo que ofertamos: a arte de viver, a humanidade nova”, indicou.
O congresso, realizado em Valência entre os dias 26 e 28 de abril, abordou a questão da infância com fase fundamental na constituição da personalidade da pessoa e portanto, foco prioritário de atuação no contexto da atual “emergência educacional”.


Fonte : Zenit

Pesquisas com células-tronco: cardeal Martino explica posição do Vaticano

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 29 de abril de 2010 (ZENIT.org). – É lícita a pesquisa científica com células-tronco adultas? Porque o Vaticano tem apoiado tais pesquisas? O presidente emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Renato Martino, respondeu a perguntas como estas em uma entrevista transmitida pela Rádio Vaticana, logo após a Universidade de Maryland, nos EUA, anunciar a decisão da Santa Sé de doar milhões de dólares para pesquisas deste tipo.
“A Igreja quer contribuir para o progresso da ciência, mas sempre tendo em vista a defesa da vida dos doentes e evitando o emprego de células-tronco embrionárias nas pesquisas”, declarou o purpurado.
As células-tronco – também conhecidas como células-mãe – possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula, incluindo células de tecidos cerebrais, cardíacos, de músculos, da pele e de outros órgãos.
Tais células são encontradas no cordão umbilical, na placenta, na medula óssea, nos intestinos e nos embriões. Várias clínicas de maternidade já oferecem o serviço de congelar amostras do cordão umbilical da placenta de recém-nascidos a fim de conservar células-tronco caso venham a ser necessárias em tratamentos no futuro – tanto do próprio bebê como também, em alguns casos, de seus pais ou irmãos.
O problema é quando as pesquisas se baseiam nas células-tronco extraídas de embriões jovens – nos quais estão também presentes em grandes quantidades.“Quando se utiliza um embrião para obter células-tronco, o restante do embrião é eliminado, e uma vida humana é destruída”, enfatizou o cardeal.
“Ao contrário, quando células-tronco adultas são usadas, não se assassina ninguém!”, acrescentou.
“Esta iniciativa propõe a extração de células-tronco adultas do intestino do paciente, para tratar doenças com o Alzheimer”, disse o purpurado.
A reunião de organização foi realizada no hospital do Menino Jesus de Roma – que pertence ao Vaticano – e que colocou à disposição seus próprios laboratórios para os estudos.
O cardeal afirmou que “a primeira contribuição da Igreja católica a tais pesquisas será oferecer um local onde poderão ser realizadas”.
Recentemente, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi S.J., disse que “sempre se reconheceu como legítimos a pesquisa científica e o uso clínico de células-tronco provenientes de tecidos adultos” – como ocorre neste caso. “A distinção entre células-tronco adultas e embrionárias é fundamental sob o ponto
de vista ético”.



Fonte : Zenit

Adoção homossexual fere direito da criança

Afirma assessor da CNBB após decisão favorável a par homossexual



SÃO PAULO, quinta-feira, 29 de abril de 2010 (ZENIT.org).- Permitir a adoção por pares homossexuais significa tirar da criança a possibilidade de crescer em um ambiente familiar formado por pai e mãe, sublinha o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Luiz Antônio Bento.
O assessor fez esse esclarecimento ao jornal Folha de S. Paulo, após a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil sentenciar, nessa terça-feira, que duas mulheres de Bagé (Rio Grande do Sul) podem compartilhar a guarda de duas crianças criadas por elas. O julgamento poderia influenciar futuras decisões sobre o tema.
Padre Luiz Bento afirmou que nem sempre o que é legal é moral e ético. "Cremos que a questão da adoção por casais homossexuais fere o direito da criança de crescer nessa referência familiar."
O sacerdote enfatiza que as crianças têm o direito de conviver com as figuras masculina e feminina no papel de pais.
A decisão do STJ tratou do caso específico das duas mulheres de Bagé. O caso será analisado pelo Supremo Tribunal Federal.

Fonte : Zenit

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Campanha legisladores pela vida


A busca pelo voto consciente deu mais um importante passo ontem em Brasília com o lançamento da Campanha Nacional "Legisladores e Governos pela Vida - A VIDA depende do seu VOTO". A Campanha, que foi lançada durante o 3º Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida, tem como objetivo identificar os candidatos que são contra a legalização do aborto e apresentá-los ao eleitorado visando manter a maioria pró-vida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, bem como fazer com que os candidatos a Presidente da República digam, com clareza, para o eleitorado qual sua posição sobre a legalização do aborto.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sérgio Novais, votou contra a candidatura de Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República

“Representante do Ceará na Executiva Nacional do PSB, o presidente da sigla em Fortaleza, Sérgio Novais, votou contra a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República. Membro histórico e ex-dirigente estadual da legenda, Novais acabou perdendo espaço dentro do PSB depois que o grupo ligado a Ciro Gomes embarcou na legenda, em 2005.
Ao O POVO, Novais afirmou que os interesses regionais, na atual conjuntura, são mais importantes que uma candidatura própria. “Temos 11 candidatos a governador no Brasil, oito dos quais estão entre primeiro e segundo lugares. Oito candidatos a senadores com possibilidade de eleger cinco, além da busca de eleger 43 ou 44 deputados federais. Então, esse é um cenário posto dentro dos estados, e diante dessa encruzilhada, de ter candidato a presidente ou reforçar o poder nos estados, o caminho da maioria foi o segundo“, argumenta.



(O POVO)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Custo de vida aumentando

Leite longa vida sobe 18%

O preço do leite longa vida negociado em Fortaleza apresentou a segunda maior alta do País em março, subindo 18,06% em relação ao mês imediatamente anterior. Apenas Brasília registrou uma elevação mais acentuada, com 18,19%. Os dados foram divulgados ontem pela empresa de pesquisa de mercado GfK.

Aneel aprova índice de 11,25% para tarifa de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um aumento médio de 11,25% — quase o dobro do ano passado — nas tarifas de energia cobradas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). Ao todo, cerca de 2,7 milhões de clientes serão atingidos pelo aumento, nos 184 municípios do Estado.
O aumento concedido para a Coelce supera ainda o reajuste aprovado para três outras concessionárias do Nordeste que também tiveram seus preços majorados ontem: Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com 5,58% para baixa tensão e 6,82% para alta; Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), com 6,01% e 9,63%, respectivamente; e Energisa Sergipe (antiga Energipe), com 9,39% e 11,78%, por sua vez.

PP cearense vota em José Serra

O deputado federal José Linhares, que viajou, na madrugada de ontem, para Brasília, afirmou que o PP cearense, do qual é presidente, vota em José Serra no Ceará, bem como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Revelou que o candidato do PSDB à Presidência "está insistindo com o senador Francisco Dorneles (PP-RJ) para ser o candidato a vice". E pelo que vem sendo noticiado o PP poderá romper com o PT. Zé Linhares informou ainda que o seu candidato à presidência era Ciro Gomes, que vai pedir ao seu partido (PSB) um documento para dar uma satisfação ao seu eleitorado. "E no Ceará nós poderemos ter uma declaração de Ciro Gomes".

Fonte: Coluna Vaivém - Diário do nordeste