sábado, 2 de maio de 2009

Contra a marcha da maconha


O Comando da Polícia Militar do Ceará marcou reunião para a manhã deste sábado (02), na sede da Segurança Pública, para discutir a Marcha pela Descriminalização da Maconha, que está prevista para este domingo em Fortaleza.As autoridades policiais querem barrar a promoção como apoio da Justiça, pois consideram um desrespeito à lei e um incentivo ao consumo da droga.O evento está marcado para as 16h29min e promete percorrer a avenida Beira Mar, saindo do aterro da Praia de Iracema. Os organizadores avisam: é proibida a participação de menores de 18 anos e também não pode usar maconha durante a marcha.
Em tempo: Um evento desta natureza é mais um desrespeito a família, por isso nos mostramos totalmente contra a realização do mesmo.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cuidado redobrado no feriadão do trabalhador

Neste primeiro de maio dia do trabalhador.A operaçãoda policia rodoviária federal vai intensificar a fiscalização nas estradas federais devido o feriadão, a partir das 16 horas desta quinta-feira até as 24 horas de domingo. Serão empregados 400 policiais, 80 viaturas e ainda um radar de velocidade, 17 bafômetros, 36 palm tops e cinco cães farejadores para rastrear bagagens em repressão ao tráfico de drogas e entorpecentes. Para melhorar a fluidez do trânsito, caminhões articulados do tipo bi-trem e cegonha serão proibidos de circular em rodovias de pista simples (que possui apenas uma faixa).
A PRF recomenda cautela devido às precárias condições nas estradas e, principalmente, por causa das chuvas. No feriado de 1º de maio de 2008, ocorreram 48 acidentes, com 26 feridos nas estradas federais no Ceará. Não houve registro de morte, segundo a PRF.

Mesa Brasil agradece


O SESC Sobral e Delegacia Regional do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Esporte e Juventude, comemoram o Dia do Trabalho com tradicional passeio ciclístico, Ciclo Sesc.O alimento doado na inscrição do passeio pelos partipantes será repassado ao Programa Mesa Brasil.
O percurso será de 6 km e deve contar com a participação de 1.500 pessoas dentre elas o prefeito Leônidas Cristino.

O SUS da educação


A falência das escolas públicas de ensino médio aumenta ano após ano o fosso entre ricos e pobres. O filho do rico estuda na rede privada e depois vai disputar uma vaga na universidade pública (as melhores) com o filho do pobre. É uma covardia. O responsável por esta subversão é o governo federal, que repassa a maior parte do orçamento da educação para o ensino superior, deixando o ensino médio à míngua. É preciso fazer na educação o que foi feito na saúde: municipalizar a verba para fortalecer a base. O País precisa fazer um SUS na educação.
Fonte : Blog do Jefferson

Museu MADI








A cheia do rio Acaraú chegou ao Museu MADI, na margem esquerda. Mas segundo o Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura de Sobral, Raimundo Aragão, As obras – valiosas – já estavam a salvo em lugar seguro. As divisórias de vidro também foram retiradas. É dessa forma que age os que tem responsabilidade com os bens públicos, Parabéns!!!


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Célio Brito eleito presidente do Sindicato dos Servidores de Sobral

Com um maioria significativa, de cento e quarenta e cinco votos a chapa 02 sai vitoriosa no pleito que elegeu o novo presidente do Sindicato do Servidores Municipais de Sobral.O Guarda Civil Municipal, Francisco Célio de Brito Lima, disputou eleição contra a atual presidente do Sindicato, Maria Rosário Madeira do Nascimento.A comissão eleitoral empossará o presidente eleito ainda nesta noite de quarta-feira 29 de abril.
Em tempo: Chapa 02 obteve 392 votos, já a chapa 01 obteve 247 votos, com uma maioria 145 votos Célio Brito, é o novo presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Sobral.

Centenário de Dom Helder Câmara


O Senado Federal homenageou o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara (1909-1999), que foi arcebispo de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O prelado nasceu em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro. Sua trajetória, e principalmente sua luta pelos direitos humanos e contra a ditadura militar, foi lembrada pelos parlamentares que participaram da sessão.
A homenagem foi realizada a pedido dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Tasso Jereissati (PSDB) - ambos do Ceará, estado onde Dom Helder Câmara nasceu - e também do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Tasso Jereissati e Marco Maciel, entre outros. De acordo com Inácio Arruda, Dom Helder "trabalhou a fim de incluir a questão da miséria na pauta daquelas discussões". O senador disse ainda que o arcebispo "reforçou e incentivou" a atuação das Comunidades Eclesiais de Base, "cujo papel de resistência e de mobilização social, naquele momento da história [durante a ditadura], dificilmente pode ser exagerado".

Prêmio Nobel
Tasso Jereissati lembrou que Dom Helder Câmara foi indicado ao Prêmio Nobel por quatro vezes, mas não o conquistou devido "à ação subterrânea de boicote promovida pelo governo militar". Além disso, o senador ressaltou o papel do prelado "na disputa interna que, ao longo dos anos, foi travada entre os conservadores e aqueles [como o arcebispo] que queriam uma Igreja mais aberta, mais próxima das pessoas" - disputa que, observou Jereissati, foi intensa durante o Concílio Vaticano 2.

Cid Gomes visita cheias na Zona Norte do Ceará


O governador Cid Gomes estará nesta quinta-feira 30, visitando municípios da Zona Norte do Ceará, que estão em situação difícil por causa das chuvas. Cid deverá sobrevoar algumas áreas e também inspecionar outros pontos de barco. A ordem é avaliar o trabalho que está sendo feito em matéria de apoio e reforçar as ações da Defesa Civil do Estado.
No roteiro de visitas do governador, a partir das 8 horas, estão Santana do Acaraú, Sobral, Itapajé, Bela Cruz e Granja

Transporte público

Solicitamos em forma de requerimento Nº 0599/09, na ultima sessão da Câmara Municipal de Sobral um estudo tecnico por parte da Coordenadoria de Trânsito do Município de Sobral de regularização do estacionamento para veículos nas ruas: Diogo Gomes, Cel. José Silvestre e Desembargador Moreira da Rocha, próximo ao Mercado Público Chagas Barreto.

Compartilhamos com alegria

Amanhã dia 30 de abril, ás 18h, no auditório do Sebrae/Ce, em Fortaleza, a empresária Sandra Arcanjo Vasconcelos, da empresa Roupa & Cia, receberá o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2008 - 1º Lugar em Sobral e 2º Lugar no Ceará.Na ocasião será lançado Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma idealização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/Ce, em realização conjunta com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza.

Entra em vigor lei que assegura mamografia a mulheres com mais de 40 anos no SUS

foto : Marcello Casal Jr./Abr

Brasília - 1ª Caminhada de Combate ao Câncer de Mama em
comemoração à lei que obriga o Sistema Único de Saúde a
realizar exames de mamografia

Brasília - A partir de hoje (29), todas as mulheres com mais de 40 anos podem fazer o exame da mamografia gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), com o início da vigência da Lei nº 11.664 de 2008. Até agora, a rede pública de saúde tinha que assegurar a realização do exame para aquelas acima dos 50 anos.
Outra mudança prevista na lei é que as mulheres com diagnóstico de câncer de mama passam a ter direito a assistência integral no SUS, o que inclui prevenção, detecção, tratamento e controle da doença. Antes, a assistência só ia até a fase de detecção.
Para comemorar as mudanças, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove hoje em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador uma série de ações para alertar o público feminino sobre a luta contra a doença. Ao longo do dia, serão entregues nessas cidades 23 mil rosas com um cartão informativo sobre a nova lei.
“Esse é um momento rico para quem está lutando tanto para receber esse olhar do governo. Nós mostramos que temos uma solução, que é conscientizar os as mulheres que elas precisam se cuidar mais. Estamos chegando a um denominador comum, salvar mais vidas dessa doença mortal”, destacou a presidente da federação, Maira Caleffi, que participou de uma caminhada em Brasília, pela Esplanada dos Ministérios.
Segundo a Fenama, uma em cada três mulheres teve, tem ou terá algum tipo de câncer e uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indica que no Brasil morrem por ano 10 mil mulheres vítimas da doença.
“Esse tipo de atitude [a caminhada] é muito importante para reunir esforços e mostrar como estamos felizes com a nova lei. Já realizo o exame preventivo periodicamente e agora posso ficar tranqüila pois posso fazê-lo gratuitamente”, disse a aposentada Maria Oriente Leite.
Da Agência Brasil

terça-feira, 28 de abril de 2009

Materiais fornecidos pela Defesa Civil de Sobral


Recebemos dados sobre o fornecimento de recursos materiais que Defesa Civil Municipal até o momento forneceu as famílias atingidas na cidade de Sobral atualizados na noite desta terça-feira 28 de abril.

cestas básicas = 676
colchões = 480
filtros = 146
kit limpeza = 367
cobertor = 340
toalha = 40
leite = 388
água mineral = 1650 litros
peças de vestuário = 10 sacolas
medicamentos = 03 caixas
lona plástica = 12 bobinas

Em Caucaia a casa caiu


O presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes, e mais seis vereadores do Município foram cassados nesta terça-feira 28, por improbidade administrativa.O juiz da primeira Vara da Comarca de Caucaia, Francisco Bezerril, proferiu sentença, em que considera culpados 14 vereadores da Câmara Municipal de Caucaia da legislatura passada. Desse total, sete vereadores foram reeleitos, e por isso perderão seus mandatos.
O motivo justificado para a condenação pelo juiz Francisco Bezerril é locação falsa e de superfaturamento nos valores de 16 veículos. No despacho do magistrado ele alega que 14 carros eram utilizados de modo particular pelos sete vereadores e sete ex-parlamentares de Caucaia e dois veículos por parentes desses parlamentares.
Mesmo com a decisão da Justiça de Caucaia de cassar o mandato do presidente Tanilo Meneses ele não perderá de imediato o seu cargo. Nenhum dos sete vereadores cassados deixará o mandato. Poderão recorrer da decisão do juiz Francisco Bezerril no exercício do cargo na Câmara de Caucaia.

Imagens em material escolar poderão ser regulamentadas.



O material escolar destinado a crianças e adolescentes não poderá conter ilustrações, imagens ou sinais de caráter erótico, pornográfico ou obsceno.
Um novo artigo poderá ser acrescentado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), proibindo o uso de ilustrações, imagens ou sinais de caráter erótico, pornográfico ou obsceno no material escolar. Segundo o deputado federal Miguel Martini, autor da proposta, o projeto de lei pretende respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família, como preconiza o ECA, mas também se propõe a inibir a exposição precoce de nossas crianças e adolescentes.
Uma proposta semelhante a esta chegou a tramitar e receber parecer favorável na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados na legislatura anterior, contudo foi arquivada.
“Entendo que o mérito da proposta continua atual e devemos continuar a luta pela defesa dos valores éticos e morais”, justifica Miguel Martini, explicando que a restrição não se limita a materiais didáticos produzidos por editoras, mas a quaisquer tipos de materiais escolares que possam ser utilizados por alunos.
fonte: Jaqueline de Freitas
Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Miguel Martini

Solidário à região norte


O Ex-Deputado Oman Carneiro acompanha de perto os danos causados pelas enchentes.
Igualmente envolvido com a problemática das enchentes em Sobral e Região Norte do Estado, o Ex-Deputado Oman Carneiro está acompanhando em tempo real, diuturnamente, todas as ocorrências registradas em Sobral e Região Norte do Estado.
Durante o dia de ontem, visitou os pontos críticos atingidos pelas inundações do Rio Acaraú. Preocupado também com a situação dos municípios circunvizinhos, Oman Carneiro esteve em contato direto com as respectivas lideranças e autoridades locais, inteirando-se da situação e manifestando o seu apoio à população desses municípios. Oman Carneiro também esteve em contato com o Deputado Federal Ciro Gomes e o Governador Cid Gomes, informando a situação. Nas grandes enchentes, como em 1974, Oman Carneiro e Ciro Gomes estiveram juntos, no resgate das famílias.
O Ex-Deputado, esteve também na sede da Defesa Civil do Município, onde está instalado provisoriamente o Gabinete da Prefeitura de Sobral, acompanhando, junto com o Prefeito Leônidas Cristino e Vice, Veveu, a apuração dos últimos dados, conforme a seguir:
Quantidades de abrigos em Sobral = 18; Quantidades de abrigos no distritos = 02;
134 famílias desabrigadas em Sobral; 30 famílias desabrigadas nos Distritos;
Em Casa de familiares = Sobral 206; Em Casa de familiares = Distritos 50;
Total: 420 famílias
O que a sociedade pode doar:
Leite em pó, Leite Longa Vida, Água Mineral, Roupas, Colchão, Alimentação
Oman Carneiro disponibilizou os veículos de comunicação - Rádio Caiçara e Portal Caiçara, dando prioridade ao processamento responsável dos acontecimentos e à prestação de serviços à comunidade.
Fonte: Portal Rádio Caiçara

Minha casa


A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira 28, balanço parcial dos projetos apresentados para o programa Minha Casa, Minha Vida. Até a última quinta-feira 23, a Caixa recebeu 221 projetos. Esse número garante a construção de 43 mil casas. As propostas são um parceria entre construtoras, estados e municípios.Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, afirmou que a idéia do programa é “criar uma situação de política permanente para resolver o problema do déficit habitacional”.Foram assinados 200 termos de adesão de estados e municípios ao programa. A presidente da instituição também informou que este mês já foram feitas 14 milhões de simulações de financiamento para o programa no site da Caixa.

CIOPAER resgata criança no Bonfim (Pedra Branca)


Maria Valdirene do Nascimento, uma jovem mãe da localidade de Pedra Branca, próximo ao distrito do Bonfim, foi resgatada com sua filha de apenas 16 dias de vida pelo helicoptero do CIOPAER, que está a disposição da Defesa Civil Municipal liberado pelo comandante geral da Policia Militar, Cel. William Alves Rocha, atendendo a solicitação do prefeito Leônidas Cristino.
Em tempo: A criança e a mãe encontram-se neste momento sobre cuidados hospitalares na unidade mista do Sinhá Sabóia.

Educação e religião


A comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2171/03, que garante a aplicação de provas e a atribuição de frequência a alunos impossibilitados de comparecer à escola por motivos de liberdade de consciência e de crença religiosa. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

O estudante poderá pedir para realizar a prova em um dia que não coincida com o período de guarda religiosa. A escola deverá oferecer um horário no mesmo turno em que o aluno estiver matriculado.

O objetivo da proposta é regulamentar a situação dos protestantes, dos adventistas do sétimo dia, dos batistas do sétimo dia, dos judeus e de todos os seguidores de outras religiões que guardam o período compreendido desde o por-do-sol da sexta-feira até o por-do-sol do sábado, em adoração divina.

Auxílio pelo ar


O helicoptero do CIOPAER agora a pouco, decolou com destino ao distrito do Bonfim(Vila dos Anjos e Varzea Redonda), levando água e matimentos para as comunidades que continuam com acesso pela terra impossibilitado devido as cheias do Rio Acaraú.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ivo Gomes visita cheias em Sobral


O secretário chefe do gabinete do governador, deputado Ivo Gomes visitou na tarde desta segunda-feira (27) os pontos críticos na sede do município atingidas pelas cheias do Rio Acaraú. Ao lado do prefeito Leônidas Cristino, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Vasconcelos, do vice prefeito Veveu Arruda, e dos secretários municipais Irismar Azevedo (Infra-Estrutura), Carlos Hilton (Saúde) e Julio Cesar (Educação), Ivo Gomes visitou a Margem Esquerda, o Parque do Mucambinho, além de um dos 18 abrigos mantidos pela Defesa Civil Municipal.

Sobrevoando as enchentes


A Polícia Militar do Ceará enviou para a Zona Norte um helicoptero do CIOPAER para auxiliar nos trabalhos de monitoramento e resgate de pessoas em situação de risco devido as cheias do Rio Acaraú. Por volta das 11:05 desta segunda-feira 27, a aeronave decolou levando o prefeito Leônidas Cristino, o comandante local do Corpo de Bombeiros, capitão Roberto Maciel, e o Cel. BM Mendes, que foi designado pelo comando geral dos Bombeiros para acompanhar de perto os trabalhos realizados na região norte. Sobrevoaram as áreas mais afetadas, aproveitando para se deslocar até os distritos.

De prontidão


Guarda Civil Municipal de prontidão 24 hs no Rio Acaraú.

Águas elevadas


A elevação do nível do Rio Acaraú está tomando parte das ruas que margeiam a área urbana. Os bairros Santa Casa e Tamarindo são os mais atingidos,sendo que no centro da cidade ja temos areas de alagamentos, havendo famílias desabrigradas em vários outros pontos como Cidade Dr. José Euclides, D. Expedito, Várzea Grande, Recanto I e II, Cohab II e Betânia.A situação nos distritos também não é das melhores. Os distritos de Aracatiaçu, Taperuaba, Patriarca e Bonfim estão com muitas famílias desalojadas, e a Defesa Civil precisou montar abrigos para atender a essas pessoas.


Em tempo: Sobral conta hoje com 18 abrigos, sendo 12 na sede e 6 nos distritos.