sexta-feira, 22 de julho de 2011

Leônidas Cristino descarta privatização dos portos

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, disse que o governo está “avançando” na abertura de licitações para a construção de quatro novos portos e terminais: porto de Manaus, Porto Sul, na Bahia, porto de Águas Profundas, no Espírito Santo, e terminal de múltiplo uso de Vila do Conde, no Pará. Todos eles estão em fase de estudos para lançamento dos editais, o que deve ocorrer até o fim do ano.Os mais adiantados são o de Manaus, que tem projeto básico e está em fase de conclusão do estudo de viabilidade técnica e econômica, e o de Vila do Conde. Na quarta-feira, foi realizada audiência pública na Companhia Docas do Pará sobre a licitação das áreas de arrendamento. Os dois portos representam investimento de R$ 2 bilhões.
Em entrevista ao Valor, Cristino negou que o governo estuda a privatização do sistema portuário e reafirmou a manutenção do atual modelo. O arcabouço legal do setor prevê a concessão de porto público à iniciativa privada, por meio de licitação, por até 50 anos e autorização de terminal privativo, sem limite no tempo, desde que o empreendedor tenha carga própria. Segundo Cristino, o governo não prepara alteração no marco regulatório.

(Valor Econômico)

Brasileiros consideram que a cor ou raça influencia o trabalho


 
Mais da metade da população brasileira (63,7%) reconhece que a cor ou a raça exerce efeitos diferentes nas relações cotidianas. A constatação é de pesquisa divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o estudo, o trabalho, citado por 71% dos entrevistados, é a situação cotidiana que mais sofre influência da cor e da raça. Em seguida, aparecem as relações com a polícia/Justiça (68,3%) e no convívio social (65%). O levantamento foi feito em 15 mil domicílios de cinco estados e no Distrito Federal, em 2008.
A Pesquisa das Características Etnorraciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça foi feita no Amazonas, na Paraíba, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Distrito Federal. Do total dos entrevistados, 96% souberam se autoclassificar.

(Agência Brasil)

Votorantim investe no social em Sobral

 

No entorno de sua fábrica de Sobral, no Ceará, a Votorantim Cimentos S/A está implementando o Projeto Jovem Votorantim na Comunidade, cujo objetivo é promover a educação ambiental com ênfase no desenvolvimento sustentável, na qualidade de vida, na destinação correta de resíduos e no uso racional dos recursos naturais.
O projeto tem como público alvo jovens de baixa renda, de escolas públicas, que moram na comunidade onde a fábrica da Votorantim está localizada.

(Egidio Serpa)

Odorico Monteiro "Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para atendimento no SUS a partir de 2012"

 
 A partir do próximo ano, para ser atendido nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) , o paciente terá de apresentar o o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. 
A portaria com as novas regras foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União. Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, caberá à unidade de saúde consultar o cadastro nacional para identificar o paciente. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio hospital deve fazer o cadastramento.
Além disso, os profissionais de saúde terão de registrar os contatos do paciente para que a Ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessas ferramentas faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.
Em maio, o ministério publicou portaria que regulamentou o Sistema Cartão Nacional de Saúde, por meio de um número único válido em todo o território nacional.
Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a medida vai gerar mudanças no relacionamento do SUS com os cidadãos. Os profissionais de saúde deverão incluir na ficha de registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares o endereço eletrônico e o telefone dos pacientes.
Além de aperfeiçoar a identificação dos usuários, os dados ajudarão o Ministério da Saúde a monitorar os serviços oferecidos pelo SUS. Por meio da ouvidoria ativa, por exemplo, o ministério pretende pesquisar o nível satisfação dos usuários com o atendimento recebido.

( Agência Brasil)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Blog o carro chefe da comunicação

 
“Você sabe a abrangência de um blog? Com 73 milhões de internautas no Brasil, em alguns casos, ela pode ser maior que a dos jornais impressos. É o caso dos blogs de Juca Kfouri (UOL), Patrícia Kogut, Fernando Moreira, Ricardo Noblat (O Globo), Ruth de Aquino (Época) e Marcelo Tas (Terra). A maioria deles supera a circulação dos dez maiores jornais brasileiros, que variam entre 295 e 125 mil exemplares diários, de acordo com dados da Associação Nacional de Jornais (ANJ).
O blog de Patrícia Kogut, que aborda cultura e televisão, atinge mais de cinco milhões de leitores por mês (visitantes únicos), com 14 milhões de páginas visualizadas.
O blog de esportes de Juca Kfouri chega a ter três milhões de visitantes únicos por mês, com quase cinco milhões de visualizações de página.
Fernando Moreira, do Page Not Found, com assuntos inusitados, se destaca com uma média de quatro milhões de páginas visualizadas mensalmente, com 1,7 milhão de visitantes únicos.
Na revista Época, o 7×7, criado por Ruth de Aquino e mantido por sete blogueiras, aborda o universo feminino e atrai mais de um milhão de leitores por mês, com mais de dois milhões de pageviews.
Ricardo Noblat, que cobre política, aparece com uma média de 257 mil visitantes únicos/mês (mais de um milhão de page views), e Marcelo Tas, apresentador do CQC, com 200 mil/mês, com picos de 300 mil.
Blogs são aliados do impresso
Apesar da diferença no número de leitores, os blogs e os jornais/portais, não aparecem como rivais, mas se complementam, já que os donos de grandes veículos mantêm as páginas hospedadas em seus sites, como é o caso do UOL/Folha, O Globo e Terra.
Mas o que leva a números tão expressivos? A gratuidade do conteúdo, discussão ou exclusividade? Para Juca, a facilidade do acesso é o principal ponto. Apesar de ser colunista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN, o jornalista se define como blogueiro.
“Começo cedo, de manhã, com um post que considero interessante e de preferência com uma foto boa. Vou olhando o Google Analytics. Caso não esteja funcionando como quero, vou publicando outros. Até acontecer da maneira que eu gostaria. A apuração corre paralela, claro, e alimenta este processo. Sou muito ligada em audiência e trabalho muito pelo blog. O leitor de internet não é fiel. Voce tem que buscá-lo todos os dias. Uso tambem o Twitter e a coluna do papel como chamarizes.” (Patrícia Kogut).
“Faz cinco anos que tenho o blog. Comecei com um post de um papagaio que entregou um caso de adultério e escrevi sobre outros assuntos para ver o calor do pessoal. Falo da notícia que não é encontrada na mídia comum, isso chama a atenção. É alimentado por essa sede do inusitado. A participação do leitor aumentou muito também, às vezes com comentários até mais divertidos que o post.” (Fernando Moreira)
“Aprendemos muito com a prática sobre o que significa ter um blog. Usamos hoje mais as redes sociais, aprendemos a escutar críticas, aprendemos que “o sucesso” de um post é sempre relativo, pois o melhor post é aquele que associa audiência à fidelização da comunidade e que desperta reflexões. O sucesso sempre é do coletivo, por isso festejamos sempre que uma de nós quebra um recorde. E percebemos que o mais importante – como tudo na vida – é que o blog acrescente algo à nossa vida. Não nos imaginamos hoje sem ter o 7×7 como um canal imediato e interativo para dar opiniões, provocar, transmitir reflexões. Criamos algo diferente e, este ano, renovamos o design.” (Ruth de Aquino)
“No meu caso acredito que seja pelo pioneirismo, como o primeiro blog de notícias políticas, por oferecer não só o conteúdo que eu apuro, mas também o que acho interessante, pelos furos e pelo fato de eu me dedicar exclusivamente ao blog. Só trabalho pra isso”.
Noblat revela que muitas vezes já ‘furou’ até os próprios veículos da Globo, grupo que mantém seu blog, mas que isso também é importante para a audiência. “No ano passado, eu divulgava as pesquisas de opinião de eleitores, de intenção de votos, antes da Globo e de outros veículos”. (Ricardo Noblat).
“Meu blog já existe há oito anos. Tem uma coisa de fidelidade. Eu estava no UOL e fui para o Terra e as pessoas me acompanharam. Se eu saio, as pessoas me cobram, perguntam. É bom que te obriga a escrever”.
Sobre seus leitores, Tas define como um público jovem. “O meu público é formado por estudantes que usam o material para discussão.” (Marcelo Tas).”
(Site Comunique-se)

XXV FENAIVA

 

 
O que começou como uma simples feira de artesanato e pequenos negócios, na Praça do Bosque, em Sobral, transformou-se na mais tradicional feira de negócios da zona Norte do Ceará, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú – Fenaiva. O evento, que está comemorando 25 anos, será realizado de 21 a 23 de julho, das 18h Ás 23h, no Centro de Convenções.

A expectativa do Sebrae é que a feira receba mais de 20 mil pessoas e movimente cerca de R$ 2.500 milhões. O público pode conferir 200 expositores de produtos dos segmentos de comércio, indústria, prestação de serviços e artesanato. A feira conta ainda com desfiles de moda e espaços destinados ao Salão do Artesanato, Gastronomia, Empreendedor Individual e Festival Cultural Tematizado.

A Fenaiva é realizada por meio de parceria entre o Escritório Regional do SEBRAE/CE e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Inicia hoje a 14ª edição do Halleluya

Clique para Ampliar 
A expectativa dos organizadores é de que 900 mil pessoas participem desta edição, que segue até domingo

Em sua 14ª edição, o Halleluya inicia, hoje, com uma série de atrações. Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o evento tem espaço no Condomínio Espiritual Uirapuru e concentrará fiéis durante cinco noites. Ao todo, 40 apresentações artísticas animarão o público em 60 mil metros quadrados de arenas de shows e espaços temáticos.
Segundo a assessoria de imprensa do evento, uma das atrações desta edição é o Halleluya Adventure, que conta com o campeonato nacional de esportes radicais, nas modalidades skate, patins, BMX e escalada. Além disso, o público terá à disposição uma escola gratuita de skate e concurso de Hip-Hop.
Para as crianças, o Halleluya Kids oferece brincadeiras, jogos e apresentações musicais e teatrais. O espaço conta com pessoas especializadas para acompanhar os pequenos e permitir que os pais aproveitam as diversas atrações artísticas sem ter de se preocupar com os filhos.
Além do apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, o evento conta com seguranças particulares e fiscais de segurança voluntários do evento.
Não se limitando ao divertimento, o Halleluya, como forma de promover a solidariedade, renovou a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pretende coletar 700 bolsas de sangue e efetivar 400 cadastros de doadores de medula óssea.
Os organizadores do evento também convidam os participantes a levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos da Comunidade Shalom.
Conforme divulgou a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a partir das 17 horas de hoje, linhas especiais sairão dos terminais da Parangaba e do Siqueira em direção ao Condomínio Espiritual Uirapuru. Nos demais dias, os terminais de Messejana, Lagoa e Antônio Bezerra também receberão o reforço das linhas especiais.

(Diário do Nordeste)

Desvio de verbas destinadas a banheiro no CE é destaque na imprensa nacional

 


Surgiu no Ceará um caso que acomoda o desvio de verbas públicas num ambiente, digamos, peculiar: o banheiro.
O governo cearense possui um programa de construção de sanitários em casas do interior do Estado.
Descobriu-se que parte do dinheiro que deveria financiar as obras escorre pelo esgoto sem que as privadas sejam instaladas nas residências.
Nesta terça (19), a repórter Lucinthya Gomes levou às páginas do diário ‘O Povo’ notícia que injeta no escândalo um quê de impensável.
Descobriu-se que a mulher, um filho e um assessor do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) presidiram entidades contratadas para erguer banheiros.
Chama-se Teodorico Menezes o presidente do TCE. A mulher dele é Antonísia Barreto Menezes.
Em 2008, Antonísia presidia a Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Pacajus.
Recebeu da secretaria das Cidades, pasta do governo do Ceará, R$ 300 mil. A verba destinava-se à instalação de banheiros em 200 casas.
Em visita à cidade de Pacajus, a repórter constatou que o endereço da entidade, anotado no contrato com o governo, não existe.
Ouvidos, moradores e comerciantes do município disseram que jamais ouviram falar da “sociedade” presidida por Antonísia. Tampouco sabiam dos banheiros.
Em 2010, foi à presidência da entidade de Pacajus Thiago Barreto Menezes. Vem a ser filho de Antonísia e de Teodorico, o presidente do TCE.
Sob Thiago, a Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Pacajus firmou novo convênio com a secretaria das Cidades.
Novamente, o objeto do contrato era a construção de banheiros. Aquantidade era a mesma: 200. A verba liberada, era maior: R$ 300 mil.
Além da mulher e do filho, um assessor de Teodorico, Antônio Carlos Gomes, frequenta o caso dos banheiros.
Antônio Carlos presidia em 2010 a Associação Cultural dos Amigos de Horizonte. A pretexto de 200 banheiros, recebeu do governo cearense R$ 400 mil.
No “Portal da Transparência”, mantido na web pelo governo do Ceará, os contratos de 2010 –o de Pacajus e o de Horizonte— estão inscritos como inadimplentes.
A inadimplência alcança a totalidade das cifras liberadas. Houve, em cada caso, duas prorrogações do convênio. E nada dos banheiros.
Nesta terça (19), dia em que as novidades foram veiculadas, Teodorico Menezes saiu em férias. Cabe ao tribunal presidido por ele fiscalizar os gastos públicos.
Ouvido, o titular da secretaria das Cidades, Sérgio Barbosa de Souza, disse que a pasta que dirige deve incluir nos convênios sanitários uma exigência adicional.
As entidades terão de localizar as casas supostamente beneficiadas com banheiros por meio de GPS. “É uma burocracia grande, mas vamos ter de fazer”, disse.
Por que a secretaria não vai às casas para verificar se os banheiros foram feitos? O secretário alega que a grande quantidade de convênios inviabiliza a fiscalização in loco.
Brasilllll!

(Josias de souza)

PT de Fortaleza 13

Os membros das Executivas do PT Ceará e do PT Fortaleza identificaram em reunião conjunta 13 nomes de potenciais candidatos do Partido para as eleições de 2012 em Fortaleza.
Foram apresentados os seguintes nomes :
  1.  Acrísio Sena,
  2. Antônio Carlos,
  3.  Artur Bruno,
  4.  Camilo Santana,
  5.  Deodato Ramalho,
  6.  Elmano de Freitas,
  7. Guilherme Sampaio,
  8. Íris Tavares,
  9.  Joaquim Cartaxo,
  10.  José Pimentel,
  11.  Luíza Perdigão,
  12.  Roberto Gomes
  13.  Valdemir Catanho.
"As Executivas identificaram 13 nomes com potencial eleitoral e administrativo. Ou seja, o PT não tem problema de nome. Agora, vamos aprofundar a discussão política", explica a presidenta do PT Ceará e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.
Para aprofundar esse debate político, o Partido dos Trabalhadores vai realizar o seminário "Discutindo Fortaleza", de agosto a dezembro deste ano. Dividido em seis encontros, o seminário terá quatro temas: "O PT e os avanços do governo popular na Capital", "Governo popular e políticas públicas na gestão municipal", "Setores sociais e políticas públicas em Fortaleza" e "Construindo as bases de um programa de governo para as Eleições 2012".

Fonte :  assessoria de imprensa do PT-CE.

Petrobras abre inscrições para seleção pública

 
A Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) lançou seu primeiro edital deste ano. Desta vez serão preenchidas 590 vagas imediatas e formado cadastro de reserva em todas as regiões do país. Ao todo, são 45 cargos com remuneração entre R$ 1.437 a R$ 6.217.
Para se candidatar, os interessados precisam ter nível médio, técnico ou superior. Pela primeira vez, o edital contempla os tecnólogos, que podem concorrer a três cargos. Os aprovados serão contratados segundo regime celetistas e, além do salário, terão benefícios como previdênca complemtenar, plano de saúde, benefícios educacionais para dependentes, entre outros. Os candidatos vão passar por provas objetivas e discursivas previstas para 28 de agosto de 2011.
As inscrições estão abertas até 31 de julho e são feitas no site da Fundação Cesgranrio. Depois de preencher os dados pessoais e do cargo pretendido, o concorrente precisa emitir o boleto e pagar a taxa de participação, que é de R$ 30 ou R$ 45 , de acordo com o nível de escolaridade do cargo.
A última seleção realizada pela Petrobras ainda está em andamento e recebeu mais de 340 mil inscritos. As provas foram aplicadas em fevereiro de 2011.

FONTE: SOS Concurseiro

terça-feira, 19 de julho de 2011

Compensação de cheques fica mais rápida

 

O prazo para compensação de cheques com valor inferior a R$ 299,99 passará a ser de dois dias úteis, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para cheques acima de R$ 300, o prazo será de um dia útil. Antes, os prazos eram de quatro e dois dias, respectivamente.
Segundo a Febraban, nos dois casos, o prazo menor irá vigorar em todo o território nacional, acabando com as diferenças regionais. Em locais de difícil acesso, os cheques, até então, poderiam levar até 20 dias úteis para ser compensados.
O prazo menor no processo de compensação estava previsto desde 20 de maio, quando os bancos passaram a operar a Compensação Digital por Imagem. O projeto começou a ser desenvolvido em 2009 pela Febraban.
De acordo com a Febraban, além de unificar a compensação no país, outra vantagem importante da Compensação Digital por Imagem é a segurança. “Com a eliminação do trajeto físico do cheque, reduz-se a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubo”, diz a federação, em nota. A expectativa da Febraban é reduzir “a clonagem e a falsificação dos cheques, que proporcionaram, em 2010, prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão para o comércio e de R$ 283 milhões para os bancos”.
“Do ponto de vista ambiental, o benefício também é importante, pois contribui para a redução expressiva de emissões de CO2 na atmosfera”, acrescenta a Febraban.
No processo de compensação por imagem, o banco captura as informações do cheque, por meio de código de barras, e a imagem do cheque. Depois, encaminha as informações e o cheque escaneado para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil (BB), que faz o processamento desse arquivo e o encaminha ao banco de origem, que fica com o cheque físico.

(Agência Brasil)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Concurso do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma a contratação de até 4.500 profissionais temporários em todo o país, o Ceará irá receber 231 das vagas. A autorização foi concedida através da ministra do Planejamento, Mirian Belchior. A autorização já estava sendo aguardada pelo órgão, que previa 4.400 vagas, ou seja, 100 a menos que a liberada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Estarão sendo disponibilizadas vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio) . A publicação do edital deve acontecer nos próximos dias 21 e 22 de julho, e o período de inscrições com previsão para 22 de agosto a 4 de setembro, com as provas aplicadas em 23 de outubro.
A organizadora das seleções cobrará taxas de participação nos valores de R$ 20 para as funções de agente e de R$ 100 para supervisor. Os agentes receberão um salário de R$ 803,25 ao mês e os supervisores farão jus a uma remuneração de R$ 4 mil.