sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tom Cavalcante sai da Record em 2012

 


Deu no Extra: "Tom Cavalcante não será mais contratado da Record no ano que vem. O contrato, que termina em dezembro próximo, não será renovado. A decisão já foi tomada e, dificilmente, alguma das partes voltará atrás.

A relação do humorista com a emissora já vinha desgastada desde que ele perdeu o horário nobre de sábado para "Os legendários", de Marcos Mion. A audiência de seu programa também não decola. Para os amigos, Tom confidencia que gostaria de voltar para a Globo".
 
 
(Gente de Midia)

Mulher de Orlando recebeu grana do governo por meio de ONG do PC do B

Documentos obtidos pelo Estado mostram que Anna Cristina Lemos Petta, mulher do ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu dinheiro da União por meio de uma ONG comandada por filiados ao PC do B, partido do marido e ministro. A informação sobre negócios da União com a empresa de familiar de Orlando Silva teria preocupado a presidente Dilma Rousseff, que vai se reunir com o ministro. Ele poderá deixar o Palácio do Planalto na condição de ex-ministro do Esporte.

( O Estado de S.Paulo)

Hoje tem Feira de Negócios e Artes do Dom Expedito

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da STDE, e em parceria com a Associação Pe. Oswaldo Chaves e empreendedores do bairro Dom Expedito, realizará nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, a II FENADE – Feira de Negócios e Artes do Dom Expedito.
A Feira terá mostra de talentos, artes e empreendimentos dos artesões do bairro Dom Expedito, através de apresentações culturais e barracas com exposição e vendas de artesanatos e comidas típicas.
Maiores Informações: (3611-4421) Leon Torres

Outubro Criança com Patati Patata

ONU pede investigação sobre circunstâncias da morte de Khadafi

A ONU expressou nesta sexta-feira (21) a necessidade de investigar as circunstâncias da morte do ex-líder líbio Muammar Khadafi, após a difusão de imagens de sua captura nas quais aparece ainda com vida.
“Deveria haver algum tipo de investigação, dado o que vimos ontem, acho que é muito essencial”, disse em entrevista coletiva o porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Rupert Colville.
(EFE)

Médicos Condenados por acusação de tirar órgãos de pacientes ainda vivos

O Tribunal do Júri condenou, após quatro dias de julgamento em Taubaté, a 134 km de São Paulo, os três médicos acusados de retirarem órgãos de pacientes ainda vivos para alimentar uma rede de transplantes ilegais em São Paulo.
A sentença foi lida no Fórum da cidade, por volta das 21h15m desta quinta-feira, pelo juiz Marco Montemor. Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Mariano Fiore Júnior e Rui Noronha Sacramento foram condenados a 17 anos e seis meses de prisão. Eles poderão recorrer da sentença em liberdade, pois o magistrado levou em consideração o fato dos médicos não terem antecedentes criminais

( O Globo)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fortaleza confirmada como subsede da Copa das Confederações. Agora é acelerar obras

 
“Os apaixonados por futebol já podem comemorar. Fortaleza foi confirmada, nesta quinta-feira (20), como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013. Mais que isso, a capital cearense receberá uma das semifinais da competição, juntamente com Belo Horizonte.
Rio de Janeiro, palco da final, e Brasília, da abertura, também recebem jogos da competição. Salvador e Recife são sedes pré-definidas e podem ser incluídas, caso o andamento das obras seja satisfatório.
“Foi uma grande conquista para o povo cearense. Na Copa, nós vamos ter seis jogos já garantidos, inclusive o segundo da Seleção. Caso o Brasil seja o primeiro da chave dele, ele disputa as quartas-de-final em Fortaleza. Casa seja o segundo da chave, ele disputa as oitavas-de-final aqui”, comemorou o governador Cid Gomes.
“Isso aumenta muito a nossa responsabilidade na Copa. Além disso, ainda teremos meses de testes para fazer um bom papel na Copa das Confederações”, afirmou o governador.
Após o anúncio, os operários das obras do Castelão comemoraram bastante. Assim como a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. “Uma felicidade para todos nós fortalezenses. É um reconhecimento para a nossa cidade. Eu tenho muito tranquilidade para dizer que Fortaleza desponta no cenário nacional”, exaltou Luizianne.
Méritos de Fortaleza
Fortaleza é a grande surpresa do anúncio desta tarde. Porto Alegre – berço político da presidente Dilma Rousseff – era a favorita para receber os jogos, mas foi prejudicada pelo atraso em suas obras, que estão paradas.
Já Fortaleza ganhou a confiança da Fifa pelo ritmo avançado das obras do estádio Castelão. Segundo um levantamento divulgado pelo “Portal 2014”, nesta quinta-feira, a capital cearense é a mais avançada no que diz respeito ao andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014.
A reforma do estádio Castelão teve início em dezembro de 2010, e, no mês de outubro, já tem 44% do projeto executado.

(Eliomar de Lima)

Sobral fora do programa cultural 2012 do BNB

“O Banco do Nordeste realizará um elenco de oficina de elaboração de projetos culturais em 79 cidades dos 11 estados da sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), no período de 21 de outubro a 02 de dezembro. O objetivo das oficinas é oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa Banco do Nordeste de Cultura – Edição 2012 – Parceria BNDES, inclusive com o fornecimento detalhado de informações sobre preenchimento de formulários de inscrição. O ingresso nas oficinas é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.
O Programa Banco do Nordeste de Cultura – Parceria BNDES é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. A primeira oficina será realizada na próxima sexta-feira, 21, às 13h30, em Fortaleza, no seguinte endereço: Centro Cultural Banco do Nordeste – rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).
As oficinas acontecerão nas seguintes cidades e datas:
* Ceará (Fortaleza, 21/10; Iguatu, 25/10; Juazeiro do Norte, 26/10; Quixeramobim, 28/10; Aracati, 03/11; Salitre, 03/11; Tamboril, 04/11; e Viçosa do Ceará, 08/11).

Lixo hospitalar dos EUA é vendido em Fortaleza

“A Vigilância Sanitária no Ceará apura denúncia de que um comércio atacadista em Fortaleza estaria vendendo tecido proveniente de lixo hospitalar importado dos Estados Unidos. Pelo menos duas pessoas procuraram o órgão para denunciar a suposta irregularidade.
O tecido deixado para análise na Vigilância Sanitária está com manchas e esparadrapo. O retalho também contém a inscrição do Department of Veterans Affairs (Departamento de Veteranos da Guerra, uma instituição de saúde norte-americana). No tecido, há uma advertência de venda proibida.
A inscrição é a mesma encontrada em parte do lixo hospitalar apreendido em Pernambuco pela Receita Federal, nos últimos dias. Algumas lojas que vendiam o material chegaram a ser interditadas pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
Uma das pessoas que fizeram a denúncia conversou com O POVO. “Minha mãe faz pintura em tecido e uma amiga indicou que ela comprasse (os retalhos) nesse local, que era mais barato”, conta. A família foi até o comércio atacadista e comprou o tecido, vendido a R$ 3,50 o quilo. A compra foi realizada há mais de um mês.
Embora já tivesse notado as manchas, a mulher só percebeu que poderia se tratar de algo irregular ao assistir na TV uma reportagem sobre o lixo hospitalar vendido em Pernambuco. “Ela assistiu ontem (terça-feira) a matéria e a gente resolveu denunciar”, comenta o filho.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai encaminhar o tecido para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que irá analisar se a mancha no retalho é sangue. “Foi aberto um processo. Vamos mandar esse material para análise e tentar saber qual a origem dele”, informa a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Gerarda Cunha. Não há um prazo para que o laudo fique pronto.
Se for necessário, será solicitado apoio da Receita e da PF. Ontem, uma equipe da Vigilância Sanitária foi até o comércio atacadista fazer uma vistoria no local. O laudo de inspeção diz que, na loja, “não foram encontrados indícios de importação de tecidos provenientes de hospitais (lixos hospitalares) dos Estados Unidos”. Mesmo assim, as investigações continuam.
Na tarde de ontem, O POVO foi até a sede do comércio atacadista e conversou com os proprietários. Eles confirmaram que a empresa importa tecido dos Estados Unidos, mas negaram vender lixo hospitalar. “A gente importa dessa empresa (norte-americana) há 11 anos. Nunca tivemos nenhum problema”, afirma um deles.
O tecido que a importadora compra dos Estados Unidos chega ao Ceará em navios, dentro de contêineres. “Acontece de vir com mancha, mas é graxa ou um sujo que pega durante o transporte até aqui. Tem nada a ver (com lixo hospitalar”. Quando chega assim, o tecido é vendido por um valor menor.”


(Eliomar de Lima)

Governador vai a Brasília e cobra solução para a BR-222 ao ministro dos Transportes


O mau estado das rodovias federais no Ceará foi mais uma vez pauta na agenda do governador Cid Gomes (PSB). Acompanhado dos deputados federais José Nobre Guimarães (PT) e Danilo Forte (PMDB), nesta quarta-feira (19), ele esteve em Brasília conversando com o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
Cid foi cobrar do ministro e do diretor do Dnit uma solução para a situação críticas das rodovias, principalmente a BR-222 - estrada que liga a Grande Fortaleza à região Norte do Ceará. Também foi cobrada uma saída para a necessidade de duplicação do Anel Viário - uma obra estruturante para a economia local e também importante para a Copa do Mundo. O próprio governador fez questão de exibir na reunião um mapa do Ceará com as atuais condições.
Do diretor-geral do Dnit a comitiva ouviu a promessa de que, na próxima semana, ele vem ao Ceará ver in loco os problemas. Já do ministro dos Transportes veio o compromisso de que, após o levantamento dos problemas, em 10 dias serão tomadas medidas práticas.
Um dos motivos alegados à comitiva cearense para a morosidade na solução dos problemas da BR-222 foi o fato de que a antiga cúpula do Dnit foi afastada após uma operação da Polícia Federal em que parte dos membros foi presa por suspeita de corrupção. O fato atrasou em termos burocráticos a correção dos problemas.
O deputado Guimarães, por sua vez, apontou que seria uma vergonha para o Ceará na Copa do Mundo ter o Aeroporto Internacional Pinto Martins e o estádio Castelão amplamente modernizados para receber os visitantes, mas sem ter rodovias em condições de suportar o tráfego. Uma das saídas apresentadas é uma possível parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a execução da obra.(DN)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Me dá o pé, loira!


Olha aí o governador Cid Gomes, que também é presidente do PSB do Ceará. Em visita ao Residencial Juraci Magalhães, no bairro Canindezinho, em Fortaleza, ele se confraternizou com moradores em suas novas casas, brincou com a criançada, chupou um dindim e até gracejou com esse periquito.
Mas, dizem alguns, ele queria mesmo era ter, em suas mãos, uma certa loira da política.
(Foto- Deivyson Teixeira)

CCJ do Senado aprova projeto de lei que obriga prestação de contas de multas de trânsito


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sob presidência do senador Eunício Oliviera (PMDB), aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, o projeto de lei que obriga os órgãos de trânsito e entidades rodoviárias a prestarem contas anualmente da arrecadação e destinação dos recursos decorrentes da aplicação de multas. Autor do projeto, Eunício explicou que os recursos arrecadados, a partir da aplicação das penalidades de trânsito, devem ser investidos exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
O PL de Eunício altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) determinando que os órgãos e entidades executivos rodoviários e de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, assim como a Polícia Rodoviária Federal, publiquem todos os anos os demonstrativos de arrecadação por meio das multas e de destinação dessa verba.
Para o relator da matéria, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), atualmente a arrecadação das multas de trânsito tem atingido valores extremamente significativos, e os órgãos responsáveis pela sua cobrança não têm prestado contas, de forma satisfatória, sobre o montante obtido e sua destinação. “Aquilo que é arrecadado com as infrações de trânsito deve ser usado para evitar que essas infrações se repitam e todos tenhamos melhores condições de mobilidade”, defendeu.
(Com Agência Senado)

Gabarito do Enem será divulgado na próxima terça-feira, diz Inep

Enem será aplicado neste sábado (22) e domingo (23).
Veja o que pode e o que não pode ser levado nos locais de prova.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011), informa em seu site que o gabarito do exame será na próxima terça-feira (25) até as 20h. O edital do exame informava que as respostas da prova sairiam "até três dias após o final do Enem".

Veja ao lado dicas para fazer a prova

O Enem será aplicado neste sábado (22) e domingo (23) para mais de 5,3 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior. O G1 mostra abaixo alguns pontos importantes que os estudantes que vão fazer o Enem devem estar atentos, indicados no edital do exame:

saiba mais

As provas
O Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Neste sábado (23) os candidatos vão fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias (que engloba história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

No domingo (23) será a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais uma redação; além da prova de matemática e suas tecnologias.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta feita com material transparente com tinta esferográfica preta. Canetas de cor azul ou de outras cores não poderão ser usadas.

As provas terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de Ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. As provas terão 4h30 de duração no sábado e 5h30 de duração no domingo. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem no local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Cearenses são cobaias em teste de vacina contra Dengue

O laboratório Sanofi Pasteur começa a testar em voluntários de Fortaleza, Goiânia, Campo Grande, Natal e Vitória, os efeitos de uma vacina contra a dengue. Os escolhidos têm entre 9 e 16 anos e são acompanhados de perto por uma equipe médica.
Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia. Em testes anteriores, o medicamento tem se mostrado seguro para a saúde.
Dois terços dos pacientes recebem a vacina candidata e os demais tomam doses de placebo – uma substância que não tem efeito no corpo. A vacina é composta por três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses.
Todos os pacientes serão observados durante o período, e qualquer caso de febre deve ser relatado aos médicos pesquisadores. O objetivo é saber quais crianças e adolescentes vão ter dengue ou não.
Para que ela seja considerada eficiente, o número – relativo – de casos de dengue entre os pacientes que tomaram a vacina precisa ser no máximo 30% do número de casos entre os que receberam doses de placebo.
*Com Folha Online.

População está insatisfeita com a saúde e segurança pública

A Confederação Nacional da Indústria divulgou nesta quarta (19) a pesquisa Retrato da Sociedade Brasileira: Segurança Pública, que traz dados sobre a confiança da população nas instituições responsáveis pela segurança, a atuação da polícia e ações de combate à violência. A saúde foi apontada como o maior problema enfrentado pelo país, com 52%, já a segurança pública veio em segundo, com 33% e as drogas em terceiro, com 29%. Na avaliação de cada quesito, a segurança é considerada ruim ou péssima por 51% dos entrevistados e somente 15% perceberam alguma melhora no setor nos últimos três anos. Em relação às instituições, as Forças Armadas e a Polícia Federal são consideradas as mais eficientes e o Congresso Nacional vem acompanhado do poder Judiciário no rol das menos eficientes. Dentre outros pontos, o estudo revela a opinião da população em relação à pena de morte, à prisão perpétua e à redução da maioridade penal. No total, 75% dos entrevistados são  a favor da redução da maioridade penal para 16 anos e 31% a favor da pena de morte. Foram ouvidas 2.002 pessoas pela CNI em parceria com o Ibope, em 141 municípios, entre os dias 28 e 31 de julho.

Sobral conta agora com a AUTO ESCOLA BOM JESUS

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) PORTARIA Nº 956/2011, do dia 18/10/2011, autorização para o funcionamento do centro de formação de condutores - AUTO ESCOLA BOM JESUS.Segundo seus sócios, a partir da próxima segunda feira (24) irá será inaugurada de forma oficial na cidade de Sobral, com uma mega promoção de 45 aulas gratuitas para os primeiros dez inscritos.
Maiores informações: Tel: (88) 3111.3202 – (88) 3614.3234 Endereço: Av. Contorno – 868 – Próximo a OAB.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Leishmaniose visceral


A Leishmaniose visceral (Calazar) é uma doença muito difundida no Brasil que é ocasionada por um protozoário (Leishmania) e transmitida pelo mosquito palha (Phlebotomus) e é uma zoonose que causa muitas controvérsias mesmo entre os médicos veterinários, pois existe o dilema de tratar ou não o cão acometido da doença. A verdade é que a doença não tem cura e no caso da opção de tratamento são necessários cuidados especiais o que na grande maioria das vezes não ocorre por parte do dono do animal dai a opção pelo sacrifício do cão. A leishmaniose é transmitida através da picada de um mosquito. Geralmente a doença acomete cães sadios, enquanto que nos humanos tem predileção por pessoas com imunidade diminuída (crianças, idosos, doentes). Esta zoonose era uma afecção tipicamente rural, mas está se urbanizando em virtude das transformações climáticas e/ou o desmatamento. Aliás, também a emigração do homem da Zona Rural às grandes Áreas Metropolitanas com o flebótomo é a verdadeira causa do aparecimento do calazar ao homem com as suas nefastas implicações à saúde pública.

Ministro da saúde quer restringir venda de motos para diminuir acidentes

De acordo com o ministro, em 2010, os acidentes de trânsito
geraram R$ 190 milhões em despesas para o SUS.
Por: Kyara Gonçalves
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (18) que pretende limitar a venda de motocicletas aos motoristas que tenham habilitação específica para o veículo.
Preocupado com o aumento do número de acidentes com motos no país, Padilha deu a declaração em entrevista à rádio Banda B, de Curitiba, onde esteve pela manhã para a inauguração de uma unidade de saúde.
"É necessária uma mudança na lei. Eu tenho conversado com vários deputados para criarmos uma restrição: a pessoa, para comprar uma moto, teria que mostrar uma carteira de habilitação específica para moto", afirmou o ministro.
Hoje no país, qualquer pessoa, mesmo sem habilitação, pode comprar uma moto ou outro veículo, por esse motivo o ministro encontra na legislatura e na prevenção uma alternativa para romper com a “epidemia dos acidentes de trânsito”.
Dados preliminares do Ministério da Saúde mostram um aumento de 27% no número de acidentes com motos no país entre 2009 e 2010. Nos últimos dois anos, o salto foi de quase 75%.
O Ministério da Saúde informou que ainda não encaminhou nenhum projeto de lei ao Congresso para instituir a restrição, mas que o ministro tem feito campanha e estimulado o debate nas últimas duas semanas.

Fetos encontrados em matagal






Ao tomar conhecimento da noticia de que havia sido encontrado varios fetos em um matagal em nossa cidade, causou-me um profundo mal estar, e umagrande indignação, já tentamos fazer alguns contatos sobre o caso e resolvemos levar este assunto que é de grande importancia para a tribuna da Câmara dos vereadores, a qual transcrevemos resumidamente abaixo:

"Quando chegamos no segundo semestre especialmente no mês de outubro, vem logo na lembrança o dia das crianças.
Outro tema que vem sendo trabalhado desde 2005 através da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Igreja Católica lançou a semana nacional da Vida a ser comemorado de 01 a 07 de outubro e o dia do nascituro no dia 08 de outubro.
O maior presente que recebemos de Deus é o dom da vida então ela deve ser defendida e respeitada.
Mas no dia 12 de outubro, justamente no dia das crianças, nossa cidades depara com um fato de extrema crueldade, que foi a descoberta em um matagal no bairro Dom Expedito de recipientes que continham fetos humanos, ou seja nascituros, crianças que ainda iriam nascer.
O aborto é um ato de extrema crueldade pois atenta contra a vida de alguém que que não pode defender-se, mas que já tem seus direitos garantidos pela nossa constituição Federal.
Aborto é crime  e no âmbito da religiosidade é punível com a excomunhão da Igreja Católica.
Então estamos assustados com este fato. Segundo lemos no blog do Clevis Oliveira, as primeiras avaliações do perito o local em que foram encontrados os fetos, pode-se tratar de um local de desova de clinicas clandestinas de aborto e acredita-se que possam aparecer mais fetos.
Outro fato que chamou atenção é a forma em que encontrava-se os fetos pois quem fez os procedimentos deve entender de medicina.
Esta é a noticia, é um mal que aparece. E o que fazemos?
Muitos tomaram conhecimento, mas parece que estamos anestesiados, este tipo de noticia não cria indignação em mais ninguém, não cria mal estar.
Conclamamos então a sociedade civil para que mobilize-se que a Igreja católica através da comissão para a vida e família possa entrar na luta em defesa da vida, que a comissão da criança e do adolescente possa ir em busca de informações sobre como anda este caso.
Estes fetos foram silenciados antes de terem oportunidade de pronunciar sua defesa, queremos então ser a voz daqueles que hoje em Sobral não tem voz nem vez.
E se foram encontrados estes fetos onde estão as clinicas clandestinas que fizeram o aborto?
Cadê nossa policia investigativa??"


APOSTAS ABERTAS (PT X PSB)





O deputado federal José Guimarães (PT) avisa: “Eu aposto com quem quiser que a aliança do PT com o governador não vai ser quebrada em 2012.”  Ele diz:  “Acima de interesses da prefeita e de Cid Gomes está o projeto Dilma”.

Cearense Thiago Monteiro leva o ouro no tênis de mesa

Mesa-tenista faturou a primeira medalha dourada do Estado na competição por equipes da modalidade, ao lado de Gustavo Tsuboi e do recordista em Pans, Hugo Hoyama.
Um cearense ganhou a sua primeira medalha de ouro no Pan de Guadalajara nesta segunda-feira, com Thiago Monteiro. Ele venceu a competição por equipes do tênis de mesa ao lado de Gustavo Tsuboi e do recordista brasileiro de medalhas de ouro em Pans, Hugo Hoyama.
Na decisão, a rival foi a Argentina, do temido Liu Song, chinês naturalizado e atual bicampeão pan-americano. A final foi disputada em quatro partidas. No primeiro jogo, Gustavo Tsuboi fez 3 a 0 em Liu Song (11-8, 12-10 e 11-8) e deu tranquilidade à equipe. Thiago Monteiro veio em seguida e, num jogo duro, venceu Pablo Tabachnik por 3 a 1 (8-11, 11-6, 11-8 e 11-6).
O terceiro confronto foi entre as duplas, o único perdido pelos brasileiros. Gaston Alto e Liu Song dominaram e venceram Thiago Monteiro e Hugo Hoyama por 3 a 1 (11-5, 10-12, 11-9 e 11-8). Mas a vitória decisiva do Brasil veio logo em seguida e com chave de ouro: Hugo Hoyama bateu Pablo Tabachnik por 3 sets a 1 e faturou seu 10º ouro em Pans.

Lixo hospitalar era usado em jeans

A Procuradoria da República pediu ontem à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar a importação irregular de lixo hospitalar por confecções em Pernambuco. Fronhas, lençóis e pijamas usados em hospitais americanos — inclusive com secreções — serviam de matéria-prima na fábrica Império do Forro de Bolso. Havia inclusive material proveniente do Departamento de Veteranos de Guerra dos EUA.
Muitas peças tinham a advertência not for sale (venda proibida). No fim de semana, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) interditou galpões e uma fábrica da empresa nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, respectivamente a 192 e 167 quilômetros da capital. Segundo o gerente da Apevisa, Jaime de Brito, foram encontrados tecidos manchados, provavelmente de sangue. As amostras foram enviadas ao Instituto de Criminalística.
Toritama responde por 60% da produção nacional de jeans. O material importado era usado nos bolsos. Segundo Brito, como as peças passam por várias lavagens, quem as usa não corre risco. Os operários que as manuseiam, porém, podem ser contaminados por hepatite C ou doenças respiratórias.
A importação de lixo hospitalar é proibida no Brasil. A Receita descobriu a operação na semana passada, ao desconfiar da disparidade entre o valor declarado e o volume de uma carga no Porto de Suape. Em dois contêineres havia, além de lençóis descartados, máscaras, cateteres, seringas e outros objetos contaminantes. Outros 14 estão para chegar, segundo a Receita.
A empresa, que há uma década importava "tecidos de algodão com defeito", pode ser multada entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão. Seu proprietário não fora localizado até ontem.

( O Globo)

Cid Gomes conversa com presidente nacional do PRB

O presidente nacional do PRB, Miguel Pereira, está em Fortaleza. Ciceroneado pelo deputado estadual Ronaldo Martins, ele veio para um encontro com o governador Cid Gomes (PSB). Na conversa, que ocorrerá ainda nesta segunda-feira, em clima de Palácio da Abolição, estará presente também o segundo suplente do senador Eunício Oliveira, o empresário Miguel Dias, filiado dessa legenda.
O assunto é como ficará a participação do PRB em termos de sucessão 2012 no Estado.
Está definido que em Fortaleza o partido deverá seguir a orientaçaõ do governador Cid Gomes, como já deixou claro o seu presidente regional, o deputado estadual Maílson Cruz.
DETALHE – O PRB, assim como o PSD, é sigla alternativa do Palácio da Abolição que servirá para resolver ou acomodar divergências entre aliados do Governo no Interior.


(Eliomar de Lima)

18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO


Há quem defina a prática da medicina como um sacerdócio. Outros a vêem como uma combinação de sentimento e arte
Fala-se ainda da solidariedade ao próximo;
e alguns compreendem que é o pulsar da transformação,
da vontade de mudar o destino em prol do bem-estar do semelhante.

Ser médico é, de fato, um pouco de tudo isso e muito mais.
É um pacto de amor eterno pela vida e o bem-estar do semelhante.

O nosso blog deseja de todo coração tudo de bom e que jamais decurem do verdadeiro
sentido de ser médico, qual seja o de ajudar o próximo, de curar o paciente e de pensar sempre no bem daqueles que lhes confiam a vida.

Hoje é o seu dia: o Dia do Médico.

Parabéns á todos os médicos de Sobral.

Bancários encerram greve, mas BNB mantém paralisação, diz sindicato

Bancários aprovaram proposta de reajuste de 9%, com ganho real de 1,5%.
Seeb diz que funcionários do BNB não se sentiram contemplados.

Giselle Dutra
 Do G1 CE
Bancários aprovaram reajuste de 9% mais alguns benefícios. (Foto: Seeb/Divulgação)
Em assembleia ocorrida na noite desta segunda-feira (17), os bancários do Ceará dos bancos privados, Banco do Brasil e Caixa Econômica encerraram a greve, que já durava 21 dias, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb). Apenas o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) mantém a paralisação.
O BNB manteve a greve, segundo a Seeb, porque a proposta apresentada pelo banco não contempla as reivindicações dos grevistas. O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra reforçou a importância da unidade da categoria. “Mais uma vez, a Campanha Nacional dos Bancários garantiu avanços importantes, tanto nos bancos públicos, quanto nos privados”, disse.

Verba para imóveis tombados

Muitos imóveis definidos como patrimônio estão em precárias condições. Proprietários aguardam com expectativa a definição das novas regras de empréstimo
Donos de patrimônios residenciais e comerciais podem contar com linha de crédito federal especial para reformas
Icó. Quatro Municípios do Interior - Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará - e Fortaleza vivem a expectativa de assinatura de convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para adesão ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do Governo Federal. O programa vai beneficiar donos e inquilinos de imóveis residenciais e comerciais localizados em sítios históricos do Ceará que vão poder financiar obras de restauro, reforma e ampliação, sem taxa de juros, com prazo de até 15 anos.

As cinco prefeituras aguardam para novembro próximo convocação do Iphan para assinatura de convênio com os Municípios e posterior lançamento de editais para a seleção dos que desejam participar do PAC das Cidades Históricas. Na primeira etapa, há previsão de investimento no Ceará de R$ 17 milhões. O crédito será financiado pelo Banco do Nordeste.

Plano de trabalho
Para aderirem ao programa, os Mnicípios devem adotar algumas providências. Primeiramente, concluir um plano de trabalho e incluí-lo no Sistema de Convênio (Siconv) do Governo Federal. A segunda etapa é a assinatura do convênio com o Iphan. Cada cidade deverá ter o Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e um conselho curador que vai gerir e decidir sobre a aplicação futura dos recursos oriundos do pagamento de parcelas do financiamento.

Por último, os Municípios terão de implantar uma unidade de execução e coordenação do programa, composta por engenheiro ou arquiteto, contador e um coordenador para orientação aos moradores acerca da elaboração dos projetos de restauro e ampliação dos imóveis. "As Prefeituras terão de vencer essas etapas, fazer o dever de casa para que o programa chegue aos moradores", observou a secretária de Cultura de Icó, Jequélia Alcântara. Outra exigência é que o Município não esteja inadimplente com o Governo Federal. A expectativa dos secretários municipais de Cultura das cidades a serem beneficiadas pelo programa é que no início de 2012 os recursos cheguem aos moradores e as obras de restauro possam, finalmente, começar.

As pessoas interessadas já podem procurar as secretarias de Cultura para obter informações, reunir e atualizar documentos pessoais e dos imóveis.

Em caso de demanda mais elevada do que a oferta de recursos, o programa prevê prioridade de atendimento para os imóveis em maior situação de risco e por localização. Aqueles que estão na área rígida têm primazia sobre os que estão no entorno, por exemplo. "Haverá uma seleção criteriosa de acordo com as normas do programa", explica o coordenador da unidade de Icó, Altino Afonso de Medeiros. O prazo de financiamento para os imóveis residenciais é de 15 anos e para os comerciais de 10 anos. Os inquilinos poderão aderir ao programa desde que apresentem devida autorização do proprietário. O imóvel passará por análise técnica do Iphan. As obras serão feitas por quem pede o financiamento, sob fiscalização do órgão e da unidade executora para evitar descaracterização e fazer cumprir o projeto.

O Banco do Nordeste ainda não tem detalhe sobre o PAC Cidades Históricas, mas não haverá exigência para renda mínima, respeitando determinado percentual de comprometimento da receita familiar mensal. "Estamos aguardando as instruções", explicou o gerente da agência do BNB em Iguatu, Eugênio Augusto.

Cada Município terá um valor variável do programa, mas poderá fazer aditivos até a mesma quantia liberada na primeira etapa. "As Prefeituras deverão estar adimplentes com o Governo Federal", ressaltou o chefe do Escritório do Iphan, em Icó, Erick Rolim. De acordo com Rolim, Icó e Aracati apresentam algumas pendências de inadimplência, mas Sobral e Viçosa do Ceará estão em situação regular. "Famílias de baixa renda poderão ser beneficiadas no futuro com o reinvestimento dos recursos por parte do Município", diz ele. "Estamos trabalhando com a expectativa de que as obras de restauro comecem em 2012", observou.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Assim SeFaz... Oportunidade!!!
Saiba mais sobre o Refis
A Prefeitura municipal de Sobral está dando uma nova chance para os contribuintes que estão em débito com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e demais tributos municipais.
Através de lei municipal, foi instituído o Refis -Programa de Parcelamento Especial, Anistia e Remissão de Créditos Municipais.
O progama de recuperação fiscal (REFIS),com vigência entre o periodo 10 de novembro a 30 de dezembro de 2011,consiste em facultar ao contribuinte a liquidação de seus débitos tributários municipais,com dispensa de multa e juros de mora se liquidados;
2-Como será mesmo a anistia?
A anistia é em relação aos encargos da dívida, podendo chegar a até 100% dos juros e multa de mora e de infração, para quem efetuar o pagamento à vista nos primeiros 50 dias da implantação do Refis, que iniciará a partir de 10 de novembro.
3-Qual o objetivo do Refis?
O objetivo principal é regularizar a situação dos pequenos devedores do Município, com a extinção de créditos tributários. O estímulo ao contribuinte fará com que o Município resgate créditos, aumentando a arrecadação,pretendendo fazer retornar aos cofres públicos,grandes partes da receita devida ao fisco,não recolhida quer por dificuldades econômico-financeiras dos contribuintes

Os supervereadores

Políticos de dimensão nacional, Cesar Maia, Gabeira e Indio da Costa vão disputar cadeiras na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro à espera de 2014. A informação está na ISTOÉ desta semana. Acompanhe!



A disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro normalmente é reservada a personalidades de fama municipal ou políticos iniciantes. Não é o que deve ocorrer nas eleições do próximo ano. Nomes conhecidos nacionalmente, mas que na atual conjuntura não reúnem condições políticas para alçar voos mais ambiciosos, se movimentam para concorrer ao cargo de vereador.
 Nessa lista figuram Cesar Maia (DEM), Fernando Gabeira (PV) e Indio da Costa (PSD). Mais do que um projeto pessoal, a intenção desses renomados políticos é fortalecer seus partidos ao atuarem como verdadeiros puxadores de votos.

Águia e as Galinhas:


"Galinha é caça. Águia é caçadora." Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir... ou como algo que você vai caçar e vencer? "Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais." Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam.

INSCRITOS NO ENEM 2011 JÁ PODEM CONSULTAR LOCAL DE PROVAS

enem 2011 ENEM 2011   Inscrições

INSCRITOS NO ENEM 2011 JÁ PODEM CONSULTAR LOCAL DE PROVAS

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já podem consultar o local onde farão as provas nos dias 22 e 23 do corrente mês. Para saber o local das provas, basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, munidos de CPF e a senha criada no ato da inscrição.

Mesmo em greve, os Correios afirmaram já ter uma "engenharia" especial que garantirá tanto a entrega dos cartões de inscrição aos estudantes, assim como também a distribuição das provas por todo Brasil. O Inep informa que será possível imprimir o cartão de inscrição pelo site. O referido cartão deverá ser apresentado no dia do exame.

Relatório aponta abusos contra imprensa no Brasil


Em seis meses, mais quatro jornalistas assassinados. Além disso, a censura ao Estado, que aguarda há dois anos uma decisão da Justiça. Por fim, a Lei de Acesso à Informação parada no Senado e mais pressões para exigir o diploma para exercício do jornalismo. Esses foram os destaques do relatório sobre a imprensa no Brasil apresentado ontem na 67.ª Assembleia-Geral da Sociedad Interamericana de Imprensa (SIP), em Lima, pelo representante brasileiro Paulo de Tarso Nogueira.
Ao longo do dia, outros 20 balanços, país por país, foram lidos no salão principal do Swissotel, onde se realiza o encontro. Delegados de Argentina, Bolívia, Honduras e Equador mostraram graves abusos ocorridos nos últimos meses. 'Prevalece preocupante a recorrente censura judicial', afirmou o brasileiro Nogueira, que é vice-presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e consultor do Estado. Ele adverte, ainda, que 'é crescente a ampliação do poder discricionário de magistrados, especialmente os de 1.º grau, no julgamento de ações de antecipação de tutela e direito de resposta'.
O levantamento de Nogueira repete o quadro já apresentado sobre a censura judicial imposta ao Estado - processo que aguarda decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Detalha também a recente decisão STJ de anular as provas colhidas pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica, que envolvem o empresário Fernando Sarney. 'Esclareça-se que as escutas telefônicas foram obtidas mediante competente autorização judicial', adverte o texto. Nogueira lembra que 'a anulação das provas não significa a absolvição dos acusados'. Foi o empresário, filho do senador José Sarney, quem pediu a um juiz de Brasília a censura contra o jornal, alegando que o caso corria sob sigilo.
Quatro mortes. O trecho mais grave, porém, é o que dá conta de quatro assassinatos de jornalistas só nos últimos seis meses. No total, o documento menciona outros 21 episódios: 2 prisões, 8 agressões físicas, 2 atentados, 6 novos casos de censura judicial e 3 episódios de abuso do poder.
Em todos os quatro crimes - ocorridos nos Estados de PE, RJ, RN e AM -, os jornalistas faziam denúncias contra a prefeitura ou outras autoridades locais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Palavra da coruja


A glória é passageira, mas a obscuridade é para sempre. Napoleão Bonaparte

O homem de 497 bilhões de reais

Ele diz ter uma fortuna nove vezes maior que a de Eike Batista. É sócio de uma empresa que mantém contratos com a Petrobras. A Caixa diz que o dinheiro simplesmente não existe

Marcelo Rocha e Eumano Silva, ÉPOCA

Um cidadão brasileiro diz possuir quase meio trilhão de reais em uma agência da Caixa Econômica Federal no interior de São Paulo. O homem se chama Raimundo Souza Oliveira, tem 46 anos e mora em um condomínio de classe média em Paulínia, cidade vizinha a Campinas.
O dinheiro está guardado em uma conta poupança na agência de Hortolândia, outro município da região de Campinas, segundo afirma Raimundo. A cifra astronômica supera em quase quatro vezes o império do mexicano Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, e em nove vezes o patrimônio de Eike Batista, maior empresário do Brasil. Equivale ao Produto Interno Bruto do Chile.
Essa história surpreendente está contada em duas ações que correm na Justiça em São Paulo e em Brasília.
O “bilionário” Raimundo é sócio de uma empresa que tem contratos com a Petrobras O caso descrito acima poderia ser apenas a aventura jurídica de um espertalhão ou a fantasia de um lunático, mas produziu efeitos preocupantes para o país nos últimos meses.
Uma empresa da qual Raimundo é sócio, a Seeblapar Comércio e Participações Ltda., tem uma subsidiária chamada Seebla Serviços de Engenharia. Em março passado, a Seebla obteve com a Petrobras vários contratos de prestação de serviços, todos por meio de carta convite, modalidade de licitação que reduz as possibilidades de disputa. Os negócios com a estatal somam mais de R$ 68 milhões para trabalhos definidos por expressões genéricas como “serviços suplementares de apoio administrativo”, “serviços de atualização de documentação técnica de engenharia” e “serviços de apoio social, psicológico e técnico agrícola”.
Raimundo tem um sócio na Seeblapar, Jader Bezerra Xavier, um cearense de 50 anos, ex-funcionário da Petrobras. A entrada de Raimundo na empresa, que tem sede em São Paulo, aconteceu em janeiro deste ano, de acordo com documentos de alteração do contrato social. Na ocasião, a Seeblapar recebeu um aporte de R$ 10 bilhões, segundo os arquivos da Junta Comercial de São Paulo.
Para capitalizar a empresa, Raimundo registrou na Junta que esse dinheiro estava disponível na conta poupança nº 013.00.015.800-6, a mesma onde afirma ter quase meio trilhão de reais, na Caixa de Hortolândia. Com o aumento do capital, o grupo Seeblapar se dirigiu à Petrobras e conseguiu os contratos milionários. Os contratos com a Petrobras vencem entre 2012 e 2014.

Agenda da semana da Câmara dos deputados


SEGUNDA-FEIRA (17)
9 horas
Comissão de Direitos Humanos e Minorias

5º Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos
Auditório Nereu Ramos
14 horas
Plenário

Sessão de debates.
Plenário Ulysses Guimarães
19h30
Comissão Especial sobre a Prorrogação da Vigência da DRU

Discussão e votação do parecer do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG).
Plenário 11

TERÇA-FEIRA (18)
9 horas
Comissão de Direitos Humanos e Minorias

5º Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos.
Auditório Nereu Ramos
9 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Seminário: "Políticas Públicas Antibullying".
Plenário 6
9 horas
Comissão Mista de Orçamento

Audiência pública sobre obras com indícios de irregularidades.
Foram convidados, entre outros, representantes do Dnit; dos ministérios dos Transportes e da Saúde; da Funasa; e do TCU.
Plenário 2
10 horas
Câmara Mirim

Sessão do Projeto Câmara Mirim 2011.
Plenário Ulysses Guimarães
10 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Subcomissão sobre a produção de leite no mercado nacional; e Subcomissão Especial da Agricultura Familiar, da Extensão Rural e das Energias Renováveis.
Audiência pública sobre a assistência técnica e a extensão rural, tendo como foco especial o segmento produtivo de leite e derivados.
Foram convidados os ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; e representantes dos trabalhadores rurais e dos segmentos produtivos de lácteos e de pesquisa.
Plenário 4
11 horas
Museu da Câmara

Abertura da exposição comemorativa da Semana do Servidor.
Espaço do Servidor
13 horas
Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres.

Debate sobre proteção social do trabalho das mulheres.
Foram convidadas, entre outras, a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria Oliveira; a representante do Fórum Itinerante das Mulheres em Defesa da Seguridade Social, Veronica Ferreira; e a presidente da Associação das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos.
Auditório Freitas Nobre
13h30
Comissão de Direitos Humanos e Minorias

5º Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos.
Auditório Nereu Ramos
14 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Audiência pública sobre o licenciamento ambiental simplificado.
Foram convidados, entre outros, a presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu; o presidente do Ibama, Curt Trennepohl; e o presidente da Associação Brasileira de Entidades Ambientais de Meio Ambiente, Hélio Gurgel Cavalcanti.
Plenário a definir
14 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano

Audiência pública sobre a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).
Foram convidados, entre outros, o secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki; o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski; e o coordenador de Programas de Saneamento em Saúde da Funasa, Jamaci do Nascimento Júnior.
Plenário a definir
14 horas
Comissão de Viação e Transportes

Audiência pública sobre as dificuldades e entraves na regulamentação da Lei Complementar 121/06, que cria o sistema nacional de prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de veículos e cargas.
Foram convidados, entre outros, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto; e o chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, Luiz Flávio de Oliveira.
Plenário 5
14h30
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Audiência pública sobre as implicações do uso do telefone celular para a saúde.
Foram convidados, entre outros, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg; e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
Plenário 13
14h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública sobre a criação de linha de crédito especial para as Santas Casas, hospitais e entidades filantrópicas.
Foram convidados, entre outros, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o superintendente da Área de Inclusão Social do BNDES, Ricardo Luiz Ramos; e presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, José Reinaldo Nogueira.
Plenário a definir
14h30
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público

Audiência pública sobre a convenção da OIT sobre “Trabalho Decente para os Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas”.
Foram convidados, entre outros, representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social; o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva; e a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Lais Abramo.
Plenário a definir
14h30
Comissão de Defesa do Consumidor

Audiência pública sobre o PL 720/11, que proíbe as concessionárias de energia elétrica de cobrar tarifas diferenciadas para consumidores residenciais a partir do horário do consumo.
Foram convidados, entre outros, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner; e a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn.
Plenário a definir
14h30
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

Seminário: "Políticas Públicas Antibullying".
Plenário 6
15 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Subcomissão Especial para Acompanhar as Ações de Proteção às Fronteiras.
Audiência pública para apresentação do Projeto Fronteira em Foco, elaborado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais.
Foram convidados, entre outros, o coordenador-geral de Administração Aduaneira da Receita Federal, Dario Brainer Filho; e representantes do Departamento de Polícia Federal; do Departamento de Polícia Rodoviária Federal; e do Ministério da Defesa.
Plenário a definir
16 horas
Votações em Plenário

A Medida Provisória 540/11, que faz parte do plano do governo de incentivo à indústria (Brasil Maior), é o destaque da pauta do Plenário. Ela concede vários benefícios fiscais, como restituição de tributos para a indústria exportadora, permissão para aproveitamento de créditos conseguidos com a compra de bens de capital e desoneração da folha de pagamentos para alguns setores. Outras três MPs trancam a pauta.
Plenário Ulysses Guimarães
18 horas
Comissão de Educação e Cultura

Subcomissão Especial sobre o Piso Salarial do Magistério
Eleição da Mesa Diretora.
Plenário 10

QUARTA-FEIRA (19)
8 horas
Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas

Café da manhã seguido de reunião de trabalho para debater o reajuste da tabela do SUS; a definição de uma fonte de financiamento para o setor; e os resultados da audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família sobre a abertura de linha de crédito especial para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas, José Reinaldo Oliveira Júnior, e os presidentes das 16 federações estaduais das Santas Casas.
Salão Verde
10 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

11 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Audiência pública para debater o andamento dos processos que apuram a colisão do Jato Legacy 600 com o Boeing 737 da Gol, em setembro de 2006, resultando na morte de 154 pessoas.
Foram convidados representantes do Ministério Público Federal; da Anac; e da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 da Gol.
Plenário 3
13h30
Comissão de Minas e Energia; e Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional

Seminário: “Agenda Parlamentar para Energia Elétrica – Modicidade Tarifária, Concessões e Qualidade do Fornecimento”.
Auditório da TV Câmara
14 horas
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas

Audiência pública sobre o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), especialmente no que se refere ao monitoramento e acompanhamento das mudanças climáticas no continente antártico e seus impactos no território brasileiro.
Foram convidados representantes da Marinha do Brasil; do Ministério do Meio Ambiente; e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Sala 15 da Ala Alexandre Costa, no Senado
14 horas
14h30
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Apresentação, leitura e votação do parecer vencedor do relator, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), ao processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Plenário 15
9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Audiência pública sobre os possíveis impactos da aprovação do PL 6297/05, que permite a inclusão como dependente, para fins previdenciários, de companheiro ou companheira homossexual dos segurados do INSS.
Foram convidados o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Costanzi; o consultor e advogado Francisco Lúcio Pereira Filho; o secretário da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLT), Carlos Magno Fonseca; e o chefe da Procuradoria Jurídica do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Antonio Rodrigo de Sousa.
Plenário 7
9h30
Comissão de Seguridade Social e Família

Subcomissão Especial sobre o uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde
Discussão sobre a temática da subcomissão com representantes do setor empresarial comercial.
Foram convidados, entre outros, representantes do Instituto Nacional para Processamento de Embalagens Vazias; da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários; e da Associação Nacional de Biossegurança.
Plenário a definir

Falta clareza nos portais do CE


Embora as prefeituras justifiquem cumprir o que determina a Lei, os dados publicados não são de fácil compreensão
Acompanhar os gastos da administração pública ainda é um desafio para a população de vários municípios cearenses. Embora a Lei da Transparência obrigue as prefeituras a publicarem suas contas em detalhes e tempo real na internet, a falta de clareza sobre alguns dados têm dificultado com que o cidadão comum entenda as despesas públicas e possa promover, de fato, o controle social.

O Diário do Nordeste visitou portais da transparência de algumas prefeituras cearenses que apresentam pomposos orçamentos para verificar como os recursos vêm sendo aplicados. No entanto, diante da dificuldade para leitura dos dados, a reportagem não conseguiu precisar nem mesmo a porcentagem de recursos aplicados em relação ao que foi planejado na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Consultando o portal de Maracanaú, é possível acessar receitas e despesas acumuladas desde o início do exercício. No entanto, os filtros disponíveis permitem apenas que o cidadão acompanhe os valores arrecadados e gastos, sem oferecer comparativos sobre as aplicações ou mesmo percentuais detalhados das despesas por área. Conforme a Prefeitura de Maracanaú, o portal da transparência atende, de forma objetiva, às exigências da Lei e segue os preceitos sugeridos pelo Índice de Transparência da Associação Contas Abertas. A Prefeitura disse estar reformulando as ferramentas do portal para torná-lo mais simples e interativo.

Embora não seja possível saber se Juazeiro do Norte tem cumprido o que orçou, o portal traz gráficos para que o cidadão acompanhe a porcentagem de gastos por setor. O problema é que o portal não esclarece se a porcentagem publicada é referente ao valor total do orçamento do Município para o exercício, ao valor arrecadado até o momento ou ao orçamento das secretarias de cada setor.

Precário

O secretário de Finanças de Juazeiro, Francisco Ferreira Marques, admitiu que o portal de transparência do Município, embora obedeça à lei, ainda é precário, informando que a gestão está reformulando a sua página eletrônica para acelerar a atualização e facilitar a compreensão dos dados pelo cidadão.

Pelo portal da transparência de Caucaia, o cidadão pode consultar as despesas e receitas orçamentárias gerais ou por órgão de Governo. Todavia, não é fácil identificar em que tipo de ações os recursos estão sendo aplicados, tendo em vista que são disponibilizadas apenas longas listas de pagamentos. É preciso verificar uma a uma das notas de empenho para saber em quê o dinheiro foi utilizado. O site não traz somas de valores nem gráficos que possam facilitar a compreensão popular.

A Prefeitura de Caucaia discorda que o cidadão possa ter dificuldade para acompanhar as contas, afirmando que o portal obedece às determinações da Lei e que divulga informações que não são exigidas como forma de mostrar seu esforço pela transparência. Mas salientou estar aberta a sugestões.

Controle

A Lei 139/2009 foi aprovada para que a população pudesse acompanhar, em tempo real, como o recurso público está sendo utilizado. Trata-se de uma ferramenta que visa o controle social como um dos meios para evitar danos ao erário. Mas esse controle só é possível se o cidadão consegue compreender as informações publicadas.

BEATRIZ JUCÁREPÓRTER

Receita Federal libera quinto lote de restituição do Imposto de Renda


A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (17) a restituição do quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. A Receita também fará os depósitos referentes às restituições dos lotes de 2008, 2009 e 2010 só agora liberados da malha fina. Ao todo, são R$ 2,5 bilhões para 2.690.743 contribuintes.
O dinheiro será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte ao fazer a declaração do Imposto de Renda. Caso o depósito não seja feito ou o declarante tenha mudado de conta, é necessário ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades). Deficientes auditivos têm à disposição o número 0800-729-0088 para consulta.
O quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2011 é o maior já liberado pela Receita Federal. Serão creditadas restituições para 2.656.556 contribuintes, totalizando R$ 2.448.325.168,73, já corrigido em 5,93 %. Dos contribuintes do lote, 6.221 tiveram prioridade por estar protegidos pelo Estatuto do Idoso.
Quanto ao lote residual de 2010, serão creditadas restituições para 24.665 contribuintes, com correção de 16,08 %. Com relação ao lote de 2009, 6.491 contribuintes receberão a restituição com correção de 24,54 %. Do lote de 2008, serão creditadas restituições para 3.031 contribuintes, com correção de 36,61 %.
Com o quinto lote de 2011, a Receita Federal praticamente liberou todas as restituições dos contribuintes que enviaram a declaração deste ano dentro do prazo. Nos próximos lotes, com raras exceções, estarão apenas as declarações das pessoas que deixaram a entrega para os dois últimos dias.

Novais aciona PSB nacional e pede expulsão no partido em Fortaleza

Em crise, ex-presidente destituído pede expulsão do seu sucessor no cargo.
Novais diz que será candidato; presidente diz que ele está 'fora do time'
.

Do G1 CE
No evento de Novais, ainda estão as decorações do evento realizados pelos dissidentes no partido (Foto: Divulgação)

O ex-presidente do PSB de Fortaleza Sérgio Novais afirmou neste sábado (15) que solicitou ao PSB nacional a expulsão do atual presidente da sigla no município, Karlo Kardozo. Novais foi destituído do cargo pela ala do PSB liderada pelo governador do Ceará e presidente do PSB do Ceará, Cid Gomes.
As declarações de Novais foram concedidas durante evento do partido com a chamada “ala histórica” que visa debater a saúde pública em Fortaleza.
A crise interna no partido deu-se por conta da oposição que Novais faz ao Governo do Estado. Novais é contra a construção do Acquario Oceânico do Ceará, avaliado em R$ 250 milhões, e dos veículos do programa de policiamento Ronda do Quarteirão, avaliado em R$ 120 mil. O grupo liderado por Cid Gomes confirma que o pedido de destituição foi motivado pela oposição interna ao governador.

domingo, 16 de outubro de 2011

Com folga e recorde, Cielo é ouro nos 100m livre do Pan

Atual recordista mundial conquistou o bicampeonato da prova nos Jogos de Guadalajara com o tempo de 47s84

 
 

Cesar Cielo deu início à sua provável série de conquistas no Pan-Americano de Guadalajara. Neste domingo, o atual recordista mundial da prova garantiu o ouro nos 100m livre com o tempo de 47s84 e de quebra fez o novo recorde do torneio. O cubano Hanser Garcia (48s34) e Shaune Frasier (48s63), das Ilhas Cayman, completaram o pódio
Como já havia vencido em 2007, com a marca de 48s79, Cielo conquistou o bicampeonato na competição.

O brasileiro construiu uma boa vantagem já na primeira parte da disputa, o que lhe deu segurança para seguir sem ser incomodado até o fim.
- Esse ano, em fiquei no ponto mais alto e mais baixo, vai entrar para a minha vida. Hoje recuperei minhas forças, estou contente com essa medalha de ouro. Agora é descansar para o revezamento - disse Cielo para a Rede Record.
O medalhista retorna à piscina ainda neste domingo para o revezamento 4x100m, ao lado de Bruno Fratus, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira.

A presença dos cristãos na atividade politica

 Apresentamos o comentário à Liturgia da Palavra do 29° domingo do Tempo Comum – Is 45, 1.4 - 6; 1 Ts 1, 1 - 5b; Mt 22, 15 – 21 –, redigido por Dom Emanuele Bargellini, Prior do Mosteiro da Transfiguração (Mogi das Cruzes - São Paulo). Doutor em liturgia pelo Pontificio Ateneu Santo Anselmo (Roma), Dom Emanuele é monge beneditino camaldolense.
* * *
29º Domingo Comum – A
Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus
Leituras: Is 45, 1.4 - 6; 1 Ts 1, 1 - 5b; Mt 22, 15 - 21
Em muitas nações está tornando-se muito vivo o debate sobre o sentido e o estilo da presença dos cristãos, e em particular dos católicos, na atividade política. Em alguns dos grandes países de antiga tradição cultural e religiosa própria como, por exemplo, na Índia e na China, os cristãos constituem uma porcentagem muito pequena. Por isso mesmo encontram dificuldade para exprimir uma presença significativa no nível social e político. A única palavra possível é o testemunho da própria vida inspirada pelo evangelho.
Em outras nações de antiga tradição cristã, como na Europa, hoje, porém, profundamente influenciadas pela mentalidade secularizada, os cristãos encontram forte oposição para uma presença mais incisiva nas mídias, nas estruturas econômicas, culturais e sociais, assim como no âmbito da política. A mentalidade secularizada pretende reduzir ao âmbito individual e particular toda expressão da dimensão religiosa da existência das pessoas.
Às vezes os cristãos chegam a sofrer uma verdadeira marginalização social por parte dos grandes poderes econômicos e culturais, isso quando não são conduzidos até a morte pela violência dos fundamentalistas religiosos, por causa do testemunho fiel ao evangelho e às exigências de justiça que o evangelho leva consigo. Todo mundo conhece as doloridas crônicas dos últimos anos, narrando acontecimentos dramáticos na Ásia, na África, mas também na América Latina e até no Brasil. 
Em outros países, muitos católicos, depois de experiências bastante problemáticas e negativas, se afastaram do empenho político, e às vezes até social, achando ser mais condizente para eles dedicarem-se exclusivamente à “própria vida espiritual”, dentro das próprias comunidades, limitando a ação à caridade de emergência fornecida aos mais necessitados. 
Talvez se encontrem outras pessoas e grupos, que sonhem voltar ao “tempo feliz” quando a Igreja, através das conexões diretas da sua hierarquia com as autoridades públicas, conseguia influenciar o comportamento social das pessoas, além das convicções interiores e da coerente prática pessoal. Era o tempo da chamada cristandade. Hoje a situação está radicalmente mudada, já que todas as sociedades apresentam-se profundamente pluralistas em nível social, cultural e religioso.  
Como colocar-se neste novo contexto histórico, que é o nosso, para ser luz e sal do mundo, segundo o mandamento de Jesus (cf Mt 5,13)? 
Homens e mulheres animados pela novidade que vem de Cristo, somos chamados a “partilhar as alegrias, as esperanças e as dores” dos homens e das mulheres do nosso tempo, como se exprime o Concílio Vaticano II, na Constituição “Gaudium et Spes”- “Alegrias e esperanças”.
A palavra de Deus deste domingo nos oferece algumas indicações para iluminar e orientar nosso caminho. Somos chamados a viver este nosso tempo com inteligência e discernimento espiritual, e colocando ao serviço dos nossos irmãos e irmãs “as energias que vem da nossa fé e as nossas capacidades humanas, procurando não os interesses particulares mas o bem comum”(papa Bento XVI - 10/10/11).
Diante das tentativas de afastar Deus da vida dos homens e das mulheres contemporâneas na pressuposição que ele diminua a sua liberdade e a responsabilidade, o papa Bento XVI, durante sua recente visita apostólica a sua terra natal, a Alemanha, afirmou com renovado vigor: “Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras”.
Jesus nos abre o caminho que passa através do processo de morte a nós mesmos e ao poder mundano, para libertar as energias criativas que nos habitam e que vem do Espírito de amor.
É preciso, porém, aproximar-se a Jesus com o coração simples das crianças, pois é a elas, e aos pequenos, que o Pai revela a profundidade do reino de Deus, e faz compreender a beleza de viver a páscoa transformadora com Jesus, e de pertencer ao Senhor na liberdade dos seus filhos e filhas (cf. Mt 11, 25-27).
Esta atitude interior de abertura ao Senhor e de desapego do poder, é um critério fundamental para nos afinar com o coração de Deus e atuar como discípulos de Jesus. Se ela faltar, até os milagres, se tornam incapazes de nos despertar às novidades de Deus, como aconteceu com os concidadãos de Jesus em Nazaré! (cf Mc 6, 5-6).
Ao contrário, os fariseus, fazem perguntas “para apanhar Jesus em alguma palavra” (Mt 22,15). Não estão à procura da verdade e da vida, mas espalham armadilhas para enganar. Projetam no diálogo com Jesus a maldade e a divisão que polui o seu coração. Escolhem por este objetivo o terreno mais equivocado, o da política. Como diz o salmista, os ímpios “falam de paz com seu próximo, mas tem a malícia no coração” (Sl 28,3).
No tempo de Jesus os romanos ocupavam com as tropas a terra de Israel e o povo era obrigado a pagar pesados tributos. O imperador de Roma, o César, era de fato o seu verdadeiro patrão. A tradição religiosa de Israel, ensinava, ao contrário, que o único dono do povo eleito devia ser considerado o Senhor, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus que tinha libertado seu povo da escravidão do Egito.
Este conflito de consciência despertava repetidas rebeliões sociais e militares entre o povo, que os romanos sufocavam com o sangue e, no final, com a destruição de Jerusalém no ano 70. Aceitar pagar a taxa do tributo significava reconhecer e aceitar a dominação dos romanos, estrangeiros e pagãos. Isto significava para Jesus perder o favor do povo.
Por outro lado, a recusa do pagamento provocaria a reação violenta dos ocupantes. Qualquer resposta, imaginam os adversários de Jesus, acabaria colocando-o numa situação desfavorável e perigosa.
Jesus desmascara a sua malícia. Indica a autêntica relação do homem e da mulher, assim como do poder publico, para com Deus e para com o homem, pois o poder existe para servir as pessoas. Jesus não aceita a contraposição entre Deus e o homem, mas destaca a primazia absoluta de Deus, como a nascente da liberdade do homem e da natureza do poder como serviço. “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Da primazia de Deus brota aquela unidade interior que gera a liberdade da consciência para a orientação da própria vida, e o respeito das obrigações em relação à legitima autoridade pública no nível social, quando suas disposições não violam a consciência das pessoas nem o bem comum.
A comum pertença à sociedade gera a obrigação moral e civil de contribuir com o bem comum, pagando impostos justos ao Estado, para que este os invista em serviços de pública utilidade. Assim, a autoridade pública tem o dever de não se aproveitar dos recursos públicos para fins particulares.
Ainda mais, da relação com Deus como referência fundamental da própria vida, nasce a exigência e a capacidade de empenhar-se com todas as suas energias ao serviço da sociedade e da promoção da justiça. “A ação política, conduzida com integridade e profissionalismo, dizia Paulo VI, constitui o mais alto exercício da caridade”.
Não instrumentalizar a religião para fins políticos, nem pretender fazer do poder político um instrumento impróprio, para dominar sobre os demais, nem para impor a própria visão religiosa, invés de respeitar e promover a liberdade e o crescimento integral das pessoas.
Quantos abusos e quantas distorções se podem observar no cenário público! Isto constitui um grande desafio para os cristãos do nosso tempo, conscientes da própria responsabilidade histórica em relação à sociedade.  
Já através dos profetas o Senhor tinha afirmado o valor supremo da sua relação conosco, graças à aliança no amor: “Eu serei seu Deus e eles serão meu povo” - “Eu serei Deus para vocês e vocês serão povo para mim” (cf. Jer 31,33).   lei da aliança deixa de ser uma obrigação exterior para tornar-se a inspiração que atinge o coração do homem sob o influxo do Espírito, e orienta sua existência em todas suas manifestações, individuais e públicas. O homem renovado pelo Espírito de Deus acaba com a divisão interior e com as ambiguidades nas suas relações com os demais. Tudo nele, quando vive sob esta influência benéfica e criadora do Espírito, é ao mesmo tempo resposta de amor a Deus e serviço de amor ao próximo. 
Diante de uma nova pergunta maliciosa de um fariseu sobre qual fosse o maior dos mandamentos, Jesus indica na unidade indivisível do amor sem limites e sem reserva a Deus e ao próximo, o sentido supremo e único de toda a escritura: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22, 34-40).  
A consciência que Deus guia a história de cada um, e de toda a humanidade com sua providência e sua fidelidade, sobretudo em favor dos mais necessitados, desperta a força interior e a esperança. Esta força interior gerou - e continua gerando - tantos mártires cristãos ontem e hoje.  Esta é a mensagem fundamental que o profeta apresenta ao povo de Israel, no momento em que, depois de quase cinqüenta anos de exílio da própria terra, não tem a coragem nem de esperar mais um futuro diferente.
O profeta, ao contrário, iluminado pelo Espírito do Senhor consegue ler na ascensão militar e política do rei Ciro, no ano 535 a.C., a manifestação da providência com a qual Deus dirige a história em favor do seu povo, além da presunção de onipotência que o próprio Ciro talvez tenha de si mesmo. “Por causa de meu servo Jacó e de meu eleito Israel, chamei-te (Ciro) pelo nome; reservei-te e não me reconheceste. Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus” (Is 45, 4-5).
Aqui está uma mensagem muito importante e atual para nós também. Às vezes temos a tendência a julgar os acontecimentos turbulentos e as profundas transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas da nossa época, somente como elementos negativos. E ficamos sonhando voltar ao passado, imaginado-o como melhor. Falta-nos às vezes a consciência de ser “amados por Deus” e de ser “do número dos escolhidos”, como lembra o apóstolo Paulo aos Tessalonicenses (segunda leitura). Esta é condição indispensável para manter viva a atuação da nossa fé, o esforço da nossa caridade e a firmeza da nossa esperança em Cristo (1 Ts 1,3). 
Falta-nos a capacidade de exercitar a leitura profética da situação, para descobrir a eventual função libertadora em nosso favor que ela guarda escondida em si mesma. Quais são as novas oportunidades para crescer em autenticidade, na nossa humanidade e na experiência da nossa fé, da nossa esperança e da nossa caridade? Qual é o “Ciro”, escolhido misteriosamente por Deus, para nos abrir um novo caminho de vida mais autêntica?
Seria um exercício muito proveitoso parar um pouco em silêncio e em oração diante de si mesmo e do Senhor; re-ler na luz do Espírito, a própria história, e tentar reconhecer quantas vezes à primeira vista certa situação nos parecia somente negativa e depois se revelou ser um “Ciro libertador”, uma oportunidade oferecida pelo Senhor, em função de um salto de qualidade de nossa própria vida. Tentemos ficar um pouco mais conosco mesmos e com o Senhor neste domingo.
Sem dúvida acabará saindo dos nossos lábios, se formos sinceros, o canto de louvor e de admiração do salmista: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo... Manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios!... Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremei diante dele” (Salmo Responsorial).