sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Chalita no umbigo do furacão


"Acordo nesta sexta sabendo das notícias políticas de ontem. O PSDB pretende ”caçar” o mandato do Chalita. Dizem que foram eles quem deram o mandato a ele. Será? E os milhares de eleitores que fizeram dele o vereador mais votado da história de São Paulo? Tudo isso porque mudou de partido por não concordar com a política educacional de José Serra. Depois de uma quinta-feira de debates tão importantes é impressionante ver o Chalita ao vivo no programa do Pe. Fábio, sem fazer sequer uma referência ao fato. Mas eu faço. Debate é sempre saudável. Parece que as forças políticas que determinarão a eleição presidencial do ano que vem já estão em forte interação. E Chalita está no umbigo do furacão. O santo que celebramos hoje foi governador e juiz antes de se tornar sacerdote. Chalita tem chance. Pode ser governador e depois… quem sabe padre! Brincadeiras sérias à parte… o PSDB perdeu uma chance de ficar calado. O PT não precisa defender Chalita. Ele tem voz e vez. Tem personalidade serena e forte. Não se iluda com o sorriso leve e permanente. As portas se abrem e o mundo se inclina diante de um homem que pensa. E aí está um deles!" (Padre Joaozinho)



http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/

Mantega pede contrapartida de empresários e deve prorrogar IPI da linha branca



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne em São Paulo, na próxima segunda-feira, com representantes do varejo e da indústria para tratar da renovação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a chamada linha branca – geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. Segundo apurou o jornalista Guilherme Barros, cuja coluna estreia na segunda-feira, 26, no iG, o ministro pedirá contrapartidas aos empresários para que a isenção do imposto seja confirmada.
Para prorrogar o IPI da linha branca, o ministro Mantega pedirá aos empresários que reduzam as taxas de juros cobradas no parcelamento dos produtos. Hoje, as redes cobram cerca de 6% ao mês do consumidor, o que, para o ministro, trata-se de um “absurdo”, em um cenário de desoneração tributária, Selic a 8,75% e Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) a 6%.
A decisão, entretanto, ainda não está confirmada, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tenha pedido a prorrogação. Dentro da Fazenda, há duas linhas de discussões. Uma delas quer que a renovação da isenção do IPI siga os moldes da adotada no caso dos carros, com retorno gradual da alíquota. Há ainda uma minoria que pede a volta imediata do imposto já a partir de novembro. Tudo indica que o benefício deve ser renovado, mas com alíquotas graduais.
Desde abril, fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos pagam menos IPI. A redução no imposto foi aplicada sobre as geladeiras (de 15% para 5%), fogões (de 5% para zero), máquinas de lavar (de 20% para 10%) e de tanquinhos (de 10% para zero). Segundo cálculos da equipe econômica, a desoneração fez o governo deixar de arrecadar R$ 380 milhões em 2009.
Participarão do encontro em São Paulo representantes do Magazine Luiza, Lojas Cem, Casas Bahia, Insinuante, Ponto Frio, Pão de Açúcar, Carrefour, Eletros, Eletrolux, LG, entre outros.
Fonte : - Guilherme Barros, colunista do iG

Toffoli toma posse nesta sexta como ministro do Supremo


O advogado José Antonio Dias Toffoli toma posse nesta sexta-feira (23), às 17h, no Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia para 3.000 convidados. Toffoli foi indicado à vaga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em substituição ao ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que morreu no dia 1º de setembro, vítima de câncer no pâncreas.
fonte:G1

Sesa atualiza lista de águas indicadas para o consumo humano


Com a preocupação de proteger a saúde da população, a Secretaria da Saúde do Estado divulga e atualiza uma vez por mês a relação de águas minerais e de águas adicionadas de sais próprias para o consumo humano, com registro no Ministério da Saúde. As que aparecem na lista, num total de 34 empresas, passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, unidade da rede estadual de saúde, e estão de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, afirma que com a divulgação da lista das águas os consumidores passam a ter a orientação segura de qual água deve levar para casa e qual água não deve comprar. Ele alerta que as águas e empresas que não aparecem na relação estão irregulares junto a vigilância sanitária




VEJA A LISTA DAS ÁGUAS INDICADAS PARA O CONSUMO HUMANO

RELAÇÃO DAS EMPRESAS DE ÁGUAS MINERAIS,
COM REGISTRO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Nº Empresa/ Marca Localidade
01 Litorágua Águas Minerais Ltda Marca: Litorágua Aquiraz/CE
02 Meuzamor-Água e Alimentos Ind. Ltda Marca: Dulcinágua Horizonte/CE
03 Mineradora de Água Límpida Marca: Límpida Aquiraz/CE
04 São Felix Ind. de Mineração Ltda Marca: Pacoty Pacoti/CE
05 São Geraldo Águas Minerais Ltda Marca: São Geraldo Juazeiro do Norte/CE
06 Serrabella Mineração e Abastecimento de Água Ltda Marca: Serrabella Crato/CE
07 Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda Marca: Indaiá Fortaleza/CE
08 Florágua Ind. e Com de Águas Minerais Marcas: Adorágua São Gonçalo do Amarante/CE
09 Farmace Ind. Farmacêutica Cearense Marca: Camboriú Barbalha/CE
10 Spin Comercial Ltda Marca: Evian Fortaleza/CE
11 Ypióca Aguas Minerais Ind. e Com. Marca: Naturágua Fortaleza/CE
12 Serra Grande Industria de Mineração Ltda-ME Marca: Serra Grande São Benedito/CE
13 Maranhão Mineração Ltda Marca: Olympia Pacoti/CE

14 Agro Comercial Acácia Ltda Marca: Acácia Ipu/CE
15 Nevágua Ind. e Com. de Águas Marca: Neblina Guaramiranga/CE
16 Brisa da Serra Águas Minerais Ind. e Com. Ltda Marca: Brisa da Serra Ipu/CE

Dom Fernando em Recife



Na última terça-feira, 20, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, lançou, no Seminário de Olinda, o 1º Concurso Pernambucano de Educação em Saúde, com o tema “hanseníase”. O concurso será promovido pela Pastoral da Saúde, da arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco.
O evento teve como objetivo de propagar informações sobre a hanseníase entre os pré-adolescentes e adolescentes, com idade entre 11 a 16 anos, alunos das escolas públicas estaduais e municipais.
“Espera-se que estes jovens possam contribuir com o desenvolvimento de ações de prevenção e controle da hanseníase nas suas localidades”, afirmou dom Fernando.
Durante o concurso haverá um esforço das comunidades, através dos agentes de Pastoral da Saúde, com o intuito de mobilizar jovens, em ações cidadãs, onde, estes adolescentes serão protagonistas das atividades realizadas.
Conforme o regulamento, que estará disponível a partir do dia 20, nos sites da CNBB Nordeste 2, da arquidiocese e da Secretaria de Saúde do Estado, os melhores trabalhos escolhidos serão premiados da seguinte forma:
•1º lugar da faixa etária A (11 a 13 anos de idade): Um computador.
•1º lugar da faixa etária B (14 a 16 anos de idade): Um computador.
•2º lugar da faixa etária A (11 a 13 anos de idade): Uma bicicleta.
•2º lugar da faixa etária B (14 a 16 anos de idade): Uma bicicleta.
•3º, 4º e 5º lugares da faixa etária A (11 a 13 anos de idade): Um MP4.
•3º, 4º e 5º lugares da faixa etária B (14 a 16 anos de idade): Um MP4.

Campanha : “Declare seu amor por você”



Uma ampla campanha de incentivo à população para que faça o teste precoce do vírus HIV foi lançada pelo Ministério da Saúde e pela CNBB, em ato que reuniu o ministro José Gomes Temporão; o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o bispo referencial da Pastoral da DST/Aids, dom Eugênio Rixen, além de outras autoridades. O lançamento foi no auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde.
Com o slogan “Declare seu amor por você”, a campanha começará em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. Em todas elas, a pastoral da Aids vai mobilizar seus 13 mil agentes para conscientizar a população da importância do teste de Aids. A ela se unem a Pastoral da Criança, com 260 mil agentes, e a Pastoral da Saúde, com 80 mil.
“Queremos colocar nossas pastorais, com sua capilaridade, a serviço da vida”, disse dom Dimas. “A Igreja sempre declarou sua opção preferencial pelos pobres. Todos os que sofrem são destinatários preferenciais da Igreja”, acrescentou.
O ministro Temporão ressaltou as parcerias “consolidadas” que o Ministério da Saúde já possui com a Igreja, especialmente, com as pastorais da Criança e do Idoso. Segundo o ministro, a parceria firmada nesta quinta-feira “é um processo robusto no programa DST/Aids” e lembrou que 60% da população ainda não realizaram o teste de HIV.
“Este encontro é o encontro da vida”, disse Temporão. Indagado sobre as divergências entre a Igreja e o Ministério da Saúde quanto ao uso da camisinha no combate à Aids, Temporão disse que a parceria é feita a partir “de nossas convergências”. O secretário geral da CNBB seguiu a mesma linha de raciocínio. “Nosso objetivo é trabalhar aquilo que temos em comum”, destacou. Segundo dom Dimas, o trabalho da Igreja é de valorizar a família, a fidelidade e amor.

O Poder do Presidente da Câmara de Fortaleza


A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, moção de repúdio ao secretário Geraldo Accioly, coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza.
O motivo foram declarações dele, publicadas no O POVO desta quarta-feira, na qual respondia aos vereadores que apontavam supostos problemas estruturais nas obras do Hospital da Mulher.
“É lamentável a pobreza das discussões levantadas por eles (vereadores). É uma concepção de quem quer sangue para ganhar voto. E nós queremos vida”, disse Accioly.
A declaração já causou muita confusão ontem. Hoje, a polêmica foi ainda maior.
A votação da moção de repúdio rachou a Câmara ao meio. Literalmente. Foram 14 votos a 14. Coube, então, ao presidente da Casa, Salmito Filho – petista como a prefeita Luizianne Lins e o próprio Accioly – o voto desempate. E foi pelo repúdio ao secretário.
Esta é a segunda derrota que Luizianne sofre na Câmara Municipal em quase cinco anos de mandato.
A primeira, no começo deste ano, foi justamente a eleição de Salmito presidente.
As informações são do repórter Ítalo Coriolano.
Blog: A independência dos poderes legitima o Estado democrático, em Sobral elogiamos as atitudes do Executivo que merecem aplausos, mas também chamamos a atenção para alguns pontos que precisam ser melhorados.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exames Supletivos serão aplicados até domingo (25)



Um total de 19.015 mil candidatos estão inscritos no Ceará nos Exames Supletivos dos Ensinos Fundamental e Médio 2009, promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc), entre os dias 22 e 25 de outubro. Nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) serão aplicadas as provas para 1.170 pessoas nos presídios, cadeias públicas, Casa Provisória de Privação de Liberdade(CPPL) e nos Centros Educacionais de Medidas Socioeducativas. Sábado e domingo, dias 24, das 14 às 18 horas, e 25, das 8 às 12 horas, o atendimento abrangerá os demais candidatos em diversos municípios. O Governo do Estado garante a gratuidade dos Exames para os cearenses.
No Interior, as provas serão aplicadas em 87 escolas de 86 municípios da abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) que definiram seus locais de provas. Quem ainda não está com seu cartão de identificação terá até às 17 horas desta sexta-feira, dia 23, para receber o documento. Em Fortaleza, no Setor de Exames Supletivos, rua Guilherme Rocha, 1055 – Centro, enquanto no Interior o candidato receberá os cartões nos Centros de Educação de Jovens e Adultos(Ceja) de cada Crede.
Conforme Antônia Alves dos Santos, responsável pela equipe da Educação de Jovens e Adultos, os exames supletivos destinam-se a pessoas que, a partir de suas experiências de vida, vinculadas à apropriação de saberes ao longo da sua história escolar e não escolar, se inscrevem para aferição desses saberes. “A nota mínima em cada prova é seis. Caso o candidato seja bem-sucedido, recebe certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme a inscrição.
Assessoria de Imprensa da Seduc:

Mais Pavimentação na Região Norte


O Governo do Estado autoriza nesta sexta-feira (23) a pavimentação da estrada que liga Lisieux (distrito de Santa Quitéria) ao entroncamento da rodovia CE-362. O trecho vai facilitar o escoamento de produção na região Centro-oeste, além de encurtar o percurso de quem trafega na região de Sobral à Santa Quitéria. São 9,5 km que receberão serviços de demolições e retiradas, terraplenagem, drenagem, obras d'arte correntes e complementares, revestimento, pavimentação e sinalização.
Para tanto, o Governo do Estado está investindo, com recursos próprios, cerca de R$ 2,4 milhões, que serão usados na obra, cuja fiscalização é responsabilidade do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à secretaria da Infraestrutura. Participam da solenidade o secretário da Seinfra, Adail Fontenele, o superintendente do DER, Quintino Vieira, autoridades e convidados locais.

Muda regra de transplantes


O Ministério da Saúde divulgou ontem o novo regulamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que passará a valer de 1º de novembro. Uma das principais alterações diz respeito aos receptores. As pessoas com menos de 18 anos passarão a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária. Segundo o ministério, isso se dá devido à maior expectativa de vida desses pacientes. Crianças e adolescentes passarão a ter direito a se inscrever na lista para transplantes de rim antes de entrar na fase terminal da doença e ter indicação à diálise. Mesmo vírus De acordo com as novas regras, os doadores que tenham alguma doença transmissível poderão doar para pacientes que tenham o mesmo vírus. Assim, órgãos de um doador que tenha hepatite C, por exemplo, poderão ser transplantados em um paciente portador da mesma doença. Também devem ser incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia de retirada e o processamento de pele, que é uma ação inédita no Brasil. O transplante de pele é indicado para tratamento de grandes queimaduras. O governo investirá R$ 24,1 milhões no o setor e os 63 mil pacientes na fila de espera terão melhorias. Um novo sistema informatizado, com o objetivo de tornar a lista mais transparente, vai possibilitar que os pacientes consultem sua colocação por um site, que deve entrar no ar no fim do ano.

Tranporte escolar mais seguro



A partir do dia 31 de outubro, os ônibus escolares terão que apresentar o certificado de verificação do cronotacógrafo ao realizarem as inspeções periódicas nos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem) de cada estado e nos organismos acreditados pelo Inmetro. Para realizar a verificação, o proprietário do veículo deve procurar uma oficina da rede cadastrada pelo Inmetro e providenciar a selagem do instrumento. A relação pode ser encontrada no Ipem de seu estado ou no site: http://www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo. Depois de selado, o cronotacógrafo deverá ser submetido a ensaio num dos postos também indicados pelos Ipem. Este é o segundo prazo para verificação de cronotacógrafos que vence. O primeiro, válido para veículos de transporte de carga perigosa, se encerrou no último dia 31 de agosto em âmbito nacional.
“A verificação pode ajudar a reduzir o grande número de acidentes e oferecer maior segurança nas estradas, já que os registros dos cronotacógrafos permitem que seja analisada a forma de condução dos veículos pelo motorista. Por isso, são conhecidos como caixa preta dos caminhões e aceitos como provas em casos de acidentes”, explica Jorge Seewald, coordenador da implantação do projeto pelo Inmetro.

Saneamento no Centro em fotos











Centro Comercial Chagas Barreto II








Ainda sobre o Mercado Público de Sobral, é de nossa autoria o Requerimento 599/09 que solicita estudo no sentido de regularizar estacionamento para veículos nas Ruas Diogo Gomes, Cel. José Silvestre e Desembargador Moreira da Rocha, próximo ao Mercado Público Chagas Barreto. Pois da forma que funciona tem prejudicado os comerciantes, já que os consumidores não tem onde estacionar, procurando assim os grande mercantis que oferecem estacionamento.

Centro Comercial Chagas Barreto







A ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano no Mercado Público de Sobral, repercute e promete ainda um longo período de conversas. A retirada dos feirantes ganhou adesão favorável e despertou também muitos que são contrários. Estamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, para que ninguém seja prejudicado e que seja estabelecida a ordem e acima de tudo prevaleça o bom senso.

Evento em Sobral



SEL 2009 - Sonho Eterno de Liberdade
A VeRdADeIrA IdEnTiDaDe!
O SEL Acontecerá no Dia 01 de novembro de 2009, No Colégio Cirão Em Sobral-Ceará.
Inscrições Apenas R$:5,00 reias
Blusas Do Evento R$: 15,00.
Horario:De 8:00 da Manha do dia 01 /11 ate 1:00 da Manha do dia 02/11
PRESENÇAS => Pregador Gleyson da Comunidade Fonte de Vida "Maranhão",
SHOW das Bandas: Swing da Paz, Dj Felipe, Arcanjos e Diego Fernandes (lançando seu mais novo CD)!!!
Muito Louvor, Música, Oração, Dança e Diversão!!!
Vai ser bom d +++!
Realização Comunidade Coração de Maria

FIM DA GREVE


Os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram no começo da noite de quarta-feira (21), em assembleias, aceitar a proposta do banco e encerrar a greve da categoria, que já durava 28 dias. Os bancários voltam ao trabalho e as agências devem reabrir já nesta quinta-feira (22).
A proposta apresentada pela Caixa prevê o pagamento de um abono salarial de R$ 700, a ser creditado até o dia 20 de janeiro de 2010, além da contratação de 5 mil empregados até dezembro do ano que vem. Já o reajuste é o mesmo estabelecido para a categoria no acordo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de 6%, ou 1,5% de aumento real (descontada a inflação).PropostaA participação nos lucros e resultados (PLR) para os trabalhadores da Caixa vai variar entre R$ 4 mil e R$ 10 mil. Se for mais vantajoso para o trabalhador, porém, será aplicada a regra proposta pela Fenaban (federação dos bancos), aceita pelos bancários em geral, que prevê PLR de 90% do salário, além de valor fixo de R$ 1.024; mais distribuição de 2% do lucro líquido, divido igualmente entre os funcionários, com teto de R$ 2.100.Já em relação aos dias de greve, a Caixa propõe o não-desconto dos dias parados, mas determina a ampliação do prazo de compensação das horas não trabalhadas até o dia 18 de dezembro, sendo que não é possível exceder duas horas diárias. Também não há a possibilidade de reposição nos finais de semana e feriados.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cid reafirma: quer Ciro disputando a Presidência da República em 2010


O governador Cid Gomes (PSB) ocupou espaços no programa Paulo Oliveira, da rádio Verdes Mares Am, nesta manhã de quarta-feira. Ali, fez um balanço dos projetos que vem tocando no Estado, dentro da filosofia apregoada por sua gestão de dar um salto de qualidade em favor da população.
Cid falou de investimentos em saúde, como dois hospitais regionais, e das escolas profissionalizantes que implantará no interior.
Mas o tema que todos queriam aprofundar, acabou escanteado pelo governador: a sucessão estadual 2010. Cid se esquivou logo e repetiu o discurso de que só falará disso ano que vem.
Ele reiterou, no entanto, um desejo: quer seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes, disputando a presidência da República. Acha que dá para a base aliada de Lula ter dois candidatos e assegurar, no mínimo, o segundo turno da disputa.

Greve da Caixa deve chegar ao fim nesta 4ª feira



Tudo indica que a greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal vai chegará ao fim ainda nesta noite de quarta-feira. Várias negociações estão ocorrendo e lideranças da categoria já admitem avanços principalmente na participação dos lucros.
A partir das 19 horas, na sede do Sindicato dos Bancários, haverá assembleia geral.
fonte: Blog do Eliomar

Senado aprova empréstimo de US$ 46 milhões para o Governo do Ceará

Durante o debate, Tasso fez defesa da proposta.

“A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (20), autorização para que o estado do Ceará contrate operação de crédito externo, no valor de US$ 46 milhões, com o Banco Mundial, com garantia da União. Os recursos, que serão liberados entre 2009 e 2013, destinam-se ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará (Cidades do Ceará – Cariri Central). O Estado entrará, como contrapartida, com recursos da ordem de US$ 20 milhões.
A mensagem do Executivo (MSN 209/09) solicitando a autorização recebeu voto favorável do relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). De acordo com o relator, o financiamento é um dos assuntos mais importantes para o Ceará, pois tem por objetivo reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o interior do estado.
Na defesa da proposta, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que os recursos serão importantes para a qualidade de vida das pessoas que residem na região.”

(Com Agências)

UFC inscreve para seleção de professores em Fortaleza e Sobral

A Universidade Federal do Ceará inscreve para seleção de professores efetivos do Instituto de Cultura e Arte (ICA). As vagas são para os Campus da UFC em Fortaleza, com inscrições até o dia 29, e Sobral, com inscrições até 3 de novembro.
No ICA, há uma vaga para professor auxiliar no setor de estudo “Tecnologia de Alimentos / Habilidades Técnicas e Culinárias”, e duas vagas nos setores de “Realização / Direção em Cinema e Audiovisual” e “Edição-Montagem em Cinema e Audiovisual”, que exigem, no mínimo, título de Mestre.
Mais duas vagas são ofertadas no Campus da UFC em Sobral, nos setores de estudo “Matemática para Engenharia” e “Formação Básica para Engenharia Elétrica”. Também se exige, no mínimo, título de Mestre, com taxa de inscrição de R$ 111,00. As inscrições paras o Campus de Sobral vão até 3 de novembro. Em todas as vagas o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

SERVIÇO

* Mais informações nos editais de número 106/2009, 107/2009 e 115/2009, disponíveis no site www.srh.ufc.br/editais.htm.

(Site da UFC)