sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conselho Municipal dos deficientes físicos na Câmara de Sobral

Nós estivemos na ultima quinta-feira (07) reunidos com o Conselho Municipal dos deficientes físicos, onde foram apontados diversas dificuldades enfrentadas pelos deficientes e limitações do conselho. Também foi apresentada algumas sugestões que já estão sendo analisadas pelo nosso gabinete e logo estaremos apresentando em forma de projeto de lei para ser votado na Câmara Municipal. Estamos neste caminho construindo uma Sobral acessível para todos pois "juntos somos mais".

Diretor do IML de Sobral é Exonerado






Depois de alguns fatos ocorridos na administração do IML e por vezes levados a tribuna da Câmara Municipal de Sobral o Servidor RAYMUNDO PIMENTEL GOMES NETO pede Exoneração do cargo.
 Como podemos ver abaixo.
O(A) SECRETÁRIO(A) DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe foram delegadas
pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Ceará, nos termos
do Parágrafo Único do art.88 da Constituição do Estado do Ceará e do
Decreto Nº30.086 de 02 de fevereiro de 2010, e em conformidade com o
art.63, inciso I da Lei Nº9.826, de 14 de maio de 1974, RESOLVE
EXONERAR, A PEDIDO, o(a) servidor(a) RAYMUNDO PIMENTEL
GOMES NETO, matrícula 014471-14, lotado(a) no(a) NÚCLEO DE
PERÍCIAS MÉDICAS E ODONTOLÓGlCAS DE SOBRAL, do Cargo de
Direção e Assessoramento, de provimento em comissão de SUPERVISOR
DE NÚCLEO, símbolo DAS-l integrante da Estrutura organizacional do(a)
PERÍCIA FORENSE DO ESTADO DO CEARÁ a partir de 31 de Agosto
de 2010. SECRETARIA DA SEGURANÇA PUBLICA E DEFESA SOCIAL,
em Fortaleza, 25 de março de 2011.
Francisco José Bezerra Rodrigues
SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Adilina Feitosa e Feitosa
PERITA-GERAL ADJUNTA
Antônio Eduardo Diogo de Siqueira Filho
SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO

Comissão de Reforma Política do Senado aprova cota para mulheres

 

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou proposta de fazer um referendo sobre o sistema eleitoral brasileiro e de cotas de 50% para as mulheres nas eleições proporcionais.
O atual sistema de cotas prevê que pelo menos 30% dos candidatos de um partido têm que ser de um dos gêneros. A proposta aprovada hoje, que leva em conta o voto em lista fechada, já aprovada anteriormente pela comissão, propõe que a lista de candidatos intercale homens e mulheres, de modo a garantir número igual para os dois gêneros, o que gerou polêmica durante a reunião.
Alguns senadores, como Roberto Requião (PMDB-PR) consideraram a proposta equivocada. “O sistema de cotas é altamente discriminatório. Por que 50% e não 80% [de mulheres na chapa]? Por que não poderíamos ter uma chapa integralmente de mulheres, se fosse esse o caso? Quero me posicionar contra a demagogia das cotas”.
Um dos argumentos dos senadores contrários à proposta é que partidos não têm conseguido cumprir a cota de 30%. “Acho que o grande problema chama-se recrutamento. Muitas vezes não se consegue preencher a cota mínima de 30% por gênero. E quase sempre é a mulher que não se inscreve para se candidatar”, disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que apesar de sua declaração votou favoravelmente ao sistema de cotas.
Os trabalhos da comissão foram encerrados  e as propostas serão encaminhar ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) na próxima semana. Em seguida, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

(Agência Brasil)
 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coração artificial brasileiro espera aprovação do governo para ser usado em pacientes

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia aguarda o aval do Ministério da Saúde para implantar o primeiro coração artificial brasileiro em pacientes. O aparelho foi desenvolvido ao longo de dez anos, com bezerros como cobaias.
O modelo nacional não substitui o coração natural, mas funciona como órgão auxiliar. Por isso, Segundo o coordenador do Centro de Engenharia do instituto, Aron José Pazin de Andrade, “a cirurgia de implantação é mais simples, uma vez que não tem que tirar o coração do paciente. E a adaptação do paciente ao aparelho é mais fácil, porque o controle da frequência cardíaca do artificial é mais fácil”.
Como toda a pesquisa foi financiada por órgãos públicos, o coração artificial brasileiro deverá custar apenas um quinto dos equivalentes fabricados no exterior, variando entre US$ 30 mil e US$ 60 mil.
O aparelho permite aumentar o bem-estar e dar uma sobrevida aos paciente. “Toda a carga de bombeamento é o artificial que faz. O natural bombeia para dentro do artificial e o artificial bombeia para fora”, detalha Andrade.
Apesar do incômodo causado aos pacientes pela parte do órgão que fica fora do corpo, ele garante que o equipamento trará uma melhora significativa na qualidade vida dos pacientes. Uma caixa um pouco maior que um maço de cigarros contendo a bateria do coração fica sobre a pele do usuário. “Lógico que não vai ter uma vida normal, porque tem o aparelho pendurado, mas vai ter uma condição de sobrevida muito melhor enquanto espera o transplante”.
Assim que for aprovado pelo ministério, o coração artificial deverá passar a ser implantado gratuitamente nos pacientes do Dante Pazzanese. De acordo com Andrade, a expectativa é que em seguida o procedimento possa ser realizado também na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
O desenvolvimento do coração artificial foi financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo(Fapesp), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde.

10 Anos do programa tribuna em plenario. PARABENS!

O blog http://www.vereadorpaulovasconcelos.blogspot.com/ vem com muito prazer parabenizar os dez anos do programa de radio TRIBUNA EM PLENARIO com Oliveira Domingos.
PARABENS!

Senadores só poderão ter um escritório em seus estados de origem

A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta quinta (7) que seus parlamentares não poderão possuir mais do que um escritório em seus estados de origem. Tal decisão exclui um ato da Mesa feito em 2009, onde senadores tinham a permissão de instituir escritórios em diversos municípios “a seu critério, a extensão territorial de seu estado ou sua atividade política assim o exigirem”. Com a resolução, as contratações autorizadas pela Casa serão restritas a um único escritório de apoio

Dilma chora ao comentar tragédia no RJ

A presidenta Dilma Rousseff comentou há pouco a tragédia no Rio, e pediu, emocionada, um minuto de silêncio em homenagem às crianças mortas. Durante cerimônia em comemoração da formalização de 1 milhão de empreendedores individuais, ela afirmou "repudiar" o ato de violência "contra crianças indefesas".Dilma chegou a chorar e embargar a voz ao pedir aos presentes "um minuto de silêncio aos brasileirinhos". “Hoje, temos também que lamentar o fato que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característica do país ocorrer este tipo de crime. Por isso, considero que todos aqui, homens e mulheres, estamos unidos no repúdio àquele ato de violência, no repúdio a esse tipo de violência sobretudo a crianças indefesas”, afirmou

Autor de disparos em escola tinha HIV

Osubprefeito da zona oeste do Rio de Janeiro, Edmar Teixeira, acaba de confirmar que Wellington Menezes de Oliveira, o homem armado que invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, matando 11 crianças e ferindo 17, deixou uma carta com as alegações para cometer o crime. Na carta, com teor religioso, ele dizia ser portador do vírus HIV. Depois de deixar a carta, na própria escola, o criminoso se matou, com uma das armas que utilizou para disparar contra as crianças. Informações da Agência Brasil

Novo Centro de Saúde da Família para o distrito de Patriarca




Através da Indicação Nº 242/2011, em 21 de março de 2011, solicitamos a Construção de um novo Centro de Saúde da Família no distrito de Patriarca, pois o atual prédio utilizado já não atende as condições mínimas de um bom serviço de saúde aos moradores. Recebemos como resposta da Secretária de Saúde que a construção está incluída na programação anual de Saúde de 2011 e que a obra deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre do ano em curso. È bom saber que nossa preocupação é pertinente e a Secretária de Saúde já se estrutura para realizar tal obra, ficaremos atentos pois não foi fornecido a data exata em que será iniciada. Estamos junto a população na luta por tal beneficio.

Vinho Sobral em Lisboa

 


Semana passada entrei ( Macario Batista) numa garrafeira, em Lisboa. Fazia companhia ao famoso jornalista Newton Pedrosa, chegado a um vinho do Porto vintage. Olhar atento encontrei numa das prateleiras, ao lado de vinhos famosos como o Marques de Borba e o Cartuxa, esses aí, bem ao centro; vinho Sobral. Tem gente que jura amor por Sobral mas não encontra nem registra esses achados pelo mundo.
(Blog Macario Batista)

Ministério da Justiça recomenda condenação a cartel de combustíveis

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concluiu uma investigação de cartel de combustíveis em Teresina (PI). Segundo relatório, houve prática anticorrencial e lesiva aos consumidores da região nos anos de 2005 e 2006. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Piauí (Sindipetro/PI) e o então presidente, José Duarte Saraiva, são acusados de infringir a ordem econômica e a conduta comercial uniforme. O parecer, com pedido de condenação, foi enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autarquia vinculada ao MJ, responsável pelo julgamento do caso.
O processo foi instaurado em janeiro de 2008 a partir de denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). Foram apontados indícios de influência direta no alinhamento das margens brutas de lucro, prática realizada pelos postos revendedores de gasolina comum em Teresina. As principais evidências foram obtidas em declarações prestadas pelo próprio José Duarte Saraiva, na qualidade de presidente do SINDIPETRO/PI, ao MP-PI. Ele afirmou que houve reuniões na sede do sindicato e que a orientação era de que os postos elevassem sua s margens brutas de revenda. A SDE constatou, ainda, um aumento significativo dos preços da gasolina comum logo após uma dessas reuniões.
Não é a primeira vez que o Sindipetro/PI e José Duarte Saraiva são investigados pela SDE. Em 2010, a Secretaria sugeriu ao CADE a condenação de ambos por causa de reuniões ocorridas entre 1997 e 2001. Este caso também aguarda julgamento pelo CADE. Se condenados, o sindicato e o ex-presidente podem pagar multas que variam de seis mil a seis milhões de Ufirs.

Divergência no Governo Sobre o preço da Gasolina, vai acabar sobrando para o consumidor



Depois de dizer insistentemente que o preço da gasolina no Brasil não seria pautado pelo mercado internacional, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, voltou atrás e admitiu [ontem] que poderá haver reajuste se o preço do petróleo tipo Brent permanecer no atual patamar.
Horas depois, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que "não está prevista nenhuma alta da gasolina no Brasil".
Gabrielli alegou que uma variação muito grande de preços no mercado internacional prejudica a margem de lucro das refinarias. Na manhã de ontem, o barril do petróleo do tipo Brent atingiu a sua maior cotação em dois anos e meio, a US$ 123, por causa da crise na Líbia.
Dois meses atrás, de acordo com o próprio Gabrielli, o valor não passava de US$ 100.

Piso nacional do professor é constitucional



O Supremo Tribunal Federal (STF) impôs ontem uma derrota a Estados e municípios ao confirmar a validade de uma lei de 2008 que fixou um piso salarial nacional para os professores da educação básica.

Pela decisão, Estados e municípios não poderão usar o artifício de incorporar gratificações para atingir o valor mínimo. O piso atual é de R$ 1.187,97, valor que pode ser aumentado com o pagamento de acréscimos e benefícios.

No julgamento, os ministros rejeitaram por oito votos a um uma ação na qual a lei era contestada pelos governos de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. Dentro e fora do plenário, manifestantes comemoraram votos favoráveis ao piso batendo palmas. Os argumentos contrários recebiam vaias. Assim, o protocolo da Corte foi quebrado várias vezes durante o julgamento

Padre João Batista Frota recebe mais uma homenagem - Prêmio Betinho


Acontecerá no dia 12 de abril, às 9 h, na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, zona Norte do Ceará, solenidade de entrega do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, edição 2010. A escolha do homenageado se faz através de votação e no ano de 2010 foi escolhido o nosso querido padre João Batista Frota em reconhecimento por criar o  projeto Cabra Nossa de Cada Dia.
 O PRÊMIO
O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP ( Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida ) em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.
Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.
Padre João Batista Frota
Pe. João Batista atua, desde 1993, no projeto Cabra Nossa de Cada Dia. A iniciativa é desenvolvida nas comunidades rurais de Sobral (CE) e é voltada para a caprinocultura e para a extração de leite. Atualmente 236 famílias são beneficiadas com o acompanhamento de mais de mil animais.
O projeto repassa animais para as famílias carentes e melhora o rebanho a partir de ações como a construção de cercados e de locais cobertos para os animais. Nas reuniões bimestrais com os coordenadores comunitários é realizado o acompanhamento e levantamento das necessidades de cada família.
Para Pe.  João a importância desse trabalho é a melhoria da qualidade de vida da família toda. “É gratificante constatar que crianças ‘salvas’ com o leite de cabra ingressaram na universidade ou são pais e mães de família. Várias das agraciadas com uma cabra tem hoje um pequeno rebanho”, ressalta o voluntário.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SAIU NA TV! Quadra abandonada em Sobral

Local é usado por usuários de drogas, o que afasta moradores

Em Sobral, no bairro Dom Expedito, os moradores têm reclamado de espaço para lazer. A quadra de esporte da comunidade está acabada e precisando de reforma. Situação que, segundo os moradores, acontece há anos.
De quadra mesmo, só resta o nome quase apagado no muro. Os vizinhos dizem que já são mais de 5 anos que a quadra do Dom Expedito virou palco mesmo é de muito lixo, mato e destruição.
Na calçada, o mato cresce a perder de vista. Para piorar, os moradores ainda colocam lixo. No local, um pote cheio de água, prato cheio para o mosquito da dengue.
Mais descaso é encontrado dentro da quadra de esporte. Até um vaso sanitário foi parar no que resta da arquibancada.
A noite segundo os moradores a situação na quadra é ainda pior. Isso porque não tem iluminação. O local é usado para o consumo de droga e quando amanhece, ficam os vestígios.
São muitas latinhas utilizadas para o consumo de craque. Moradores dizem os usúarios ficam a noite toda no local. Alguns nem saem mais na calçada com medo.
Secretário de esportes de Sobral, Hermenegildo Sousa, disse que vai conversar com o prefeito Clodoveu Arruda para apresentar um projeto para reforma de várias quadras de esportes; a do bairro Dom Expedito está incluida no projeto

Bancos devem atender seus clientes em 15 minutos.

A nova determinação entra em vigor daqui a três meses. A Federação Brasileira de Bancos determina que o cliente seja atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 em dias de pico
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/bancos-do-rio-de-janeiro-devem-atender-seus-clientes-em-15-minutos.html

Em uma agência de banco lotada logo após a abertura levamos 42 minutos na fila. È muito, mas pode ser ainda pior. Em outro banco, na hora de pegar a senha, o cliente é avisado de que a espera será longa.
A agência está lotada e o painel eletrônico não funciona. As senhas são chamadas aos gritos. Fomos atendidos depois de 46 minutos de espera.
Encontramos muitos clientes indignados por perder tanto tempo. “É perda de tempo, ainda mais para o trabalhador que tem vir aqui depositar alguma coisa, dinheiro e fica perdendo tempo aí. Uma hora! Tem pessoas que estão há mais tempo lá”, reclama um cliente.
Nem na fila de prioridades o serviço é mais rápido. “Você não tem o direito de reclamar porque apontam pra você: aí é a caixa dos idosos, mas não é caixa de idosos, é separação de idade apenas porque o tempo é o mesmo, o máximo e até às vezes mais. Não sabemos para quem reclamar e as leis não são cumpridas”, lamenta o aposentado.
A federação brasileira de bancos tem uma regulamentação: a norma determina que o cliente seja atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 em dias de pico, que são nas vésperas e após feriados, o último dia útil do mês e nos dez primeiros dias de cada mês.
No Rio de Janeiro foi aprovada uma lei municipal ainda mais rígida, que fixa o prazo máximo de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos somente antes e depois de feriados. O não cumprimento da lei pode resultar em pagamento de multas de até 160 mil reais e prevê também a suspensão da licença de funcionamento da agência.
As agências cariocas ainda têm pouco mais de dois meses para se adequar. Os nossos flagrantes comprovam que ainda há muito a ser feito. Em um banco, as cadeiras não dão conta de tanto movimento e os clientes se rendem ao cansaço.
Sem explicação para mais de uma hora na fila, nossa equipe procurou o gerente, mas ele tinha saído pra almoçar. Outra funcionária deu a justificativa para tanto tempo perdido: um funcionário tinha faltado ao trabalho.
A Federação dos Bancos informou que realiza um trabalho constante para reduzir o tempo de espera nas agências e orientou os clientes a procurar os gerentes, em caso de demoras excessivas.
Segundo a federação, quando ficar comprovado o descumprimento do tempo de espera, o banco pode ser advertido e multado.
No Rio de Janeiro, outra lei proíbe o uso de celulares e rádios transmissores nas agências. O objetivo é impedir os assaltos conhecidos como "saidinhas de banco".
Fonte: jornal hoje TV Globo

ANP pode regular produção de etanol.

O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, confirmou nesta quarta (6), que a estatal e o Governo estão estudando aumentar a regulação do setor de etanol. Segundo Lima, ainda não existe uma decisão, mas é provável que a agência poderá regular a produção de álcool e estabelecer metas. "Há uma decisão de que o assunto vai ser estudado para saber se é viável e a curto prazo", reforçou ele. Informações da Reuters.

Médicos não atenderão pacientes


Amanhã (7), aproximadamente 160 mil médicos de todo o país que atendem pacientes com planos de saúde vão suspender consultas e procedimentos agendados, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O objetivo é a valorização do trabalho médico, da assistência em saúde oferecida pelos planos. Além disso, a categoria questiona o baixo salário e a forma como médicos e  pacientes são tratados pelas empresas de plano de saúde. Os médicos estimam o aumento de R$ 60 a ser pago por consulta. Atualmente, a maioria dos planos de saúde paga entre R$ 25 e R$ 40 por consulta, podendo ter alteração nos valores de região para região.  Os planos e seguros de saúde no Brasil atendem aproximadamente 45,5 milhões de pessoas. Haverá ainda amanhã, em Brasília, um ato público com objetivo de reforçar a união da classe e mostrar para a população e a imprensa a pauta de reivindicações.

56 casos de calazar só em 2011.

O diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, infectologista Carlos Henrique Nery Costa, confirmou que o Piauí já registrou 56 casos de calazar somente este ano. Em média, 10% dos pacientes morre.
O médico explica que o calazar é uma doença difícil de tratar, mesmo que o diagnóstico seja feito precocemente. "As estratégias usadas até o momento não têm sido eficientes. Eliminar os cães não adiantou, vacina não tem disponível. Isso também porque o tranmissor vive em matéria orgânica. Assim, a população que não tem acesso a saneamento básico corre mais risco de pegar a doença", afirma.
O Hospital Natan Portela está integrando um estudo nacional sobre quatro tipos de tratamento. "Todos os tratamentos são muito agressivos", completa.
Carlos Henrique chama a atenção para os sintomas e a importância de procurar um médico o quanto antes. O primeiro sintoma é febre, que permanece sem o aparecimento de gripe ou dor de cabeça.
Teresina tem a maior parte desses casos. A cidade teve uma epidemia na década de 80, que se espalhou para São Luís e para cidades do Ceará.
Fonte:www.campomaioremfoco.com.br

A REALIDADE DO TRÂNSITO DE SOBRAL DISCUTIDO NA NOITE DE ONTEM NA CAMARA MUNICIPAL.

Videos mostrando a realidade do desrganizado trânsito de Sobral, relatórios, reclamação, falatórios e uma esperança de dar certo, foi isso resumidamente o que aconteceu na noite desta terça feira(5) no plenário 5 de julho da Câmara Municipal de Sobral, durante a Sessão Especial para discutir o "Trânsito de Sobral".O requerimento foi do Vereador Paulo Vasconcelos(PRB), e contou com a presença de todos os parlamentares e  de várias segmentos organizado da nossa cidade, em destaque para a Secretaria de Saúde do Município, Coordenadoria de Trânsito Municipal, Santa Casa, SAMU, CDL, Igreja Católica, Policia Militar, Minsitério Público, Secretaria de Cidadania e Segurança Publica do Municipio, Sindicato dos Servidores Municipais, Sindicato dos Mototaxistas, Policia Civil, representantes dos empresários. Um bom público presente á Sessão, sem deixar de registrar a cobertura da incansável imprensa de Sobral.
Foi uma Sessão realmente importante, iniciadas ás 18hs20 e finalizada por volta das 22hs. Muitas realidades  foram colocadas e discutidas, o que esperamos que algo seja aproveitado pelos reais interessados e responsáveis pelo melhoramento do nosso tumultuado trânsito.
fonte:blogbenefernades
 

CONSTRUTORA ABANDONA OBRA DE ESCOLA EM SOBRAL .

Uma Escola Estadual de Educação Profissionalizante que vinha sendo construída neste Município está abandonada há mais de 45 dias. A obra que tem como agentes participantes Governos Federal e do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Estado, está orçada em R$ 5,3 milhões, parte do recurso, R$ 4,5 milhões, oriundo do Tesouro do Estado e Ministério da Educação (MEC). Vinha sendo executada pela Construtora Captor Engenharia Ltda. A obra, iniciada em setembro de 2009, era para ser entregue em prazo de 240 dias e deveria estar atendendo a um total de 540 alunos em tempo integral.

No ato em que marcou a assinatura da ordem de serviço, dia 17 de outubro de 2009, no Bairro da Cohab III, o governador Cid Gomes chegou a dizer que "a educação é prioridade em minha administração. Ao longo de toda a história, foram construídas 640 unidades escolares. Nos quatro anos de meu governo estaremos entregando 100 novas escolas, ou seja, 20% de tudo o que já foi feito". A escola, além de moderna, deveria estar oferecendo aos estudantes arte, cultura, lazer e esporte. Entre 2008 e 2009, a população cearense recebeu 51 escolas profissionalizantes. Até o fim de 2010, o Governo pretendia entregar mais 49 novas unidades, entre as quais a de Sobral, o que totalizaria 100 escolas profissionais e a garantia de 48 mil vagas para a rede pública estadual de ensino do Estado.


No canteiro de obras, que se encontra abandonado, estavam sendo construídas 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática, além de dois espaços reservados às oficinas, auditório, teatro de arena e quadra poliesportiva.

Fonte: Diario do Nordeste

Beatificação de João Paulo II será no dia 1º de maio.

“O Vaticano exortou os fiéis a não deixar que notícias sobre multidões enormes ou problemas com hotéis os impeçam de ir a Roma para a beatificação do Papa João Paulo II, no dia 1º de maio. A Santa Sé também revelou que o corpo do pontífice será exumado no próximo dia 29, por conta da cerimônia. Até a data da beatificação, o corpo permanecerá na Cripta Vaticana, em uma maca, coberto por um manto branco, diante do túmulo de São Pedro. O local ficará fechado ao público.O Vaticano já começou a contagem regressiva para o que será o maior evento na capital italiana desde a morte de João Paulo II, em 2005, quando milhões de pessoas acompanharam o velório e o funeral do Papa.
- Convido todos a virem a Roma. Roma está pronta. Não hesitem em vir ou em convidar outras pessoas – disse o padre Caesar Atuire.
O Vaticano prevê a chegada a Roma de pelo menos 300 mil pessoas – dezenas de milhares das quais da Polônia, o país de origem de João Paulo II – para os três dias de eventos nos quais o Papa será beatificado, o último estágio antes de sua canonização.”
(Com Agências Internacionais)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Governador pode ser cassado

O ex-candidato e segundo colocado ao governo de Roraima, Neudo Campos (PP) protocolou nesta terça (5) no Tribunal Superior Eleitoral, pedido de cassação do diploma do governador do estado, José Anchieta Júnior (PSDB), e de seu vice, Francisco de Assis Rodrigues. Em fevereiro deste ano, Anchieta Júnior teve o diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, porém, a defesa recorreu ao TSE e uma decisão liminar manteve o governador no cargo. Em seu recurso, Neudo Campos acusa Anchieta Júnior de abuso de poder político e econômico e de uso de meios de comunicação para propaganda eleitoral, que teria desequilibrado a disputa pelo governo do estado. Anchieta Júnior nega as acusações.
Fonte: claudiohumberto.com

I Encontro de Blogueiros pela Democratização da Comunicação

Galera do Brasil, especialmente do estado do Ceará:
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” – núcleo Ceará e Revista Nordeste 21 promoverão nos dias 28 e 29 de maio, I ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAS NO CEARÁ. Local: Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte (CUCA), em Fortaleza. O tema principal será o Marco Regulatório da Mídia – o fim da censura, e serão convidados o Ex-ministro da Comunicação Social no Governo Lula, Franklim Martins, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), líder da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, a deputada cearense Rachel Marques (PT/CE), autora do projeto de lei (72/2010) que defende criação do Conselho Estado de Comunicação do Ceará. O jornalista Plínio Bortolotti, Blogueiro, Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). O evento é aberto para todos os tipos de internautas.
Observação: O evento é aberto à blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas interessados no debate sobre a democratização da comunicação. Quando você for se inscrever, informe seu nome e endereço completos, telefones, idade, profissão, e caso tenha blog, twitter, orkut, facebook ou outras mídias sociais, também. Queremos saber como você tomou conhecimento do I Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais no Ceará. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail blogdadilma13@gmail.com ou pelo fone: 85-96207430(TIM) falar com o Daniel.
Para se inscrever, serão necessários os seguintes dados:
* Nome/nicknane, profissão, * E-mail * Endereço do blog *Twitter ou outra rede social, caso participe. Preencha com a URL completa * Telefone * Cidade/Estado
Como chegar ao CUCA Che Guevara(Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte) de ônibus:
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará – Fortaleza – CE
052. Grande Circular II (Papicu-Papicu)
070. CUCA Barra/Parangaba/Centro (Barra do Ceará-Parangaba)
101. Beira Rio (Bairro-Centro)
942. Antônio Bezerra/Barra do Ceará (Antônio Bezerra-Barra Ceará)

@NormaPaula
colaborador - Celio Brito

Começa audiência pública para discutir proibição de inibidores de apetite.

Está sendo realizada audiência pública, promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, para discutir a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que proíbe a venda de medicamentos inibidores de apetite. É o caso da sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol), que atualmente têm a venda controlada no Brasil. A Anvisa argumenta que os medicamentos já foram proibidos nos Estados Unidos e na Europa e que, além de aumentarem o risco cardiovascular e serem pouco efetivos na manutenção da redução do peso a longo prazo, essas substâncias trazem riscos cardiopulmonares e ao sistema nervoso central.

Operação desmonta esquema de desvio

A Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e a Receita Federal realizaram nesta terça (5) no Paraná e em outros quatro estados, uma grande operação conjunta para acabar com um esquema de desvio de recursos públicos operado por duas organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip’s), espécie de ONGs com qualificação especial que lhes permite receber verbas públicas para projetos nas áreas de saúde, educação e segurança, por meio de termos de parceria com prefeituras e ministérios. A operação cumpriu 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Entre os presos estão os dirigentes das duas Oscip’s investigadas. Além de Curitiba e de vários outros municípios paranaenses, a operação se estendeu aos estados de Santa Catarina, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal.
Fonte: claudiohumberto.com

Açude Jaibaras Sangrando...

Um dos mais antigos reservatórios do Ceará está cheio. O açude Jaibaras, localizado em Sobral, na região Norte, atingiu sua cota máxima na manhã e começou a sangrar na manhã desta segunda-feira (4).
A vazão atual no açude Jaibaras é de aproximadamente 500 litros por segundo, conforme informações atualizadas às 13h45min desta segunda-feira. A barragem é de propriedade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), concluído há mais de 70 anos.
O açude Jaibaras tem capacidade para 104 milhões de metros cúbicos. Dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) indicam que o reservatório havia iniciado o ano com somente 51% de sua capacidade, mas foi elevando o percentual com as chuvas da quadra invernosa.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

CRONOGRAMA DE ENTREGA DE ENXADAS


Do Blog do Zezão-Atendendo requerimento do Vereador Zezão a secretaria de agricultura leva á conhecimento da população o cronograma de entrega de enxadas nos distritos de Sobral.
Muitas localidades já foram entregues.
O cronograma está acima descrito.
Para uma melhor visualização é só clicar sobre a imagem.

Amanhã , quarta feira as 18.00hs, a entrega será em Caracará para o Distrito de Caracará e Distrito de Patos.
No entanto, precisamos confirmar se realmente vai ter para os Patos, porque pelo cronograma as enxadas dos Patos já foram entregues dia 30 de março á um suplente de vereador, conforme cronograma acima.

Diploma GARI NOTA 10.

Com o intuito de reconhecer, divulgar e valorizar os trablhadores da limpeza de Sobral, o comunicador Edval Filho realiza a  2° edição do diploma GARI NOTA 10.
O evento acontecerá no dia 18 de maio no plenário 5 de Julho da Câmara dos vereadores de Sobral, na ocasião 15 Garis serão homenageados onde receberão diploma e o brinde de um ventilador pra cada homenageado. Logo em seguida  será servido um coquitel e para abrilhantar esse momento teremos  uma boa musica com Victor Seresteiro
Do Blog- Esse evento terá o nosso apoio.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Brasileiro reduz ritmo de compras

 O movimento de vendas nas lojas do comércio varejista de todo o país continua em alta, no entanto, a velocidade desse crescimento está diminuindo, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. De janeiro a março, o volume aumentou 8,5% sobre igual período do ano passado, o que representa um decréscimo, já que no primeiro trimestre de 2010 o índice chegou a 10,3%.
Isoladamente, o mês de março apresentou o menor volume de vendas desde julho de 2009, com crescimento de 5,5%, abaixo das variações registradas nos dois meses anteriores: janeiro (9,8%) e fevereiro (10,4%). O resultado reflete, basicamente, o desempenho mais fraco em dois segmentos: veículos, motos e peças, com queda de 9,4%, na comparação entre março deste ano e igual mês do ano passado e de 1,6%, no trimestre; e vestuário, calçados e acessórios, cujas vendas diminuíram 3,5%, no mês passado, e 1%, de janeiro a março.

( Agência Brasil)

PV terá candidato à Prefeitura

 
O Partido Verde do Ceará vai ter candidato próprio em 2012 à Prefeitura de Fortaleza. Anuncia o presidente estadual da legenda, Marcelo Silva. Ele explica que a determinação é da cúpula nacional, dentro da estratégia do partido de ampliar seu espaço político no Estado.
Marcelo Silva adiantou que a candidatura a prefeito de Fortaleza também se fará necessário como forma de dar palaqnue para os candidatos a vereador. ”Temos quatro vereadores na Capital. Teremos candidato para ajudar a ampliar nossa presença na Câmara”, diz o dirigente do PV.

Em tempo : Em se confirmando essa determinação do PV Nacional, em  Sobral terá também um candidato do partido a prefeito e já se especula até quem seja.

Dilma: 'só não estuda quem não quer'

A presidenta Dilma Rousseff, ao comentar nesta segunda (4) as novas regras para o financiamento estudantil, em seu programa semanal Café com a Presidenta, informou  que 34 mil alunos já contrataram o serviço desde 31 de janeiro, quando começaram as inscrições. Há ainda 29 mil processos em análise. “Só não estuda quem não quer”, disse. Porém, para Dilma os números ainda são são baixos, já que o objetivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é promover a inclusão de milhões de jovens que não têm renda suficiente para pagar a faculdade. A presidenta lembrou que os juros cobrados atualmente pelo financiamento estudantil são baixos (3,4%) e que o prazo para início do pagamento foi estendido para um ano e meio após a formatura. O vlor pode ser pago em um período que represente três vezes a duração do curso, mais 12 meses.

Empresariado ver resultado nas ações do Coronel Bezerra

Se depender do apoio do empresariado, o coronel Francisco Bezerra terá vida longa à frente da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, por exemplo, é só elogios ao trabalho do coronel que “mostra resultados”.
Segudo Macedo, o coronel Bezerra vem mostrando presença e a equipe da SSPDS resolvendo probelmas e enfrentando a bandidagem com altivez.

Obama se lança à reeleição

 

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve se candidatar à reeleição em 6 de novembro de 2012. Em um vídeo postado na rede social YouTube, supostos eleitores de Obama confirmam que ele deve concorrer a um segundo mandato. No vídeo, de dois minutos e oito segundos, que também aparece na página oficial de campanha de Obama (http://www.barackobama.com/), não há a imagem de Obama confirmando a intenção.
Mas vários cidadãos norte-americanos de diferentes localidades dos Estados Unidos, a maioria mulheres, analisam na gravação o governo Obama e falam de suas expetativas políticas. No final do vídeo, é mostrado o slogan “It begins with us” – em tradução livre significa Começa por nós.
Na página oficial de Obama, há uma mensagem na qual se lê que a campanha está por começar e que Obama quer lançar um diálogo com os eleitores no caminho para conquistar a vitória em 2012. Segundo a legislação eleitoral norte-americana, o vídeo só é divulgado após aprovação do candidato.

(Agência Brasil)

Banida das escolas desde a ditadura filosofia volta para o conteúdo curricular em 2012

 
A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica no país. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas.
Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. A professora Maria Lúcia Arruda Aranha ensinava filosofia em 1971 quando a matéria foi extinta pelo governo militar. Hoje, é uma das autoras dos livros que foram selecionados para serem distribuídos aos alunos da rede pública pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
“Ela desapareceu [a filosofia nas escolas] na década de 70 e reapareceu como disciplina optativa em 1982. Mas, nesse meio tempo, eu continuava dando aula em escola particular. A gente ensinava, só que o nome da matéria não podia constar como filosofia”, lembra.

(Agência Brasil)

UVA tem o melhor reitor do Ceará em 2010



Antonio Colaço e sua esposa, Maria da Graça Martins
 O professor Antonio Colaço Martins recebeu da PPE a comenda de Melhor Reitor pelo quarto ano consecutivo.

O reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor Antonio Colaço Martins, foi eleito o Melhor Reitor do Ceará, no ano de 2010, uma das categorias do Prêmio Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Brasil e do Ceará. A escolha foi feita por um corpo de jurados formado por empresários, políticos, jornalistas e professores cearenses. A votação aconteceu, também, pela Internet, com a participação de 2.908 votantes.