quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bancos devem atender seus clientes em 15 minutos.

A nova determinação entra em vigor daqui a três meses. A Federação Brasileira de Bancos determina que o cliente seja atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 em dias de pico
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/bancos-do-rio-de-janeiro-devem-atender-seus-clientes-em-15-minutos.html

Em uma agência de banco lotada logo após a abertura levamos 42 minutos na fila. È muito, mas pode ser ainda pior. Em outro banco, na hora de pegar a senha, o cliente é avisado de que a espera será longa.
A agência está lotada e o painel eletrônico não funciona. As senhas são chamadas aos gritos. Fomos atendidos depois de 46 minutos de espera.
Encontramos muitos clientes indignados por perder tanto tempo. “É perda de tempo, ainda mais para o trabalhador que tem vir aqui depositar alguma coisa, dinheiro e fica perdendo tempo aí. Uma hora! Tem pessoas que estão há mais tempo lá”, reclama um cliente.
Nem na fila de prioridades o serviço é mais rápido. “Você não tem o direito de reclamar porque apontam pra você: aí é a caixa dos idosos, mas não é caixa de idosos, é separação de idade apenas porque o tempo é o mesmo, o máximo e até às vezes mais. Não sabemos para quem reclamar e as leis não são cumpridas”, lamenta o aposentado.
A federação brasileira de bancos tem uma regulamentação: a norma determina que o cliente seja atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 em dias de pico, que são nas vésperas e após feriados, o último dia útil do mês e nos dez primeiros dias de cada mês.
No Rio de Janeiro foi aprovada uma lei municipal ainda mais rígida, que fixa o prazo máximo de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos somente antes e depois de feriados. O não cumprimento da lei pode resultar em pagamento de multas de até 160 mil reais e prevê também a suspensão da licença de funcionamento da agência.
As agências cariocas ainda têm pouco mais de dois meses para se adequar. Os nossos flagrantes comprovam que ainda há muito a ser feito. Em um banco, as cadeiras não dão conta de tanto movimento e os clientes se rendem ao cansaço.
Sem explicação para mais de uma hora na fila, nossa equipe procurou o gerente, mas ele tinha saído pra almoçar. Outra funcionária deu a justificativa para tanto tempo perdido: um funcionário tinha faltado ao trabalho.
A Federação dos Bancos informou que realiza um trabalho constante para reduzir o tempo de espera nas agências e orientou os clientes a procurar os gerentes, em caso de demoras excessivas.
Segundo a federação, quando ficar comprovado o descumprimento do tempo de espera, o banco pode ser advertido e multado.
No Rio de Janeiro, outra lei proíbe o uso de celulares e rádios transmissores nas agências. O objetivo é impedir os assaltos conhecidos como "saidinhas de banco".
Fonte: jornal hoje TV Globo

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