terça-feira, 21 de agosto de 2012

CNBB REALIZA III ROMARIA DE CATEQUESE EM SOBRAL

O Setor de Catequese do Regional Nordeste Um realiza nos dia 25 e 26, em Sobral, a III Romaria de Catequese com o tema “Iniciação à Vida Cristã” e o lema “Casa de inspiração catecumenal”. O Horário de chegada dos catequistas romeiros será às 16 horas, na Universidade Vale do Acaraú (UVA).A mesma tem como objetivo dar visibilidade a reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã, tema muito discutido pela Igreja no Brasil tanto pela Comissão Bíblico-Catequética como pela própria CNBB, tema de uma das Urgências da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 a 2015.
A Romaria será realizada a noite. Decisão tomada pelos os coordenadores/as diocesanos/as pois o sol nessa época é muito quente e dificultaria a caminhada debaixo de um sol tão forte. Portanto, foi decidimos que a noite seria um momento oportuno e tranquilo para caminhar e celebrar com a participação de todos. A Arquidiocese de Fortaleza terá como representação a cor Vermelha. Informações com Hilda Chavante pelo telefone (85) 3388 8701.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Cartilha Eleiçoes 2012 - CNBB


Com o tema “Eleições 2012: Cidadania para a Democracia”, a CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) lançou cartilha com o objetivo de incentivar uma maior participação da comunidade no processo eleitoral e político dos municípios.
O documento será utilizado pela Igreja Católica para orientar o voto dos fiéis.
O padre Ernane Pinheiro, secretário executivo da Comissão Nacional de Fé e Política da CNBB, disse que a intenção não é apontar candidatos, mas auxiliar os católicos na hora do voto e na fiscalização do bem comum.
Um dos pontos ressaltados na cartilha é a Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis políticos com condenações em segunda instância judicial.
Ficha Limpa
Segundo o religioso, a Ficha Limpa deve ser difundida pelas paróquias aos católicos como um viés orientador no processo de escolha do candidato.
“Sem dúvida, a Ficha Limpa deve ser ressaltada em reuniões, debates e encontros”, disse padre Pinheiro.
Com 34 páginas e dividida em três tópicos: “Ver”, “Julgar” e “Agir”, a cartilha será apresentada oficialmente ao episcopado nacional na assembleia geral anual da entidade, que será realizada no mês que vem no Santuário Nacional de Aparecida.
No encontro, a direção da CNBB, presidida pelo cardeal-arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, definirá as estratégias de atuação para o pleito deste ano.
“Um dos focos é a discussão de mudanças na forma de fazer política, com fortalecimento de uma democracia mais participativa”, afirmou padre Antonio Aparecido Alves, o padre Toninho, da Paróquia do Alto da Ponte, em São José.
Fiscalização
Ele é membro da Assessoria Nacional do Centro Nacional de Fé e Política, que junto com pastorais sociais e Comissão de Fé e Política da CNBB elaborou cartilha.
Padre Toninho ressaltou que entre os tópicos importantes do documento estão alertas sobre políticos que se dizem católicos e depois “somem”, que apenas servem como “chamariz de votos” e a necessidade de o católico verificar o passado e a ficha do candidato antes de escolher.
Ainda segundo ele, a cartilha incentiva maior participação da sociedade na fiscalização dos atos do Legislativo e Executivo e nas comissões e conselhos representativos criados a partir da Constituição, editada em 1988.
Saiba mais sobre a cartilha da CNBB
Orientação
CNBB lança cartilha para orientar a comunidade católica sobre as eleições deste ano.
Foco
O foco da cartilha é o fortalecimento da democracia e da cidadania.
Ficha limpa
Um dos principais tópicos é a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos com condenações judiciais em segunda instância e é válida já para este ano.
Apresentação
O documento deve ser apresentado oficialmente na assembleia geral da CNBB, agendada para o mês que vem em Aparecida.
Debate
Entre os pontos abordados, estão incentivo a realização de debates, seminários e encontros para tratar das eleições municipais de outubro.
Aonde encontrar
O subsídio, de 35 páginas, custa R$ 1,50 e pode ser adquirido através do Centro de Pastoral Popular, pelo telefone 0800-703-8353 ou http://www.cpp.com.br.