segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fortaleza apresenta 14 pré-candidatos para eleições do próximo ano.

A disputa para prefeitos no ano que vem será teste para aliança da presidente Dilma Roussef



O PT da prefeita Luizianne Lins tem cinco possíveis nomes


 O ano não terminou, mas o cenário político para 2012 já está armado. Segundo levantamento do Blog de Fernando Rodrigues, da UOL, sobre possíveis candidatos a prefeituras das capitais brasileiras em 2012, PT e PSDB querem nomes disputando 20 e 19 cidades, respectivamente. O PMDB, maior aliado de Dilma Roussef, pode concorrer em 22 capitais. O PSB, outra sigla governista, em 15.
Quando consideradas apenas os dez maiores centros, em número de eleitores, a situação é a seguinte: Partido dos Trabalhadores (9), PMDB (8), PSDB e DEM (7) e o PSB (6). Pela ordem, essa lista é formada por São Paulo (8,5 milhões de eleitores), Rio de Janeiro (4,6 milhões), Salvador e Belo Horizonte (1,8 milhão), Fortaleza (1,6 milhão), Curitiba (1,3 milhão), Recife, Manaus, Porto Alegre e Belém (1 milhão).
Ainda de acordo com o Blog, o fato de o PT estar com nomes próprios de pré-candidatos em quase todas as capitais significa que a presidente Dilma Rousseff terá que se esforçar para manter unida a base de apoio em Brasília. Todos os anos em que ocorrem eleições municipais é comum que disputas locais transbordem para o Congresso, pois muitos deputados e senadores são candidatos a prefeito ou têm algum cabo eleitoral que vai concorrer.
Haverá grande pressão sobre a legenda para que ceda o lugar na disputa de prefeitos em grandes centros. O assunto deverá ser tratado entre a presidente, a cúpula petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2012, 13 prefeitos de capitais poderão disputar a reeleição. Os outros 13 já estão no segundo mandato e não podem concorrer. A pesquisa identificou a pretensão de outros partidos: DEM (pré-candidatos em 14 capitais), PDT e PC do B (11), PSOL (9), PPS (8), PR e PTB (7), PSD, PP, PV e PSTU (6); PSC (5); PRB (2) e PT do B (1).
FORTALEZA
Ainda segundo o Blog, o cenário de disputa para a capital cearense no ano que vem envolve 14 nomes, sendo cinco somente do PT, sigla da atual prefeita Luizianne Lins.

O concorrente apoiado pela chefe do Executivo municipal é Waldemir Catanho (secretario), mas surgiu o vereador Guilherme Sampaio. Na mesma legenda aparecem Camilo Santana (secretário estadual), José Pimentel (senador) e Artur Bruno (deputado federal).
Outros partidos têm seus candidatos, como PSB (Edson Silva – deputado federal), PCdoB (Inácio Arruda – senador – e Chico Lopes – deputado federal), PDT (Patrícia Saboya e Heitor Ferrer – deputados estaduais), PMDB (Vitor Valim – vereador - e Danilo Forte – deputado federal), DEM (Moroni Torgan – ex-deputado federal) e PSDB (Pedro Fiúza - derrotado ao cargo de vice-governador em 2010 – e Marcos Cals – candidato derrotado a governador no ano passado).
O levantamento sobre outras capitais pode ser acessado por meio do endereço:



Nenhum comentário:

Postar um comentário