sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Paróquia do Coração de Jesus


A Diocese de Sobral ganha a partir do próximo sábado (29) a sua 38ª paróquia. É a de Coração de Jesus, em Sobral, que deixa de ser capela da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. A festa de instalação da nova paróquia será, às 19 horas, com a leitura do decreto diocesano através do bispo dom Odelir José Magri. Na oportunidade será empossado como primeiro pároco da Coração de Jesus, padre Francisco Alves Magalhães.
Com a ida de Francisco Alves Magalhães para a Paróquia do Coração de Jesus, a Diocese começa a fazer o rodízio de padres. O vigário geral da Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, revela que padre Magalhães deixa a Paróquia do Patrocínio pela Coração de Jesus.
Outras quatro mudanças foram anunciadas pelo chanceler da Diocese, padre Nonato Bastos. Padre José Fábio Mota deixou a Paróquia de São Paulo Apóstolo e deve ser transferido para uma outra paróquia ainda não definida. Em seu lugar assumiu, na São Paulo Apóstolo, padre Zenóbio Gomes Silveira.
Padre Marcos Neves de Oliveira fica na paróquia de Massapê até o próximo domingo (30), quando às 19 horas haverá uma missa de despedida. No dia seis de novembro próximo, pare Marcos assume a paróquia de Freicheirinha. Padre Nicodemos de Sousa sai dia 30 de Freicheirinha e vai para Massapê e depois se aposenta em Aranaú (Acaraú).
Estarei completando um ano, na Diocese, em doze de dezembro próximo. E agora me sinto mais a vontade. Mais em casa. Conheci a realidade da Diocese e começamos a fazer mudanças de alguns padres de paróquias”, revela dom Odelir.
O município de Sobral passará a contar com nove paróquias, sendo seis na sede e três nos distritos. As paróquias da sede são a nova Coração de Jesus, da Sé, Nossa Senhora do Patrocínio, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima e Ressurreição. As três outras paróquias estão localizadas nos distritos de Aracatiaçu (paróquia de Santo Antônio), Jaibaras (paróquia ee Santa Terezinha do Menino Jesus) e Taperuaba (paróquia de Nossa Senhora do Carmo).
A Diocese de Sobral, que vai completar em dez de novembro próximo, 96 anos, foi criada pelo papa Bento XV através da bula Catholicae Relligioni Bonun, que desmembrando Sobral da então Diocese de Fortaleza. A Diocese Sobralense tem uma abragência em 28 cidades da Zona Norte do Ceará com 38 paróquias.
12 paróquias novas
Nos últimos cinco anos foram criadas pela Diocese de Sobral 12 novas paróquias. Antes da Coração de Jesus foram criadas as de Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, em Alcântaras (2006); de São Paulo Apóstolo, em Sobral (2007); de Nossa Senhora Sant’Anna, em Varjota (2008); de Santa Maria Madalena, em Catunda (2008); de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Jaibaras-Sobral (2008); de Nossa Senhora do Livramento, em Uruoca (2008); de São João, em Araraú-Acaraú (2008); de Nossa Senhora do Carmo, em Taperuaba-Sobral (2009); de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pires Ferreira (2009); de Nossa Senhora da Conceição, em Moraújo (2009); e de São João Batista, em Pacujá (2009).
Tem paróquias ainda em Forquilha, Santa Quitéria, Ipu, Hidrolândia, Groaíras, Martinópole, Marco, Bela Cruz, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacora, Morrinhos, Mucambo, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Massapê, Cariré, Reriutaba, Senador Sá e Frecheirinha.
A nova paróquia sobralense já nasce grande. A Coração de Jesus tem abrangências 11 bairros: Coração de Jesus, Expectativa, Parque Silvana I, Parque Silvana II, Alto da Brasília, Vila Recanto I, Vila Recanto II, Betânia, Conjunto Nova Meruoca, Paraíso das Flores e Alto Grande. A capela Coração de Jesus agora transformada em paróquia tem 65 anos de fundação.
A Catedral da Sé de Sobral (Nossa Senhora da Conceição), que data de 30 de agosto de 1757, vai ser restaurada. Dom Odelir conseguiu junto ao prefeito Veveu Arruda, que buscou recursos no Ministério da Cultura para recuperar a Sé que vai ganhar também a urbanização de seu entorno.(Lauriberto Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário