quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Crianças de Sobral (CE) participam de oficina de paleontologia

Alunos aprendem sobre a vida dos dinossauros e como identificar fósseis.
Durante a oficina, alunos também simulam escavação paleontológica.

Do G1 CE, com informações
da TV Verdes Mares


Estudantes da cidade de Sobral, interior do Ceará, recebem nesta semana oficinas de paleontologia. As crianças recebem aulas sobre a vida do homem na época das cavernas, os dinossauros e como eles foram extintos, há 65 milhões de anos.
A paleontóloga Somália Viana, diz que o assunto atrai a atenção das crianças. “Principalmente a vida dos dinossauros. Eles querem saber se os dinossauros viviam em cavernas, se eram grandes, o que comiam”, diz Somália.
Durante a oficina, os estudantes assistiram a uma peça de teatro que explica a importância dos fósseis. “Os fósseis são patrimônio da humanidade e devem ser preservados e guardados”, diz um ator na peça.
saiba mais
O momento mais aguardado da oficina, de acordo com a paleontóloga Somália Viana, é quando os alunos simulam uma escavação na busca de fósseis. As crianças usam capacetes, lanternas e pincéis semelhantes aos usados por paleontólogos profissionais. “Aqui a gente vê mesmo os fósseis, é muito divertido. Na escola a gente só vê as imagens”, diz o estudante Arisson Ferreira.
Ao fim da oficina, os alunos visitam o museu São José, com exposição permanente de fósseis escavados em estados do Nordeste do Brasil. “A maioria deles nunca tinha ido a um museu, e o que foi visto hoje eles só veem nos livros e televisão. Isso está sendo de grande importância para eles”, avalia a professora Ana Cláudia, que levou sua turma à oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário