sábado, 10 de dezembro de 2011

Sobral é palco para o Recital Ivana Sá hoje

Clique para Ampliar
Ensaio dos músicos com a professora Ivana Maria Sá Albuquerque, no Theatro São João. Ritmos e compositores variados fazem parte do repertório do recital logo mais
FOTOS: LAURIBERTO BRAGA

Para quem gosta de música, uma boa pedida hoje à noite é o recital dos alunos do Espaço da Música em Sobral
Sobral Um recital com 56 apresentações. Este vai ser hoje a partir das 19 horas, no Theatro São João, nesta cidade, o XIII Recital Ivana Sá. "Nós iremos fazer uma apresentação com 56 alunos do Espaço da Música. Iremos colocar no primeiro momento, que vai iniciar às 19 horas, o infanto-juvenil. E a partir das 21 horas com o juvenil adulto", informa a professora Ivana Maria Sá Albuquerque, que também fará apresentação especial com Walber Cassio e Amauri Paula Pessoa.

O evento apresentará obras musiciais clássicas e também populares. Figuram entre os compositores nomes como Beethoven, Mozart, Demetrius, Ernest Nazareth, Yann Tiersen, Augustin Lara, Yiruma, José Luís Rodrifuez, Roberto Carlos, Lady Gaga, Adriana Calcanhoto, Luiz Gonzaga, Leandro e Leonardo, Dolores Duran, Ari Barroso, Nelson Gonçalves, Catulo da Paixão Cearense, Raimundo Fagner e outros.

Há 11 anos com o Espaço da Música, Ivana Sá, destaca que a 13ª edição do Recital evoluiu. "Agora temos mais qualidade de repertório. Nos antigos recitais tínhamos muito as atrações pelo lado do forró. Agora não. Os alunos estão com mais preferência a parte clássica, que são os pianos", afirma Ivana Sá.

Ivana Sá revela que na escola Espaço da Música há pessoas de todas as idades. "Temos o infanto-juvenil e adulto. Existe uma diversificação. Mas a maioria mesmo é jovens e adultos", diz ela. Mas a professora salienta que os idosos estão frequentando bem o Espaço da Música. "A maior procura, por incrível que pareça, nesse recital, é da fase da terceira idade".

Ela cita que, geralmente, só formava um grupo para os idosos. "Agora tenho dois grupos para a turma da terceira idade. Onde eu me felicito em saber que sou procurada para dar qualidade de vida para eles, o que não deixa de ser uma coisa interessante na Música", constata.

No Espaço da Música, ela ensina teclado e piano. "Nós temos aulas de teoria musical, piano e temos agora o contato com o público. O aluno frequenta duas vezes por semana com sua aula teórica e na outra prática, onde ele pode ter um aperfeiçoamento na partitura para ser um bom músico pela frente", aposta.
Intergeração
Ivana Sá revela que abriu o Espaço da Música em 2000, mas antes já ensinava na casa da mãe, Fernanda Sá, que foi professora de Música em Sobral a partir de 1959. "Eu como filha estou continuando o seu trabalho. Com meus 12 anos eu já selecionava música com a minha mãe e com meus 17 anos eu já estava com meus alunos particulares. E até hoje ensino".

A música de geração para geração na família Sá é destacada pelo filho de Ivana, Fernando Sá Albuquerque. "A Música já vem da família. Na época da minha tataravó, que já tocava, que passou para minha avó, para minha mãe e hoje estou aqui, entre outros filhos da minha avó, que também tocam", afirma Fernando. No recital de hoje, ele vai tocar clássicos de Yann Tiersen e de Mozart.

Ivana Sá diz que o repertório de hoje terá no teclado os forrós clássicos. Haverá Luiz Gonzaga, Valdir Azevedo entre outros.

Porém, o piano é sempre destaque nos recitais de Ivana Sá. "Vamos apresentar desde os pianos de agora aos pianos antigos como Mozart. Então é do antigo ao moderno", ressalta.

Para a professora, o diferencial do Espaço da Música é essa possibilidade de variação. "Eu deixo o aluno com a sua vontade de escolha. Não deixo prevalecer a minha escolha preferida. O aluno tem a preferência na música e na escolha do instrumento. Eles escolhem o que vão tocar ao nível deles. Deixo prevalecer o desejo musical da pessoa. Para motivar uma pessoa, deve haver boa vontade. O gosto do que ela faz", ensina.

Além da liberdade, a professora também destaca a disciplina no aprendizado, para fazer um bom músico.

MAIS INFORMAÇÕES

XIII Recital Ivana Sá, hoje, às 19 horas, no Theatro São João
Praça São João - Centro - Sobral
Gratuito. Telefone: (88) 3613.1889.

Lauriberto Braga
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário